Nada é difícil quando você quer fazer

33.69k views1940 WordsCopy TextShare
Pinho
👕 Compre suas roupas na Insider (Pinho): https://creators.insiderstore.com.br/Pinho 📊 Meu assiste...
Video Transcript:
Na última quarta-feira, depois de terminar uma reunião de 3 horas, exatamente à meia-noite, eu me dei conta de uma coisa, de que eu tava trabalhando desde a 1 hora da tarde e não tava cansado. Na verdade, muito pelo contrário, eu tava era empolgado com todas as coisas que eu tenho para fazer, porque eu tenho dois novos negócios começando e os primeiros meses sempre são caóticos. É muito planejamento, muita criação, muitos detalhes, muitas revisões, muitos testes para poder colocar um serviço no mercado e que envolve uma coisa que eu particularmente odiava, que são as reuniões.
Mas só nessa semana eu passei exatas 10 horas em reuniões com os meus sócios e com clientes de negócios, fora as outras 40 horas trabalhando, o que é muito curioso, porque quem já me acompanha mais tempo já sabe que eu priorizo muito o equilíbrio. Tanto que em média, nos últimos 2 anos, eu trabalhava de 4 a 6 horas por dia. quatro dias por semana, porque era o suficiente para dar conta do meu trabalho, até eu resolver fazer esses novos negócios.
E de um dia pro outro, eu comecei a trabalhar de 8 até 12 horas por dia, seis dias por semana. Mas tem um detalhe muito importante aqui, é que quando eu falo que eu passo 8 horas trabalhando, são 8 horas trabalhando de fato, não fazendo de conta, nem estando ocupado. Eu tô produzindo algo que vai realmente fazer os negócios andarem.
Eu sou muito seletivo nas coisas que eu faço, porque eu sempre analiso antes de fazer qualquer coisa em qual vai ser o retorno sobre aquele tempo que eu invisto em algo. Mas enfim, o ponto é que eu cheguei a uma conclusão muito interessante, baseado nesses novos desafios que eu mesmo criei para mim, de que nada é difícil quando você quer fazer. E eu me dei conta porque eu estou fazendo coisas que eu não gostava, como reuniões e trabalhar por longas horas seguidas sem pausas.
Mas a verdade é que eu não gostava do contexto da situação e não da ação em si, porque no passado eu já tive muitas reuniões de uma hora que poderiam ser simples e-mails. Eu já trabalhei por 10 horas enrolando, atualizando e-mail, conferindo mensagens e enchendo meu calendário com todo tipo de tarefa irrelevante, só para ver o calendário cheio e me sentir produtivo. Já hoje não.
Hoje eu tô fazendo essas coisas porque eu quero fazer e eu estou gostando de fazer. E mesmo que eu esteja chegando no fim do dia podre de cansado, o esforço vale a pena. E aí eu quero te explicar sobre como esse aprendizado pode te ajudar, porque eu já fiz diversas coisas difíceis na minha vida e por mais que elas sejam difíceis pra maioria das pessoas, para mim não foram necessariamente difíceis, mas sim desafiadoras, como por exemplo ser pai, que é algo muito desafiador, mas só é difícil quando você não queria de fato ter filhos naquele momento.
Então eu te digo que para tudo na vida é exatamente assim. Ter um relacionamento não é difícil. Trabalhar não é difícil, ter filhos não é difícil ter uma casa não é difícil treinar não é difícil.
Tudo isso só é difícil quando você não quer fazer o que é necessário para ter cada uma dessas coisas. Um relacionamento é difícil quando você só quer receber, mas não quer se dedicar. Trabalhar é difícil quando você não gosta de trabalhar.
Ter filhos é difícil quando você não quer cuidar de ninguém. Ter uma casa é difícil se você não quiser limpar e manter. Enfim, você entendeu o ponto que as coisas só são difíceis porque você simplesmente não quer fazê-las.
Porque eu aposto que para fazer as coisas que você quer, você tira energia do além. Você pode me dizer que tá muito cansado para estudar, mas se pegar o seu celular agora, as quatro horinhas de redes sociais estão em dia, que inclusive exigem um nível de esforço maior que o estudo para lidar com tanta informação aleatória que você consome. Você também pode argumentar que já trabalha o dia inteiro e tá muito cansado para tentar fazer uma grana extra ou começar um negócio novo nas suas horas livres, mesmo que o seu trabalho atual seja sem futuro.
Mas eu aposto que à noite, se te chamarem para um bar ou para uma festa, vai ficar lá por horas sem cansar, até em pé, conversando, bebendo e dançando. Assim como também pode me dizer que não consegue ter tempo para cuidar da sua saúde, mas chega depois do trabalho e fica 5 horas jogando videogame no sofá, dormindo tarde e comendo mal. Então você sabe o que que isso tudo tem em comum?
que todas são coisas difíceis e cansativas quando fora de contexto. Se você se obrigar agora a tentar ficar 4 horas nas redes sociais, vai ficar esgotado. Se eu te obrigar a ficar 6 horas em pé dançando e bebendo, vai parecer uma tortura.
Se você tentar maratonar um jogo por 8 horas até a madrugada, vai parecer impossível, porque são coisas que você não quer fazer nesse momento e quando quer, você faz sem cansar. E por isso que certas coisas parecem difíceis, mesmo sendo triviais, porque você não quer fazer. Inclusive, a gente pode levar isso pro lado do dinheiro também, como por exemplo, aquela pessoa que reclama que não tem dinheiro para estudar, mas o iPhone novo e as saídas de final de semana que estão em dia.
Então, na grande maioria dos casos, o que é difícil, na verdade, é falta de vontade, de interesse e de prioridades. Inclusive, é sempre bom deixar claro que eu sou seu amigo. Eu não tô aqui só para ficar falando que você faz tudo errado ou que é irresponsável.
Eu quero é abrir os seus olhos para o que você não enxerga no momento, que é o fato de que a maioria das coisas que você julga serem difíceis, você faria tranquilamente, porque tem toda a capacidade necessária para isso e só não faz porque está escolhendo outras coisas no lugar. Inclusive, eu quero que você seja sincero comigo agora. Comenta aqui o que você tem falado que é difícil, que não consegue fazer e tudo que você fez nas últimas 48 horas pra gente ver uma coisa.
E antes de continuar, eu quero agradecer a Insider, que inclusive é um ótimo exemplo sobre o que eu falei das prioridades, porque muitas pessoas priorizam o status que uma roupa comunica ao invés da função, da qualidade e do valor que as roupas têm. Porque o valor é o benefício que você recebe de algo. Preço é só o quanto você paga.
E em questão de benefício, as roupas da Insider são as melhores, porque elas são simples, bonitas, confortáveis, desamassam no corpo, não desbotam e não ficam com cheiro ruim ao longo do tempo. Então, comprando as roupas da Insider, você resolve um grande problema, que é de ficar pensando em comprar roupa nova toda hora e em qual roupa você vai vestir para ficar bonito e confortável, porque independente da ocasião de insider, você nunca erra. Então, se você tá precisando de roupas novas de qualidade, acessa o link da descrição e usa o meu cupom pinho para ganhar 15% de desconto nas suas compras.
Mas enfim, voltando ao assunto, agora que você já comentou, eu quero que você tire um tempo para pensar nessas coisas que tem feito, porque o nosso cérebro gosta de mascarar as coisas. Então, talvez você pense que certas coisas são difíceis quando, na verdade são só o seu cérebro te enganando para não sair do que é mais fácil para o momento. Porque são poucas coisas que são realmente difíceis.
E quando você põe as coisas em perspectiva, vai perceber que, em muitos casos, a dificuldade é, na verdade, um reflexo da sua falta de esforço ou dedicação para certas coisas. E se você se esforçasse um pouco, veria que não são nada difíceis de serem feitas. E inclusive eu sempre digo que a comparação é assassina da felicidade.
E isso tem um bom motivo, porque as pessoas normalmente só comparam as partes positivas, mas nunca as negativas. E isso as coloca em uma situação muito complicada, onde muitas vezes se colocam como vítimas de uma situação que é simples e comum, aquela velha dramatização para coisas que são normais para um adulto funcional. Mas só quando você trabalha na sua autocrítica que acaba descobrindo que tem esses problemas.
Porque hoje você pode reclamar de certas coisas que para você são ruins pelo fato de nunca ter passado por outras experiências. E por isso que eu digo que ter experiências variadas é tão importante, porque você começa a adquirir a experiência de passar por situações diferentes e começa a entender o que realmente é bom e ruim e o que é de fato melhor pra sua vida. Inclusive, isso pesa bastante na vida profissional, onde você só dá valor ao trabalho quando presta atenção em quanto a gente passa dificuldade e empregos 10 vezes piores que o seu.
Porque eu vejo muita gente reclamando de trabalhos que são simples e calmos, passando dias sentadas no escritório com ar- condicionado, enrolando e ficando nas redes sociais metade do expediente e ainda assim reclamando como se fossem escravas, que para mim é um grande absurdo. Assim como a galera que trabalha na internet e reclama que é difícil, pelo amor de Deus. Vamos falar sério.
Se você não trabalha na rua correndo o dia todo, não reclama, por favor. E se não tá do jeito que você queria, estuda para encontrar algo melhor. Só não menospreza a oportunidade que você tem no momento, porque tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar.
O problema é que as pessoas acham que o trabalho é uma grande roda de amizade, onde o ambiente precisa ser divertido e todo mundo fica contando piada e dando risada o dia inteiro, sendo que na real o objetivo que todas as pessoas que estão à sua volta t é sempre o mesmo. Ganhar dinheiro para poder cuidar da sua própria vida. Trabalhar sempre vai ser trabalhoso, já tá no nome.
E a maioria dos trabalhos não é difícil. Difícil é bater uma laje no sol do meio-dia em janeiro. E tudo isso que eu disse vai muito além do trabalho e se aplica a toda a vida.
Como eu falei antes, se você acha difícil as coisas, bota em perspectiva a realidade da sua vida, porque às vezes a gente impede a si mesmo de crescer por ser negativo e ficar só reclamando de tudo. E quando você só enxerga os problemas e as dificuldades, você não percebe tudo que você já tem e conquistou até aqui. E uma das coisas que mais mudou a minha vida foi a gratidão, porque cada vez que eu ficava para baixo pensando em algo ruim, agradecer me ajudava muito.
Então, se hoje você tá trabalhando, mesmo que em algo que não goste, agradeça por ter um emprego. Se você reclama de ter que ficar arrumando e cuidando da sua casa, agradeça por ter uma casa em primeiro lugar. Se você está estudando muito, agradeça por ter a oportunidade de estudar.
Se você tem enfrentado desafios no seu relacionamento, agradeça por ter alguém que te ame ao seu lado, porque tudo que você vive hoje é o sonho de alguém que nunca teve essa oportunidade. Então, a gente se fala na próxima e valeu.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com