Pô, galera, eu acredito que a maior parte de vocês já deve ter tido aquela dúvida chata de como encontrar um elemento na tabela periódica usando a distribuição eletrônica, aquela famosa distribuição feita com o diagrama de Linos Paul. E hoje é dia da gente resolver isso. Daí eu tenho certeza que quem prestar atenção nesses poucos minutos vai terminar essa aula colocando o elemento aonde quiser e rindo porque aprendeu.
Esse é o objetivo, tá? Que você aprenda com leveza. tranquilidade, seriedade, porque hoje é um ótimo dia para você aprender química.
Bora, mas antes, coloca logo teu like, ajuda o teu professor e ao mesmo tempo ajuda para que o YouTube entregue esse conteúdo para mais gente. Vamos viralizar esse vídeo. Vamos nessa.
Bora. Bom, galera, para que vocês encontrem o elemento, a primeira coisa que vocês devem fazer é pelo menos uma vez dar uma olhada calma pra tabela periódica, para lembrar o seguinte: a tabela, ela é dividida em famílias, grupos e períodos. Períodos são as linhas e famílias são as colunas, né?
Horizontais, períodos, verticais, família. Família são os elementos que são muito parecidos, por isso que a gente chama de família. E eles terminam a distribuição eletrônica de forma igual.
Agora, olhem que bacana, os dois primeiros grupos da tabela periódica, os dois primeiros aqui, ó, eles terminam em S. Depois, se você seguir, os 10 próximos terminam em D e os seis últimos terminam em P. Aí você vai dizer: "Poxa, Michel, mas o diagrama de Elinos Paulo é SPDF.
F é aquela galera que tá aqui fora, lantanídeos e actinídeos, os terras raras, né? Que hoje até motivo de briga entre a China e os Estados Unidos. Então, os terras raras, vocês veem que os lantanídeos, olhando pra tabela, ó, eles estão aqui na família três e os actinídeos também na família três.
Eles são tão parecidos que eles ficam todos no mesmo quadradinho. E gente, por que que eu tenho 18 famílias? Vocês já pararam para lembrar que se eu pensar no diagrama, o S é 2, o D cabe 10 elétrons e o P é 6.
Se você somar 2, 10, 6, 18. Então são 18 famílias e sete períodos. Gente, período é o número de camadas que o átomo tem.
E o átomo que a gente conhece, o maior átomo, ele pode ter no máximo sete camadas. E as camadas elas são dadas pelo número quântico principal, que é aquele número grande que fica na distribuição eletrônica, que a gente vai fazer. Então, os períodos é o número de camadas e a distribuição diz qual é a família.
Antigamente existia uma diferença entre bloco A e bloco B, que era uma diferença que não fazia muito sentido e aí era mais difícil encontrar o elemento. Hoje não. Hoje a coisa é simples, a química ela vai simplificando e as famílias elas vão de 1 até 18 sem parar.
Então como é que vocês imaginam se o S é 2? Quer dizer que quem tá na primeira família termina em S1, quem tá na segunda termina em S2. São as duas possibilidades.
Se o D é 10, quer dizer que aqui é D1, aqui é D2, aqui é D3, aqui é D4, aqui D5, D6, D7, D8, D9 e D10. Sem pegadinha. S1, S2, de D1 a D10.
E aqui, ó, P1, P2, P3, P4, P5, P6. De P1 a P6 na boa. Então, quando você termina a distribuição, você olha como é que terminou, você diz na hora qual é a família.
É só lembrar que começa em S, S1, S2, família 1, família 2, D1 a D10. Como já tem duas famílias antes, o D começa da família 3 e vai até a família 12, né? 10 + 2, 12.
Depois, P1 a P6 já tem 12 famílias antes. Então começa 13, 14, 15, 16, 17 e 18. E todo mundo que termina em Fica aqui do lado de fora.
Então, terminou em F, você já sabe. Família três, não tem conversa. Agora vamos colocar isso na real.
Se você pega o sódio e quer encontrar o sódio, vamos analisar distribuição dele. Como ele tem 11 elétrons, eu sigo o diagrama e fica 1 2 Você me acompanha aí tranquilo. 2p6 3s1.
Que é que eu vou olhar primeiro mais fácil? O período. O período é o maior número quântico principal.
É quantas camadas esse átomo tem. Vocês vem que aqui é um, aqui é do e aqui é três. O maior número quântico principal é o três.
Quer dizer que esse elemento ele tem três camadas. Se ele tem três camadas, eu posso escrever de boa que ele está no terceiro período. Agora, e a família?
A família é só olhar onde é que ele terminou, gente. Ele terminou em S1. Pensem lá na nossa tabela.
A a tabela começa com S. A primeira família é o S1, a segunda é o S2. Então eu já sei que ele é da família um.
Por quê? Porque ele terminou em S1. É só isso?
Só é fácil ou não é? Agora vamos colocar elementos um pouquinho maiores. E o ferro que é 26 ficaria 1 S2, 2S26 3s2 3p6 4s2 3d6 para que eu consiga dar os 26 elétrons do ferro.
Agora pensem comigo rápido. Poxa, qual é o maior número quântico principal? Ou seja, quantas camadas tem esse átomo?
Podem ver que eu tenho uma, 2, 3, 4 e 3. Michel termina em três. Gente, eu não quero saber onde termina.
Eu quero saber qual é o maior, quantas camadas. O maior é o quatro. Se é o quatro, eu vou colocar que ele é do quarto período.
Onde termina é para eu dizer qual é a família. Vejam que terminou em D6. Pensem na nossa tabela.
Se concentrem junto comigo. Chega, fecho os olhos aqui, ó. Se concentrem.
Pense na nossa tabela. Começa em S1, S2. Depois, para chegar em D6 tem D1 até D6.
São seis. Como tem duas famílias antes, S1 e S2, ficariam os 2S + 6D, daria a família 8. Então isso aqui seria a família oito.
Michel, não acredito. Pois vamos voltar na tabela. Olhem pra tabela.
Você vai aqui, ó, S1, S2. Aí você encontra o D6 que eu disse que era o ferro. Olha o ferro bem aqui, ó.
Quarto período e família oito. Ou seja, quando é que você vai ter dificuldade agora? Nunca.
Pode gritar aí porque não tem dificuldade mais. Vamos pegar o cloro, ficaria distribuição do cloro. 1 S2.
2s2 2p6 3s2 3P5. Qual é o maior número quântico principal? 1 2 3.
Então você já sabe. Terceiro período. Vamos pôr aqui, ó.
Terceiro período é o número de camadas. Maior número quântico principal. E a família?
Só tu olhar onde é que terminou. Poxa, terminou em P5. Vamos lembrar a ordem da nossa tabela.
S1, S2. Depois vem os 10D. Então são 12 famílias.
Aí depois P1, P2, P3, P4, P5. Eu já tinha 12 famílias, né? 2S e 10D.
E agora eu vou est na quinta P. 12 + 5, 17. Então, esse rapaz aqui, ele está na família 17, que era a antiga família 7A, mas hoje família 17.
Se a gente voltar na tabela, a gente encontra ele, ó. S1, S2, dariam duas famílias mais os 10, ele termina em P5. Ele tá bem aqui, ó, na nossa tabela.
E a gente viu que ele tá no terceiro período, primeiro, segundo, terceiro. Aí você olha e encontra o nosso amigo cloro bem aqui, ó. Resolvidaço.
De boa. Vamos pro outro. Agora, pra gente finalizar, a gente pega o arsênio.
Poxa, 1 2 S2 2 P6 3s2 3P6 4s2. Deixa eu contar quanto é que já tem aqui. 10 20 4s2 3d 10 30 4p3.
Pronto. 33. Gente, agora vamos analisar com calma qual é o maior número quântico principal.
Você olha 1 2 3 4 3 4. É o quatro. Não tem dúvida.
Se é o quatro, ele tem quatro camadas. Então ele é do quarto período. Ele terminou em quê?
P3. Pensem na tabela porque agora vocês já conhecem. 2S 10D já dá 12 famílias antes de chegar no P.
Quando eu chegar no P, P1, P2, P3. Então tenho 12 + 3, 15. Então esse rapaz aqui é da família 15.
Se eu voltar lá na nossa tabela, vamos olhar, ó. Família 15 tá bem aqui, ó. E a gente, opa, família 15, eu já risquei errado.
Vamos riscar de rosa. Família 15 tá bem aqui. E a gente viu que ele era do quarto período, ele tinha quatro camadas.
Então, ó, o quarto período tá aqui e a família 15 tá aqui e o arsênio tá aqui. Agora me diz aí de verdade, na real, tranquilo. Dá ou não dá para encontrar qualquer elemento?
Michel, eu queria ter visto um elemento terminado em F. Gente, o F é o mais fácil, porque o F ele sempre tá na família três. Aí se ele tiver no sexto período é lantanídio.
Se tiver no sétimo é actinídio. Ou ele vai estar no sexto ou no sétimo. Lantanídio, actinídio.
Pronto. Mas sempre na família três. Então os terminados em F são os mais fáceis, por isso que eu nem coloquei nenhum exemplo.
Eu espero que tenha ficado claro. Eu quero que vocês me contem aqui se ficou tudo de boa. Alguma outra dúvida que vocês tenham, vocês podem colocar que eu faço o vídeo para vocês e nós vamos estar sempre, ó, juntos.
Beijo para vocês.