salve salve pessoal tudo bem Hoje nós vamos responder a uma pergunta muito importante como interpretar um poema na prova do Enem é o que todo mundo quer saber fique comigo até o final desse vídeo porque eu garanto que vai valer a pena e literatura é com Alencar 1 eu [Música] possa o professor Alencar há mais de 20 anos Estou em sala de aula pesquisa também sobre literatura sobre poesia e vem desenvolvendo algumas estratégias para você encarar o texto poético entender conseguir interpretar e se dar bem em Provas enfim nos objetivos que você tem aí na
sua vida mas se você está assistindo a este vídeo tá acompanhando outros aqui do canal e não está inscrito ainda não se esqueça por favor de se inscrever Ative o Sininho faz o comentário da Light você sabe que quem tá me acompanhando aqui sabe o que eu costumo responder eu costumo dar um joinha dá um coração e assim a gente vai fazendo o canal crescer vai espalhando a Literatura e olhem rumo aos 10 mil inscritos são antes de mais nada nós estamos falando a e do texto conotativo e não denotativo então tipo de texto que
se afasta aquilo que a gente usa no cotidiano né com a família com os amigos na rua eu já vou começar aqui com o exemplo que você sabe que eu gosto de trazer tudo para o nosso para nossa realidade né Para a gente entender melhor alguma coisa é você dizer tem a sonhos tenho sonhos a nossa vida não tem graça outra coisa é o que disse o Mário Quintana das Autopeças se as coisas são inatingíveis hora não é motivo para não querê-las que tristes os caminhos se não foram a presença distante das estrelas Então o
que são as estrelas elas são metáforas de utopias de sonhos naquilo que a gente almeja e que na verdade ilumina a nossa vida faz a nossa vida fazer sentido você percebeu a diferença aí das duas linguagens e os dois discursos então o primeiro é o Deus não está ativo o segundo é o conotativo e quando a gente fala em poemas a linguagem pode se afastar ainda mais do nosso cotidiano o poeta ele coloca uma carga de informação e de emoção muito grande no espaço de tempo curto Eu costumo chamar de literatura de alta rotação já
no primeiro verso Você pode ter algo muito importante uma palavra ambígua uma figura de linguagem você pega por exemplo o soneto de separação do Vinícius de Moraes Ele sabe a bem que que era separação foi casado nove vezes de repente do riso fez-se O pranto silencioso e branco como a Bruma quer dizer riso planta ele já traz aí a questão da antítese que vai ser fundamental para você entender né as contradições o amor que ele vai trazer o poema a literatura de um romance é diferente você tem lá 200 300 páginas pegar ela Quincas Borba
de Machado de Assis Alex eu já sei uns vídeos aqui no nosso canal sobre esse livro porque ele cai na prova da FUVEST é o romance essencial Às vezes você tá lendo um romance um conto uma crônica E aí tem uma frase ou uma passagem que nem faz lembrar um texto conotativo literário ao Fulano saiu de casa e foi até a Rua andou durante as 5 horas nossa 5:00 coitado mas enfim eu não tem aí né a arte nada muito elaborado Mas de repente vem uma frase uma palavra uma passagem que faz você pensar daquela
iludida né na cabeça mas tudo pode ser deste lado com mais calma né com mais tempo de qualquer maneira o texto poético com os seus versos as estrofes a sua métrica pode ter uma simetria lá na sílabas poéticas ou não com seus versos tudo isso vai querer te contar uma história só que a estrutura textual da poesia dos poemas e da prosa é romance conto é uma estrutura diferente elas são estruturas diferentes e que pedem olhares distintos Então vamos levar em consideração essas distinções e curtir o que o poema tem para nos contar curtir e
se dar bem também Em provas que é o que a gente quer vamos unir o útil ao agradável e não sei se vocês perceberam mas que não sei se vocês perceberam mas nós já estamos falando de interpretação de poemas no ENEM de um jeito básico mas estamos então bateu o olho em um poema da prova de linguagens antes mesmo de ler se você já vai levar em consideração que apesar de ter aquela estrutura tão diferenciada tão específica né diversos estrofes o texto vai querer te contar uma história provavelmente com o nível de conotação mais alto
o que exige uma atenção especial específica uma outra coisa que vocês podem fazer antes de começar a leitura é dar uma olhadinha no nome do autor aí nós vamos começar a falar da questão do Repertório um escrever o texto Qual é o estilo dele o estilo individual Qual é o estilo da época em que ele está inserido uma obra de arte é sempre assim o estilo do artista e também no momento Então sei lá você viu que o poema do Carlos Drummond de Andrade gente o Drumond é um dos queridinhos da prova do Enem se
já vai começar a pensar que ele tem várias fases na obra dele tem aquela fase Ghost né de não enquadramento é a fase social tem aqui e existencial outra coisa ele está presente no segundo momento do modernismo na parte de poesias que tem né todo uma reflexão filosófica né de preocupação com o social que a gente não encontra de repente lá na primeira fase no pessoal da semana de 22 fica ligado que nenhum texto é um filme em uma pintura é uma ilha tudo está dentro de um contexto aliás acho chamar vocês aqui para um
curso especial que é o custo das escolas literárias Procura lá no meu Instagram nabil você vai encontrar o link E aí lá nós vamos ter toda a história da literatura com seus principais autores justamente para você ficar bem ligadinho na questão do contexto contexto estético que a escola literária contexto histórico também afinal de contas aquilo que histórico influencia no que é cool a intenção dessa forma Olha que legal aí nós vamos ao encontro do que diz a matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio é só você dar uma olhadinha na competência 5 e
começa assim analisar interpretar e aplicar recursos expressivos da linguagem relacionando textos com seus contextos já aconteceu assim no ENEM 2014 você tinha lá um poema de Augusto dos Anjos que a psicologia de um vencido e o enunciado né fazendo uma pergunta mais sobre o contexto do que sobre o poema em Sim você tinha que responder associando aí o autor com pré-modernismo que é um período de transição aí vem aquela dica importante quando nós estamos falando do Enem que é dar uma olhadinha antes no enunciado Lógico eu vou sempre defender aqui a leitura do texto do
texto literário afinal de contas é o meu mexer olha que chique eu trabalha com isso só que nós temos a questão do tempo é importantíssimo quando a gente fala dessa prova então eu dou uma olhadinha no enunciado no caso Essa questão aí 2014 Ela poderia ser respondida só com ter um repertório em relação às escolas literárias não precisava nem focar muito no poema agora se você deu uma olhada ali tá perguntando algo sobre o texto poético né você tem que ler o texto aí você vai lá faz aquela Leitura para depois responder mas vamos dar
uma olhadinha em uma questão um pouco mais recente 2019 é um texto chamado uma ouriça do João Cabral de Melo Neto que esteve na prova e aí Olha só as dicas aqui que o povo está dando para vocês né João Cabral de Melo Neto que ele já vou pensar normalmente é inserido na terceira e última fase do modernismo chamada também geração de 45 com Clarice Lispector Guimarães Rosa Clarice e Guimarães João Cabral 3 a Faro muito na linguagem cada um aí com seu estilo próprio é um cinza minhas ações pré-leitura tio dá uma olhada no
enunciado com apuro formal o poema até se um conjunto semântico que metaforiza a atitude feminina de Opa aqui eu não consigo responder a atitude feminina de qualquer Atitude Feminina aqui não é como é que o conjunto semântico de significado vai falar sobre a atitude feminina mas apesar de não poder responder Olha como enunciado já traz vários dados aqui para a gente quer dizer a questão do formal o João Cabral de Melo Neto eu tinha muita preocupação com a família era muito rigoroso com a estrutura dos seus poemas e o enunciado também aponta para a questão
do feminino Então vamos pensar aí na figura da mulher qual é a ação que a figura da mulher vai praticar aqui É nesse poema e também a gente vai pensar que o título é uma o Isa show de longe os bosta eles chegarem perto se fecha convexo integral de esfera seres a bélica e multis Pimenta esfera espinho chouriça à espera mas não passiva como o Ouriço na Louca nem só defensiva como seria o gato sem agressiva como jamais o ouriço do agressivo capaz de bote de salto não do salto para trás como o gato daquele
capaz de salto para o assalto se longe ele chega em de longe de esfera aos espinhos ela se diz ouriça reconverte o metal hermético e armado na carne de antes Conca vai propícia e as molas Felinas para o assalto nas molas em espiral para o abraço é um poema sem dúvida muito bonito e o professor Alencar é suspeito para falar porque o meu E foi exatamente sobre a poesia desse grande Pernambucano então nós temos aí um conjunto de significado um conjunto semântico Como diz ali no nosso enunciado focando na figura feminina quer dizer vou pensar
na figura da mulher mas o título é uma ouriça então a ouriça aí vai ser metáfora a palavra metáfora né metaforizar metaforizando tudo isso a gente pode pensar e de acordo também com o nosso enunciado e nós temos dois tipos de postura feminina né na primeira e na segunda estrofe na primeira nós temos aí uma ouriça que agressiva interessante que a gente pensa né no nisso ouriço-do-mar ouriço lá Terra sei lá também não é minha área não vou ficar falando muito sobre isso mas pelo que eu sei o ouriço-do-mar não é aquele que vai para
cima de você o design se você tem problemas mas ele não pula na tua cabeça nosso isso pulou aqui me agora Aqui nós temos uma urisan que não é passiva na primeira estrofe mostra todo uma agressividade dela né Ela vai para cima o salto para o assalto como essa não é a natureza do Ouriço já tá vendo que realmente é metáfora de uma outra coisa outros e que pode fazer o quê ouriço não faz só que os espinhos eles podem se transformar em espiral aliás Olha que bonito espinhos espiral espécie de mola que te traz
para perto Olha que interessante isso minha gente quer dizer na mesma forma que pode ser agressivo pode ser também algo extremamente carinhoso e a intensidade vai ser a mesmo né ele vai ser intenso para ferir e intenso para aproximar pensando isso vai ficar com certeza mais a responder antes de ir para as proposições para as alternativas vai uma dica que que é do Poxa Alencar que eu mesmo desenvolvi senão vai vir em lugar nenhum sabe que eu gosto muito de observar né quando começo a ler um poema né o durante aí a leitura de um
texto poético observar a voz quem é que tá falando no texto em primeira pessoa essa primeira pessoa do gênero masculino feminino tá falando sozinho tá se dirigindo alguém tem algum interlocutor ou não é em primeira pessoa ou não temos aí um eu-lírico o eu poético o sujeito poético está em terceira pessoa Esse é um passo muito interessante para você dar quando você tá começando a leitura ou logo que você termina também quer dizer que que tá falando se for um texto de um poeta romântico tipo Gonçalves Dias Álvares de Azevedo aí é muito comum você
encontrar em primeira pessoa é aquela que e eu é o eu trazendo aí as suas venturas e Desventuras no caso aqui do João Cabral é em terceira pessoa é uma urgência que você tá falando de alguém tá falando dela não temos um Eu também o João Cabral fugia dessas dessas estruturas convencionais essas maneiras convencionais e se expressar ele costuma negar a primeira pessoa dito isso vamos alertar pela cidade transformada em brandura Opa aqui já fiquei pensativo algo tenaz e algo duro ríspido que se transforma em brandura algo que mais agradável letra B obstinação traduzida em
isolamento a palavra isolamento não tá combinando aqui sempre a coisa funciona pelo contato seja para repelir seja para aproximar ser inércia provocada pelo Desejo Platônico inércia também não olha só o sal Oi para o assalto quer dizer o salto do assaltante que vai para cima e referência cultivada de forma cautelosa não temos aqui a questão da irreverência do humor letra e desconfiança consumada pela intolerância também a desconfiança não me parece a palavra certa a resposta letra A quer dizer você levou em consideração esses preâmbulos interessante aquilo que vem antes você prestou atenção na voz outra
coisa importante também ficar ligadinho nas figuras de linguagem ela sempre são muito presentes aí nos textos literários Especialmente na poesia lembra que eu falei do Vinícius de Moraes Vinícius e João Cabral eram grandes amigos os dois também tinham a mesma professora diplomatas quer dizer lá no soneto de separação no primeiro verso já uma figura de linguagem é importante aqui também o verso aqui de uma ouriça cê o de longe esboço salehi chegar perto Olha a repetição aqui de e repetição da vogal isso aí é assonância é uma figura de linguagem ligada ao som nós temos
assonância e temos também aliteração que é outra figura de som bem importante a interação está presente aqui dá só uma lidinha estivesse aqui comigo espera e Espinhos eures à espera um som sibilante também que vem muito à tona nesse fragmento eu acho que com isso tudo seja vai ter muito mais facilidade qualquer dúvida também qualquer comentário deixa aqui para a gente escreve ali eu vou ficar muito feliz e sigamos aproveitando a poesia que Como diria o poeta Emmanuel Marinho lá do Mato Grosso do Sul poesia não compra é mas como andar sem poesia Valeu gente
um abraço a todos