Olá pessoal eu vou conversar um pouquinho com vocês hoje sobre o mecanismo de ação dos anestésicos locais mais especificamente os anestésicos do tipo amida né que se adequam a teoria do receptor específico né e quais são os anestésicos do tipo amida? os mais úteis clinicamente: lidocaína, mepivacaína, a bupivacaína tá bom? então a gente vai conversar um pouquinho sobre isso mas antes de entrar no mecanismo de ação em si eu queria relembrar com vocês como é que funciona a transmissão do impulso nervoso para gente conseguir entender como funciona a ação do anestésico local.
Bem. . .
em repouso a gente tem aqui essa representação do líquido extracelular que é positivo a carga dele e do axoplasma que seria o axônio. . .
seria o citoplasma do axônio negativo certo? nesse estado de repouso o sódio, só algumas moléculas de sódio não hidratados que são menores elas conseguem passar pelo portão de sódio então a gente diz que em repouso o sódio é discretamente permeável a membrana lipídica nervosa. Já o potássio ele tem livre acesso nessa membrana só que como potássio é positivo e no axoplasma negativo e os dois têm gradiente de concentração diferentes certo?
e os opostos se atraem ele tende a ficar dentro do axoplasma apesar dele ter livre acesso para sair. O que acontece quando a gente tem um estímulo como passar um bisturi numa mucosa oral, por exemplo? Quando a gente tem esse estímulo a gente tem primeiro uma despolarização lenta e quando chega um determinado limiar essa despolarização passa a ser rápida, quando isso acontece esse portão de sódio que é o que bloqueia a entrada desse íon de sódio positivo ele se abre.
Quando esse portão de sódio se abre, todo sódio lá de fora ele entra, por que? porque o sódio é positivo e dentro do axoplasma tá negativo então isso é a favor do gradiente de concentração e não há gasto de energia, quando acontece isso é esse gradiente de concentração que aqui é negativo ele passa a ser positivo, então a gente tem uma inversão de negativo para positivo e essa inversão ela vai se ser transmitida ao longo do nervo até chegar no sistema nervoso central e quando chegar no sistema nervoso central ele manda uma mensagem de volta dizendo que meu paciente está sentindo dor, então basicamente o que conduz o estímulo nervoso é essa mudança de negativo para positivo certo? e o que faz essa mudança é entrada de sódio no axoplasma O anestésico local ele basicamente vai bloquear esse canal de sódio então uma molécula carregada de anestésico local que a gente chama ela de molécula catiônica porque ela tá carregada ela por dentro do axoplasma ela vai nesse canal de sódio, vai bloquear então o sódio que passaria livremente para dentro do axoplasma, ele passa não conseguir entrar como ele não entra não há, não existe essa diferença de concentração, o negativo continua negativo então não há transmissão do impulso nervoso então basicamente esse é o mecanismo de ação do anestésico local.
É claro que tem muito desdobramento para conversar sobre isso mas eu acho que esse esquema vai deixar claro qual é o mecanismo de ação do anestésico local. Ele vai se ligar a um receptor específico na membrana lipídica tá certo? então, muito obrigado pela atenção e caso queiram sugerir alguma outra explicação pode me enviar mensagem enviar direct que aí eu vou tentar fazer alguns outros vídeos principalmente nesse período de quarentena, obrigado.