AULÃO DE SOCIOLOGIA PARA O ENEM: 5 temas mais cobrados | Aulão Enem | Fábio Luís Pereira

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[Música] [Aplausos] bom estamos chegando aqui pro nosso aulão Enem aquela revisão né Esperta que a gente tem aí sobre os conteúdos mais importantes pra sociologia os conteúdos Que mais têm caído né nos últimos anos do Enem a gente preparou aqui cinco tópicos ou cinco conteúdos aqui que mais sobressaem nos últimos anos do Enem o primeiro deles é os autores clássicos da Sociologia né o Marx Max Weber e o Emily Durkheim depois a gente vai falar sobre cidadania a gente vai falar também sobre movimentos sociais sobre diversidade cultural e sobre sociedade em rede a gente vive
aí na era da globalização aí período né na era da informação então a gente também resolveu trabalhar sobre essa temática que já caiu no ENEM nos últimos anos e vamos fazer uma aula especial sobre esse tema também nessa aula a gente vai falar sobre os autores clássicos da Sociologia Então vamos lá vamos começar pelo cal Marx aqui né o KL Marx é um autor né Muito polêmico dentro da área da das ciências humanas aí né um cara que vai fazer a crítica ao sistema capitalista e né Lembrando que essa aula aqui ela é um apanhado
geral né gente é uma aula bem sintética então é um resumo sobre né aquilo que é mais importante da teoria de Marx a gente recomenda que claro vocês vejam aulão mas também aprofundem os estudos aí para conseguir ir bem no Enem vamos lá Marx então ele vai fazer uma divão da sociedade em classes Vamos ler aqui esse primeiro tópico né a divisão da sociedade em classe é definida pela posição dos indivíduos no processo produtivo Então beleza né o Marx faz essa divisão da sociedade em duas grandes classes né burguesia e proletariado e o que define
o que é um burguês O que é um proletariado é a posição desse indivíduo dentro do processo produtivo Ou seja quando Marx escreve ali o capital lá né Eh século XI entre século X e XIX o que que ele vai falar né que existe dois grandes grupos um deles são os detentores dos meios de produção né Os Donos das fábricas das terras da matéria prima que ele vai definir como burgueses e aqueles que não têm indústrias ou seja aquelas pessoas que TM que vender a sua mão de obra tem que vender a sua força de
trabalho ele vai definir como proletariado Então como definir a posição do indivíduo dentro do pensamento de Marx né a posição que ele ocupa dentro do processo produtivo ou seja se eu vendo minha mão de obra eu sou um proletariado né se eu sou os donos do meio de produção dono de terras dono de indústrias vou ser o burguês segundo Marx a luta de classe que é um conceito fundamental pro Marx vai ser o motor da história então o que que ele vai falar que que por que a luta de classe é o motor da história
ele vai falar que quando a gente faz uma análise linear sobre a história de vida da humanidade sempre vai ter duas classes lutando pelo poder Ou seja vão ser patrícios e Plebe senhor de Engenho escravos e dentro do sistema capitalista burguesia e proletariado E por que a acontece essa luta de classe dentro do sistema capitalista porque pro Marx né a burguesia vai explorar o proletariado a partir da mais-valia n o que que vai ser a mais valia mais valia né também um conceito fundamental pro Carl Marx que é a quantidade de trabalho desenvolvido que a
pessoa não recebe por isso o Marx vai falar que por exemplo a gente trabalha numa fábrica ali 8 horas por dia tudo aquilo que a gente produz digamos assim pra gente receber o nosso salário a gente produz em três horas ou seja as outras 5 horas do que a gente produziu vai ficar com o dono do do dos mees de produção Ou seja que vai ser o lucro dos meios de produção Então tudo aquilo que o trabalhador a mão de obra do Trabalhador efetiva não é paga e fica com os donos do meio de produção
então segundo Marx a partir daí que vai dar a exploração da classe trabalhadora e a exploração da classe trabalhadora Dent da teoria marxista ele vai chamar de mais Alia Como eu disse pessoal essa é uma aula bem sintética bem resumida a gente sugere que vocês aprofundem nesses estudos aqui é só para vocês ter fazerem uma ponte uma ponte entre o conhecimento que vocês já tem né ou que vocês busquem aprofundar um pouco mais esses temas né porque são temas profundos complexos né aqui a gente não tem como dar conta de todo esse conteúdo a gente
vai passar agora pro Max Weber né O Max Weber ele tem uma análise da sociedade um pouco diferente da do cal Marx por né o Marx o Marx ele faz essa análise Econômica que as relações econômicas determina o funcionamento da sociedade né O Weber ele vai falar né que pra gente entender a sociedade né ou o comportamento social é preciso considerar as intenções e perspectivas dos indivíduos ou seja né Qual que é o sentido das ações dos indivíduos né segundo Weber pra gente entender a sociedade a gente tem que analisar o indivíduo né e não
o macro né o Marx ele parte de uma estrutura analisando a estrutura né para entender o indivíduo o o Weber ele parte né do análise do indivíduo para entender a estrutura então segundo Weber né só que ele vai falar assim como que a gente vai entender a sociedade a partir das ações dos indivíduos se dentro de um dia o indivíduo ele executa n atividades né n funções ou n ações né então ele vai vai criar um grupo de ações que a gente deve estar atento né pra gente entender então ou ele vai falar que isso
chama um tipo ideal de ação Ou seja que dentro de uma análise que ele faz de estudos esse Grupo de Ações são as que mais se destacam dentro da estrutura social e quais que são essas ações né são as ações Racional com relação a valores segundo o Weber todas as ações dos indivíduos elas são pautadas em valores esses valores são éticos Morais estéticos políticos ideológicos então segundo o Weber Digamos que eu tô caminhando na rua e vejo um indivíduo que deixa cair o celular então segundo Weber a ação que eu tiver naquele momento se eu
vou pegar aquela carteira vou devolver se eu vou pegar aquela carteira para mim se eu vou pegar aquela carteira e deixar na polícia é com base em um valor então né é racional uma ação Racional com relação ao valor esse valor né então o que que eu vou fazer naquela ação é com base nesse valor que eu tenho ação Racional com relação a fins ou seja o Weber vai falar que ação Racional com relação ao fins é aquela que a gente tem um objetivo específico E sabe como atingir esse objetivo então Digamos que eu quero
viajar lá no final do ano Então para mim viajar no final do ano o que que eu vou ter que fazer vou ter que economizar uma grana talvez eu ter que arrumar um emprego né vou ter que me organizar nesse sentido para que essa a viagem ela venha se concretizar lá no final do ano então ela é racional né Ou seja eu tenho um objetivo eu sei como atingir esse objetivo basta eu executar Tais ações ação afetiva ação afetiva segundo web ela não é racional né aquela ação que a gente age com base nas emoções
né então por exemplo qu a gente briga com o namorado com a namorada né briga com amigo fala algumas coisas ali né que muitas vezes no calor da emoção a gente não não falaria se tivesse normal né então é uma ação afetiva e Ação tradicional aquela ação aquele grupo de ação que a gente age com base na tradição né de algo que já tá enraizado hábitos que já tão a muito tempo ali a gente executa quase de maneira automática então segundo Weber pra gente entender a verdade a gente precisa entender o sentido das ações dos
indivíduos e por último Emily Durkheim o Durkheim ele vai falar que a sociedade ela vai moldar o indivíduo ou seja né os indivíduos são moldados pela sociedade a partir das instituições sociais vamos lá o que que o dur Kim diz aqui né que os indivíduos são seres sociais porque são socializados a partir do que já existe na consciência coletiva Ou seja quando a gente nasce o mundo já tá funcionando já tem regras já tem padrões já tem né Toda Uma uma ideia estabelecida segundo o Emily Durkheim As instituições sociais são lá família a escola a
religião né o próprio estado a partir das leis vai moldar a nossa personalidade a partir dessas instituições sociais né e a gente passa a reproduzir aquilo que já existe dentro da estrutura social então a gente é moldado pela sociedade segundo a perspectiva do Emily durkin bom pessoal essa foi nossa aula sobre os clássicos da Sociologia a seguir a gente vai falar sobre cidadania bom sobre cidadania cidadania é um conceito também muito importante tá sempre aí caindo no ENEM nos últimos anos e o conceito de cidadania ele é estudado por um sociólogo chamado Marshall né e
segundo Marshall a cidadania moderna ela vai se desdobrar em três esferas do Direito primeiro vão ser os direitos civis que que vai ser esses direitos civis né os primeiros direitos que vão ser fundamentados que vão ser criados ali a partir do século X sei o quê direito à Vida o direito à liberdade né que depois vai vir vai nasceu o liberalismo liberalismo econômico né que tá muito relacionado com esse direito à liberdade às liberdades individuais o direito de igualdade perante a lei né a liberdade de ir e vir o direito de organizar-se que se relaci
aqui já com os direitos políticos né mas então os direitos civis vão ser os primeiros direitos ali que são os direitos básicos né direito à vida a liberdade né direito de ir e vir então que são os primeiros direitos a serem conquistados pelo homem ali a partir do século 17 os direitos políticos Quais que vão ser os direitos políticos então o direito de participar da vida política do país ou seja direito ao voto direito de me organizar coletivamente né grupos sindicais partidos políticos né o direito de me filiar a um partido político o direito de
me candidatar a vereador né a Governador a deputado então todos esses direitos eh são considerados os direitos políticos né que vão desde direito ao voto ou seja tudo que envolve a participação política no país está relacionado aos direitos políticos e por último os direitos sociais né que aí vão ser os direitos que vão ser conquistados por último que Quais que vão ser o direito saúde o direito à educação o direito à moradia à segurança à Previdência Social né o direito né de ter ali uma qualidade de vida né condições dignas de vida né então a
cidadania ela tá muito relacionada com as nossas garantias né de liberdades individuais e também essa relação com o Estado tem né de de uma certa forma dar condições para que os indivíduos eles sobrevivam dentro da da sociedade dentro dessa estrutura social então Claro tem a relação de direitos e deveres desse indivíduo ou seja deveres desse indivíduos mas esses indivíduos também TM os direitos né que estão relacionados então aos direitos civis aos direitos políticos e aos direitos sociais né os direitos civis eles vão começar a surgir ali a partir do século X Como disse vão ser
os primeiros direitos formulados ali né direito à vida à liberdade né quando eh a gente estuda lá os contratualistas por exemplo né eles eles partem do pressuposto comum que todo mundo tem que ter o direito à vida né direito à Vida outros vão falar que tem direito à propriedade privada também né então são os primeiros direitos que são eh conquistados ou são pautados ali pelo homem né Depois vem os direitos políticos né que eles começam a ser pensado ali no século XVII mas somente vão ser conquistados no século XIX e XX né mas já existe
uma mobilização no século XVI ali para para para os direitos políticos ou seja direito ao voto né Por Exemplo né aqui no Brasil o direito ao voto é algo muito recente direito ao voto por exemplo feminino no Brasil ele vai ser conquistado somente em 1932 então né tipo algo que vai se dar em diferentes tempos em diferentes contextos históricos e sociais e por último os direitos sociais que daí sim vem aquela preocupação do Estado em garantir as condições eh mínimas de vida ou condições dignas de vida né que entram ali os direito à saúde a
educação ao lazer a segurança a Previdência Social né Então tudo isso vão ser eh conquistas do século XX e é muito importante aqui pessoal que a gente vai falar aqui eh para encerrar esse conteúdo de cidadania que é a gente no nos tempos atuais no contexto que a gente vive não é possível separar o conceito de cidadania do de democracia ou seja não existe Cidadania em regimes totalit né a gente não pode falar por exemplo tem cidadania ou teve cidadania no regime nazista ali de Hitler né ou no regime totalitário ali do Mussolini então a
a ideia de cidadania ela tá relacionada diretamente com a ideia de democracia né Ou seja que são os direitos né básicos dos indivíduos dentro de um regime democrático bom pessoal a seguir a gente vai para nossa aula de sociedade em rede quando a gente fala de sociedade em rede né esse conceito de sociedade em rede ele tá diretamente relacionado com o conceito de globalização porém como esse conceito de globalização é um conceito que ele já vem sendo trabalhado há algum tempo pra área das Ciências Sociais né Principalmente da Sociologia o conceito de sociedade em rede
ele serve melhor pra gente analisar as estruturas a gente vai ter alguns pensadores que vão desenvolver alguns algumas reflexões sobre esse período de globalização essa interconexão né Global entre os países e por isso que quando a gente fala em sociedade em rede se relaciona diretamente com o conceito de globalização que fala dessa interconexão Global entre os países então quando a gente fala desse conceito de sociedade em rede ele tá relacionado a esse novo paradigma tecnológico né celular computadores né um mundo todo ligado interconectado então ele tá muito relacionado com essa questão tecnológica e a sociedade
em rede como a gente disse anteriormente ela é Global essa interconexão Global entre os países né hoje em dia a gente consegue que se relacionar com uma pessoa que tá lá na China na Rússia né na Mongólia enfim né é essa interconexão de informações entre os países que acontec a partir né D da da internet né dessas relações dentro do do mundo da internet e aí a gente vai ter dois pensadores Aliás a gente vai ter alguns pensadores que vão falar sobre esse conceito de sociedade em rede eu separei aqui dois que traz algumas reflexões
sobre essa questão da modernidade de como as relações sociais vão se alterar né com essa questão da internet essa questão da das relações humanas vão se modificar a partir do desenvolvimento tecnológico né o primeiro deles é o zigman bman Né o zigman balman é um sociólogo polonês ele vai escrever eh muitos Liv livros que falam sobre a questão da liquidez das relações né o bman né ele vai fazer uma análise né sobre a sociedade contemporânea e as características fluidas né por isso que ele vai chamar ele tem uma coleção de livros que chama a liquidez
das relações sociais ou seja ele vai escrever um livro sobre a modernidade líquida né o amor líquido a sociedade líquida ou seja que que ele tá querendo eh apontar com essa questão da liquidez das relações sociais que tudo é muito espontâneo tudo passa muito rápido tudo é muito fluido nada dura muito tempo né a gente pode até fazer uma reflexão a partir dos Stories do Instagram né que né Hoje os Stories pode podem até ter um minuto né mas quando a gente pensa Eh sei lá um ano atrás Stories tinham 15 segundos então era 15
segundos a gente já passa para outra storri de outro amigo ou seja as relações vão todas passando muito rápido nada dura muito tempo o balman ele vai fazer uma análise de na modernidade como tudo é muito fluido tudo isso passa muito rápido isso acaba refletindo inclusive na nos indivíduos né nas nossas relações sociais e reflete no trabalho reflete no amor então ele vai falar por exemplo de como essa liquidez das relações eh interfere nas relações amorosas por exemplo ele vai falar assim que hoje em dia é muito comum as pessoas se relacionarem com o indivíduo
e aquilo de repente já não tem mais sentido passa se relacionar com outro indivíduo e aquilo já também já não tem mais muito sentido e tudo isso vai passando muito rápido ou seja e ele faz até uma reflexão né de a gente pensar nos nossos pais nos nossos avôs né de como essas relações são mais duradouras né então ele vai falar que e essa questão da modernidade da liquidez né da da modernidade que tudo passa muito rápido é interferem inclusive nas nossas relações amorosas então o balman né ele vai apontar essas transformações sociais e culturais
no mundo moderno que né como eu disse vão interferir no trabalho nas relações humanas e no amor né no trabalho ele também faz essa reflexão com a questão das profissões né e antigamente né E essa a as profissões né a gente se formava para ser eh profissional de uma determinada área e hoje em dia ele vai falar que isso é muito mais difícil né porque é existem muitas possibilidades né nesse mundo moderno de de atuação e de repente a gente começa a estudar para ser profissional de uma determinada área mas aquilo já não tem mais
muito sentido né E a gente já decide mudar de profissão então a gente isso acaba fazendo com que os indivíduos meio que se percam dentro dessa modernidade porque é tudo fluido tudo passa passageiro algo que tem sentido nesse momento daqui um tempo já não vai ter mais sentido pra gente então tudo vai se transformando e tudo isso vai passando muito rápido então ele vai falar que é uma característica do mundo moderno é que as relações sejam assim mesmo fluidas né tudo é passageiro tudo eh passa a ter pouco sentido em pouco tempo então algo que
tem sentido nesse momento passa um tempo já não tem mais sentido para mim então o segundo balma essa é uma característica da da modernidade né da da sociedade em rede dessas sociedade Global né das interações globais que tudo é muito rápido tudo passa muito rápido tudo é passageiro ou seja essa questão da liquidez das relações sociais a gente tem outro Pensador eh que se chama Manuel castels o Manuel castels é um sociólogo espanhol e o Manuel castels ele vai falar que existe sim uma perspectiva Positiva em relação ao desenvolvimento tecnológico né então ele ele vai
se apresentar otimista sobre a potencialidade das tecnologias na atualidade né Ou seja a gente tem eh o desenvolvimento por exemplo de estudos na medicina a partir da tecnologia né entre né a própria facilidade pra gente na nas nossas comodidades na nossa vida né então o desenvolvimento tecnológico Tem sim aspectos positivos porém ele vai falar que também tem alguns aspectos negativos né ele vai falar que a internet ela vai ser um mecanismo né de promoção para comunicação de alcance Global como a gente já falou anteriormente nessa ideia né da globalização das Comunicações interglobe se relacionar com
pessoas do outro lado do mundo porém ele vai falar que isso não se dá de maneira uniforme e aí a gente tem uma problemática né Eh porque a gente pensa assim eh países que tem um desenvolvimento tecnológico eh maior que outros países pegamos países de primeiro mundo né e países de terceiro mundo se esses países já são poderosos já são ricos né vai fazer com que essa desigual ade Entre esses países aumente porque se esse país rico com desenvolvimento tecnológico tem um alcance global e propaga suas ideias para outros lugares né a influência desse país
nesses países menos desenvolvidos vai ser muito muito maior então com isso a desigualdade entre esses países acaba aumentando então ele vai falar que a desigualdade de acesso eh no na no acesso a internet né no acesso a equipamentos tecnológicos acaba aumentando ainda mais a desigualdade entre essos países porque como eu disse se a gente tem uma relação de poder estabelecida aqui no no na propagação de ideias né de por exemplo de uma propagação de uma cultura na propagação de artes né na propagação até de ideologias políticas isso eh com o desenvolvimento ou com a minha
propagação e para outros países menos desenvolvidos Então isso acaba influenciando nesses país menos desenvolvido e esses países menos desenvolvido acabam com assumindo esses produtos desses países mais desenvolvidos então a desigualdade entre esses países acaba aumentando ainda mais então segundo castels Beleza a gente tem sim as potencialidades os aspectos positivos da tecnologia porém a desigualdade de acesso né acaba fazendo com que a desigualdade entre esses países acabam acabem aumentando Ainda mais quando a gente fala em sociedade em rede a gente tem vai ter esses dois autores que vão propagar essa essa ideia da liquidez das relações
sociais na Perspectiva do balma né Ou seja que na modernidade tudo passa muito rápido e o castos vai apontar né sobre a desigualdade de acesso que né até uma questão que caiu no ENEM no último Enem que é a desigualdade de acesso à informação dentro desse processo de desenvolvimento tecnológico bom a seguir a gente vai falar sobre movimentos sociais movimentos sociais também uma temática recorrente no nas provas do Enem né é uma temática que tá tá sempre em palta né a gente tem alguns movimentos sociais que são muito conhecidos no Brasil Como por exemplo o
movimento dos trabalhadores sem terra né então é é uma muito comum nas provas do Enem vamos lá então pra definição básica de movimentos sociais uma ação coletiva de um grupo organizado que o objetivo é alcançar mudanças sociais por meio do embate político né quando a gente fala fala de embate político Nem sempre é um embate físico em si né mas um embate ideológico né um embate de uma organização do movimento para tentar alcançar seus objetivos então Eh como que vai se formar esses movimentos sociais né são um grupo de pessoas né nunca parte somente de
um indivíduo né quando a gente fala em movimento sociais a gente tá falando de um coletivo que tem uma pauta comum um objetivo comum uma luta comum né eu falei aqui por exemplo do MST né Qual que é o principal objetivo do MST é a reforma agrária né por segundo eles a gente não teve uma política de distribuição de terras eh igualitária no Brasil né então quando a gente pega a história da distribuição de terra no Brasil foi uma distribuição de terra muito desigual então a luta do MST é pela reforma agrária né porque a
gente vê que tem muitas pessoas por exemplo que não t casa moram em eh situação de rua enquanto a gente tem grandes latifundio no Brasil então Eh esses movimentos vão lutar por um objetivo comum uma pauta comum então como tem muitas pessoas que não tem acesso à terra né à casa então essas pessoas se organizam com a pauta comum buscando alcançar um objetivo né que é a reforma agrária para que todo mundo possa ser ter terra no Brasil né então aqui uma definição básica de movimentos sociais aqui a gente tem a definição de um sociólogo
italiano chamado Alberto melu né ele vai definir movimentos sociais como uma forma de ação coletiva que se baseia na solidariedade ou seja né um interesse comum né Eh desenvolve um conflito ou seja né Eh como eu disse nem sempre esse conflito vai ser ser um embate físico né mas pode ser um conflito no mundo das ideias né um conflito político mesmo de ocupar eh por exemplo a Assembleia Legislativa para alcançar esse objetivo né luta contra um adversário esse adversário pode ser o estado né Então muitos movimentos sociais por exemplo eles podem ter uma relação de
conflito com o estado ou seja de um embate mesmo de ideias ou seja porque o estado não tá fazendo a reforma agrária Então a gente tem esse embate e tem movimentos sociais que já tem mais proximidade com o estado e vai dialogar com o estado e romper com os limites do sistema que os oprime né então Eh voltando Aí à perspectiva do MST né se a gente não tem terra para todo mundo ou seja o estado eh não tá fornecendo um direito básico é direito por exemplo habitação né que está em nossa Constituição e se
está em nossa Constituição a gente tem o direito Então essas pessoas vão se organizar num coletivo para lutar pela terra né porque o estado não tá eh de uma certa forma atendendo as demandas dessa população e de uma certa forma tá oprimindo essas pessoas que não tem a terra não tem né o direito à Vida Então essas pessoas vão se organizar para que possa transformar a realidade social claro que n é que esses movimentos sociais eles não vão estar ali à toa né eles estão ali lutando para que seus objetivos seja alcançado para transformar a
realidade social outro exemplo a gente pode pensar no próprio movimento negro Unificado né quando a gente pensa nas cotas né as cotas eh em concursos públicos a cota nas escolas isso é a luta de um movimento social que é um movimento negro Unificado que vai lutar por muito tempo por essa pauta de acesso à educação né ou seja as pessoas pretas também ocuparem cargos importantes né dentro da da das estruturas políticas nos cargos de poder no Brasil então isso é uma Poa que foi alcançada a partir da luta do movimento social que é o movimento
negro então quando a gente pensa em cota né a gente tem que pensar na luta do movimento social que foi o movimento negro Unificado que Conseguiu alcançar através da organização coletiva desses grupos grupos né bom quando a gente fala de movimentos sociais a gente vai ter uma divisão né que são os movimentos sociais conjuntural ou estrutural o conjuntural vão ser mudanças de curto prazo ou seja aquilo que a gente tem um alcance num curto prazo como por exemplo eh os movimentos sociais que se organizam o Movimento Passe Livre né para mudar o preço da passagem
do ônibus uma luta pela mudança no preço da passagem do ônibus Então são movimento de uma conjuntura específica né Ou seja é de mais de curto prazo né não são movimentos sociais de longa data Como por exemplo o MST que ele vai se encaixar aqui no movimento estrutural né movimentos sociais estrutural porque o a luta pela terra né é algo que já vem de muito tempo então né é um é que está na estrutura brasileira ou o próprio movimento negro Unificado também que combate o racismo de uma certa forma dentro do Brasil que o racismo
é estrutural né tem o intelectual Pensador Silvio de Almeida por exemplo que ele vai falar que o racismo no Brasil ele estrutural então são movimentos sociais estrutural que luta por algo que está há muito tempo que acontece dentro do território brasileiro e aqui a gente tem algumas características dos movimentos sociais o que que deve ter os movimentos sociais primeiro uma causa uma luta né Qual que é o principal objetivo do MST né a reforma agrária então a causa principal causa do MST é a reforma agrária um projeto né esse projeto político né De que forma
que vai ser feito isso né como que isso acontece como se organizam os assentamentos então isso não acontece de qualquer forma né a gente tem toda uma organização estrutural dentro desses movimentos sociais né um coletivo que luta pela causa né ou seja essas pessoas que se organizam para tentar mudar essa realidade social né tentar transformar a realidade a partir da organização política dessas pessoas e uma organização interna Como eu disse né Tem eh movimentos sociais por exemplo que vão ter uma organização que ela é mais hierárquica né mais vertical ou seja uma pessoa que organiza
esse movimento social já tem outros movimentos sociais que vai ser mais horizontal ou seja não tem um líder específico Então tem um grupo de pessoas um coletivo de pessoas que organiza esse movimento social então esses movimentos sociais eles podem ter essas duas formas de organização Uma mais hierárquica mais vertical que tem um líder que organiza esse movimentos sociais e tem uma organização mais tem outros movimentos sociais que são organizações mais horizontais ou seja onde é um coletivo que define os rumos deste movimento social bom então essa foi nossa aula sobre movimentos sociais né Lembrando que
essa aqui é uma aula bem introdutória recomendo que vocês aprofundem a gente tem eh mais material no nosso ebook né Vocês podem acessar lá e aprofundar um pouco mais nos estudos sobre os movimentos sociais a seguir a gente vai falar sobre diversidade cultural bom estamos no nosso último tema aqui sobre o nosso aulão Enem né que aborda a diversidade cultural e a gente mora num país né que tem um uma uma diversidade étnica né a gente tem uma profusão de cores gostos costumes hábitos né ou seja o Brasil é um país que tem uma diversidade
cultural muito grande né um país que ele foi composto aí por diferentes etnias né diferentes Nações aí a gente foi colonizado por portugueses escravizando os africanos daí tem a população indígena que é Nativa Depois teve a imigração europeia pro Brasil ou seja né o Brasil tem uma diversidade cultural muito grande então quando a gente pensa essa temática tem muita relação com o nosso país e quando a gente fala sobre a diversidade cultural de um país né a gente vê que isso reflete diretamente no no cotidiano e no dia a dia das pessoas quando a gente
fala de diversidade cultural então né eles são elementos muito importantes pra formação social e cultural né de povos etnias e nações Porém quando a gente fala também sobre esse conceito de diversidade cultural é muito comum vir uma discussão né que hoje né ela já está superada mas ela foi uma discussão durante o século XVI e XIX muito em voga que era a questão de que é possível eh afirmar que existe uma cultura superior a outra e aí que que vocês acham é possível a gente afirmar por exemplo que a cultura do homem branco é superior
que a cultura das Comunidades indígenas ou dos povos tradicionais então essa é uma questão que gerou muita discussão entre o século 1 aliás 18 e 19 isso tem um nome Esse é um conceito que se chama etnocentrismo o etnocentrismo ele é um conceito que descreve uma visão de mundo pouco aberta pluralidade de ideias e visão de mundo de etnias diversas então tentando resumir né que que é esse conceito de etnocentrismo A partir dessa ideia de etnocentrismo acreditava-se na ideia que existia uma cultura superior importante contextualizar também que essa ideia vem que bem desse período de
colonialismo expansão territorial né as grandes navegações e os europeus eles começam a ter contato com outras culturas diferentes da sua então eles começam ter esses relatos de Viajante né alguns pesquisadores que vão ter contato com novas culturas E aí o que que eles vão defender com com a partir desse do momento dessas novas viagens contato com novos povos eles acreditam que o eles os europeus né que tão fazendo essas viagens eles possuem uma cultura superior né porque eles possuem uma religião eles Eh sei lá tem uma arte mas eh que tem mais relação porque assim
né a gente é importante contextualizar nesse sentido assim a arte europeia vai ser diferente de uma arte de um povo que eles não conhecem como é a arte Então logo eles pô isso aqui é arte né os europeus tinham um entendimento do que é arte a partir do momento que eles vão em outro lugar conhecem uma outra cultura tem uma outro tipo de expressão artística vão falar pô mas isso não é arte arte é o que a gente faz faz então eles se acreditavam superiores né se acreditavam pertencer a uma cultura superior né vão ter
alguns teóricos por exemplo que defendem vão defender a ideia que um homem só pode desenvolver o máximo do seu potencial humano intelectual se ele nascer na Europa então né tipo essa é a ideia né de que os europeus né que estão fazendo essas viagens explorando novos povos né E também aí vem a ideia de dominação pera aí se eu tenho uma uma cultura superior a outras culturas então é meu papel né Por pertencer a uma elite cultural passar a minha cultura para esses outros povos e nesse sentido o que que vai acontecer o apagamento cultural
as expressões legítimas desses povos né Porque tipo se eu sei o que é arte vocês não sabem Então logo eu vou ensinar o que é arte para vocês essa expressão artística que vocês têm eu não posso chamar de arte né então tem essa ideia de dominação né então o que que os europeus vão fazer por exemplo quando eles chegar chegam aqui aqui no Brasil eh quando os portugueses chegam aqui no Brasil né eles vão tentar apagar a as os ritos né indígenas né vão tentar eh de uma certa forma cristianizar os indígenas assim vão tentar
cristianizar os africanos né ou seja tentar ter uma apagamento cultural né do da das culturas desses povos dos povos nativos dos povos africanos por eles acreditarem que a cultura europeia era superior e eles deveriam se expressar ou seja eh os hábitos do cotidiano os nossos hábitos culturais deveriam ser expressões europeias porque aquilo que era a cultura as outras expressões eram culturas que eram culturas inferiores ou seja vai rolar uma hierarquização das culturas né os europeus pertencem a uma cultura superior e aqueles não europeus estão num processo de desenvolvimento vai ter alguns teóricos que vão devolver
desenvolver por exemplo a ideia de que a a humanidade ela passa por processos de desenvolvimento né que a gente sai da barbárie eh aliás sai da selvageria chega a barbárie e depois chega no processo de civilização os europeus eram civilizados né aqueles que não eram civilizados ainda ou estavam na escala da barbárie ou da selvageria então né alguns teóricos forão defender essa ideia que os europeus estão nesse eh status de civilizado enquanto outros povos não europeus estão nesse caminho ou seja estão se desenvolvendo e quando eles tiver os hábit os hábitos culturais igual dos europeus
eles vão ser considerados civilizados né então etnocentrismo essa ideia básica né de acreditar que existe uma cultura superior geralmente né eu vou usar a minha cultura como referência né Então uso a minha cultura como referência as outras expressões culturais são inferiores à minha cultura né então etnocentrismo vem dessa ideia né então ele eles vão usar a própria Cultura como centro de visão de mundo ou seja né A minha perspectiva cultural como visão de mundo hierarquizando as demais culturas como inferiores não é possível a gente falar de uma cultura superior a outra isso é uma falácia
né Isso é uma perspectiva errônea né a gente tem que entender que a gente tem expressões culturais diferentes né como que eu vou me achar superior só porque eu adoro eh um um um santo enquanto outra cultura né as comunidades indígenas por exemplo adoram a pach mama que é mãe terra né então eu me acho melhor por conta disso né então eh tem qual que é o critério que a gente vai estabelecer para considerar uma cultura superior a outra né então quando a gente fala do conceito de diversidade cultural a gente tem que estar muito
atento essa ideia do etnocentrismo né que já é superada a gente tem como eu disse no início da nossa aula uma profusão de gostos sabores eh hábitos culturais num país né tão multiétnico como o Brasil então é um erro a gente afirmar que existe uma cultura superior a outra bom Pessoal esse foi o nosso último tema do nosso aulão Enem Espero que você vocês tenham gostado né Eh Lembrando que nesse aulão Enem a gente busca separar os conteúdos que mais ca no nos últimos enens né E também é um assunto bem introdutório né a gente
claro né busca aqui dar uma base para vocês mas o ideal é que vocês aprofundem esses conteúdos Lembrando que a gente tem o ebook né a gente tem outras aulas no no canal que aprofundam essas temáticas que falam especificamente de cada uma dessas temáticas então é importante que vocês retomem Esse estudo aprofundem estudos e vão com tudo no ENEM espero que vocês mandem muito bem no Enem um abraço e boa prova para vocês
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