Rev. Augustus Nicodemus | Romanos 15.14-21 | 09/12/2018

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
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nós queremos saudar os irmãos em nome do senhor jesus também aquelas pessoas que nos acompanham pela internet recebo a nossa saudação sempre um privilégio podermos começar a semana na presença de deus já pela manhã agora no fim da tarde do dia do ano nosso deus nos preparando para a semana que se inicia hoje a palavra de deus pra essa noite se encontra irmãos em humanos capítulo 15 do verso 14 e 21 dando seqüência à nossa série de mensagens na carta de paulo aos romanos romanos capítulo 15 do verso 14 ao verso 21 possamos a leitura
e certo estou meus irmãos sim eu mesmo a vosso respeito e que estais construídos e bondade cheios de todo o conhecimento aptos para usar moedas há duas tardes uns aos outros entretanto os escrevi em parte mais usado da mente como para vos trazer isso de novo à memória por causa da graça que me foi outorgado por deus para que eu seja ministros de cristo jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de deus de modo que a oferta deles seja aceitável uma vez santificada pelo espírito santo tem um motivo de gloriar nem
cristo jesus nas coisas concernentes a deus porque não usarei discorrer sobre coisa alguma senão sobre aquelas que cristo fez por meu intermédio para conduzir gente usa a obediência por palavras e por obras e por força de sinais e prodígios pelo poder do espírito santo de maneira que desde jerusalém circo vizinhanças até ao ir lírico tenha divulgado o evangelho de cristo isso os amo desse modo por pregar o evangelho não onde cristo já foi anunciado para não é de ficar sobre o fundamento a lyon antes como está escrito onde vê lo àqueles que não tiveram notícia
dele e compreendê-los que nada nada tinham ouvido a seu respeito até aqui a leitura da palavra de deus oremos mais uma vez perdemos nosso pai a iluminação do teu espírito santo na compreensão da sua palavra especialmente de que maneira ela se aplica para nós hoje nós pedimos que cada um de nós receba de ti sem o porção da edificação e da santificação necessárias e que vem pela pregação da tua palavra nessa noite pessoa teus filhos e filhas aqui presentes que conhece o coração de cada um sabe da necessidade de cada um deles quer seja de
instrução correção conforto ânimo encorajamento da todos conforme a tua multiforme graça e conforme a tua misericórdia é o que nós pedimos em nome de jesus amém chris aqui o apóstolo paulo está apresentando aos crentes de roma o seu ministério depois de lhe ter explicado o evangelho que ele prega e suas implicações na próxima mensagem nós veremos como paulo apresenta os planos que ele tem de pregar o evangelho na espanha e as orações dos romanos mas hoje à noite nós vamos ficar com essa passagem onde paulo fala a respeito do seu ministério o objetivo de paulo
como eu disse é preparar o que ele vai dizer no final do capítulo 15 a respeito dos seus desejos de anunciar o evangelho numa região que ainda não havia sido alcançada com a palavra de deus esse plano de paulo na verdade é o propósito maior pelo qual ele escreveu essa carta ele queria ganhar o apoio da igreja de roma para pregar o evangelho na espanha por isso ele expôs o evangelho que ele anuncia que é do capítulo 11 até o capítulo 11 depois algumas implicações práticas desse evangelho capítulo 12 até o capítulo 14 e aqui
no capítulo 15 ele começa a expor os seus planos e ele começa é ele faz isso começando com a exposição do seu chamado do seu ministério entre os gentios nos versos 14 16 paulo explica porque é que ele resolveu escrever e era necessário porque paulo não conhecia igreja de roma não era o pastor da igreja então como assim simplesmente escrever uma carta e manda falando com tanta autoridade então era preciso que eles querem esclarecer se a razão pela qual ele se sentiu encorajado para mandar essa carta ele estava bem consciente de que os crentes de
roma eram cristãos experimentados veja com o paulo se refere a ele com termos elogiosos no verso 14 estou certo meus irmãos sim eu mesmo a vosso respeito de que estais possuídos de bondade cheios de todo o conhecimento e aptos para usar uma star diz uns aos outros disse que não é bajulação paulo não está sendo político mas ele disse que é alguma coisa que ele declara com consciência e conhecimento eu estou convencido persuadido a vosso respeito eu mesmo seja ele reforça de que isso esses elogios que ele está fazendo aqui eles são sinceros e é
muito bom quando um líder do calibre do apóstolo paulo encoraja os seus irmãos de outra igreja é muito importante isso ocorra já reconhecera animal os irmãos na fé e ao que paulo está fazendo aqui ele diz três coisas a respeito dos membros da igreja de roma é verdade que paulo nunca tinha estado lá mas quando chegarmos no capítulo 16 nós veremos que ele conhecia muita gente que estava lá na igreja relação ao enorme chegaremos lá através do conhecimento que ele tinha desses irmãos e de ouvir falar ele estava convencido de três coisas a respeito da
igreja de roma o primeiro ainda no verso 14 que eles estavam possuídos ou cheios de bondade eram pessoas que amavam eram bordosa para com outras não somente aquelas da igreja mas com os de fora equipe certamente também seriam bondosos com o apóstolo paulo na hora que ele apresentasse os planos em segundo lugar paulo estava convencido ainda verso 14 que estavam cheios de todo o conhecimento conhecimento aqui é o conhecimento de deus e das coisas de deus conhecimento do evangelho conhecimento de cristo jesus eles já sabiam o que era necessário a respeito de deus e de
cristo e 3º paulo diz que eles eram atos para admoestar uns aos outros para se instruir em mutuamente a palavra não está significa literalmente colocar a mente em pé é de onde vem a palavra aconselhamento novo técnico é a palavra que está aqui no original vocês são aptos para ajudar uns aos outros a pensar da forma correta ou seja paulo tem consciência de que ele está a escrever esta carta não para uma igreja noviça é nova a principiante mas já para uma igreja amadurecida mas ainda assim ele resolveu escrever como ele diz no verso 15
e entretanto é apesar de eu saber que vocês são bondosos estão cheios de conhecimentos são atos para a não estar uns aos outros eu resolvi escrever pra vocês ele resolveu escrever esta carta o objetivo dizer de lembrá-los das doutrinas centrais do evangelho no verso 15 entretanto vos escrevi em parte mais usado da mente como para vos trazer isso de novo à memória ou isso aqui é tudo o que ele escreveu do capítulo até o capítulo 11 e que são as doutrinas centrais o evangelho de provação dos judeus e dos gentios' a justificação pela fé em
cristo jesus a união com cristo e os efeitos disso libertação do pecado libertação da lei habitação do espírito santo o papel de israel na história da redenção paulo diz que ele sabe que aqueles crentes estavam conscientes de todas essas verdades entretanto ele escreve para trazer isso de volta à memória o que prova que repetir seu irmão repetir doutrina da igreja não faz mal tem cliente que diz assim vou para a igreja para ouvir o que o jovem tudo conheço tudo pois é os crentes de roma também ainda assim paulo escreve uma carta 16 capítulos pra
eles sempre é importante ouvir isso reforça é exatamente o ponto do apóstolo paulo escrevi isso a trazer à memória de vocês aquilo que vocês já sabem mas que eu senti necessidade de lembrar os romanos haviam sido evangelizados provavelmente por convertidos do dia de pentecostes se você der uma olhadinha lá em atos capítulo 2 você tem a relação das nações que estavam representadas lá no dia de pentecostes quando o espírito santo desceu sobre a igreja de deus e pedro pregou o primeiro sermão cristão e 3 mil se converteram naquela ocasião e entre eles havia humanos peregrinos
que tinham vindo de roma jerusalém para celebrar a festa de pentecostes se converteram com seu irmão de pedro voltaram para roma e lá começaram a igreja de roma uma igreja que começou provavelmente não por um apóstolo ou empregador mas por crentes convertidos evangelizando uns aos outros paulo então deseja confirmar o que eles ouviram e estabelecer o fundamento apostólico daquela igreja uma vez que ela não tinha sido fundada por apóstolo paulo sabe que ao fazer isso pode parecer uma ousadia no ele diz o verso 15 escrevi em parte mais ousadamente ou seja eu sei que o
que eu tô fazendo pode parecer ousado ainda que em parte ele está consciente disso mas então ele dá a razão pela qual ele faz é que ele havia sido chamado por deus para ser ministro de jesus cristo entre o evangelho em tribos gentil verso 16 final do verso 15 eles eu escreverei por causa da graça de deus que lhe foi outorgada qual foi a graça de deus outorgada a paulo que lhe deu razão o coragem para escrever a carta aos romanos têm no verso 16 para que eu seja ministro de cristo jesus entre os incentivos
no sagrado encargo de anunciar o evangelho de deus de modo que a oferta deles seja aceitável uma vez certificada pelo espírito santo razão pela qual paulo então se senti encorajado meio que atrevidamente a escrever o que ele escreveu para a igreja de roma que já era uma igreja estabelecido e madura é que aquilo fazia parte da comissão que ele recebeu de deus deus havia constituído paulo como sendo ministro de jesus cristo entre os gentios ou seja entre os não judeus os doze apóstolos haviam se dirigido primeiramente para a nação de israel mas deus levantou paulo
especificamente embora não exclusivamente para anunciar o evangelho aos gentios e roma estava nos planos de paulo roma era fora da palestina fora da judéia era considerada uma região gente lica portanto eles estavam debaixo da autoridade ou da jurisdição do apóstolo paulo estavam dentro do chamado de paulo que era pregar o evangelho gentios' por isso paulo então se sente encorajado havia judeus na igreja de roma como nós já vimos mas a igreja era predominantemente composta de gentios' não judeus e paulo já tinha mencionado isso no início da carta romanos capítulo de 5 a 7 ele tinha
plena consciência disso essa é a razão pela qual paulo se sente livre para escrever aos crentes de roma ele estava no cumprimento do seu chamado deus o havia colocado como ministro dos gentios' em roma estava debaixo da sua jurisdição por isso então ele escreve para apresentar o evangelho apresentar as implicações do evangelho lançar o fundamento apostólica daquela igreja que não havia sido fundada por um apóstolo para exortá los a viver em união como nós vimos no capítulo 14 e para apresentar os seus planos de pregar o evangelho na espanha e receber o sustento da igreja
então esse é o primeiro ponto aqui é a razão pela qual paulo escreveu essa carta aos 20 anos segunda coisa que eu queria ver aqui no texto é a explicação que paulo dá em seguida do que significa isso ser ministro de jesus cristo entre os gentios que está no verso 16 vôlei mais uma vez para que eu seja ministro em cristo jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de deus de modo que a oferta deles seja aceitável uma vez notificada pelo espírito santo provavelmente é o versículo da passagem que tem mais
conteúdo paulo aqui colocou a muito conteúdo no único ver sigo aqui o que ele faz é escrever esse ministério usando a linguagem sacerdotal do antigo testamento é impossível deixar de ver isso paulo se refere ao seu ministério em termos semelhantes ao ministério dos sacerdotes e levitas no templo de salomão no antigo testamento ou no tabernáculo antes de do templo de salomão primeiro com relação ao seu chamado veja só ele disse que ele foi chamado por deus constituído ministro de cristo jesus entre os sentidos a palavra ministro grego é a palavra lito ghosn é uma palavra
que significava ou apontava para alguém que prestavam serviço público com o passar do tempo os judeus usar essa palavra para se referir ao serviço dos sacerdotes e dos levitas que serviam a deus nos cultos públicos e depois passou para a igreja cristã para descrevê primeiro a palavra a liturgia para escrever as partes do culto e do serviço público que nós prestamos a deus e do little boots que a pessoa que introduza liturgia mas vem o que guia a liturgia que é o serviço público a deus essa é a palavra que no original foi traduzida com
o ministro e que é uma palavra que aponta para a função do sacerdote no antigo testamento que era aquele que liderava o serviço público a deus o que paulo está dizendo é que deus me constituiu como alguém responsável para conduzir publicamente as coisas de deus no meio dos gentios' paulo então via o seu chamado em termos do chamado do sacerdote do levita na antiga aliança alguém que prestavam serviço público a jesus cristo como os levitas faziam nos cultos do antigo testamento segundo lugar quando ele se refere à sua missão ele se refere também em termos
sacerdotais verso 16 para que eu seja lito luz de cristo jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de deus a expressão sagrado encargo literalmente é encargo sacerdotal se é para paulo usa a palavra aqui que é a palavra sacerdote se a gente fosse traduzir literalmente não diríamos assim é deus me chamou com o encargo de sacerdotal o evangelho como é possível traduzir dessa forma em português a tradução saiu anunciar o evangelho como um sagrado encargo mais uma vez paulo se refere ao que um sacerdote fazia no antigo testamento ea chegasse a
deus em nome do povo trazendo ofertas e sacrifícios mediar a relação entre deus e o povo eo povo de deus e desta forma cumpre o serviço público paulo via o seu chamado de anunciar o evangelho como um sagrado em cargo ele se via com um sacerdote a serviço de deus anunciando o evangelho que mediava relação entre deus e os homens mediante aquilo que jesus cristo fez na cruz do caos na cruz do calvário é assim que ele se via e em terceiro lugar ainda continuando a usar linguagem sacerdotal ele se refere ao objetivo do seu
chamado nos seguintes termos final do verso 16 primeiro só relembrar seu chamado deus me chamou para ser lito luz de cristo é pra fazer o que o sacerdote tal evangelho de deus anunciar o evangelho como se fosse um sacerdote com que propósito final do oeste 16 de modo que a oferta deles seja aceitável uma vez santificada pelo espírito santo ofertas aceitáveis a deus era aquilo que o sacerdote fazia o sacerdócio levita faziam no antigo testamento paulo diz que o alvo do seu chamado é apresentar a deus a oferta gentios' de maneira agradável santificada pelo espírito
santo nós temos duas maneiras para entender o que paulo está dizendo aqui quando ele diz de modo que a oferta deles dos gentios' seja agradável a deus podem primeiro lugar se referir ao fato se referia às orações as ofertas as contribuições dos gentios' a deus uma vez que ele se converteria foram santificados pelo espírito santo de deus então receberia como oferta agradável a deus não podia receber agora porque antes não eram convertidos mas à medida que eles se convertiam com a pregação de paulo então as ofertas deles as orações deles a vida deles era colocar
diante de deus ou o mais provável a oferta aqui são os próprios sentidos paulo se vê como um sacerdote trazendo e gentil diante de deus como se fosse uma oferta eles são o feto apresentados a deus pela pregação do evangelho aceitáveis diante de deus porque santificados pelo espírito santo e de que maneira o espírito santo e santifica pela palavra medida que eles escreveram o evangelho à medida que eles se arrependeram à medida que eles se voltaram para jesus cristo abandonar os seus ídolos da sua vida inpe e injusta imoral e andar nos caminhos de deus
santificados pelo espírito então eles são como uma oferta agradável a deus o próprio paulo em outras partes da sua correspondência usa essa mesma linguagem quando ele por exemplo diz assim eu estou sendo oferecido já como libação ligação é uma oferta que era feito no antigo testamento paulo diz a minha vida está sendo colocada no altar de deus como oferta então ele se refere aos seus convertidos como a oferta agradável que ele vai apresentar a deus não somente agora mas também no dia do juízo a eu quero trazer duas implicações disso aqui a primeira delas é
a maneira como o paulo vê o ministério da pregação do evangelho ele compara com o que era feito no antigo testamento isso mostra a visão é levada sublime e nobre que paulo tinha 10 em função desse privilégio de servir como sacerdote como levita no trabalho divino no serviço público a deus era assim que paulo via por isso que a nossa tradução aqui trouxe sagrado em k entretanto eu não quero pressionar muito esse ponto porque se a gente perguntar se a paula paulo você com isso quer dizer que os pastores que os ministros do evangelho hoje
substitui o sacerdote do antigo testamento em tudo a resposta de paulo seria não não é isso que estou dizendo porque todos os cristãos são sacerdotes é a doutrina do sacerdócio universal dos crentes que é típica da teologia reformada o que paulo está fazendo é usando a linguagem sacerdotal do antigo testamento para descrever o seu ministério entre os gentios em com isso dizer que o pastor representa o sacerdote porque é importante isso porque às vezes na igreja há horas o pessoal pensa que é um coração que vale é do pastor é o sacerdote puta chamado de
altar puta chamado de altar às vezes na nossa constituição é chamada de tempo então a gente tem muito essa mania de trazer as coisas do antigo testamento para o novo sem observar as devidas proporções deus habita em tempos feito por mãos humanas pastore não é sacerdote como era no antigo testamento porque todo o crente têm acesso a deus que acesso a deus no antigo testamento é só o sacerdote mas todo o crente têm acesso direto a deus e ele pode ministrar diante de deus em servir a deus com seus dons de com seus talentos mas
apenas eu quero dizer que nós devemos ver o ministério pastoral eo ministério da pregação da palavra nesses termos sublimes nobres e respeitosos como paulo aplica pra aquilo que ele é chamado pra fazer e ao mesmo tempo dizer pra você jovem pra você que está procurando uma carreira pra você que já está numa profissão que na nossa tecnologia que eu creio que representa muito bem o que a bíblia diz o que você faz como médico como engenheiro como empresário como é funcionário público como dona de casa ou com o professor motorista de hugo é o que
você for ver dizer político também não inclui também mas se tem que ver como sendo um ofício sacerdotal você está servindo a deus você está trazendo a ele uma oferta agradável que são o que é o seu trabalho para a glória dele a segunda coisa que eu quero destacar aqui é que com isso paulo está sutilmente embora tenha sido bem mais direto mas aqui está sutilmente dizendo que o ministério levítico e sacerdotal da antiga aliança passou já que agora o ministério cristão ea obra da igreja substitui aquilo que era feito no antigo testamento mas agora
vamos para a terceira parte da passagem na primeira parte nós vimos paulo dizendo por que aqui escreve a carteira ministro de jesus cristo na segunda parte no verso 16 nós vimos o que é que isso significa três coisas todas elas referidas em termos de linguagem sacerdotal do antigo testamento e agora do verso 17 a 21 paulo diz como ele cumpriu esse ministério que recebeu entre objetivos ea pergunta é por que eles se glorie aqui aqui ele vai falar de si mesmo vai falar do sucesso do seu trabalho entre os gentios e como ele serviu e
o resultado foi espantoso paulo não é de fazer isso porque ele faz aqui por algumas razões talvez porque ele queria mostrar para a igreja de roma que eles não estavam sós e que fora de roma a via em muitos outros lugares igrejas plantadas pelo próprio apóstolo paulo em segundo lugar paulo quer dar uma amostragem do que ele já fez para encorajar os romanos apoiavam o que ele quer fazer ele tem serviço para mostrar quando ele mais adiante vai dizer aqui no capítulo 15 que espera receber o apoio de roma para pregar o evangelho na espanha
ele tem um histórico de implantação de igreja e de serviço dedicado a deus não é qualquer missionário que está chegando com a cartinha e com o pires na mão pedindo de mas alguém que foi usado por deus pra levar o evangelho a toda aquela região conhecida durante anos ministrando a palavra lhe então é com esse objetivo que eles se gloria que na verdade eles glória em deus do que deus fez por ele é num ministério que ele recebeu de ser um delito gols um sacerdote entre os gentios' e nós vamos ver aí do verso 17
em diante aqueles gloria do serviço sacerdotal que ele havia feito e diverso 17 tem um pois motivo de glória e arm em cristo jesus nas coisas concernentes a deus eu tenho motivo para me gloriar no olhar aqui é é dizer assim olha o que deus fez através de mim vejam como estas coisas aconteceram de maneira maravilhosa deus meus ou então ao fazer isso não é fazer isso ou você relatar os seus feitos de maneira positiva e destacá los na bíblia chama gloriar se então para dizer eu tenho motivo para me gloriar há um sentido em
que gloriar se é proibido na bíblia quando você faz isso tirando a glória de deus dando a impressão de que o sucesso é resultado do seu empreendimento da sua capacidade e você esquece e que se não for a graça de deus e poder de deus nada disso teria acontecido mas paula que é muito cuidadoso quando ele diz assim eu tenho motivo de gloriar me ele dizia ter um motivo de glória arm em cristo jesus nas coisas concernentes a deus eu me engoliu do meu trabalho diz o apóstolo paulo nas coisas concernentes à deus aquelas que
dizem respeito a deus que a pregação do evangelho entre os gentios mas eu faço isso em cristo jesus porque não sou eu mas cristo diz o apóstolo paulo em seguida ele se refere ao seu trabalho como aquilo que cristo fez por seu intermédio vejo o s18 onde ele deixa isso claro não ousarei discorrer sobre coisa nenhuma se não sobre aquelas que cristo fez por meu intermédio para conduzir gente usa a obediência por palavras e obras se eu vou me gloriar diz o apóstolo paulo eu só vou me gloriar naquelas coisas que cristo fez através de
mim ele sabe que ele é um mero instrumento da graça de deus e que é cristo que conduz a obra de reunir a igreja entre os gentios até que o seu número seja completo é o cristo entronizado sentado à direita do pai que pelo espírito santo controla a história e faz com que todas as coisas cooperam para esse fim que é chamar um povo para se preparando para um novo céu e uma nova terra paulo diz eu não vou falar de outra coisa a não ser aquilo que ele fez através de mim e qual era
o alvo de cristo através de paulo ele diz no final do verso 18 aquilo que cristo fez por meu intermédio para conduzir os gentios' a obediência conduziam gente usa a obediência aqui alguém pode dizer mas a salvação é pela fé então um sítio certo dizer conduziu gentios' a fé em jesus cristo por que conduziu gente usa a obediência à obediência da idéia de obras e você fazer alguma coisa em obediência a deus a resposta aqui na bíblia fé e obediência são a mesma coisa a fé verdadeira produz obediência e você só consegue obedecer a deus
se você tiver festa e vai obedecer em que você não acredita as duas coisas andam juntas são dois lados da mesma moeda e além disso deus deu uma ordem crê no meu filho portanto crer em jesus é obedecer a deus o ministério de paulo era trazer os vendidos a obediência que o gentil se arrependessem dos seus pecados largassem os seus deuses abandonassem sua falsa religião e obedecer sem ao desejo de deus que é que eles crescem em jesus cristo como sendo o filho de deus o salvador do mundo era esse o ministério de paulo e
era isso que deus estava que jesus estava fazendo através de paulo traz a gente usa a obediência quando você se arrependeu nos seus pecados e você crê em jesus cristo você estava obedecendo a deus se você ainda não crê em jesus cristo e não se arrependeu dos seus pecados você está desobedecendo a deus porque essa é a vontade de deus para todos que se arrependam e creio no seu filho ser crente a mesma coisa de ser obediente é a mesma coisa de acatar o que deus deseja e viver de acordo com a sua vontade esse
era o alvo de cristo através de paulo em termos práticos como é que jesus fez isso porque eles no verso 18 eu só vou falar daquelas coisas que cristo fez por meu intermédio em termos práticos o que cristo fez por intermédio de paulo paulo era um instrumento de cristo em que sentido a final do méxico 18 primeiro por palavra a palavra de paulo que cristo usou para trazer os incentivos à obediência à palavra de paulo pregação de paulo lemos um livro de atos as dezenas de vezes em que paulo ia nas sinagogas falando ensinando a
palavra de deus depois ele ia pra praça e nas casas explicando o evangelho e deus usava a pregação de paulo a explicação de paulo para trazer gente usa a obediência e deus continua a fazer a mesma coisa hoje ele não tem outro método é assim que ele traz as pessoas a obediência através da palavra dos ambientes se a gente é desobediente não tem como ser usado por jesus mas se nós somos obedientes a ele ele vai nos usar a nossa palavra para trazer outros a obediência paulo também menciona em segundo lugar final do verso 18
por obras uma provável referência à atitude de paulo em outras partes da sua correspondência ele também fala do exemplo dele de como ele viveu de maneira santa de maneira reta como nunca nunca deu motivo para as pessoas pensarem que ele era um mercenário que tinha motivações egoístas como ganhar dinheiro à custa do evangelho se aproveitar dos outros querer popularidade o poder a vida de paulo corroborava a sua palavra dava base e autenticar a mensagem que ele pregava e cris usava cristo através das minhas obras chamou gentios' a obediência do evangelho em terceiro lugar paulo fala
que no verso 19 por força de sinais e prodígios terceiro lugar cristo através de paulo realizou sinais e prodígios que tinham como obra que tinham como objetivo confirmar que aquilo que paulo estava falando era verdade sinais e prodígios e isso ele diz aqui pelo poder do espírito santo está no final e no início do verso 19 por força de sinais e prodígios pelo poder do espírito santo e duas maneiras de entender essa frase aqui essas duas frases que estão dizendo a mesma coisa então uma tradução seria pelo poder do espírito santo para fazer sinais e
prodígios significa duas coisas diferentes sinais e prodígios é uma coisa e o poder do espírito santo é o poder do espírito santo para convencer e iluminar converter persuadir regenerar fazer nascer de novo e gentil pela pregação da palavra é melhor tomar as duas coisas como sendo então duas coisas distintas ou seja deus através de paulo operou sinais e prodígios e através de paulo o poder do espírito santo atuava no coração e nas mentes das pessoas porque isso é é o que dá sentido a tudo mais porque você pode ter palavra boa correta obras um bom
testemunho um fazer sinais e prodígios mas o espírito santo não convencer a pessoa não iluminar o entendimento e não chamar no coração não adianta nada você pode ressuscitar mortos e as pessoas não vão acreditar poder do espírito santo aqui então era o meio pelo qual jesus convence as pessoas que a palavra as obras e os sinais de paulo de fato vinham dele e assim as pessoas obedeciam através de todas estas coisas aqui é importante lembrar que o livro de atos e registra vários dos sinais e prodígios que paulo fez esse assunto merece um destaque por
conta da controvérsia que existe hoje em torno de sinais e prodígios o livro de atos mostra por exemplo como paulo chegou o falso profeta bar jesus na ilha de pacheco só com a palavra mostra também como ele curou um coxo em listras só com uma palavra a ponto de que a multidão queria oferecer sacrifícios a paulo e barnabé como se fossem deuses nunca tinham visto aquilo instalado livre atos que paulo quando esteve em éfeso fez milagres extraordinários a ponto de que os lenços de paulo eram usados para expelir demônios e curar doentes também nós lemos
da ressurreição de eu digo aquele jovem que dormiu durante o sermão veja o perigo de dormir durante sermão paulo pregou o cerro muito cumprida você podia dizer também vejo perigo de pegar muito longo o pastor paulo pregou longos irmão madrugada afora eo rapaz caiu da janela né pegou no sono caiu um morto e paulo abraçou ele recuperou a vida também outro exemplo paulo cura doentes na ilha de malta depois do naufrágio e vários outros sinais no livro de atos e que também são mencionados nas cartas de paulo o alvo daqueles sinais e prodígios era mostrar
a origem divina da mensagem de paulo que a sua fala e as suas obras vinham de deus também mostrar misericórdia de deus para com as pessoas mas especialmente autenticar aquela fase da história da redenção quando o evangelho estava sendo pregado ao gentil c com a igreja estava sendo os fundamentos da igreja estava sendo lançados no mundo é gentílico daí a necessidade daqueles sinais e prodígios extraordinários que nós não somos capazes de fazer hoje porque não somos apóstolos enviados ao gentios' para lançar o fundamento da igreja que nós podemos fazer é orar diante de um doente
diante de uma pessoa com problemas e se deus quiser pela misericórdia dele ele pode abrir os olhos a um cego por alguém de câncer de aids ou de qualquer outra doença que ele quiser porque é o mesmo deus mas eu não sou um apóstolo não tem o poder que foi dado a paulo de curar qualquer pessoa sobre quem impuser se as mãos ou desce a palavra de comando nem creio eu que exista tal pessoa nos dias de hoje isso é próprio dos apóstolos que foram levantados para lançar o fundamento da igreja mas deus permanece o
mesmo nós podemos orar pela cura de pessoas eu me lembro do tempo que foi pastor aqui pela primeira vez que olhei por uma pessoa que estava doente uma congregação ea pessoa ficou boa na hora eu me lembro também que o 'rei depois é por alguém aqui da igreja morreu depois de uma semana então cuidado quando eu me chamar pra morar com você porque já vi casos de deus atender minha oração e curar no mesmo dia mas já vem caso também de gente é cura também amplo que morreu entrou na glória não há pessoas como os
apóstolos mais capazes de fazer estes sinais e prodígios extraordinária muito chatham isso sim que engana o povo sinais e prodígios de mentira mas gente com autoridade o dom de curar de fazer sinais e prodígios como dos apóstolos nós cremos que estava restrito essa fase de plantação da igreja entre os gentios sem negar mais uma vez que deus ouve as orações do seu povo hora e quando você está doente peça cura hori pelos que estão doentes porque deus na sua misericórdia ele pode responder de baixo então do poder do espírito santo paulo diz veja o verso
19 que desde jerusalém e circunvizinhanças até um lírico tem o divulgado o evangelho de cristo gente aqui é uma região muito grande se você olhar no mapa ele vai de jerusalém até umm lírico ele e lírico hoje é região onde fica o banha bósnia croácia antiga iugoslávia fica ali entre a itália ea grécia é uma região gigantesca que paulo percorreu durante cerca de 15 anos segundo as estimativas anunciando o evangelho nós temos notícia de que ele evangelizou no sul da galáxia na ásia menor na síria se lício na frígia macedônia grécia plantou a igreja em
cidades importantes como corinto tessalônica éfeso filipus ver eia começou um trabalho em atenas incansavelmente durante 15 anos esse homem labutou em toda aquela região sem internet sem fio sem carro sem avião sem ônibus em estrada boa no meio de perigo de assaltos de naufrágios passando fome e freei sede a nudez sendo rechaçado preso sofrendo chibatadas apedrejado deixado quase morto durante todos esses anos paulo divulgou o evangelho em toda aquela região porque ele fazia isso ele explica no verso 20 eu me esforcei desse modo por pregar o evangelho onde cristo já não for anunciado para não
é de ficar sobre o fundamento ali pode ser uma vaidade pode parecer uma vaidade nem paulo dizendo assim eu não quero edificar sobre o fundamento que outro colocou mas não é que é isso é que ele como o apóstolo ele tinha sido chamado para lançar o fundamento e não para de ficar sob o fundamento de ouro porque essa é a função dos apóstolos lançar as bases da igreja por isso que ele dizia o epi focco a focco ele sabia que deus o havia chamado para ser ministro de cristo entre os gentios então o alvo da
vida dele era lançar o fundamento da igreja onde cristo não havia sido anunciado ainda e ele comprova isso com uma citação do livro do profeta isaías capítulo 52 do verso 15 em diante eu quero ler pra vocês aqui é uma passagem onde o profeta isaías fala do servo sofredor do messias peço 13 isaías 5213 eis que o meu servo procederá com prudência será exaltado elevado será muito sublime como pasmaram muitos à vista dele pois o seu aspecto estava um desfigurado a referência cruz mais do que o de hoje qualquer ea sua aparência mais do que
a dos outros filhos dos homens agora que o verso 15 assim ele o servo do senhor o messias causar admiração as nações nações aqui outro nome para os gentios as nações gente líricas os reis fecharam a boca por causa dele porque aquilo que não esforço anunciado verão e aquilo que não ouviram entenderam então já isaías havia profetizado que o conhecimento do messias chegaria às nações e aquilo que eles um que não foi anunciado eles veriam e aquilo que eles não ouviram eles entenderiam em contraste com a nação de israel que tinha ouvido que tinha entendido
que tinha recebido a revelação mas que tinha sido incrédulo rejeitado a pregação do evangelho mas as nações haveriam de receber paulo entendeu baseado no profeta isaías que essa era a estratégia que ele devia adotar vamos agora de volta para romanos 15 quando ele diz assim verso 21 antes ou seja em vez de pregar o evangelho onde cristo já foi anunciado como está escrito ali se tentar um verso 15 da passagem que eu li randy velo aqueles que não tiveram notícia dele e compreendê-lo os que nada tinham ouvido na seu respeito seja paulo tinha um fundamento
bíblico para a estratégia dele eu vou pregar a cristo onde cristo não foi ainda anunciado queridos o que essa passagem nos ensina como eu disse ela tem tanta coisa aqui que a gente tem que selecionar o que dizer que o tempo não dá mas eu queria destacar algumas coisas a primeira delas é o trabalho dos apóstolos porque eu enfatizo isso porque no brasil há 10 pelo menos 10 mil autoproclamado os apóstolos é talvez o país que mais tem apóstolos é o brasil a conferência apostólicas conselhos apostólicos é que nós vivemos na nossa pequena bolha presbiteriana
mas eu viajo brasil afora e mundo afora se você der uma olhada num é um livro uma publicação que sai a cada dez anos sobre estatísticas das religiões mundiais a última vez que eu conquistei esse livro foi no quando estava trabalhando com o meu doutorado em westminster e já naquela época dizia não foi mais recentemente no pós doutorado e vai mas é já tinha uma atualização a o número de igrejas no modelo apostólico já supera o número de igrejas no modelo tradicional já supera o que é uma igreja no modelo apostólico é uma igreja que
é liderada por um apóstolo cuja autoridade inquestionável geralmente é o fundador do trabalho e ele debaixo da sua autoridade cobertura tem outros líderes e outros pastores aqui no brasil nós temos vários que são conhecidos vários que são conhecidos que começaram ministérios apostólicos e debaixo desse ministério à outros pastores que se chama de apóstolos também a palavra aposto quer dizer em alguém que é enviado então se eles usassem esse título no sentido de missionário eu não teria nenhum problema por exemplo pra mim ronaldo lindório é um apóstolo para os com cubas deus enviou no auditório como
missionário para pregar o evangelho do povo com cuba mas ronaldo de dólares seria o primeiro a dizer que ele no xii não é não é a mesma coisa dos 12 do apóstolo paulo não é aquela categoria era única eles foram levantados para lançar o fundamento da igreja como paulo está dizendo aqui eles receberam de deus uma missão especial e uma vez completada a missão uma vez que o evangelho já foi empregado entre os gentios que a igreja cristã foi estabelecido entre os antigos o fundamento foi lançado e agora é a vez dos pastores e mestres
edificarem sobre o fundamento dos apóstolos então não há mais a postos como paulo e pedro e joão e tiago eles cumpriram a função deles que nós temos são pastores e mestres que ensina o rebanho em cima do fundamento apostólico então é importante destacar isso porque de vez em quando a gente vai encontrar membros de igrejas apostólicas que chegam pra nós preocupados com o que eles estão vendo lá mas então essa é a primeira lição a segunda coisa que eu queria destacar esse texto é que embora deus através da história levante evangelistas pastores e mestres o
trabalho de expansão da igreja é feito na sua maior parte por membros das igrejas como vocês a igreja de roma não foi fundada por um apóstolo foi fundada por um evangelista mas foi fundada por gente que se converteu lá em jerusalém no dia de pentecostes voltou para a roma em abril trabalho um trabalho hoje pela manhã eu tive oportunidade de empregar no quinto aniversário da igreja presbiteriana do vale das pedreiras em camaragibe lá no fim do mundo pertinho começou a 31 anos quando dona maria abriu a porta da sua casa para um trabalho evangélico começou
a reunião de oração dona maria abriu a porta da sua casa e ali se reuniam pequeno grupo de cristãos e foi crescendo crescendo crescendo hoje a igreja organizada com o pastor e tudo mais mas foi dona maria que começou e nós poderíamos contar histórias e mais histórias de igrejas e trabalhos que começaram através dos crentes pastor vem depois né pra pregar ensinar as coisas organizar a igreja estruturar muitas vezes mas eu queria dizer que à semelhança da igreja de roma também na história da igreja expansão do cristianismo na sua maior parte não é feito pelos
pastores e mestres e empregadores mas pelo povo de deus por isso você está envolvido você é responsável você faz parte disso não vejo a igreja com um ônibus onde o pastor o motorista o tesoureiro eo cobrador que você está sentado lá no meio veja a igreja como um barco onde todo mundo pega no remo máximo que o pastor faz a dizer pra direita para a esquerda mas todo mundo está com a mão no remo essa é a visão bíblica da igreja a gente às vezes a gente pensa que a gente contribui paga o salário do
pastor então cumprimos a nossa missão paixão vai fazer tudo completamente fora de contexto e fora da perspectiva bíblica do que a igreja é o povo de deus que tem feito a igreja crescerem andar mundo afora saiu um artigo em 2007 no the guardian que é um é equivalente a a folha de são paulo aqui no brasil o jornal da inglaterra onde uma mulher uma pesquisadora ela fez um trabalho na china e descobriu que a a cristandade da china é muito mais numerosa do que nós sabemos se sabe que na china a igreja tem regulamentações de
restrições por isso nós não temos números oficiais mas ela gastou um tempo fazendo pesquisa e ela explicou falando sobre o ministério das casas igrejas centenas e centenas em penas de casas igreja ela acha que a cristandade na china hoje já é maior do que nos estados unidos pelos estados unidos que sempre foi o país mais é evangélico do mundo mas ela disse que nessas casas igrejas a liderança é de pessoas são poucos os pastores não há pastores mas são os membros da igreja se organismo que trabalham que evangelizam que trazem os outros que se consolam
se instruir como paulo diz aqui eu sei estou persuadido que vocês estão cheio de bondade cheios de conhecimento e importâncias são aptos para se instruir uns aos outros é esse tipo de maturidade na igreja que nós queremos aqui que cada um de vocês seja cheio de bondade ou cheios de conhecimento e aptos para se instruir uns aos outros porque é assim que o evangelho caminho o terceiro ponto nós é ficar claro aqui pelo que paulo está dizendo que o senhor jesus através da usa e atua através de instrumentos que ele levanta para realizar seus planos
neste mundo através de palavras obras ações pelo poder do espírito santo e aqui então vem a minha aplicação com humildes nós deveríamos ser se alguma coisa feita através nós alguma realização espiritual é deus através de nós deus não dividir a sua glória com ninguém e ao nos referirmos ao que deus tem feito em nós e através de nós lembremos de que a glória é dele e que é somente pela graça de deus porque deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes paulo aqui deixa isso muito claro aplicações finais palavrinha jovens da igreja creio que
o serviço é a sua vocação como sacerdócio kris ebi sua vocação como sacerdote aqui eu não quero desanimar você de entrar no ministério pastoral que tem gente que pensa que a única forma de servir a deus bem esse foi o pastor evangelista ou missionário em algum campo ainda não o seu trabalho é uma vocação tão sagrada quanto o chamado de pregar o evangelho eu queria que você visse isso para que sua vida fizer sentido você trabalha não é pra fazer um pé de meia para sua aposentadoria e comprar um carro do ano você trabalha que
está servindo a deus publicamente por isso tem que ser melhor empregado do mundo melhor médico melhor advogado melhor enfermeiro o melhor professor porque é assim que você serve a deus assim você serve a deus mas por outro lado eu quero também já fazer uma pelo aos jovens e aos pais dos nossos filhos nascem a gente consagrou os filhos a deus dizendo assim o que ele seja um médico que ele seja engenheiro advogado para que quando eu ficar velhinho não me falte o pão de cada dia isso é sutilmente a gente consagrou os filhos e hora
pelos filhos e espera que os filhos igor uma profissão bem remunerada e que estavam sem oferecer o seu filho a deus para ser um pregador um evangelista um missionário missionária alguém que vai levar a palavra de deus já pensou nisso que você considerar se isso o jovem quando deus me chamou eu tinha feito em engenharia elétrica na universidade federal está fazendo um desenho industrial na universidade federal considerei um grande privilégio abandonar tudo isso para si pregador do evangelho e dou graças a deus por esse privilégio até o dia de hoje pensa nessa possibilidade precisamos de
bons pastores e bons missionários boas missionárias que levem a palavra de deus e espalham o evangelho nesse mundo e por fim para a nossa igreja nós vamos orar por um avivamento espiritual irmãos no nosso meio para despertar mento entre nós os desafios que nós encontramos em trechos como esse são muito grandes tá falando do envolvimento de cada um de vocês na obra de deus e somente a ação do espírito santo pode provocar isso em nós existem muitas oportunidades de serviço você que tá tá vindo a igreja começando a vir à igreja a oportunidade de serviço
a oportunidade de engajamento considere a possibilidade de ser um cristão completamente envolvido com a obra de deus como eu disse não precisa ser pastor para isso mas você pode dedicar seu coração sua vida e dizer deus eu quero ser um instrumento teu um avanço do teu reino da forma como paulo era como sacerdote como levita como lhe turnos assim eu quero ser também eu sei que não preciso ser pastor pra isso mas me usa onde se unem colocar esse é o desejo do seu coração espero que sim mas iremos olhar agora eu queria que a
orarmos você se colocar diante de deus é senhor começa em mim usa mim onde eu me colocou pra que eu seja um instrumento do avanço no terreno tão entregue tão consagrado como o apóstolo paulo se eu te damos graças por homens como paulo que não era um não era melhor do que nós mas que o senhor usou pra tua glória pois o mesmo deus e nós queremos nos colocar nas suas mãos como instrumentos cada membro dessa igreja cada pessoa que participa dela um local onde o senhor nos colocou em casa no trabalho na vizinhança no
condomínio senhor usa nos para levar avante o evangelho entre os gentios até que o número dele se complete o senhor jesus volte em glória para buscar o seu povo se nós oramos que o derrame do espírito santo sobre nós e maneira abundante revitalizando a nossa fé renovando nosso ânimo nos enchendo de esperança eu oro a deus que o senhor faça isso por ora por glória do seu nome e para o vovô do teu filho jesus cristo por meio de quem nós oramos agora a 6
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