Olá bem vindos novamente ao projeto Educação Inclusiva na Prática. Um projeto que tem o objetivo de levar até você conteúdo, informações atualizadas, dicas e sugestões de atividades que vão fazer diferença no seu dia a dia. Fique conosco, inscreva-se também no nosso projeto pelo whatsapp, aonde você recebe conteúdo exclusivo e de forma individualizada, que tal?
O link para a inscrição está aqui na descrição do vídeo. Meu nome é Fabiana e estou coordenando este projeto. No tema de hoje nós vamos discutir um pouco aqui nesse vídeo, até para poder esquentar um pouco a discussão é falar um pouquinho sobre a igualdade.
Quando a gente fala de inclusão, falar de igualdade é quase obrigatório. E todo mundo para quem você perguntar a igualdade ela é importante? É muito importante.
Mas vamos falar um pouquinho da igualdade de acesso, a igualdade de condições porque quando eu trato as pessoas de forma igualitária, é que eu forneço a pessoa o que ela precisa para acessar um determinado serviço, um conteúdo, enfim. E vou explicar um pouquinho usando uma imagem, que circula bastante na internet que eu gosto bastante. Quando eu coloco aqui por exemplo essa imagem, onde eu tenho no primeiro plano eu tenho três pessoas, eu vou descrever a imagem porque de repente pode ter alguém que não consiga ver a imagem, por diferentes motivos, então a gente precisa descrever, e isso é ser acessível, combinado?
Por isso que o vídeo tem legenda, por isso que a gente faz a descrição da imagem, isso é importante, ok? Então no primeiro plano você tem um estádio, é um desenho não é uma foto, as pessoas estão atrás de uma cerquinha vendo um jogo de futebol e eu tenho 3 caixotes de um mesmo tamanho e em cima de cada caixote uma pessoa. Então em cima do primeiro caixote uma pessoa mais baixa, bem baixinha, parece até ser uma criança, depois no caixote do meio, eu tenho uma pessoa com uma estatura média, e uma pessoa bem alta essa pessoa bem alta por exemplo está com a cerca aqui no umbigo, certo?
Eles estão recebendo as mesmas condições, os mesmos equipamentos para acessar esse jogo. Mas, as diferenças individuais façam com que eles não tenham equidade, que eles não tenham igualdade no acesso porque, a figura do menino mais baixo que está com um caixote só, ele não acessa o jogo, ele não consegue ver o jogo. Na figura ao lado você traz o menino baixinho em cima de dois caixotes, e a linha da visão dele passa da cerca que tava impedindo, o menino do meio, que é uma estatura mediana em cima de um caixote e a visão do jogo também ta ok e essa pessoa que é mais alta e não precisa de caixote nenhum.
Então trabalhar o conceito de igualdade e equidade é importante, pense lá na sua sala de aula, pense lá no seu dia a dia você tem um universo dentro da sala, você tem que dar conta daquele universo, no sentido que são várias pessoas diferentes situações, diferentes condições. Se você tem um aluno, que ele dá conta daquele conteúdo etc, sem recurso nenhum ele tem uma condição, se você tem um outro aluno que precisa de um outro aparato, ele precisa de outras estratégias, outros recursos, informação compartimentada ele precisa de um apoio individualizado, ele precisa de outras coisas para acessar esse mesmo conteúdo, se isso não está garantido a ele, ele está com o menininho lá que não consegue ver depois da cerca, ele está presente, ele está "integrado", eu coloquei entre aspas aqui, mas ele não está incluído. Porque, para ele estar incluído ele tem que minimamente dispor das mesmas condições de acesso condições de acesso nunca significa se a pessoa vai ter êxito ou não, os níveis e os índices de êxito.
Você tem pessoas que não precisam de nenhum recurso, que recebem toda uma informação, toda uma escolarização e não tem as vezes o sucesso, o êxito esperado, não é verdade? Então é a mesma coisa pra pessoa com deficiência, ou pessoa com autismo, ou qualquer pessoa que requeira um outro recurso para acessar pense nisso: igualdade e equidade. "Ok, estou tratando todos da minha sala de forma igual", que bom!
Está de forma equitativa? "Poxa, mas eu não tenho esse recurso disponível" Então isso é o que eu disse no outro vídeo que é o papel tanto da família, quanto da escola, quanto o sistema de ensino é forma todo um conjunto que leve a garantir por exemplo essa questão da equidade, ok? Então esse é um tema bastante interessante, espero comentários de vocês em relação a isso, o que vocês acharam desse nosso bate papo e o projeto continua, nós temos temas muito interessantes, as pessoas estão participando conforme a participação e as dúvidas que vão surgindo o projeto vai ganhando esse norte.
Então pense, você tem a possibilidade de refletir sobre um tema, utilizando o whatsapp que é uma comunicação mais rápida Por que não? Por que não participar? Por que não divulgar esse projeto?
acesse o link aqui nas nossas descrições, com certeza você vai ter um feedback muito positivo, essa é a nossa vontade e esperamos vocês. Até o próximo vídeo, obrigada.