E aí pessoal tudo bem bem-vindo ao estudo de Romanos Capítulo 2 Meu nome é Marcos Botelho sou pastor presbiteriano na cidade de São Paulo dou aula de interpretação bíblica desde 2004 Quero convidar você semanalmente a estudar Romanos essa carta que revolucionou a fé cristã essa carta do apóstolo Paulo você lê essa carta durante a semana faz o seu devocional as suas anotações depois vem conferir o nosso vídeo de estudo aqui ok se você está vendo aqui no YouTube Esse estudo Você é muito bem-vindo mas eu quero falar que tem uma versão estendida uma versão que
eu editei menos então tem mais informação e o link tá aqui no trilh aqui embaixo para você estudar comigo lá eu respondo os comentários eu dou um certificado se você estudar até o fim Romanos todo e também você tem acesso exclusivo essa versão estendida e a alguns outros vídeos é tudo de graça mas as vagas são limitadas então clica e cadastra aqui embaixo Aqui no meu canal eu não consigo dar esse nível de atenção porque tem muitos inscritos e por exemplo no estudo que eu fiz de Atos Já chegamos a 40.000 visualizações nos primeiros Capítulos
Vamos pro Capítulo dois e Romanos todos são culpados e indiscutvel perante Deus a gente viu no capítulo anterior Como o ser humano é indiscutvel perante Deus e todos são pecadores nenhum sequer será salvo a não ser pela graça o justo viverá pela fé então a segunda parte do primeiro capítulo Paulo gasta falando do tanto que os gentios os romanos são indesculpáveis no capítulo dois Paulo vai mudar o público dele ele não não vai falar mais dos gentios agora ele vai falar dos judeus dos religiosos ele vai começar o termo como e você ó homem ele
tá trazendo a figura de um judeu do primeiro século e ele vai expor toda a incoerência dos seus conterrâneos do seu povo que Paulo pertencia nesse capítulo dois o tempo todo Paulo vai fazer um paralelo entre os gentios e os judeus ele vai mostrar que os dois receberam conhecimento de Deus cada um da sua forma aí vai mostrar que os dois grupos tanto os gentios quanto os judeus não vivem de acordo com que conhecem do que é certo do que é moral da Revelação que Deus deu só que tem uma diferença os gentios nunca se
propuseram viver de acordo com a moral de Deus com o que é revelado de Deus eles não só viviam como não condenavam ninguém eles incentivavam cada um viver a sua promiscuidade mas os judeus não só não viviam de acordo com a lei mas condenavam os outros por não viverem então Paulo fala que a diferença entre os gentios e os judeus é que um não vive mas não é incoerente o outro além de não viver se tornou um hipócrita o bicho vai pegar nesse capítulo eu quero que o tempo todo que eu tiver falando dos judeus
que é o que Paulo vai falar nesse capítulo dois você tenha na sua cabeça o religioso de hoje alguém que cresceu numa igreja evangélica ou católica que tem um senso de moral bem apurado sabe o que é certo sabe o que é errado conhece a Bíblia mas não consegue viver então vive na sua hipocrisia é um grande religioso é um moralista talvez esse seja você ou seja eu Paulo vai falar que os judeus daquela época se tornaram tão especialista em criticar os outros que essa especialidade vai ser o que vai condenar eles mesmos no Juízo
Final o tema sobre Juízo Final vai est o tempo todo no discurso de Paulo a ideia que haverá um último dia né não que a vida é infinita sempre vai existir o universo a ideia que vai ter um dia final um juízo e um julgamento essa era a ideia que tava em todo o pensamento do primeiro século a bondade de Deus não serve para nos dar desculpa para fazer coisas erradas mas sim a bondade de Deus nos leva ao arrependimento é bem diferente presta atenção no que Paulo tá falando a bondade de Deus tem que
nos levar ao arrependimento nos leva direto ao arrependimento e não é uma desculpa para poder pecar ao mostrar nos primeiros versículos que o juízo de Deus é inevitável agora orora no Versículo 5 até o Versículo 11 ele vai falar que o juízo de Deus é algo justo Imparcial para com todos Versículo 5 e 6 fala que seu justo julgamento retribuirá cada um conforme o seu procedimento Paulo aqui tá citando Salmo 6212 o caso é que Paulo tá puxando um argumento do antigo testamento em osé em Jeremias tem várias frases e sentenças muito parecidas como Deus
vai julgar de acordo com seu procedimento no juízo final Deus vai julgar a todos de acordo com as suas incoerências com tudo que fizeram você tá sendo incoerente Paulo você falou no começo da carta que o justo ia ser justificado pela confiança pela fé agora você tá falando que a gente vai ser julgado pelas Nossas obras a gente vai ser salvo pelas obras ou vai ser salvo pela fé Paulo iria responder nós vamos ser salvo pela fé mas vamos ser julgados pelas obras embora a justificação de fato seja pela fé o julgamento justo de Deus
será por todas as nossas obras é importante você entender esse argumento e essa linha de pensamento na construção que Paulo tá fazendo no seu argumento na carta aos romanos o dia do juízo final será um julgamento público para todos e tem um propósito maior um propósito em anunciar e justificar o juízo de Deus é interessante que todo esse processo de peneira de separação de joio de trigo que Deus está fazendo ele está fazendo na história humana em secreto ninguém sabe os erros os podes meus seus mas isso será revelado de forma pública no último dia
esse é o argumento que Paulo está dizendo E será por quê não porque ele quer simplesmente Expor os nossos erros porque isso já seria justo mas porque ele quer mostrar que a ira dele é justificável pelo tanto de erro de cada uma das suas criaturas Então nesse julgamento que Paulo construiu em argumentação tem que lembrar que Paulo está num tribunal aqui Deus tá julgando tanto os gentios quanto os judeus e Paulo tá falando que essas provas as boas e as más obras serão expostas de forma pública Para comprovar as acusações que o ser humano vai
receber por ter se desviado e não ter vivido de acordo com o propósito de Deus até os gentios não viveram de acordo com os propósitos que estavam dentro deles por isso que tem que ser público porque a prova é irrefutável e é perante todos Resumindo Paulo tá falando se você viveu de forma justa correta seguindo a bondade e a revelação de Deus você vai ter a vida eterna se você viveu de forma incoerente de forma pecaminosa se entregando aos Ídolos e ao seu próprio prazer você vai ser julgado com a ir de Deus talvez você
tá pensando aí ó de novo Paulo tá falando que tem como ser salvo pelas obras o assunto aqui é julgamento e Ira de Deus e não salvação pelo julgamento existe duas possibilidades sim se você seguiu a Deus e os mandamentos e não pecou você tem a vida eterna se você não seguiu se você pecou viveu a idolatria os seus prazeres você vai ter a ira de Deus mas isso é na teoria isso aqui é na na forma de pensar mais para frente Paulo vai dizer que esse primeiro caminho de não pecar é impossível então que
a gente precisa é da Graça de Deus você sabia que 80% da nossa sociedade não acredita no juízo final Tim Keller um grande pastor e biblista lá de Nova York ele vai dizer o seguinte essa falta de consciência sobre Juízo Final nos torna mais vingativos ele dá o exemplo de alguém que teve Brut M assassinado um dos seus filhos sua filha ou seu filho e no lugar onde esse cara estava não teve um justo julgamento para com o assassino dessa forma o pai se sentiu obrigado a vingar-se da sua filha brutalmente assassinada e estuprada mas
se você tem a plena noção que haverá um dia que vai ter um julgamento pros vivos e pros mortos e de tudo que as pessoas fizeram de injusto como esse assassino você pode descansar em Deus porque se você não tiver a consciência que a Deus pertence a vingança você vai virar o Vingador e desse jeito você não vai viver a fé cristã que fala que a Deus pertence a vingança que incrível para você entender a graça Você precisa ter a plena consciência que haverá Justiça um dia para todos os pecados e por outro lado se
você acredita que tem um julgamento final Você Grita Misericórdia você entra em desespero porque se todo mundo vai ser julgado pelas suas obras eu e você também vamos ser então o juízo final não só traz paz para as injustiças que a gente vive mas também nos coloca mais Humildes porque nós sabemos que também nós vamos ser julgados pelas Nossas obras de forma pública e que com isso nós temos mais misericórdia ao falar dos outros e quando nos relacionamos diante de Deus n nossas orações pedimos misericórdia para nós também então o conceito teológico que um dia
haverá Justiça haverá um julgamento final é um conceito fundamental para todos os cristãos entre os versículos 12 e 16 Paulo vai falar que esse julgamento ele é imparcial e que não existe nenhuma diferença entre os judeus e os gentios agora Paulo começa a mexer no vespero porque um judeu não vai gostar que não existe nenhuma diferença entre eles o povo escolhido de Deus a etnia escolhida por Deus e os gentios os romanos essa essa turma que é idólatra imoral que não segue os bons costumes e a moral revelada por Moisés Paulo nivela todo mundo no
conhecimento moral sobre Deus ninguém é indesculpável e por todos terem essa moral revelada todos têm a consciên de que um dia já pecaram e já falharam no que é certo diante de Deus e por terem essa consciência tem uma culpa dentro de nós Paulo tá dizendo que todo ser humano tem essa culpa nós sabemos que algo está errado desde muito novos e quanto mais velhos a gente vai ficando mais vai ganhando essa consciência de que nós somos falhos e que não atingimos o objetivo em que fomos criados Você lembra do episódio de Jesus com a
mulher adúltera Jesus fala quem não tem pecado que atira a primeira pedra e a narrativa bíblica fala que dos mais velhos aos mais novos Eles foram Deixando as Suas pedras de lado e indo embora a consciência vem dos mais velhos de que todos são pecadores os mais novos ainda se iludem mas quanto mais passa o tempo mais a gente percebe o quão deturpado nós somos na nossa AL alma na nossa vida no Versículo 12 Paulo fala que todos pecaram a base do julgamento final são as nossas obras a regra do julgamento final é o nosso
conhecimento do que é certo ou errado e esses dois argumentos a base sobre as obras e a regra sobre o conhecimento Paulo fala que todos tiveram conhecimento e que todos falharam nas obras revelando assim para os judeus que não basta a lei mas sim tem que praticar não basta só ter ouvido a lei de Moisés sen não obedece no Versículo 16 Paulo vai revelar três verdades sobre o dia da Ira de Deus a primeira é que o juízo de Deus abrangerá as áreas ocultas da nossa vida aquilo que nem a gente sabe vai ser revelado
das nossas obras a segunda verdade é que o juízo de Deus vai ser revelado e julgado pelo nosso senhor Jesus Cristo e por um lado é muito bom saber que o nosso salvador vai ser quem vai nos julgar isso é muito interessante Porque existe um paralelo entre esse trecho de Paulo e o sermão do Monte que a gente já estudou aqui no nosso canal e como Jesus passa para o pai esse julgamento mas Jesus fala no final do seu sermão do monte lá em Mateus 7 que ele vai julgar também cada um pelas suas obras
e a terceira verdade Paulo fala que o juízo de Deus faz parte integral do Evangelho a gente costuma falar do Evangelho sem a parte do Juízo Final sem a parte da Ira de Deus e Paulo tá dizendo aqui que faz parte do evangelho quando você entende esse lado escuro Sombrio difícil de entender da Ira de Deus do Juízo Final faz brilhar de forma muito mais reluzente o evangelho da Graça da salvação mas tudo está associado não tem como dissociar essas duas verdades Resumindo o versículo 1 ao 16 aqui do capítulo 2 Paulo tá falando que
não importa o jeito que a gente chegou ao conhecimento da verdade de Deus e que estamos errados Uns vão ser pela Revelação Universal outros pela Revelação específica da palavra ou de forma natural ou pela graça por Manifest a s exteriores ou pelo íntimo de nossa alma escrito na escritura ou escrito nos nossos corações não importa como a gente chegou a essa revelação do que é certo ou errado o que importa é que todos nós fracassamos em Cumprir o que é certo diante de Deus e que por isso todos nós estamos e com justiça debaixo da
Ira de Deus tanto os religiosos como os gentios os profan anos os que não TM religião nenhuma eu queria dar uma pausa aqui isso preocupa você em saber que todos nós estamos debaixo da Ira de Deus e que merecemos A Ira de Deus porque somos pecadores e que somos Inimigos de Deus a Palavra de Deus fala que Deus nos amou quando éramos Inimigos de Deus isso quer dizer que toda vez que a gente ainda não é salvo a gente não tem uma situação neutra Ah eu sou um desconhecido né eu lembro que por ser filho
de missionários sempre tinha aquele argumentação mas e aquelas tribos que nunca ouviram falar de Deus e aquele cara que é bom pai que é bom filho que é fiel à sua esposa não ele não vai na igreja mas ele é uma boa pessoa ele é generoso com o seu recurso Ele tem os princípios ele não mata não fala mal de ninguém todos esses são Inimigos de Deus assim como eu e você se não for pela graça nesse final de Capítulo dois Paulo já Tá imaginando os judeus falando você é louco você tá dizendo que a
gente não tem nada de mais especial de bênção maior do que os gentios eles já tinham a aliança A Lei e a circuncisão e só isso em si já era uma maior bênção mas eles não entendiam isso eles se achavam superiores e como a igreja em Roma foi plantada por judeus e depois eles tiveram que sair por um tempo pela perseguição de Cláudio e voltar e tava sendo liderada pelos gentios agora eles tinham que viver em harmonia então isso era uma dura verdade que os judeus tinha que ouvir a gente falou muito sobre isso na
introdução Espero que você tenha assistido agora no final desse Capítulo Paulo vai falar sobre a Lei e sobre a circuncisão especificamente agora no Versículo 17 ao 24 Paulo vai falar um pouco mais sobre a lei para responder o questionamento desses judeus que estão achando mais especiais do que os gentios de de forma bem Severa no Versículo 21 fala vocês ensinam os outros mas não sabem ensinar a si mesmo Paulo vai fazendo quatro perguntas que vai colocar todo judeu e Todo religioso eu e você contra a parede falando você gosta de ensinar os outros né O
o palestrinha né seria hoje Paulo falaria Ô palestrinha você gosta de ensinar os outros mas você não consegue ensinar você mesmo é tão difícil se autoeducação porque rouba os outros você fala o tempo todo sobre Adultério mas seus olhos são mais adúlteros que os outros você que detesta os Ídolos mas rouba os templos são quatro perguntas que não tem muito bem respostas talvez eles odiavam os tempos não iam lugares nem festas consagradas a Ídolos Mas roubavam eles se debochando mas pegavam as riquezas que esses tempos produziam e assim também era com Adultério com furto e
então eles estavam envolvidos com algum tipo de Pecado ali e que Paulo tá confrontando com algumas perguntas dizendo vocês se acham tão especiais Mas e todos esses pecados que vocês têm seria como Paulo hoje falar com os evangélicos vocês se acham superiores vocês acham que podem julgar os brasileiros mas e os pecados das igrejas os escândalos dos pastores a forma com que as igrejas às vezes lida com o lado financeiro roubando o povo e usando de forma errada o dinheiro que é consagrado debochando da Fé dos outros mas usando a fé cristã como forma de
idolatria em vez de adoração gostam de dar lição de moral pros outros mas não sabe viver uma moral reta e justa Seria a mesma coisa Paulo falando lá pros religiosos judeus e falando pros evangélicos agora como a carta aos romanos é tão atual eu fico indignado O problema é que a gente não tá lendo para nós e agora no Versículo 25 até o final do capítulo Paulo vai tocar num assunto muito delicado muito precioso para os judeus que é a circuncisão um erro muito comum dos religiosos daquela época e de hoje também é elevar um
símbolo um sinal a uma importância que só o significado desse sinal deveria ter naquela época era a circuncisão nos dias de hoje pode ser o batismo por exemplo nesse final de Capítulo dois dá uma observada e tenta sempre fazer esse paralelo entre circuncisão e batismo então Paulo vai argumentar que é verdade que a circuncisão é um sinal Claro que Deus deu para selar uma aliança mas não era algo mágico algo que uma vez feito acabou não era um substituto da Obediência de obedecer a Deus muito pelo contrário era um sinal de que essa pessoa agora
era obediente e fiel a Deus assim como o batismo também a gente começa a valorizar mais o ritual de como é feito do que a verdade do que obedecer a Deus do que o símbolo que representa uma nova vida morreu pro velho homem o velho ser humano velho pecador e vive agora em Cristo Os Religiosos adoram levar o símbolo para um lugar maior do que o significado do símbolo e Paulo tá dizendo Parem com isso assim vocês estão camuflando como uma cortina de fumaça eugen pittson usa essa expressão na sua parafraseada vocês estão colocando uma
cortina de fumaça com seus rituais mas estão escondendo que vocês não obedecem a palavra de Deus por isso que vocês se preocupam tanto com o símbolo e não com o significado é muito legal o paralelo que Paulo faz no Versículo 25 e 26 ele fala ó Alguns são circuncidados mas não obedecem a Deus por isso eles são incircuncisos mas alguns incircuncisos Alguns gentios por obedecerem a lei revelada no seu coração são mais circuncidados do que os circuncidados é como se Paulo tivesse dizendo assim tem gente que é batizada tudo certinho dá o dízimo na igreja
mas não obedece ao senhor no seu dia a dia e eles não têm nada de batizados de Nova criação mas tem gente que nem vai na igreja nem é batizado mas consegue viver de acordo com a proposta de Deus E esse sim receber o batismo no seu coração é isso que Paulo tá falando Não fica bravo comigo não não sou eu não fica bravo com Paulo e para acabar Paulo nos seus últimos dois Versículos do capítulo 2 da carta aos romanos ele vai trazer um novo significado ele vai ressignificar o que é ser um judeu
circuncidado primeiro ele vai dizer que a de ser um verdadeiro judeu circuncidado não tá de forma externa mas sim interna trazendo assim a lição número dois do que é ser um judeu é aquele que é circuncidado no coração e não na carne e aí Paulo vai falar que essa circuncisão que é feita no coração ela é feita através do Espírito O Espírito Santo e esse espírito santo Paulo vai retomar mais no meio da carta com essa ância se lembre que a igreja de Roma provavelmente começou no Pentecoste naquela pregação de Pedro então quando Paulo fala
olha a verdadeira circuncisão acontece no coração de vocês e quem faz a circuncisão não é nenhum Rabino não é nenhum sacerdote é o espírito santo ele tá Relembrando judeus a essência do chamado e do Pentecoste no coração da igreja e por último ele fala porque foi feito pelo Espírito Santo a aprovação que vocês precisam ter é do Senhor nosso Deus e não de homens Isso muda tudo porque se o julgamento vai ser pelas obras de forma pública a única aprovação que eu e você precisamos ter é do nosso senhor mesmo que os outros nos julguem
o verdadeiro julgamento e o verdadeiro juízo vem do nosso Deus e nosso senhor meus queridos que a gente aprenda a não se encantar nas coisas que são exteriores nas coisas que são visíveis nas coisas que são superficiais materiais mas que a gente se apega à Obra do Espírito Santo feita tanto para pessoas que não nasceram num lar evangélico assim para os que nasceram no lar evangélico e se tornaram religiosos que esse espírito santo possa fazer algo interno invisível mais real essa obra salvífica esse batismo interno que nos lava por inteiro e que nos dá uma
nova vida essa circuncisão essa marca que somos um povo de Deus um povo separado para um propósito que Deus abençoe a sua [Música] vida