o TRISTE FIM de SÓCRATES

254.95k views1321 WordsCopy TextShare
Tinocando TV
O triste fim de Sócrates Sócrates é, sem sombra de dúvidas, o maior nome da Grécia Antiga. Suas ide...
Video Transcript:
França, 1787. As tensões  sociais não paravam de crescer, resultando num processo que iria  desencadear na Revolução Francesa. Mas, mesmo antes da Queda da  Bastilha e da morte de Luís XVI, a Europa como um todo já era  palco de um movimento que mudaria todo o cenário sócio-político da época: o Iluminismo.
Ao colocar a razão como peça central da sociedade, o Iluminismo mudou totalmente  os rumos do pensamento humano. Foi com esse movimento que  surgiram grandes pensadores, como Immanuel Kant, Rousseau e Hobbes. Todos os movimentos, sejam eles políticos,  econômicos ou artísticos, também foram.
Na política, a monarquia absolutista  e o mercantilismo perdiam força; na economia, o liberalismo de Adam  Smith ganhava cada vez mais notoriedade; e na arte, o Período Clássico  ressurge com o neoclassicismo, que tem como seu principal  artista Jacques-Louis David ou Jacques-Louis David [sotaque em francês]. Esse movimento, como o próprio nome diz, é uma tentativa de reviver os elementos  culturais da Antiguidade Clássica, principalmente da Grécia Antiga. Oi, eu sou o Tinôco e sem sombra de dúvidas o maior nome da Grécia Antiga é Sócrates.
Suas ideias permanecem vivas até hoje, mesmo sua morte tendo acontecido  há mais de 2 mil anos. Essas mesmas ideias que libertaram as mentes  de bilhões de pessoas ao longo da história são as mesmas que fizeram Sócrates  ser preso e condenado à morte. Esse momento foi imortalizado por David  com o quadro “A Morte de Sócrates”, que por incrível que pareça não  representa somente a morte de Sócrates, mas também a importância de sua vida.
Sócrates ficou amplamente conhecido  na sua época pela sua didática, pela sua simplicidade de ensinar  temas complexos a muitos jovens e que, por conta disso, começaram a rever a forma como eles entendiam o mundo. Isso incomodou os poderosos de Atenas, que julgaram Sócrates e o condenaram à morte. Pouco se sabe sobre o que aconteceu  dentro das celas daquela cadeia, mas o que nós sabemos é  que, pouco antes de morrer, Sócrates diz uma de suas mais belas frases: “Eis a hora de partir: eu para  a morte, vós para a vida.
” Sócrates, sabia da sua  influência na mente dos jovens e sabia do poder que sua morte carregava. E tudo isso pode ser facilmente notado  no quadro de Jacques-Louis David. Observa a tensão no rosto de cada um.
A forma como a iluminação deixa  Sócrates mais brilhante, quase divino, com uma pose imponente. Percebe as correntes no chão,  os detalhes na parede da cela. E no centro de tudo isso está  um único símbolo: o cálice.
Que contém cicuta, o veneno que  Sócrates foi condenado a beber, mas, ele não carrega somente  isso, ele também carrega o peso da responsabilidade pela morte de um dos seres  humanos mais brilhantes de todos os tempos. Enquanto todos parecem estar desesperados  pelo que estava prestes a acontecer, o próprio Sócrates parece nem se importar. Inclusive, existem historiadores que  acreditam que Sócrates, após beber o veneno, começou a dar uma caminhada por ali para que o efeito da cicuta surtisse mais rápido.
Ele não aparenta ter medo, dor ou  qualquer outro sentimento hostil, afinal de contas, isso foi uma escolha dele. Segundo relatos da época, Sócrates  teve a oportunidade de fugir da cadeia e se exilar em outro país, mas ele preferiu sofrer as  consequências pelos seus atos. E é exatamente por isso que David  representa Sócrates com um shape absurdo.
Enquanto isso, você consegue perceber  que as cores nas laterais do quadro são cada vez mais escuras, mais neutras. Enquanto o centro da obra tem uma  coloração mais brilhante, mais viva. É interessante notar também o contraste  entre Sócrates vestindo um manto branco com o homem de vermelho entregando o cálice, sendo esse o ponto de maior  carga narrativa na obra.
É possível sentir a dor, a  vergonha no rosto do carrasco que entrega o veneno ao homem  mais sábio de sua época. Esses sentimentos crescem  e ficam ainda mais tensos ao notarmos seus seguidores  angustiados à direita do quadro. É possível perceber como os homens  lamentando a morte do filósofo estão todos com uma postura curvada,  regidos pelos seus sentimentos e emoções, criando um contraste com a  figura do próprio Sócrates que, representando sua racionalidade, é desenhado em ângulos retos  e linhas bem definidas.
Com isso, toda essa dor e esse sofrimento  parecem não ter efeito sobre Sócrates, caindo totalmente sobre quem entrega o cálice. E isso fica ainda pior quando chegamos  ao velho sentado no pé da cama. Este é Platão, reconhecidamente o nome  mais importante da história de Sócrates e da Grécia Antiga.
Sem Sócrates não haveria Platão, mas também podemos dizer que sem Platão, não haveria Sócrates. Por seu mestre nunca ter deixado nada escrito, os únicos registros que temos de Sócrates  vem de seu fiel escudeiro Platão, que anotava tudo o que ele falava. No quadro, Platão é representado  sendo paralizado, parado no tempo, na forma de uma figura praticamente imperceptível, assim como muitas vezes ele é  representado na filosofia de Sócrates.
Mas aqui, nós temos um problema: Platão, na vida real, não esteve  presente na hora da morte de seu mestre. Na verdade, ele esteve somente em seu julgamento, onde escreveu o livro “Apologia de Sócrates”, narrando tudo que estava acontecendo. Ah, mas então você está me falando que Platão  foi inserido ali do nada, sem contexto nenhum!
? Calma aí, meu parceiro,  segura essa ansiedade sua aí! Na verdade, tudo isso representa  justamente a parte mais genial do quadro.
Quando colocamos Platão como  figura central, tudo muda. Percebe como desse ângulo, tudo parece  fluir diretamente da sua cabeça. Sendo representado apenas como um  homem velho, sentado na sua cama, relembrando os momentos mais  importantes de sua vida.
Tudo isso soa quase como uma memória de seu mestre, idealizado  e imponente diante a morte. David tenta mostrar essa  admiração de Platão por Sócrates ao representar o filósofo  apontando o dedo para cima, como uma referência ao mesmo  movimento feito por Platão em “A Escola de Atenas”, de Rafael. Além disso, David também faz uma referência ao  quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, diminuindo intencionalmente  o número de pessoas na cena.
Na vida real, 15 testemunhas estavam  presentes na hora da morte de Sócrates, já no quadro, nós temos 12,  sem contar com o próprio. Além de Sócrates e Platão, David não tentou representar  de fato ninguém no quadro, mas alguns historiadores  especulam que ao fundo da imagem, quase fora da cena ali, estava Xântipe, a esposa de Sócrates. Agarrado a ele, temos outra pessoa real: Críton, conhecido por ser o segundo  maior discípulo do filósofo.
E assim como Sócrates foi  uma referência para Platão, Platão também foi uma referência para David. Para simbolizar isso, ele coloca  quase que um easter egg na cena assinando suas iniciais  abaixo de Platão e de Críton. Isso tudo nos transporta  para a realidade de David, mostrando como a figura de Sócrates  era venerada no Iluminismo.
Sócrates não fugiu quando teve a oportunidade. Ele enfrentou o mundo da  forma que podia enfrentar: com as suas ideias. Jamais abaixando a cabeça para algo  que parecia mais forte que ele.
Suas ideias seguiram perpetuando  pelo mundo após séculos e influenciaram a vida de  muitos ao longo da história. E teve que dar a sua vida  para que isso fosse possível. Bom, esse foi o vídeo, eu  espero que você tenha gostado.
Se você gostou, deixe o seu like,  se inscreva no canal aqui em baixo e também ative o sininho de notificações  para não perder nada que eu posto. Se esse vídeo te ajudou em alguma coisa, considere clicar em Valeu Demais aqui embaixo e fazer uma doação para gente, que vai ajudar muito a gente seguir  produzindo esse tipo de conteúdo. Me siga nas redes sociais @tinocandotv e é isso.
Muito obrigado pelo seu  acesso e até o próximo vídeo. Valeu, falou, um grande  abraço do Tinôco e lembre-se: a existência é passageira. Tchau!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com