humanos Capítulo 9 19 a 33 queremos receber com muita alegrias que estão conosco nessa noite também aqueles que nos acompanham pela transmissão pela internet Queira Deus que a sua palavra nessa noite traga iluminação esclarecimento a todos nós traga salvação Santificação consolo de acordo com a nossa necessidade romanos 19 a 33 Tu porém me dirás de que se queixa ele ainda pois quem jamais resistiu a sua vontade Quem és tu homem para discutir escondeus porventura pode o objeto perguntar quem o fez porque me fizeste assim ou não tem o oleiro direito sobre a massa para do
mesmo Barro fazer um vaso para honra e outro para desonra que teremos pois se Deus querendo mostrar a sua ida e dar a conhecer o seu poder suportou com muita longanimidade os vasos de Ira preparados para perdição a fim de que também desce a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia que para a Glória preparou de antemão os quais somos nós a quem também chamou não só dentre os judeus mas também dentre os gentios assim como também dizem Oséias chamarei povo meu ao que não era meu povo e amada aqui não era
amada e no lugar em que se lhes disse vós não sois meu povo ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo mas relativamente a Israel dele clama Isaías ainda que o número dos filhos de Israel seja com Maria do Mar o remanescente é que será salvo porque o Senhor cumprirá sua palavra sobre a terra cabalmente e em breve como Isaías já disse se o senhor dos exércitos não estive inchado descendência ter nosíamos Tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra até aqui a leitura da escritura vamos orar mais uma vez pedimos ao pai que tu ilumine
o nosso entendimento para compreendermos a tua palavra dessem o que ela falha aos nossos corações que elas ela nos revele mais a teu respeito dos teus planos para que nós te adoremos mais corretamente para que nós te sirvamos com mais empenho para que nós vivamos nesse mundo a luz da tua Revelação pedimos ao Deus que assim tu nos atendas por meio de Jesus nosso salvador amém queridos conforme nós temos visto o propósito do apóstolo Paulo com o capítulo 9 na verdade capítulos 9 10 e 11 é explicar o motivo pelo qual a nação de Israel
na sua maioria havia rejeitado Jesus Cristo como Messias e a pregação dos Apóstolos a respeito de Jesus o fato de que os líderes judaicos e a maioria do povo Judeu rejeitou Jesus Cristo levantava a questão da fidelidade de Deus porque Deus havia feito promessas a um homem chamado Abraão e disse a ele que na descendência dele seria um benditas todas as nações da terra que Deus faria um pacto com os filhos de Abraão que seria o Deus deles e que ele seriam o seu povo e é claro isso tudo passava pela crença ou pelo reconhecimento
de que Jesus Cristo era o filho de Deus o salvador do mundo o descendente de Abraão em quem todas estas promessas se cumpriram só que na Plenitude dos tempos Deus mandou seu filho Jesus Cristo ao mundo nascido de mulher nascido sob a lei filho de Abraão filho de Davi judeu legítimo cumpriu as promessas e a nação rejeitou Jesus Cristo A maioria dos judeus não Creu que ele era o Messias e o salvador do mundo por isso os entregaram aos romanos para ser crucificado e isso então Levanta a questão da fidelidade de Deus onde estão as
promessas de Deus com relação a nação de Israel Onde está o pacto as promessas porque aqui tudo isso aconteceu será que a palavra de Deus falhou essa é a pergunta que inicia o Capítulo 9 Paulo então responde introduzindo o conceito do Israel espiritual dentro do Israel étnico ou seja dentro dos descendentes físicos de Abraão havia aqueles que Deus escolheu para ser o seu povo que a gente chama de a descendência ou o Israel espiritual dentro do Israel étnico Paulo prova isso dizendo que nem todos de Israel nem todos de Israel são de fato israelitas nem
todos por serem descendentes de Abraão são seus filhos e que Deus escolheu soberanamente de entre Os descendentes de Abraão aqueles que ele queria salvar e ele dá dois exemplos O primeiro é que ele escolheu Isaque e não escolheu Ismael ambos eram filhos de Abraão um recebeu de Deus a escolha para redenção e o outro foi rejeitado Deus escolheu Jacó e aborreceu Esaú outro exemplo da soberania de Deus escolhendo de entre os filhos de Abraão aqueles que ele quis em resumo o que Paulo está dizendo é que Deus Manteve a sua palavra e que suas promessas
se cumpriram porque elas foram feitas a aliança de Deus foi feita com o Israel espiritual com aquele 7 mil que não dobraram o joelho a Baal com os remanescentes com aqueles judeus fiéis da antiga aliança aquele povo espiritual que Deus havia separado para si antes da fundação do mundo então Deus não cometeu infidelidade nenhuma E aí então alguém iria perguntar mas então Deus não foi injusto escolhendo alguns dentre os judeus e rejeitando outros porque esses E não aqueles Será que a injustiça da parte de Deus porque Ele escolhe quem ele quer ele escolheu quem ele
quis dentre os de Abraão para ser salvos a resposta de Paulo é que Deus É soberano e que Deus tem misericórdia de quem quer e que ele mostra a sua graça a quem ele quiser e não só isso ele também endurece a quem quer como exemplo de Faraó mostra por isso que nós vimos na nossa última mensagem Paulo agora antecipa uma conclusão errada que alguém poderia chegar a partir disso que ele acabou de dizer se Deus tem misericórdia de quem ele quer se ele escolhe quem ele deseja se ele endurece a quem quer então por
que que ele se queixa de que as pessoas não creem nele porque que ele reclama quando as pessoas o desobedecem Será que Deus é justo se queixando da desobediência humana uma vez que por trás da história de Israel em particular e da história da humanidade está à vontade a Deus é esse o questionamento que Paulo está respondendo aqui e que nós iremos ver nessa noite mercê de Deus vamos começar vendo o questionamento em si que está no verso 19 Tu porém me dirás de que se queixa ele ainda pois quem jamais resistiu a sua vontade
aqui Paulo ainda está usando aquele argumento aquele artifício literário chamado de a tribe e que ele está engajado numa discussão com um adversário Imaginário seria mais ou menos Paulo imaginar Que Tem Diante dele um judeu que acabou de ouvir tudo isso que Paulo falou e Paulo diz assim eu já sei o que é que você vai dizer né não precisa nem falar eu já sei que sua próxima pergunta vai ser o seguinte se Deus escolhe quem ele quer mostra misericórdia com quem ele quer e se ele faz o que ele tem vontade Será que ele
tem o direito de se queixar porque as criaturas Não obedecem já que por detrás de tudo está à vontade dele não é isso que você vai me perguntar então já vou lhe dar a resposta então é isso que Paulo tá fazendo aqui no verso 19 tu me dirás Paulo tá adivinhando já a pergunta que vem próximo né Porque de fato ela é óbvio né depois dele ter dito que Deus tem misericórdia de quem quer endurece quem quer então próximo passo é alguém dizer bom Então nesse caso Onde fica a responsabilidade humana Onde fica como é
que Deus pode se queixar de que as pessoas não fazem o que ele querem e de fato essa pergunta Princípio ela parece ter muita razão a começar pelo fato de que Deus realmente sempre se queixou da Nação de Israel basta você dar uma olhada no antigo testamento e você vai ver que Deus se queixou muito da Nação de Israel durante os 40 anos no deserto ele se queixava o tempo todo a Moisés Moisés Esse povo é um povo duro é um povo incrédulo um povo que viu minhas Maravilhas viu quando eu abri o mar vermelho
viu as 10 pragas lá no Egito mas esse povo Insiste em me provar Insiste em me tentar insiste em resistir a minha vontade está fazendo outros Deuses Pois é sai da frente que eu vou destruir esse povo Moisés não sei pelo amor de Deus não faz isso não destrói esse povo pelo menos duas vezes Moisés teve que interceder para Deus não destruir o povo na durante o período dos 40 anos no deserto e depois que o povo entrou na terra prometida era a mesma coisa Deus mandou os profetas e os profetas vinham se queixar da
parte de Deus por que que vocês não estão andando na lei do senhor por que que vocês estão cometendo idolatria Por que que vocês estão buscando os deuses das Nações pagãs Por que que vocês estão sendo injustos com o próximo oprimindo necessitado Porque que vocês não seguem a lei que Deus deu a vocês é basta você ler o início do livro do profeta Isaías Capítulo 1 Deus já começa dizendo assim o dono o boi conhece o seu dono e a ovelha conhece o seu possuidor mas o meu povo não me conhece já começa assim O
Profeta Isaías dizendo Esse povo é um povo ingrato que não me reconhece como Deus apesar da minha aliança apesar de tudo que eu fiz Deus se queixa de Israel o tempo todo no antigo testamento e não só Isaías Você pode ler Jeremias a nós Ageu Zacarias Malaquias todos os profetas os grandes e os menores eles todos se queixam de Israel rejeitar a Deus desobedecer a Deus e não ouvir a palavra de Deus mas aí então Será que Deus tinha motivo para isso porque afinal elegeu quem ele quis no meio do povo de Deus nem todos
os judeus foram eleitos se elegeu quem ele quis Por que que ele reclama da desobediência dos não eleitos Se ele escolheu Jacó e aborreceu Esaú porque que ele se queixa de Esaú ser endureceu Faraó porque aquele se queixa de faraó se ele tem misericórdia de quem ele quer ter misericórdia porque que ele se queixa da incredulidade da dureza de coração da impiedade daqueles a quem ele não concedeu essa misericórdia é isso que Paulo está antecipando que o judeu vai questionar na hora que Paulo falou a respeito da soberania de Deus essa doutrina da soberania de
Deus da predestinação e da eleição Soberana de Deus tem esse poder de mexer com o orgulho humano e desde o início da carta aos romanos para o tem que defender entre aspas a justiça de Deus não é a primeira vez na carta que ele vai dizer Deus não está sendo injusto Deus não está sendo injusto Deus não está cometendo qualquer injustiça nas suas ações e decisões a resposta de Paulo pode ser dividida em três partes na primeira ele vai dizer que Deus pode fazer o que ele quer com as suas criaturas pecaminosas e culpadas versos
de 20 a 21 na segunda parte ele vai dizer que Deus tudo faz para sua glória e que isso é um motivo justo para ele fazer o que ele quer e na terceira parte ele vai dizer que o fato de que Deus é soberano na sua escolha não elimina a responsabilidade de Israel Porque os judeus são neles mesmos culpados da sua rejeição são três pontos então que nós veremos nessa noite na resposta de Paulo vamos então para a primeira resposta primeira parte da resposta dele está no verso 20 a 21 quando ele diz que Deus
tem o direito de fazer o que ele quer com aqueles de entre a raça humana caída Quem é a sua homem para discutir com Deus verso 20 porventura pode o objeto perguntar quem o fez porque me fizeste assim ou não tem o oleiro direito sobre a massa para do mesmo Barro fazer um vaso para honra e outro para a desonra Paulo Aqui começa repreendendo a presunção do questionador em vez de dar uma resposta a pergunta porque que Deus se queixa Já que ninguém resiste à vontade dele Paulo repreende a atitude que está por detrás dessa
pergunta que é presunção quem é você para discutir com Deus quem é você para questionar os caminhos de Deus você não consegue coçar Nem todas as suas costas por inteiro tem até um lugar nas suas costas que você não alcança só para provar sua alimentação Não é só para provar como você alimentar como é que você quer questionar o criador do universo o todo poderoso aquele que é que era e que há de vir que sempre existiu onipresente onipotente onisciente quem é você para questionar os caminhos de Deus se a primeira coisa que Paulo faz
é colocar o questionador no seu Divino lugar não é que é proibido a gente fazer perguntas Paulo aqui não está proibindo isso na verdade ele até antecipando as perguntas não é não é não é errado você dizer assim mas eu não entendo isso eu não compreendo isso o que Paulo está condenando aqui é a atitude presunçosa arrogância dessa pessoa que pretende julgar os caminhos de Deus e se fazer de Juiz sobre Deus isso Paulo não aceita por isso ele começa dizendo quem é você para fazer esse tipo de pergunta o que atitude é essa sua
quando você questiona a justiça de Deus e aí em seguida Paulo compara aquele questionador a relação dele com Deus a um objeto e ao seu Criador está indo no final do verso 20 porventura pode o objeto perguntar quem o fez porque me fizeste assim Paulo está na verdade citando Isaías 45 verso 9 que eu queria ver com vocês agora o profeta Isaías usa essa mesma na verdade foi o primeiro a usar essa figura para responder ao mesmo tipo de atitude nos seus dias quando judeus estavam questionando a justiça de Deus em usar o Rei Ciro
para trazer a libertação da Nação de Israel como é que Deus pode usar um ímpio para fazer a sua vontade Será que tá certo isso Deus usar ímpios para realizar seu querer sua vontade Qual a resposta de Isaías Capítulo 45 verso 9 ai daquele que contém de com seu Criador não passa de um caco de Barro entre outros Cacos a caso dirá o Barro ao que ele da forma que fazes ou a tua obra não tem alça já o profeta Isaías tinha usado a mesma analogia para colocar no seu devido lugar os questionadores Será que
o vaso Pode dizer a Oleiro porque me fizeste assim será que o objeto criado pode dizer ao seu Criador Por que que você me fez sem alça por que que você me deu duas orelhas O que que você me deu dois olhos por que que você me deu uma boca duas pernas apenas porque você fez assim será que nós podemos questionar a Deus pela sabedoria dos seus caminhos e pela maneira como ele age na humanidade a resposta é vidente não é nós não temos como fazer isso Deus é o criador e nós somos as criaturas
e a mesma que é também usada pelo profeta Jeremias Capítulo 18 por favor me acompanhe aí tá logo coladinho aí Isaías Jeremias Capítulo 18 de um em diante mesmo a coisa povo questionando a Deus questionando a justiça de Deus os caminhos de Deus palavra do senhor que veio a Jeremias dizendo dispõe-te Desce a casa do oleiro e lá ouvirás as minhas palavras disse a casa do oleiro e Eis que ele estava entregue a sua obra sobre as rodas Deus disse a Jeremias eu vou te ensinar uma lição Deus fazia muito isso lições ao vivo usando
situações da vida era assim que ele falava com os profetas vai lá na casa do oleiro e quando você chegar lá eu vou falar contigo Jeremias obedeceu chegou na casa do oleiro Ele olhou o cidadão tava lá com aquela roda de madeira né girando e em cima tava um bolo de barro e ele então tirava um pedaço do bolo moldava aquela massa até fazer aquilo que ele queria de Barro se estragou na mão tornou a fazer dele outro vaso segundo bem lhe pareceu que tal ponto segundo bem lhe pareceu o oleiro mudou a forma do
Barro segundo bem lhe pareceu segundo ele achou que estava certo segundo a vontade dele segundo o propósito dele e aí então o verso 5 Deus agora fala com Jeremias verso 6 não poderei eu fazer eu Deus fazer de vós como fez este Oleiro a casa de Israel diz o senhor Eis que como barro na mão do oleiro assim sois vós na minha mão ó casa de Israel Paulo Está simplesmente usando a mesma metáfora mesmo analogia que os profetas de Israel usaram toda vez que eles queriam responder ao questionamento presunçoso e Soberbo dos filhos de Abraão
Deus por que que o senhor tá fazendo isso O senhor não tem direito de fazer isso isso tá fazendo Tá errado né isso aí que o senhor tá cometendo É injusto Então os profetas usava analogia do Oleiro e do vaso que Paulo agora emprega também quando na mesma situação ele sabe que vai ser confrontado com esse tipo de questionamento Por que que Deus se queixa ele não faz a vontade dele então antes de dar resposta essa pergunta Paulo vai na atitude da pessoa e diz quem é você para discutir com Deus por acaso o objeto
pode dizer ao seu Criador porque me fizeste assim em seguida Paulo declara esse direito de Deus de tratar a humanidade caída do jeito que ele quer versos 22 verso 21 desculpem faltando lá para Romanos 9 Paulo diz não tem o oleiro direito sobre a massa para do mesmo Barro fazer um vaso para honra e outro para desonra a chave para nós entendermos essa declaração aqui e para não pensarmos que Deus é arbitrário é a expressão do mesmo barro o barro aqui Paulo se refere aqui é a massa da humanidade caída Paulo está falando dos homens
no seu estado de queda e de perdição isso ele estabeleceu no começo da carta aos Romanos Capítulo 1 2 e 3 Capítulo 1 Paulo fala da perdição dos gentios Capítulo 2 ele falou da perdição dos próprios judeus e no capítulo 3 ele falou da perdição de todos encerrando inclusive com aquele Versículo que é um dos mais conhecidos da Bíblia porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus então essa analogia do Oleiro pegando barro e dando ao Barro a forma que ele quer Deus sendo o oleiro e o barro sendo a humanidade só faz sentido
a luz da doutrina da queda o barro aqui é a humanidade caída é a humanidade perdida e Deus então faz o que ele quer a partir disso Portanto ele não é é justo se ele tivesse feito vasos para destruição porque a massa está perdida a massa tá falida é uma massa podre da humanidade Deus não tinha obrigação de fazer nada salvífico com relação a ela a grande misericórdia é que ele dessa massa podre faz um lindo vaso de cristal para um uso um Rose especial é isso que é o ponto do evangelho e da Graça
de Deus na soberania Salvadora de Deus Paulo então declara aqui que Deus tem o direito de do mesmo Barro que a humanidade caída a massa falida e podre da humanidade fazer vasos para honra que seriam aqueles que Deus escolheu e entre a Humanidade para serem salvos e desta forma comparados a um vaso com o fim honroso e fez vasos para desonra que são aqueles que estão perdidos e que caminham para a condenação pelos seus próprios erros Deus tem o direito então de fazer o que ele quiser A partir dessa situação O problema é que o
questionador aqui ele estava assumindo que Deus tinha que salvar todo mundo e que a humanidade toda tem o direito de ser salva mas não é essa visão bíblica a visão bíblica que nós somos pecadores e dignos nós não temos merecimento algum a não ser a condenação pelos nossos pecados e que a grande misericórdia é que Deus teve com paixão de nós e salvou aquele que eles que ele quis quando ele não precisava ter feito isso mas Paulo não para aqui ele mostra que Deus exerce esse seu direito de criador e de Senhor de maneira Justa
e correta em harmonia com seu caráter justo e bom o segundo ponto que está do verso 22 até o verso 23 o segundo ponto da resposta de Paulo vai na seguinte linha Deus faz tudo para sua glória e isso está absolutamente correto Quando Ele preparou vasos de honra para salvação ele fez isso para mostrar a sua misericórdia para buscar a sua glória mostrar o quanto ele é bom e quando ele suportou os vasos de Ira preparados para perdição ele estava querendo mostrar a sua Ira e o seu poder e revelar sua glória como buscar a
sua própria Glória é algo próprio de Deus então não há nada errado nisso Deus faz tudo para sua própria Glória ele é glorificado nos que se salvam e ele é glorificado nos que se perdem no final a glória de Deus é o alvo principal de tudo que ele faz por isso que Paulo pergunta aqui no início do verso 22 [Música] Se Deus quis mostrar sua Ira e seu poder nos vasos de Ira e se ele quis mostrar sua misericórdia nos vasos de Misericórdia Será que alguém pode dizer alguma coisa porque Deus está buscando a sua
glória gente se eu estivesse buscando a minha glória vocês tinham muita coisa que dizer não é eu buscar a minha glória no meio de seis bilhões de pessoas iguais a mim são seis bilhões da minha raça né Tem gente muito mais inteligente do que eu tem gente muito mais bonita do que eu tem gente muito mais charmosa do que eu um pouco mais difícil mas vai ter Tem gente que fala melhor do que eu tem gente que sabe mais do que eu então eu buscar a minha glória é um absurdo cegueira miopia não é você
não perceber que sempre vai ter alguém melhor do que você o seu lado ou acima de você mas com Deus é diferente porque Deus não tem igual não tem ninguém acima dele na verdade não tem ninguém nem ao lado dele então quando Deus busca a sua própria glória quando ele busca se apresentar e mostrar o quão ele é belo quão Ele é bonito com ele é poderoso como ele é sábio como ele é maravilhoso qual ele é santo ele está fazendo aquilo que está em harmonia com a sua natureza só há um como ele mas
ninguém semelhante a ele por isso Deus tudo faz para sua glória e ao fazer isso ele está certo é legítimo é verdadeiro é válido é justo está em harmonia com caráter de Deus portanto Quando Deus suporta os vasos de Ira para mostrar neles a sua glória Está correto e quando eles é esse misericórdia nos vasos de honra preparados para salvação está também correto porque ele quer fazer isso para mostrar sua glória ou colocando de outras palavras o plano da Redenção da humanidade termina com a glória de Deus sendo Revelada de que maneira mostrando a sua
misericórdia e a sua graça e a sua bondade naqueles que ele salvou de entre a humanidade perdida e mostrando a sua justiça sua santidade sua ir o seu poder naqueles que se perderam eternamente nos dois casos é a glória de Deus que está sendo revelada e Paulo disse essa é razão suficiente para Deus fazer o que ele faz vamos ver o argumento agora em mais detalhes né no verso 22 e 20 no verso 21 e no verso 22 perdão reverso 22 23 mesmo quando ele diz no verso 22 que diremos pois se Deus quis mostrar
a sua ida e dar a conhecer o seu poder suportando com muita longanimidade os vasos de Ira preparados para perdição você percebe aqui que nenhum lugar Paulo está dizendo que foi Deus quem preparou esses vasos para perdição na verdade Deus suportou esses vasos de Ira preparados para perdição de que maneira esses vasos foram preparados para perdição por uma vida de desobediência a Deus por uma vida marcada por atitudes contrárias a Deus desobedecendo a sua palavra virando as costas para Deus indiferente a lei de Deus sem querer saber de Deus e querendo viver para si próprio
desta forma ele se prepararam para a perdição eles são chamados vasos de Ira porque a semelhança de um vaso Deus vai derramando a sua Ira sobre eles até o dia em que chegou no topo e Deus diz aqui Paulo suportou com muita longanimidade longanimidade é paciência Deus com muita paciência suportou essas pessoas suportou que elas vivessem suas vidas aqui nesse mundo bebendo a água de Deus o ar de Deus comendo a comida de Deus se aproveitando do corpo que Deus deu da inteligência e da capacidade que Deus deu corrompendo tudo isso e usando tudo isso
para as coisas erradas de Deus suportou permitiu que essas pessoas vivessem sem as destruir imediatamente como ele poderia ter feito porque o plano dele é mostrar sua Ira e o seu poder não agora é por isso que o ímpio faz o que faz e morre em paz morre rico bonito sem problemas Deus suporta com muita paciência esses que vão se perder porque porque há um dia que Deus reservou que é chamado o dia do juízo Paulo já falou dele aqui no capítulo 2 o dia da Ira de Deus quando Cristo voltar e toda a humanidade
for trazida diante de Deus Deus então agora sem restrição Sem Limites vai derramar toda a sua Ira sobre Estas pessoas vasos de Ira preparados para a condenação e Deus vai mostrar a sua Ira a ira reação de Deus da santidade de Deus Diante do pecado e o seu poder em fazê-los sofrer eternamente pela desobediência e pela consequência dos seus pecados Note que em nenhum momento Paulo diz que Deus preparou esses vasos Mas eles foram preparados pelas suas próprias atitudes isso eu tô dizendo por duas coisas primeiro porque Paulo fala aqui que Deus suportou se ele
suportou porque não foi ele que fez e segundo do verso 30 a 33 que nós veremos na próxima vez Paulo vai dizer claramente que a responsabilidade de Israel ter se perdido é dos próprios judeus ele vai colocar culpa nos judeus por terem rejeitado o Messias eu vou falar mais sobre isso mais adiante quando ele fala no verso 23 dos vasos de Misericórdia ele diz que neles Deus mostra as riquezas da sua glória e de fato nos que são salvos e nos que serão salvos Deus vai mostrar as riquezas da sua glória mas da mesma forma
essa riqueza da Glória de Deus ainda não é vista aqui porque esses que são vasos de misericórdia e que foram Escolhidos por Deus de entre os judeus e outros povos para serem o seu povo a primeira vista Eles parecem iguais aos outros porque ele sofrem eles passam necessidade eles perdem o emprego ele sofre com doença terminal morrem de maneira escrociante perdem parentes passam por acidentes então não dá para ver a misericórdia e a graça de Deus na vida deles aqui porque porque Deus está também reservando esse momento para o grande dia do juízo Quando Deus
vai reconhecer nos publicamente e vai dizer para eles vinde Benditos de meu pai entrar de do reino que vos está preparado antes da fundação do mundo e no Novo Céu e na Nova Terra ressurretos com corpos perfeitos incorruptíveis estes que foram eleitos Escolhidos por Deus entrarão na vida eterna e no gozo eterno do seu senhor e assim que Deus então vai mostrar a sua misericórdia Nossa que no verso 23 ele diz que Deus final do verso 23 que estes Deus para sua glória preparou diante mão os vasos de Ira Paulo não disse foi Deus que
preparou mas quando chega nos vasos de Misericórdia ele disse Deus preparou diante mal e aquilo que eu falei se você for para o céu é pela graça de Deus se você for para o inferno a culpa é sua a culpa é sua Bom agora vamos para o terceiro ponto o terceiro ponto começa com a palavra nós no verso 24 o que que Paulo vai fazer aqui do verso 24 até o verso 29 acompanhe aqui o resumo que eu vou dar do raciocínio de Paulo o que ele vai dizer é que a queixa de Deus é
justa Deus se queixa da incredulidade dos judeus Porque os judeus sempre foram Rebeldes ele sempre foram resistentes ele sempre rejeitaram a Deus e a sua lei já vimos exemplos no antigo testamento disso e assim eles mesmos se colocaram para fora do Povo de Deus a prova disso é que os profetas de Israel ao mesmo tempo que ele se queixavam da incredulidade de Israel eles diziam que Deus haveria de levantar um outro povo para tomar o lugar de Israel ia chamar um povo de entre os gentios como prova de que a responsabilidade é de Israel por
haver rejeitado o Messias porque foi sempre assim que eles agiram com relação aos enviados de Deus vamos ver verso final do verso 23 ali deixa eu ler o verso 23 todo é bom sempre ter o contexto né Afim de que desse também a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de Misericórdia que para a Glória Ele preparou já antemão e quem são esses vasos de Misericórdia pastor Augustus de Roma a igreja de Roma então Paulo considera como os vasos de Misericórdia aqueles que creram em Jesus Cristo antes dele vir no antigo testamento pela fé
no Messias que haveria de vir e aqueles que o reconheceram como tal e creram neles que ouviram e que também não viram todos aqueles que creem em Jesus Cristo antes da sua vida Crendo no Messias que a vida e vice sem saber o nome dele e os que creem nele depois que ele veio já sabemos o nome dele Estes são aqueles que Deus de antemão preparou para Glória são chamados vasos de Misericórdia porque Deus lhe concedeu misericordiosamente a vida eterna mediante de Jesus Cristo somos nós os que cremos em Jesus Cristo e aí vem uma
revelação surpreendente que Paulo faz aqui pela primeira vez na carta que Deus chamou não só dentre os judeus Mas também de entre os gentios esse Israel espiritual esse remanescente fiel esses vasos de Misericórdia preparados para mostrar a glória de Deus eles foram escolhidos preparados por Deus desde a eternidade e eles foram chamados pela pregação do evangelho então se você me pergunta pastor como é que eu sei que eu faço parte desse grupo desse desses vasos de Misericórdia resposta é você foi chamado Você escutou o chamado do Evangelho você ouviu Deus lhe chamando para crer no
seu filho e você aceitou o chamado do evangelho e no seu coração você Creu no que se chamado oferecia você recebeu Jesus que é o objeto é o centro desse chamado como sendo seu senhor e salvador é assim que Deus reúne o seu povo no tempo e no espaço na eternidade Ele preparou esses vasos eles escolheu quem ele quis e no tempo e no espaço através da pregação do evangelho ele chama e a boa notícia aqui é que ele chamou não somente judeus e de fato muitos judeus foram chamados Paulo era judeu Paulo era judeu
os 12 discípulos de Cristo eram judeus viraram apóstolos os primeiros que compuseram a igreja cristã em Jerusalém no dia de Pentecostes mais de 120 irmãos Eram todos judeus Deus o chamou a boa notícia é que ele chamou brasileiros também e eu tenho que incluir holandeses né porque minha esposa é holandesa também ele chamou pessoas fora da descendência de Abraão chamou quem não era judeu para fazer parte do seu povo para compor a descendência espiritual de Abraão o Israel espiritual aqui no verso 24 somos nós a quem Deus chamou não só dentre os judeus mas também
dentre os gentios e em seguida Paulo demonstra isso biblicamente ele costuma sempre fazer isso não é o apóstolo Paulo ele ensina alguma coisa e ele cita o antigo testamento como prova aquele faz quatro citações duas de Oséias e duas de Isaías primeiro de Oséias no verso 25 assim como também diz no profeta Oséias a citação é de Oséias 2:23 chamarei povo meu ao que não era meu povo e amada aqui não era amada a quem Oséias estava se referindo ao gentios que não eram povo de Deus Deus não fez aliança com os babilônicos egípcios assírios
mesopotâmicos não não dos teus amonitas moabitas não não Deus não fez acordo não fez aliança com ele Deus fez um acordo com a nação de Israel mas já no antigo testamento O Profeta Oséias diz que Deus haveria de chamar um outro povo Deus havia amado a nação de Israel os filhos de Abraão mas o profeta já dizia que Deus ia chamar de querida uma outra nação que não era nação de Israel aí ele continua a segunda citação no verso 26 agora de Oséias 1:10 no lugar em que se disse vós não sois meu povo ali
mesmo serão chamados filhos do Deus vivo essa situação veio do profeta Oséias que tá reclamando da incredulidade de Israel e aí o profeta diz olha vocês esse povo que vocês dizem os gentios que vocês desprezam vocês judeus desprezam e que diz vocês dizem que eles não são meu povo povo de Deus ali mesmo eles serão chamados filhos do Deus vivo Essa era uma designação somente para os filhos de Abraão filhos do Deus vivo mas agora Deus chama um outro povo que antes não era povo e diz vocês também são filhos do Deus vivo terceira citação
agora de Isaías no verso 27 relativamente a Israel dele clame Isaías e Paulo cita aqui Isaías 10:22 a 23 a citação é essa ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar o remanescente é que será salvo Ainda que os judeus sejam tão numerosos como os grãos de areia na praia ainda assim somente um remanescente uma porção deles e que será salvo aqueles que Deus escolheu os 7 mil que não dobraram o joelho a Baal quando a nação inteira estava adorando Ídolos e Paulo considera que entre esses remanescentes estão urgente
os gentios fazem parte do remanescente Fiel do Povo de Deus e no verso 28 Paulo ainda tá citando Isaías ele diz porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra essa que ele disse de que ele vai salvar o remanescente ele cumprirá cabalmente e em breve ou seja Deus está agindo de forma Cabal e rápida chamando de entre gentios aqueles que vão compor juntamente com os judeus crentes o povo de Deus o Israel espiritual O remanecente Fiel os vasos de misericórdia que Deus de antemão preparou e que chamou através da pregação do evangelho a
última citação de Isaías verso 29 como Isaías já disse E aí vem a citação se o senhor dos exércitos não nos Tivesse deixado descendência ter nosíamos Tornado como Sodoma e semelhantes que era os símbolos da antiguidade da depravação Total corrupção completa Sodoma e Gomorra Isaías diz que Israel era como Sodoma e Gomorra se Deus não tivesse escolhido de entre os judeus o que Isaías chama aqui uma descendência descendência espiritual remanescente fiel o verdadeiro Israel a nação já tinha sido se tornado igual a Sodoma e Gomorra só não era porque lá no meio tinha essa descendência
tinha esse remanescente esse pouco não é esse grupo que Deus havia escolhido elegido chamado e preservado para sua glória ou seja qual é o ponto de Paulo aqui a pergunta é porque Deus está se queixando a resposta é Deus está se queixando Porque o povo dele que Ele Escolheu os filhos de Abraão sempre foram desobedientes E se eu não tivesse escolhido do meio deles aqueles que eu quis Eles teriam tido o mesmo destino Sodoma e Gomorra não tinha diferença nenhuma só que eu não somente escolhi filhos de Abraão para serem salvos Eu também chamei gentios
pessoas de entre as nações para compor o meu povo de forma que no último dia nós veremos uma grande multidão de todas as tribos línguas e nações de pé diante do cordeiro dizendo grande ao cordeiro que foi morto aquele grande dia o povo de Deus se mostrará como sendo um povo chamado e entre todas as nações o ponto então de Paulo aqui respondendo é que a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana o fato de que Deus É soberano e que ele faz o que ele quer não anula a sua responsabilidade pela escolha que
você faz pelas decisões que você toma pelos erros que você comete Essa é a resposta final do apóstolo Paulo aindagação se Deus pode se queixar da raça humana eu quero fazer algumas aplicações práticas para encerrar queridos primeiro talvez você às vezes seja tentado a questionar a justiça de Deus ou direito que Deus tem de exercer a sua soberania eu entendo isso perfeitamente eu quando me converti aos 22 anos eu tinha uma baita dificuldade com essa doutrina da soberania de Deus E durante os dois primeiros anos da minha conversão eu lutei muito Contra isso cheguei até
de chamar de doutrina do diabo esse tipo de coisa ainda bem que não era blasfêmia contra o Espírito Santo mas talvez você se sinta assim tentado Às vezes a questionar o direito que Deus tem de ele fazer o que ele quiser como criador ou você o que Deus está proibindo aqui e eu quero que você ouça nessa noite não é que você faça a perguntas fazer perguntas é bom é saudável e é necessário mas o que Deus não admite é que você seja presunçoso você seja arrogante e que você se Coloque numa posição como se
você soubesse todas as coisas você não sabe nada eu não sei nada nós não somos nada diante da imensidão de Deus quem somos nós para questionar os caminhos de Deus o máximo que você pode dizer é o seguinte eu não entendo você não pode dizer que não está na Bíblia porque tá muito Claro não está de que está na Bíblia de que Deus É soberano e que ele salva quem ele quer soberanamente você não pode negar isso que você pode dizer que você tem dificuldades em aceitar você tem dificuldades em compreender mas você não pode
negar que a Bíblia ensina e afirma com toda a clareza Soberania de Deus na salvação dos homens isso você não pode negar segunda aplicação para você que talvez tenha perguntas sinceras para fazer a Deus Deus porque o mal no mundo então se o senhor sabia de tudo porque é que o senhor criou não é porque que tanta sofrimento no mundo sendo o senhor que o senhor é não faz mal você ter esses questionamentos Não Faz Mal Deus respondeu muitos dos questionamentos de Jó não todos mas alguns Deus Jesus Cristo durante os três anos que teve
com os discípulos ficava respondendo perguntas que parecem para nós né assim até poeiris mas ele teve paciência e responder Deus não tem dificuldade em ouvir os seus questionamentos e pergunta se sinceras e de alguém que de fato quer aprender o que ele não tolera a presunção e arrogância Então pergunte faça questionamentos estude procure conhecer mais tem nada errado com isso e não é isso que esse texto pretende fazer inibir que você faça perguntas a respeito dessas coisas talvez você tenha em terceiro lugar talvez você tem está tendo dificuldade em entender logicamente como é que Deus
É soberano e o homem é responsável porque as duas coisas parecem se excluir se Deus é soberano então tudo que o homem faz faz porque Deus determinou Então como é que eu posso culpar o homem por alguma coisa que Deus determinou que ele fizesse ou então se o homem é responsável pelos seus atos significa que Deus não determinou nada do que ele faz porque de que outra maneira ele poderia ser responsabilizado eu sei que isso dá um nó na cabeça algum tempo atrás eu conversei com uma querida irmã que nunca tinha compreendido nunca tinha tentado
para essas doutrinas e quando ela começou a estudar sobre a soberania de Deus e tudo mais deu um nó E ela diz pastor a tua três meses sem conseguir orar Não é porque eu fico pensando o que que adianta orar se Deus já soberanamente determinado todas as coisas então durante três meses deu um nó travou né então para destravar deu trabalho né E aí e eu sei que a gente trava e outras partes também né então se Deus é soberano Então para que oral Então para que evangelizar porque me esforçar ou fazer alguma coisa já
tá tudo determinado eu sei que às vezes você tem dificuldade com isso quando você tenta harmonizar logicamente as duas coisas eu vou dizer aqui então algo para você não tem como você harmonizar logicamente essas duas coisas a Bíblia ensina essas duas verdades com a mesma intensidade e clareza às vezes no mesmo versículo a soberania de Deus é a responsabilidade humana as duas coisas são ensinadas lado a lado na Bíblia você vê o apóstolo Paulo aqui ele não tentou dar uma solução para esse problema ele simplesmente afirmou a soberania de Deus e afirmou a culpa de
Israel lado a lado sem tentar explicar o aparente paradoxo eu digo aparente paradoxo porque não é um paradoxo paradoxo são duas verdades contrárias o que isso é é um antinomio é o nome que a gente dá para duas verdades que parecem se contradizer e para as quais nós não encontramos uma resposta lógica e eu tenho uma má notícia para você o cristianismo tá cheio de antinômios a começar a doutrina da trindade um mais um mais um igual a um é um anti nome mas é o que a Bíblia ensina a Bíblia ensina por um lado
que só há um Deus não há três Deuses não é um Deus de três cabeças ou três manifestações do mesmo Deus é um Deus só ao mesmo tempo tem uma pessoa chamada o pai que a bíblia chama de Deus tem outra pessoa chamado filho que a bíblia chama de Deus e tem outro ser chamado espírito santo que a bíblia chama de Deus e ela disse que só tem um como não sei e você também não sabe mas a Bíblia afirma isso ou por exemplo a pessoa de Jesus Cristo a Bíblia trata Jesus Cristo como se
fosse Deus atribui a ele todas as características de Deus os seus discípulos o adoram ele tem todo o poder no céu e na terra ele é verdadeiro Deus mas a mesma Bíblia também diz que ele teve fome que ele chorou e que ele morreu numa cruz como é que pode isso Deus morrer numa cruz Deus sentir fome as duas naturezas de Cristo que não se misturam não se confundem e são plenas tudo isso na mesma não são duas pessoas Cristo não era bipolar não era duas pessoas vivendo numa só mas uma única pessoa com duas
naturezas como isso anti nome não sei e você também não sabe Eu desconfio que ninguém sabe mas a verdade é que a Bíblia ensina essa verdade ela ensina essas duas coisas com a mesma intensidade E a mesma coisa com a gente chega na questão da salvação na soteriologia que a doutrina da salvação com a mesma intensidade que a Bíblia diz assim ao pecador se arrependa e Creia mude os seus caminhos receba Jesus como seu Salvador para que você seja salvos não você vai condenado com a mesma intensidade a Bíblia diz se Deus não lhe chamar
você não vem não foram vocês que me escolheram mas eu escolhi Vocês todo aquele que o pai me dá esse virá a mim com a mesma intensidade no mesmo livro às vezes no mesmo Capítulo e às vezes no mesmo Versículo as duas coisas são ensinadas igualmente então o que que nós temos que fazer humildemente e dizer diante de Deus Deus eu recebo aquela expressão que o pessoal de lá fora eu recebo tá então a verdadeira o uso dessa expressão é aqui tá certo quando você vai receber essas verdades como sendo palavra de Deus ainda que
você não saiba como ela se relacionam logicamente aqui nesse mundo Trindade natureza de Cristo salvação do homem e você vai se humilhar diante de Deus vai dizer Deus tu és tão grande porque se eu pudesse compreender estas coisas eu acho que eu seria igual ao senhor não é mas o Senhor é Deus de eternidade isso é completamente outro nós não temos nem como começar a entender o senhor e os seus caminhos e aqui estou eu questionando a tua Justiça querendo saber porque que o senhor faz assim nós vimos ter essas coisas deveriam nos humilhar diante
de Deus e nos levar adoração ao Deus supremo majestoso e transcendente uma palavra também finalmente aqueles que estão aqui que não se arrependeram ainda dos seus pecados e não creem Jesus Cristo como o Messias o filho de Deus eu quero dizer nessa noite não permita que essa doutrina da soberania de Deus se torne uma desculpa pois ela não é você é responsável pelos seus atos e se você aqui nessa vida deixar de crer em Jesus Cristo obedecer a Deus no seu chamado do evangelho e se render a Jesus de Nazaré você será com justiça condenado
ao inferno pela sua própria responsabilidade ninguém que está lá no inferno hoje pode alçar a voz e clamar aos céus e dizer eu estou aqui por culpa de Deus todos que estão lá sabem que estão lá pela sua própria responsabilidade não deixe essa doutrina ser um empecilho para você hoje aqui agora Dizer deus eu vou mudar a minha vida eu vou ouvir o chamado do Evangelho eu vou parar essa minha vida errada essa minha vida hipócrita oculta e eu vou me tornar um seguidor de Cristo vou assumir o cristianismo como ele ensinaram na Bíblia de
todo o coração não deixa essa doutrina ser um empecilho porque ela não é na verdade era um incentivo porque ela mostra que Deus ele é poderoso para dessa massa falida que nós somos nos fazer vasos para glória e vasos para honra e o que vem a ele ele não vai lançar fora creia nisso nessa noite receba Jesus ouço chamado do evangelho e se torna um discípulo dele de Cristo Jesus oremos ó Deus Nós não sabemos nem como começar a falar sobre o senhor só podemos falar de ti porque o Senhor se revelou a nós porque
que Deus há como o senhor que fez os céus a terra e o mar e tudo que neles há simplesmente com o poder da tua palavra Senhor te damos graças porque na tua grandeza tô te dignastes a vir ao nosso encontro como criaturas caídas e pecaminosas e nos deste teu filho Jesus para ser o nosso salvador e senhor eu peço que essa verdade seja impressa nos corações essa noite pelo teu espírito santo se alguém aqui essa noite que ainda não creio em Jesus nós queremos pedir que tu chames de maneira eficaz irresistível se algum filho
ou filha Deus aqui nessa noite que lutam com a tua soberania ó Deus Aquieta o coração deles peço a Deus de que tu jamais farás alguma coisa injusta porque tu és bom reto e Santo e senhor edifica o teu povo Levanta a tua igreja chama os que são teus aqueles que o senhor preparou para a Glória de antemão é o que nós Te pedimos por amor de Jesus em quem todas estas coisas são possíveis amém