e quando chegamos ao assunto da doutrina da depravação Total o te do Tulip somos invariavelmente lançados na arena do debate sobre o livre-arbítrio e de fato a controvérsia histórica sobre o grau do pecado original que nos infecta realmente se concentra nessa questão do livre-arbítrio não dá para ter uma conversa de 5 minutos sobre as doutrinas da Graça sobre a doutrina da eleição sem alguém levantar a questão e quanto ao livre arbítrio é muito frequentemente o debate ou a discussão sobre o livre-arbítrio é colocado em dois quadros diferentes por um lado a questão da Liberdade humana
briga com a relação entre a soberania de Deus EA Nossa responsabilidade e o nosso poder de agir como criaturas volitivas mas o outro lado da discussão do livre-arbítrio tem a ver com a questão do relacionamento da queda e do pecado original com o poder da Liberdade humana Deixa eu tomar um momento para ler um resumo confessional dessa disputa que nós encontramos na Confissão de Fé de Westminster que a Declaração britânica do século 17 da teologia reformada e onde nós lemos essas palavras "o homem caindo em um estado de Pecado se perdeu totalmente todo o poder
de arbítrio quanto a qualquer bem espiritual que acompanha salvação bom então de sorte que um homem natural inteiramente adverso a esse bem e morto no pecado é incapaz de pelo seu próprio poder converter se ou mesmo preparar-se para isso [Música] E agora o que essa confissão está dizendo aponta para o caráter radical dessa doutrina no qual ela afirma que a liberdade do homem em uma certa área e foi totalmente o completamente perdida por causa da queda por causa da queda não que o homem tenha completamente perdido o seu poder de escolher ou de tomar decisões
mas o seu poder moral de fazer certas coisas foi completamente perdido e Tais certas coisas que estão sendo tratadas aqui é que o homem perdeu a sua habilidade de converter a si mesmo ou de arbitrar por si próprio qualquer bem espiritual e agora e aí está o X da questão da doutrina da depravação Total Isso se traduz na doutrina chamada inabilidade moral e agora eu quero tomar algum tempo para explicar este conceito e de novo e nós podemos voltar a visão de Agostinho da corrupção herdada Pelágio discordava disse dizia que a queda de Adão afetou
apenas Adão o que não a consequência para gerações futuras EA semente de Adão peca apenas por imitação não por causa de alguma condição humana de caída transferida ou transmitida após pelagem ser condenado pela igreja é uma posição moderada emergiu e foi chamada de semipelagianismo e ensinava que sim houve uma queda que toda a raça humana foi afetada pelo pecado de Adão bom e que todos nascemos com uma natureza corrompida mas tal natureza corrompida deixe o que eu vou chamar de uma espécie de ilha de Justiça e pela qual ainda permanece um vestígio da Justiça original
é que apesar de tal pessoa precisar da ajuda da Graça divina para ser Salva para se tornar Santa ainda assim permanece um poder dentro da vontade da criatura que pode cooperar com a graça de Deus ou rejeitar a graça de Deus então em última análise a razão pela qual algumas pessoas viram a Cristo e outras não algumas serão redimidos e outras estarão perdidas será enraizada derradeiramente na decisão humana e em tal poder que permanece na vontade após a queda e agora de novo pela age disse que uma pessoa pode viver uma vida perfeita sem a
graça o e disse que a graça facilita a redenção mas ela não é necessária as pessoas elas podem ser perfeitas e de fato ele argumenta algumas alcançar a perfeição sem nenhuma assistência de Deus os semipelagianos discordaram de pelagem nesse ponto dizendo não a graça é absolutamente necessária é uma pré-condição para qualquer um ser redimido não se pode ser salvos sem a graça com tudo e a graça não está sozinha e é graça mais outra coisa graça mais os esforços do árbitro e humano na força que permanece intacta após a queda o Agostinho foi um dos
principais arquitetos da ideia que foi recuperada na reforma do século 16 em um dos solas dessa época e a ideia chamada de sola gracia pela graça somente Agostinho estava dizendo que a queda é tão profunda e que o poder do pecado é tão forte no coração humano que apenas Deus por sua graça e apenas por sua graça apenas pode mudar a disposição da alma humana para trazer para pessoa a fé bom então na questão aqui é é se o homem caído se tem habilidade intacta o poder moral Impacto para aplicar se o abraçar por suas
próprias forças as ofertas de ajuda e assistência que vem a nós de Deus ou é necessário que Deus faça o trabalho inicial da recreação na alma antes que a pessoa caída tenha o poder moral de dizer sim ao evangelho Então o que nós estamos falando aqui é a chamada iniciativa divina o Agostinho diria que antes que uma pessoa venha a Cristo Deus trabalha unilateralmente monergística mente independentemente e soberanamente mudando a alma do pecador resgatando da cadeia da escravidão moral pela qual ele é por natureza morto em pecados e transgressões e nesse estado de morte espiritual
ele é moralmente em capaz de ressuscitar assim mesmo que Deus tem que vir e só parar nova vida espiritual e poder na alma de tal pessoa e para usar a linguagem de Paulo despertá-lo de um estado de morte espiritual e produzir fé no coração da pessoa antes que tal pessoa o poder para vir a Cristo agora tá as pessoas sim vem a Cristo escolhem a Cristo vem voluntariamente Alegremente e tudo mais mas não até que Deus faça a sua obra de graça Soberana em trazer tal pessoa da Morte espiritual para a vida espiritual chamamos isso
de renascimento monergi c* ou Regeneração monergística que é a obra de Deus apenas e uma vez que não há nada que eu possa fazer para conquistar o merecer para ser Digno provocar devo confiar meu caso apenas a graça de Deus e apenas na graça de Deus tchau e agora um dos importantes textos bíblicos que fala sobre isso é encontrado no evangelho de João e no qual Jesus faz uma afirmação tanto span tosa e ele dizem João 63 o espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita e as palavras que eu vos Tenho dito
são Espírito E são vida contudo a descrentes entre vós pois Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não criam e quem o havia de Trair e prosseguiu por causa disto é que vos tem o dito ninguém poderá vir a mim se pelo pai não lhe for concedido agora nos Lembramos de antes da conversa de Jesus com Nicodemos o que veio até ele a noite Jesus fala sobre a necessidade de uma pessoa ser renascida antes que ela sequer pudesse ver o reino de Deus sem mencionar entrar no reino nessa discussão com Nicodemos Jesus disse
a ele o que o que é nascido da Carne é carne O que é nascido do espírito é espírito e assim como Jesus faz este forte contraste entre carne e espírito então também faz o apóstolo Paulo quando fala da metáfora da guerra que acontece entre a carne e o Espírito na pessoa que foi convertida mesmo quando você nasce do Espírito a carne não é completamente aniquilado a e a essa luta continua Mas até que o Espírito Santo Mude a sua vida é tudo o que você é carne E é disso que Jesus está dizendo para
Nicodemos em seu nascimento natural em seu estado natural você é nascido do Estado de sax grego o conceito bíblico de carne nessa condição caída onde os desejos do seu coração são apenas continuamente perversos e cujos o apóstolo diz que você anda de acordo com o curso deste mundo de acordo com o príncipe da potestade do ar e que você está morto em seu pecado Esta é a condição da carne agora aqui em João 6 Jesus diz que a carne para nada se aproveita em seu debate com Erasmus de Rotterdam Lutero em Possivelmente sua mais famosa
obra sobre a escravidão do árbitro trabalhou sua exposição deste texto bíblico golpeando continuamente aerar e por dizer que a carne faz algo no processo da salvação que ela não é apenas significante mas que é essencial e não apenas que dela se aproveita algo mas que se aproveita tudo porque em última análise repousamos sobre este inato poder moral dentro de nós que não é tocado em carcerato pela queda e que o poder da Carne é que para inclinar alguém ao bem espiritual e alguém exerce a inclinação apropriada do que se aproveita a vida eterna a Lutero
nunca se cansando de debater com Erasmo diz que nada e não é um pequeno algo e ele disse que Jesus está falando sério quando fala que da Carne nada se aproveita bom então ele continua para fazer esta afirmação ninguém pode vir a mim a menos que pelo pai lhe seja concedida e agora esse desse é muito importante pois começa com a afirmação ninguém e ainda e se você estuda a parte da gramática da lógica você reconhecer a esse conceito como uma proposição negativa Universal ela descreve algo negativo de todos na classe do homem agora eu
gostaria de poder dizer que isso é usado de uma maneira específica que só se refere a inabilidade moral herdada do sexo masculino e infelizmente o uso aqui no Grego é abreviação de humanidade Jesus está dizendo é que nenhuma pessoa humana ele está dizendo algo negativo sobre todo mundo e agora de novo a próxima palavra é crucial ninguém pode e não é ninguém tem permissão sabemos a diferença entre poder e ter permissão falamos disso muitas vezes eu me lembro quando eu estava na escola e eu perguntava a professora eu posso ir apontar o meu lápis e
ela respondia tenho certeza de que você pode Ah mas não tem permissão tem permissão para apontar meu lápiz e descobri que aquela professora estava em evadindo e fato ela era o bico e todos já tiveram a professora igual alguma vez àquela professora que diz ter certeza de que você pode a pergunta é tenho permissão não estamos falando aqui de permissão mas a palavra pode descreve a habilidade ou capacidade São Paulo bom e o que Jesus está dizendo aqui é que nenhum ser humano tenho poder ou habilidade para fazer algo e agora Essas são palavras Poderosas
vindas dos lábios o nosso senhor não é Agostinho Calvino Lutero é o próprio Cristo dizendo algo sobre a habilidade do homem Oi e ele diz ninguém é capaz ninguém tem o poder de fazer o quê há de vir a mim bom então a uma herdada falta de habilidade de algum tipo para os seres humanos virem a Jesus de alguma maneira agora obviamente quando ele diz vira mim ele não está dizendo geograficamente obviamente tem um de nós tem a habilidade de ir a ele em sua presença terreno na Palestina porque ele não está mais lá ele
não estava dizendo que nenhum homem era capaz de descobrir onde morava o o vira mim é a maneira pela qual ele chamar chama pessoas abraçá-lo em fé para salvação delas agora eu não acho que a qualquer estudioso bíblico que discutiria que é diz que Jesus está falando aqui a respeito de virar ele e ninguém pode virar ele a menos um a menos e a menos indica uma condição necessária que precisa ser cumprida antes que a consequência desejada possa Possivelmente acontecer então esse a menos aponta para alguns Cine kua non alguma coisa absolutamente essencial que tem
que acontecer antes que uma pessoa possa vir a Jesus e agora e o que é aqui ele simplesmente diz ninguém pode vir a mim a menos que pelo pai lhe seja concedido antes no texto ele fala que ninguém pode vir a mim se o pai não o trouxer é a palavra que é usada aí é traduzida pela maioria dos dicionários pela palavra obrigar não apenas uma atração externa tentando atrair as pessoas a vir a ele é a ideia aqui é que Deus tem de fazer algo neste. a Deus tem que capacitar a pessoa a vir
esse é o ponto chave que nós de acordo com a doutrina da depravação Total perdemos a nossa habilidade humana natural de vira Jesus é nós ainda fazemos escolhas mas as fazemos de acordo com os nossos desejos Essa é a essência da Liberdade ser capaz de escolher de acordo com seus próprios desejos e inclinações é mas é uma espada de dois gumes não apenas nós somos livres no sentido de que Nós escolhemos de acordo com os nossos desejos mas não podemos não ser livros nesse ponto não apenas temos a permissão de escolher o que queremos mas
único tipo de escolha que é real é aquela que é feita de acordo com o que você quer então somos todos Livres no sentido de que podemos fazer o que nós queremos Ah mas essa não é a liberdade Nobre da Qual o novo testamento fala e ela não aborda o problema da escravidão moral e o que o pecadores não ensina EA doutrina da inabilidade moral é encontrada sob assinatura da depravação Total significa que somos escravos de nossos próprios desejos bom e que por natureza nós não temos desejo por Cristo ou pelas coisas de Deus bom
então livremente o rejeitamos e enquanto escolhemos o que queremos o que não queremos é ele é e a menos que Deus mude o desejo do coração é por isso que não é chamado inabilidade natural mas inabilidade moral não temos o poder ou habilidade de amar o bem E para isso acontecer nós temos que ser mudados Deus tem que intervir e em sua graça ele tem que nos resgatar da Morte espiritual e da outra metáfora escravidão espiritual ele tem que nos dar o presente da Fé criando ressurreição espiritual no coração e na alma bom então esse
é o primeiro ponto do acróstico a depravação Total se refere ao grau de corrupção que é tão Severo que não existe Ilha livre da escravidão da corrupção encontrada nos profundos abismos da alma humana Mas até que sejamos nascidos do espírito Nós somos carne Oi e a única maneira pela qual nós podemos um dia vir a fé é quando Deus em sua graça somente nos liberte fazendo com que na somos pela segunda vez pelo poder criador do Espírito Santo