13. Princípios para tratar com o pecado (1Co 5.6-23)

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Augustus Nicodemus
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queridos irmãos Na mensagem anterior nós vimos o apóstolo Paulo abordando a questão ou uma questão que estava acontecendo na igreja de Corinto uma na verdade entre muitas e que tinha a ver com a prática de imoralidade por parte de um dos membros da igreja que era público e notório vivia com a sua madrasta isso era alguma coisa proibida na lei de Moisés e alguma coisa que era inclusive reprovável na sociedade greco-romana daquela época o filho e ia para a cama com a mulher do seu pai sua madrasta e aquilo era do conhecimento público para vergonha
da igreja era do conhecimento de outras igrejas e é também do conhecimento da sociedade da de Corinto e Paulo Então escreve com muita indignação aqui primeiro ele Condena ou fala a respeito desse pecado de imoralidade segundo ele trata de um problema maior ainda que é omissão da igreja a igreja estava omissa com relação àquele caso Nenhuma medida disciplinar havia sido tomada contra aquele aquele irmão aquela pessoa que se dizia crente que frequentava a igreja a ponto de que Paulo se viu Obrigado ele mesmo a passar a sentença ele julgou a distância julgou e condenou infrator
e determinou que a igreja o expulsasse que o entregasse a Satanás com o objetivo de quem sabe com isso levá-lo ao arrependimento para que Ele pudesse salvo poder ser salvo do juízo e da condenação que Deus tem contra os adúlteros e os imorais em penitentes que não se arrependem foi isso que nós vimos Na mensagem anterior que vai aí do verso primeiro até o verso 5 do Capítulo 5 de Corinto Nós também dissemos que essa passagem ela inaugura a segunda grande parte da primeira carta de Paulo aos Coríntios onde ele trata da disciplina na Igreja
São três casos que Paulo vai tratar primeiro esse aqui de imoralidade que ocupa todo o capítulo sim depois o caso de um irmão que estava Processando o outro nos tribunais da cidade para escândalo mais uma vez público e ainda o caso de vários irmãos que frequentavam os templos pagãos e se prostituíam como era prática anterior deles eles não haviam abandonado a prostituição cultural o que unia o que une esses três problemas que estão tratados nos Capítulos 5 e 6 é a falta de disciplina ou a falta de cuidado Pastoral da liderança da igreja Para com
esses membros faltosos o que obriga o apóstolo Paulo como autoridade sobre todas as igrejas e na igreja de corinho de particular porque ele era o fundador da igreja a fazer uma espécie de uma intervenção e colocar as coisas em ordem para que o nome de Cristo não fosse maculado e para que igreja pudesse continuar a andar nos caminhos do Senhor voltando agora para o nosso primeiro problema aqui que é o problema de da imoralidade depois de sentenciar que aquele imoral seja expulso da igreja e que seja entregue a Satanás Paulo coloca três ou quatro princípios
bíblicos para embasar a sua sentença Paulo como nós já vimos Ele não costuma tomar decisões práticas sem embasá-las teologicamente sem prová-las biblicamente e dar a razão para aquilo o motivo é que adesão ao cristianismo é absolutamente voluntário nós nos tornamos cristãos Porque queremos ninguém nos obriga e para que nós sejamos cristãos é necessário que nós sejamos persuadidos convencidos de que o cristianismo de fato é verdade e que as reivindicações do Evangelho São a plena verdade de Deus Ou seja faz faz parte do Ser Cristão o convencimento ninguém deveria ser cristão se declarar evangélico ou dizer
que é membro de uma igreja se ele não tiver convencido das verdades das práticas que aquela igreja apresenta oferece ou prega E no caso da Fé bíblica no caso da fé cristã se ele não tiver convencido da veracidade das escrituras a divindade de Cristo da necessidade de uma vida Santa da doutrina da trindade enfim aquelas grandes doutrinas que formam o limite daquele que nós chamamos de cristianismo histórico por isso que o apóstolo Paulo toda vez que ele se dirige as suas igrejas as igrejas que ele escreveu com alguma orientação prática geralmente ele Embasa ele dá
razão ele argumenta porque ele quer que as pessoas obedeçam por convencimento porque uma pessoa convencida contra a sua vontade ainda é da mesma opinião anterior ele pode parecer que ele foi convencido mas ele Continua pensando do mesmo jeito então por isso que é importante a doutrina por isso que é importante o ensino por isso que é importante o estudo para que haja o convencimento Paulo nos traz aqui eu penso que são quatro pontos que nós podemos usar aqui quatro argumentos que ele usa para justificar a sentença que ele passou de expulsão daquele membro da igreja
a primeira tá aí do verso 6 a 8 e tá e tem como base a instituição da páscoa uma das três principais festas judaicas se você abrir a sua Bíblia lá no livro de Êxodo depois você pode fazer isso você vai ler como Deus ordenou a nação de Israel que estava cativa no Egito através de Moisés Deus determinou que os israelitas naquela noite depois das 10 pragas das nove pragas aliás Deus determinou que cada família tomasse um cabrito tinha que ser macho sem defeito de um ano podia ser um Ovelha ou um cabrito matasse aquele
cabrito e passasse o sangue do animal nas ombreiras da porta pelo lado de fora e que a noite eles assassem não podia ser cozido tem que ser assado o cabrito todo tinha que ser assado e depois comido pela família que estava ali junto com pães sem fermento e com ervas amargas e já deveriam comer cajado na mão roupa de viagem a mochila pronta tudo certo porque meia-noite o anjo do Senhor haveria de passar pelo Egito E onde ele visse o sangue ele não entraria esse anjo tinha a missão da parte de Deus de matar todos
os filhos primogênitos do Egito e onde não tivesse o sangue O Anjo ia entrar e ali mataria o primogênito primeiro filho daquela família como a palavra passar é a palavra é a palavra Hebraica para Páscoa daí o nome da festa né porque significa que o Anjo passou e não entrou na casa dos israelitas porque estava protegida pelo sangue Deus então instituiu a festa da páscoa como sendo uma celebração constante na nação de Israel uma vez por ano os judeus celebravam a Páscoa eles comiam faziam isso nas suas casas ou então eles vinham até o templo
em Jerusalém para uma grande Páscoa todo o povo reunido para ali celebrarem comerem o cordeiro como deveria ser feito a Páscoa então representava para os Judeus a memória do Êxodo aquele evento que marca a identidade da Nação quando eles escravos 400 anos agora foram libertos e podiam ser uma nação livre donos dos seus destinos seguir a sua religião adorar o seu Deus a Páscoa é o evento talvez mais importante o Êxodo né simbolizaram na Páscoa talvez a passagem ou evento mais importante na formação da Nação de Israel e era isso então que a Páscoa lembrava
e O Judeu quando celebrava a Páscoa ele lembrava disso da sua escravidão da libertação e do sangue do cordeiro através do qual aquela libertação pode acontecer os primeiros cristãos Eram todos judeus e eles entenderam que a Páscoa Na verdade era um tipo era uma figura eram símbolo de Cristo e que aquele Cordeiro sem defeito macho de um ano que era sacrificado anualmente ele era o símbolo ou tipo do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo apontava para o sacrifício do Messias e isso ficou mais claro na noite em que Jesus foi traído que
foi exatamente durante uma celebração da Páscoa em Jerusalém quando ele com seus discípulos sentado à mesa para comer o cordeiro para comer o pão sem fermento e as ervas amargas ele tomou o pão partiu pão asmo sem fermento partiu Deus discípulos e disse isto é o meu corpo e em seguida ele tomou o vinho cálice Deus discípulos dizendo Isto é o meu sangue e eles comeram Cordeiro Pascal Conforme a lei mandava então ficou Claro para os discípulos que a Páscoa ela se cumpriu ela se realizou na morte de Jesus Cristo e que foi substituída pela
Ceia do Senhor por isso que os cristãos nós não celebramos a Páscoa nós não matamos mais Cordeiros nem comemos pão sem fermento nem ervas amargas uma vez por ano para pedir a Deus que lhe perdoe os nossos pecados nós celebramos a ceia do senhor nós partimos o pão e bebemos O Cálice em memória do cordeiro de Deus que morreu por nós que derramou o seu sangue por nós Essa é Essa é a instituição que está por detrás dos dois primeiros Versículos aqui que Paulo traz como argumento para que o malfeitor sejam expulsos que nós celebramos
a Páscoa como sendo uma festa uma festa de Redenção e libertação do pecado os argumentos de Paulo aqui são muito claros e eu queria só ler com vocês mais uma vez os três primeiros Versículos e ver como ele usa a festa da páscoa e baseado nela Embasa a sua sentença de expulsão daquele cidadão ele começa dizendo não é bom esse orgulho que vocês têm Nós já nos referimos ao problema principal da Igreja de corinho o problema principal da Igreja de Corinto é uma igreja que achava que era espiritual era uma igreja que se vangloriava dos
dons espirituais era uma igreja cheia de soberba chegava mesmo ao ponto de se comparar com o apóstolo Paulo e dizer que era mais espiritual e esse essa visão de espiritualidade distorcida levava a minimização do Pecado eles diziam assim nós temos problemas na igreja tem gente em Pecado na igreja mas Deus está conosco Porque durante os nossos cultos nós temos Essas manifestações Sobrenaturais que prova que o Espírito Santo está conosco ora Se o Espírito Santo está conosco significa que ele não tá levando muito em consideração os desvios dos irmãos as fraquezas dos irmãos Então essa visão
errada que ligava espiritualidade com manifestações fez com que os Coríntios desleixassem a vida moral dos seus membros eles não ligassem muito para aquilo porque o que importava era aquelas manifestações era isso que era prova da presença de Deus Paulo diz aqui ele já tinha dito Antes aqui no no verso 2 vocês estão cheios de orgulho quando deviam ter lamentado e tiraram do meio de vocês quem fez essa coisa aí ele repete agora de novo no verso 6 esse orgulho de vocês não é bom porque ele impede de ver um princípio simples Qual é o princípio
tá no verso 6 por acaso vocês não sabem que um pouco de fermento leveda a massa toda aqui ele já começa a falar da páscoa onde o pão era levado o pão era um pão sem sem fermento a fabricação do pão que é mesmo até o dia de hoje a massa é batida e depois acrescentado um pouquinho de fermento para que ele enche Basta um pouquinho é muito pouco a quantidade de fermento proporcionalmente a massa mas basta um pouco para massa se contaminar e ela inchar princípios simples um pouco de fermento contamina a massa toda
o fermento representa o pecado é por isso que o pão na Páscoa era sem fermento exatamente para indicar a santidade e a pureza do cordeiro de Deus e do povo que ele haveria de salvar o princípio é que um pouco de Pecado na igreja quando ele não é tratado ele contamina a igreja toda e era isso que o orgulho dos Coríntios não permitia que eles vissem eles viam de dito assim mas é um pouquinho só é uma coisinha aqui é uma coisinha ali Deus não liga para isso não o que importa são Essas manifestações é
a presença de Deus o poder de Deus o mover de Deus a unção de Deus é isso que importa a vida de cada um isso não é Deus toma conta vocês não sabem pergunta ao Apóstolo Paulo que basta um pouco de Pecado não tratado na igreja para que a igreja toda fique contaminada como é que isso acontece pecado não é individual de fato é mas nós somos uma coletividade Nós Somos um corpo quando um pecado se torna público e ele não é tratado os jovens vão olhar e vão dizer assim uai pode esse tipo de
relacionamento tem aquele líder do líder do louvor que tá indo para cama com a namorada toda a igreja sabe disso e ninguém faz nada quer dizer que pode então então o mau exemplo começa a corromper a moral começa a corromper as consciências as pessoas começam a achar que o que importa realmente é a celebração é participar dos rituais e que o cristianismo não tem nada a ver com a vida não tem nada a ver com o meu comportamento com com quem eu me deito com quem eu me levanto com quem eu vivo o que não
é verdade esse orgulho de vocês não é bom porque vocês não estão sabendo vocês não estão percebendo que um pouco de fermento leve da massa toda Esse era o problema da igreja de Corinto Essa visão errada de espiritualidade que não deixava eles enxergarem que a presença do espírito santo produz santidade de vida então a luz disso né O Verso 7 Paulo diz joguem fora o velho fermento ou seja joga em Fora esse tipo de comportamento que está aí e que faz parte da vida antiga de vocês quando vocês não conheciam a Deus para que vocês
sejam uma nova massa a gente agora começa a compreender o que é que toda Páscoa significa né o pão ali significava o corpo de Cristo e e por extensão a igreja que está unida a ele e assim como aquele pão não podia ter fermento que eram símbolo do pecado assim também a igreja não pode ter o fermento tem que ser jogado fora o pecado tem que ser tratado para que nós sejamos de fato uma massa azima né ou sem fermento que é esse nome que se dá porque vocês são sem fermento diz o apóstolo Paulo
aí no verso 7 pois também Cristo nosso Cordeiro Pascal já foi sacrificado por que que ele morreu ele já foi sacrificado ele foi sacrificado para quê exatamente para tirar os nossos pecados não somente a nossa culpa mas também nos livrar do domínio do pecado e finalmente vai nos livrar da presença do pecado quando ele vier em glória e houver a ressurreição dos mortos e a glorificação e a transformação mas ele morreu para tirar os pecados então não faz sentido que a comunidade Pascal a comunidade do cordeiro Pascal que a Igreja de Cristo ela tolere o
pecado no seu meio porque isso vai contra todo o simbolismo da páscoa nós não celebramos a Páscoa mas nós retemos o simbolismo dela E é isso que a ceia do senhor representa agora vamos vamos chegar para os nossos dias e essa é a razão pela qual algumas igrejas quando elas tomam consciência de que tem membros que estão Vivendo em Pecado eles dizem vocês não podem participar da Ceia do Senhor porque é uma contradição em termos a senha do senhor é exatamente a celebração da comunidade Pascoal é a celebração do cordeiro que já foi morto para
nos livrar dos nossos pecados você tá vivendo uma vida em Pecado todo mundo sabe que você tá vivendo a vida em Pecado você não está arrependido que sentido faz você comer do pão e beber do Cálice uma vez que a festa da páscoa a ceia do senhor que nós celebramos pelo menos uma vez aos domingos ela ao mês ela é uma expressão da santidade da igreja que está unida ao seu cordeiro que já foi morto nós podemos tirar tantas lições daqui não é olha a partir do verso 8 Paulo disse então por isso a luz
disso De que a vida cristã é como a festa da Páscoa celebremos a festa vida cristã pode ser comparada a Essa festa não convém o fermento nem com fermento do mal e da maldade mas com o pão sem fermento o pão da sinceridade e da Verdade Paulo compara a vida cristã aqui a festa da páscoa na antiga aliança e a celebração da ceia do senhor na Nova Aliança que é a instituição que substitui a Páscoa que completa a Páscoa ali dá o seu sentido perfeito é uma celebração de pureza de santidade de alegria porque nosso
Cordeiro já morreu ele já foi dado para nos alimentar para nos perdoar nos livrar de todo o pecado por isso não faz sentido diz o apóstolo Paulo que vocês ainda mantenham no meio de vocês um pouco de fermento um pouquinho do fermento vai contaminar tudo mais fica sem sentido por isso vocês tem que tirar esse infrator do meio de vocês ele tem que ser disciplinado para que então a pureza da igreja ou seja mantida o segundo princípio que Paulo coloca aqui é que às vezes é necessário uma separação eu já mencionei na segunda-feira passada que
a arrogância dos Coríntios é torceram a visão dele ficaram míopes eles se dividiram quando não deveriam os quatro partidos e se uniram quando deveriam se dividir eles deveriam botar para fora aquele cara mas se uniram e disseram não ninguém larga a mão de ninguém né segura que o irmão não bota para fora não quer dizer ele se dividiram quando não deveriam e se uniram quando não deveriam porque há momento para uma santa separação é o que Paulo diz aqui inclusive ele menciona no verso 9 que não é a primeira vez que ele trata disso com
a igreja na outra carta peço envolve já escrevia vocês que não se associassem com os impuros parece que a igreja de Corinto era Reincidente nisso Como eu disse era uma igreja que tinha uma visão espiritual errada e ela não vinha problema em continuar associada com impuros continuar só será com impuros por isso Paulo isso deu ensejo aqui o apóstolo Paulo escrevesse uma carta para eles que é antes de primeiro aos Coríntios essa primeira carta que é na verdade a primeira carta primeiro aos Coríntios é Segundo aos Coríntios na verdade né mas essa outra carta que
foi escrita antes de primeiro aos Coríntios ela se perdeu nós não temos nós não temos notícia dela né Deus não quis que ela fosse preservada mas nós sabemos o seu conteúdo o conteúdo é esse aqui Paulo nessa primeira carta ele escreveu vocês não devem se associar com impuros e ele deve ter feito uma exposição deve ter se expandido ele tá dando um resumo aqui não é ele já tinha mandado uma carta o que mostra que a Igreja era reincidente e que a igreja estava se associando com gente impuro a questão é que agora Paulo percebe
a igreja ou por Malícia ou por maldade ou Por ignorância interpretou mal o que Paulo tinha dito a igreja pensou que Paulo estava falando para eles não se associarem com o pessoal do mundo ele corrige no verso 10 a interpretação errada da igreja de Corinto refiro-me com isso não se associam com os impuros refiro-me com isso não propriamente aos impuros nesse mundo aos avarentos ladrões ou idólatras pois nesse caso vocês teriam de sair do mundo Essa foi a interpretação errada da igreja de Corinto quando recebeu a primeira primeiríssima carta de Paulo pessoa que Paulo estava
dizendo assim olha vocês não devem se associar com ninguém do mundo esses imorais esses ladrões esses ímpios tá tudo indo para o inferno o mundo tá no maligno vocês não devem ter sociedade nenhuma amizade nenhuma vocês não podem andar com esse pessoal não entra na casa deles não faz negócio com eles não compra nada deles é boicota todos os produtos dele nada vocês vão comprar Não assista nada do que eles produzem Olhe não se associe com os impuros não se associe com os impuros a igreja de Corinto disse bom ele tá falando para gente não
se associar com gente do mundo né e o que que aconteceu ele está vez tem um tomado uma posição de gueto é uma igreja assim que não queria absolutamente nada com a sociedade O que é um erro próprio Paulo diz aqui e esqueceram ou não perceberam O que é que Paulo de fato estava dizendo Paulo aqui diz a eles no final do verso 10 é claro que aquilo que eu disse não podia se referir as pessoas do mundo porque nesse caso vocês teriam de sair do mundo vocês teriam que sair do mundo onde está claro
aqui que Deus nunca mandou que a igreja vivesse numa bolha que nós vivessemos fora da sociedade o erro um erro que aconteceu durante a idade média no início da idade média século quinto por aí um pouco antes quando as pessoas os cristãos querendo viver uma vida Santa uma vida reta entenderam que o melhor caminho para isso era se desligar completamente da sociedade e da vida mundana daquela época a gente até pode entender porque o império romano no século quinto seja por aí não era fácil né não era fácil a vida era uma vida devassa era
uma vida de violência de embriaguez orgias e tudo mais era muito difícil para uma pessoa Ser Cristão em sociedade então Eles resolveram sair e formar suas sociedades alternativas e um para Mosteiros formavam comunidades se isolavam completamente do mundo isso não foi o que Cristo quis dizer Cristo disse vocês estão no mundo mas vocês não são do mundo Mas ele também não ouro ele quando orou disse assim eu não quando ele orou ao pai por nós ele disse eu não peço pai que os tires do mundo mas que os livres do mal a igreja chamada para
ser sal e luz então ela tem que estar na sociedade por mais depravada corrompida que a sociedade seja a igreja tem que estar lá para acessar o luz para dar testemunho se for preciso a custo da sua própria vida da sua segurança dos seus bens da sua liberdade o que quer que custe Mas ela está no mundo exatamente para isso e a igreja de Corinto com os seus desejos de ser uma igreja espiritual entendeu que talvez Paulo estava recomendando que eles se afastassem completamente das coisas do mundo é claro o apóstolo Paulo jamais aprovaria que
o Cristão participasse de determinados eventos ou de programações ou de determinadas instituições onde ele haveria de viver na prática do Pecado como os pagãos mas existem muita coisa que a gente pode fazer em comum com quem não é crente muita coisa é o que nós chamamos de graça comum graça comum ou seja o favor de Deus estendido a toda a humanidade permitindo que as pessoas tenham decência tenham moral sejam honestas trabalhadoras que sejam Leais que compram sua palavra que permite que a sociedade funcione Então os cristãos podem ter bons relacionamentos com pessoas que não são
cristãs a menos que essas pessoas de alguma forma que eram nos levar a viver uma vida pecaminosa ou a seguir determinados padrões de vida que eles estão de desacordo com a palavra de Deus e aí é quando nós temos que renunciar ao mundo nós temos que dizer não mas tem muita coisa que a gente faz em comum Eu tenho certeza que provavelmente o Uber que você usou nessa noite para chegar aqui talvez o motorista não fosse crente não é isso mas você se Valeu dos serviços dele e daqui quando você sair para comer em algum
lugar você vai comer no restaurante talvez de alguém que não seja Cristão Talvez seja até um idólatra e assim por diante Deus nunca nos chamou para sair do mundo nesse sentido mas para influenciar o mundo o sentido do que Paulo disse aqui agora a gente volta para o nosso ponto tá aqui no verso 11 mas agora escreva vocês que não se associam com alguém que dizendo se irmão for devasso Avarento e idolatra maldizente bêbado ou ladrão nem mesmo comam com alguém assim Paulo aqui pegou muito mais pesado com aqueles que se dizem cristãos e vivem
uma vida imoral do que com os imorais do mundo Paulo diz olha eu não tô mandando você sair do mundo eu não tô mandando você não se associar com as pessoas do mundo dos imorais não tô mandando isso mas eu estou dizendo que vocês não se associem com alguém que está na igreja e diz que é crente fez profissão de fé foi batizado foi apresentado a igreja se diz membro da igreja participa das coisas de Deus mas ele vive como um devasso Avarento mão de vaca não é que é capaz de atravessar Capibaribe a nada
com um sorrisão da mão e não derrete né Avarento e idólatra maldizente você pensaria que fala mal dos outros estaria numa lista dessa Paulo diz olha você não se associa com gente que tem língua comprida cuja língua percorre os céus e a terra falando mal dos outros difundir o foco hoje em dia não é mais a língua é o teclado né fake News maldizente bêbado ou ladrão é com esse tipo de gente que vocês não devem se associar Como eu disse o segundo ponto de Paulo aqui o primeiro foi baseado na festa da páscoa o
segundo foi na necessidade de uma separação legítima não do mundo num certo sentido mas de pessoas que dentro da igreja vivem de acordo com o mundo com esses nós não deveríamos ter sociedade alguma vejam que Paulo diz aqui com esses nem mesmo comam com alguém assim é porque a gente hoje nossa sociedade é muito diferente da sociedade oriental e a gente não percebe o peso que a gente tá dizendo assim mas naquela época comer com os irmãos era sinal de comunhão de fraternidade e de aceitação uma das primeiras instituições da igreja apostólica foi a chamada
festa do Ágape ou a festa do amor os cristãos se reunista lá no livro de Atos Capítulo 2 diz que quando eles converteu aquela multidão se converteram de Pentecostes eles partiam um pão juntos estavam todo dia na casa uns dos outros comiam juntos com alegria então criou-se a chamada festa do Ágape todo domingo primeiro dia da semana os cristãos e uma determinado localidade se juntavam eles traziam comida de casa e eles comiam juntos em comum aqui no meio dessa refeição eles partiam um pão e bebiam o Cássio ele celebravam a ceia no meio da festa
do Ágape Paulo vai falar disso aqui no Capítulo 11 você já se perguntou é porque a gente fica com essa mentalidade né a gente tá acostumado de ceia ser assim a gente pega um pedacinho de pão um pedacinho de um pouquinho de vinho e tal e aí vocês aí a gente fica perguntando Mas como é que Paulo tá dizendo assim que quando você se reúne pra celebrar a ceia tem gente que fica bêbado mas que cara esses Zinho poderoso né tem gente que fica mas é porque a festa a ceia era celebrada na festa do
Ágape onde havia o vinho onde havia comida lá mesmo em primeiro Coríntios 11 Paulo disse quando vocês vão participar tem gente come na frente do outro gente que fica empatourrada Vocês não tem casa onde comer a gente fica pensando mas como é que faz sentido um pedacinho de pão mas não era é que era comida mesmo era uma grande refeição onde os membros daquela igreja local participavam e ali ele celebravam a Cristo celebravam a ceia do senhor e estavam juntos e compartilhavam Inclusive era uma oportunidade para os irmãos pobres da igreja Pelo menos tem uma
refeição decente durante a semana esperava a festa do Águia e essa festa acabou sendo abusada teve muitos abusos cometidos a ponto de que no século II ela já estava proibida na igreja cristã e é por isso que a gente não tem a gente Celebra a ceia como você não evento separado mas no início era na festa do Ágape era na festa do Ágape então quando utilizo aqui com esse tal nem ainda com mais quer dizer o seguinte ele não pode nem participar do zagapes de vocês quando vocês se reúnem para comer aos domingos para celebrar
a Cristo celebrar senha do Senhor ele não pode estar presente é que vale a dizer ele não pode participar da ceia do senhor com esse nem comam nem como alguns acham que era extensivo Inclusive a receber em casa né receber essa pessoa em casa individualmente você abrir sua casa para receber cidadão para você ter uma comunhão com ele eu não vejo que o texto está proibindo isso aqui eu tô entendendo que a proibição aqui é a ceia é a comida religiosa é comida aquele momento espiritual quando a igreja se reunia para comer juntas símbolo de
comunhão para partir o pão tomar o cálice ele estava excluído disso aí é isso que Paulo disse ele tem que ser excluído disso aí ele não pode participar dessa festa que é a festa que a Páscoa de vocês o Ágape era a páscoa do Cristão vocês não não vocês não deviam permitir que ele fizesse isso o terceiro Então esse é o segundo princípio primeiro princípio é a festa da Páscoa que é uma festa que fala de Pureza falar de pão sem fermento fala do cordeiro Pascal que já foi enrolado fala de festejar com alegria com
os pães ázimos na verdade da Sinceridade jogando fora todo fermento segundo princípio existe uma hora em que a gente tem que separar tem que excluir mesmo Por Amor à igreja e por amor dessa pessoa e por amor dessa pessoa isso é mais urgente do que separação do mundo conforme nós vimos aqui o terceiro ponto aqui o terceiro princípio é que nós somos chamados para julgar os de dentro veja o verso 12 e 13 pois com que direito haveria eu de julgar os de fora porque Paulo disse assim não tô dizendo que vocês não vão comer
com as pessoas do mundo e aqui ele diz eu não tenho direito de julgar essas pessoas elas não estão debaixo da minha jurisdição elas nem crentes são elas nem creem Jesus Cristo não estão debaixo da igreja eu não tenho como exercer nenhuma autoridade ou disciplina sobre elas né com que direito eu vou julgar os de fora não tenho direito nenhum o cara nem crente é um ímpio e o problema dele não é tanta em Piedade programa dele que ele não crê em Jesus Cristo eu não tenho jurisdição sobre ele com que direito eu vou julgar
os de fora mas será que vocês não devem julgar os de outro aquele tipo de pergunta que a resposta é sim nós devemos julgar os de dentro e aqui então uma resposta para os irmãozinhos adeptos do Não julgueis é bem irmão escuta direitinho que Paulo tá dizendo Paulo tá mandando julgar os irmãos sim tá mandando o julgamento que a bíblia proíbe é o julgamento hipócrita Por que que você vê o cisco no olho do seu irmão e não vê a trave no seu olho tire a trave do seu olho e aí você vai ver o
cisco no olho do seu irmão então Jesus não tá proibindo que eu veja o cisco no olho do meu irmão ele tá proibido que eu faça isso sem antes tirar a tora que tá no meu no meu olho Então o que a bíblia proíbe é o julgamento hipócrita esse texto é usado muito fora de contexto porque quando aparece casos na igreja de gente que tá vivendo em Pecado gente que precisa ser corrigida e tudo mais e já aparece a turma do Não julgueis Não julgueis Não julgueis não joguei mas como não julgueis como é que
eu vou obedecer Essa ordem aqui da Bíblia de expulsar o malfeitor de manter a pureza da igreja é claro que tem que ter um julgamento e o julgamento aqui não é do coração nós já vimos isso né quando nós chegamos em primeiro Coríntios Capítulo 4 Paulo diz que Deus é quem julga as intenções do coração mas os atos externos eles estão sujeitos a serem julgados se você tá saindo com a mulher do seu do seu irmão você tá traindo né A mulher tá traindo o marido com o irmão na igreja então não julgueis como não
julguei se fosse com assunto você não estava dizendo isso né né quando é do outro você diz Não julgueis Claro que tem que julgar atos externos o fórum externo comportamento errado contra a palavra de Deus a igreja usando os seus mecanismos porque aí vai variar de igreja para igreja da igreja que tem conselho tem igreja que tem curso história tem igreja que tem presbitério tem igreja que tem o pastor que faz isso já dei minha opinião aqui de que acho que isso não deveria ficar na mão de uma pessoa só mas sempre um colegiado para
tratar de questões de disciplina Qualquer que seja a situação mas a igreja tem que tomar uma posição para dizer nós não concordamos com esse tipo de coisa isso não faz parte do evangelho de Cristo não faz parte do evangelho de Cristo Será que vocês não devem julgar os de dentro verso 13 os de fora Deus julgará vai chegar o momento em que Deus vai submetê-los a julgamento eles estão debaixo da jurisdição de Deus mas não da igreja não da igreja o que a igreja tem que fazer com eles é evangelizar pregar o evangelho para eles
chamá-los ao arrependimento oferecer o perdão mas o juízo compete a Deus para o mundo mas na igreja nós somos chamados a julgar tratar esses casos de Pecado porque nós nos tornamos membros da igreja voluntáriamente você veio porque quis você se tornou membro porque quis você se submeteu voluntariamente aos ditames as regras as normas dos princípios bíblicos e agora você tem que responder por isso você tem que responder e se responsabilizar por aquele que você declarou Quando você foi batizado quando você fez sua profissão de fé quando você diante de todo mundo declarou que era um
cristão e queria viver para glória de Deus a conclusão de Paulo tá no final do verso 13 expulsem o malfeitor do meio de vocês Paulo tá tão bravo que nem chama ele mais de irmão né já chama de malfeitor puxem o malfeitor do meio de vocês seja esse homem ele não deveria mais ter acesso não é que ele não poderia participar dos dos cultos mas ele não era mais considerado como irmão e Portanto ele não poderia participar dos ágapes das festas da comida junta do comer junto e consequentemente da ceia do senhor qual era o
propósito de tudo isso o que que Paulo quer fazer porque que ele parece tão ansioso e Zeloso de fazer com que isso seja concretizado mais rápido possível primeiro porque isso era algo público todo mundo tava sabendo desse caso de imoralidade na igreja de Corinto inclusive outras igrejas segundo já não era a primeira vez Paulo já tinha escrito uma carta dizendo vocês não podem se associar com gente desse tipo gente que vive no pecado se diz Cristão mas vive uma vida no pecado portanto era uma igreja que era Reincidente daí Paulo trata essa questão com tanto
Rigor terceiro porque um pouco de fermento ele leveda massa toda e isso não só na vida da comunidade mas na sua vida meu irmão na sua vida minha irmã pecado que você deixa que você não trata e que você vai adiando que você vai procrastinando que você vai se acomodando racionalizando cedo ou tarde ele vai contaminar sua consciência ele vai enfraquecer suas defesas Morais e daqui a pouco você vai ver esse tolerando muito mais coisa você vai ver você tolerando coisas que um dia você nunca pensou que haveria de tolerar como Cristão então tem que
ser resolvido logo na raiz tem que ser resolvido com radicalidade expulse o malfeitor do seu coração não admita não a brigue Não encoraje fuja não dê oportunidade para que não aconteça coisa pior queridos que Deus nos fortaleça na próxima segunda se Deus quiser nós vamos entrar no outro problema da igreja aqui era dois irmãos que estavam brigando na justiça por conta de dinheiro então você pode ter dito assim no capítulo 5 mas esse negócio é muito escabroso não existe hoje não mas o capítulo 6 tem gente irmãos brigando na justiça por dinheiro Isso aí tem
muito então se Deus permitir na próxima segunda nós veremos isso vamos orar o Deus querido ajuda-nos a ter uma visão Clara do certo e do errado conforme a tua palavra dá-nos tolerância zero para com Pecado em nossa vida tu sabes que nós somos inclinados a todo mal somos filhos de Adão nós gostamos mais do que é errado do que aquilo que é certo por isso sem a tua ajuda sem a tua graça sem o teu espírito santo eu jamais podemos viver uma vida Santa que te agrade por isso Senhor enche-nos do teu espírito nos conduz
pelos caminhos da retidão e perdoa as nossas iniquidades as nossas falhas purifica-nos no sangue de Jesus é o que pedimos no nome dele amém
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