O que é o Leviatã, o 'monstro' da Bíblia?

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Estranha História
Sobre o Leviatã a partir dos textos da Bíblia, de Ugarit e da Mesopotâmia. E sua relação com o dragã...
Video Transcript:
O Leviatã é uma das criaturas mais fascinantes que a gente encontra na Bíblia o livro de Jó descreve essa criatura como um monstro marinho com escamas impenetráveis força incomparável e até capacidade de lançar fogo pela garganta a tradução da Bíblia pro grego que é a septo ginta chamou essa criatura de dracon de onde vem Claro o nosso dragão mas dizer que o Leviatã é um dragão que aparece na Bíblia simplesmente não esclarece muita coisa né A história como a gente vai ver aqui é muito mais complicada e muito mais interessante do que isso que a
gente vai fazer nesse vídeo é analisar cada uma das passagens bíblicas nas quais O Leviatã aparece e comparar essas passagens com outras fontes históricas e arqueológicas que ajudam a recuperar o significado original por trás desse nome né O que que significa O Leviatã o que que é essa criatura de onde que vem esse Imaginário porque que ele aparece na Bíblia e a gente pode começar esse exercício pelo Salmo 74 que é uma das refer mais curiosas que a gente tem a respeito desse ser né e o texto diz o seguinte tu ó Deus divid diste
o mar com teu poder quebraste as cabeças dos Monstros das águas tu esmagaste as cabeças do Leviatã dando-o como alimento à feras selvagens tu abriste fontes e torrentes Tu fizeste secar Rios inesgotáveis o dia te pertence e a noite é tua Tu firmaste a luz e o sol tu puseste todos os limites da terra tu formaste o verão e o inverno aqui então a gente tem essa imagem bem curiosa de Deus quebrando a cabeça dos monstros marinhos e esmagando as cabeças do Leviatã repare né as cabeças plural do Leviatã singular então a gente tá diante
aqui de uma criatura com mais de uma cabeça provavelmente sete né Eu já explico porque esse número mas antes disso a gente precisa também considerar aqui o contexto geral desse Salmo o que o autor tá fazendo aqui nesse texto é lamentando a destruição do reino de Judá e do Templo de Jerusalém que foi causada pela invasão dos babilônicos ali no sexto século antes de Cristo e diante dessa calamidade né Desse cenário de crise ele clama por uma intervenção divina por um lado o autor demonstra que que se sente abandonado por Deus que permitiu que o
seu povo e a sua terra fosse devastada afinal de contas né Mas por outro lado ele demonstra que ainda confia nesse Deus para reverter essa situação e o que inspira essa confiança é justamente a lembrança daquilo que Deus já fez no passado né os grandes feitos primordiais desse Deus como por exemplo ele ter dividido o mar quebrado a cabeça dos monstros marinhos e esmagado O Leviatã Além disso ele também recorda como que Deus fez águas brotarem e secarem e como que ele estabeleceu toda a ordem cósmica né fixando os astros as estações e os limites
da terra então a ideia basicamente aqui é é essa né é de que ele reconhece um Deus super poderoso que fez grandes coisas no passado que consequentemente não teria a menor dificuldade né de quando ele quiser acabar com os babilônicos e devolver a liberdade e a paz pro seu povo muitos leitores inclusive diante desse Salmo aqui costumam ver nesse trecho uma referência a outro Episódio bíblico de libertação Milagrosa que é o episódio do Êxodo no qual as águas do mar vermelho teriam sido divididas permitindo que os israelitas escapassem do Egito mas mesmo se a gente
adotar essa interpretação ainda permanece uma pergunta básica né que é por que que o autor desse Salmo usaria essas imagens tão estranhas para se referir ao Êxodo né de onde afinal de contas ele tirou essa ideia de monstros marinhos e desse tal de Leviatã Então até o início do século XX a gente não tinha tanta clareza A esse respeito né mas agora graças a uma descoberta arqueológica que aconteceu ali na atual região da Síria a gente sabe muito bem que essas imagens evocadas aí no Salmo não são nada aleatórias em 1928 milhares de tabuinhas de
argila datadas dos séculos x e 12 antes de.co foram encontradas na atual cidade de hamra que é a antiga ugarit e a descoberta então desses textos chamados de textos ugaritic aumentou de forma assim incalculável o nosso conhecimento sobre a cultura antiga ali daquela região né da antiga região de Canaã que foi onde os reinos de Israel e de Judá também se desenvolveram né nessa macror região ali de Canaã e entre esses textos ugaritic né esses textos cananeus há uma sequência poética chamada de ciclo de Baal que celebra né e conta os feitos antigos desse Deus
e a parte que mais nos interessa aqui desse poema conta a seguinte história que Baal o deus da tempestade enfrentou e venceu o Deus Marinho iam que é descrito como um monstro e em outras passagens esse mesmo o Deus né Yam é identificado com um ser chamado litan ou lotan que é uma serpente gigante de Sete Cabeças e nessa história litan tem as suas cabeças esmagadas por Baal pelo deus da tempestade e é a partir dessa Vitória que Baal começa a se tornar proeminente entre os deuses né se tornando praticamente o Deus principal ali do
Panteão e de ugarit apesar de é né o o Deus primordial Deus Criador ser considerado superior em algum sentido mas Baal recebe mais adoração é um Deus mais ativo na mitologia por assim dizer de ugarit e quando a gente volta ao Salmo 74 conhecendo esse texto ugaritico a imagem de Deus lutando contra essas forças marítimas já não soa mais como algo tão único né já não soua tão estranho ou pode até continuar soando estranho mas perceba que é estranho para nós hoje mas casa muito bem com o Imaginário daquele contexto histórico é bastante familiar para
aquele contexto por mais que ainda possa parecer estranho para nós hoje e desempacotando um pouco aqui né esse esse paralelo entre o Salmo 74 e o ciclo de Baal repare que os três antagonistas de Deus no Salmo 74 São os mesmos três antagonistas que aparecem no ciclo de Baal né primeiro o Deus de Israel divide o mar que é Iam em hebraico né iam significa literalmente mar mas como a gente viu aqui esse também é o nome próprio do Deus cananeu que personifica esse conceito lá nos textos ugaritic depois o Deus de Israel esmaga os
monstros marinhos tanim em hebraico e O Leviatã que também são esmagados pelo Deus cananeu em H garí os tanan né esses monstros marinhos são os tunan e O Leviatã é a serpente litan inclusive né lembre-se daquele detalhe de que no Salmo 74 Deus esmaga as cabeças do Leviatã o que encaixa perfeitamente com a descrição de litan no ciclo de Baal como uma serpente de Sete Cabeças e a gente encontra também essa representação da criatura de Sete Cabeças enfrentada pelo Deus principal ali o deus da tempestade é cananeu em diversos artefatos arqueológicos escavados na região do
Levante e também na região da Mesopotâmia né a gente vai voltar daqui a pouco Inclusive a questão dos paralelos contextos mesopotâmicos Ah mas outra coisa antes disso né nesse Salmo 74 repare também que Deus não corta as cabeças do Leviatã ele esmag as cabeças do Leviatã e isso aqui também não parece ser por acaso né no ciclo de Baal Baal também esmaga as cabeças de litan porque as suas armas não são espadas né as armas características de Baal escritas nesse texto são duas massas forjadas pelo Deus cotar e a massa Claro é um tipo de
arma que tem a função de esmagar E aí já passando para outro outra comparação um detalhe interessante desse Salmo é que depois de descrever a vitória do Deus de Israel sobre o mar os monstros do mar e O Leviatã o texto começa a apresentar imagens de ordenamento cósmico água surgindo aqui e secando ali a luz e o sol sendo firmados os limites da terra sendo fixados e as estações do ano sendo criadas a ideia de um ordenamento cósmico que vem na sequência da vitória de um Deus sobre uma personificação do Mar também não é uma
coisa sem precedentes no antigo Oriente próximo né pelo contrário no antigo Oriente próximo que é esse espaço maior que abrange ali a região dos antigos reinos de Israel e de Judá as histórias de criação ou de ordenamento cósmico frequentemente fazam referência a uma batalha primordial entre um deus da tempestade e o Deus das águas caóticas do mar no enuma elish por exemplo que é um épico babilônico da criação o deus da tempestade que é mardu derrota a deusa Marinha que é tiamat e ordena o Cosmos a partir daí uma coisa nesse sentido que o marduk
faz por exemplo é dividir o corpo de água de tiamat em duas partes uma parte forma as águas de baixo que são as Águas no nosso nível aqui as águas do mar por exemplo e a outra parte forma as águas de cima que ficam suspensas no céu por meio de um firmamento né que é feito com o couro da deusa Além disso os olhos de tiamate são abertos à força para fluírem dele dois rios que são os rios Tigre e Eufrates n os rios principais ali da mesopotâmia e depois disso marduk fixa também os corpos
celestes e define os limites e a regularidade dos meses e dos anos né coisas muito parecidas ali com aquela segunda parte que eu li do Salmo 74 né a parte do ordenamento cósmico que segue a vitória sobre o monstro marinho bom mas voltando àquela interpretação de que a divisão do Mar nesse Salmo poderia ser uma referência ao Êxodo a verdade é que uma leitura não inval ida necessariamente a outra né é perfeitamente possível que ao escrever essa passagem o autor tenha recorrido a esse Imaginário da luta primordial né muito comum ali no antigo Oriente próximo
para se referir metaforicamente à história do Êxodo né pode ser isso é uma possibilidade mas a certeza que a gente tem é que o autor do Salmo conhecia e fez referência Sem dúvida nenhuma nesse Salmo 74 ao tema mitológico da luta contra o caos que é muito presente nos textos l garí nos textos mesopotâmicos e como a gente tá vendo aqui e vai ver ainda mais é muito presente também nos textos hebraicos mas antes de continuar deixa só agradecer rapidinho aqui a insider que tá patrocinando esse vídeo né a insider vocês já sabem é Quem
produz essas camisetas tecnológicas né as Tech t-shirts tem de outras cores também né eu tô usando a preta hoje mas são camisetas excelentes os produtos em geral da marca são excelentes e eles estão com promoções aí muito boas até o final de Março agora né que é o mês do consumidor Então se vocês entrarem pelo link que eu vou deixar aí na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado e colocarem o cupom estranha 15 Vocês conseguem 15% de desconto em todos os produtos da loja e como eles estão fazendo promoções lá também no site
de forma geral esse desconto pode Se somar o desconto deles e virar até 38% de desconto então depois dá uma passada lá né para aproveitar a oportunidade os produtos são realmente muito muito bons de verdade mas dado esse recado então voltemos paraa Nossa análise aqui sobre o leviatan E falando em usos metafóricos do Leviatã outro caso interessante é uma passagem do Livro de Isaías lá o texto diz o seguinte naquele dia punirá yahvé com sua espada dura grande e forte Leviatã serpente escorregadia Leviatã serpente tortuosa matará o monstro que habita o mar aqui mais uma
vez a gente tem yavé abatendo Leviatã dessa vez com uma espada o contexto geral dessa Pass agem é o da expectativa de uma ação futura de yé a favor do seu povo né depois dele ter sido vencido e Oprimido por reinos vizinhos hoje não existe um consenso muito bem definido sobre a que povo o texto estaria se referindo aqui como associado ao Leviatã se são os assírios por exemplo ou se são os egípcios ou os babilônios ou os persas ou todos eles Talvez Mas o que é claro pelo contexto aqui é que O Leviatã é
entendido metaforicamente nessa passagem ele é usado como uma imagem monstruosa aplicada sobre um outro povo ou uma outra nação né da mesma forma por exemplo que as bestas do livro de Daniel ou do livro do apocalipse representam simbolicamente diferentes reinos agora o que é mais surpreendente nessa passagem é que a referência que ela faz ao Leviatã vem quase que integralmente do ciclo de Baal enquanto o Salmo 74 havia se apropriado de temas do ciclo de Baal esse trecho de Isaías parece se apropriar diretamente das palavras desse mesmo poema lá no texto ugaritico a gente encontra
a seguinte passagem ainda que tenha ferido litan a serpente escorregadia destruído a serpente tortuosa contornador de sete cabeças em Isaías o que a gente encontra é Leviatã serpente escorregadia Leviatã serpente tortuosa né É difícil imaginar que esse paralelo seja Mera coincidência agora Apesar dessa semelhança textual há uma diferença interessante aqui em termos de conteúdo que é o seguinte né como a gente já viu o ciclo de Baal fala da destruição do Leviatã no início dos tempos já Isaías usa essa imagem para falar do Futuro Mas isso também não é nada muito incomum na literatura sobre
o fim dos tempos né De novo aqui o livro do apocalipse poderia servir como um bom exemplo o fim do mundo tal como nós o conhecemos né descrito lá no livro do apocalipse é basicamente uma restauração na verdade do Estado primordial né do estado edênico tem rios de água pura correndo né A Árvore da Vida plantada no centro ali do cenário e tudo mais quer dizer né as imagens de um passado idealizado são utilizadas para projetar um futuro idealizado né Isso é comum não só no livro do apocalipse mas no apocaliptico hebraico de uma forma
geral e também nas culturas eh da região do antigo orino próximo e outras Então essa ção de uma imagem primordial para descrever um evento final também não é nada em comum bom mas avançando para outras referências ao Leviatã na Bíblia é interessante perceber também que nem todas as passagens apresentam essa criatura como um monstro que foi ou que será aniquilado por Deus uma visão bem diferente dessa por exemplo aparece no Livro de Jó que aliás traz a descrição mais longa e mais impressionante que a gente tem desse ser na Bíblia aqui o Levi é descrito
com tantos detalhes que a passagem ocupa quase dois capítulos inteiros do livro então eu vou ler só parte dessa descrição aqui mas você pode depois ler o texto na íntegra é só pausar o vídeo aí que o texto vai estar aparecendo na tela então a passagem lá do Livro de Jó é a seguinte né e o contexto aqui é Deus perguntando algumas coisas para Jó Então Deus começa perguntando né poderás pescar O Leviatã com anzol e atar lhe a língua com uma corda serás capaz de passar lhe um Junco pelas narinas ou perfurar lhe as
mandíbulas com um gancho poderás criarlos ou a cabeça com arpão de pesca quem abriu sua couraça e penetrou por sua dupla armadura quem abriu as portas de sua garganta rodeada de dentes terríveis seu dorso são fileiras de escudos Soldados com selo de pedra tão unidos uns aos outros que nem um sopro por ali passa os seus espirros e os seus olhos são avermelhados Como Aurora de sua garganta irrompem tochas acesas e saltam centelhas de Fogo de suas narinas jorra fumaça como de caldeira acesa e fervente seu hálito queima como Brasas e sua garganta lança chamas
em seu pescoço reside a força diante dele corre o pavor quando se ergue as ondas temem ou os deuses temem né em algumas versões né Elim em hebraico e as vagas do do mar se afastam os músculos de sua carne São compactos são sólidos e não se movem seu coração é duro como rocha sólido como uma pedra de Moinho a espada que o atinge não resiste nem a lança nem o dardo nem o arpão o ferro para ele é como palha o bronze como madeira carcomida a flecha não afugenta Suas pedras de Funda São trapos
para ele a massa é para ele como palha e ele ri do arremesso dos dardos seu ventre coberto de Cacos pontudos é uma grade de ferro que se arrasta sobre o lodo faz ferver O Abismo como uma caldeira e transforma o mar em queimador de perfumes deixa atrás de si uma esteira brilhante como se o oceano tivesse cabeleira branca na terra ninguém se iguala a ele Pois foi feito para não ter medo afronta os mais altivos ele é rei sobre todos os filhos do orgulho aqui então a gente tem essa descrição bem completa né bem
gráfica do Leviatã ele é claramente descrito como uma criatura Marinha com a pele extremamente forte né impenetrável com muitos dentes capaz de cuspir fogo e de fazer a água ferr ao seu redor uma característica aliás que também Talvez esteja representada aí nessas imagens que estão aparecendo aí na tela que vem de artefatos encontrados na região do levante principalmente a gente tem esses traços em cima da da criatura de Sete Cabeças que pode fazer referência à Chamas né a fogo e também nesse outro caso aí a serpente Marinha tá cheia de bolhas Em volta dela o
que pode indicar essa questão de fazer a água ferver ao seu redor E sobre essa passagem de Jó é interessante também destacar que na Bíblia em grego né como eu disse lá no início do vídeo né a septo ginta o nome Leviatã é traduzido como dracon que é de onde vem a nossa palavra dragão e essa descrição do Leviatã de lembra muito o que a gente pensa hoje sobre dragão né só que na verdade é o nosso conceito de dragão que deriva do Leviatã e não o contrário a palavra grega dracon Originalmente significava simplesmente serpente
geralmente uma serpente terrível perigosa mas ainda assim uma serpente o cajado de Moisés por exemplo na Bíblia em grego se transforma em um dracon na história do Êxodo e há dezenas de outros dracones na septuaginta só que só O Leviatã é que é gigante blindado e cospe fogo os outros dracones da Bíblia parecem realmente simplesmente serpentes então de novo né dizer que o Leviatã é um dragão não significa lá muita coisa né uma declaração meio circular porque O Leviatã só parece muito como uma descrição de um dragão porque a descrição do Dragão atual é basicamente
uma descrição do Leviatã bom mas se a gente deixa de lado então a ideia do dragão com que out outra criatura a gente poderia comparar O Leviatã muitos leitores Já tentaram identificar esse monstro né esse essa criatura descrita no livro de Jó com alguns animais específicos Como por exemplo o crocodilo por causa das escamas e dos dentes a baleia pela dimensão gigantesca e por ser marítima né claro ou então até dinossauros né e outras coisas do tipo e de fato no hebraico moderno a palavra Livi tã é usada para se referir a grandes baleias e
a palavra taninim que se referia a monstros marinhos na antiguidade hoje é usada para se referir a crocodilos mas esses são significados modernos né é muito claro que os autores antigos tinham outra coisa muito diferente em mente quando usavam esses termos não dá simplesmente pra gente projetar essas definições dicionários de hebraico moderno para o hebraico bíblico é até possível que o Imaginário sobre o leviatan a composição da sua imagem tenha sido inspirada por esses animais né a serpente o a baleia ou o crocodilo ou todos eles misturados mas no final O Leviatã da Bíblia né
E O Leviatã do livro de jo especialmente assume uma dimensão que supera infinitamente as características de qualquer coisa conhecida na natureza ele é claramente uma criatura extraordinária né uma criatura fantástica Além disso é importante perceber que essa criatura é descrita como uma criatura única não é um exemplar de uma espécie e a intenção do texto ao falar sobre o Levi at também muito claramente não é ensinar zoologia PR os leitores mas sim causar um efeito retórico O Leviatã é citado nessa passagem para servir como o exemplo máximo de algo absolutamente poderoso que só Deus e
mais ninguém pode controlar essa Afinal é a mensagem de fundo de todo o discurso Divino ali do Livro de Jó para dar um contexto né a maior parte do Livro de Jó consiste de diálogos entre Jó e alguns conhecidos seus que tentam entender como que é possível que um Deus justo permita que ele Jó que é um homem correto e fiel a esse Deus sofra tantos males e a resposta final do livro né que é essa resposta Divina esse discurso Divino é basicamente uma não resposta na verdade nos Capítulos finais depois de muitas especulações teológicas
da parte de Jó e dos seus amigos O próprio Deus aparece no meio de uma tempestade de novo a tempestade e o deus da tempestade e deixa Claro para Jó que ele né Jó e qualquer ser humano que seja é limitado demais para questionar o modo como Deus age na história e ele deixa isso claro ele passa essa mensagem fazendo perguntas retóricas para Jó por exemplo Onde Estavas quando lancei os fundamentos da terra fala se é que sabes tanto quem fechou com portas o mar por onde se divide o Relâmpago ou onde se difunde o
Vento Leste sobre a terra quem abriu um canal para o aguaceiro e o caminho para o Relâmpago e o trovão para que chova em terras despovoadas E por aí vai né são várias perguntas que Deus sabe que Jó não sabe a resposta que é justamente para mostrar que Jó na verdade não sabe nada perto do que Deus sabe e não pode nada perto do que Deus pode então consequentemente ele não deve contestar o que Deus faz ou deixa de fazer e aquelas perguntas sobre O Leviatã né se jó seria capaz de pescaro com um anzol
ou de vencer numa luta né que são perguntas que tem como resposta óbvia o não nada mais são do que a culminação desse discurso de Deus né só Deus e esse Deus que fala da Tempestade é que pode contra o monstruoso Leviatã então consequentemente Ele é o único que tem controle real e absoluto sobre a criação e que pode fazer o que quiser pelas razões que quiser sem ter que dar nenhuma justificativa para Jó nem para ninguém Então essa é a função né a razão da menção de do Leviatã nesse discurso do Capítulo 41 de
Jó e o Jó entende muito bem essa mensagem né Depois de ouvir esse discurso principalmente a parte final ali sobre O Leviatã o Jó responde imediatamente né reconheço que tudo podes né Deus Pode Tudo e que nenhum dos teus desígnios os desígnios de Deus fica frustrado falei de coisas que não entendia de Maravilhas que me ultrapassam quer dizer né Jó reconhece ali a sua limitação e consequentemente né essa longa e impressionante descrição do Leviatã e mostra que cumpriu muito bem o seu propósito bom e por fim né essa imagem do Leviatã como uma criatura poderosa
controlada por alguém ainda mais poderoso que é Deus é a que aparece também no Salmo 104 esse é mais um texto que Celebra a ação criadora primordial de yahvé e mais um texto também que destaca O Leviatã entre os seres criados por ele o que o Salmo diz sobre O Leviatã é o seguinte quão numerosas são as tuas obras yavé e todas fizeste com sabedoria a terra está repleta das tuas criaturas Eis o vasto mar com braços imensos onde se movem inumeráveis Animais Pequenos e grandes ali circulam os navios e O Leviatã que formaste para
com ele brincar aqui aquela criatura que representava as forças caóticas contrárias a Deus no Salmo 74 no livro de Isaías e também no ciclo de Baal é representada nesse Salmo simplesmente como um de vários os elementos da criação e algo que tá completamente sob o domínio de yavé esse texto parece inclusive partir dessa imagem para enfatizar ainda mais do que os outros a questão da onipotência Divina yavé aqui nesse texto né no Imaginário do autor que produziu esse Salmo 104 é tão poderoso e ele tá tão acima de qualquer outro ser que não é nem
necessário que ele meça forças com O Leviatã Ele simplesmente brinca com O Leviatã é como se aquele monstro Mario dininho ameaçador dos textos cananeus tivesse se tornado por fim uma espécie de patinho de borracha né um mascote que não ousa nem por um segundo enfrentar o seu Criador ao contrário ele simplesmente se submete docilmente diante do Deus onipotente enfim né então o que a gente vê na comparação dessas referências bíblicas ao Leviatã é que essa criatura assume significados diferentes de autor para autor e de texto para texto né A bíblia é sempre importante lembrar é
um conjunto de textos bastante heterogêneos escritos por pessoas diferentes em situações históricas diferentes imersas em culturas diferentes interessadas em comunicar mensagens diferentes e que só por meio de um longo processo histórico é que foram reunidos como um único volume mas cada um desses volumes guarda as suas especificidades né as suas diferenças em relação aos outros Então nada mais natural do que essa heterogeneidade aparecer também na compreensão do Leviatã nesses diversos textos bíblicos e por último né para encerrar essa vale a pena falar aqui que essa transformação Histórica no entendimento dessa criatura não parou na Bíblia
assim como ela não começou na Bíblia além do Imaginário cananeu e babilônico que a gente já mencionou lá no início várias outras culturas antigas também falaram de um Deus né geralmente um deus da tempestade que enfrenta um ser monstruoso com características de serpente lá nos tempos primordiais né Zeus e tifão é um exemplo grego Thor e yorm gandar é um exemplo nórdico Indra e vitra é um exemplo indiano e claro né Baal e litan e mardu e chamat são exemplos cananeus e mesopotâmicos é possível inclusive que todos esses mitos semelhantes derivem de um mito ainda
mais antigo que seria uma espécie de ancestral comum a todos eles mas para desenvolver esse ponto melhor a gente teria que falar sobre algo bem complexo que é a hipótese da religião proto indo-europeia Então a gente vai deixar isso para outro vídeo e quanto ao Imaginário pós bíblico sobre O Leviatã a gente poderia falar sobre como essa criatura foi entendida no judaísmo rabínico por exemplo no gnosticismo na teologia Cristã medieval e até no satanismo contemporâneo a gente não vai aqui entrar em muitos detalhes sobre esses outros entendimentos mas vale a pena pelo menos sinalizar aqui
algumas coisas interessantes sobre esse Imaginário pós bíblico do Leviatã né Por exemplo no talmuds que é a grande coleção de textos judaicos rabínicos há uma passagem bem curiosa que diz que Deus criou um Leviatã macho e uma Leviatã fêmea mas para prevenir que eles se reproduzissem e acabassem destruindo o mundo ele castrou o macho e abateu a fêmea e a carne da fêmea foi salgada e guardada pro banquete que será oferecido aos justos no final dos tempos sobre os gnósticos o Cristão origines de Alexandria no segundo ou terceiro século fala de um grupo chamado de
ofitas que usavam a imagem do Leviatã para representar a alma comum a todas as coisas n o conceito dessa alma que seria compartilhada por todas as coisas e eles representam esse Leviatã na forma do ouroborus né ou do uróboro que é a serpente que morde a própria cauda já na teologia Cristã medieval O Leviatã foi interpretado principalmente como um símbolo que representa o diabo né a personificação do mal ou então interpretado como um dos sete príncipes do inferno associado especificamente ao pecado capital da Inveja mais recentemente o filósofo Thomas hobes usou O Leviatã como um
símbolo da sua concepção de de estado né que é incomparável na sua dimensão e no seu poder e o escritor Herman melville autor do Mob Dick associa frequentemente a baleia principal do livro a baleia branca né o próprio Mob Dick com O Leviatã pelo seu tamanho a sua força e a sua resistência aos ataques dos pescadores mais recentemente ainda a igreja de Satan fundada em 1966 pelo Anton lavei também propôs várias leituras simbólicas do Leviatã e o próprio nome Leviatã em hebraico aparece no sigilo de bafomé que é a insígnia oficial da igreja ele tá
escrito aí em sentido antihorário nesse sigilo então assim como vocês podem ver a pergunta o que é O Leviatã tem inúmeras respostas e a cada dia que passa o número de respostas só aumenta porque a História Continua né a história não acabou mas Originalmente se a gente quiser voltar pros textos mais antigos que a gente tem O Leviatã ou o litan era basicamente então um ser primordial associado às águas caóticas do mar imaginado como uma serpente gigante às vezes com várias cabeças e muitas vezes apresentado como antagonista do deus da tempestade a gente ainda poderia
falar de outras questões sobre esse assunto como por exemplo a relação do Leviatã com as bestas do apocalipse ou com outra criatura intrigante lá do Livro de Jó que é o beremote ou com a questão geral da te Odisseia e de como a essas criaturas servem para responder ao problema do mal e várias outras coisas né Mas se vocês quiserem deixem aí nos comentários as sugestões para um eventual retorno a esse tema que a gente pode continuar esse assunto em outros vídeos mas por enquanto é isso como sempre as referências consultadas para esse vídeo estão
aí na descrição muito obrigado por assistir e até o próximo falou
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