a carta de paulo aos efésios a história como paulo chegou à cidade df é muito interessante você pode ler sobre isso em atos capítulo 19 éfeso era uma cidade enorme é o epicentro de adoração da maioria dos deuses gregos e romanos e durante mais de dois anos paulo teve uma presença missionária realmente eficaz lá e muitas pessoas se tornaram seguidores de jesus anos depois após ser preso pelos romanos paulo escreveu essa carta o movimento do pensamento dessa carta dividida em duas metades realmente claras na primeira metade paulo explora a história do evangelho como toda a
história alcançou seu clímax em jesus e na criação desta comunidade multiétnica de seus seguidores a segunda metade da carga está ligada a primeira através da palavra portanto e aqui paulo explora como a história do evangelho deve afetar a forma como vivemos cada parte da nossa história de vida pessoalmente em nossos bairros e comunidades e em nossas famílias então vamos nos aprofundar e ver como paulo desenvolve tudo isso o capítulo 11 começa com um belo poema em estilo judaico onde paulo louvo a deus o pai pelas coisas surpreendentes que fez em jesus cristo desde a eternidade
passada o pai teve como propósito escolher e abençoar um povo da aliança pense aqui na família de abraão em gênesis capítulo 12 versículos 1 a 3 e agora através de jesus qualquer pessoa pode ser adotada nessa família a morte de jesus cobre os nossos piores pecados os nossos piores fracassos e em jesus encontramos a graça de deus na verdade paulo diz que essa graça abrir um modo totalmente novo de entendermos cada parte de nossas vidas ele diz no capítulo um verso 10 que o propósito de deus era unificar todas as coisas no céu e na
terra sobre cristo que é um título que significa messias o plano de deus sempre foi ter uma enorme família de seres humanos restaurados unidos em jesus o messias esse propósito divino se tornou claro diz paulo quando fomos primeiramente transformados naquela família e aqui ele está se referindo aos judeus étnicos ea família de abraão mas então paulo fala sobre vocês e aqui ele quer dizer não judeus todos vocês ouviram sobre jesus salvação através dele e foram trazidos para essa família pela obra do espírito santo e assim aqui ele está se referindo aos eventos relatados nas histórias
dos atos sobre como o espírito de deus reuniu judeus e não judeus em uma única família em jesus tal como deus prometeu abraão há muito tempo atrás note também como nesse poema paulo começa falando sobre deus o pai e depois sobre jesus o filho e aqui no final sobre o espírito os três trabalham juntos quando paulo conta a história do evangelho é muito legal depois do poema paulo responde com uma oração ele hora para que esses seguidores de jesus não apenas conheçam mas experimentem pessoalmente o poder do evangelho que eles sejam energizados pelo mesmo poder
que ressuscitou jesus dos mortos e o colocou como a cabeça exaltada de todo mundo agora no capítulo 2 paulo retrocede e desenvolve algumas ideias chave do poema do capítulo 11 especialmente sobre a graça de deus e essa nova família multiétnica de jesus ele começa a recontar a história de como esses cristãos não judeus conheceram jesus antes de ouvir sobre jesus eles estavam fisicamente vivos mas estavam espiritualmente mortos eles estavam presos em uma vida de egoísmo e sem propósito e estavam sendo enganados pelas forças espirituais do mal mas surpreendente mente de deus em seu grande amor
e misericórdia salvou ele perdoou todos os seus pecados e juntou as suas vidas a vida de ressurreição de jesus e ele também os trouxe de volta à vida e agora tendo sido criados como novos seres humanos através de jesus eles têm a alegria de descobrir todos os novos chamados propósitos e tarefas que deus colocou diante deles eles não só foram presenteados com a graça de deus como também foram convidados para uma nova família antes de ouvir sobre jesus esses não judeus não estavam apenas afastado de deus eles estavam separados do seu povo da aliança da
família de abraão e por uma razão muito prática os mandamentos da aliança do sinai formavam uma linha divisória ao redor dessa família eles eram como uma barreira que mantinha a maioria dos não judeus afastados mas em jesus as leis da torá foram cumpridas ea barreira foi removida os dois grupos o técnico se tornam como paulo afirma uma nova humanidade unificada capaz de viver em paz então paulo continua no capítulo 3 a se maravilhar com o papel único que ele teve de espalhar essa boa notícia para o povo não judeu e mesmo estando na prisão ele
agradece a deus pela chance que teve de ver essa família da aliança crescer tanto em tão paulo termina a primeira metade da carta com outra oração desta vez ele hora para que os seguidores de jesus sejam fortalecidos pelo espírito de deus para simplesmente compreender e entender o amor que cristo tem pelo seu povo a segunda metade da carta começa com paulo mudando de ritmo e ele começa a desafiar o leitor a responder a história do evangelho pela maneira como vive a sua própria história de vida então ele começa no capítulo 4 com a vida cotidiana
da igreja a igreja é uma grande família com muitos tipos diferentes de pessoas mas ele enfatiza que eles são um é a palavra chave nesse capítulo eles são um corpo que é unificado por um espírito eles têm um só senhor com uma fé eles têm um batismo eles acreditam em um deus isso é muita união no entanto diz paulo a unidade não é a mesma coisa que a uniformidade ele continua a explorar como a nova família de jesus consiste em muitos tipos de pessoas muito diferentes mas todos são capacitados pelo único espírito santo cada um
usando seus talentos e paixões únicas para servir e amar uns aos outros e para edificar a igreja ea que ele usa duas metáforas muito legais uma é a construção da igreja como um novo templo ea segunda é que todos estão se tornando uma nova humanidade com jesus como a cabeça e essa nova humanidade é uma metáfora que ele vai usar nos próximos capítulos paulo desafia todo cristão a retirar a sua velha humanidade como um conjunto de roupas velhas e a revestir se de sua nova unidade na qual a imagem de deus está sendo restaurada e
ele então segue para essa longa sessão onde ele compara a humanidade nova e velha então em vez de mentir novos humanos falam a verdade em vez de guardar raiva eles resolvem seus conflitos pacificamente em vez de roubar os novos seres humanos são generosos em vez de focar eles encorajam as pessoas com suas palavras em vez de se vingar os novos seres humanos perdoou em vez de gratificar todo impulso sexual os novos seres humanos cultivam o auto controle de seus desejos corporais em vez de ficar bêbados os novos seres humanos vivem sob a influência do espírito
de deus e ele explica como era essa influência de quatro maneiras diferentes as duas primeiras têm a ver com o canto cantar juntos mas também cantar sozinhos e isso é realmente interessante a primeira coisa que paulo pensa sobre como o espírito funciona na vida do povo de jesus é cantar e música o terceiro sinal da influência do espírito é gratidão por tudo ea quarta é que o espírito obrigará os seguidores de jesus a se colocarem abaixo dos outros ea elevar os outros como mais importantes que eles mesmos e paulo na verdade expandir esse quarto ponto
mostrando como isso funciona no casamento cristão então você tem uma esposa que segue jesus ela é chamada a respeitar e permitir que seu marido se torne responsável por ela eo marido é chamado a marcar a sua esposa e usar sua responsabilidade para colocar a sua vida e go está de lado e priorizar o bem-estar de sua esposa cima do seu e paulo diz que esse tipo de casamento está realmente reencenando a história do evangelho às ações do marido imitam jesus e o seu amor e o seu auto sacrifício as ações da esposa imitam a igreja
o que permite que jesus a ami ea faça nova aula então aplica a mesma idéia filhos e pais bem como escravos e mestres paulo encerra a carta lembrando esses cristãos a realidade do mal espiritual esses são seres e forças que tentaram prejudicar a unidade do povo de jesus ea comprometer a sua nova humanidade e assim paulo desafia a permanecerem firmes ea colocarem esse conjunto metafórico de armaduras corporais que ele descreve em detalhes e paulo tirou todas essas peças de armadura do livro de isaías se como isaías descreveu o rei messiânico e agora como os seguidores
do messias precisamos adotar os atributos do messias como nosso porque nós formamos o corpo de jesus na prática acho que paulo quer que os cristãos comecem a formar hábitos usando proativamente a oração e as escrituras em nossos relacionamentos uns com os outros para nos ajudar a crescer e amadurecer como os seguidores de jesus e essa é a carta aos efésios muito poderosa é onde paulo resume toda a história do evangelho e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida