e fala fala meu povo boa noite tudo bem com vocês Como vocês estão estão bem Estamos aqui de novo mais uma vez em nosso espaço pedagógico hoje para iniciar uma semana repleta de muito conhecimento para todos vocês hoje vamos trabalhar a temática de didática na teoria histórico-crítica já publiquei em nossas redes sociais já publiquei em nosso Instagram grupo de WhatsApp telegram também aqui na comunidade do YouTube já disponibilizei por ser a nossa agenda da semana vamos iniciar hoje com o tema bastante relevante bastante pontual e necessário que você precisa saber sobre a didática na teoria
ou na pedagogia histórico-crítica a você que está aqui com o professor Paulo Espaço pedagógico seja bem-vindo seja bem vinda é um prazer ter você aqui comigo para aprender conhecimentos pedagógicos como você E aí o nosso espaço é o espaço para compartilhar saberes e ao espaço que você tem para você poder conhecer compreender e consolidar conhecimentos pedagógicos e de legislação Educacional você que está chegando agora e não tem um material é muito simples Tá bom gente só baixar o material que está disponível aqui na descrição do vídeo acompanhe esta aula com material eu coloquei o material
bem esquematizado para todos vocês tá bom nós vamos trabalhar de modo bastante pontual algumas questões conceituais em torno da pedagogia histórico-crítica e vamos também trabalhar em si a proposta da aula que é a didática na teoria ou na pedagogia histórico-crítica Quem tá aí com a gente dá um salve no chat anteriormente Antes de iniciar eu já pude visualizar algumas pessoas eu vi que a Jane chegou aí inclusive eu encontrei a Oi gente na feira do livro aqui em Brasília foi muito foi muito foi diferente foi muito especial em sua mente poder encontrar alunos espaço pedagógico
presencialmente foi muito bom gostei muito de sua honra é conhecer a Jane pessoalmente a Jane que está sempre aqui em nosso espaço virtual e eu tive a oportunidade de conhecê-la é presencialmente né ele é ele de né está aí com a gente também Lucimara laurete Cida Ivone Janaína Eliana Edna Quem mais tem com a gente é Paula também tá aí com a gente Ana Paula Cleusa Moreira muito bom todos vocês aqui vamos juntos gente então iniciar Nossa abordagem Tá bom Só Dá uma confirmada no chat para gente em relação ao áudio EA imagem tudo certo
tudo ok estão me ouvindo e vendo bem coloque aí no chat por gentileza e lembrando também olha só ao longo de toda semana teremos Live tá bom e nós vamos Oi gente olha só no final da semana eu vou sortear uma obra literária do amigo de um amigo professor Júlio Júlio Castelo Branco Ele é professor a secretaria e ele também é escritor já é o segundo romance que esse que esse meu colega escreveu inclusive fez o lançamento é na feira do livro Essa semana passada aqui em Brasília e o livro é um romance quando a
pedra parar de rolar Tá bom eu vou fazer o sorteio desse livro desta obra literária aqui para vocês inclusive já está autografado pelo autor Tá bom já está autografado pelo autor nós vamos está fazendo aqui esse sorteio no final da semana tá bom quem quiser só participar das lives ao longo de toda semana e vira aqui na sexta-feira que a gente vai estar fazendo sorteio sorteio diferente né um sorteio literário novamente a gente faz aqueles sorteios pedagógicos é nós vamos fazer um sorteio literário aqui para todos vocês Ah tá então gente slide na tela deixa
eu colocar aqui os dados na tela e já vamos iniciar as nossas questões propostas primeiramente é claro vamos trazer aquela abordagem em torno dos temas tá bom você que não segue o espaço pedagógico no Instagram vai lá ser o espaço pedagógico do Instagram aqui no YouTube também no telegram tá olha só hoje vamos trabalhar didática na teoria histórico-crítica Amanhã vamos trabalhar a temática de manifestações do currículo dia 29 Vamos trabalhar concepções de organização e gestão escolar nós vamos trabalhar aqui a tendência o a teoria técnico racional e as teorias sociocriticas da gestão tá bom isso
segundo Libano então você não pode perder e e também dia 30 quinta-feira eu vou estar lá no YouTube do MP online onde eu vou trabalhar quinta aula de LDB do zero e dia primeiro nós vamos encerrar aqui com o tema é muito participativo E lembrando que é certo aula do dia 30 mas todas as outras elas não ficarão disponíveis para vocês Tá bom então aproveitem se organizem para estar aqui comigo pontualmente desse horário e ter acesso a esse conteúdo tá vamos Então pessoal trabalhar a perspectiva da didática na pedagogia ou na teoria histórico-crítica mas antes
de trabalharmos em cima sobre a questão da didática né na teoria histórico-crítica é importante e é necessário nosso compreendermos O que é a pedagogia histórico-crítica né quem formulou quais são as bases Quais são os pressupostos Quais são os elementos que dão base a pedagogia histórico-crítica em se tratando por exemplo do pessoal que é do Distrito Federal que é daqui de Brasília é isso é uma característica do currículo daqui de Brasília do DF olha só aqui em Brasília nós temos um currículo da rede Oi cle movimento e esse currículo ele é pautado ele tem como uma
base teórico-metodológica os pressupostos da pedagogia histórico-crítica Então você quer de Brasília né você quer que no distrito federal O que é de fora para fazer concurso aqui em é mais do que necessário você compreender as bases né os pressupostos da pedagogia histórico-crítica você quer de fora também para você porque a pedagogia histórico-crítica é um conteúdo comum aos cargos para professor em território nacional então vamos aqui trabalhar algumas especificidades em torno é besta e termo a primeira questão que normalmente vem na cabeça de muitos candidatos é saber se pedagogia histórico-crítica e pedagogia crítico-social dos conteúdos são
a mesma coisa será que são mesmo a mesma coisa são diferentes ou são sinônimos está aqui olha só pedagogia histórico-crítica e pedagogia crítico-social dos conteúdos são diferentes nós estamos aqui pontuar algumas questões primeiro olha só a pedagogia histórico-crítica ela foi formulada por dermeval saviani tá bom desde Herval sabe ano deixa o escrito aqui para vocês olha só Olá dermeval saviani foi quem formulou a pedagogia histórico-crítica e a pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma classificação das tendências pedagógicas na perspectiva de Libânio e a tendência ou pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia Progressista tá é um
pedagogia Progressista tanto a pedagogia histórico-crítica quanto a pedagogia crítico-social dos conteúdos Elas têm como pano de fundo as mesmas bases e assim podemos dizer uma delas que assim podemos. A é o próprio Marxismo tá para tanto é importante saber que nós temos é pontos comum em relação a pedagogia histórico-crítica EA crítica social dos conteúdos em comum mas também essas duas pedagogias é tem as suas especificidades agora Observe em se tratando de concurso público concurso público algumas bancas consideram como sinônimas em se tratando de concurso público numa campo acadêmico nós sabemos que há uma amplitude né
de pontos né específico de cada uma delas Então são pedagogias com as suas especificidades mas com as suas aproximações e tem em comum a mesma base teórico-metodológica Tá mas a título de prova muitas bancas trazem como sendo é que Simone mas como sendo é a mesma coisa mas só que é importante saber que a pedagogia de saviani Ea pedagogia proposta por Libano tem as suas especificidades uma delas em relação ao método a didática na pedagogia histórico-crítica bom então são diferentes são diferentes cada uma tem as suas especificidades no entanto muitas bancas as tratam como sinônimos
tá bom e aí o que vai o que é preciso saber você vai analisar conforme o contexto tá então já estamos aqui a primeira pontuação O que é Então essa pedagogia histórico-crítica segundo saviani tá bom gente vamos aqui trabalhar essa perspectiva é para saviani a pedagogia histórico-crítica ela se constitui como sendo o empenho em compreender a questão Educacional Com base no desenvolvimento histórico objetivo nós podemos pontuar pessoal que a pedagogia é histórico-crítica ela surge é como uma espécie de síntese ao pensamento né para superar o pensamento o abordagem tradicional e abordagem escolanovista tá então a
pedagogia histórico-crítica E tu vai compreender de que a classe Popular a classe menos favorecida ela precisa ter acesso aos conteúdos historicamente acumulados para sua é emancipação então o propósito da pedagogia histórico-crítica é a emancipação do sujeito por intermédio do conhecimento tá bom outro ponto na perspectiva de saviani em relação a pedagogia histórico-crítica ela Visa estimular a atividade EA iniciativa do educador favorecendo o diálogo entre os educadores e educandos então supera por exemplo pressupostos tradicionais levando em conta suas experiências históricas e sociais sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos suas Ordenações e conteúdos traduzido
vai levar em conta o contexto social e o contexto histórico as experiências e os saberes que emergem da prática diária dos sujeitos mas esses saberes da prática diária do cotidiano Eles serão levados em conta mas sem perder de vista um processo sistemático ou seja o conhecimento ou saber historicamente acumulado eles estarão presentes aí e eles aliaram a essas experiências que já fazem parte da vida do sujeito e vão contribuir para um processo de emancipação humana e tem o objetivo é emancipar o sujeito emanciparam divido por intermédio do conhecimento esse conhecimento que por exemplo foi sistematizado
ao longo da história da humanidade que é importante e esse conhecimento que um determinado ponto e que e que um determinado percurso da história da nossa educação foi privilégio é apenas alguns tiveram acesso podemos pegar como exemplo educação elitista né em que apenas É a elite pegar acesso ativo é emancipação humana por intermédio do conhecimento Outro ponto que podemos aqui. A em relação a pedagogia histórico-crítica né os fundamentos dessa pedagogia as bases em que se assenta a pedagogia histórico-crítica essa pedagogia proposta para o saviani ela está assentada no materialismo histórico dialético e o que é
o materialismo histórico dialético em o materialismo histórico dialético é próprio da teoria marxista né e ele se traduz como sendo a compreensão da realidade A partir dos contextos político social econômico e cultural então a proposta trazida né que pela pedagogia histórico-crítica é compreender a educação dentro desses conter e-mail que fazem parte é da sociedade além do materialismo histórico dialético nós podemos também. A A Psicologia a psicologia histórico-cultural tá a Psicologia histórico-cultural ou abordagem histórico-cultural de Vygotsky é uma base também que fundamenta a pedagogia histórico-crítica agora por que que a pedagogia histórico-crítica ela recebe esse nome
de histórico histórico e critica porque ela histórico e critica Observe que ela tem como base é o materialismo histórico-dialético certo porque que ela é chamada de histórico e por que que ela é chamada de crítica e lembrando também pelo fato dela Ter como base aqui o materialismo histórico-dialético ela também pode ser chamada de pedagogia pedagogia E aí e da pedagogia dialética ou pedagogia histórico-crítica é desrespeito a mesma concepção para tanto a pessoa que formulou essa pedagogia que é saviani prefere assim chamada de pedagogia histórico-crítica e no seu livro e traz os motivos porque prefere essa
concepção tá E porque a pedagogia histórico-crítica recebe esse nome ela é histórico Porque nessa perspectiva a educação interfere na sociedade podendo contribuir para a sua transformação então reconhece que a educação é está dentro né de um contexto social dessa sociedade e dentro dessa sociedade pode interferir para transformar esse contexto e porque ela é crítica porque ao mesmo tempo que reconhece que a educação interfere na sociedade também essa pedagogia ela tem a clareza é que ela tem a clareza de que a sociedade interfere na educação então a forma como a idade interfere na educação deve ser
deve ser vista por uma compor uma análise crítica né um exemplo que podemos citar é a forma como a sociedade interfere e na educação é o sistema social vigente por exemplo travou Cleusa mas voltei agora pessoal a crise tá dizendo que travou voltei vamos lá voltei e eu vou esperar a confirmação de vocês para saber se eu voltei Oi aqui para mim tá normal voltei gente voltei voltei é então ela é histórico porque reconhece que a educação interfere na sociedade é crítica porque tem a clareza de que a sociedade interfere na educação e uma prova
disso de sobre o quanto a sociedade podem interferir na educação na sociedade nós temos um modo é modelo econômico vigente né a sociedade tem como como base o modo de produção capitalista esse modo de produção capitalista ele influencia por exemplo é na própria organização do trabalho pedagógico da escola ele influencia na concepção de Educação na concepção de homem de que se pretende formar né um exemplo disso é pedagogia tecnicista a concepção da escola alinhado o sistema produtivo ao sistema produtivo interferindo na educação então quando trata é do como tratamos da pedagogia histórico-crítica ela é crítica
por essa clareza que se entende que a Edu a sociedade ela pode interferir na educação e as interferências social na educação nós temos que analisar um temos que fazer uma análise né sobre o olhar e sob uma ótica crítica Tá bom então é por isso que ela recebe esse nome de pedagogia histórico-crítica é em se tratando da prática pedagógica né Qual a relação é da pedagogia histórico-crítica para a prática pedagógica a pedagogia histórico-crítica Ela traz a perspectiva de uma prática pedagógica comprometida com a aprendizagem Porque tem uma visão Global Porque tem uma visão integral do
sujeito Então ela tem como prática pedagógica comprometida com a aprendizagem a formação do desenvolvimento das capacidades psíquicas dos seres humanos e o rompimento com a alienação Ou seja a escola é um espaço de emancipação a prática educativa deve ser uma prática que vem a contribuir para a emancipação a emancipação a humana a emancipação a humana por intermédio ou através e do conhecimento a emancipação humana por intermédio do conhecimento Então essa relação da pedagogia histórico-crítica com a prática educativa e partindo disso né que a prática educativa ela está comprometida com a aprendizagem com a promoção é
do desenvolvimento do ser humano com rompimento com a Qualy nação nós temos então é uma forma de lidar com esse processo que busca aprendizagem é a partir daí disso de por exemplo é a didática e o que é didática né a didática ela é hum hum ela é uma ela é uma ciência pedagógica e que tem como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem Então no que se refere à prática educativa a pedagogia histórico-crítica com a prática educativa que tem esse objetivo nós temos uma forma de conduzir esse processo de ensino-aprendizagem da e ponto a
algumas dimensões do processo didático e por exemplo ensinar aprender e avaliar na Perspectiva é da pedagogia histórico-crítica os processos de ensinar rompem por exemplo com a lógica Tradicional em que o aluno é visto como um sujeito passivo do processo em que o aluno é visto por exemplo como uma folha em branco em que o aluno não tem experiência nenhuma contribuir para o processo educativo a a perspectiva é da pedagogia histórico-crítica ontem com essa lógica e entende que no processo de ensino tanto professores é quanto alunos estão numa relação dialógica juntos podem é juntos eles vão
construir o conhecimento as experiências dos sujeitos de atrás as experiências de vida aquilo que ele já vivem se em sua prática diária pode ser incorporado nesse processo de ensino bem como também o aprender ele passa por uma reformulação dentro a água hoje histórico-crítica não é aquela aprendizagem mecânica não é aquela não é aquela aprendizagem de memorização mas sim uma aprendizagem ativa em que o sujeito tem autonomia nesse percurso de aprendizagem e podemos citar também e essa outra dimensão do processo didático que é avaliação também passa por mudanças dentro da pedagogia histórico-crítica não é avaliação somativa
não é avaliação classificatória não é uma variação excludente mas uma avaliação que inclui que traz o sujeito para dentro do processo de ensino de um partindo disso nós temos dentro é da pedagogia histórico-crítica uma proposta trazida por Gasparin que se traduz em alguns passos que formam a didática nessa teoria sabendo que a didática né que o campo da didática é o ensino e o campo da didática é se traduz na investigação das relações que há entre o ensino EA aprendizagem para que a partir disso se os princípios formas ou diretrizes comuns e fundamentais é para
o ensino nós temos dentro da pedagogia histórico-crítica uma proposta né um método para se conduzir esse processo de ensino e aqui nós vamos tem Gasparin a perspectiva sobre o processo de construção do conhecimento processo de construção do conhecimento é como se dá né esse processo de construção do conhecimento dentro da teoria ou da pedagogia histórico-crítica nós temos aqui algum nós temos aqui esse esse espaços didáticos né segundo Gasparin dentro da pedagogia histórico-crítica didática na pedagogia histórico-crítica ela deve partir primeiro da prática social inicial do sujeito após isso deve partir para uma problematização para uma instrumentalização
teórica uma tratasse ou síntese e findar na prática social final ou seja a as dimensões do processo didático dentro é da teoria o da pedagogia histórico-crítica é iniciar na prática social do sujeito e fim da na própria prática social do sujeito que nós vamos ter aqui uma uma prática social Inicial e temos também aqui uma praia e o final aqui corresponde né cada um desses elementos né a que corresponde cada um desses elementos mas antes de de pontuar para vocês né O que o que significa cada um desses espaços didáticos é importante pontuar Quais são
as vantagens desse método de ensino dentro da pedagogia histórico-crítica e aqui eu vou escrever algumas vantagens primeira vantagem é que estimula Vou colocar aqui este Lula a atividade iniciativa do professor estimula a atividade a iniciativa do professor e é uma primeira vantagem porque o ensino não vai ficar restrito né a palavra dele né sobreposta a palavra do aluno Uma Outra vantagem desse método didático é aquele favorece e o diálogo e se essa prática né se esse processo de ensino vai ser conduzido tendo como referência a prática social do sujeito a prática social inicial do sujeito
Então para que o professor compreenda essa prática social Inicial terá que dialogar com sujeito desse processo Uma Outra vantagem é desse método de ensino é que favorece Outro exemplo é de que favorece o diálogo favorece o diálogo e com a cultura é historicamente acumulada com a cultura historicamente a acumulada o ou seja as vivências do sujeito né as experiências do sujeito de alguma forma serão relacionadas com saber sistematizado ao longo da história da humanidade e podemos citar aqui um outro exemplo né Uma Outra vantagem desse método de ensino é que ele permite a sistematização ele
permite a sistematização lógica um dos conhecimentos e aqui os conhecimentos eles estarão alinhados né a realidade do sujeito então nós temos aqui essa vantagem desse método de ensino proposto dentro da pedagogia histórico-crítica agora a que corresponde cada um desses espaços é no processo de construção do conhecimento eu coloquei aqui para vocês é bem resumido cada um cada um desses passo aqui corresponde O que é Então pessoal a prática social dentro da pedagogia é histórico-crítica né O que a que corresponde a prática social é nós temos a seguinte definição que a prática social ela corresponde ao
conjunto de saberes e experiências e percepções construídas pelo Estudante em sua trajetória pessoal sua trajetória de vida e acadêmica e que é transposto para o estudo do conhecimento científico Ou seja aquele aluno que vem para a escola aquilo aluno que está na escola e não é um sujeito vazio é um sujeito que já tem uma vivência que já tem um conhecimento de mundo e esse conhecimento de mundo pode ser fruto da trajetória pessoal bem como também da própria trajetória acadêmica e tanto esses conhecimentos ou saberes e experiências né dessa trajetória pessoal e acadêmica será transposto
para o estudo dos conhecimentos científicos e qual a importância dentro da pedagogia histórico-crítica disse considerar a prática social nós temos aqui a pontuação olha considerar a prática social como ponto de partida para a construção do conhecimento significa trabalhar os conhecimentos acadêmicos a partir da articulação dialética de saberes do senso comum escolares culturais científicos assumindo a igualdade Entre todos eles ou seja rompe por exemplo com a lógica hegemônica se rompe e com a lógica hegemônica que lógica hegemônica a lógica hegemônica de que um conteúdo ou de que um saber é superior ao outro hoje que os
saberes o senso comum eles não são válidos mas se os saberes científicos então a perspectiva de um trabalho e pasta da prática social inicial do sujeito dessa prática social do sujeito ela rompe com essa lógica hegemônica é do conhecimento de que os conhecimentos esse como não é válido e de que o que é válido só é o conhecimento científico não os dois têm a sua importância e tanto conhecimento do senso comum quantos conhecimentos científicos eles podem dialogar então a perspectiva da pedagogia histórico-crítica propõe aí procurando aí esse diálogo entre os conhecimentos Tá bom até aqui
Vocês conseguem me compreender posso prosseguir confirme aqui no chat por gentileza mande aí professor e aí eu já vou explicar os próximos para os próximos o que a que se e os próximos elementos didáticos da pedagogia histórico-crítica e a gente finaliza e parte para a resolução de questões Mangue professor no chá tudo certo posso prosseguir mande aí confirme aí eu vou esperar a confirmação de vocês em meu povo espera a confirmação de vocês então isso que a prática social e nós vamos partir para o próximo passo que a problematização a que corresponde a problematização se
são Demoramos retornar no chat para a gente a Cláudia perguntou assim a gente eu preciso que vocês desse retorno para que eu possa prosseguir né Para que eu possa visualizar que vocês estão compreendendo né porque de nada adianta eu eu passar toda essa aula aqui vocês não compreenderem não se apropriar do conhecimento Então isso é muito importante para a gente enquanto Professor saber como está a compreensão Ok então o pessoal Confirma aí Jane Ana Cláudia eudema Lucimara que eu posso prosseguir tá bom é Bruna tudo indica aqui não Bruna eu vou retirar essa aula loguinho
loguinho loguinho vamos lá próximo então o que a problematização olha só e o que é a problematização é a problematização ela diz respeito né ao momento em que o sujeito ele vai detectar as questões que precisam ser resolvidas no âmbito da prática social então é a explicação dos principais dos principais problemas postos pela prática social relacionadas ao conteúdo Então nesse momento por exemplo da problematização né ele vai essa problematização ela vai se desenvolver em Dois Passos o primeiro passo será uma breve discussão sobre os problemas e sua relação com o conteúdo científico então vai se
apropriar desses elementos do senso comum né das experiências saberes devido estudante né com o com esse conteúdo científico e em seguida vai transformar esse conhecimento em questões problematizadoras então este é o passo da problematização o terceiro passo é o da e são teórica e esse momento da instrumentalização teórica é um momento em que vai haver a apresentação do conhecimento científico formal pelo pelo professor aos alunos Observe que na etapa anterior aliou-se os saberes do senso comum né com os conteúdos científicos nesse processo da instrumentalização o que vai acontecer o professor vai apresentar o conhecimento científico
formal é aos alunos é esse momento da instrumentalização é um momento em que os educandos eles vão realizar aí uma comparação mental com a vivência cotidiana que possuem sobre o assunto a fim de se apropriarem do novo conhecimento então aquele conhecimento que já é próprio da sua vivência cotidiana a partir do momento que houver apresentação do conhecimento científico pelo professor nesse diálogo entre os conhecimento do senso comum e o conhecimento e o aluno vai se apropriar de um novo conhecimento ou seja vai haver aí uma transformação e partindo desse passo nós vamos para o momento
em que o aluno vai sistematizar vai consolidar esse conhecimento e esse momento é o momento da Taci e também é chamada de síntese de síntese e o que é esse momento da catar se o da síntese é a compreensão do que foi estudado elaborando uma nova forma de compreender a realidade para Gasparin esse momento da catar cio da síntese e se realiza de duas formas primeiro por meio da nova síntese mental que o educando chegou e esta síntese era se expressa por meio de uma avaliação oral ou escrita formal e informal na qual o sujeito
que vai traduzir o que ele aprendeu até determinado momento então é o momento de se p a consciência a crítica daquilo que foi estudado partiu disso vai findar na própria prática social do sujeito e essa prática social final é o novo nível de desenvolvimento atual do campo quando ele começou o processo ele pensava de uma forma ao terminar o processo ele passa a ter uma percepção de uma outra forma e essa prática social final ela se manifesta pela Nova postura prática pelas novas atitudes novas disposições que se expressa nas intenções de como a um levar
à prática fora de sala de aula e os conhecimentos científicos e ela também se manifesta pelo compromisso e pelas ações que o educando se dispõe a executar em seu cotidiano ou seja seguindo esse processo a ver aí um diálogo entre os conhecimentos os saberes o senso comum e os conhecimentos científicos que conduziram o aluno É sim ser crítica daquilo que foi estudado E aí é eu termino é esse essa fase esse esse essa explicação sobre esses esses Passos é sobre essa didática na teoria histórico-crítica pontuando algo em relação a prática social final e a prática
social aqui inicial Tá gente a prática social Inicial EA prática social final qual é a diferença que há entre o início eo fim a diferença a diferença entre o estágio Inicial e o estágio final não revelam um engessamento do saber apenas aponta avanços EA ideia de processo sendo assim o que consideramos o que considerarmos finalizado será amanhã início de um novo processo de aprendizagem E por que isso porque professor e aluno modificasse intelectual e qualitativamente em relação as suas concepções sobre o conteúdo que construíram oi Sandro de um estágio de menor compreensão científica a uma
fase de maior clareza e compreensão dessa mesa concepção dentro da totalidade ou seja o sujeito ele parte de um conhecimento sincrético aquela visão pouco elaborada e fragmentada para o conhecimento sintético né uma visão mais ampliada do conhecimento tá bom finalizamos Aqui a exposição sobre a didática na pedagogia histórico-crítica foi Claro fui para para você você se apropriou tirou print de todas essas de todas essas telas porque será necessário para você preencher esse esse esses quadros que eu coloquei aí no material para vocês vamos agora para resolução das nossas questões Vamos trabalhar agora questões relacionadas a
didática na pedagogia histórico-crítica Tá bom vamos lá Carla Valle E aí agora Seja bem vindo a Carla boa noite para você laurete pontuando que ela maravilhosa muito bom laurete muito bom saber que o nosso conteúdo tem sido efetivo para todos vocês tá bom aproveito e peço também para você deixar o seu like na nossa transmissão para compartilhar o nosso conteúdo chamar mais alguém para esta Live tá bom é muito importante o seu compartilhamento é muito importante esse apoio que você dá ao espaço pedagógico compartilhando indicando-o para alguém e é claro também seguindo a gente em
todas as nossas redes sociais nós estamos o telegram no Instagram e aqui no YouTube como conhecimento pontual relevante necessário e que falar de você no servidor público efetivo Tá bom vamos então iniciar agora resolução de questões primeira questão na tela para vocês vamos lá isso a questão aqui é questão apenas conceitual mesmo né questão mamão com açúcar de tão fácil que tá nós vamos trabalhar Então aqui estão a primeira questão vai perguntar o seguinte o método pedagógico da pedagogia histórico-crítica contempla as seguintes etapas prática social Inicial problematização instrumentalização catar se e prática social final o
principal é defensor dessa tendência pedagógica Qual é a tendência pedagógica a pedagogia histórico-crítica que é uma pedagogia contra-hegemônica contra-hegemônica que é nas palavras de saviani uma teoria a crítica para se compreender a educação essa essa teoria ou essa tendência ela por exemplo ela valoriza vou colocar vou escrever para vocês ela valoriza a escola ela valoriza a escola como base um dos processos formativos como base dos processos formativos o e Emancipador ES um dos sujeitos Então ela valoriza a escola essa pedagogia valoriza a escola como base os processos formativos e Emancipador do sujeito e essa emancipação
vai ser por intermédio de que do conhecimento sistematizado dentro da vida em sociedade quem é o principal representante gente nem vou perguntar né Olha só dermeval saviani quem formulou aí a pedagogia histórico-crítica Tá bom vamos agora para o item 2 if não Questão dois vamos analisar a questão vai lá no livro Uma didática para a pedagogia histórico-crítica João Luiz Gasparin João Luiz Gasparin João Luiz Gasparin o autor demonstra que é possível delinear também uma concepção metodológica dialética do processo educativo com base nessa proposta afirma-se que sua teoria né que essa que a didática para a
pedagogia histórico-crítica Gaspar em que apresenta didática sua t e é está embasada na teoria formulada pelo professor dermeval saviani afirmativa correta Gasparin toma como referência dermeval saviani para se trabalhar essa didática na pedagogia histórico-crítica dois sua estratégia então número um número um número um está correta sua estratégia está formulada passo a passo verdade são quantos passos 5 né sendo o primeiro passo denominado pelo autor de prática social Inicial corresponde ao primeiro passo e o último de prática social final correto inicia na prática social e termina na prática social final dois Está correto três no conceito
desse autor acatasse é a síntese é acatasse é a síntese e expressa quando o aluno compreende e de certa sobre o conteúdo aprendido mostrando o que foi assimilado e auxiliou na Trans os seus conhecimentos prévios afirmativa correta esse é o momento da síntese o afirmativa traz um conceito correto assim que se a Justamente esse momento né de efetiva vou até colocar aqui olha só é um momento de efetiva incorporação dos elementos que foram trabalhados quatro tem sua filosofia a superação da neutralidade dos dos conteúdos beleza e a priorização da instrumentalização técnica afirmativa incorreta leva em
conta os elementos teóricos e práticos né incorreta A4 A5 esta teoria compreende que os alunos têm primeiramente uma visão caótica sem crédito e empírica ou seja o conhecimento fragmentado né baseado no senso comum afirmativa correta e qual é a lógica aqui dentro dessa dentro desses desse passo aqui ele sair dessa visão sincrética cá é uma visão mais elaborada do conhecimento uma visão sintética né portanto está correto o que se afirma em um em dois em três e em cinco letra D e a afirmativa correta letra D Vamos agora para a questão de número 3 vamos
lá este aqui é o enunciado para os itens que se seguem os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirma que a dialética é Essência dessa proposta didática acerca desse tema julgue vamos lá nessa concepção didática a um entendimento e de Alice da didática que se resume no ato de transformar as questões sociais em diálogo Nos quais todos tem espaço para expor suas ideias Olha só sem haver uma reordenação teórica dessas dessas quem dessas ideias afirmativa está incorreta de Fato né Nós temos dentro a opção didática uma importância que se dá ao diálogo mas ela não está resumida
no ato de transformar as questões sociais em diálogo né mas é de compreender essas questões sociais através de uma instrumentalização teórica a luz dos saberes conhecimentos científicos né e no qual de fato todos e tem espaço para os porque todos têm autonomia Mas a questão está errada por dizer que não tem uma reordenação teórica não tem sim uma reordenação teórica portanto e tem três incorreto vamos lá e tem 4 e não é possível a emancipação dos sujeitos em que ele se apropriem de conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente afirmativas até aqui está correto a pedagogia
histórico-crítica vai entender justamente isso não é de que essa emancipação humana essa emancipação do sujeito ela vem né Por intermédio desses do conhecimento desses conteúdos esses saberes que historicamente foram construídos e sistematizado então até aqui está correto Está correto não é possível mas se passam sem que se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente tendo como ponto de partida e de chegada a prática social vivida pelo educando a que corresponde essa prática social vivida aos saberes as experiências que foram construídas no âmbito da trajetória pessoal e acadêmica do sujeito respeitando as 31 o método
dialético a dialética tem como tem Como faze a prática teoria e prática começa na prática passa pela teoria e termina a própria prática afirmativa correta esta concepção do método dialético e tem cinco questão cinco vamos lá questão sim é a ideia de práxis e aqui pra crianças temos uma ideia também bem alinhada a perspectiva marxista a placa está relacionada a transformação a transformação o material a transformação material da realidade Oi e aí vai envolver essa questão da teoria e da prática então a ideia de práxis defendida pelos marxistas Olha só não se aplica aqui pelo
fato de transformar a educação em um ato político essa concepção essa concepção de práxis né ela está mais preocupada com as questões histórico-críticas que com as políticas afirmativa está incorreta primeiro porque a educação ela é essencialmente é um ato político a educação é essencialmente um acordo com ato político e essa concepção da práxis é essa ideia da práxis de transformação material da realidade vai se preocupar não apenas com as questões histórico-críticas né mas vai se preocupar também com as questões da dimensão científica conceitual ética Econômica Religiosa e outros aspectos cinco então incorreta tá bom é
que se E aí tem seis com essa concepção é desce concepção visual o enunciado está aqui olha só a pedagogia histórico-crítica tá essa concepção ela defende essa concepção ela defende a emancipação do educando por meio de uma retrospectiva histórica crítica de compreender os conhecimentos historicamente acumulados por isso tem como fundamento psicológico as teorias da aprendizagem focada no estilo resposta ou seja o foco da pedagogia histórico-crítica são as concepções a concepção comportamentalista errado é a perspectiva da Psicologia ou da abordagem histórico-cultural histórico-cultural portanto e tem seis incorreta tá incorreto Vamos para o item 7 a emancipação
do sujeito ocorre de diferentes formas a ação é um importante instrumento beleza mas sem ela é possível se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e social e socialmente sistematizados errado porque é a educação quem vai permitir essa apropriação desses conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados portanto item 7 incorreto vamos lá para os próximos e de acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses confrontando-as com as realidades com a realidade em que vivem a respeito
desse assunto julgue Olha só uma hora sol na aproximação aqui entre a pedagogia histórico-crítica e entre a pedagogia crítico-social dos conteúdos né olha só aproximação O Confronto com a realidade Acredite social dos conteúdos 3D essa relação né dos conhecimentos conteúdo historicamente acumulados e o confronto com as realidades sociais é uma aproximação entre as duas a respeito disso não julgar então gente uma proposta de trabalho crítico e transformador da realidade vivida pelo aluno que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento você pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para
o aluno afirmativa correta se eu aproxima esse trabalho a essa realidade vivida pelo sujeito a aprendizagem será mais significativa será mais interessante porque o aluno sem tirar parte desse processo oito correta nove é necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente correto essa pedagogia ela propõe repensar a própria prática docente visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa item fechado para gente Redondo essa perspectiva conduza o professor a repensar sua prática e que esta prática esteja voltada e alinhada a transformação social e que essa prática seja
e tem significado na vida o sujeito e seja uma prática para a promoção das aprendizagens dos sujeitos que estão na escola 10 mande o gabarito da 10 além das Ferramentas convencionais de mediação utilizados em sala de aula os educadores precisam lançar mão das tecnologias novas tecnologias que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares Olha só muitas pessoas marcam é questões por exemplo como uma número 10 como incorreta por conta da palavra da expressão lançar mão agora vai aqui uma dica de prova para vocês a expressão lançar mão não
significa deixar de lado não significa largar de mão a questão disse que os educadores precisam lançar mão as novas tecnologias o termo lançar mão significa agregar tá então os educadores precisam agregar as novas tecnologias então cuidado quando aparecer o termo lançar mão lançar mão não é jogar fora não é desconsiderar mas é agregar portanto afirmativa 10 é uma afirmativa correta tá bom os docentes precisam agregar lelugas lançar mão a agregar eles precisam agregar das novas tecnologias estimativa fechada número 11 o compromisso da escola e dos educadores nesse momento é ensinar de forma significativa correto Olha
só lançando mão ou seja agregando e de metodologias que instiguem o aluno para aprendizagem verdade não tem que agregar de metodologias tem que trazer aí metodologias para instigar o aluno a aprendizagem tendo a certeza de que estes estes quem né pede os alunos farão novo uso social dos conteúdos científicos apelido na escola para transformação da sociedade afirmativa fechada Redonda para gente já estamos finalizando temos aqui agora duas questões tá bom e vamos aqui a próxima questão que são os números 12 questão de múltipla escolha e você já Compartilha aí com o professor o seu gabarito
Tá bom vamos lá para a questão 12 e a problematização é um dos elementos essenciais na didática na Perspectiva sócio-histórica é o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto a respeito da problematização assinale a alternativa correta é o momento de superação da teoria sobre a prática social dos sujeitos a afirmativa incorreta nós temos aqui a perspectiva da instrumentalização que não é o momento da superação né mas o momento em que há um diálogo entre esses conhecimentos é do senso comum e os conhecimentos científicos B um conto é a respeito da
problematização Esse é um conteúdo para problematizado deverá mostrar-se exclusivamente nas dimensões histórica social e política incorreta porque nós temos outras dimensões que esses conteúdos podem aí é se apresentar dimensão religiosa dimensão Econômica dimensão cultural né dimensão científica conceitual dentre outras né múltiplos são múltiplos olhares Essa é a verdade então letra B incorreta letras e a problematização é o espaço para desligar a vivência do conteúdo precedido no momento da prática social do conteúdo em sua teoria é a perspectiva nesse espaços né desse desse desse método desse método da didática na pedagogia histórico-crítica não é o desligamento
é dessa dessa vivência do conteúdo é da parte do conteúdo com a prática social do sujeito mas é articulação desses conteúdos para findar aí e não há consciência crítica né e não conhecimento nós em uma visão mais elaborada é do conhecimento então ser para ser em correta letra d o processo de investigação para solucionar as questões em estudos nega a aprendizagem significativa muito pelo contrário se apropria dela então a problematização resto da letra e é o momento no qual se aproximam conhecimentos espontâneos né do dia-a-dia dos conhecimentos né científicos afirmativa correta letra é é afirmativa
correta e última questão do simulado né daqui desse dessa desse dessa aula que essa luz número 13 diz assim de acordo com a didática de a didática de ensino na Perspectiva sócio-histórica Entendes por instrumentalização o que é a instrumentalização vamos julgar momento aqui estão na água e a instrumentalização e ela é o momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem dessa maneira o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem ajuda dos outros aqui tentou trazer um conceito de zdp de zona de desenvolvimento proximal
a E lembrando que a cbp corresponde aí aquela distância né o espaço psicológico entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial o nível de desenvolvimento real é o que ela consegue fazer sozinha né sem ajuda de ninguém o potencial é o que ela pode vir a fazer com ajuda de alguém mais experiente no caso o mediador não tem uma questão tentou trazer aqui um conceito de zdp mas aqui está incorreto O que é a instrumentalização ela é tapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo de modo e buscando aí equacionar
conceitualmente né levantar com caminhar conceitualmente os problemas levantados na etapa anterior esse Boleto aqui corresponde a problematização em correta letra C [Aplausos] letra c o processo Oi gente aqui aqui aqui caiu para mim vocês me ouvem o Olá pessoal dá um salve aí no chat por favor E aí E aí E aí E aí eu voltei gente voltei voltei voltei acho que voltei voltei Vamos lá nós queremos aqui o que a instrumentalização vamos vamos ver aqui na letra B na terra não volta aqui eles vão voltar aqui vamos voltar aqui letra B é tapa na
qual vamos novamente para ver tá mudo Deixa eu voltar aqui e agora não né voltou né Bom vamos lá etapa na qual o professor deve dissolver o conteúdo de modo sistematizado né buscando equacionar o encaminhar conceitualmente os problemas levantados na etapa anterior que problemas foram levantados na etapa anterior foi na etapa da problematização né então esses problemas que foram levantados eles devem agora ser abordado de modo sistematizado ou seja aqui sim eu tinha comentado errado corresponde a instrumentalização teórica o momento em que aqueles aquelas questões que foram levantadas anteriormente vão aí ser submetidas ao análise
sistematizada e conceitual portanto letra b a afirmativa correta Isso corresponde a instrumentalização letras e processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado sincrético não na verdade esses e sair dessa didática de ensino na Perspectiva sócio-histórica vai permitir aí com que o sujeito ele saia de um estágio sincrético para o sintético ou seja uma visão pouco elaborada fragmentada para uma visão mais ampliada tá bom portanto letra C letra C incorreta é tapa final na qual docente modifica o discente por meio da transferência de conhecimentos
científicos né a etapa final não é instrumentalização a etapa final é a prática social final né e a lógica dentro da pedagogia histórico-crítica não é de transferência dos conhecimentos né mas é de algo que é construído na relação dialógica entre educando e educador também gente Dessa forma nós encerramos aqui desejo Bons estudos para todos vocês e apresenta o meu curso para concurso e tu tá bom então é um curso de teoria e exercícios tá bom a plataforma na hotmart com acesso por um ano a PDF de vídeo-aulas com uma diversidade de temas de legislação Educacional
e conteúdos pedagógicos para adquirir só acessar o link disponível na descrição aí abaixo Não esqueça de seguir o professor Paulo nas redes sociais e desejo a todos vocês Bons estudos foi muito bom estarmos juntos e não se esqueçam de que amanhã nós estaremos aqui trabalhando a temática de manifestações do currículo tá bom amanhã será manifestações do currículo vou ficando por aqui vou deixar essa vou deixar essa ela disponível até a aula de amanhã tá bom para você poder realizar melhor não é para ficar melhor para você porque essa é muito importante tem muito conteúdo eu
acho que vale a pena assim você depois visualizar e Assis Tá mais calmo Tá bom a gente já tem esse curso muito bom e amanhã nova aula manifestações do currículo uma semana de aula lembrando gente que vamos ter sorteio da obra do Professor Julio Castelo Branco nós vamos fazer aqui um sorteio é literário né um sorteio literário um romance do que eu vou que eu vou sortear para vocês do meu amigo daqui de Brasília que lançou na semana passada é um livro na feira do livro ele pertence à Academia Brasileira de Letras aqui do Distrito
Federal Tá bom uma obra que eu recomendo e você pode ser o ganhador ou a ganhadora deste livro tá bom E aí depois a gente vai postar como Quais são as regras para participar desse sorteio tá bom Gente vou ficando por aqui tchau tchau para todos vocês Bons estudos fiquem fiquem bem e aproveitem que ser que amanhã nós vamos ter mais Aproveite que vai ficar e até amanhã tá bom depois disso eu tiro a aula do ar tchau tchau para vocês mais gente fui