lá está no ar mais um conexão ciência é o convidado de hoje é o professor da universidade de brasília volnei garrafa obrigada pela presença volnei agradeço do brasil e aqui com vocês vamos começar hoje sobre bioética e suas aplicações vão sair o conexão ciência já está no ar [Música] [Música] o desenvolvimento da ciência e da tecnologia foi responsável por avanços em diversas áreas que possibilitar uma melhoria na nossa qualidade de vida ao longo dos anos mas qual o limite da ciência até onde possível chegar no entanto é essas questões nem que a bioética se propõe
a estudar se a bioética na renda dela vem a partir de duas grandes razões eu diria muita habitação que eu faço uma a partir dos absurdos que foram feitas na segunda guerra mundial sem controle néné e principalmente pesquisas com seres humanos muito abusivas e outro a partir de grandes mudanças nas visões morais do mundo a partir dos anos 50 e 60 eu diria que a partir da pílula anticoncepcional né na questão da libertação da mulher né somos diferentes mas não somos desiguais em que os seus movimentos negros e os indígenas dos homossexuais e movimentos que
acabaram se refletindo nas artes então a moralidade do mundo mudou muito nos anos 60 principalmente aquela glee maniqueísmo bem mal certo e errado e o mundo passou a ser mais plural seu ponto de vista moral quer dizer o que é bem para 1 deixou de ser bem pra outro então pra outros outras culturas então essa pluricultural unidade do mundo ela é de uma riqueza extraordinária mas em contraposição a umas tentativas de universalização de certos certas coisas e começa a da importação de alguns costumes de países mais fortes para o país mais frágil e tão são
dois pontos básico o desenvolvimento científico e tecnológico acelerado e alguns abusos que aconteceram nesse sentido e outro mudanças na moralidade e da bioética nasce desse bosco e como é que se deu a evolução dela ao longo então desses anos então foi uma decorrência mais ou menos natural principalmente nos estados unidos os médicos americanos não tinha se dado conta que há há há o o o chamado julgamento dele webber que deu origem o código de nuremberg foi o julgamento que fiz a avaliação dos médicos nazistas fizeram após um absurdo dos campos frazão eles achavam que aquilo
era um documento para os médicos nazistas e não pra eles que nos anos 60 foram feitas muitas pesquisas clínicas abusivas nos estados unidos com seres humanos o governo americano abriu os olhos e resolveu numa grande comissão ea biblioteca nascido em 1971 um grande pesquisador da ai câncer chamado vão receber lhe potter escreve um livro bioética uma ponte para o futuro então inclui a palavra ponte que arrebente é uma ponte entre a ciência e tecnologia entre a ética ea ciência é cdl ponte uma ideia de de ligação não é e surge então a partir dos anos
70 e ela ganha o mundo nos anos 80 e 90 e hoje os principais países do mundo por exemplo a comunidade européia todos obrigatoriamente tem os seus conselhos nacionais de biótipo que discute temas morais temas conflitivos que antigamente não decidido unilateralmente por algumas pessoas nos congressos a senhora é claro quem decide sempre é um congresso nacional a presença da ebook autoridade eleita mas os comitês de bioética tem o papel importantíssimo de dar subsídios para a digamos os elementos morais de definição das melhores legislações nesses campos para os diferentes países e no brasil o conceito ele
foi ganhando força a é quando exatamente no brasil na bioética ainda pra valer formalmente nos anos 90 o conselho federal de medicina criar a revista bioética já tive a honra de ser a editora muitos anos atual editora foi me orientando doutorado e e 1995 nós fundamos a sociedade brasileira de bioética que esse ano tem já o seu 13º congresso não é com essas grandes conversar mais de mil pessoas e o é criado dentro do ministério da saúde o conselho nacional de saúde a comissão nacional de controle ético para as pesquisas com seres humanos que eu
diria que esses três elementos foram importantes do brasil a revista é o pioneiro já tem mais de 20 anos o a criação da sociedade de bioética que é muito rigorosa hoje esse sistema nacional de controle ético em pesquisa conselhos mas que ainda é o mais avançado da américa latina existe diferença vôlei entre a bioética tratada é saxônica vamos dizer assim a bioética latino americano sim é os moradores do norte os pesquisadores do norte neve hemisfério norte começam agora abrir as revistas deles para o nosso modo de pensar nas partidas da seguinte premissa que estava olhando
os nossos problemas os nossos conflitos morais os olhos deles estavam resolvendo e pensando os nossos problemas com cérebro dele não jogar nas costas dos nossos olhos e eles não vêem o nosso cérebro e nós estamos importando acriticamente divisões éticas de outras atitudes visitas culturais de outros outras regiões então se criou um movimento desde o início aqui no brasil e na américa latina de uma forma geral e que nós chamamos diante hegemônico dizendo o seguinte a biobío de bioética não significa biotecnologia o bild betty é mais amplo e significa vida então a bioética e ética da
vida humana então assumiu ter consciência às biotecnologias tem mais entra a exclusão social eo entre os temas sociais os temas de acesso à saúde ou seja sanidade entre os temas ambientais o equilíbrio do ecossistema né o direito do cidadão a tomar uma água pura e respirar oxigênio limpo então a bioética de hoje é um ambiente que realmente cumpriu no sentido de vida ou seja que incorpora os temas biomédico biotecnológicos sanitários sociais e ambientais e sistemas então não eram tratados nessa bioética o som muito tendencialmente muito distante e blackcomb saxofone que ela surge a partir desse
desse esse grupo se relatório que eu te falei que o governo americano criou fui 1908 e pelos 74 vamos levar tudo bem eu nunca estive na cidade de madri onu estados unidos e eles criaram quatro princípios de referência a respeito à autonomia das pessoas beneficiência fazer o bem foi bom ter um outro depois não maleficência não causar mal e justiça então tudo que não era biotecnológico e e pro campo da justiça então a justiça ficou uma casa de ninguém ea visão de justiça por exemplo no campo da saúde nos estados unidos é completamente diferente da
nossa constituição brasileira é um direito de todos e dever do estado seja o acesso universal à saúde o direito à saúde passa a ser um direito humano nos estados unidos não é um bem de consumo que as pessoas adquirem quem pode pagar um plano um plano de saúde ele tem acesso o presidente obama mudou um pouco isso de uma forma muito tímida né e uma pessoa pobre nos estados unidos que não tem recurso para deixar o seu chefe ou não tenho plano de saúde em cada hospital não entra que os brasileiros têm que se dar
conta da maravilha que é o nosso sistema de saúde apesar de todos os problemas que eles têm e obviamente os problemas que ele tem são por falta de recursos o brasil aplica menos de 5% do pib em saúde quando deveria publicar a aplicar pelo menos 869 então falta recurso então essa foi a mudança quer dizer então a bioética a partir de 2005 a unesco que é um órgão das nações unidas que trata da educação cultura ciência e tecnologia ela no meio uma comissão ela tem comitês cívicos comitê internacional de bioética da unesco eu até faço
parte dele agora já há alguns anos e esse é esse comitê fez um doador foi o conceito 7 empurradores e ele foi homologado pelos governos dos países por 191 países nem e e se essa declaração universal de bioética 31 anos prorrogado em 2005 em paris ela realmente que incorporou com toda essa generosidade e conceitual que nós já defendido então a gente ficou muito feliz com isso porque houve um avanço muito grande e esses temas eles são tidos como prioritários aqui no brasil e na américa latina e se você se torna a questão social e ambiental
também se esses são os grandes temas da quicksee claro que nós temos que discutir genômica nós temos que discutir com os genéricos o utiliza o jogo a utilização dele tecnologia nano né mas ao mesmo tempo nós temos que admitir exclusão social nós temos que discutir o assunto o direito das pessoas sem acesso a medicamentos a saúde é a questão da da prostituição né e sistemas todos então que fazem parte do clube são os grandes ganhos conflitos morais mil crianças de rua droga prostituição etc então biótica de hoje em nova york que ela incorpora esse bills
no sentido realmente de vida é você citou quatro princípios né barros da adab ética eles hoje também se aplicam ao que a gente trata aqui no brasil gente sim porque há a declaração da unesco tem 28 artigos e 15 deles são princípios do artigo 3 do artigo 17 então por exemplo o princípio do respeito à autonomia ele foi dividido em três na declaração dela então fui contemplado e superdimensionado o que chama se a autonomia e e e integridade individual o segundo é com o sentimento eo terceiro pessoas sem capacidade de consentir desdobrou mas entre outros
e enriquecer por exemplo não discriminação e estigmatização por exemplo campo das ciências a pfc compartilhados ou seja o desenvolvimento científico e tecnológico chega a campos extraordinários hoje mas a maioria das conquistas são inalcançáveis por caras então não há compartilhamento não a democratização do acesso aos benefícios do desenvolvimento da ciência da tecnologia então a unesco fome sábia nessa grande expressão internacional que durou mais de dois anos né e incorporar essas coisas um artigo sobre responsabilidade social e saúde têm outra sobre cultura né o respeito às questões culturais nem cada região é aaa a medicina tradicional a
áfrica é fortíssima eu não pode ser deixada de lado enquanto diria que a maioria dos medicamentos que nós hoje utilizamos são medicamentos ávidos de conhecimentos populares e plantas naturais nem é nesse sentido que surge também esse conceito de bioética interventiva sim é a quinto na américa latina nós começamos a trabalhar é basicamente a lógica de intervenção é uma conquista nossa aqui na minha cidade minha vida para nossa surpresa o aluno nós que agora professor da universidade de goiás defendeu sua tese é um nome pouco aqui já são mais de 70 artigos científicos publicados sobre essa
coisa que começou assim como inquietude nós o que a bélgica internazionale tem uma epistemologia uma fundamentação teórica antes de mônica então ela tem uma clara postura em defesa das pessoas mais vulneráveis então ela defende por exemplo que frente à escassez de recursos a decisão é tipicamente mais acertado é aquela que vai esse é um ano de pessoas pelo maior espaço de tempo possível trazendo as melhores consequências coletivas você poderia perguntar mas então algumas coisas vão ficar fora algumas pessoas vão ficar assim fica fora porque não é assim mesmo a ética você não pode ser 70
80 por cento agora o estado tem que prover formas e dentro da bélgica intervenções está aprofundando isso aí a busca de formas de complementar essas pessoas que ficariam digamos fora de si disse desse contexto e termina essa intervenção a dizer por exemplo a suécia tem um exemplo extraordinário nesse sentido na suécia só entra nova tecnologia no sistema deles saúde que é universal se ela for acessível a todos então esse mesmo brasileiro que nós somos o país que mais tem transplantes de órgãos o sistema público no mundo esse livro porque muita gente tá fora desse sistema
claro que alguns conseguem amanhã consegue então o sistema sueco não tem transplantes de órgãos por exemplo no sistema público porque ele é caro e o sistema não suporta pagar pra todos é injusto não é menos injusto do que o outro decide justo né porque só beneficia algumas pessoas geralmente as pessoas que têm nas gravações para ter acesso a essas acerto então daqui a pouco nós continuamos a nossa conversa aqui vamos para um rápido intervalo voltamos já [Música] estamos de volta com o conex o ciência hoje conversa com o professor da universidade de brasília volnei garrafa
no entanto quando os quais seriam os limites da pesquisa científica olha eu como cientista e pesquisador acho que assim você tem que ser livre se é e aí eu uso muito um artifício de um grande filósofo já falecido hans jonas era um alemão que olha com raiva o alemão deu né e ele trabalhou a vida inteira subir a ética da responsabilidade ele ele se parava artificialmente ciência de tecnologia a pedra que uma seqüência da outra ciência busca do conhecimento ea tecnologia aplicação técnica daquilo que foi descoberto antigamente demora muito tempo depois de uma descoberta se
dá pra você transformar aquele uma tecnologia demorou muitos anos agora muito rápido né a genômica semanas ou mesmo então a idéia é de que a ciência seja livro seja com a ciência é a busca do conhecimento ea busca do conhecimento que se antecipar o futuro eu costumo dizer que a ciência tem que ser a primeira do futuro né por exemplo a aids surgiu no final dos anos 70 se a gente tivesse conhecimento imunológico sobre o controle do hiv tanta gente não teria morrido foi na áfrica né mas não tinha que fazer a pesquisa em tecnologia
aplicação agora a ter ciência livre mas desde que desenvolvido obviamente dentro de parâmetros éticos e ea tecnologia altamente controlada e o controle eu acho que tem que ser do estado e social ou seja a aplicação técnica você tem que ver as inferências dessas descobertas na espécie humana no meio ambiente e dos animais no contexto como um todo existe algum método de pesquisa hoje que é proibido ou considerado antiético no brasil e não é que seja antiético e veja o mercado hoje define muitas coisas e vamos pegar o mercado de medicamentos no mercado medicamentos hoje o
terceiro quarto maior mercado do mundo então é interesses estão já muito fortes envolvidos com isso e as empresas favor atores internacionais procuram diminuir custos e aumentar lucros né e nesse sentido tentam ele chama de flexibilizar alguns parâmetros éticos nós usamos duramente palavras como eles querem afrouxar e por exemplo uma dessas técnicas é chamado o cristão deve pesquisa que é o duplo standard alguns projetos de pesquisa aprovados para países ricos não são desenvolvidos em países pobres por exemplo a utilização de placebo você comprar um medicamento novo com algo parecido mas que não tem nada um medicamento
0 então um grupo de seis mulheres grávidas hiv positivas por exemplo a áfrica vai tomar um antirretroviral ea outra vai tomar nada pra comparar se os nem mesmo os bebês dessas mulheres vão nascer ou não com hiv nesse grupo das mães que tomar um antirretroviral talvez uma criança nascer com hiv sem na outra vão nascer 26 e 27 esse tipo de pesquisa foi feita na áfrica foi feito em 15 países aqui na américa latina a república dominicana isso foi feito publicado andré e ganhou médici na revista médica mais antiga do mundo então esse e se
essa esse trabalho mostrou que esse duplo standard pesquisa defendido pelos países ricos pelo ministério da saúde os estados unidos deixam extinto o réu ele é absolutamente imoral então ele não é aceitar aceito por nós aqui no hemisfério sul o brasil não aceita esse tipo de metodologia né para cá eles dizem que ela é boa porque países como zâmbia por exemplo veio inversões saúde e pelo menos cem mulheres já vão ficar medicados quer dizer e sólido e seguro como é feito é o controle ea fiscalização aqui no brasil por exemplo para impedir a uepa possíveis acessos
o brasil tem um problema em um controle nacional chama se conecta o sistema cep conep conep o conselho nacional de ética em pesquisa que está dentro do ministério da saúde ligado ao conselho nacional de saúde onde está o controle social e os apps são os comitês de ética em pesquisa os sistemas de termos problemas ele é sem dúvida de longe o melhor da américa latina é uma coisa que funciona bem no brasil o brasil tem hoje quase 800 comitê de ética em pesquisa você ter uma idéia em brasília são 12 são comitês que avaliam estes
protocolos eles não estão rigorosamente avaliados agora infelizmente está tramitando nesse momento congresso nacional um projeto de lei da senadora ana amélia do sul tentando tirar todo o poder desse controle do conselho nacional de saúde deixando inclusivamente lo o estado da saúde ou seja um controle burocrático e isso eu não tenho dúvida que absolutamente não é fácil principalmente para as populações mais vulneráveis e menos instruídos que são que são as que estão mais próximas desse processo como pacientes de desses dez dessas pesquisas com novos medicamentos principalmente na nossa legislação no geral como é que querem seduzir
e o ministério da saúde sempre foi contra que essa resolução do conselho nacional de saúde que regula a ética em pesquisa no brasil se transformará em lei então nós não temos lei a gente não tem uma lei muito rigorosa nesse sentido o brasil não temos lei então o congresso nacional tem sido absolutamente lento eu diria não só incompetente irresponsável desculpe a palavra os telespectadores mas irresponsável porque quando chegou qualquer tema biotecnológico e principalmente se envolva uma questão moral religiosa ele se abstenha de votar covardemente com uma vez com a cabeça dentro do buraco e se
nega tiro as coisas de potencial de surdos porque está obstruindo de novo a científica e tecnológica no brasil eu acho que a última vez nas farmácias brasileiras no campo da biotecnologia ea lei de biossegurança em 2005 são 12 anos não é uma lei lá avançada ela adiantou alguma coisa mas ela tem que ser revista em muito mais coisa por exemplo terminalidade da vida né o próximo evento muito mais com mais tecnologia não têm legislação para cuidar da vida por exemplo né mesmo na área de genômica ficam coisas muito muito dão muita insegurança pesquisador recentemente cientistas
norte-americanos né aplicaram técnicas de edição é de genoma embriões humanos nem isso pela primeira vez como é que você avalia isso olha eu dei várias entrevistas na na época foi fácil isso é recente e é esse caso é um caso novo porque realmente a modificação genética não foi nem um embrião que a união do espermatozóide do ovo foi no ovo nem foi um concerto genético nem do globo eu acho que tudo o que vem para beneficiar a qualidade de vida humana tem que ser levado adiante o reino unido é muito avançado nesse sentido agora é
claro que você tem que ter todo o cuidado com as características de biossegurança se isso aí não vai trazer danos malefícios as gerações futuras principalmente as relações que vem mais adiante então veja a idéia e se do desenvolvimento desse tipo de pesquisa é extremamente bem vista se ela não é uma uma uma medida eugênica por exemplo de um gene a deus que não ela é uma medida de erro genético de melhoramento genético e não de purificação da raça né não é a modificação de cor e olho isso eu sou outra ou de pele muitíssimo né
ô ô ô sexagem né eu acho que as coisas têm que naturalmente nesse sentido agora a melhoria genética que possibilita mais felicidade melhor qualidade de vida maior longevidade da espécie humana é muito bem vinda desde que tecnicamente segura essa questão das características que você citou não é isso a gente já viu na ficção é paz que que é que querem modificar algumas características de seus filhos antes mesmo da concepção zé como é que se isso realmente fosse realidade como é que a bioética tratar esse tema pois é isso é importante um debate que a gente
faz muito com os nossos jogos principalmente a nível de mestrado e doutorado o desenvolvimento científico tecnológico e hoje estão denário a gente pode praticamente fazer tudo o que quiser então o limite não é mais técnico a questão que se coloca hoje pra nossa espécie humana é não é pesquisador e não é eu não vou fazer porque eu não posso fazer já pode fazer a tecla maior se a embrapa com a vacas que são mamíferos é é a do óleo foi criado em 1996 há mais de 20 anos 60 e 20 anos então o limite hoje
é ético então isso é tática aplicada ou seja a questão que se coloca não vou fazer porque eu não devo fazer poder o possam fazer então esse limite ético essa fronteira leste exatamente a fronteira de trabalho da bioética bioética trabalha os conflitos os problemas morais nesses limites do desenvolvimento científico e tecnológico mas também nos primórdios da vida nós temos que a gente chama de temas cotidianos em relação aos vôos e citou nem a questão dos transplantes de órgãos e tecidos humanos é quais são as questões é bi éticas cruciais nesse tema olha os grandes problemas
que existe hoje no campo do dos transplantes de órgãos a questão da doação não é a carência de de órgãos então um problema por exemplo o doador vivo no brasil é permitido doador vivo em alguns países por exemplo os rins ea legislação brasileira é frágil no sentido de sustar a possibilidade de uma pessoa pobre imunologicamente compatível por exemplo do ar entre aspas e de repente uma hipoteca de uma casa né então a legislação tem que ser rigorosa veja então a bioética trabalha também muito afinco o direito direita que vai dar a última palavra é a
bioética fornece ferramentas elementos para as definições no campo dos transplantes então eu acho que os pais o brasil tem um bom sistema de lista única então hoje tem uma lista única ela é respeitada é a existe uma associação chamada b os seus de transplante de órgãos que ter regulado com muito cuidado essas coisas mas o país tem que estar atento ou seja nós temos que ter o organismo os controladores para evitar que possa é dada a possibilidade por exemplo de mercado humanos ivh s nesse campo que existem muitos país e as pesquisas com os animais
vôlei é elas são muito questionadas né como é que que a bioética também analisa esse tema olha hoje em dia existe um existe um sistema nacional há 20 anos atrás não tínhamos a lei brasileira que regula isso aí foi do saudoso deputado sérgio arouca querido amigo meu falecido não foi à final mas ele que deu início à lei hoje existem comitês de ética de uso animal chamado seu a né então qualquer pesquisador da universidade brasil com seu trabalho se ele vai usar sem ratinhos por uma pesquisa ele vai ter que justificar porque ele vai estar
assim se for possível aquela metodologia para chegarmos ao convite é ele vai o comitê vai então há um controle sobre o número de animais a forma como o animal é trabalhar se a necessidade de sacrifício do animal ele não pode sofrer então os comitês já estão controlando a determinados aspectos da pesquisa em que a pesquisa animal é absolutamente indispensável já diminuiu muito por exemplo as aulas práticas não é pesquisa mas eram aulas os animais eram os lados real de fisiologia e anatomia hoje não se usa mais são são simulados né são simulados mecânico 70 então
se está avançando eu acho que pro futuros poderemos chegar o momento não não ser necessário mas ainda não chegamos lá em relação aos alimentos transgênicos que já foi bastante discutido no passado já é uma realidade que existe hoje limites para o desenvolvimento desse tipo de alimento olha eu tenho uma posição já tantos anos que discute essas coisas costumo dizer aos meus alunos também engorda ou a minha preocupação com outro gênio não como um transgênero hoje e ter uma diarréia mas não é é é a absorção desse transgênico alívio intestinal ea metabolização de live view e
tático no fígado isso aí incorporar no nosso genoma e as gerações futuras têm desdobramentos problemáticos então a biossegurança mais uma vez é fundamental então os países têm que ter desenvolvido os elementos organismos públicos de controle dessas coisas eu acho que os estrangeiros que têm trazido resultados extraordinários né nós temos que ter cuidado com o meio ambiente porque existe muita coisa dos músicos emicida essa coisa toda mas eu defendo a a discussão tanto técnica como moral dos estrangeiros caso a caso em cada área geográfica então é trabalhoso é trabalhoso é mais caro vai dar mais segurança
a quem vai então muito obrigado pela participação do nosso programa e pelos esclarecimentos acerca desse tema eu é que fico muito feliz de estar aqui e fico sempre à disposição muito obrigado obrigado e conexão ciência termina aqui confira os dias e horários das represas na página da bbc o da embrapa na internet o programa também está disponível no canal da nbr no youtube obrigada pela companhia e até a próxima semana [Música] [Música] [Música]