INICIAÇÃO EM IFÁ

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Tradição - Mário Filho
#Ifá #iniciação #nigéria Quais são as iniciações no culto de Ifá? Existe mais de uma? Há muitos tex...
Video Transcript:
Olá sejam bem-vindos ao nosso canal eu sou Mário  Eu dirijo o Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ Aiyé e o Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra, o nosso  vídeo de hoje tratará sobre o culto de Ifá que pertence à tradição Yorùbá, vou falar sobre  Ìṣẹ́fá, Ìtẹ́fá, Ìtẹlódù, Ìpanádù e que há uma série de desentendimentos sobre esses termos e  o nosso vídeo de hoje tratará sobre esse assunto. O culto de Ifá faz parte da tradição Yorùbá, então  o que nós fazemos aqui no Brasil mesmo que seja na diáspora é uma reprodução daquilo que é feito em  terras Yorùbá também existe um culto semelhante no Benin que é o culto de Fá, que se assemelha muito  ao culto de Ifá que foi realmente o culto de Ifá que foi para o Benim mas sobre esse culto eu não  vou falar nada, porque eu desconheço como ele é, eu conheço o Ifá Nigeriano, também não farei  comparações com o Ifá cubano pois eu não sou membro de um Ilé Ifá que segue a tradição Cubana,  a nossa família Olúsọjí Oyékàlẹ̀ é uma família do município de Ìjàgbó no estado de Kwara na  Nigéria. Então o que eu vou falar é aquilo que a minha família de Ifá pratica na Nigéria  e que nós tentamos reproduzir aqui no Brasil, então quando uma pessoa quer se aproximar de  Ifá, ela vai fazer a consulta oracular para saber se ela precisa ou então por gosto próprio,  por vontade própria ela quer se aproximar de Ifá, ela se aproxima de um Templo de Ifá para começar  a vivenciar como que a tradição Yorùbá enxerga o culto de Ifá.
Mas primeiro o que é Ifá? Ifá não é  um Òrìṣà, Ifá é um sistema filosófico-religioso, histórico, geográfico, mitológico, sociológico  enfim vários termos que eu possa usar pra definir Ifá, então Ifá é um sistema que existe que  registra fatos importantes da tradição Yorùbá que estão inscritos nos Odù Ifá, nos Ìtàn e nos Ọfọ̀  que estão inscritos em cada um dos Odù também, são 256 Odù, 16 Odù principais que são os Odù  méjì e 240 Odù complementares que são os o Ọmọ Odù. Então para cada um desses Odù Ifá eu vou ter  uma série de versos, o nome é Ẹsẹ uma série de versos que vão trazer as respostas para pessoa  que vem consultar um sacerdote de Ifá que nós chamamos de Babaláwo.
Então o sacerdote de Ifá  ou sacerdotisa de Ifá que é chamada de Ìyánífá na minha família de Ifá, a família Olúsọjí  Oyékàlẹ̀ existe a Ìyánífá e em nossa família a Ìyánífá aprende todas as regras de Ifá porque  ela pode fazer a consulta a Ifá utilizando tanto o Ọ̀pẹ̀lẹ̀ quanto os Ikin para fazer a divinação,  em algumas famílias a mulher não pode fazer isso em nossa família a mulher  não inicia ninguém em Ifá, então isso também já é quase que uma Regra  geral, a mulher não inicia ninguém em Ifá. Então dessa forma nós vamos entender como  funciona o culto de Ifá, não adianta nós no Brasil estabelecermos novas regras que  diferem da origem da raiz Yorùbá eu tenho que falar de Ifá como é na origem como é na raiz, na  minha família de Ifá e em outras famílias de Ifá com as quais eu tenho um contato e nas quais  eu estive no tempo que eu fiquei na Nigéria, eu estive em vários municípios da Nigéria,  estive em Igosun, Iragbiji, em Ibadan, em Osogbo, em Ofa, Ìjàgbó para assistir  cerimônias de Ifá, para assistir cerimônias de iniciação em Òrìṣà e em nenhuma delas,  nenhuma delas o Ìṣẹ́fá é uma iniciação, então para a nossa família e as que eu  conheço o Ìṣẹ́fá não é uma iniciação. Eu sei que existem textos de pessoas dizendo que  antigos Babaláwo faziam iniciação com Ìṣẹ́fá, bom na minha família há pessoas  que cultuam Ifá a dez gerações e que mora na Nigéria e o meu Ojùgbọ̀nà por  exemplo que é de Iragbiji ele tem desde sempre familiares cultuando Ifá, cultuando Orò, cultuando  Egúngún, são membros da Ògbóni.
Então se mantêm fiéis à tradição há séculos então não há como  falarmos que talvez se tenha perdido na Nigéria, é o mesmo discurso que nós ouvimos no Candomblé,  que na Nigéria se perdeu o culto de Ọ̀ṣọ́ọsí ou se perdeu algum culto na Nigéria é mesma  história que não corresponde à verdade, Ìṣẹ́fá a pessoa que faz o Ìṣẹ́fá, ou melhor o  Ìṣẹ́fá ele é feito para crianças especialmente, para pessoas muito velhas, para pessoas que  não têm condições de arcar com os valores que são utilizados para iniciação em Ifá que se  chama Ìtẹ́fá, Ìṣẹ́fá eu recebo o assentamento de Ọ̀rúnmìlà. Então voltando na questão do que é Ifá,  é um sistema quem domina esse sistema é Ọ̀rúnmìlà, ele é o Òrìṣà da sabedoria, ele que  traz o sistema de Ifá para o mundo, ele é o aprendiz de Ajàgùnmàlè, Ajàgùnmàlè  ele era o Babaláwo do mundo espiritual, do ọ̀run e Olódùmarè falou para Ajàgùnmàlè que  iniciasse Ọ̀rúnmìlà no culto de Ifá para que ele pudesse Trazer isso para o mundo físico para o Ayé  bom então quando Ọ̀rúnmìlà chega no mundo físico, no Ayé ele traz o conhecimento dei Ifá então  o Ìṣẹ́fá é também chamado Ọwọ́ Ifá Ọ̀kan Que quer dizer "primeira mão de  Ifá" em que você recebe o Igbá Ifá, o assentamento de Ifá normalmente é uma sopeira e  em nossa família a sopeira é branca ela pode ter algumas decorações mas ela é toda branca outras  famílias usam uma sopeira de outras cores mas é só a sopeira que para estar com os Ikin que são  as sementes de dendezeiro que são consagradas para aquela pessoa então no Ìṣẹ́fá a pessoa  recebe as sementes de dendezeiro consagradas que vão ser colocadas nessa sopeira e dali em  diante a cada quatro dias a pessoa fará o Ọ̀sẹ̀ Ifá no dia do Ọ̀sẹ̀ Ifá ela vai saudar Ifá, saudar  Olódùmarè, saudar os Òrìṣà saudar todas as forças que representam a tradição Yorùbá oferecer  normalmente no Ọ̀sẹ̀ Ifá é água, gin e Obì, é o comum de se oferecer no Ọ̀sẹ̀ Ifá Ifá e assim  ele vai fazendo a sua vida veja ele recebe Os Ikin consagrados por um sacerdote de Ifá por um  Babaláwo e não tem nenhuma outra cerimônia pela qual ele passa ele apenas recebe essa sopeira  com as sementes de Dendezeiro dentro dela, e vai aprender com esse sacerdote como vai cuidar desse  assentamento dali em diante e em algumas famílias se costuma sacar um Odù para que auxilie a pessoa  a entender o momento dela naquela cerimônia em diante para ela ter uma vida mais adequada e até  inclusive este Odù ajudará pra que ele possa rezar no seu Ifá bom então não há, não é feito no seu  corpo nenhum ato Iniciatório você recebe uma sopeira cerimoniosamente, é uma cerimônia em  que você vai receber se prepara o Ọpọ́n Ifá, coloca em cima do Ọpọ́n Ifá e faz  algumas saudações entrega para pessoa, pega o Ìrùkẹ̀rẹ̀ faz alguns gestos com o Ìrùkẹ̀rẹ̀  posso passar o Ìrùkẹ̀rẹ̀ no Ìyẹ̀rẹ̀osùn que vai ficar no Ọpọ́n Ifá passar na pessoa então são  cerimônias que podem ser acrescentadas no Ìṣẹ́fá mas os Ìṣẹ́fá é a cerimônia na qual você recebe  o Igbá Ifá, o assentamento de Ifá é essa soperia onde estarão as sementes de dendezeiro,  que são especificamente de quatro olhos que vão ser colocadas ali que serão consagradas  no período específico, normalmente duram depende de cada família mais de 1 a 3 dias dura essa  cerimônia e acabou. Vai ser lavado vai ser feito todos os atos nessas sementes e nenhum ato na  pessoa então esse é o Ìṣẹ́fá é como me aproximo de Ifá e passo a cultuar Ifá na minha intimidade eu  vou passar a cultuar Ifá na minha casa porque eu levo esse assentamento de Ifá, o assentamento de  Ọ̀rúnmìlà para minha casa como poderam perceber eu posso eu às vezes chamo Ọ̀rúnmìlà de Ifá eu posso  chamar o Ọ̀rúnmìlà de Ifá por que ele é o sistema, ele traz o sistema de Ifá para o mundo físico  para o Ayé portanto eu posso falar em de falar Ọ̀rúnmìlà eu falo Ifá mas não podemos confundir o  sistema com o Òrìṣà da sabedoria que é Ọ̀rúnmìlà não confunda Ọ̀rúnmìlà como o sistema Ifá, existe  um um Ẹsẹ que fala "Ifá ní ohùn Olódùmarè" que quer dizer Ifá é a palavra de Olódùmarè,  de Deus, então imagina o que Ifá é, esse sistema todo é a palavra de Deus é a palavra de  Olódùmarè para a humanidade e quem traz isso para o Ayé é Ọ̀rúnmìlà que aprendeu com Ajàgùnmàlè  sobre isso, então Ìṣẹ́fá você receberá os Ikin, as sementes de dendezeiro consagradas para que  você passe a fazer culto à Ọ̀rúnmìlà na sua casa e para fazer o Ìtẹ́fá, Ìtẹ́fá é a iniciação para  Ifá para fazer o Ìtẹ́fá é necessário fazer Ìṣẹ́fá?
Não o Ìtẹ́fá independe do Ìṣẹ́fá na minha família,  eu já ouvi dizer que há em algumas famílias nigerianas que o Ìṣẹ́fá é feito antes do Ìtẹ́fá na  nossa família, nas famílias que eu conheço não é necessário fazer em Ìṣẹ́fá para o Ìtẹ́fá, eu posso  fazer diretamente o Ìtẹ́fá. O que é o Ìtẹ́fá? O Ìtẹ́fá a palavra Ìtẹ́fá quer dizer colocar os meus  pés em Ifá então durante a cerimônia iniciatória haverá um momento em que isso acontecerá, também  há outro nome que se dá para o Ìtẹ́fá de Ifá Títẹ̀ então é a iniciação propriamente dita porque em  seu corpo serão feitos atos que realmente ligarão aquela pessoa à Ọ̀rúnmìlà, na tradição Yorùbá,  na tradição do culto de Ifá cada sacerdote de Ifá é a representação de Ọ̀rúnmìlà em terra por  isso há uma série de restrições à pessoa que se inicia em Ifá.
Porque somente pelo Ìtẹ́fá ela  saberá aquilo que ela deve fazer com certeza, porque "Ọ̀rúnmìlà ní Ẹlẹ́rìí ìpín" Ọ̀rúnmìlà é  testemunha do destino de cada um de nós quando nós fazemos a escolha do nosso destino do nosso ìpín  e quando conversamos com Olódùmarè e escolhemos o nosso destino Ọ̀rúnmìlà está assistindo  a nossa conversa com Deus, então ele sabe o que nós acordamos com Olódùmarè, então quando eu  faço o Ìtẹ́fá no terceiro dia da minha iniciação ao final da cerimônia chamada Ìtẹlódù, veja  há lugares em que separam Ìṣẹ́fá, Ìtẹ́fá e Ìtẹlódù na nossa família o Ìtẹlódù  é a continuação do Ìtẹ́fá que deve ser feito em seguida o Ìtẹ́fá não deve ser  separado em datas, que é quando o iniciado é colocado no Igbódù na floresta de Odù e o  homem vai ver Iyá Odù, esposa de Ọ̀rúnmìlà é quando ele terá a oportunidade de ver e Iyá  Odù, logo depois disso ele vai sacar o seu Odù daquele 256 que citei no começo um deles será o  Odù que vai mostrar para aquele recém-iniciado aquilo que ele deve fazer na sua vida. Então  veja a importância que é o Ìtẹ́fá, você vai fazer uma iniciação que ao final dela você será um  representante de Ọ̀rúnmìlà na terra e você saberá o que deve ou não fazer, tudo aquilo que lhe é  proibido você não pode fazer isso, não pode comer isso não pode vestir isso, não pode se comportar  assim, não pode sair à noite depois de tal horário, não pode ficar na madrugada enfim você  vai saber as restrições individuais olha o que é a iniciação. Além do mais você receberá no seu  corpo o Àṣẹ de Ọ̀rúnmìlà você pederá os cabelos, os seus cabelos serão utilizados na cerimônia da  iniciação, no Ìṣẹ́fá não tem perca dos cabelos não se raspa a cabeça no Ìṣẹ́fá no Ìtẹ́fá você  recebe o assentamento de Èṣù Ọ̀dàrà, por que Èṣù Ọ̀dàrà é o que faz a comunicação entre você  e Ọ̀rúnmìlà, entre você e as divindades, entre você e os ẹbọ que você vai fazer se você terá Èṣù  Ọ̀dàrà sempre do seu lado e sempre do lado de Ifá, do seu assentamento de Ifá, e isso é a iniciação  no Ìṣẹ́fá você não recebe o Èṣù Ifá, ou Èṣù Ọ̀dàrà não recebe vão falar Bàbá Mário mas a família tal  faz, na minha família e nas várias que eu conheço Ìṣẹ́fá não há Èṣù Ifá, não há Èṣù Ọ̀dàrà que  será assentado porque a pessoa não consulta Ifá, quem faz Ìṣẹ́fá não pode usar Ọ̀pẹ̀lẹ̀  nem pode consultar com Ikin, não pode!
Os Ikin que ele tem são para representar  Ọ̀rúnmìlà, ele não pode pegar os Ikin e bater Ikin para traçar o Odù que se manifesta  durante a consulta ao Ikin, ele não tem as mãos Preparadas para traçar o Odù que é divinado no  Ìyẹ̀rẹ̀osùn ele não aprende as rezas que são típicas para saudar o Ọpọ́n Ifá para saudar  o Ọ̀pẹ̀lẹ̀, durante a formação sacerdotal do Babaláwo ao depois do Ìtẹ́fá há uma  cerimônia em que o Ọ̀pẹ̀lẹ̀ que é a corrente com oito sistemas côncavos e convexos,  você vai ter uma ligação específica com ele, há uma cerimônia própria para isso e você vai  aprender depois do Ìtẹ́fá Como que você faz os Ẹbọ e as magias acho que algumas medicinas como você  cuida adequadamente do seu Odù Ifá, as rezas que existem, então você é preparado para uma nova vida  então a iniciação prepara você para uma nova vida, por isso que o Ìṣẹ́fá não é uma iniciação porque  você não recebe o seu Odù, ah mas sacou, não, eu falei que sacou o Odù para ajudar você a rezar em  Ifá, apenas isso, é o Odù daquele momento que você jogou, que poderia ser qualquer outro momento, só  para ajudar você a fazer a sua reza no seu Ifá, o Ìtẹ́fá não, ele prepara a pessoa ao  sacerdócio, e o Ìtẹlódù é a cerimônia que é logo em seguida ao Ìtẹ́fá, no Ìtẹlódù  que você vai ver Iyá Odù a esposa de Ọ̀rúnmìlà aí tem a outra cerimônia que não é feita  na sequência mas também pode ser feita que é o Ìpanádù em que você vai apagar um fogo  específico Ìpanádù, você vai apagar o fogo de Odù, é uma cerimônia específica que pode ser feita  logo depois do Ìtẹlódù ou num outro momento é normal em terra Yorùbá, o Babaláwo mais novo fazer  as divinações próprias da família para que ele possa mostrar seu conhecimento e possa ser  corrigido pelos mais velhos, então quando vai sacar o Odù em alguma cerimônia seja no Ọ̀sẹ̀ Ifá  seja no Ìtàdógún que é o décimo sétimo dia de Ifá que é uma cerimônia específica chamada Ìtàdógún que  quem faz Ìṣẹ́fá não faz Ìtàdógún, é só para quem tem Ìtẹ́fá em diante, no Ìtàdógún a divinação  é feita por meio dos Ikin, não usa Ọ̀pẹ̀lẹ̀, usa o Ikin bate o Ikin para sacar o Odù que vai  ser cultuado naquele momento que vai ser louvado naquele momento que vai orientar a comunidade  naquele momento então geralmente é o mais novo Babaláwo que vai fazer a consulta para que os  mais velhos vejam se ele está errando ou não, para corrigi-lo para ver como ele é hábil em  sacar o Odù, se ele tem o conhecimento adequado de toda a reza, de quando põe a mão esquerda, a  mão direita, quando ele saúda Ọpọ́n Ifá ele faz  direções existentes um Àràbà, um Olú Awo um professor de  Ifá que tem sob a sua direção pessoas treinando para serem Babaláwo, ele vai saber o conhecimento  que aquela pessoa tem não precisa testar o seu conhecimento por que ele que ensina  aquelas pessoas sobre o culto em alguns lugares existe como uma cerimônia de  consagração como uma pessoa que realmente é um  sábio E aí é bem Festivo não é para tomar prova, pra reprovar a pessoa ou não, não, ele vai só  demonstrar para as pessoas o quanto ele sabe ele foi preparado, na tradição Yorùbá você  aprende diariamente com seu orientador, é um aprendizado diário Como que você joga as rezas  que você faz, os Ẹbọ como que são os Ẹbọ, os Odù que você vai traçar no Ìyẹ̀rẹ̀osùn para auxiliar o  Odù principal e assim vai então há um conhecimento gigantesco que é necessário para a pessoa  realmente praticar Ifá e volto a dizer quem faz Ìṣẹ́fá  não tem autorização para nada disso e por isso não é iniciação, ele recebe os  seus Ikin consagrados para fazer culto a Ifá em casa para melhorar a sua vida, e a sua  relação com Ọ̀rúnmìlà trazendo para sua vida a sabedoria de Ọ̀rúnmìlà e é só isso quando eu faço  Ìtẹ́fá eu sou o Custódio de Ọ̀rúnmìlà em terra, eu protejo eu protejo tenho por obrigação  proteger a tradição que Ifá representa porque eu fui iniciado para essa arte, eu  estou habilitado para aprender sobre essa arte e eu vou passar a aprender com uma pessoa  gabaritada que possa me ensinar essa série de coisas e o simples fato de oferecer água, gin  e obì, três coisas simples no Ọ̀sẹ̀ Ifá há uma série de detalhes específicos de como eu faço  isso que são dois Obì como é que eu rezo cada Obì qual é o ato que eu faço para cada um  deles quando eu abro o Obì que que eu falo, quando eu separo o Obì em macho e fêmea a direita  e a esquerda quando eu vou consultar Ifá por meio dos Obì eu tenho que saber as quedas que cada  um dos lados do Obì representam, se tiver alguma coisa errada eu tenho que perguntar o que está  faltando eu tenho que saber o que perguntar, isso só pra fazer a oferenda do  Ọ̀sẹ̀ a cada 4 dias, Imaginem o resto e isso só é passado para quem fez o  Ìtẹ́fá porque o Ìtẹ́fá é iniciação então não adianta a pessoa dizer que fez o Ìṣẹ́fá  que se torna um Babaláwo um Awo, não quem fez Ìṣẹ́fá a designação dessa pessoa é Ọmọ Ifá, é  um filho de Ifá e quem faz Ìtẹ́fá é um Ọmọ Awo Esse é um filho do segredo depois vai se tornar  um Awo e esse processo de se tornar Awo eles ser o segredo, é o tempo de aprendizado  que ele tem com o seu sacerdote com seu iniciador com seu orientador com seu Ojùgbọ̀nà  que também tem a obrigação de ensiná-lo não só o Olú Awo, o iniciador mas também o Ojùgbọ̀nà  que o acompanha em todos os momentos da sua trajetória da sua peregrinação na iniciação em Ifá  e veja a complexidade que é um Ìtẹ́fá, além disso um único Babaláwo sozinho pode fazer o  Ìṣẹ́fá para uma pessoa que é consagrar os Ikin pra ela, no Ìtẹ́fá são no mínimo 3 Babaláwo  e uma Ìyánífá porque cada um deles terá uma função específica no processo Iniciatório vejam  também há outra diferença, porque um Babaláwo sozinho não tem nenhuma atividade complexa num  Ìṣẹ́fá porque ele vai só consagrar os Ikin, já no Ìtẹ́fá são uma série de cerimônias  que uma pessoa sozinha não consegue fazer, são três Babaláwo e uma Ìyánífá então são  quatro pessoas para que seja feito o Ìtẹ́fá veja a complexidade o que é uma iniciação.
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