e nós falamos ontem sobre livros para se estudar gramática não é e nós vemos que o número de livros ele olha no infinito mas ele é bastante limitado nós temos que ler muita coisa estudar não só a nossa própria língua materna mas também estudar línguas antigas e estudarem de homens e tal Depende de todo o nosso intuito e as nossas circunstâncias não é mas nós precisamos sim estudar a nossa língua materna precisamos estudar línguas antigas e outros idiomas modernos contemporâneos ao nosso bem como precisamos ler muita Literatura e imitar estes autores que nós lemos E
por aí fora não é então assim não existe um livro que onde eu aprenda Justamente a gramática não é por exemplo se a gente pega o primeiro volume da coleção de artes liberais aqui do Instituto Hugo de São Vitor o que nós temos ali é um guia e aí já desde as primeiras o sujeito já vai ter que buscar muitas coisas para ler tal e muitas atividades para fazer não é bem assim não usei não vai pegar aquilo ali vou ler e aí pronto estou formado em gramática não não é isso não era para o
segundo volume nós temos Aí sim uma gramática inteira de língua latina a uma das mais senão a mais consagrada aí durante na Renascença e tudo isso e assim nós continuamos certo e a vida vai vai correndo dessa dessa forma e e para retórica Então o quê Qual é o livro que nós precisamos estudar não é isso Se nós formos olhar assim durante a antiguidade e durante a idade média nós temos já manuais de retórica Assim como nós temos gramática certo aonde ali todas as regras e tal nós temos manuais e retórica onde constam todos os
princípios da retórica com as explicações teóricas daquela coisa não é com alguns exemplos e tudo isso clicando as partes do discurso explicando os fins da retórica a um pouco da história da retórica aí explicando todas as figuras de todos os tipos de discurso e não sei o quê e tal não é nós temos se manuais isso eu que vale o estudo de uma gramática nós pegamos uma nova retórica como por exemplo Sei lá o Cipriano Soares o de colônia pegamos um manual de Cícero pegamos Renault e o hino infinitos outros manuais que possam por aí
existir bom e isso equivale ao estudo de uma gramática certo é um manual é extremamente necessário certo a muita a uma corrente aí que disse que Hades liberais é feito somente nos originais não é que nós não podemos tratar com o manuais é porque não certo não fiquem aí com essa corrente nós vamos fazer aquilo que vocês fazem também tratando dos Originais E além disso vamos tratar sim dos manuais e vamos ver quem chega melhor no ponto final mas é assim nós precisamos sim de manuais manual de retórica um bom manual de retórica é essencial
certo um desses que eu disse agora eu aconselho sempre Cipriano Soares que é o que vai sair na nossa coleção aqui do Instituto Hugo de São Vitor traduzido e que é esse Padre Jesuíta não manual foi usado em todos os continentes do mundo por muito tempo e muitas escolas jesuíticas o nosso mas nós também precisamos ter acesso a bons escritos retóricos certo o que nós fazemos aí nós temos que ler os grandes oradores Temos que se E se tivermos a oportunidade não é até mesmo assistir pessoas que fazem boas orações não é certo bons pregadores
certo boas homilias bom sermões e tudo isso nós precisamos ter acesso a isso hoje em dia a retórica e oratória política por exemplo ela simplesmente não existe mais não é a Florence também não nós temos lá às vezes sustentação oral mas naquilo nada infelizmente segue todos os preceitos da retórica se o fizesse Seria algo muito mais eficaz talvez não é mas aí precisaríamos de uma cultura jurídica toda de uma cultura política inteira É mesmo para o ser mais precisaremos de uma cultura oratória uma cultura de oratória Sacra inteira que nós ainda estamos além de possuir
Nós perdemos isso fazia há algum tempo e simplesmente não temos mais não é nem hoje em dia o quando uma pessoa vai falar é muito difícil que ela utilize-se das técnicas de oratória onde talvez mais persista é na fala de bons professores quando nós vemos professores que fazem uso talvez naturalmente talvez inconscientemente ou talvez por simples é emulação de grandes autores a professores que realmente consegue se expressar melhor e nós dizemos que ele tem uma boa didática com essa didática normalmente é do quando nós temos de didática nós estamos nos referindo a capacidade retórica e
oratória do do professor didática e uma outra coisa certo didática tem a ver com a metodologia tem a ver com a ordem das disciplinas que é ali utilizada tem a ver com o sistema de avaliação e e os outros aspectos tire não tem muito a ver com a capacidade de o professor tem de falar de expor as suas ideias de esporão conteúdo de mover os afetos dos alunos para que estudem E por aí a fora isso é algo que tem a ver com a oratória e não com a didática mas nós onde então nós podemos
buscar não é nós temos ali um manual mas nós temos que ler os grandes os grandes oradores certos mais tradicionais assim como na literatura nós não temos muito como fugir daquele cânone não é de ler literatura grega epopéias teatro um pouco da lírica literatura Latina também teatro epopéias e tal e lírica e aí quando nós vamos estudar retórica nós temos que ler os oradores na lísias Demóstenes nós temos que ler os oradores latinos como Cícero e nós temos que ler os grandes oradores são padres da igreja como Santo Agostinho Santo Ambrósio temos de ler os
padres da igreja gregos também como o São João Crisóstomo e assim Não seguimos certo discursos dos Papas discursos de grandes pregadores e na nossa própria língua na língua portuguesa obviamente nós temos o nosso Crisóstomo português Padre António Vieira e que é o maior dos modelos que nós temos tanto de oratória como no domínio total da palavra além do que de que os seus Além do fato de que seus discursos são extremamente edificantes certo nós sempre nos tornamos mais eruditos ao ler um discurso do Padre António Vieira nós nos tornamos mais conscienciosos da doutrina Cristã e
nós Realmente somos movidos somos movidos a uma busca da virtude ao terminar o brasileiro um discurso do Padre António Vieira obviamente que de outros os grandes pregadores Nossa isso acontece também mas o fato dos discursos do Padre António Vieira terem sido escritos em português na nossa língua materna faz com que aquilo esteja muito mais próximo de nossa e nós vemos o quanto nós perdemos primeiro em capacidade de concentração porque Imagine só um discurso do Padre António Vieira E demora mais ou menos uma hora e pouco para ser lido certo e imagina uma Homilia de uma
hora e pouco na nós não nós não é quando nós simplesmente iríamos embora talvez dá-me seríamos procurar outra vez e que durasse menos tempo mas isso não acontecia no inseto período da história nós acabamos por não aguentar mais ouvir discursos né isso é uma coisa que lá na Grécia antiga nós ficamos admirados e o outro Maria carbono nos lembra bem desse fato nós ficamos admirados Por que os gregos realmente gostavam de ouvir discursos eles iam à praça pública para ver debates e as discussões de ouvir discursos para a tomada de decisões no campo da política
no campo da Estratégia Militar da economia do direito e tudo isso ver discurso de advogados os gregos eles tinham muito interesse com isso nós não temos nenhum praticamente ninguém mais ver discursos certo o que nós temos hoje em dia isso aqui certo lives nós ficamos aí horas e horas lendo as pessoas falarem e normalmente falando sem um uma aplicação Dessa arte retórica com silenciosa mas sim inconsciente certo as pessoas que nós gostamos de ouvir normalmente são pessoas que inconscientemente assimilaram certos estilos certas figuras certos padrões retóricos e que estão lançando mão disso tudo nessa suas
intervenções aqui pela pela internet e tudo isso né mas e a sempre diversos problemas com isso lava uma e mais a sempre diversos problemas com isso porque por exemplo agora eu não estou vendo aí o rosto de vocês para perceber qual está sendo o efeito de tudo aquilo que eu estou dizendo né não não consigo ver aqui e faz com que o meu discurso fique pela metade não é porque eu não sei para que lado exatamente eu preciso levar toda aquela ideia por mais que eu tinha preparado tudo aquilo que eu estou dizendo aqui para
vocês agora às vezes por escrito às vezes só um esquemas mentais mas é sempre importante que se prepare aquilo que que será dito não é senão fica simplesmente uma grande repetição das mesmas coisas sempre um comentário ali as perguntas certo e a não não se trata realmente de uma aula ou de a da exposição de certo assunto mas simplesmente de uma conversa ali um gritedo qualquer e o que fazer então novamente precisamos um manual de retórica Assim como nós precisamos de uma gramática certo Cipriano Soares principalmente É o que eu mais vende mas nós precisamos
também de os discursos mesmos aquilo que foi toda aquela doutrina que está no manual sendo posta em prática então quando nós vemos o discurso nós podemos ali reconhecer certas falhas certos acertos se nós tivermos aquele conhecimento do manual e quando nós isso quando nós lemos ou ouvimos um discurso certo mas quando nós queremos escrever um discurso nós precisamos de material de onde aquilo saia nós não conseguimos tirar as ideias do nada nós não conseguimos formar as frases do nada nós não conseguimos encadear as ideias criar figuras imagens narrações isso aí do nada nós precisamos estar
acostumados com isso se nós lermos simplesmente literatura nós conseguimos talvez escrever boa literatura se nós lemos simplesmente discursos nós conseguimos escrever só discursos Talvez Mas nós não temos como escrever bons discursos lembro somente literatura assim e o contrário também é e agora como a oratória EA retórica a eloquência vem depois do estudo da gramática para o morador é importantíssimo que ele tenha também uma formação literária bastante Ampla e isso nos veremos em qualquer dos oradores né Nós pegamos ali o Padre António Vieira ele está o tempo todo se referindo a personagens da história da literatura
clássica e obviamente das sagradas escrituras que ele é inclusive obrigado a fazer por uma questão de ofício é porque ele teve contato sim com a literatura a literatura clássica pode alguém dizer Olha eu não tenho interesse nenhum em falar em público e nem escrever discursos e nem ensinar deleitar ou comover as pessoas que são os filhos da retórica para que eu preciso disso não durante a idade média por exemplo né quando a gente vê em Rabano Mauro entendeu lá o texto no primeiro volume 1 a tradução da explicação que Rabano Mauro dá para cada uma
das Artes liberais eu e o robô do mal diz assim olha a retórica a gente me passa batido é bom com se conhecer as figuras e tal para conhecer um pouco melhor essa galera escritura quem vai se dedicar talvez a pregação tem que estudar um pouquinho mais mas se não passe reto aí pela retórica Isso é do tempo de Rabano Mauro ali pelo século 19 bastante comum porque a retórica ela se desenvolve durante a idade média sobre a com pela questão de escrita na verdade isso vinha já tinha acontecido com um império Alexandrino certo quando
o Alexandre o Grande toma conta de tudo é de todo mundo conhecido até então todo mundo civilizado na do Egito a Mesopotâmia e a Grécia inteira há a necessidade de se debater e falar em público cai imensamente mas a arte retórica continua sendo ensinada Por que era o que tinha sido feito até então havia séculos de tradição de ensino de retórica é mas as pessoas passaram a desenvolver então a sua capacidade escrita isso faz com que surja uma literatura mais prosaica isso faz com que as pessoas têm um domínio maior da sua capacidade escrita Já
que ninguém mais vai discursar no Parlamento na Ágora e Coisa e Tal no senado então que se desenvolva a capacidade escrita certo eu não posso provar esses meus conhecimentos nessa eu não tenho uma finalidade bastante prática específica bom escrever cartas escrever história que sempre esteve também muito relacionado a retórica é uma coisa útil é uma coisa boa Então isso acontece também na Idade Média certo onde se desenvolve a retórica principalmente na questão de elaboração de documentos na onde necessita-se de uma precisão bastante grande das palavras na na escrita de cartas para diplomacia para e pelas
cartas é de era feita toda uma Toda a relação entre o clero e o mundo político certo entre o poder da Igreja o poder temporal e poder espiritual ela dependia muito da escrita de cartas e essas cartas deveriam ser bem escritas para que tudo que fosse dito ficasse de muito ficasse muito claro EA retórica então é serve para isso o estudo da retórica se transforma nesse hoje em dia não é nós temos muita gente dedicada a melhorar a sua capacidade escrita e obviamente isso tudo começa com estudo da gramática é preciso que eu conheço é
realmente todas as regras do bem escrever de escrever com correção porém a retórica vai te ensinar algo mais vai ensinar a de forma que tu possas com o teus escritos com o uso da palavra escrita não só a escrever com correção Mas também de modo a persuadir e deitar que a mover ou motivar hoje em dia nós temos motivados né então assim para fazer um grupo um escrever algo que seja bastante motivador certo que mova e esse é um dos filhos da retórica nós temos a arte retórica para se nós queremos explicar alguma coisa para
alguém nós temos arte retórica essa sempre foi a arte usada para explicar bem as coisas que nós queremos a convencer qualquer pessoa de sobre qualquer coisa também para isso aí está a arte retórica certo então o que o que fazer conhecer podemos começar 51 Padre António Vieira podemos ler discursos do Rui Barbosa por exemplo sou mais próximos a nós são bem feitos na lei ali sua oração a juventude e tal são discursos dos Famosos assim que o Rui Barbosa preferiu Então são discursos bastante os peitos e ali nós vemos que tudo aquilo que está dito
poderia ter sido dito de outra forma se ele quisesse por exemplo simplesmente contar uma história mas não mesmo quando ele está contando uma história Ele está na verdade ilustrando o seu discurso ilustrando a sua oração para convencer as pessoas para ensinar algo e para movê-las para motivá-las a alguma tomada de atitude tomada de ação certo e E aí nós vemos que o aos poucos nós vamos realmente compreendendo isso pela própria leitura desses textos né auxiliado Por Um bom manual de retórica nós vamos muito nós vamos muito longe Há diferentes teorias da retórica é isso talvez
não seja tão importante para alguém que ainda nem começou os seus estudos a questão é a mesma da gramática só com o manual só com uma é muito difícil que eu aprendi a gramática só com o manual de retórica também é muito difícil aprenda Território que eu preciso sim ter contato com os textos eu preciso ter contato com o que de melhor e de mais influente existiu escrito Nesse estilo na Nesse estilo não mas dentro desse nível de discurso que é o discurso retórico certo e que pressupõe por sua vez com um discurso mais literário
que eu desenvolvi aprendo estudando gramática para aí sim e é sobre isso que nós falaremos amanhã chegarmos num discurso que seja mais exato mais preciso científicamente logicamente que é o discurso dialético e o discurso Lógico que também nós não que não nos bastará simplesmente temos um simples manual para o conhecimento da lógico mas nós temos que ver essa dor a lógica e essa arte lógica mesmo sendo posta em prática com a leitura de textos de tipo dialético e de tipo científico é sobre isso que nós falaremos amanhã Nesta mesma hora aqui no Instituto Hugo de
São