no final de balders Gate 3 eu não sei o que acontece eu ainda não zerei o jogo e eu nunca faria isso com você ainda mais no começo do vídeo né em vez disso eu vou te dar uma escolha esse vídeo contém spoilers desses três jogos alguns triviais outros nem tanto você precisa ficar atento porque eu não vou avisar de novo e decidir quando e o que você vai fazer por enquanto vamos falar de escolhas no final do primeiro episódio de The Walking Dead você precisa escolher qual desses dois personagens salvar é uma grande decisão
The Walking Dead é tanto sobre zumbis quanto os seres humanos tentando sobreviver a esses zumbis e essa escolha pode resultar em grandes consequências no futuro agora pode é a palavra-chave aqui eu acho que qualquer um que já jogou os jogos da t Tail uma hora percebe que não é bem assim essas aqui são todas as escolhas e consequências da primeira Temporada de The Walking Dead você pode ver que enquanto as suas escolhas importam e realmente criam algumas linhas diferentes essas linhas inevitavelmente acabam convergindo então se você decidiu salvar a Carly no terceiro episódio ela vai
se envolver numa briga ser baleada e morrer se você salvou o dog é ele quem vai ser morto baleado pela mesma pessoa mas dessa vez acidentalmente porque ele pulou na frente de outro personagem porque pra história continuar o jogo precisa esquecer as suas decisões se um personagem poderia est morto então ele precisa morrer ou se perder ou te abandonar o que quer que seja para ele sumir como essa incógnita essa variável que ele é o mais rápido possível caso contrário as possibilidades iriam crescer exponencialmente depois de 10 decisões você teria mais de 1 variações diferentes
que at Eu precisaria primeiro organizar depois escrever gravar animar e programar no jogo e assim nada é impossível a não ser isso que eu acabei de dizer o problema é que cada vez que você afunila essas consequências você corre o risco de quebrar a ilusão da escolha e quando isso acontece Muitas vezes os jogadores começam a perceber que quando uma consequência parece grande demais é porque o jogo vai encontrar um jeito de reverter ela em algum momento e da próxima vez que eu precisar tomar uma decisão de vida ou morte eu vou saber que no
final das contas eu não tô salvando ninguém só adiando a sua partida quando a ilusão é quebrada fica difícil não sentir que a suas escolhas na verdade não importa que a clementine se lembrará disso mas que a clementine também eventualmente se esquecerá disso no final do primeiro ato de de The witcher 2 Você tem uma decisão aparentemente muito menos importante você vai com o root para um acampamento militar ou com os esoi tels paraa Cidade Dos Anões e essa uma decisão aqui sim muda completamente o segundo ato do jogo esse é um caso oposto ao
de The Walking Dead em vez de afunilar as consequências a Cid Project Red fez 1/3 do jogo inteiro duas vezes com histórias e cenários completamente diferentes em uma entrevista o CEO da empresa admitiu que essa Pode não ter sido a melhor das ideias ele diz que isso se tornou um inferno durante o desenvolvimento e ainda por cima o jogo nem deixa Claro o quão impactante aquela decisão é eles se mataram de trabalhar desperdiçaram tempo dinheiro e energia para fazer algo que a maioria dos jogadores nem percebeu que tava ali mas mesmo que a importância dessa
escolha ficasse Clara ainda assim será que teria valido a pena porque the witcher 2 não é um jogo Feito Para ser jogado infinitas vezes ou mesmo duas vezes a gente tá falando aqui de um RPG de 30 40 horas a A grande maioria dos jogadores só vai ter a oportunidade de experienciar um daqueles atos Será que todo esse trabalho não teria sido melhor utilizado em algum outro aspecto do jogo no terceiro ato talvez considerado por muitos a pior parte de The witcher 2 e mais importante ainda uma parte que todo mundo vai experienciar O que
torna esse assunto de escolhas nos jogos tão complicado é que o ideal só não é possível a ideia de The witcher 2 é maravilhosa no papel mas não quando ela vem com um custo tão grande já a de da Walking Dead funciona por um tempo até que a ilusão é quebrada e todas as outras escolhas do jogo perdem o peso é um problema difícil então como balders Gate 3 conseguiu um dia eu vou perder o meu emprego para Iá você também vai todos vamos então até lá a nossa responsabilidade como espécie é utilizar os nossos
futuros soberanos como os escravos que eles ainda são hoje em dia na edição de vídeo e é por isso que esse vídeo é um oferecimento de wers sherf mora dá uma olhada nessa ferramenta assustadoramente Milagrosa que é a nova função texto para vídeo com ya é só você escrever as suas ideias mais malucas que o filmora dá vida a elas com animações animações estilos e transições porque o Anders Sher filmora Segue uma Filosofia de simplificar e tornar acessível todas as partes técnicas e maçantes da edição para que você possa focar na parte criativa e com
a ia isso alcança um novo patamar não sabe como separar uma pessoa do plano de fundo pede PR ya não quer passar uma hora cortando as respirações da sua gravação pede PR ya é só clicar no primeiro link da descrição para baixar o unders sherif mora 13 e começar a testar todas as suas novas ferramentas de a de graça e se você gostar corre porque até o dia 10 de Abril A wers shire tá oferecendo até 20% de desconto nos seus planos no finalzinho do segundo ato de balders Gate 3 eu precisava fazer a escolha
mais importante da minha vida destruir o mal ou me juntar a ele como eu tava jogando com o Dark HGE e cedendo as minhas urgências sombrias Com muito gosto eu escolhi a segunda opção agora o jeito que a laren apresenta essa escolha parece o de The Walking Dead de enfatizar a importância da decisão mas a implicação da Escolha lembrava de witcher 2 me aliar com os vilões ali significava que eu não defenderia a cidade de balders Gate no terceiro ato eu atacaria ela Mudando completamente esse esse último terço do jogo e a gente tá falando
aqui de uma escolha num jogo lotado de escolhas onde cada uma delas afeta drasticamente a sua história tudo isso no RPG de 100 horas como a laran conseguiu fazer isso Bom eu acho que parte da resposta tá no combate por turno deixa eu explicar em bals Gate 3 você passa meia hora uma hora fácil em um encontro com inimigos que nem são especiais tem nada já que esse é um jogo de estratégia o combate continua interessante por muito mais tempo que um jogo de ação tá vendo meus dedos estão doendo só de assistir isso po
ser também e quando tanto tempo de jogo é preenchido pelo combate Você pode ter uma quantidade menor de outros conteúdos sem que ele perca aquela aura de um RPG gigante de senh horas pdus Gate 3 tem por volta de 70 quests O que é muito menos que Skyrim por exemplo com algo entre 250 a 400 quests mas você não uma diferença tão grande assim quando o combate É Tão Profundo engajante toma tanto do seu tempo você pode ter menos quests os objetivos e histórias fora dele e aí em vez de expandir elas vai horizontalmente com
centenas de novas quests únicas como é o caso de Skyrim a laran decidiu expandir verticalmente dando profundidade a essas quests com escolhas vamos dar uma olhada em The Stanley parable Esse é um jogo que não só apresenta escolhas mas escolhas é a sua mecânica principal e estrutura narrativa aqui você não escolhe com opções de diálogo mas virando um corredor olhando para um objeto ou simplesmente ficando parado todas as suas ações aqui TM uma consequência única e é tão engajante um jogo que reage a absolutamente tudo que você faz é claro que o segredo dessa reatividade
é que na maior parte das vezes a consequência não passa de uma fala diferente do narrador O que é algo muito mais fácil rápido e barato de fazer do que todas aquelas coisas em The Walking Dead ou do que o segundo ato inteiro de The witcher 2 e esse mesmo princípio Vale pras quests em baldos Gate 3 muitas das consequências são uma fala ou um combate Um item variações sim mas iterações daquela Quest base vamos voltar para D Stanley parb A história aqui é que você tá preso em um loop e o seu objetivo é
descobrir como escapar dele ele não foi feito para você escolher a sua história em vez das outras possibilidades é para você escolher todas as escolhas e achar escolhas novas e assim que você escapa desse loop nada foi desperdiçado aqui porque para essas escolhas funcionarem elas precisam fazer sentido com a estrutura do jogo e talvez o grande problema ainda é o Walking Dead era que a telte tinha uma história muito específica para contar ao longo de cinco Episódios chega um momento onde o Efeito Dominó se torna incontrolável as escolhas de D Stanley parb só são possíveis
por causa dessa estrutura de look e as de balders Gate 3 por causa do formato limitado de quests se The Walking Dead é um livro As quests em balders Gate são contos que começam se dividem em dois ou três caminhos e terminam ele consegue Honrar aquelas escolhas de vida ou morte porque a vida ou a morte é o fim daquela história não tem mais quatro episódios pela frente para levar em consideração e na teoria as variações ainda param de importar como em The Walking Dead mas no formato de quests você não se sente enganado afinal
era o acordo desde o início até que balders Gate 3 quebrou esse nosso [Música] acordo então no final do segundo ato eu escolhi me aliar ao grande vilão do jogo só para ser rejeitado e colocado a força no caminho do bem logo eu apelei pro método milenar e altamente legal de save scamming salvando e recarregando o jogo até que eu encontrasse a combinação certa de escolhas e Skill Check para conseguir o que eu queria mas não importava o que eu fizesse o resultado era sempre o mesmo Eu Admito que naquele momento eu me senti um
pouco traído eu tinha passado tanto tempo pensando em qual decisão eu tomaria só para no final aquilo não significa nada eu não gosto muito de falar sobre isso é Foi um momento difícil na minha vida me abalou bastante mas aí o meu psicólogo disse uma coisa que é muito verdade que é claro que tinha que ser assim depois de de tudo que eu falei aqui não faria o menor sentido balders Gate também fazer o que the witcher 2 fez é claro que esse jogo também afunila as coisas o tempo todo como The Walking Dead porque
não existe essa de verdadeiras escolhas com consequências ilimitadas Isso não é um videogame pelo menos o nome disso é vida quando a gente fala de escolhas em jogos a única coisa que importa é a ilusão da escolha e essa ilusão tinha sido plantada tão profundamente em mim que eu me recusei a acreditar que ela não era verdade e eu acho que o momento dessa infiltração mental onde aaran foi o Leonardo DiCaprio do meu cyan Murphy foi onde tudo começou o primeiro ato de balders Gate 3 é obviamente aquele que mais pessoas vão jogar E rejogar
porque você não simplesmente cria o seu personagem e joga balders Gate não você cria se arrepende começa de novo se arrepende de novo e perde alguns dias nisso e no processo vai fazendo escolhas diferentes durante os três anos que ele ficou no acesso antecipado o primeiro ato era tudo que os jogadores tinham para saciar a sede e nessa época bald Gate 3 foi tratado quase como um dunley parable com as pessoas jogando em loop só para ver todos os caminhos e finais diferentes que o jogo oferecia e Principalmente nesse primeiro ato as variações são absurdas
e o segredo é que a história de bald Gate 3 É sobre esse culto de parasitas alienígenas tentando controlar toda a vida dessa terra de fantasia medieval falando desse jeito sou um pouco ridículo e é mesmo mas durante esse primeiro ato a história gira em torno de um outro conflito entre os tifl e os Goblins da região e no final do primeiro ato você pode sim se aliar com o mal ou seu herói ou lutar contra os dois ou nenhum e o jogo honra a sua escolha esse primeiro ato serve como um tutorial para você
aprender as mecânicas do Jogo sim mas também para você aprender que aqui as suas escolhas importam mesmo que isso nem sempre seja verdade no futuro e eu como um bom garoto acreditei e Aprendi essa lição não é que o final do segundo ato quebra Essa ilusão fui eu com meu save coming que coloquei uma arma na cabeça do ilusionista até ele revelar o seu truque para mim olha a minha intenção aqui não é diminuir a conquista que a laran alcançou em balders Gate 3 a quantidade de conteúdo nele é impressionante mas não foi só com
força bruta que eles conseguiram isso foi focando a sua energia estruturando esse conteúdo e iterando em cima dele mas mais importante de tudo foi construindo Essa ilusão e mentindo muito bem que balders Gate 3 consegue parecer infinito eu agradeço a sua decisão de ter ficado comigo até o final e aqui vai uma última [Música] escolha [Música] i