A luta das mulheres pelo direito de praticar esportes

46.66k views811 WordsCopy TextShare
Pensando o Movimento
Video Transcript:
Os jogos olímpicos que aconteceram no rio, em 2016, registraram um recorde, no que diz respeito à presença de atletas do sexo feminino dos 11238 atletas que participaram do evento 5176 eram mulheres, mas se engana quem pensa que a presença  da mulher no esporte, seja como torcedora, seja como competidora sempre foi algo aceito na sociedade e é sobre isso que iremos falar no vídeo de hoje, tendo como pano de fundo o maior  evento esportivo do mundo, os jogos olímpicos. (Vinheta) Como já comentado aqui no canal,  nos jogos olímpicos da Grécia Antiga não era permitida a presença das mulheres como torcedoras e muito menos como competidoras. Séculos depois mais precisamente em 1986, quando os jogos olímpicos da era moderna foram criados pelo Barão Pierre de Coubertin, pouca coisa mudou a presença das mulheres até passou a ser aceita nos estádios, mas única e exclusivamente como espectadoras.
Coubertin, bem como os demais organizadores dos jogos defendiam que a presença das mulheres como competidoras era impraticável, desinteressante e incorreta. Cabendo a elas apenas a função de coroar os campeões. Contudo nem todas as mulheres aceitariam passivamente as imposições de Coubertin e companhia.
Logo nos primeiros jogos a grega Stamata Revithi resolveu competir na  maratona olímpica, prova mais tradicional do evento, porém foi impedida pelos organizadores. Sem aceitar essa proibição Stamata resolveu percorrer os 42km que faziam parte do trajeto da  prova no dia seguinte, mostrando aos organizadores que ela tinha total capacidade de participar da competição. Nas duas edições seguintes dos jogos mesmo contra a vontade de Coubertin, as mulheres conquistaram o direito de participar da competição, no entanto elas só puderam competir em duas modalidades: golfe e tênis.
No decorrer do século XX, a prática de esporte pelas mulheres se popularizou, porém inicialmente elas eram incentivadas a praticar esportes de forma recreativa, para que tivessem um corpo saudável e consequentemente estivessem preparadas para terem filhos fortes. Nesse período o papel da mulher na sociedade se restringia a ser mãe e dona de casa. O aumento de mulheres praticando esportes gerou também um aumento na cobrança para que elas pudessem competir em outras modalidades.
Como o atletismo é um dos principais esportes da olimpíada, no entanto o COI ou Comitê Olímpico Internacional (órgão que administra os jogos  olímpicos) negou essa possibilidade. Eis que surge uma outra figura feminina que marcou história, a francesa Alice Milliat Revoltada com proibição do comitê Alice resolveu fundar a Federação Esportiva Feminina Internacional e organizar os primeiros jogos olímpicos femininos. Este evento atraiu uma grande quantidade de torcedores e foi considerado um sucesso.
Sentindo-se pressionado o COI resolveu ceder e nos Jogos Olímpicos de 1928 incorporou provas de atletismo a serem  realizadas pelas mulheres. Quatro anos depois em 1932, o Brasil enviaria sua primeira atleta para participar das Olimpíadas a Paulista Maria Lenk. Foi neste ano também que as mulheres conquistaram o direito de votar nas eleições nacionais.
O fato desses acontecimentos terem se dado no mesmo ano Não é coincidência. Ganhando mais espaço na sociedade, através do estudo e do trabalho, as mulheres foram ganhando força também na área esportiva. Se engana porém que não apareceram outros obstáculos no caminho das mulheres.
O decreto-lei nº 3199 de 14 de abril de 1941, instituído durante a  ditadura Vargas, proibia as mulheres de praticarem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol  de salão, futebol de praia, polo aquático, pólo, rugby, halterofilismo e beisebol. Houveram casos de mulheres que chegaram a ser presas após terem sido flagradas infringindo essa lei. O argumento para esta proibição era de que esses esportes não estavam de acordo com a natureza do corpo feminino.
Sendo assim inadequado para as mulheres, pois exigiam muito esforço físico ou  eram considerados violentos, por conta da grande quantidade de contato físico que havia em alguns deles. Este decreto só foi ser revogado em 1979. O comitê organizador das Olimpíadas também não via com bons olhos a presença das mulheres em algumas modalidades esportivas e impedia a participação  delas.
Essa visão do COI só foi mudar em 1996, ano no qual o órgão passou a ter como meta a promoção da prática esportiva pelas mulheres. No século XXI, avanços em direção a equidade entre homens e mulheres nas olimpíadas são concretos. Nas Olimpíadas de Londres, que acontecerão em 2012, as mulheres puderam participar pela 1ª vez de todas as modalidades esportivas existentes no programa olímpico, já os jogos olímpicos de Tóquio devem se consolidar como maior em número de atletas mulheres.
No entanto não há como negar que todas as limitações históricas que foram impostas às mulheres no ambiente esportivo deixaram como herança uma menor visibilidade ao esporte feminino e construíram diversos tipos de preconceitos que podem ser constatadas até  os dias atuais, mas esse é um assunto para um outro vídeo. Por hoje é só, não esquece de  CURTIR, COMPARTILHAR o vídeo e até a próxima.
Related Videos
Dimensão Olímpica - Mulheres no Esporte
22:41
Dimensão Olímpica - Mulheres no Esporte
UFRGS TV
32,643 views
O problema das mulheres nos JOGOS OLÍMPICOS
14:44
O problema das mulheres nos JOGOS OLÍMPICOS
Atila Iamarino
724,400 views
Por que Ninguém atacou PORTUGAL na Segunda Guerra Mundial?
12:24
Por que Ninguém atacou PORTUGAL na Segunda...
Total History
923,646 views
Mulheres no esporte - documentário
9:00
Mulheres no esporte - documentário
PROMAKER PRODUTORA
38,569 views
Dia Internacional da Mulher - Mulheres do Esporte
1:38
Dia Internacional da Mulher - Mulheres do ...
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
1,930 views
10 principais erros de Língua Portuguesa em e-mails
17:05
10 principais erros de Língua Portuguesa e...
Lara Brenner
74,380 views
Vida em Kursk, evacuação e ajuda da Embaixada 🇷🇺 Vlog na Rússia
26:03
Vida em Kursk, evacuação e ajuda da Embaix...
Strannha
27,055 views
Qual a LÍNGUA ATUAL mais semelhante ao LATIM?
12:13
Qual a LÍNGUA ATUAL mais semelhante ao LATIM?
História Ibérica
431,350 views
Why no one wants to host the Olympics
13:36
Why no one wants to host the Olympics
Search Party
4,360,852 views
OS PRECONCEITOS E O RACISMO NO ESPORTE !!!
4:12
OS PRECONCEITOS E O RACISMO NO ESPORTE !!!
SportClub - GIBA
11,806 views
O símbolo que liga dezenas de religiões
18:34
O símbolo que liga dezenas de religiões
Estranha História
106,180 views
DOCUMENTÁRIO CORAGEM: a luta de mulheres que fizeram do esporte parte de sua história
29:54
DOCUMENTÁRIO CORAGEM: a luta de mulheres q...
Coragem - Mulheres no Esporte
9,373 views
🎥 Documentário - Mulheres no esporte
24:43
🎥 Documentário - Mulheres no esporte
Rádio e TV Justiça
4,578 views
É JUSTO TER PESSOAS TRANS NOS ESPORTES?
13:15
É JUSTO TER PESSOAS TRANS NOS ESPORTES?
Como a Mente Funciona
36,939 views
Fuga de Cérebros: Como matar metade de um continente
12:19
Fuga de Cérebros: Como matar metade de um ...
Capital Financeiro
115,828 views
A História de Marta
13:49
A História de Marta
Museu do Futebol
250,443 views
Empoderamento das Mulheres
2:38
Empoderamento das Mulheres
ONU Mulheres Brasil
455,761 views
Todos os  Esportes Olímpicos ¦ PARIS 2024
10:18
Todos os Esportes Olímpicos ¦ PARIS 2024
Educação Física, Esporte e Corpo
35,332 views
DIA INTERNACIONAL DA MULHER : A EVOLUÇÃO DA LUTA FEMININA POR IGUALDADE
5:26
DIA INTERNACIONAL DA MULHER : A EVOLUÇÃO D...
Universa
147,565 views
O MAIOR ATAQUE TERRORISTA DAS OLIMPÍADAS l Professor HOC
23:49
O MAIOR ATAQUE TERRORISTA DAS OLIMPÍADAS l...
Professor HOC
377,156 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com