É bem, voltamos do capítulo 13 para detalhar sobre a consagração do primogênito do capítulo 13, versículo 1 e 2, que diz assim: "O Senhor disse a Moisés: 'Consagre-me todo primogênito, todo primogênito que sair do ventre da sua mãe; todo primeiro macho que sair do ventre da sua mãe entre os israelitas, tanto de homens como de animais, é meu'. " Eu havia dito, e eles, do 4, versículo 22, o seguinte: Deus fala com Moisés: "Diga a Faraó: 'Israel é meu filho, meu primogênito'. " É irrefutável a certeza de Deus: "Se você não liberar meu primogênito, eu vou matar o seu por um a gente.
" E é o que acontece durante a primeira Páscoa. Tá ok, vamos lá. Aqui, o Senhor fala em Êxodo 13 também do versículo 11 ao 15 sobre as regras do primogênito, que era para dar os seus filhos ao Senhor, e tem a regra lá do jumento desnucado, né?
Porque o jumento poderia ser resgatado. Afinal de contas, você poderia fazer o que? Trocar.
Nasceu um filho primogênito do jumento; ao invés de eu sacrificar o jumento, que eu não posso criticar, porque é um animal cerimonialmente impuro, eu poderia dar um cordeiro no lugar dele e ficar com ele para trabalhar para mim, porque, afinal, depois, esse é um animal extremamente importante para transporte de pessoas, indicaram certo? Então, essa é a de março. O Êxodo 22, versículos 29 e 30, diz o seguinte: "Não demore em trazer ofertas do melhor das suas colheitas e das suas vinhas.
" Claro, se não, vai chegar lá, é o melhor, mas vai tá estragado! "E, me, o primogênito dos seus filhos, faça o mesmo com as suas vacas e com as suas ovelhas. Deixe que a criança fique sete dias com a mãe, no caso dos animais, mas no oitavo dia você a entregará a mim.
" É claro que a questão dos filhos: eles eram, sim, apresentados ao Senhor, mas eles eram resgatados; era pago um preço. Os pais pagavam o preço para que esses filhos ficassem com eles. Todos os filhos humanos deveriam ser resgatados, ok?
Êxodo 34, versículos 19 e 20, diz: "Todo primeiro filho que nascer é meu. " Olha que coisa! "E, de todo o seu gado, o primeiro filhote macho de vacas e de ovelhas é meu.
" Mas o jumento, lembra da regra? O que for da primeira cria, se você tá vendo esse vídeo e não assistiu ao Êxodo 13 que alguém te passou, volta lá e assiste, senão você vai ficar boiando, tá bom? O Senhor continua falando: "Mas o jumento, com a primeira cria, vocês podem resgatar com um cordeiro.
Se vocês não resgatarem, ele deverá ser deslocado. " "Vocês devem resgatar todos os primogênitos de seus filhos, e ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias. " Que palavra poderosa para aplicação em nossas vidas hoje!
"Ninguém deverá aparecer diante de mim de mãos vazias. " Será que nós não estamos nos apresentando diante de Deus de mãos vazias? E, quando eu tô falando isso, eu não tô falando simplesmente de questão financeira, mas eu tô falando o quê que nós temos para entregar ao Senhor.
Ou será que não estamos entregando um coração puro? A Bíblia fala assim: "Quem habitará no tabernáculo do Senhor? Aquele que tem as mãos limpas e um coração puro.
" Ou nós estamos entregando as mãos cheias de sujeira? É só para você refletir. O primeiro, os jumentos, eram um animal cerimonialmente impuro.
Levítico 11 e Deuteronômio 14 são os dois capítulos para você estudar sobre os animais puros e impuros, ok? Vou repetir: Levítico 11 e Deuteronômio 14. Na época da lei de Moisés, esses animais são divididos entre os que poderiam ser consumidos e os que não podiam.
Mas o jumento é muito importante no transporte de pessoas e carga. Olá! Números 18, versículos 15 ao 17, também vai falar sobre a lei do primogênito.
Diz assim: "Então, todo primeiro filho que nasce, tanto de homens como de animais, que os filhos de Israel trouxerem ao Senhor, será seu. " De quem? De Arão, o sacerdote.
Espera aí! Você fala: "Mas Deus falou que era meu. " É de Deus quando levava isso para o tabernáculo ou para os servos do Senhor, os obreiros do Senhor, que eram Arão e os seus filhos, os sacerdotes e os levitas, para sustento dos obreiros.
Isso era a mesma coisa de dar para o Senhor. Entendeu? Por isso que aqui o Senhor tá falando com Arão: "Todo primeiro filho que nascer dos animais.
. . " Viu?
Aí ele fala: "Todo primeiro filho. " Vou repetir a referência: Números 18, versículos 15 ao 17. "E, todo primeiro filho que nascer, tanto de homens como de animais, que os filhos de Israel trouxerem ao Senhor, será seu.
" Você faz algo? O que vão fazer com um filho homem? Deveriam colocá-lo para trabalhar no serviço do tabernáculo e ter dado um muito serviço.
Quando você ler Levítico, você vai entender que o trabalho sacerdotal era extremamente intenso. E como ele não poderia, Arão receber o filho, você tá levando o seu filho primogênito: "Toma aí, que eu entrego ele para o Senhor. " Mas ele não poderia ser nem sacrificado, e também não poderia ficar lá para sempre.
Deus já tinha dado a ordem: "Possível vai resgatar esse filho, né, para você levar de volta para casa. " E qual é o preço do resgate? Prata!
Você vai pagar em prata porque não podia ser ouro, não podia ser bronze e cobre, e não podia ser pedra preciosa. Tem que ser prata. É isso que eu quero que você entenda.
Entenda que a prata, em si, é uma representação do pagamento, ou seja, é redenção. Isso vai vir após Paulo falando na frente que você, não, Pedro, também vou falar que você não foi culpada com prata ou com ouro, mas com o precioso sangue de Jesus. Tá bom?
Podem os primogênitos dos homens, você deve resgatar, e o mesmo vale para os primogênitos dos animais impuros. Entender? Aí ele vai falar aqui: ó, o resgate será feito quando tiver 1 mês de idade e será segundo esta avaliação.
Lembrando que existe a regra e uma exceção: o jumento é uma exceção à regra. Vamos lá, mesmo! Vai!
O resgate será feito quando tiver um mês de idade e será segundo esta avaliação: cinco siclos de prata, que daria 50 a 60 gramas de prata, segundo o peso padrão do santuário, que é de vinte geras, ou seja, de 10 a 12 gramas. Mas o primogênito do gado, o primogênito de ovelhas ou primogênito de cabras você não deve resgatar; são santos. Se você assim, derramar sangue deles sobre o altar, e a sua gordura, você deve queimá-la em oferta queimada de aroma agradável ao Senhor.
Se eu não me engano, no verso 18 vai falar que o que só vai dessa carne seria de Arão e dos sacerdotes, né? Porque eles podiam comer. Vamos lá: Deuteronômio 15, verso 19, do seu gado e de suas ovelhas, consagre ao Senhor seu Deus todo primogênito macho, porque é macho.
Falei no vídeo anterior porque Jesus era macho, ok? E o primogênito aponta para Cristo. E com super mojitos do gado, vocês não devem trabalhar, e não devem tosquiar os primogênitos das suas ovelhas, porque não são seus; são de Deus.
Então, você não pode pegar aquele pelo nojento e botá-lo no seu serviço para trabalhar para você. Você não deve também tosquiar a lã da nova para fazer roupa para você; não te pertence. Não toque nesse bicho, ele é do Senhor.
O Êxodo 19:5 fala assim: olha o que o Senhor havia feito com Israel. Não vão chegar daí a pouco, quando vai chegar no verso 20, no capítulo do vídeo, que o capítulo posterior é os Dez Mandamentos. Então, um capítulo antes dos Dez Mandamentos, Deus fala assim: "Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz que Deus vai falar no Monte Sinai e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha, e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa".
Essas são as palavras que você fala aos filhos de Israel. Bem, a proposta de Deus é: olha, eu vou falar com o povo no Sinai. Moisés fala para ele que, se eles ouvirem minha voz, eles vão ser primícias para mim, porque toda a terra é minha.
Deus te deixando claro: todas as nações são dele; se vocês me ouvirem, vocês vão ser especiais. A pergunta é: eles ouviram? Não.
Por isso, uma nova aliança vai ser feita, e muita gente não entende isso. Números 8: olha que verso 13 ao 18: "Se você puser, e eu não. .
. " Deixa eu pegar um outro texto aqui, eu vou pegar antes, porque a leitura vem antes. Eu não vou fazer essa mesma, Números 8:13 ao 18.
Você pôs os levitas diante de Arão e diante dos seus filhos, e os apresentará por oferta movida à sua oferta de movimento. Provavelmente, provavelmente, eles faziam algum movimento com essa pessoa; por exemplo, eu dançava em roda, alguma coisa. Eles fazem como oferta movida.
Por exemplo, havia um determinado movimento, qual oferta? Que era de erguer, alçar; é só oferta, a oferta movida, tá? E assim você separar os levitas no meio dos filhos de Israel.
Eu tô até imaginando alguém ouvindo essa explicação da oferta movida, imaginando os levitas aqui, tudo rodopiando. Não é igual acontece com algumas pessoas, que começam a rodar daquele jeito. Não sei se era isso que aconteceu, mas você quer dizer: uma festa boa, vida ao Senhor.
Assim, você separar os levitas do meio dos filhos de Israel. Os levitas serão meus! Os levitas serão meus!
Ok? Assim que Deus fala. Depois disso, os levitas entraram para fazer o serviço da tenda do encontro, e você os purificará e os apresentará por oferta movida.
Porque, dentre os filhos de Israel, eles sosmissionados e eu estou como no lugar de todo o primeiro filho que nascer. Ou seja, a proposta inicial de Deus, querido, é que cada um dos primogênitos de todas as doze tribos vão formar para mim um grupo de obreiros. Porém, por causa do pecado, Israel somente a tribo de Levi se torna uma tribo fiel, e todos os outros vão querer saber: eu vou pegar essa tribo que é fiel, foi provada e foi aprovada.
A ideia do bezerro de ouro tá? Eu vou pegar essa tribo e eu vou colocar eles como santificados para serem os meus obreiros, e os outros, que são os primogênitos, eu não vou abrir mão; eles vão ser tratados e eu vou sustentar com essa prata. E aí que tá: o dinheiro que ia para o Tabernáculo, você pode aceitar; o levita recebia só.
. . Muita gente tem essa ideia errada na cabeça dele.
As pessoas, os levitas sacerdotes, que levavam a sua comida, só pareciam levar legumes, verdura, azeite, mas eles não tinham dinheiro. Isso é mentirinha; eles tinham o dinheiro do resgate. Todo filho primogênito que nascer, ele tinha que levar o dinheiro para o sacerdote, tá?
É evidentemente isso. Isso é obra. .
. Vou dar outro exemplo de dinheiro que não tá para escrito na língua. Existe vai ocorrer dentro do Novo Testamento e não vai haver nenhuma restrição em falar se não tá errado ou estava errado.
Quando Jesus está no templo, ele e os seus discípulos sentados, eles estão observando o gazofilácio, porque não existe. . .
A oferta é escondida nunca na Bíblia. A festa escondida, toda a oferta era visível. Por exemplo, você vai levar um boi; as pessoas viam você levar o boi, viam o sacerdote receber o boi e oferecer aquela festa ao Senhor.
Tudo que era levado não tinha oferta anônima. Nunca assisti a uma oferta anônima. Então, Jesus está sentado; Ele está vendo o gazofilácio, que seria a arca do tesouro, e Ele está vendo aquilo.
E os seus discípulos também, todo mundo que está no Templo está vendo. Então, vêm os ricos e derramam suas ofertas das coisas que são grandes. E chegou uma viúva que também veio com uma moeda.
Jesus fala: "Ela deu tudo que tinha; uma moeda. " Ela não deu um boi, ela não deu uma ovelha; ela não deu. Eles deram dinheiro.
Você está entendendo? Dinheiro também fazia parte das ofertas, e muita gente não sabe disso e sai cantarolando um monte de coisa, daí denunciando os pecados que acontecem hoje, que oferta não é para ser dada em dinheiro, como se ele trabalhasse no campo. Mas vamos lembrar que quando Israel sai, eles pegam na terra crua, em uma sociedade totalmente agropecuária.
Absolutamente agropecuária no início. Até na época de Jesus, já haviam profissões; embora já houvesse dinheiro na época de Abraão, as questões de trabalho eram puramente de terra e animais. No tempo de Jesus, já haviam várias profissões desenvolvidas em Israel, o território israelense.
O comércio já estava bem mais avançado, já estava no período do Império Romano, já tinha passado pelo período grego, etc. Mas esse detalhe é mais para frente. O que eu estou querendo chamar atenção com os irmãos aqui é que os levitas também tinham dinheiro, e era fruto disso aqui, fruto da prata que eles receberam.
Vamos lá! Hoje eu parei em Números 8, 13 a 18. Você por adiantar; você vê, os levitas.
. . Natal, depois que o levita se fosse apresentado, então poderiam entrar para fazer o serviço da tenda, porque eles foram tomados no lugar dos filhos primogênitos de Israel.
Ok, eu estou meio. . .
para mim, no lugar de todo o primeiro filho que nascer, do primogênito, e cada um dos filhos de Israel, porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais. No dia em que matei todos os primogênitos na terra; Deus fala em primeira pessoa: "No dia em que eu matei todos os primogênitos. " Apertam de Deus, pode Deus da vida!
Ele é o único que pode tirar a vida. Aí, tem gente que tem uma pergunta: se Deus pode. .
. não suportam, como faz? E aí, Ele fala assim: "E eu consagrei para mim, naquele dia da Páscoa.
" Deus consagrou os primogênitos de Israel para Ele. Como que Deus consagrou os primogênitos de Israel para Ele? Se lembra quando foi passar o sangue do cordeiro substituindo aquele projeto nas portas, nos umbrais das portas?
Já tomei os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel. Então, aqui está a explicação de que os levitas assumiram a posição de trabalho, de ofício sacerdotal, no lugar dos primogênitos que exerceriam o serviço caso todas as doze tribos fossem fiéis. O último texto: abra sua Bíblia, Números 3, verso 40 ao 51.
E o Senhor disse a Moisés: "Cuta todos os primogênitos dos filhos de Israel. " Esse texto é antes daquele texto que eu acabei de ler, por isso que eu fiquei na dúvida entre um e outro. Primeiro, Números 3, 40 a 51.
O Senhor disse a Moisés: "Cuta todos os primogênitos dos filhos de Israel, que são do sexo masculino, cada um nominalmente, de um mês para cima. " Então, no censo, não estava criança de um mês para baixo. Mês para cima.
Por quê? Porque a partir de um mês, o primogênito deveria se apresentar ao Senhor. Lembra disso?
Ou seja, ele deveria ser resgatado. No caso, isso é para os levitas. Então, vai lá em todas as tribos, conta quantos primogênitos têm, primogênito acima de um mês para cima, e você vai separar os débitos para mim.
Eu sou o Senhor. Em lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, separe também um dos levitas em lugar de todos os primogênitos entre os animais. Olha que interessante!
E como o Senhor havia ordenado a Moisés, com todos os primogênitos entre os filhos de Israel, todos os primogênitos do sexo masculino, escutados nominalmente de um mês para cima, segundo o censo, foram 22. 273. E o Senhor disse a Moisés: "Ponha os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel.
E os animais dos levitas em lugar dos filhos de Israel, porque os levitas serão meus; eu sou o Senhor. " Pelo resgate dos 273 primogênitos dos filhos de Israel que excederam ou superaram o número dos levitas, recolha por cabeça 55, que seriam 50 a 60 gramas de prata por cabeça, segundo o peso padrão do santuário, que é de 20 geras, de 10 a 12 gramas entregaram aos seus filhos. Esse dinheiro, com qual são resgatados, é o número dos levitas.
Então, Moisés recolheu o dinheiro do resgate dos que foram resgatados pelos levitas. Essa foi a primeira contagem. A partir daí, todo primogênito era.
. . o engenheiro dos primogênitos dos filhos de Israel.
Ele recolheu esse dinheiro: 1. 365 ciclos, ou 16 kg e meio de prata, segundo o peso padrão do santuário. E Moisés deu o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do Senhor, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
Acredito, se não me falha a memória, que essa prata vai ser usada no tabernáculo. Tá ok? Eu espero que você tenha gostado também dessa segunda parte do vídeo, onde tem os detalhes da questão dos primogênitos.
É importante você se acostumar um pouco com isso. Quando chega em Levítico, eu não sei bem como que eu vou fazer. Seu ovo de capítulo, o capítulo, ou vou pegar as porções.
Estão ligados por exemplo, não existem informações do capítulo 1, 2, 3, 4, 5 de Levítico que estão no capítulo 6, 7, 19, 20, e aí vai ver. Enfim, para explicar determinados pontos, talvez eu vá fazer capítulo a capítulo, ou, às vezes, eu vou ter que fazer esse sobre um tema, que aí a mesma coisa ocorre com o tabernáculo. Mas lá no site do www.
cursobiblicoonline. com. br a gente vai ter um curso específico de tabernáculo, inclusive faz parte do curso de teologia.
Né? Estava me esquecendo, ele faz parte da última etapa, que é o último módulo, oitavo módulo do curso de teologia. Deus abençoe!
Forte abraço! E espero que você olhe por nós. Não posso esquecer de pedir a sua oração, né?
Ore pela minha vida, por cada um dos irmãos que têm nos apoiado, têm nos ajudado e muito, né? E um forte abraço! Até o próximo estudo, se Deus quiser: Êxodo 14.