Olá amigos e amigas do Saber Neste vídeo de hoje vamos falar sobre uma das obras mais polêmicas de toda a história da filosofia que é o príncipe de Nicolau Maquiavel por mais que este texto em si não seja especificamente filosófico ele levanta no entanto importantes questões filosóficas sobretudo na relação entre ética e política Porque nessa obra o Maquiavel parece sugerir por exemplo que os fins justificam os meios você já deve ter ouvido esta frase né os fins justificam os meios mas nós já adiantamos aqui que Maquiavel nunca fez tal afirmação e que a questão não
se apresenta exatamente assim Em outro momento da obra ele também afirma que é melhor ser temido do que Amado Vejam Só que forte isso hein é melhor você ser temido do que você ser amado e ele também afirma por exemplo que os homens devem ser ou esmagados agora será que nós deveríamos viver o nosso dia a dia o nosso cotidiano tendo por base estes conselhos esses princípios ou isso só se aplica a questões de estado Então vamos lá [Música] acompanhe Antes de iniciar um breve recado Faça a sua inscrição em nosso curso de introdução à
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da obra Quem foi Nicolau Maquiavel Nicolau Maquiavel nasceu em 1469 e morreu em 1527 tá isso significa então que ele é um Pensador do renascimento e o que é que foi o renascimento foi um período basicamente de secularização de início do abandono da influência da religião em diversas áreas isso se refletiu também na questão do poder que é o que mais nos interessa ao falar sobre Maquiavel porque Vejam Só antes na Idade Média mesmo quando os governantes eram de origem secular né os governantes não tinham uma eh relação Direta com a igreja mesmo assim havia
uma justificação ideológica baseada na religião para legitimar a posição desses governantes só que isso começa a mudar no período de Maquiavel então vejam no início do renascimento o poder ainda tem sua principal expressão na figura de um único indivíduo e especialmente no norte da Itália o governante lá era um cara um único indivíduo agora um novo tipo de governante começa a aparecer em um contexto no qual esse governante vai alcançar sua Oposição não devido unicamente à sua origem aristocrática mas também por sua própria personalidade sua riqueza e sua força e o Maquiavel vai escrever essa
obra aqui para este novo tipo de homem de estado tá Maquiavel escreve esta obra para este novo tipo de homem de estado e essa obra foi escrita em 1513 mas foi publicada só depois da morte de Maquiavel postumamente em 1532 e essa obra vai apresentar basicamente o seguinte uma estratégia para conquistar e para manter o poder e o que é que nós podemos falar sobre a vida de Maquiavel né um breve esboço biográfico bom não há muitas informações sobre a infância e a juventude de Maquiavel nós sabemos que ele nasceu em Florença e que o
seu pai era da parte empobrecida de uma família que tinha uma certa influência em Florença tá o pai do Maquiavel era advogado e ele possuía uma biblioteca modesta né Só que essa biblioteca foi suficiente para que o pequeno Maquiavel tivesse contato desde cedo com obras clássicas Lembrando que naquele período não era tão simples você ter livros igual a gente tem aqui ó tá nesse período era muito difícil ter acesso a livros não era uma coisa que Qualquer um podia comprar mas o Maquiavel tinha uma modesta biblioteca em casa posteriormente a Maquiavel se decidiu pela carreira
política né de 1498 até 1512 ele foi secretário de estado em Florença e era responsável pela política de defesa interior e exterior de Florença e como Diplomata ele se encontrou com várias personalidades importantes da época tais como o ludvig xi o Maximiliano i o Papa Júlio i e o Duque Valentino que é ninguém menos que o césare Borja tá Duque Valentino é outro nome para césare Borja então o Maquiavel se encontrou certa vez pessoalmente com ele agora com a tomada do Poder pelos mic em 1512 Maquiavel foi obrigado a deixar os seus cargos e foi
acusado de participar de uma conspiração então Maquiavel foi preso torturado mas ele acabou não confessando nenhuma das acusações e se tivesse confessado isso teria lhe Rendido a pena de morte né mas depois ele acabou sendo liberto mas foi banido de Florença então com sua esposa e seis filhos Maquiavel passou os anos seguintes vivendo aproximadamente 15 km de distância de Florença E foi neste exílio que ele escreveu a maior parte de suas obras tais como o príncipe tá então essa obra aqui foi escrita no exílio só que o Maquiavel foi bem-sucedido também como historiador e dramaturgo
tá ele escreveu em outros gêneros literários e obteve em 1519 permissão para retornar à Florença tudo que ele queria voltar à sua cidade só que ele não conseguiu recuperar a influência política que ele tinha antes então Maquiavel morre em sua cidade natal em 1527 aos 58 anos de idade Vamos falar agora propriamente sobre a obra vamos entrar no texto né vamos falar sobre o Príncipe de Maquiavel depois de ter dado essa breve introdução e ter falado um pouco sobre o autor bom nós já Antecipamos que Maquiavel redigiu O Príncipe em 1513 Quando ele estava no
exílio e nessa obra ele se propõe a tratar do problema do poder e Mais especificamente Como alcançar e manter o poder isso é resumido no próprio subtítulo da obra tá então porque vejam isso é importante não adianta apenas alcançar o poder porque você pode com conquistar o poder alcançar e perder e aí que que adiantou não você tem que conquistar o poder e manter e a parte final dessa obra Deixa claro o objetivo a curto prazo que o Maquiavel tinha com este texto que era contribuir com a unificação e a libertação da Itália né tendo
em vista que naquele Período os primeiros estados modernos já começavam a aparecer pela Europa enquanto a Itália ainda se encontrava toda fragmentada e em conflitos então Maquiavel vai fazer uso de sua experiência de homem de estado e ele resolve compilar todo o seu conhecimento sobre o assunto nesta pequena obra e claro que com isso ele esperava receber o devido reconhecimento Se você pegar o texto você vai ver que ele começa com uma dedicatória a Lorenço de medzi Maquiavel ele vai seguir aqui desde o início os mestres Romanos da retórica e ele vai se apresentar aqui
no início da obra como qualificado para falar sobre o assunto né mostrando que ele possui um conhecimento tanto teórico quanto prático sobre os temas que ele vai tratar aqui e ele também não esconde a sua origem humilde né só que como um retórico ele inverte a questão e mostra o seguinte Olha minha origem humilde na verdade é uma vantagem porque a gente tem que estar em uma posição mais baixa a fim de apreciar a natureza das montanhas n e assim como a gente tem que estar nas alturas pra gente poder observar bem as planícies um
dos temas mais comentados nesta obra aqui é a questão de os fins justificarem os meios Maquiavel nunca fez tal afirmação assim com esta formulação mas Vejam Só o que é que nós podemos entender sobre os fins justificarem os meios aqui nessa obra e será que Maquiavel de fato pensava isso né que quaisquer meios são justificáveis tendo em vista os seus fins vamos esclarecer a questão veja só no oitavo Capítulo de O Príncipe o Maquiavel vai falar sobre aqueles indivíduos que chegaram ao poder através de meios nefastos Vejam Só a palavra que ele usa meios nefastos
de se chegar ao poder mas repare que a reprovação de Maquiavel a certos métodos Deixa claro que ele de fato não pensava que os fins sempre justific ficam os meios e ele vai citar como exemplo aqui agathocles que foi rei de siracusa e ele conta uma história que me lembra às vezes até coisa de série coisa de Game of Thrones né porque Ele conta o seguinte que em certa ocasião esse agathocles Rei de siracusa ele reuniu o povo no senado de siracusa como se fosse discutir algo sobre a República então ele foi deu um sinal
para que as suas Tropas entrassem e matassem todos os senadores e os ricos e então ele tomou o poder da cidade sem a oposição de ninguém n e em tudo isso ele dava sinais de então possuir a virtu da qual fala Maquiavel um conceito que ele sempre utiliza aqui né virtu mas não é essa a conclusão de Maquiavel ele afirma o seguinte Olha tudo bem mesmo agathocles né tendo feito tudo sem a ajuda dos outros né contando apenas com suas próprias forças mesmo o cocles passando por todas as provações e perigos em seu caminho ao
poder e sempre dando provas de bravura mesmo assim eu Maquiavel não posso dizer que esse indivíduo tenha virtude né porque alguém que mata o seu cidadãos alguém que trai os seus aliados e não possui Piedade tal indivíduo pode até conquistar o poder mas não a glória percebam então que Maquiavel reprova os métodos de de agles agora parece haver aqui uma contradição porque Maquiavel antes na obra havia louvado o césare borgia o qual não agiu muito diferente de agles de modo que então nós precisamos explicar se há alguma diferença entre ambos Qual que é a diferença
entre o agathocles e o César borgia eu não sei se você está familiarizado com o César Borja Tá mas é uma figura histórica bem interessante e que vale a pena você pisar um pouco mais sobre ele tá mas aqui no vídeo a gente não vai entrar em detalhes sobre o César borgia tá mas então vamos lá qual que é a diferença a gats e chesar bord o Maquiavel tá aqui cometendo uma contradição né em reprovar um e aprovar o outro não uma possível explicação é que o Maquiavel parece considerar tolerável se certas ações mas são
apenas meios para fins suficientemente Nobres tá então vejam Maquiavel sentia que um estado italiano Unificado e Centralizado poderia ser estabelecido com uma combinação do Poder papal do Alexandre vi e a proeza Militar do César boria né porque o Alexandre vi era o pai do césare Borja né era um papa mas que tinha filhos né Então a igreja nessa época era uma grande confusão n mas Vejam Só ó com a morte de ambos tanto do Papa Alexandre vi como do César Borja essa situação ideal para talvez consegui unificar a Itália deixou de existir Só que mais
tarde no período em que Maquiavel estava escrevendo essa obra em 1513 surgiu outra oportunidade semelhante Porque nessa situação havia uma combinação de um papa da família mic e também vários príncipes da mesma família da família mic então então pareceu Opa o Maquiavel pensou Pode ser que aqui seja a janela histórica pra gente conseguir unificar a Itália né os ventos são favoráveis então uma união entre Florença e um papa Mice poderia ser o núcleo de um estado italiano Centralizado que poderia garantir a segurança e a independência da Itália Só que essa janela histórica foi fechada com
as mortes do Papa Léo x que foi o Giovan de medice e também do Lourenço de meds Então essa mudança na conjuntura né Essa morte dos Med naquele momento representou o fim do Objetivo prático dessa obra e talvez seja essa razão de o Maquiavel nunca ter publicado tal texto tá porque é outra coisa que a gente tem que se explicar porque Maquiavel escreveu uma obra muito interessante Por que que ele nunca publicou essa obra só foi publicada depois que ele morreu ele escreveu em 1513 e esse texto só foi publicado em 1532 E por quê
Uma das possíveis explicações é essa que talvez ele vi o seguinte Olha o que eu escrevi aqui não faz mais sentido nessa conjuntura né Depois que os médic morreram ele via que não era mais possível alcançar aqueles objetivos práticos imediatos agora para não perder o fio da meada nós estamos falando sobre a questão de os fins justificarem os meios por isso que a gente citou a questão do agat e do Cesar borg a questão dessa conjuntura tá então ainda estamos neste assunto mas vejam que o Maquiavel não se interessa pelo aspecto filosófico da questão de
os fins justificarem os meios tá a perspectiva dele é essencialmente prática e a sua observação do mundo acabou lhe mostrando que os indivíduos consideram sempre os resultados práticos das ações especialmente dos Príncipes das ações dos Príncipes de modo que se o príncipe conquistar e manter seu estado as suas ações vão ser vistas como justificadas então no final das contas Maquiavel vai observar é o resultado final o que importa e no que diz respeito às ações de um príncipe não existe um Tribunal Superior ao qual se possa apelar vejam quando um príncipe está agindo contra um
outro estado não tem uma Instância superior que V vai julgar as ações do Príncipe de modo que o príncipe é praticamente um criador de valores então dizendo de outra maneira quando não há uma outra forma de estabelecer uma decisão o que realmente importa é o resultado agora isso não quer dizer de maneira nenhuma que os fins justificam os meios o Maquiavel nunca fez tal afirmação E além disso o próprio fato de o Maquiavel justificar uma ma ação individual isso já pressupõe que há um sistema de valoração que considera aquela ação errada só que neste caso
específico ela foi cometida sob circunstâncias extraordinárias que lhe vão relativizar Vejam Só você justificar toda e qualquer ação considerada errada pressupõe que valores morais não existem Mas não é isso que faz Maquiavel Maquiavel justifica apenas algumas ações individuais e isso requer um sistema moral normativo avaliativo outro tema muito interessante nesta obra é sobre ser amado ou temido que nós mencionamos no início deste vídeo na sequência de uma discussão sobre a questão da aparência o Maquiavel coloca a célebre questão sobre ser amado ou temido E mais uma vez ele traz aqui o exemplo do césare Borja
mostrando como que a crueldade do borg trouxe resultados positivos na România né porque ele diz olha a România foi unificada e pacificada com os métodos do Borja de modo que no final das contas a crueldade do Borja trouxe resultados mais desejáveis do que a misericórdia dos florentinos porque a misericórdia dos florentinos teve como resultado a destruição de pistoia então a conclusão do Maquiavel é que o príncipe não deve se preocupar com a fama de ser cruel Se isso for manter seus súditos Unidos e Leais aí ele afirma o seguinte Olha o desejável é que o
príncipe pudesse ser ambos amado e temido agora como é difícil que isso aconteça né Isso é ao mesmo tempo ser amado e temido Maquiavel afirma é muito mais seguro ser temido do que Amado né quando você tem que escolher entre os dois e tendo em vista também que os indivíduos hesitam menos em ofender aquele que se faz amar do que aquele que se faz temer e considerando também que o medo mantido pelo temor de punição nunca deixa o indivíduo então Maquiavel conclui é mais seguro para o príncipe ser temido do que ser amado mas Vejam
Só Há uma razão para isso porque Maquiavel já havia dito que o príncipe deve estar sempre no controle e jamais depender dos outros ou então da Fortuna né da deusa Fortuna a deusa do destino e isso na presente questão também se aplica né na questão entre ser amado ou temido porque Vejam Só já que o príncipe tem que estar no controle o príncipe pode se fazer temido mas ele não pode obrigar ninguém a amá-lo e nessa questão o Maquiavel está discordando aqui da tradição de teóricos políticos que vier erou antes dele porque todo mundo falava
até então Ou pelo menos quase todo mundo que era melhor ser amado do que ser temido mas Vejam só como é que você pode obrigar Alguém a Te Amar Você não tem controle sobre isso agora você pode fazer com que as pessoas tenham medo de você mas preste atenção no seguinte ser temido é diferente de ser odiado são duas coisas diferentes ser temido não é ser odiado por isso Maquiavel afirma olha o príncipe deve evitar a todo curo ser odiado E isso não é muito difícil de conseguir basta que o príncipe se abstenha da propriedade
dos outros e das mulheres de seus súditos né se o príncipe fizer isso já é um bom começo né já é grande parte do caminho na verdade para evitar ser odiado né porque os homens né o Maquiavel afirma eles esquecem a morte de seu próprio pai mais rapidamente do que a perda de seu patrimônio então conselho do maav Não toque na propriedade dos seus súditos e nem nas mulheres deles outro tema interessante que o Maquiavel traz aqui nesta obra é a crueldade outro tema polêmico muito comentado e brutal Maquiavel fala o seguinte olha por que
é que alguns indivíduos como agathocles às vezes conseguem viver tantos anos e em segurança agathocles que nós já mencionamos nesse vídeo era um indivíduo cruel e Ele viveu muito e em segurança e Maquiavel responde a sua própria pergunta dizendo que depende da maneira como se aplica a crueldade se ela é bem ou mal utilizada Vejam Só a crueldade bem utilizada e crueldade mal utilizada né Como assim é possível ter uma crueldade bem utilizada avel afirma que a crueldade bem utilizada é aquela aplicada de um só golpe enquanto a crueldade mal utilizada é aquela que vai
se estendendo em um longo período de tempo aplicada em várias doses interessante notar aqui esse tom irônico né do Maquiavel nessa passagem porque isso vai revelar que Maquiavel não é um imoralista né alguém sem referência a valores morais porque vejam quando ele afirma sobre a crueldade bem utilizada inclusive ele até acrescenta a observação irônica seguinte olha se é possível falar bem do mal e isso mais uma vez isso pressupõe a existência de uma esfera moral na qual Tais ações são condenáveis algo que nós já afirmamos quando discutimos a questão de os fins justificarem os meios
Agora em todo caso o interesse de Maquiavel ao falar sobre a crueldade repousa nas consequências práticas e técnicas dessas ações não em seu valor moral ou intrin né inclusive ele diz olha na verdade um príncipe não deve se importar se ele for considerado cruel quando por causa dessa crueldade ele puder manter os seus súditos Unidos e Leais tá então o conselho de Maquiavel ao novo príncipe é que ele deve aplicar a crueldade de uma só vez e não em repetidas doses ao longo do tempo né ao contrário dos benefícios né porque os benefícios o Maquiavel
afirma eles devem ser distribuído aos poucos e a todo momento eu gostaria de deixar agora algum umas indicações de séries tá E por quê Porque eu acho que séries são interessantes para conhecer melhor o contexto da época né E algumas séries que retratam o período de Maquiavel há pelo menos duas que me ocorrem aqui que são sobre os Borges tá tem duas séries diferentes sobre os Borges e também uma sobre a família Mice E essas podem ser encontradas em serviços de streaming só que atenção Alerta essas obras essas séries não são 100% historicamente confiáveis eles
mudam várias coisas mudam datas eventos nomes etc de modo que num primeiro momento não se deve validar historicamente nada do que você vê na tela tá Eu geralmente recomendo essas sée porque nos ajuda a estudar a fixar alguns nomes alguns períodos alguns eventos mas não confie cegamente em tudo que a séries mostram sobre o período e se você quiser saber mais sobre esta obra aqui do Maquiavel a dois vídeos exclusivos para membros aqui na área restrita do canal porque essa obra aqui foi uma das obras de Nosso Clube de leitura filosofia vermelha que acontece aqui
mesmo no canal se você se tornar membro do canal você já pode participar do nosso clube de leitura e há dois vídeos sobre esta obra e mais a gravação do nosso encontro de encerramento no qual nós discutimos um pouco deste texto e se você considera que o nosso trabalho torna a internet um lugar melhor seja um de nossos apoiadores através da plataforma apoia-se o link está aqui na descrição deste vídeo ou então você pode fazer qualquer contribuição através de nossa chave pic que é o nosso endereço de e-mail filosofi vermelha @gmail.com um grande abraço e
até o próximo [Música]