E aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ou narradores narrados a E aí E aí É muita gente vai me pedindo orientações para jogos de RPG de investigação então já que vocês estão pedindo Bora lá hoje eu começo uma sequência de vídeos focada em RPG de investigação nessa sequência a gente vai ver em várias formas várias técnicas de deixar os mistérios dos seus jogos mais envolventes e mais surpreendentes os vídeos vou ser focados em um jogo que como um todo é focado a investigação seja o arco da campanha ou a campanha as dicas claro
que também podem ser usadas para uma sessão uma série específica mas o foco vai ser o jogo logo o jogo de investigação mas antes de começar o que era dar um aviso para vocês o narradores narrados mudou E eu ganhei XP vocês vão ver coisas diferentes no vídeo hoje novos poderes novas habilidades o professor pinta de nível e tudo isso Graças aos nossos apoiadores a nossa equipe cresceu um apoio constante de vocês Conseguimos dar mais um passo no nosso projeto e vocês não serão mais obrigados a ficar vendo as minhas edições toscas de vídeo sejam
muito bem-vindas canal e Ju e muito gostosa para conseguir digitar essa colcha de retalhos de são as minhas gravações e é isso galera agora Carol vejo aqui no narradores dados atrás das câmeras editando os vídeos e para já começar dando mais trabalho para Elas hoje eu não vou agradecer alguns apoiadores não vou deixar alguns nomes aqui hoje muito obrigado a todos os apoiadores o nome de todos vocês vai ficar fazendo aqui embaixo e estilo CBN então vocês que possibilitam nós dois lados continuar criando o conteúdo gratuito diariamente nascentes muito muito muito muito a todos vocês
como é que ainda temos muitas metas para conquistar levar narrador de RPG profissionais para jogar com a molecada que tá cumprindo medida socioeducativa em meio aberto lançar aventuras prontas e material de RPG constante para os apoiadores aumentar a quantidade de conteúdo que a gente pública e muito mais então se você ainda não apoiador dá uma olhada no nosso projeto aqui embaixo em apoia sem barra narrador inados dá uma olhada em todos os benefícios que os apoiadores ganham acesso ao grupo de telegram discórdia dos narradores narrados recebem ferramentas como sou 15 mapas os seus jogos participam
de mesa já esteja comigo e muito mais dá uma olhada no projeto ver se você curte se você puder apoiar daquela força para gente a partir de uma real Você já se beneficia de todas as metas que a gente atingir esse você não pode apoiar não tem problema conteúdo continua gratuito para todo mundo mas se você puder compartilhar o projeto vídeo curtir comentar se dia a gente nas outras redes sociais já ajuda demais e agora não vou falar a e agradeço aqui vergonha da gente vem disse pra editar depois e agora eu não vou falar
siga narradores narrados em rouba narradores narrados no Facebook e Instagram Tik Tok e@errado no Twitter porque na hora que eu falei da rede social eu tenho certeza que essas leituras maravilhosas Já colocaram silicones bonitinho das redes pelos@gordinhos então eu não vou ficar repetindo mais isso a gente acorda mal parte do vídeo que sempre tinha Beleza já fiz as instruções Bora lá falar de RPG de investigação Hoje a gente vai falar da base nos primeiros pontos que a gente precisa pensar quando a gente for começar a planejar um jogo focado investigação e já pensar um pouco
o que que precisa ter uma cena de investigação nesse vídeo e nos próximos sobre a Igreja de investigação eu vou citar muitos conceitos que eu já falei vídeos anteriores eu não vou desligar ele de novo detalhadamente então eu aconselho que quem tá chegando agora deu uma olhada nos vídeos antigos eu vou tentar marcar aqui em cima os vídeos que tem os conceitos que eu for falando mas eu não sei se o limite as ações de links que eu posso colocar no vídeo vai ser o dedo que eu vou falar então talvez eu falei alguns que
eu não marque mas para entender como é que eu planejei um jogo de investigação a importante entender como eu planejo uma sessão de jogo uma campanha uma cena Mas quem já comprou narradores narrados não vai ter dificuldade nenhuma a gente vai começar por onde a gente sempre começa criando argumento e premissas do jogo explico certinho argumento premissas nesse vídeo aqui mais um jogo de investigação a gente vai detalhar mais o argumento na verdade é Como se adquire a se dois argumentos o argumento do jogo houve um assalto em uma casa foi roubado um colar e
os personagens foram chamados para investigar o argumento base claro que o argumento já é mais complicado que isso eu só falei bem simples normalmente uma sessão normal eu falo para criar o que em quando onde porquê Fala para deixar o como na mão jogadores por o que vai ser o que vai acontecer durante o jogo e o por quais meios como isso vai acontecer mas que a gente vai fazer um jogo de investigação além é desse argumento que é o que vai acontecer no jogo a gente vai criar um argumento anterior o que aconteceu tudo
que aconteceu e nesse a gente vai usar 7 premissas de Aristóteles o quê Quem quando onde Por quê como e por quais meios nesse a gente vai explicar tudo por jogadores não vão jogar isso então como e o que vai acontecer gente já vai ter definido porque é passado é como se a gente você escreveu um livro sobre um crime só que contando o crime e se o argumento da investigação E aí depois o segundo livro que é investigando o crime é o jogo que o outro argumento claro você não precisa escrever um livro mas
quanto mais você conseguir detalhar tudo o que aconteceu no crime todas essas perguntas quem fez detalhe o máximo possível o que fez detalhe o máximo como fez e detalhe máximo por quais e-mails sei se saiu o máximo você vai detalhar tudo tudo tudo para você ter o que já aconteceu definido no jogo de medicação é mais difícil você mudar improvisar a se você já vai ter dado pistas e você precisa saber do que essas pessoas entrar no jogo que o foco não é investigação você muda alguma coisa do passado porque vai aparecer mais legal é
mais tranquilo ou porque veio uma outra ideia dos jogadores é mais tranquilo dá para fazer essas mudanças no jogo de investigação da mas o ideal é você ter tudo bem detalhado o que que aconteceu então você tem esse argumento do passado muito detalhado o argumento que vai ser o jogo a premissa evidente que você vai contar essas coisas que os personagens já sabem qual houve O Roubo foi na casa e a premissa oculta que vai ser todo aquele argumento super detalhado que você fez bem feito agora esses dois argumentos das premissas a gente vai pensar
em que enredo a gente vai contar essa história da investigação os enredos que se andar com mais facilmente a uma investigação seu enredo da busca por que os personagens estão buscando uma resposta estão buscando um bandido estão buscando um criminoso ou a comédia porque a comédia aquele que você tem vários pô e vai descobrindo coisa uma você mexe uma coisa que mudou para ele até você chegar na Conclusão o jeito de superar o monstro funciona também se o foco é descobrir quem é o bandido e lutar contra ele vem ser ele depois aí depende muito
do estilo de jogo do ordem para normal por exemplo é bem isso então me recuperar o monstro funciona também para uma investigação já um jogo mais realista onde tem investigação E aí depois vai ter acusação do crime ou vão entregar a investigação pela polícia polícia que vai ter o trabalho de prendeu o criminoso a música comédia funciona melhor então quando você juntar os personagens a primeira coisa a se fazer é mostrar o que precisa ser investigado pode ser a primeira a primeira Evidente quando você marca o jogo avisa que esse jogo vai ser jogado ou
você pode fazer isso essa apresentação da premissa Evidente do que vai ser investigado numa será no decorrer do jogo os personagens estão fazendo alguma coisa de repente eles acham uma cena de crime E aí eles entendem que houve esse crime que eles vão precisar ainda chegar Mas independente se você apresentou a premissa eu fiz essa cena no momento que você faz a cena você precisa apresentar todos os aspectos da premissa Evidente e a partir daí o jogo vai ser construído através de cenas Nos quais os personagens vão encontrar pistas essas pistas vão servir de Ganchos
para as próximas cenas onde eles encontraram mais pistas serviram de gancho para as próximas cenas E essas pistas vão aos poucos revelando a premissa oculta essa sequência de cenas a gente pode fazer em qualquer estrutura estrutura linear estrutura em árvore estrutura interia se for uma estrutura de jogo linear you as pistas que os personagens acharem nasceram Ganchos para saber os que acharem nascer a pressão Ganchos as cenas e e a gente vai seguir a linha se a estrutura que a gente decidiu foi a em na cena a eles podem achar duas pistas uma que leva
para B1 e uma que leva para B2 eles vão selecionar com eles vão seguir vão para ver um por exemplo questão da estrutura em árvore aqui depois que você escolher um caminho o outro não é mais uma opção então no jogo como isso seria é apresentado narrativamente tem eles estão perseguindo também está tentando apagar seus rastros eles achar essas duas pistas Eles foram para o serapeum nasceram B2 esse antagonista por lá e mexeu na cena do crime ou aconteceu alguma coisa que essa cena do crime se perdeu e as pistas que seriam na B2 Então
existe mais então e seguiram caminho da árvore pela B1 e vão continuar subindo árvore depois que as opções um C2 C3 ou se você escolher a estrutura inteira os personagens na cena a e contam um ou mais pistas são ganchos que levam para outras cenas b c d e f e eles podem escolher e para qualquer uma dessas não necessariamente tem para todas as cenas mas da vai para dei para efe lá na de na é que eles podem achar também pistas que vão para outras eles podem voltar g pesquisar coisa algo que na cena
apareceu não ser relevante lá na cena é que eles acham Alguma pista de fala que aquele elemento da cenário é importante aquele Ah tá e aí você faz a teia por um jogo de investigação eu acho a estrutura inteira mais interessante porque ela dá mais mistérios uma estrutura linear na investigação É como se você realmente fosse montando uma imagem de uma forma coerente ali e aí você vai entendendo o que tá acontecendo de uma forma linear mesmo naquela brincadeira de você vai colocando imagem às vezes falta ainda cinco pedaços da imagem Mas você já conseguiu
deduzir o que é porque as coisas estão indo numa sequência a ideia você pode achar uma informação que sozinha não faz sentido outra informação e outras Será que sozinha não faz sentido essas duas coisas não parece fazer sentido e aí em uma outra será sem acha o elo entre elas então fica muito mais interessante o mistério Eu já falei bastante das estruturas dessa playlist estruturas narrativas dá uma olhada lá para você sentir Qual é mais interessante preciso de algo que você tá pensando que você sempre pode combinar né momentos de teia que partem por uma
linear que vão para uma árvore volta por matei eu matei Alive obra teia a entender que os Ganchos para cenas são as pistas então a gente teve o nosso argumento nossos premissas decidimos Qual é o enredo básico pensamos na estrutura e aí a gente vai começar pensar nas cenas construir essas cenas Onde irá acontecer a investigação Como já falei no vídeo sobre construções de cenas para o RPG na cena sem três aspectos muito importante o objetivo narrativo o conflito e o gancho e aqui que vários narradores acabam se perdendo no momento de fazer um jogo
de investigação se você colocar que o objetivo narrativo da cena é investigar o conflito é a investigação em si e o gancho é a pista depois da segunda cena O jogo ficou chato você colocar esse objetivo e esse conflito em uma cena num jogo que o foco não há investigação funciona mas quando todo o foco no jogo a investigação as penas vão ficar repetitivas vai vir aquela coisa de combate chato e jogos só de combate que aparece monstro ataca acertou ataque errou vai virar tipo entrou na sala logo investigação a percepção a achou Então você
tem que dar uma variedade para os objetivos narrativos e para os conflitos nas cenas de um jogo de investigação que a gente vai pensar em geral coisas diferentes o objetivo narrativo pode ser reforçar o clima do jogo apresentar o NPC dar os pontos de barato aquilo que um jogador específico gosta de ver no RPG para ele crie cenas com objetivos além da investigação que a investigação está intrínseca vai estar lá então crie outros objetivos e os conflitos também precisam variar quê que pode ser um conflito no jogo de investigação pode ser um combate pode ser
o interrogatório pode ser uma cena de esportividade onde o conflito os personagens invadirem uma cena do crime uma perseguição de carro sou suspeito imperioso uma corrida contra o tempo para sair de um presente Chamas ou para levar alguém ferido para o hospital e aí você tendo colocado um objetivo narrativo e um conflito que não há investigação você vai ser as pistas nesta cena fica muito mais interessante do que uma cena que os jogadores ficam eu olho o programa para ver se tem alguma evidência aí eu vou cutucar aqui então coloque outros conflitos que eles não
precisam ser completamente concluídos mas que vão estar acontecendo na cena enquanto está surgem Se vocês forem ver séries de investigação a cenas que eles estão parados ali um quarto só olhando não são tantas tem muito mais cenas onde eles vêm alguma coisa Eles correm atrás de alguém e aí eles acham alguma coisa enquanto eles fazem outras coisas outras coisas mais dinâmicas Então como é que a gente segue as pistas aí se eu compro tem um combate um dos inimigos pode ser mostrar Canhoto atacando com a mão esquerda para um jogador Atento e isso pode ser
relevante mais para frente quando chegar o relatório da polícia Eles sabem que o assassino era Canhoto na percepção de carros o carro em Fuga deixa uma marca de pneu no asfalto Essa marca é uma pista quando eles chegam conferido no hospital eles ouvem a médica gritando que ela precisa de uma bolsa de sangue AB negativo essa informação também é uma pista então a gente cria cenas complexas Onde existem pistas as e mais outras coisas estão acontecendo isso vai deixar o jogo muito mais dinâmico vai impedir que o jogo fique maçante mas como a gente vai
colocar essas pistas que pistas como fazer essas pistas Isso aqui é uma coisa muito importante que talvez choque alguns vocês vão ver que vai melhorar muito jogos de investigação um jogo de RPG de investigação ele não é sobre encontrar Como assim você não é sobre encontrar pistas e tiver investigar o que eu vou fazer um paralelo com o jogo focado em combate pipa combate' superou buscou de tem uma masmorra E aí o objetivo é entrar na sala descer a porrada matar monstro andar para outra sala combate combate combate uma coisa bem classe coluna e é
tão clássica que eu vou usar a tabela de encontros aleatórios aí nessa tabela tem o número lá que se eu tirar na rolagem de dado a sala tá vazia A gente está jogando primeira sala a sala vazia passam para próxima segunda sala sala vazia o dado tá mostrando a sala vazia passam pra próxima eles atravessam a da região de sala vazia e eu fiz um jogo focado no por mais que eu tivesse 7000 combate prontos se os personagens não encontrarem esses combates o jogo não vai ser sobre combate a mesma coisa que a investigação eu
posso ter feito um argumento super detalhado vistas incríveis se os personagens não encontrarem as pistas não teve um jogo de investigação e eles podem não encontrar as pistas por dois motivos um os jogadores não são detetives experientes eles podem não entender o que você tá pensando e dois se você usa teste de habilidades eles podem mal os testes e não encontrar nada e aí não acontece a investigação um jogo de investigação é sobre interpretar pistas as pessoas precisam surgir eles precisam ver as por isso que eu acho que as perícias percepção investigação em jogos de
investigação elas são inúteis no jogo focado em combate essa não tem a perícia combate joga combate um joga uma vez combate outra uma vez o combate que a gente dá mais ganhou você tem um monte de detalhes manobras diferentes movimentos armas o Bahia no jogo de investigação essa variedade é feita pelos conhecimentos então vai ficar pedindo teste de percepção em investigação é meio é para que é para achar a pista Mas a pessoa tem que ser achada Você não tem o jogo então é focar muito mais nos conhecimentos então entendemos que o jogo não é
sobre achar pistas sobre interpretadas como a gente vai colocar essas pessoas no sempre que você construiu uma cena você tem que pensar em colocar algumas pistas não alguns autores falam sobre a regra de três pistas não precisam ter três pistas uma fácil uma média uma difícil eu não acho que eu precisa ser uma regra três mas eu acho que 3 é um bom número mínimo você pode colocar mais três são suficientes para levar história pra frente mas tá tudo bem seus personagens vai encontrar mas dessas festas alguma atenção não óbvia de interpretar necessariamente óbvia algo
que não necessite de teste você não pode correr o risco de nenhuma pista ser encontrada algo Óbvio como os exemplos que eu dei acima a médica Green em alguma coisa que se insere na descrição do cenário e claro você não pode inserir de uma forma super Sutil tem que mostrar que aquilo tem alguma importância para não parecer que você tá dando de mão beijada você pode pegar um personagem tem um conhecimento em alguma área e fala com você quando é que você tem tal perícia a tentando não vou nem pedir para você falar teste você
consegue reparar que ali e aí você entregou o jogador tem a sensação de mim eu consegui meu personagem conseguiu mas não teve parça não vai perguntar por personagem o jogador que o personagem tem menos cinco na perícia e levante para pista Qual é o número dele ele consegue Você conhece as fichas dos personagens jogadores você vai perguntar por jogador tem o personagem que saberia disso é mais que que eu vou falar nessa pista que pista essa Você tem todo o argumento que você criou e a premissa oculta uma pista que diga alguma coisa ou Leve
mais próximo de alguma informação da sua premissa oculta para revelando a sua premissa oculta o que o criminoso pode ter deixado e esse é um tipo de pista simples mas você tem essa resposta lá no soro e na hora de criar as pistas Como eu disse pense nos personagens além de saber o que o personagem tem para você poder dessa pista de mão beijada para ele gripes relevantes aos conhecimentos dos personagens não se tem um personagem que é bom e natureza pode ter uma folha de uma árvore ali e ele vai analisar e vai saber
que tipo de árvore é aonde tem essa árvore por perto ou mesmo lá para frente Descobri que ele lembrar que ele tinha visto essa folha e descobri que na casa de um dos suspeitos no quintal tem uma árvore que tem uma folha desse tipo o especialista natureza pode ver um vaso de flor uma flor murcha na sala e consegui deduzir através do seu conhecimento e natureza Há quanto tempo essa flor não é regada pode ser uma informação relevante para a investigação também tem a quanto tempo ninguém vai aí ou Há quanto tempo ninguém se importa
com essa flor vai ou um personagem aqui é bom e ofícios com madeira quando ele abriu uma gaveta ele pode perceber que essa gaveta é fácil menor do que aparenta do lado de fora desse armário e aí Através disso ele achou fundo falso então crie as pistas pensando nosso argumento e nas habilidades dos personagens não tem por que você não tem nenhum personagem com o conhecimento de química na mesa você colocar uma evidência que só pode ser interpretada através da química mas aí eu tenho que fazer uma investigação com as coisas que eles sabem porque
eles vão descobrir sim o objetivo da narrador aí não é criar um anime de Mack ninguém descubra Isso vai ser um jogo horrível criar uma investigação para esses personagens lembra a história sobre os personagens não estão investigando uma história de um crime envolvendo outras pessoas sobre a história ali é dos outros mas a história da investigação é dele faça coisas que deixem os personagens brilharem com seu conhecimento cria um super enigma e depois pede para o jogador esfriar e os personagens EA expressão mas não tem nada a ver com esse Enigma bem na seção zero
como um enigma mistério Você não vai falar o que vai ser mas não sei se usar você vai entender o que você os personagens a estruturar as pistas a investigação tô sempre coloco busque a inspiração para pista lá no seu argumento e nas habilidades dos personagens E além disso pelo menos uma das Pistas que será encontrada precisa ser um gancho para uma próxima cena Nem todas as pistas precisam ser pode ter pista aqui eles entendem que é uma informação das que agora não faz sentido e lá para frente Outra cena ela vai fazer sentido mas
pelo menos uma precisa ser um gancho que leve os personagens para outro lugar que passa eles quererem ir para outra cena na casa onde houve um crime e os personagens estão investigando eles descobrem que a porta não foi roubada que alguém tinha a chave isso é um gancho para eles procurarem pessoas que tinham a chave Dessa porta e isso vai levar outras cenas provavelmente então o cartório para outras coisas mas eles também podem encontrar o fundo falso do armário eu citei agora pouco e ele tá fácil entendem tenho fundo falso vazio que alguma coisa era
guardada lá mas isso não leva eles para nenhum lugar demos uma pista cão a Eva eles até as pessoas que têm a chave alguns deles vão encontrar novas pistas e aqui não era que é só saber que tinha um fundo falso sem nada talvez na cena que o gancho da chave levou eles consigam descobrir o que era guardado nesse fundo falso quando ele se interrogarem alguma das pessoas que tinha a chave da casa ou se você quer transformar esse armário com fundo falso no gancho pode ter a etiqueta do marceneiro que fez provavelmente uma celeiro
não vai saber o que era guardado lá mas eles são um alguém fez talvez a gente saiba que encomendou vamos lá perguntar se você consegue um gancho que os Ganchos as pistas Ganchos ela sempre vou levar para outras pessoas ou para outro lugar que isso vai gerar outras e essas pistas que não são gancho elas também são muito interessantes usar por enquanto a pista de gancho ela faz a história pra frente e ela dá sensação para os jogadores que os personagens estão descobrindo o mistério tão avançando e eles não se sentem perdidos no jogo a
pista que não é gancho ela mantém um mistério Eles sabem que tem mais coisa a ser descoberta Eles sabem que tem e ainda não entenderam Então quando você pode criar a cena no mínimo uma pista óbvia no mínimo uma pista é um Gancho e no mínimo uma pista que mantém o mistério que vai ser explicada mais para frente então dessa forma eu acabo tendo no mínimo quatro pistas de uma cena que uma obra que é grande e uma óbvia que não é gancho porque eu garanto que pelo menos essas duas eles têm E aí eu
coloco outras que são Ganchos para outra cena ou não gancho para manter mistérios que vão ser respondidas e outras então resumindo tudo quando você for fazer um jogo de investigação primeira coisa argumento do passado super detalhado argumento do jogo Primicia vidente pênis oculta definir o enredo definir a estrutura e pensar na cena dentro das cenas fazer elas com objetivos narrativo e conflitos que não são a investigações e e deixaram a investigação e pista sempre estas obras estão os Ganchos e pistas mistério Essa é a base para criar um jogo de investigação é só isso não
ainda tem você pode usar muitas técnicas muitos recursos para deixar esse jogo muito legal mas toda essa mais eu vou falar nos próximos vídeos por enquanto Essa é a base e com ela já dá para gente ir pensando em jogos de investigação inclusive vão fazer isso até o próximo vídeo pensem em argumentos para jogos de investigação e comentem aí e aí a gente pode debatendo falando deles o quê que vocês acha que quem não tinha visto os outros vídeos sobre argumentos sobre enredo sobre estrutura narrativa dá uma olhada nas playlists nos vídeos que eu falo
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