Falaram que PCA + 8% é a melhor oportunidade do ano. E eu vou te provar nesse vídeo aqui que isso não é verdade. Eu sei, eu sei.
Tem muita gente gravando vídeo falando e PCA mais 8 ali para 2029, você vai ganhar muito dinheiro. Mas isso não é verdade. Sabe por quê?
Porque não fizeram conta. Eu vou te provar com números, com uma planilhinha simples que eu preparei para você, porque isso aqui tá errado. Então, bora pro vídeo.
Primeira coisa que a gente vai fazer é entrar no portal do tesouro direto e consultar qual que é a taxa neste exato momento, tá? pra gente fazer a comparação para verificar qual que vai render mais nos próximos 3 anos. A gente já vai encontrar um probleminha que é facilmente solucionável, tá?
Quando a gente olha aqui, procura o tesouro IPCA, né, que chegou a IPCA + 8%, a gente vai encontrar a taxa do tesouro PCA+ 2029, que hoje cedeu um pouquinho, tá lá em PCA+ 7,80, tá? Então o IPCA tá aqui com a taxa de PCA + 7,80%. Tô só anotando aqui pra gente fazer as contas depois, beleza?
Agora vamos procurar o tesouro pré-fixado 2029. Vamos lá. Hum, Gui, tem um problema.
Não tem tesouro pré-fixado 2029. E agora, como é que a gente faz essa comparação? A gente vai fazer a comparação aqui pegando o vencimento mais próximo possível, que é o tesouro pré-fixado 2028.
Perfeito. Então, a taxa do pré-fixado é hoje de 14 aqui, 32%, tá? Pra gente entender qual desses caras vai render mais nos próximos 3 anos e qual você deveria direcionar a maior parte do seu dinheiro, eu montei uma planilha, uma planilha para você entender como que funciona, quando que um vai apresentar maior retorno, quando que o outro pode apresentar maior retorno, tá certo?
Então, dá uma olhadinha aqui nessa planilha. Ela é simples, mas você vai entender finalmente como é que funciona o tesouro PCA e o tesouro pré-fixado. Então, dá uma olhada aqui, ó.
Só coloquei o nome dos ativos e a taxa. Perfeito? Você tá vendo aqui as colunas que estão selecionadas?
Aí eu montei uma tabelinha. Por quê? Que a gente precisa entender uma coisa.
Quando eu compro um Tesouro IPCA mais, né, o que que ele vai render? Vai me render isso daqui, R80, acima da inflação. A inflação tá aqui, ó, e PCA.
PCA é o indicador oficial da inflação no Brasil. Beleza? Então você vai acumulando ao ano a variação do IPCA mais esse 780.
E aí você chega na variação final desse ativo, no preço desse ativo. O pré-fixado, a conta dele é mais simples, né? Você pega essa taxa cheia aqui e vai verificando quanto ele rende ao longo do tempo.
Eu fiz uma continha para verificar quanto precisaria ser a inflação ano a ano para que esses dois investimentos, ou seja, esses dois títulos públicos apresentassem exatamente a mesma rentabilidade, porque o IPCA vai acumular o retorno do 780, certo? E o pré-fixado vai render 14,32. Eu coloquei o retorno nessa tabelinha aqui embaixo, tá escrito retorno.
Então veja comigo, ó. O IPCA mais, né, vai render 780. Mas a inflação, quanto precisa ser a inflação para ele acumular 14,32% ao ano?
6,05. É a continha que eu fiz aqui, tá? E no ano seguinte, Gui, a mesma coisa.
A inflação precisa ser 6,05. E daqui 3 anos, Gui, mesma coisa. A inflação precisa ser de 6,05.
Aqui embaixo, ó, eu faço a continha, poxa. Então, 780 mais a inflação de 605 vai dar um retorno de 14,32. Retorno do pré-fixado é 14,32.
Então, se eu compro esses dois ativos e a inflação todos os anos é de 6,05, no final desse período de 3 anos, eu vou ter o retorno em cada um deles de 49,41%. Alguém você não me ajudou? Qual que vai render mais?
Qual que vai render menos? Agora dá uma olhada. Quando a gente pega o boletim Fox, que traz as principais projeções de inflação, de atividade, de juros pro Brasil, a gente percebe que a expectativa média dos economistas não tá em 6%, certo?
para 2025 e nem pros próximos anos. Ela está aí quanto, Gui? Tá perto de 5,60 pro ano de 2025, tá perto de 4,5 pros próximos anos e tá perto de 4 lá pro ano de 2027, tá certo?
Ou seja, tem uma diferença bem grande do que os economistas esperam pros próximos anos e do que a inflação precisaria ser para que o IPCA+ alcançasse o mesmo retorno do tesouro pré-fixado. Gui não entende nada. Bom, que que eu vou fazer aqui agora para você?
Vou pegar então qual que é a expectativa de inflação dos economistas lá no boletim do Banco Central. Dá uma olhadinha. Então, o boletim Focus, o nome é muito fácil de você acessar.
Se você quiser acessar você consegue. Mas não sei se você vai ter o interesse em fazer isso, né? Coisa chata aqui, tá?
Mas olha aqui, ó. A gente consegue ver quanto que o mercado espera de inflação para 2025. 5,65.
Então, vamos anotar que a gente vai preencher na planilha depois. 5,65. Beleza?
Bom, e pra 2026, Gui, tá aqui, ó, na coluna IPCA, na linha IPCA. Opa, para 2026 4,5. Beleza, show de bola.
Para 2027, Gui, expectativa de 4% de inflação. Olha lá, pô. 4%.
Acabou de pegar essas projeções, hein? Atualizadas, fresquinhas. Beleza.
Bom, agora vamos colocar na nossa planilha. Então, veja só, inflação do ano um, vamos colocar aqui perto do que o mercado espera para 2025. 5,65.
Inflação no ano dois. colocar aqui que os economistas esperam, que está em 4,5%. Pro ano 3, lá para 2027 que os economistas esperam 4%.
Veja, olha o que que aconteceu. Retorno esperado do IPCA mais no ano um, vai ser de 13,89 e do pré-fixado 14,32. Não muda.
Você comprou o pré-fixado a 14,32, você carregar ele até o vencimento, ele vai render exatamente aquilo que você contratou. No ano dois, quanto que vai ser o rendimento do IPCA mais 12,65. Por que muito menor do que o ano passado, Gui?
Porque, ó, a inflação aqui, expectativa de inflação é de 4,5, bem abaixo dos 5,65, projetado pelos economistas para o primeiro ano. E o retorno do terceiro ano, Gui, retorno do terceiro ano é de 4%, ou seja, retorno acumulado do IPCA no terceiro ano é ainda mais baixo, é de 12,11 contra um retorno esperado do pré-fixado de 14,32%. Que que isso significa aqui?
Isso significa que se os economistas estiverem corretos em suas projeções aos olhos, né, do boletim Focus de hoje, o pré-fixado 2028 vai apresentar um retorno maior do que um IPC a mais de prazo muito semelhante. Caraca, não acredito, cara. Então, essa taxa de PCA+ 8, ela não parece uma grande maravilha se comparado com a taxa do pré-fixado, correto?
Correto? Porém, você pode trazer um ponto, ô Gui, mas do jeito que as coisas estão, a inflação ela pode ser muito maior do que esses caras esperam, não pode? De fato, ela pode.
Mas vamos verificar o quanto ela precisa ser maior para que você supere e muito o retorno do pré-fixado. Bom, então vamos imaginar que 565, né, esse ano tá OK, porque, pô, esse ano os economistas eles são bons em acertar a inflação de curto prazo. Agora, de 1, dois anos pra frente já fica mais difícil.
Então, vamos supor que eles acertem a inflação do primeiro ano, 5,65. do segundo ano os caras estão muito otimista, a inflação vai ser de 6,5%. 6,5%.
E do terceiro ano, Gui, os caras estão maluco, cara, esse negócio vai ser pior, vai ser 7%, vai ser mais do que o dobro da meta do Banco Central. Como assim o dobro da meta, G? Meta do Banco Central é até inflação em três.
Se fosse sete é mais que o dobro da meta, ó que doideira. A gente coloca 7% aqui, pô, olha o retorno acumulado. Aí o retorno do IPCA mais ele vai superar por pouco o retorno do préfixado de curto prazo.
Lembre-se, ó, vamos tirar aqui essas projeções de PCA, voltar porque a gente do que o mercado, do que os economistas esperam. 43,84 do IPCA contra 49 do pré-fixado. Se a gente coloca projeções muito piores de 6,5 pro segundo ano e de 7 pro terceiro, o IPCA mais supera o retorno do pré-fixado?
Sim, mas por muito pouco. Olha só. 5082 do IPCA+ de curto prazo.
Então vamos colocar aqui PCA+ de curto prazo contra 49 e 41% do préfixado. Então veja só, se os economistas estiverem muito errados, muito errados, ou seja, se a inflação foi muito pior do que eles esperam, você vai ter um retorno de 1,40% a mais no IPCA de curto prazo. Porém, dê uma olhada, se esses caras estiverem minimamente certos, qual que vai ser o retorno do IPCA?
43,84%, e do pré-fixado 49, 41%. Olha a diferença. Qual que é a taxa de retorno de diferença aqui?
Quase. Eu vou colocar aqui a taxa certinha, senão vocês vão falar: "Pô, o cara não sabe fazer conta, pelo amor de Deus" e tudo mais, né? A diferença vai ser de 5,60.
Tá vendo a diferença? Se os caras estiverem certos, o pré-fixado vai render R,60 a mais. Se eles estiverem não pouco errados, mas muito errados, o IPCA+ vai render 1,40% a mais.
Então o que que eu quero mostrar para você nesse vídeo? Que o tesouro IPCA mais de curto prazo, por mais que a taxa dele tenha chegado em IPCA mais 8, falando do IPCA mais de curto prazo, hein, isso não parece ser uma grande maravilha. Parece que a taxa do pré-fixado, ela é extremamente competitiva frente à taxa do IPCA+.
Olha que doideira. E o que que você tá vendo aí através dos vídeos do YouTube? IPCA+ 8, oportunidade da vida.
Vamos fazer conta? Estamos fazendo conta. Parece ser oportunidade da vida.
Se os maiores e melhores e mais bem conceituados economistas repletos de ferramentas e ajudantes, estagiários e analistas em volta estão projetando isso de inflação, não parece ter uma simetria tão absurda assim pro IPCA. Mais agora vou lançar uma outra provocação. A gente colocou aqui um cenário pior do que os economistas esperam.
Mas e se o cenário for melhor do que os economistas esperam? Que que pode acontecer? Bom, 5,65 esse ano, ano que vem, pô, 4%.
E no outro ano pode ter troca de governo, pode ser um governo um pouco mais responsável do ponto de vista fiscal, pode ser menos gastão. E a meta do Banco Central é três. Aí ele chegou, entregou um resultado perto da meta de 3,5.
Veja só o que acontece. O EPCA+ acumaria um retorno de 42 46% e o pré-fixado continuaria acumulando o retorno de 49 e 41%. Ou seja, uma diferença de praticamente 7% a favor de quem?
Do préfixado. Ah, caraca, Gui, eu só colocando IPCA mais de curto prazo na carteira. Aí você vai falar o seguinte: "Caraca, Gui, por que que ninguém falou isso?
" Ninguém falou não. Eu falei, falei pros meus assinantes. Os meus assinantes estão com pré-fixados de curto prazo na carteira também.
Vamos dar uma olhada aqui, ó. Então, lá na carteira da Fclass, que eu e todos os outros analistas tomam conta, né? A gente faz a seleção dos melhores ativos para você, porque a gente faz conta, tá certo?
Se você colocar aqui, ó, entrar aqui, tá lá, ó, renda fixa, a gente vai encontrar, ó, pré-fixado de curto prazo. Tem uma recomendação aqui, na verdade são duas recomendações de títulos pré-fixados de curto prazo. Detalhe, não é o tesouro pré-fixado 2028, tá?
É uma opção mais eficiente ainda, mais líquida. Pô, bem bacana. Então, são duas opções que envolvem pré-fixados de curto prazo para os nossos clientes.
E eles já tiveram essa recomendação alguns meses atrás. Perfeito. Por que, Gui?
Porque eu venho fazendo essa conta recorrentemente e falei: "Opa, pera lá, a inflação tem que ser muito, muito pior do que o que os economistas esperam para que o IPCA mais supere o pré-fixado. " Se a pessoa que você segue ou se você assistiu o vídeo no YouTube não te falou isso, cuidado, hein? Não estão fazendo conta, não estão recomendando os melhores ativos para você.
Beleza? Pô, Gui, eu quero fazer parte, quero acessar as recomendações da Fincles e não ficar dormindo no ponto ou não ficar sendo influenciado por gente que só quer vir no YouTube. Eu quero, por seguir carteiras de verdadeiros profissionais.
Como é que eu faço? Meu amigo, se inscreve para aniversário da FCS, clica no link aqui embaixo, porque no dia 24 de abril a Fclass vai fazer aniversário. O presente é teu, tá?
50% de desconto para ter acesso a tudo que a FCL oferece, inclusive as nossas carteiras recomendadas. Pui, mas será que funciona para mim? Você vai clicar em editar carteira aqui, ó, colocar o valor que você tem para investir.
Pô, eu gui eu não tenho 5 milhões, aí eu tenho 5. 000. Você vai clicar aqui, ó, salvar e atualizar a carteira.
Pensou? A gente recomenda uma carteira pro nível de patrimônio que você tem fácil. Ah, vai ter pré-fixado de curto prazo e muito mais.
Tá certo? Espero que você tenha gostado do vídeo. Cuidado porque PCA mais 8 é bom, mas pode ter coisa muito melhor que você nem tá olhando.
Beleza? Muito obrigado. Até a próxima.
Te espero na F class.