Você já se perguntou o que são guias o primeiro significado de guia é aquele dos guias espirituais não são geralmente orixás ou grandes entidades pois estas não são tão difusas para várias encarnações nos terreiros na verdade Os guias são sobretudo os falangeiros Ou seja que fazem parte das falanges das entidades e estes encarnam os médiuns durante os cultos de umbanda estes guias em sua grande maioria são espíritos de antepassados que se encontram nas portas do plano espiritual ou dentro dele podem ser da família do médium ou da pessoa revisitada eles nos ajudam a entender os
mistérios da vida e a se aprofundar na umbanda como forma de vida e de destino eles literalmente nos guiam através da religião nos ajudando numa evolução e desenvolvimento espirituais o segundo significado de guia é como o adereço os vários colares e contas da Umbanda também são chamados de guias e às vezes podem confundir as nossas cabeças há quem Ache que passar o guia signifique encarnar um espírito de um em outra pessoa quando na verdade é apenas trocar os colares estas guias que usamos como adereços nos rituais de umbanda possuem uma origem muito antiga desde os
povos africanos as contas já se mostravam antigas segundo a tradição oral antigamente usava-se contas de ossos de animais crinas e cabelos estes serviam para afastar os animais que queriam fazer mal a uma determinada sociedade hoje vemos estes guias como amuletos de proteção Os cabelos não são mais utilizados entretanto ainda se usam muitos dentes de animais e pedaços de ossos mesmo que algumas entidades o proíbam assim vemos que o guia espiritual nos guia através da religião e de seus preceitos nos ajudando a sermos seres melhores enquanto o guia como adereço nos faz umbandistas com o trage
e toda a fé que precisamos ambos simbolizam uma proteção o primeiro como uma forma de prevenção para as coisas futuras e o segundo como forma de segurança para os espíritos do presente agora vamos falar dos guias falangeiros para que vocês possam os conhecer um pouco mais cabocos dos caboclos se apresenta na irradiação de um ou mais orixás pois eles próprios são filhos de determinado orixá e perante outros foram iniciados para trabalharem em seus mistérios exemplos Caboclo Pena Branca diosi e Oxalá Caboclo pena dourada diosi e yosun e assim por diante os caboclos são espíritos muito
esclarecidos e caridosos assim como os pretos velhos tiveram encarnações como cientistas sábios Magos professores e intelectuais alguns em determinada Encarnação foram mesmo nativos chamados de indígenas aqui no Brasil no decorrer de encarnações elevaram-se e vem na umbanda para auxiliar aos irmãos enfermos da alma e do corpo Muitos são escolhidos pela espiritualidade para serem Os guias chefes dos terreiros ou então de seus médiuns dando nomes a seus templos Na linguagem comum a palavra Caboclo designa o homem nativo a às vezes mestiço de branco com indígena mas na umbanda o significado vai além os espíritos que se
apresentam na umbanda como caboclos assumem a forma plasmada de índios em homenagem aos povos nativos do Brasil e de outras regiões da terra que nutriam uma forte relação de amor e de respeito à natureza e muito contribuíram com seus conhecimentos e valores morais e culturais para a formação da Nossa pátria os caboclos nas giras de umbanda são um exemplo de forma de vida simples na natural livre de preconceitos e artifícios de arrogância e de vaidade sua atuação junto de nós é Libertadora própria daqueles que evoluíram o orixá que rege essa linha é Oxossi e sua
saudação é o que Caboclo temos também os pretos velhos os pretos velhos na umbanda são entidades elevadas que se apresentam estereotipados como anciãos negros conhecedores profundos da Magia Divina e da manipulação de ervas são excelentes mandingueiros Mestres dos Elementos da natureza os quais utilizam em seus benzimentos e trabalhos espirituais crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo povo negro durante a escravidão a linha de pretos velhos reflita a humildade a sabedoria a paciência e a perseverança vale dizer que não necessariamente todos foram escravos sua sabedoria e humildade são características marcantes e sua calma
e ensin entos são profundos daí também a referência a estes iluminados seres da criação a característica principal desta linha é a sua elevada orientação espiritual a linha de pretos velhos na umbanda é regida pelo mistério ancião na força do Orixá obaluaye que é o orixá sustentador da evolução da transmutação e transformação dos seres mas os pretos velhos também se apresentam e transitam dentro da linha de outros orixás a saudação que fazemos a eles é adorei as almas agora falemos dos erês o termo erê vem do yorubá iré que significa brincadeira divertimento erês crianças e beijada
do do são nomes pelos quais os guias ou entidades de caráter infantil que incorporam na umbanda são conhecidos pelo Brasil esta linha possui um alto poder de renovação dos seres capaz de alegrar todos ao redor sendo que o amor é a própria a energia manipulada pelas crianças são espíritos naturais que jamais passaram pelo processo de Encarnação são seres de imensa luz e sabedoria no decorrer das consultas vão trabalhando sobre o consulente modificando e equilibrando sua vibração regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano esses seres mesmo sendo puros não são tolos pois identificam
muito rapidamente nossos erros e falhas humanas e não se Calam quando consulta pois nos alertam sobre eles eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios orixás que os regem apesar de possuírem um arquétipo aparentemente frágil são verdadeiros Magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa embora as crianças brinquem dancem e cantem exigem respeito para o seu trabalho pois atrás da sua vibração se revelam espíritos de extraordinários conhecimentos a festa de cosmi e Damião Santos católicos sincretizados com ibigi realizada em 27 de setembro é muito concorrida
em quase todos os terreiros do país a linha dos baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos sacerdotes da Bahia e de outras regiões tendo a regência direta da orixá e anã esta linha surgiu para homenagear os antigos pais e mães no santo da Bahia que foram os primeiros a trabalhar para a preservação e a divulgação do culto aos Orixás em nosso país e enfrentando toda sorte de dificuldades e preconceitos também tem uma ligação com os orixás Oxalá e oiá tempo já que seu arquétipo diz respeito a questões da fé e da religiosidade manifestam-se de forma
Alegre e movimentada e gostam de uma boa conversa nos trazem seu Aché sua energia positiva e tem muito a nos ensinar sempre com uma resposta Certeira e rápida para as nossas dúvidas e questionamentos na sua forma de trabalhar trazem muito das qualidades de mãe e anã são bastante ativos movimentadores irrequietos despachados e descontraídos sabem ouvir dar bons conselhos e levantar o ânimo dos entristecidos neste caso conversam bastante transmitindo conforto e segurança aos consulentes seu objetivo é nos ajudar a manter uma conduta reta na vida para que a Lei e a justiça divinas nos amparem Os
baianos são alegres eles brincam mas também falam muito sério e Nessas horas vão direto ao ponto a sua saudação é dita assim é da Bahia já a linha dos Marinheiros da Umbanda trabalha no auxílio aos seres a partir do seu magnetismo Aquático e de seus conhecimentos sobre a manipulação do Mistério das águas nesta linha se apresentam espíritos que em suas últimas encarnações foram marinheiros de fato navegadores oficiais Pescadores ribeirinhos entre outros é o arquétipo do homem litorâneo daquele que sobrevive do mar e dos rios nos terreiros a chegada dos Marinheiros traz muita alegria com os
médiuns incorporados assumindo uma postura leve gingando para lá e para cá o que pode confundir parecendo que estariam embriagados contudo é importante destacar que não Eles não estão embriagados é apenas o magnetismo Aquático que os fazem ficar balançando se não vejamos cada elemento tem o seu magnetismo e os espíritos que se manifestam nesta irradiação TM magnetismo similar às características de sua Regência Divina neste caso um magnetismo ondulante de mãe e emanjá ao incorporar em seu médium o marinheiro bambeia lembrando o movimento de quem se equilibra no tombadilho de um navio ou de um barco em
alto mar desta forma libera energias em formas onduladas e através dos seus balanços libera ondas de forte magnetismo Aquático que desagregam acúmulos negativos de origem externa e interna equilibram nosso emocional e mental e nos dão condições de gerar coisas positivas em nossas vidas Vale lembrar que as águas simbolizam as nossas emoções e estão ligadas à origem da vida o contato com esses seres realiza uma potente limpeza em nosso campo magnético uma verdadeira explosão de energia equilibradora os marinheiros são Magos dos mistérios aquáticos atuam de forma única dentro da Umbanda na manipulação de energias que nos
libertam de bloqueios íntimos e nos dão equilíbrio emocional Pode parecer pouco mas hoje a própria ciência Analisa e admite os efeitos dos distúrbios emocionais como geradores de várias enfermidades de modo que a cura emocional é o primeiro Grande passo para outras conquistas os marujos lidam com os consulentes de forma simpática e extrovertida que quebrando o gelo e deixando-os à vontade o que facilita a recepção dessas energias equilibradoras e curadoras a orixá dessa linha é mãe e emanjá e saudamos eles assim salve am marujada já os ciganos se manifestam na umbanda como uma linha voltada bastante
para a magia visando a prosperidade a união familiar o amor a cura e a superação de preconceitos e de bloqueios emocionais a linha dos ciganos na umbanda traz o arquétipo de um povo muito antigo e Místico de alma livre desapegado e por isso mesmo capaz de atrair a prosperidade no campo espiritual e material e de ensiná-la a quem precise o desapego e o senso de liberdade aparecem na sua maneira de viver que é sustentada em suas crenças tradições e na valorização da família nunca se envolvem em disputas por domínio ou conquistas os ciganos são grandes
conhecedores da magia alegres amantes da natureza serenos e sábios conselheiros são portadores de uma energia que favorece muito a prosperidade pois estimula nas pessoas um sentimento de liberdade de amor e celebração da vida bem como o desapego fatores indispensáveis para se atrair a boa sorte e a fortuna gostam de música e dança e suas giras são envolventes coloridas pelas suas vestes e acima de tudo pela sua energia Alegre e amiga usam muitos elementos magísticos tais como lenços e fitas coloridas moedas punhais espelhos taças Chaves baralho dados pedras Runas leques e incensos observam muito as fases
da lua para os seus trabalhos no geral a lua cheia é considerada a mais favorável é a lua madrinha dos ciganos os orixás regentes dessa linha São oroiná e xango você pode o saudar dizendo opchá ou alee a I agora os boiadeiros os espíritos que se manifestam na umbanda na linha dos Boiadeiros são aguerridos valorosos de poucas palavras mas de muitas ações apresentam-se como espíritos que encarnaram em algum momento como tocadores de boiada Vaqueiros entre outros os seus pontos cantados sempre aludem a bois e boiadas a Campos e viagens a ventanias e tempestades o arquétipo
da linha de boiadeiros é a figur mítica do peão sertanejo do tocador de gado dos homens que viveram na lida do campo e dos animais e que desenvolveram muita força e habilidade para lidar contra as intemperes e as adversidades o laço e o chicote são seus instrumentos magísticos de trabalhos espirituais eventualmente usam colares de sementes ou de pedras são combativos inclusive no corte de magias negativas porque conseguem promover um choque em nosso campo magnético e liberá-lo de acúmulos negativos é um arquétipo forte IMP positivo vigoroso Valente e destemido representa a natureza desbravadora romântica simples e
persistente do homem do Sertão também chamado de Caboco sertanejo muitos deles foram mestiços trazendo a nossa lembrança a essência da missena do povo brasileiro com seus costumes crendices superstições e fé nem todos foram de fato boiadeiros mas todos eles têm em comum a capacidade de atuar num campo específico e que caracteriza a linha qual seja o de nos trazer uma energia vigorosa muito útil na quebra de cargas e Magias negativas e para desfazer cristalizações mentais negativas pois os boiadeiros atuam no campo da Lei divina e Na Linha do Tempo foram seres de uma religi ade
muito forte e por isso sua orixá regente é logunã oi tempo e a sua saudação é jetruá boiadeiro exus na umbanda as entidades exus compõem uma linha de trabalho à esquerda são em geral espíritos humanos que tiveram várias encarnações cometendo erros e acertos como todo ser humano mas com um diferencial se conscientizaram e retomaram o caminho da Lei Divina obtendo permissão para se assentarem à esquerda dos Orixás e trabalharem no auxílio à nossa evolução os exus absorvem e esgotam as negatividades dos seres que se desviaram das leis do criador em qualquer dos sete sentidos da
Vida em seguida vitalizam as qualidades positivas dos seres E então os neutralizam deixando seus magnetismos aptos a que retomem o caminho da evolução o orixá que dá sustentação às entidades exus é o orixá Exu na umbanda este orixá não é cultuado diretamente mas está presente e atuante pois as divindades existem e estão presentes em nossas vidas ainda que alguém não as reconheça os exus que trabalham na umbanda atuam nos sete sentidos da vida ou seja atuam nos campos de todos os orixás É por isso também que Exu é tido como o dono das Encruzilhadas A
Encruzilhada pode ser entendida como o encontro de duas realidades de duas verdades diferentes tais como matéria e astral razão e emoção luz e trevas ou literalmente pode ser o encontro de dois caminhos Esta é a representação do ponto de força de Exu pois está em todos os caminhos em todos os lugares e passagens e não apenas na encruzilhada de rua todos os pontos que marcam a entrada e a saída de uma realidade são pontos de firmeza e de manifestação de Exu Exu guarda a quem faz por merecer o Amparo da Lei divina mas também intervém
como Executor da lei contra quem viola as leis do Criador para esgotar suas negatividades quando elas forem esgotadas Exu vitaliza as qualidades positivas do ser para então neutralizar lhe o magnetismo a partir daí aquele ser tem como recomeçar o trabalho evolutivo que a cada um compete Exu não ataca a ninguém só intervém por um comando da Lei maior Ou quando é ativado magisticamente nos trabalhos religiosos de umbanda também a atuação de Exu é sempre delimitada pela lei divina e sempre para o bem o orixá que rege essa linha é Pai Ogum e sua saudação é
Laro Exu Exu é mojubá na umbanda há uma linha de entidades de trabalho que se identificam como Pomba Gira ou pombogira e que atuam na chamada linha de esquerda são espíritos humanos que tiveram várias encarnações e que com o tempo obtiveram a permissão da Lei maior para se assentarem à esquerda dos Orixás e trabalharem em favor da nossa evolução dentro da Umbanda o nome Pomba Gira pode ser traduzido como mensageira dos caminhos à esquerda pomba é um pássaro que já foi usado como correio pombos correios e gira expressa a ideia de movimento caminhada deslocamento e
outras mais como essas entidades atuam na esquerda vem o significado de mensageira dos caminhos à esquerda na umbanda a pomba gira é cultuada como entidade de trabalho como espírito que trabalha a serviço da luz e que portanto só pode praticar o bem como todas as entidades a atuação de Pomba Gira é sustentada por um orixá este orixá sustentador manifesta um mistério Divino e é chamado de orixá pombagira o trono que corresponde ao mistério pombagira é denominado trono do estímulo ou do desejo pois esta é a energia que pomba gira nos transmite e com muita propriedade
o despertar do estilo do gosto pela vida o start para levarmos Avante os nossos esforços pela conquista de uma vida melhor mais saudável e equilibrada em todos os setores orixá regente dessa linha é mamãe Oxum e nós as saudamos assim Laro pombagira ao entendermos a essência de cada Falange cada guia conseguimos entender melhor o seu trabalho através do médium e ao médium a compreender a forma de caridade de cada um de seus guias Geralmente essas informações são passadas pelos pais da casa de umbanda na gira de desenvolvimento onde o médium aprende a receber adequadamente cada
guia e assim Ir evoluindo e sempre aprendendo na gira de desenvolvimento você aprende esses conceitos que falei de cada um dos guias com muito mais detalhes e clareza Procure sempre por este caminho caso tenha sentido o chamado da Umbanda nós temos também os anjos da guarda é um ser Celestial que nos acompanha e protege a palavra anjo do hebraico significa mensageiro Divino São Tomás de Aquino foi um profundo estudioso dos anjos e dizia que eles são seres cujos corpos e essências são formados de um tecido da chamada luz astral nos estudos da Umbanda os anjos
não são orixás ou guias mas sim um espírito Celestial de essência pura dotados de muita luz e energia eles atuam na dimensão Celestial e também em todas as outras dimensões subsequentes atuando sobre todas as pessoas Independente de sua crença religião ou doutrina anjo da guarda na umbanda é sincretismo religioso sim mas isso não quer dizer que apenas a umbanda empresta a representação desses seres divinos o sincretismo religioso não é algo exclusivo da doutrina umbandista a concepção de anjos no cristianismo e judaísmo é anterior à sua menção na umbanda entretanto não existe uma religião ou crença
absolutamente pura cada doutrina sofre ou já sofreu influências anteriores ou paralelas a ela em cada culto os elementos podem assumir atuações diferentes e ter importâncias diversas os anjos da guarda possuem grande importância na umbanda principalmente para os médiuns que os consideram tão importantes quanto os orixás ou entidades isso acontece porque os anjos da guarda são aqueles que os protegem durante a incorporação e desincorporação espiritual quando uma entidade ou orixá vai incorporar em um médium o seu anjo da guarda fica ali do lado protegendo-o ativamente para manter o equilíbrio físico e espiritual do médium ele ajuda
a evitar que um ataque do baixo astral entrem na corrente mediúnica do seu protegido por isso a importância da vela e de estar em Dia com suas orações o anjo da guarda é particularmente importante no momento da desincorporação quando o médium oferece resistência no momento da desincorporação isso é prejudicial a ele pois ele perde a proteção Celestial é comum ocorrer um Sutil estado de transe logo após a desincorporação e nesse momento as pessoas que acompanham o médium colocam a mão no coração dele e dizem seu anjo da guarda te chama isso ajuda a acalmar e
facilitar o processo de desincorporação de forma mais tranquila os anjos trazem o equilíbrio perfeito de energia pura e Divina ao mé para que ele consiga cumprir sua missão de mensageiro e canal espiritual apesar de não sermos capazes de vê-lo o nosso anjo da guarda está sempre ao nosso lado muitos acreditam que a voz da nossa intuição nada mais é do que o nosso anjo da guarda soprando em nossos ouvidos o que devemos e o que não devemos fazer quando estamos para realizar um ato e simplesmente temos uma intuição Eu sinto que não deveria fazer isso
para os estudiosos desses seres angelicais Essa é a prova de proteção e Companhia do nosso anjo pois muitas vezes Nossa intuição está certa é o nosso anjo nos protegendo e evitando que nos dirijamos para caminhos que possam nos prejudicar para quem acredita em anjo da guarda é muito mais fácil perceber a sua presença ao nosso lado Quem duvida ou é descrente afasta o seu anjo e torna a percepção de sua atuação muito mais difícil o nosso anjo da guarda é aquela e Companhia constante por isso se faz importante orar acender velas e oferecer copos de
água para ele você já deve ter percebido que muitas vezes nas indicações de orações e práticas umbandistas é sugerida a utilização de uma vela branca e um copo d'água em um local alto Você sabe por quando acendemos uma vela Estamos nos ligando espiritualmente ao Divino oferecendo essa luz ao anjo da guarda ou ao Orixá que Queremos nos conectar ele então irá utilizar do elemento fogo para purificar nossos sete corpos espirituais e sete Campos fortalecendo nossa conexão Celeste quando colocamos o copo d'água junto da vela ao nosso anjo da guarda estamos compondo com mais um elemento
purificador e fonte de vida o altar para esse espírito Celeste deixamos que ele utilize desse elemento sagrado para atuar em nosso benefício a água é um elemento poderoso e Fundamental a sobrevivência de todo ser vivo por isso ela é muito utilizada nos rituais da Umbanda proporcionando um equilíbrio de energias e a facilitação das respostas espirituais a água é um dos elementos mais receptivos e de natureza condutora por isso é utilizado em diversos ritos da doutrina nas quartinhas nos copos de firmeza dos anjos da guarda no batismo e em muitos outros ela é utilizada para limpeza
Purificação e energização do nosso nosso corpo astral e da nossa casa existem energias negativas e maléficas que somente a água é capaz de neutralizar desfazer e equilibrar Mas isso é um assunto para outro vídeo esse aqui já ficou mais longo do que o esperado se tem dúvidas ou sugestões deixe nos comentários que Responderemos assim que possível nos próprios comentários ou num vídeo Futuro no mais agradecemos a vocês que chegaram até aqui e nós Deixaremos vídeos nos cards para que você possa conhecer mais do nosso trabalho e para contribuir com o canal você pode também comprar
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