Entrevista: Antônio Cândido

23.87k views5887 WordsCopy TextShare
TV ABA
Video Transcript:
Então já já colocamos antes né que o objetivo dessa conversa é nós termos registros seus relacionados com o professor Chad tendo em vista as a comemoração do centenário né Então vão acontecer várias coisas vários eventos né relacionados a isso e nós gostar de est sempre ter sempre assim a sua palavra presente nesses sim nesses eventos lembrando né a a a trajetória de vocês e e a memória principalmente que o Senhor tem dele né Ah então eu começaria a essa conversa só só confirmando o seu nome completo é Antônio Cândido de Melo e Souza isso Exatamente
esse nome bem eu eu não uso o sobrenome sim sim mas de Melo Souza Aham eu era até quando era moço Antônio câ Melo soua Neto ah Neto Quando meu avô morreu não teve problema tá certo então ah hoje é 13 de junho né só para registrar essa data né E então eu gostaria que o senhor começasse falando assim com toda tranquilidade ah de como que começou a sua relação com Egon Chad Em que circunstâncias que o senhor o conheceu e o que que aconteceu a partir daí eu vou até começar um pouco antes sim
porque eu não sei se se a minha memória é precisa e se as pessoas sabem disso O char ten a impressão que o char me disse uma vez que o Que atraiu ele para vir a São Paulo é uma faculdade particular que houve aqui no começo dos anos 30 chamava-se faculdade Paulista de letras e filosofia ela foi fundada em 1931 com funcionava no prédio da escola Instituto de Educação Caetano de Campos e acabou em 34 ela durou 4 anos então o ch no Brasil como o senhor sabe no Brasil não havia ensino superior de humanidades
tirando direito foi isso Começou havia um uma faculdade de São Bento de filosofia aqui T uma coisa eclesiástica com lá seminário de teologia protestante colá is quer ver então quando apareceu essa faculdade o shadam menino lá em Santa Catarina deve ter visto uma oportunidade muito interessante ele então veio para São Paulo Segundo eu penso com vistas a essa faculdade e ele se matriculou nessa faculdade ele se matriculou nessa faculdade estudou nela um ano imagino Imagino que deve ter sido 34 porque ela fechou em 34 então talvez tenha feito apenas um ano primeiro ano aí acabou
a faculdade em 34 fundou-se à Universidade de São Paulo e a sua faculdade de Filosofia e ele conseguiu transferência ele conseguiu que o primeiro ano dessa faculdade Paulista de letras e filosofia fosse reconhecido como o primeiro ano e ele passou pro segundo da Faculdade de Filosofia ciências e leitras como era o nome essa essa primeira faculdade foi muito interessante Porque ela foi fundada por um grupo de intelectuais paulistas de muito valor muito esclarecidos eu tenho a impressão que a alma era o Antônio picarolo que é um professor italiano que morava era um socialista italiano que
veio para cá e ele morava aqui era muito cotado em São Paulo mas uma grande figura dessa faculdade é por exemplo Alcântara Machado o Ricardo Severo que era um grande arquiteto que a faculdade começou bem o Chad passou para a faculdade de Filosofia Ciências e Letras e formou de 37 ele foat de 37 eu creio que eu conheci porque em 37 ele fez o ficou Bacharel com 3 anos ficava-se Bacharel vamos fazer o curso de licenciatura outros não el a certa altura ele voltou à faculdade para fazer o curso de licenciatura foi em 1941 ele
já estava formado há algum tempo aí nós somos colegas porque eu eu sou da turma de 4 nós fizemos eu fiz fiz a licenciatura na mesma turma que o shad e aconteceu outra coisa que nos ligou imediatamente é que em 1942 no começo de 1942 ele foi nomeado assistente antropologia e eu fui nomeado assistente de sociologia Educacional então Começamos a trabalhar juntos mesmo r a o professor Emílio willams foi provido dessa não era cadeira de disciplina de Antropologia ele convidou o shaden para para assistente aí comecei a conviver com o shaden al na faculdade uma
coisa que nos aproximou muito é que nós fizemos um excelente seminário de doutoramento com o professor Williams nós nos encontrávamos uma vez por semana das 5 a 7 mais ou menos era apenas quatro pessoas era professora jocunda Mussolini o professor José Francisco de Camargo CH e eu isso foi muito útil para todos nós muito útil o professor V sabia orientar muito bem ele passava as leituras e quase antropologia o manual obrigatório para começar era ral linton o homem isso era Leitura para começar depois ensaios do R Brown do hallowell jovit e nós debulhando uma bibliografia
muito interessante durante 2 anos fo o nosso seminário de doutoramento aí o convivência íntima com Chad ele fez elaborou a tese dele eu discutia discutimos muito a tese dele nós conversamos muito sobre a tese tese de doutorado ele fez doutorado se 1945 eu acho ele fez doutorado F doutorado a tese so Mitologia heróica e a tese foi publicada em em 46 nessa ocasião nós adquirimos o hábito de almoçar juntos na cidade todas as quartas-feiras então eu vinha da no bar da Climação ele vinha lá de Santo Amaro nó nos encontrar na Praça da Sé aí
aqueles bares antigos brambati tomar chope e e almoçar Saindo dali ele dizia vamos a tipografia nós vios a gráfica Magalhães ali na na ladeira da memória naquele tempo editar o livro era era uma tourada n é como que fazem 15 dias tem prova prova tá errado Faz de novo quebrou a máquina tem que fazer de novo então o char pacientemente saía lá e ia cutucar o pessoal da da tipografia mas levou muito tempo parair a tese dele ele defendeu a tese em 45 e eu me lembro a tese foi publicada em 46 e eu publiquei
um artigo mais ou menos longo sobre a tese dele em 1946 mitologia heróica o artigo e de modo que e isso já estávamos muito muito próximos um do outro e foi aí nesse no começo dos anos 50 nós fomos juntos a Santa Catarina eu eu era assistente de sociologia eu tava com a ideia de estudar o papel da aculturação da da Educação na aculturação dos anais naquele tempo em antropologia a grande palavra nova era a culturação havia saber o que era culturação o que não era culturação tinha a na tabela do elos covit lá pra
gente pra gente ver então eu o o char foi comigo foi uma viagem muito agradável fos eu ele um outro colega que que era de Economia nós fomos e o char foi um Gu extraordinário visitamos as pessoas fomos a pomodo fomos a Rio do Sul e fomos a Blumenau Claro em Blumenau nosso foi e a Florianópolis Florianópolis ae apresentou os conhecidos dele e foi foi foi uma experiência muito fo uma experiência realmente muito interessante o ele tinha um hábito de que eu não participei reunia na reunia na casa dele para discutir ideias mas ve os
domingos Se não me engano eu me lembro do anatólio rosenfeld e do professor foi bugenhagen eu creio que havia mais um mas eu não sou papai dele e ele me contava entrando no nosso almoço ele contava as discussões lá em 1900 55 eu fui encarregado de organizar o suplemento literário do Jornal do Estado de São Paulo eu fiz um plano diferente e eu Previ uma sessões obrigatórias sobre literaturas estrangeiras literatura italiana literatura alemã literatura Francesa e me aconselhei e o ch me ajudou porque ele me indicou um nome para PR literatura alemã que foi o
anat rosenfeld anat rosenfeld era um homem praticamente desconhecido ele ninguém sabia quem ele era ele escrevia fazia crônico no jornal alemão ninguém sabia do anatol Então graças ao ch o anatol começou a se projetar em São Paulo porque eu eu organizei mas indiquei para diretor o d Omega PR foi um grande diretor ele fez o simento literário Melhor do Brasil e o des então quer dizer dirigindo o anatólio tava lá o anatólio tornou-se conhecido foi de casou do chada anat começou a entrant Acabou acabou adquirindo um um grande nome né o o nesse começo de
1950 deu uma houve uma virada na vida do Chad porque o professor Williams foi ensinar na universidade de Vanderbilt nos Estados Unidos e o ch substituiu era para ser subscrição provisória mas o professor willams ficou por lá veio a Brasil esporadicamente fazer uma visita ao outro e o ch então assumiu plenamente a cadeira de Antropologia em 1940 7 por indicação de um professor francês visitando o sociólogo Jorge gurvich criou-se o departamento de sociologia e antropologia tava começando o movimento de departamentalização da faculdade eu creio que começou com geografia história foi indo e aí duas cadeiras
de sociologia professor fern zevedo professor Roger bastid a cadeira de Antropologia con Chad e a cadeira de política com o professor grovit e o Lorival Gomes Machado que era o professor brasileiro local Foi um momento importante então configurou-se o departamento de Antropologia nós trabalhamos muito juntos num acontecimento que eu reputo importante que é em 1954 no quadro das comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo com o primeiro Congresso Brasileiro de sociologia publicou os anais fo um congresso bastante importante nós trabalhamos muito ch eu professor Fernand eved anival professor da escola de sociologia e
política como o Antônio RBO mller O Vicente J Z de Almeida or Nogueira as as duas o grupo de Ciências Sociais da faculdade e escola sociologia se uniram muito fraternalmente para produzir esse congresso que foi um foi um C de acontecimento agora eh Isso foi em em 54 eu me afastei da depois que eu defendi Minha tese de doutorado em sociologia eu me afastei da sociologia e eu era crítico literário paralelamente resolvi me dedicar só à Literatura e eu tinha um doutorado em letras então 1956 foi o último ano plenamente meu na faculdade 57 eu
passei licença prega afastado 58 eu ia ser professor de literatura brasileira e Assis mas eu disse não você inventou um curso de organização social baseado em ocas brasileira não tem outra pessoa para dar você tem que dar então eu adiei minha ida para asss e dei esse último curso porque eu eu lutava um pouco contra a excessiva abstração de sociologia dizer você não aquele a curso de organização social como se fosse coisa abstrata então eu propus um curso de organização social brasileira então tive que dar o curso porque ninguém queria dar curso só eu aconteceu
que nesse momento eu fui embora para Assis aí nossas relações raram muito porque eu fiquei em aciso até 61 quando eu voltei voltei C letras professores uma disciplina nova mas aí era de manhã e Ciências Sociais era tarde aí eu perdi muito contacto com os colegas de Ciências Sociais então continuei era sempre amigo do chado nos encontramos Mas não tivemos mais aquele nem com xad nem com os outros colegas eu tive mais a uma coisa que eu devo ao Chad do ponto de vista da literatura é muito importante e eu sou muito grato a ele
é que o Chad me inoculou a paixão por Joseph conr o romancista em inglês que eu nunca tinha lido o senhor eh tinha contado que o senhor devia a ao Chad po além da do que eu falei eu gostaria de acentar que eu como sou crítico literário devo uma coisa muito importante ao shad que é a iniciação na obra de Joseph conr que eu não conhecia sabia vagamente e ele nesses nossos almoços ele falava sobre a obra do Conrad e eu me entusiasmei pelo Conrado Acabei sendo um leitor estudi cheguei a escrever um um estudo
sobre Jose con isso eu devo devo não me esqueço que eu devo a ele essa iniciação na literatura e nossa nós tivemos algumas coisas agradáveis na vida foi por exemplo uma vez nos encontramos em Paris em 1960 e 1961 eu no tempo do governo João Gular o eu fui numa missão do ministério das relações exteriores à França para para fazer um uns leitorados brasileiros e fazer fazer relatório acon que o chardon foi nesse momento lá também E aí estivemos muito juntos em Paris inclusive fomos almoçar com jantar com o nosso professor de Filosofia o bog
que era muito amigo meu e muito amigo do shad ele tinha muita admiração pelo Chad E então fo foi muito agradável esse encontro em Paris depois ele fo foi pra Alemanha eu voltei para Brasil encontros começo tivemos muitos pela vida fora mas aí já o xaza tinha uma coisa ele falava muito bem em línguas estrangeiras ele era bilingua né Alemão e e português falava muito bem inglês falava muito bem Francês já quando eu conheci F correntemente asas eh Professor Então o senhor já falou isso um pouco antes mas gostaria que retomasse assim pontualmente a questão
da daquela relação do Egon shaden com a construção da antropologia na USP e aquele momento da transição né da separação da sociologia para antropologia Como que foi a a participação dele não havia antropologia da osp não havia havia a cadeira de sociologia um a cadeira de sociologia dois e a cadeira de política eu fui nomeado assistente da cadeira de sociologia Educacional educação mas o Fernand Azevedo passou paraa sociologia dois no departamento de de sociologia antropolog cadeir ocupada pelo professor por arbust bastida sup Partio foi pela política pamento Sociologia 2 e Sociologia Educacional fica apenas um
curso que a gente dava na cadeira eh foi a eu não sei como não sou capaz de lhe dizer eu era aluno eu sei que nesse momento an noticiou-se que tinha sido criada a disciplina de Antropologia não foi o shaden não foi iniciativa dele deve ter sido mais coisas do professor Williams que o professor Williams é assistente do professor fern eu substituí o professor Williams então o professor Williams deve ter sugerido professor de F diz evento a antropologia que não existia na faculdade qu dizer a que antropologia Estava eh incorporado tacitamente a sociologia eu penso
que foi coisa do Dr Williams e o chard entrou por aí E eles eles o o professor Williams tinha uma uma coisa muito ele era alemão de nascimento mas ele veio para Santa Catarina depois veio para cá ele falava português como um brasileiro sem o menor sot totalmente escrevia muito bem Aliás ele não gostava de sociologia abstrata nem de pensamento filosófico em sociologia ele dizia que a pior praga da sociologia era a filosofia porque ela Puxava a sociologia para fora dela e transformava numa espécie reflexão filosófica a sua sociedade eh de mod que o chaden
se formou nessa ideia uma uma uma uma noção muito empírica da antropologia antropologia é pesquisa o ch se Meti lá no meio dos índios tá com aqueles cang deles e aqui nesse ess do litoral a a primeira a a tese dele de doutorado ainda foi uma tese toda de bibliografia a partir daí fez já o segundo trabalho dele hoje ele tá bem mergulhado na na n essa coisa concreta é a ideia concreta que o professor V nos imprimia e o char entrou por aí mais que eu não sei dizer ah sobre a fundação da revista
de Antropologia o senhor lembra alguma coisa disso ele ele conversou não sei a revista de sociologia de Antropologia a de sociologia foi fundada pelo professor Emílio Williams e o professor Romano Barreto aí que a gente publicava artigos agora a antropologia acho que é ideia do Chad né coisa dele não me lembro não me lembro sobre a a a produção do professor Chad além do da tese que o senhor mencionou que era que foi um trabalho na verdade bibliográfico as a demais produção dele o senhor tem uma visão sobre isso tem uma opinião sobre isso não
eu me lembro até de livro docência dele uma depois eu li os artigos dele mas tudo já me saiu muito da cabeça porque eu não mexo com sociologia e antropologia desde 1956 são 60 anos me desinteressei completamente inclusive não tenho mais os livros nem nada sim no no O senhor chegou a acompanhar o o professor shadin depois que ele virou professor o senhor teve contar logo logo quando ele foi comigo em Santa Catarina mase já era professor professos no começo dos anos 50 ele foi para Vanderbilt e o Chad er o substituto dele já o
Chad ficou e E aí ficou e e o senhor tem uma alguma ideia de como ele era como professor grande Professor excepcional professor de uma clareza translúcida uma expressão muito desatava muito simples e muito elegante el dominava a língua de uma maneira grande Professor os alunos tinham Fascinação por ele né era um professor assim positivo falava com com muita convicção e sobre a relação do professor Egon com a política o que que o senhor queria dizer acho eu que ele não tinha grande interesse por política Não sei nunca fez política a única manifestação política que
eu me lembro do shadan e quando foi assassinado Vladimir Herzog pelos militares aqui do dood falsa ele foi apresentado como sendo suicida foi assassinado Ficou claro para todo mundo que ele foi assassinado isso houve um reboliço aí foi pela primeira vez a universidade isso já era nos anos 70 70 e pouco a facade a faculdade Se Revoltou faculdade Se Revoltou eu me lembro que Eu dirigi uma uma uma uma assembleia de professores no s da faculdade o diretor da faculdade não queria abrir o porque achava que era muito arriscado eu comecei a abrir e é
professores de vários lados nessa nessa reunião nós decidimos algumas coisas uma delas foi fazer um grande abaixo assinado de protesto para dar o reitor outra foi fazer uma comissão de professores para ir conversar com o reitor e apresentar o nosso protesto sh tava nessa comissão era Chad Será que L chada Dal lar da faculdade de direito eu Querino Ribeiro da educação se não me engano oscal Não posso garantir F PR Reitoria o reitor não nos recebeu ficamos a tarde inteira esperando reitor o reitor com isso nós não fomos a um acontecimento histórico importante foi Miss
ecumênica Enquanto isso a missa ecumênica estava se dando na Praça da Sé pelo Dom Paulo Evaristo os corajosamente e e e os pastores protestantes e os rapinos todo mundo ali foi muito bonita essa mas nós estamos lá esperando o reitor quando finalmente o oficial de gabinete veio e disse que o reitor infelizmente não podia receber já estava de noite então o shaden e eu eu me lembro que eu levei o shaden em casa a cidade tava bloqueada o o Erasmo Dias daquele energúmeno ele bloqueou a cidade então eu eu fui levar o ch em casa
foi difícil F Marginal deixi o ch em casa cheguei em casa 9 horas da noite Esse foi uma atitude um ato político decidido do sh que eu me lembro fo o únic ag uma coisa interessante é que o shaden uma coisa que eu saltei que é importante o shad se aposentou cedo porque ele foi professor primário então contou ele se aposentou cedo e foi ser professor na Eca que tinha que éa recente e na eca ele procurou definir uma disciplina nova que é sociologia antropologia da comunicação não conheço os trabalhos dele a respeito mas ele
tava se dedicando a isso eu conversei com ele mais de uma vez sobre isso aos poucos a gente vai lembrando isso eh nós vamos retornar a Essa questão aí depois só queria iia perguntar o o o o professor Egon ele viajou muito pra Alemanha né a gente sabe que como ele viajou várias vezes paraa Alemanha eu acho que sim e e tem uma alguma ocasião em que o senhor esteve com ele na Alemanha não não ah não na Alemanha depois de adulto não estive Eu só estive na Alemanha com a minha família quando eu era
menino eu tinha 12 anos sim eu acho que eu fiz eu fiz 11 anos em Berlim passei Passeei um tempo na Alemanha meu pai era médico estava fazendo lá estudos professor Vent aí tivemos em vários lugares da Alemanha e sobretudo sobretudo Berlim fo única vez que eu fui à Alemanha e e o senhor fala alemão eu arranho alemão arranho alemão e com com o chaden senhor falava tava alguma coisa eu eu aprendi de alemão com com o professor frit akman porque o Chad e eu fomos professores do colégio alemão que chamava Olinda chul na na
praça ros mas a Olinda schuler era mantida pelo Ministério da propaganda alemã ninguém menos que o GB o chefe geral era o GB então quando veio a guerra o governo brasileira interveio governo brasileira interveio foi preso diretor pres alguns professores porque havia organização nazista Isso foi em 40 do e os alemães achavam que Alemanha ia ganhar guerra rapidamente então não quiseram que os F muitos um grupo não quiser que fizesse o ginásio brasileiro bom não tem o alemão o brasileiro não faz então quem foi interventor do colégio foi um grande brasileiro que é o professor
Antônio de Almeida Júnior educador um dos autores do estatuto Basic doens de São Paulo então chama-se curso de extensão er os resistentes os que não queriam saber de ginásio brasileiro o shadan ensinava a história para esses Rebel vizinhos e eu ensinava português e fiquei muito amigo dos meninos eu falei como é que eu vou fazer esses alemã zinhos se interessarem por por português é fácil alemão adora divid Aventura eu toquei as minas de Salomão dessa de quiroz dele el não queria outra vida ficou tudo bem mas o sharden e eu o sharden era professor de
história do colégio viscant de Porto Seguro e eu jovem formado nós já éramos assistente da faculdade mas era tempo parcial as ciências humanas não tinham tempo integral naquele tempo então nós fomos colegas no ginásio Colégio Visconde de Porto Seguro a antiga Olinda schuler para ele dava história e eu português aí o um dos nossos colegas é o Dr fitman que é um homem encantador autor de uma tese muito boa sobre que ele fez universid de amo sobre Gonçalves Dias e o char traduziu para português o char traduziu para português a tese dele eu fui aluno
de alemão do Dr estudi alguns anos com ele então dá não sendo texto muito difícil eu consigo ler falar C então e 19 67 o shaden se aposentou da antropologia na na USP né e ele tinha o um convite para ir trabalhar na Alemanha o senhor estava com tinha contato com ele nessa época só me lembro que ele se aposentou outros se aposentaram também e ele foi pra escola de sim sim anos depois ele foi PR foi PR eca e se dedicou muito a eca se dedicou muito à eca os alunos saava muito dele ele
eu me lembro que um dia uma coisa muito agradável ele deu um chá na casa dele um grande lanche e você era pequenininho não pode lembrar ele estava ele estava interessado não me lemb não era o quê mas eram me lembro que inclusive atores manipulando sabe quem estava Esse é oor ator o Paulo el do jardino er ligados achada não sei o que ele fazia com esse grupo era um grupo que ele tava fazendo qualquer coisa e ele convidou para ir foi muito agradável el tava ele tava sei um grupo de jovens que fazam teatro
e coisa que o estava preparando alguma coisa o senhor chegou a visitar quando esteve em Santa tá São Bonifácio não não não não não chegou ir a São Bonifácio naquela zona mais Sul eu só fui a São José eu eu tive eu estive eu estive em banau em Joinville Rio do Rio do Sul eh Pomerode mas não s f foi eu fui três eu fui várias vezes a Santa Catarina eu fui duas vezes com alunos meus porque eu eu tava muito interessado na na escola alemã em Sant na culturação dava sociologia de casal Não eu
fui com um grupo de alunos meus depois eu fui com o shad foi três vezes naquela naquela época Fi três vezes a Santa Catarina vees tem o senhor falou antes da de uma época em que vocês H almoçavam juntos na quarta-feira é muito tempo essa a época em que vocês faziam doutorado não nessa época nessa época o Chad já tinha feito eu não porque eu tinha um doutorado em letras Eu só fui eu só fui defender tese de de sociologia em 54 nós vamos nós almoçávamos uma vez por semana para qu quartas-feiras eu creio que
foi nó est no seminário do Williams e Dev ter sido em 45 não já tinha acabado se 45 46 em diante do alguns an até eu ir para se passou pela cabeça ah eu eu eu eu eu sempre eh fico imaginando o senhor em companhia do Chad que era a a uma pessoa que veio do interior de uma cidade pequena que trabalhou na agricultura né e e o seu trabalho de Especialmente na sociologia com os parceiros do Rio Bonito né alguma vez passou alguma algum tipo de comparação nesse sentido alguma algum tipo de relação não
eu também fui criado no interior Aham eu sou do sul de Minas Sul de Minas eu fui criado na zona caipira né Uhum eu eu costumo dizer que às vezes eu pensava eu passei pouco tempo somando tudo eu fic no campo somando tudo de alguns meses malinovski ficou do anos entre os trobriandeses depis pensei bom mas o malinovski começar teve que aprender trands uhum gente que ele nunca vi não eu fui criado nesse meio eu fui criado eu fui criado num pequena cidade do interior de Minas tinha 5000 habitantes quando eu morava lá não tinha
estrada de ferro meu pai era médico havia fazendas queria atender cliente não passava automóvel tinha que ir a cavalo de modo que o mundo o mundo dos parceiros do Rio Bonito é o mundo meu originário de de caipira gente simples do interior meu avô Era tocador de viola de modo que eu estava em casa não precisava ficar 4 anos 5 anos Mestrando desse porque ali eu estava em casa eu fui criado no meio do da cultura Caipira depois quando eu tinha 12 anos aía fo foi morar numa outra cidade que é posto de Caldas aí
uma cidade muito diferente com ligada a São Paulo tudo isso mas o mundo caipira é meu mundo congenial né mas eu nunca tive nenhuma ligação com zona Colonial era só Caipira mesmo eh eu vou eu vou ah levantar dois pontos que são bem genéricos sobre questões nacionais o senhor se Encanta que eu coloque isso se eu puder responder ah então não são duas questões bem genéricas e o senhor fique à vontade para para falar sobre isso como que o senhor avalia as mudanças que aconteceram no Brasil nesses últimos 50 anos Ah isso eu não se
aí aí precisava fazer um [Risadas] curso eu vi eu vivi a minha geração viveu os 50 anos mais moment da história do ocidente diz Tô lhe dizendo que quando era menino ainda o veículo era cavalo os meus tios minhas tias quando vinam pra cidade vinam a cavalo e os traes vin carro de boi lá natinha eu tinha 4 anos quando puseram o telégrafo na soci cedade telefone interurbano não tinha a cidade do interior er uma cidade do interior a coisa mais formidável uma das coisas mais formidável nosso tempo é a coalescência quer dizer hoje lá
nessa cidade minha onde eu fui criado hoje já tem parada tem 17.000 habitantes os costumes são os mesmos do Rio de Janeiro os hábitos são os mesmos do Rio Naquele tempo não era assim não naquele tempo eram dois universos separados naquele tempo a única cidade realmente urbanizada e civilizada do Brasil era o Rio de Janeiro M São Paulo era rica mas era pir era provinciana é hoje em dia a homogeneização é impressionante só isso mostra que o o mundo virou completamente o tinha a menor ideia o a pessoa que morava no interior morava segregado não
sabia de nada era muito importante os cacheiros Viajantes o cacheiro viajante chegava ia pra loja aí o pessoal juntava como é que é olha São Paulo agora tem um bonde que é fechado chama camarão é vermelho porta abre assim mas bonde fechado ó eu eu já vi uma fotografia do rio mas era bonde aberto não é um fechado tudo era novidade ninguém sabia de nada hoje o mundo é assim ó hoje a a meninada fou maconha no Rio e e lá em santaa de cáa a pessoa namoro basta evolução da palavra namoro namor hoje significa
relação sexual naquele tempo tanto que a muito cuidado quando diz isso uma vez eu disse uns rapazes que tinha comissão de um prêmio falei eu fui namorado de uma tia de você dis ah é espera um pouco namorado em 1940 tem nada a ver com hoje eu falei para ele para vocês terem uma ideia eu vou contar uma cois você v acreditar fui namorado da sua tia ela era muito simpática nunca peguei a mão dela di Mas então o que que o senhor fazia eu olhava sorria fazia par constante no baile e tinha um entendimento
assim telepático e o mundo mudou completamente 50 anos e uma enciclopédia para dizer Mou tudo mas tudo tudo tudo tudo tudo tudo eu nunca nunca imaginei que pudesse que eu pudesse presenciar o que eu que eu presenciei completa os costumes só só ação sexual do nosso tempo is coisa que ninguém contava com isso outra ética outra moral out tudo tudo tudo e não o mundo eu eu tenho pena dos meus amigos que morreram antes de ver essas coisas porque foi uma mudança fantástica a gente a gente a gente se habitua a gente se habitua essa
essa essa loucura dessas coisinhas desse tamanho que tem tudo minhas netas já aqui vovô faz assim olha que o retrato da fulana agora isso aqui é é telefone e máquina fotográfica Um Mundo Fantástico fantástico e a gente se acostuma com Se fosse naturalis eu acho que eu costumo dizer que a a ética segundo a qual nós fomos criados a minha geração devia ser muito mais próximo da ética de Carlos Magno do que dos dias atuais porque os mesmos tabus que havia no tempo de Carlos Mag havia no meu tempo respeitar os pais tomar Bênção dos
pais não cruzar pena di de mulher que é falta educação não passar na frente pessoa mais idosa né Eh virgindade obrigatória paraas mulheres tudo tudo isso isso no tempo no meu na minha infância no tempo de Carlos Magno era assim no tempo da minha infância também era gente mudou tudo Não não é é uma coisa é um mundo Fantástico não não é não é ruim não mas é diferente né isso mas o senhor avalia ass então não não acho ruim não que o mundo de hoje ah como que senh avalia Então é isso assim não
não não não acho que seja pior nem melhor ele é completamente diferente é diferente tem uma capacidade de adaptação extraordinária a a elasticidade do homem é uma coisa inconcebível a gente se acostuma com tudo tudo tudo tudo o Ah isso A Revolução dos costumes sobretudo é uma coisa uma coisa fantástica eu acho a a eu acho que a coisa mais positiva é a libertação da mulher eu eu concordo com o meu compadre Osvaldo de Andrade que dizia que o mundo só vai melhorar quando a mulher tiver supremacia o homem é um animal muito ruim em
geral o homem o homem é uma o homem é uma fera para isso é que existe Norma sociedade para para botar para amarrar a Fera a soltar a Fera é a coisa mais fácil aqui em São Paulo alteraram alguns centavos no preço do ano e soltou a Fera a fera aí destruí na cidade então é agora a mulher a mulher cria vida de modo que em princípio a mulher é contra a morte enquanto que o homem é um fator de morte o hom da Guerra o homem o homem um fator de morte é um guerreiro
a mulher como a mulher dá a vida ela quer preservar a vida então numa sociedade em que a mulher fosse predominante Eu acho que eu acho sinceramente que os costumes seriam muito melhores quando eu vejo mulher presidente da república mulher General mulher bombeiro Acho ótimo porque eu sou de um tempo que por exemplo uma moça queria fazer concurso Itamarati me pai dizia isso não é profissão de mulher a faculdade de Filosofia de São Paulo foi uma pequena revolução que nós assistimos as mulheres não estudavam eu fiz a faculdade de direito aqui em São Paulo a
minha turma tinha 300 estudantes Sabe quantas mulheres Havia três e duas chamavam Maria Cândida na min chaça três mulheres 297 homens Há Há uns há uns 7 8 anos atrás eu fui fazer uma conferência para os alunos da faculdade direito tinha mais aluna do que do que aluna faculdade a faculdade de Filosofia foi que abriu o caminho paraas mulheres ela sempre teve mais mulher do que homem porque os porque os pais os pais o que que é isso nós é esp Escola Normal ah bom então pode ir eu acho que a a faculdade de Filosofia
aqui em São Paulo teve não só uma grande função intelectual que transformou a cultura brasileira mas erou uma mulher para poder estudar trabalhar eu eu eu me lembro ainda em 1935 36 moças do interior quero vir estudar na faculdade e a mãe diz diz filha minha nunca você vai vai estudar nessa faculdade fica uma perdida que é a a Grande PR Isso acabou e então eu diria esses 50 anos uma coisa realmente positiva que houve foi a a nova posição da mulher sobre todos os pontos de vista tem mulher General hoje em dia onde é
que você viu mulher General Professor mas mas não tem resposta tem divagação Mas Era exatamente isso que eu queria que o senhor mesmo falasse né então ah já avaliou as mudanças e e e e a sua a sua expectativa pro brasilos próximos anos digamos os próximos 50 não sei tem alguma expectativa as coisas as coisas que eu leio sobre o meio ambiente são de tal ordem que eu eu penso que às vezes o h vai acabar brevemente e talvez seja uma boa coisa
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com