Poder | Clovis de Barros Filho

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Assista Agora
Pra vocês, Clovis de Barros, o Melhor Filosofo do Brasil (fonte: eu, um super fã). "ASSISTA AGORA" ...
Video Transcript:
é bem [Música] [Aplausos] e como faz tempo e é fundamental E aí ao aquecermos e e de dentro da nossa perspectiva mais fundamental o que dá abrigo Olá a todas as nossas reflexões O que é a a filosofia moral e eu vou gastar alguns minutos Para retomar algumas ideias centrais que nós podemos ter apresentado aqui e nos nossos primeiros encontros e e eu tenho para comigo o quê e quando você pergunta para qualquer pessoa e o que é ética e as pessoas têm uma certa intuição e do seu significado um porém e se forem solicitadas
apresentar uma definição e acabam recorrendo a e a propostas muito indevidas e é dizendo isso em outras palavras ética é uma coisa sobre a qual todo mundo fala mas ninguém sabe direito o que é e eu me interessando por isso acabei tentando investigar Por que tanta dificuldade Oi e a título então de síntese do que a gente fez até agora e eu me atrevo a dizer que a grande dificuldade reside no fato de que a palavra ética tem vários significados G1 é é todos vocês conhecem palavras com vários significados e é e ética é certamente
um deles Oi e a a maior dificuldade é que todos os significados da palavra ética são evidentemente abstratos e se você por exemplo é e pega uma palavra com um significado muito concreto como é a palavra cadeira então o significado da cadeira ele aparece imediatamente na sua mente porque a própria figura da cadeira se apresenta para você na sua imaginação e se a palavra cadeira tivesse outro significado como por exemplo chá de cadeira que quer dizer espera etc mesmo que você fique de pé Você pode tomar um chá de cadeira é um dos significados de
cadeira é um significado muito imediato que até ajuda a entender os outros significados agora ética é uma palavra que tem vários significados e são todos eles abstratos de maneira que não é muito fácil e imaginar nenhum deles muito rapidamente então Imagino que essa seja uma dificuldade importante é e eu vislumbro pelo menos quatro significados diferentes para ética que nós já mencionamos aqui e que nessa síntese eu faço questão de retomar antes de começarmos propriamente a tratar do nosso assunto e esses quatro significados eles tem digamos uma vinculação histórica quer dizer Eles foram hegemônicos em algum
momento da História do Pensamento mais tão todos eles também presentes né na atualidade esses significados Eles continuam existindo como preocupação do homem então tudo se torna a compreensão da palavra difícil quer dizer quando alguém pergunta para você o que é ética é você pode eventualmente oferecer uma resposta que dá conta de um certo sentido da palavra mas não dá conta de outros Sentidos o que gera perplexidade no interlocutor e e nunca conversa a título muito sintético para que a gente não se não se perca não é o primeiro Grande sentido da palavra ética é uma
reflexão sobre é o valor da vida como um todo e essa foi inclusive o Esse é o primeiro sentido da palavra ética né é uma reflexão sobre o valor de uma trajetória de 70 anos de 80 anos de 40 anos se a vida toda valeu a pena como percurso então o objeto da reflexão é toda a vida né então Poderíamos dizer que o primeiro significado da ética é atende a uma pergunta né O que é uma vida bem sucedida O que é uma vida que valeu a pena viver né de certa maneira essa preocupação continua
existindo né é se você pegar os anúncios fúnebres em jornal né você vai ver que lá Dependendo de quem morre você tem assim uma espécie de relatório do que e fez são destacadas as coisas positivas tudo para dar a a certeza ao leitor de que aquela vida foi uma vida que valeu a pena né é deixou uma empresa com tantos funcionários deixou mulher e filhos é enfim é deixou uma marca no mundo e enfim isso seria apresentado como um critério para saber se valeu a pena viver ou não então eu não sei se você percebe
Mas o que você chama de ética não é isso e no entanto esse é o primeiro significado da palavra né claro que as pessoas continuam se perguntando se a vida valeu a pena né é uma pessoa que tenta o suicídio é muitas vezes ou fazem em função da resposta que dá essa pergunta né é quando a pessoa tá à beira da morte com a família em volta é muitas vezes as reflexões dão conta a pergunta então eu a pergunta que continua pertinente mas ninguém chama isso de ética mãe né a ética não é o valor
da vida né A Ética não é aquilo que de positivo você fez ao longo de uma trajetória de 50 60 ou 70 anos mas esse é o seu primeiro significado certo então eu eu queria deixar isso claro então naturalmente é qual é a pergunta seguinte dentro dessa desse significado né se a vida valeu não valeu a pena ser vivida é a pergunta óbvia é o que tem que acontecer na vida para que ela seja entendida como positiva como exitosa como bem-sucedido né que que tem que ter acontecido o que que o que que tem que
ter acontecido com uma pessoa para Que ela possa entender que a vida foi um sucesso foi positiva valeu a pena não sei se você percebeu essa é uma pergunta complicada porque e vamos imaginar que uma pessoa tenha começado uma empresa do nada tenha terminado uma a vida com 1.500 funcionários e um não sei quantos milhões de dólares de ganho anual e quatro filhos e e um casamento de 50 anos etc e tal mas foi uma pessoa amargurada triste sofrida é desesperada e angustiada etc então é toda todos aqueles dados positivos eles de certa forma são
relativizados pela quantidade de sensações ruins que a pessoa teve ao longo da sua trajetória então o que que tem que ter acontecido para que a vida possa ter sido boa né indiscutivelmente boa então você percebe isso é complicadíssimo outro dia uma pessoa me disse é eu trabalho em tal lugar a 40 anos ela em uma loja de dessas lojas que vende de tudo né uma que já foi até acho que posso dizer Casas Pernambucanas né que já teve seu momento de glória é e o Valeu trabalho aqui há 40 anos eu nem sabia que existia
isso a 40 anos mas lembrando não adianta bater né eu não deixo você entrar o frio não sei que tal é e a pessoa dizia que trabalha Ali há 40 anos é é como um argumento irrefutável de que se ela trabalharia 40 anos é porque a vida dela foi boa né A longevidade nesse pertencimento institucional é apresentado como critério irrefutável de uma vida bem sucedida é curiosamente dias depois eu nem conhecia uma jovem executiva em Belo Horizonte é do ramo do direito diretora e de empresas de siderurgia e ela me dizia eu fiquei três meses
na valor é que mannesmann e agora eu já estou na Anglo e ela apresentava essa rapidez de troca de emprego com o elemento indiscutivelmente Positivo foi eu ainda perguntei mas é bom trocar de emprego tão rápido Faro quando você fica muito tempo no lugar e se não que ninguém tá interessado em você quando você troca de emprego Isso significa que tá todo mundo atrás de você e trocar rapidamente de emprego indica o que que você o Executivo come sabe etc e tal e portanto a sua vida eu não sei se você percebeu mas os argumentos
são rigorosamente opostos e contraditórios é excludentes entre si e os dois são apresentados como garantia de que a vida valeu a pena poderemos sair daí e passar por matrimônio estou casado há 50 anos e o outro diz esse é o meu oitavo o casamento e todos os casal há três anos no máximo o de 50 anos de Down É porque a minha mulher minha companheira toda a vida é o amor e o outro diesel eu só fico apaixonado a paixão dura três anos o primeiro ano é o ano de Apogeu tesão absoluto segundo ano é
o ano de tolerabilidade já é o terceiro ano já é arrumar as malas e começar arrumar o plano B para pular de galho em certo e tal e os dois estão convencidos de que tem razão eu poderia ficar aqui anos tentando mostrar para você que a tal da Vida boa é tem critérios os mais os mais adaptados a trajetória de cada um então a a resposta digamos filosófica conhecida para esse tipo de pergunta o que que tem que acontecer com a vida para Que ela possa ser considerada a boa é a de Aristóteles e o
que é que Aristóteles vai nos ensinar ele vai a hora que você nasce com alguns talentos né algumas potencialidades você nasce com digamos alguns atributos é que são atributos de possibilidade mesmo de vida e que essas potencialidades elas poderão vingar ou não alegoria é mesmo a alegoria da planta né Tem planta você planta muda aquela muda com tem potencialidades de virar uma grande árvore Mas dependendo do que acontecer na vida da muda elas virar a uma grande árvore ou não né e assim com você é igual né Cesar Cielo nasceu com potencialidades de ser um
grande nadador Mas entre nasce com potencialidades de ser um grande nadador e virar campeão olímpico vai uma trajetória que pode o desabrochar ou não a vida boa é a que desabrocha as potencialidades que são as suas Neymar jogava muito no futebol de salão da Portuguesa Santista mas gente jogar muito com oito anos de idade no futebol de salão da poeira santista e virar jogador do Barcelona e da seleção brasileira tem toda uma trajetória que pode vingar ou não então a vida boa é aquela que faz vingar as potencialidades que são as suas Vamos tomar um
exemplo mais próximo de nós Eu talvez tenha nascido com alguma potencialidade da Tica explicativa capacidade de tornar claro aquilo que é inicialmente mais confuso e essa potência que é a minha pode ter se materializado e se vingado no professor de excelência ou não então a vida boa é aquela que fez vingar potencialidades que são as e essa preocupação é tão interessante que Aristóteles diz que sendo a ética reflexão sobre si a vida valeu não valeu a pena eu só posso saber isso definitivamente depois e a vida acabou então o que seria ética ética seria a
avaliação do Sucesso da vida depois que ela acaba portanto feita sempre por outro depois que a sua vida acaba não vai dar para você mesmo fazer esse balanço a não ser que seja recorrendo aí a alternativas transcendentais né se não é outro que vai fazer esse balanço da sua vida porque porque a busca da Excelência isso é lindo de aprender a busca da Excelência deve ir até o fim né em outras palavras eu tenho a de buscar a excelência na arte de dar aula até morrer e isso é uma potência que eu tenho Desde o
tempo de muda então a pergunta é você muda que desabrocha é a pergunta a ética por Excelência Eu posso te garantir duas coisas primeiro essa preocupação é tua É claro é a de todos todo mundo sabe que tem talento tem potencialidades todo mundo sabe que tem inclinações tem coisa e todo mundo sabe que pode desabrochar ou não portanto essa é uma preocupação que atua essa é a primeira coisa preocupação de todos nós segunda coisa ninguém chama isso de ética hoje e no entanto esse é o primeiro significado né bom esses talentos essas potencialidades que você
tem enquanto muda de planta né os gregos como Aristóteles chamavam de virtude e é por isso que o primeiro sente a ética é a ética das virtudes e quando você consegue a excelência é da da virtude que é a sua você vive bem e é feliz portanto Eis aí o primeiro significado vida que valeu a pena depois de 80 anos depois de setenta anos depois de 75 anos vamos imaginar que o professor que vos fala é vem a falecer daqui 10 ou 15 anos você monta um serviço fúnebre um velório né E alguém vai falar
nesse serviço único e vai dizer Professor deixou uma legião de gente de admiradores pessoas que aprenderam com ele não sei o quê não sei o quê lá pa pa pa pa pa Professor deixou três filhos deixou isso deixou aqui outra coisa e tal Aristóteles levanta a mão no fundo da sala e diz sabe o que que é tudo que você tá falando não me interessa né a herança né professor é Como assim interna Não eu quero saber se ele ele enquanto potência de professor desabrochou num professor de excelência é isso que eu quero saber se
se o pessoal aplaudia ou não isso a gente está cansado de applaudir picareta né é isso não interessa pois se ele deixou o filho mulher de ser Vital isso todo mundo acaba deixando alguma coisa eu quero saber se aquela potencialidade fundamental desabrochou numa árvore de excelência é isso que eu quero eu espero que você tenha entendido que esse é o primeiro sentido a ética das virtudes a busca do desabrochar das próprias potências EA luta dentro da vida para que isso possa acontecer bom a título só de curiosidade é isso permite responder um monte de perguntas
como por exemplo e como deve ser o comportamento do seu dos seus pais né como deve agir o pai deve agir no sentido de permitir a criança encontrar a sua virtude e conseguir o pleno desabrochar da mesma como deve ser o comportamento de um professor a mesma resposta descobrir a plena potencialidade e buscar o desabrochar da mesma como deve ser o comportamento de um governante criar condições materiais e políticas para que as pessoas possam descobrir as suas virtudes e buscar o seu plano desabrochar né é e etc então espero que você tem que ser se
você perguntar inclusive o que é justiça para história justiça é você distribuir as coisas do mundo de maneira a privilegiar aqueles que são talentosos né e portanto dar a melhor flauta para o melhor flautista a melhor piscina o jogador o melhor anfiteatro para o melhor professor o melhor microfone para o melhor cantor Justiça isso é você premiar o Virtuoso premiar o talentoso né não economizará esforços para dar para o talentoso aquilo de que ele precisa para desabrochar o talento que é o seu bom esse é o primeiro sentido é já tínhamos falado sobre isso mas
é um rei vai vou fundamental porque porque isso faz parte da tua vida e que quer saber é uma das ideias que mais me encanta se a gente chama isso de ética ou não é um detalhe que não me parece importante o importante é que infelizmente nos dias de hoje é nós tendemos a nos esquecer daquilo que nos é mais importante mais específico mas os teristico mais fundamental que são os nossos talentos né você abrir a televisão O que você vai encontrar você vai encontrar um conjunto de dicas que valem para qualquer um todo na
verdade na educação e a educação de massa é aquilo que vale para qualquer um né é e o que é que eu tentei explicar para você até agora que nem sempre o que vale para outro vale para você porque porque o sucesso da vida depende do desabrochar daquilo que só você tem é quem é na minha trajetória que me incentivou a buscar a excelência como o professor ninguém ninguém Então na verdade todo mundo que se apresentou diante de mim inclusive dizendo que me amava tipo pais etc essas pessoas fizeram de tudo para Me direcionar para
aquilo que a sociedade considera fundamental mas é ignorando completamente aquilo que me era mais fundamental minhas virtudes e por isso os gregos acreditavam que era preciso resistir e a intervenção da sociedade hora e esse essa abertura nos permite apresentar uma Primeira ideia de poder que aqui vale a pena é menciona o que que eu acabei de dizer eu vou fazer através de exemplos porque é isso é é relevante e eu me lembro que quando eu era criança Se eu sair do ginásio e fui para o colegial e eu tinha que escolher entre exatas humanas e
biológicas e o meu pai eu então disse que queria ir para humana e o que é o dizia não tinha relevância nenhuma a título deliberativo eu e o meu pai então me botou em exatas bom então eu fiz três anos com uma carga enorme de matemática física etc porque porque eu deveria estudar Engenharia Oi Mila Ah e alguém ainda teria dito ao meu pai que dentro da engenharia eu tinha que estudar engenharia de telecomunicações Porque isto sim quem é que ia dar mercado a a hora eu não sei se você percebe mas existe aqui uma
intervenção na vida O que é motivada não pelas características de quem vive mas pelas necessidades dos outros o que significa ter mercado O que significa um conjunto de necessidades que são as necessidades do coletivo de todo mundo né é ter mercado quer dizer vamos precisar de profissionais em engenharia de telecomunicações então eu deveria estudar engenharia de telecomunicações para atender as necessidades do mercado para atender as necessidades dos outros e com isso eu estaria aqui do mão do Pleno desabrochar da minha potência eu estaria Abrindo mão de uma vida bem sucedida e exitosa em nome do
aplauso das necessidades né dos outros eu não sei se você percebeu mas você tem aqui uma subtileza fantástica que é a seguinte né não existe uma iniciativa coletiva de convencimento de que as pessoas devem viver em função das necessidades dos outros tá certo então existir uma um convencimento de que você obviamente deve abrir mão das tuas especificidades em nome daquilo que mais estiverem precisando hora você tem aí então uma situação de poder que é uma situação de grande crueldade por quê Porque se quer te dada a possibilidade de dizer olha se você quiser você pode
encarar uma vida em cima dos teus talentos mas se você optar por uma vida em cima das nossas necessidades a tua vida vai ser mais fácil e nós vamos te eu não ainda se fosse assim daria haveria uma chance para os mais Corajosos resistentes heróicos até de lutar pelo pela pelo seu próprio talento não muitas vezes essa possibilidade sequer é levantada você vai casar com não sei quem você vai estudar tal coisa você vai viver desse jeito você vai herdar as empresas da família você vai administrar os bens do seu pai você vai não seguir
isso é dado como uma obviedade é esse você levantar a mão e disser mas muito embora meus pais tenham me deixado uma empresa gigantesca é não faz parte da minha natureza não é é administrar nada né então no fundo o que eu e no a tocar saxofone né então claro eu não sei se você percebeu mas existe aqui uma situação de poder muito interessante que é uma das que mais importa que é o fato de você entregar a sua vida a critérios a critérios que não são os critérios das duas potências das suas virtudes e
dos seus talentos a coisa mais normal do mundo de acontecer né então no meu caso eu comecei cometendo algumas heresias a primeira delas foi é não fazer a tal faculdade de engenharia né É mas ainda assim eu tive que fazer direito que era uma espécie de compromisso político né Entra engenharia que era o desejado e as humanas que é o que eu queria o direito digamos era parte das humanas tolerada né porque bem ou mal direito tem mercado própria mente Ah pois tive que aguentar cinco anos de direito até conseguir ter condições de poder suficientes
para definir a trajetória da minha própria vida que seria como professor para desencantamentos tristeza angústia adoro e decepção dos meus pais que depois de tanto esforço acabaram vendo um filho é abraçar uma profissão tão pífia e tão então é tão pouco reconhecida ilegítima e pouco remunerada como é a profissão de professor então espero que você tenha percebido existe aqui uma questão de poder fundamental que é o poder de é Fazendo as tuas da tua muda uma grande árvore né o poder de fazer da tua da tua potência uma uma realidade né o poder de após
Identificar qual é a tua praia e essa praia uma praia de Copacabana né o poder de controlar a própria existência em função do Pleno desabrochar daquilo que você tem de melhor e esse poder sobre si mesmo é o poder sobre o povo ninguém não fala hoje também né se eu perguntar na rua o que é o poder as pessoas vão falar é a Dilma né É o Zé Dirceu é um Joaquim Barbosa eu não sei que aí Aí você poderia perguntar para pessoa mas aproxima um pouco da tua vida beleza nos tão longe né aí
a próxima muito o poder é o dono da empresa que manda em mim poder é o meu chefe né que manda em mim o poder agora mas é muito difícil ou praticamente nula a resposta que diz poder é a a prerrogativa que eu tenho Oi Rose a minha vida apesar de tudo apesar de tudo apesar de tudo é Apesar de todas as forças que agem na contramão do Pleno desabrochar da minha potência eu eu eu de vez em quando faz umas brincadeiras e eu digo apesar dos professores que eu tive eu me tornei uma pessoa
lúcida né então já vamos cara é arrogante é insuportável eu já tô sendo absolutamente verdadeiro né de cada cem professores 99 só me atrapalhar né nunca se preocuparam comigo propriamente pelo contrário procuraram mim puxado ela baixa um conjunto de informações que pouco ou Nada me ajudaram a desabrochar plenamente a minha vó deve olha que a minha virtude era igual à dele supostamente a disse Professor Seria normal que um professor tivesse com o primeiro cacoete o de tentar o professor zinhos no meio dos seus alunos nunca nunca e quantos e quantos versões eu tive nunca pelos
meus sonhos eu ia coisas de Areia sem isso eu nunca ninguém chegou para mim falou pô vamos ver se você tem talento para fazer o que eu faço então você percebe o que que os gregos tinham certeza a sociedade não é contributiva para o sucesso da sua vida se a sua vida tiver que ter sucesso vai ser na Contramão vai ser contra a corrente Essa é a certeza grega maior se tiver chance da vida ser bem-sucedida vai ser remando contra o fluxo do Rio por quê Porque o fluxo do Rio ele aponta para as para
os problemas da sociedade como um todo e não para sua especificidade não é por acaso que todas as pessoas talentosas que tiveram o desabrochar da sua potência contam das dificuldades que tiveram para que isso acontecesse né porque porque no final das contas é preciso muita audácia é muita coragem para plantar cara dizer que é saber não vou fazer nenhuma disso o meu negócio é ser pintor o meu negócio é isso é muito difícil você enfrentar Digamos um poder estabelecido que vai na contramão do seu poder de auto-gestão e alto definição da sua própria trajetória é
o segundo o sentido da palavra ética é porque o primeiro é ética e como pleno desabrochar da própria potência é o primeiro sentido é a resposta da pergunta o que é uma vida bem sucedida o segundo sentido da palavra ética é outro é é e qual é o segundo sentido da palavra ética o segundo sentido da palavra ética como devo agir o e percebe que isso já está mais próximo do teu entendimento E se você tivesse que apostar numa definição de ética você jamais apostaria no anúncio fúnebre e numa avaliação de 80 anos mas você
apostaria numa avaliação de um comportamento isolado de um comportamento específico de alguém que ágil e poderia ter agido Diferentemente Então como devo agir essa é a pergunta então eu não sei se você percebe mas nesse segundo momento a pergunta mudou em relação ao primeiro momento então se você tivesse que dar uma única definição de ética você podia dizer a os gregos que se lixem não tem como foram eles que inventaram a palavra não tenho como abrir mão então você poderia tentar uma definição assim é reflexão sobre a melhor maneira de viver e de agir bom
deu conta mas já ficou uma definição coisa amarrada dura A reflexão sobre o valor de uma trajetória de 80 anos e o valor de uma conduta tomada em 5 segundos de um conta mas é a mesma coisa que você querer reunir sobre a mesma palavra uma pamonha né e um liquidificador né É quer juntar junta né junta pamonha e liquidificador chama de alguma coisa esquisita e diz essa coisa esquisita é coisas feitas de milho e eletrodomésticos que Lico é fácil quer fazer faz mas você percebe que um fato de você colocar sobre a mesma palavra
coisas de significado tão diferente muito mais atrapalha do que ajuda É isso que eu tô tentando dizer você aquilo que um grego chamava de ética nada tem a ver com o que chamamos de ética e isso torna a coisa complicada porque quando você abre a televisão tem sempre um especialista que aparece e que diz vamos falar de ética a estou aqui Eles já dizia que Pois é velho só que o que ele chamava de ética não é o que nós chamamos de ética Então as coisas que Aristóteles possa ter dito estão super relevante para discutir
o valor da vida o valor da vida nos interessa só que nós não chamamos mais isso de chamamos de outra coisa nem sei bem do que chamão mas ética não é ética é o valor da conduta né de séculos para cá ética é o valor do comportamento ágil bem agiu mal agiu com justiça agiu com justiça agiu com honestidade agiu com desonestidade ética é isso é o valor de uma conduta as quem tem valor e o valor da conduta é o objeto da ética bom o segundo sentido da palavra ética é ética é que não
é mais de virtudes e na mais de virtude Mas é uma ética de resultados eu vou chamar assim para facilitar muito a tua vida eu poderia chamar de ética de consequências ética consequência a lista mas eu vou chamar de ética de resultados e porque razão eu vou chamar isso de ética de resultados hora muito simples a pergunta se antes a pergunta era o que tem que acontecer na vida para que a vida seja bens considerada bem-sucedida resposta o pleno desabrochar da própria potência A pergunta agora é o que tem que acontecer na minha conduta para
que ela seja considerada boa né ele é pergunta fazer o É o quê É o quê É o quê É o que confere justiça a conduta justa né O que confere honestidade a conduta honesta né é o que que a conduta tem que ter para Que ela possa ser boa Qual é a bondade da conduta boa aonde Tá aonde tá e a resposta nesse segundo sentido é muito clara uma conduta boa é uma conduta que tem seja é resultados ou consequências boas pronto por isso ética dos resultados uma conduta boa é uma conduta que desperta
resultados bons né Então nesse sentido eu não sei se você percebeu mas nós estamos diante de uma proposta ousada porque é porque se alguém disser para você é o que faz com que uma conduta boa seja boa a resposta que nós estamos dando é não é a conduta Esse é o que aconteceu depois já aconteceu de bom tá cla o que faz com que uma conduta seja merecedora do título de boa são todos os resultados que ela desencadeia seus resultados foram bons É porque ela foi boa enquanto ela não produziu resultados então eu não posso
saber se ela foi boa a conduta pela conduta não tem valor moral a conduta só tem valor moral Depois que eu descobri o que foi que ela despertou acarretou fez acontecer por isso ética de resultados O valor está no resulta em pó e você vai dizer eu chegar você pega o pai né ele vira o filho e diz vai ver o que você fez na verdade ele não deveria nunca dizer isso desse jeito porque a criança já fez ela não pode ir ver o que ela fez porque ela já fez não tem nada para ver
o que ela vai ver é um resultado do que ela fez e por causa do resultado a conduta foi digna de repressão digna de Condenação né vai ver o que você fez é vai ver o que aconteceu no mundo como consequência do que você fez né então com a consequência foi ruim então a conduta foi ruim esse esse é o segundo sentido da palavra ética o valor da conduta definido pelo resultado nós podemos dar mais exemplos é aula do professor Clóvis é boa? e qual é a resposta e a resposta é a todos os que
vem assistir na e Rara uma das 11 há uma hora e preenchem uma ficha de avaliação Oi e a ficha de avaliação é altamente positiva então a aula é boa e eu não sei se você percebeu mas nós estamos no coração da ética de resultados Qual é a condição para que a aula do professor Clóvis seja considerada boa ela produzir efeitos bons no caso em questão a satisfação dos que estão aqui por isso preenchesse uma ficha lá Nós vamos pegar um terceiro exemplo o vendedor sai a Campo vendedor vendedor vendedor e pode vender a coisa
para planta Quem Sabe às vezes tem uns bicho aqui na soja é né então o japonês inventou um negócio que mata o bicho não mata a soja e não mata quem come a soja vó então vai o vendedor para vender o cara que planta soja o cara que planta soja é um comprador de responsa e Tem bala na agulha o e saio vendedor porta fora quando ele volta no fim do dia depois de ter almoçado por conta da empresa se deslocado por conta da empresa se distraído por conta da empresa tem que vou na empresa
ele volta e aí tá o o dono da empresa que vende o remédio da soja na porta e aí vendeu e o vendedor diz vinde tudo eu já vendi os remédios que os japoneses nem produziram ainda já estão vendidos E aí então o dono da empresa de você é um vendedor do você é né Vamos aumentar o seu salário show de bola percebeu não sei se você percebeu mas nós estamos diante de uma situação que o valor do comportamento do vendedor Depende do que ele disser na hora que ele volta vende tudo muito bem então
você é show de bola e e eu não sei se você percebeu mas eu dei aqui três exemplos Então nós vamos retomar esses três exemplos para fazer algumas perguntas e vamos começar eh não é pelo valor do comportamento do menino que tava jogando bola a bola bateu no vaso e o vaso quebrou Eu e o pai diz vai ver o que você fez e portanto o valor do comportamento da criança está definido pela quebra do vaso ótimo e Então qual é a certeza e a certeza é a de que e nada além da quebra do
vaso importa na hora de julgar o comportamento da criança e o que poderia valer e não tem mais por exemplo eu poderia valer o fato da criança está descobrindo o seu maior talento e essa criança chamava neymarzinho Eu e o pai e pega criança espanca a criança porque ela quebrou o vaso eu não sei se você percebeu e mais o que Aristóteles tinha dito acabou de ser desmentido é porque temos que fazer de tudo para desabrochar as plenas potências e quando você espanca uma criança porque ela jogou Bola Ela tenderá a evitar repetir para não
tomar outra surra e você acabou de lutar contra o pleno desabrochar da própria potência só isso também para isso é bom que a gente tem 8 10 filhos se a gente não se oito de você tem 10 filhos e nove não derem certo mas não der certo tamos no lucro Então a gente vai batendo Aonde pegar pegou Eu não sei porque tô batendo Mas eles sabem bonitão apanhando não é não a gente vai batendo É isso aí né Então esse é o a primeira situação vamos pegar a segunda situação a aula do professor Clóvis na
e Rara a Paula do Professor Clóvis não errar é excelente porque passa a ficha no final e os caras dão tudo ótimo e bom então a aula dele é ótima mas será Alguém poderia perguntar ou será que e o simples fato das pessoas terem passado um bom momento o simples fato das pessoas terem se distraído e todo aquilo que motivou elas preencherem ótimo e bom é suficiente para conferir a aula do professor e a sua excelência ou será que a aula do professor e não poderia ser julgada não pelo que nós achamos mas a aula
poderia ser julgada por quê Por critérios da aula e como por exemplo Qual é a relação entre as partes como por exemplo a pertinência dos exemplos como por exemplo é até atualização que o professor faz para É apresentar o tema como por exemplo é a relação que o professor faz do tema com o cotidiano como por exemplo Então eu não sei se você percebeu mas nós poderíamos julgar a aula do professor pela aula e não pela satisfação de quem tá assistindo e o que é que muda e o que é o nível seguinte É sim
no primeiro caso o valor da aula depende da do resultado eu troco o auditório e eu posso trocar um resultado da aula eu tiro gente que estaria disposta a gostar do que eu falo e coloca o gente que não estaria disposta a gostar do que eu falo a minha aula foi boa e a mesmíssima aula foi ruim e como pode a mesma aula ser boa e ruim e o passo o que se você julga aula pela aula o fato do aluno ter gostado não gostado da aula é um problema dele porque a aula e ela
foi boa ela foi boa para qualquer um e aí Claro cabe ao aluno é se preparar para desfrutar daquilo que é uma boa aula eu não sei se você percebeu a diferença né eu vou eu vou eu vou traduzir isso eu trabalhei muito tempo em escola particular e em escola pública no Setor Universitário no Setor Universitário privado o professor bom é aquele que agrada o aluno Então se o aluno é um playboy enlouquecido cabe ao professor agradá-lo e nem que país foi ele tem aqui não ensinar nada porque você não agradar ele não continua no
cargo com o cursor não universidade pública é um contrário o aluno não é comprar o seu chega ele dá aula dele ele é um cara e seu aluno não gostou é porque ele é um imbecil ele tem que começar a se preparar para conseguir entender eu falo eu tô aqui você não tá aqui suba porque eu não vou mexer uma palha para descer eu tenho o meu patamar e se você não entendeu nada do que eu falei o problema é seu eu espero que você tenha percebido são duas maneiras de encarar o meu problema o
valor da aula pela aula e o valor da aula pelo resultado a paz e luz para o terceiro exemplo e o vendedor que saiu para vender os produtos contra o bicho da soja1 e o que ele não me contou quando ele voltou a equipar vender tudo que ele vendeu ele prometeu atributos do remédio que o remédio não tem um que ninguém tem muita certeza que tem Então na hora de vender ele poderia ter dito presta atenção o que eu posso garantir é setenta por cento de eficácia com 30 aprender caixa tem um outro tipo de
bicho que ainda não sabemos se o nosso remédio consegue detectar nós podemos trabalhar nesse aqui nesse aqui vai funcionar desse nesse outro tipo de bicho não funciona completamente naquele outro nós não temos certeza de nada e assim por diante ele poderia ter dito a verdade a verdade daquilo que é o seu conhecimento fez isso não o que foi que ele fez estou aqui é porreta coisa de japonês burrito só os bicho o link e outro sai correndo basta você aparecer com borrifador e os bichos já saem corrente e aí então o que aconteceu você mentiu
para vender como Vale pelo resultado a mentira é uma venda boa e a verdade é uma verdade ruim não é bacana conhece lugar assim aonde a mentira é aplaudida e promovida e a verdade é vaiada e considerada incompetência conhece lugar assim eu conheço eu espero que você tenha percebido uma coisa muito clara eu posso julgar o comportamento do vendedor pelo seu resultado ou eu posso julgar o comportamento do vendedor pelo seu comportamento E aí e eu posso julgar e o valor da aula pelo resultado ou eu posso julgar o valor da aula pela aula e
eu posso julgar o chute do menino pelo resultado ou eu posso julgar o chute do menino pelo chute eu espero que você tenha percebido Toda vez que você julga alguma conduta pelo resultado e vocês/não é enorme problema qual é o problema de que para alcançar o resultado talvez você tenha que ter agido de maneira indigna ou vergonhosa um simples Aço e qual é a concepção ética dominante no mundo do Capital esta que eu acabei de apresentar ética como valor da conduta a partir do resultado ó a hora aqui vale uma reflexão é porque aqui nós
temos uma questão de poder aqui nos interessa de perto e quando você diz o que uma conduta Vale pelo resultado e qual é a resposta que eu tenho que dar antes de mais nada G1 se alguém diz olha e se você agiu bem E é porque você produziu bons resultados um ótimo e qual é a pergunta que você faz e quais são os bons resultados é porque se eu não souber com clareza Quais são os bons resultados Eu Jamais saberei como é que eu tenho que agir Quais são os bons resultados e voltamos então para
o jogador de futebol e bom imaginemos um técnico como Paulo Autuori São Paulo Autuori assume o São Paulo São Paulo Autuori aparentemente trabalha de manhã de tarde de noite Paulo Autuori coloca os seus conhecimentos de quem já foi campeão do mundo e você deve imaginar que ser campeão do mundo de futebol alguma coisa de futebol a pessoa tem que entender porque o mundo inteiro joga futebol ou para ser campeão do mundo de futebol não pode ser um nó cego completo certo São Paulo Autuori vai arrumando o time Paulo Autuori é é o né e diz
a verdade a espera todos os jogadores irem dormir para ir dormir depois não exige primeira classe se os outros jogadores não puderem ter também em suma Paulo Autuori é o exemplo de ética que qualquer um poderia ter na cabeça e não faz futrica não responsabiliza os jogadores apresenta-se como responsável nas derrotas eu sou responsável e blá blá blá blá blá Este é o cara é só que de 17 partidas e ele ganhou 3 E aí bom então Paulo Autuori cai E aí e Olha que bacana é aquele cara que era do campeão do mundo gente
fina é ético honesto sincero protegiam as coisas babá ou Rua 1 e chama-se outro o peixe vamos deixar o comportamento dele de lado É mas esse entra e ganha duas em seguida e o time sai da zona de rebaixamento e eu não sei se você já percebeu O que foi que ele fez eu não sei eu só sei que eu time só perdi a E aí o time ganhou Então o que ele veio E é claro que não foi isso que aconteceu e mais vamos imaginar que algum um árbitro e o goleiro adversário se tivesse
com ele Murici é uma dívida a enorme e ou então diz o técnico eu preciso ganhar malandro é a hora de você pagar sua dívida Eu não eu não posso entregar o jogo pode e na hora que o cara cobrou escanteio e você vai sair para esmurrar bola é só que em vez de esmurrar a bola para frente você vai esmurrar a bola para trás lá estará um jogador meu que vai botar a bola para dentro do Gol chegou Claro tá certo e aí o cara ganha não sei se você percebeu e mais o que
chamamos de Ética do resultado é rigorosamente o contrário do que gostaríamos que triunfasse nos nossos relacionamentos e eu dando aula para Playboy quem sabe cara que paga quatro pau de mensalidade por mês e na minha época tinha uns Escort XR3 conversível e agora eu nem sei mas deve ser tipo Land Range Rover branca é um playboy 18 anos vai aprender a dirigir Vamos dar um carrinho para ele bater Range Rover branca 0 só para ele enviar no poste depois quando ele pegar o jeito a gente dá um carro para ele por enquanto vamos dar uma
Range Rover branca pai Esse é o cara que vai aparecer na minha frente o que que esse Playboy aprendeu em casa e ninguém grita com ele o que que ele aprendeu em casa que ninguém diz nada que possa Contrariar os seus apetites são interesse o que que ele aprendeu em casa que ele não pode ser contrariado e pode ser alguma porque ele é filho do cara que compra o remédio da soja do nem podendo manda esse professorzinho de merda para o inferno porque diz logo para ele quem você é E aí então então o professor
e diz vocês leram para próxima e da página tal a página tal cara eu vou ler nenhuma eu não vou ler nenhuma então o que você faz é ponha-se daqui para fora não porque quem vai para fora é você Professor então o que você faz você já nem pede para o cara né mas vida aí você não lembra cio e o que que você entra entra você tem sete piadas na sequência você tirou de dare Toledo Tom Cavalcante você conta sete piadas na sequência de especial semana que vem tem mais piada e tal e aí
você aplaudido e descer tal esse é o resultado que se pretende quando você acha que o que é bom é aquilo que é aplaudido pela maioria sabe ética de resultado assim Cristo foi crucificado Sócrates foi morto e todas as maiores barbaridades da história da humanidade foram aplaudidos por quase todo mundo ética de resultado é isso é quando você age para para de certa maneira produzir bom então eu não sei se você percebeu mas nós estamos diante de um problema é importante aqui E qual é o resultado que eu tenho que alcançar ó e aqui a
questão do poder é fundamental e quem é que manda e manda quem define o resultado que temos que alcançar o e se você preferir Manda quem define a meta o ou você supôs que fosse diferente bom então é eu poderia virar o dono da escola e dizer eu vim aqui e o meu objetivo é ensinar e o meu a minha meta é que o meu aluno aprenda e poderia dizer respondam da escola e o dono da escola vai dizer e o meu objetivo é que o aluno Pag Oi E para isso ele tem que continuar
matriculado E para isso ele não pode ser reprovado Ficou claro eu pergunto vai prevalecer a minha meta ou a meta do dono da escola e vai prevalecer a meta do dono da escola viu só o poder de tem quem define o resultado para onde é que temos que Professor faça o que o senhor quiser desde que o aluno saia dali satisfeito porque satisfeito ele continua continuando ele paga e pagando eu enriqueço e é para isso que os olhos tá aí aqui eu enriqueça eu e você quis mas esses alunos eles não vão aprender nada se
o senhor além de mim tem que ser conseguindo ensinar para eles alguma coisa então ótimo você não consegui também não fiz falta muito faz tudo parte de um teatro só tá certo eles fingem que aprendem o senhor finge que ensina e eu realmente Henriques pronto e o que quem manda aqui Claro sou eu o dono do Capital Eu espero que você tenha percebido que quando você é trabalha como uma ética de resultado você tem um enorme problema para resolver e a justamente o problema de se perguntar por que aquele resultado é um bom resultado E
aí se você está me acompanhando por quê que o pagamento do aluno é a maior preocupação do professor E por que que não deveria ser o aprendizado do aluno sabe aquela coisa se não tiver um nível mínimo você está reprovado aí o aluno de se eu for reprovado eu vou trocar de faculdade Esse é um direito que te assiste E aí você vai dizer bom mais então Quais são as condições para que eu possa reprovar um aluno é trabalhar numa escola que tenha prestígio suficiente para repor aquele aluno como pagante agora no mercado em que
toda se equivalem sabe UNICID Uninove 8:15 1:22 uniguararapes Munique jaqueta únicos Único dia no lugar desse eu saio da Unip vou para o menor para o único única coisa Uni F1000 União seguida vai dar tudo na mesma então você vai dizer é que aqui nós somos não então você acaba perdendo o poder de definir qual é o bom resultado na hora que você perde o poder de definir qual é o bom resultado você não tem poder nenhum porque você é obrigado a agir perseguindo o resultado definido por outro e você me entendeu Esse é o
te juro Se você puder ir para casa pensando nisso Nossa o quanto você terá progredido até que ponto eu participo da definição dos resultados legítimos da minha conduta e o até que ponto que se espera da minha conduta é definido por outra pessoa e eu vou repetir para você anotar é porque eu tenho certeza que isso aqui pode ter para você um grande impacto E se o valor da tua conduta é definido pelos resultados é até que ponto você participa da definição desses resultados que fazem da tua conduta uma conduta boa e se você é
claro que sozinho a menos que você seja muito poderoso mas se você pelo menos tiver a possibilidade de levantar a mão para argumentar Quais são os bons resultados que você espera alcançar com a tua conduta é sinal que você não é tão massacrado assim agora se você não puder nem abrir a boca é sinal que você é um escravo moderno e o escravo moderno não é aquele que trabalha sem salário apanha tipo Escrava Isaura o escravo moderno é aquele que trabalha sem poder discutir o sentido do trabalho o escravo moderno aquele que trabalha sem poder
discutir para onde podemos e devemos ir pelo menos discutir não se trata de vencer sempre mas pelo menos discutir bom então espero que você tenha percebido que aqui nós temos um ponto nevrálgico da nossa discussão e se a ética é uma ética de resultado Qual é o resultado e esse alguém que define o resultado está disposto a ouvir o parecer daquele que age é porque nada impede que o vendedor volte para empresa e diga sabe o que que é e sim eu tivesse mentido eu teria vendido mais porém Se tem uma coisa que eu não
faço e é mentir e isso é você disser que eu tenho que mentir porque você definir o resultado E o resultado é a venda máxima imediata bom então eu não trabalho mais para você você percebeu que nós o meu coração de uma relação de poder Oi e a sua dignidade Esse é o seu objeto de maior poder se você aqui você manda é mas existe um limite Oi e esse limite eu não vou abrir mão bom então para gente continuar brincando vai funcionar assim e eu tenho que participar pelo menos dos limites do resultado que
você me impõe porque eu não minto [Música] É sério e e é por isso que a gente chega numa terceira no terceiro sentido da palavra ética é o terceiro sentido da palavra ética tem a mesma pergunta como é que eu devo agir é só que a resposta é completamente diferente e eu não devo agir a informação de um resulta Ah e por que não é porque eu não controlo completamente os resultados das minhas condutas E aí e Como assim eu não controlo completamente os resultados das minhas condutas e não controla e eu eu saio de
casa para dar aula bom e você já me acompanha e sabe como é a minha aula e lá na universidade eu tinha um aluno ouvinte e este aluno-ouvinte era o deficiente físico o e negro e esse aluno ouvinte é e sempre me colocava a parte das suas dificuldades existenciais e como por exemplo e o abandono pela mulher e teatro e num belo dia o aluno ouvinte não compareceu e na outra semana também não e eu fui me interessar o e acabei descobrindo que ele tinha decidido abreviar a própria existência G1 se alguém então poderia argumentar
e as suas aulas ajudar e eu tenho impressão que sim é porque a filosofia dependendo de como você está e ela aborrece muito E então Alguém poderia dizer se ele não assisti se as tuas aulas Talvez ele não tivesse se matado é possível a hora pela ética dos resultados eu deveria ser responsabilizado pelo seu suicídio Oi e aí eu levanto a mão e digo mais ou menos tem um é o fato dele ter se suicidado pode ter dependido das minhas aulas mas dependerão de um monte de outras coisas ainda mais relevantes Como por exemplo o
estado já depressivo avançado em que ele se encontrava bom e o que é que você aprende com que eu acabei de te contar o que nenhum resultado tem uma causa só e ninguém é responsável sozinho por resultado nenhum e nem bom e nem ruim Oi e essa é a grande observação que faz o Steve Jobs na sua biografia autobiografia e ele diz assim Muita gente me pergunta o que foi que eu fiz para chegar aonde cheguei eu sou obrigado a esclarecer e quando eu fiz o que eu fiz eu jamais poderia imaginar chegar onde eu
cheguei e noventa e nove porcento do que aconteceu para que eu chegasse aonde eu cheguei não foi consequência do que eu fiz e eu poderia ter feito as mesmas coisas se tivesse sido dois ou três dias depois teria sido um fracasso absoluto e portanto a ética não pode ser o valor da conduta pelos resultados porque os resultados não são bom critério e nem eu devo ter a minha aula avaliada pelo suicídio do aluno como Steve Jobs não pode ter o sucesso da Apple avaliado pela sua conduta por quê Porque quando você age você sempre age
pensando fazer o melhor só que o que acontece Depende de tantas coisas que você sequer imagina quanto mais controla E aí e É nesse momento que a pessoa levanta a mão e disse bom mas se a conduta não vale pelo que acontece depois Vale pelo que resposta pela conduta Oi e o valor da aula na aula o homem disse todo mundo te testou aula Ela pode ter sido brilhante ah e como pode uma aula brilhante Despertar a raiva de todos os alunos você não sabe quais são os alunos Oi e o vendedor pode ter agido
brilhantemente não ter vendido nada é simplesmente porque fez o que tinha que fazer e fazendo que tinha que fazer esclareceu de tal maneira o comprador que o comprador não achou Prudente compra e o vendedor que esclarece o comprador com honestidade e costuma não vender Oi e aí você percebe que essa terceira ética vai se chamar ética de princípios e bom e o que a ética de princípios é atribuição do valor a conduta não pelo resultado Mas pela conduta dependendo do que da conduta ter atendido a este Ou aquele princípio e a ética de princípios é
o que você encontra nos banner is das empresas e e no banner da empresa tá escrito valores é uma expressão inadequada O que são princípios é o que o princípio permite é que você atribua valor a conduta mas a honestidade não é um valor é um princípio graças ao qual você pode atribuir valor a conduta do vendedor e o vendedor Vale pelo que ele vendeu não vale pelo respeito aos princípios que são os princípios dele vendedor ou da instituição a qual ele pertence a Oi e aí então você pode agir e em função do princípio
da honestidade não vendeu nada mas agiu bem e você pode agir em função do princípio da sustentabilidade não vendeu nada mais ágil bem você pode agir em função do princípio da Inovação não vendeu nada mais ágil bem você pode vender em função do princípio sei lá da da integridade não vendeu nada mais ágil bem porque porque não conta o resultado conta o princípio o porquê de duas uma e o valor da conduta está no resultado ou está na conduta e o valor da aula do professor está na satisfação do aluno ou está na própria aula
o e natural Man se você encontrar a gente que coloque resultado entre os princípios a e agora eu espero que você tenha entendido o quanto isso é um é um erro e foi super elegante um erro é porque se tem uma coisa aqui um resultado é é que ele não é um princípio Se tem uma coisa que o princípio é que não é o resultado porque o princípio é o que que uma conduta tem que ter para valer por ela mesma o resultado se você traz o resultado como princípio é isso e a ética dos
princípios da ética do valor da conduta pela conduta pela conduta a e a ética do resultado pelo resultado E aí a hora E aí e aqui você tem uma questão de poder fantástica Ah e por quê é porque os princípios são muitos bom e o que é pior contraditórios entre si e e você pode ter como princípio a confiança como já dissemos bom e se você tiver com o princípio a confiança Isso significa que a sua conduta terá sido boa Se e somente se você tiver confiado e por exemplo confiado no comportamento do outro e
vamos imaginar que um líder tenha subordinar e o líder está submetido a princípios de Conduta e um dos princípios de Conduta é a confiança ele chega para o subordinado e vá para Goiânia faça isso isso isso e ele manda para Goiânia e fica aqui sem se preocupar o seu subordinado vai para Goiânia em Goiânia Ele mente enxovalho é o nome da empresa vai para esbórnia gasta tudo que tinha rouba e genital muito bem tirar você vai ver o que você fez diz o presidente para o líder e o líder dirá age bem a agir de
acordo com o princípio da confiança vai por causa da confiança Olha o resultado Pois é meu amigo mas aí é o seguinte ou é confiança ou não é se eu for com o cara para ele não fazer besteira então eu diminuo a catástrofe mas eu não confiei ou é o princípio ou não é o princípio E aí que o senhor sempre diz coisas o que deixam a gente na dúvida Ah pois é esse é o papel de um professor de filosofia e agora o princípio poderia ser o da desconfiança Claro e desconfie sempre E aí
então e ainda o comportamento bom é o comportamento oposto se você perguntar a Quais são os princípios que devem nortear o comportamento de uma empresa sei lá os que ela quiser bom e você perguntar a quem é que define os princípios Resposta quem manda a vidente E aí e eu não sei se você percebeu mas se na ética dos resultados Quem manda é quem define os resultados na ética de princípios quem manda quem define os princípios e portanto existe e eu espero que você tenha percebido na minha conversa até aqui há um paralelismo entre ética
e poder Oi e esse paralelismo entre ética e poder é que faz da ética ser um tema tão interessante porque é porque se o poder se fosse exercido sem nenhuma preocupação ética e nós viveríamos Como vivem os leopardos e o que é um estado de natureza e o estado de natureza é o triunfo da força e o poder exercido pela força dos mais fortes sobre os mais fracos é o que diferencia a sociedade de leopardos da nossa sociedade é que no nosso caso o poder não é exercido como lá e por quê Porque aqui o
poder é inseparável da ética em outras palavras você exerce o poder invariavelmente tendo que responder à pergunta como eu deveria exercer o poder Quem deveria exercer o poder com que limites deveria exercer o poder e assim por diante Então o que é que nos diferencia de búfalos leopardos leões e do mundo animal e do estado de natureza é que lá o poder é sem ética e portanto o poder é uma mera questão de destreza força velocidade e habilidade força de mandíbula e assim por diante O que é que caracteriza o por e entre nós tudo
isso força destreza habilidade mandíbula tamanho de coisa vamos ver todos e ética e ética porque porque aqui não funciona como lá ah ah é muito parecido você que pensa qual foi a última vez que passar a mão na sua bunda sem você autorizar e pode ter certeza que se fosse no estado de natureza Você só não você acha que é uma zona É raro meu amigo pode ser muito pior do que é doutor Freud mal-estar na civilização página um a vida na civilização é um horror se não tivesse lização é muito pior velho sabe sabe
velha esmagada criança dilacerada em você ou é só o cara olhar para o Anderson Silva Olhou os seus glúteos e gostou corra o e corra com uma vantagem com a jogar além de tudo andando correr rápido também não tem e você você não segura sua onda a pode acontecer um estupro pode mas quando acontece um estupro é um negócio coisa aprendi opera um cara na cadeia o rolê na cadeia também ele é o estuprador e até estupra mas é não é assim saiu aí vou escolher uma para mim não é é coisa civilização existe Portanto
o exercício do poder é temperado pela ética o tempo inteiro Quem deve exercer o poder em que condições de 4 a 14 anos troca Entendeu Ou pelo menos pode trocar aí quando não troca é porque não tem ninguém para enfrentar mas quase quatro horas pode submeter e coisa você quer entrar é uma zona poderia ser muito pior Então eu não sei se você percebeu mas vezes o paralelismo Fantástico entre o que é buscar a satisfação dos teus apetites que a busca de todo o exercício de poder e as condições sociais em que isso pode ser
feito que é a ética Tá certo a nossa eu dou esse exemplo desde a primeira aula e se não houvesse ética as Minhas alunas é Elas têm 20 anos faz 20 anos que elas têm vídeo o nosso e o que que acontece faz 20 anos elas entre elas passo elas vão embora elas Então as parcelas vão embora nas letras passa o sol embora e eu nunca fiz nada nunca e eu tenho impressão que quando for no meu último ano antes de me aposentar eu vou brecar uma e vou dizer presta atenção faz 30 anos que
eu estou contemplando na mais absoluta secura isso não te dar nenhuma ideia e tal carro com o estrangeiro não sei se você percebeu se não se o poder não tivesse nada a ver com a ética isso não é não ficava assim papo provar tinha que dar para mim Oi não deu para mim não aprovo acontece isso não acontece cara não acontece você vai deixar mas quem o professor lá em Barbacena que correu boato que você faz para você lembrar de um tem solteiras e milhares de corações estão doido para comer os alunos e não como
é sinal que poderia ética tem a ver estão temperados um pelo outro e a ética tem um quarto elemento e a professor se por acaso então ética e a reflexão sobre a vida toda a partir do desabrochar das virtudes a ética é o valor da conduta pelo resultado ou a ética é o valor da conduta pelo princípio é tudo isso e é mas vai ficar difícil dar uma definição Pois é foi assim que eu comecei a aula e quer dizer que se alguém me perguntar o que é que eu posso explicar tudo isso Se você
consegui eu seria o professor mais feliz do mundo e você vai gerar uma perplexidade no seu interlocutor uma esse cara pó né porque porque não dá para reunir numa definição só coisas tão diferentes o que é ética julgar a vida toda é ética julgar conduta pelo resultado e ética julgar conduta pelo princípio tudo isso é ética mas não acabou aí e eu não acabou aí porque e não tá boa aí é porque nenhum desses três é exatamente o que nós entendemos por ética hoje bom e o que é que nós entendemos por ética por e
não é nem avaliação da vida se ela valeu a pena que eu não tô não é nem avaliação da conduta pelo resultado Porque hoje a gente chama isso de eficácia né e não é nem avaliação da vida por uma tabela de princípios avaliação da conduta por uma tabela de princípios que se imporiam universalmente É mas o que nós chamamos de ética hoje é um acordo é sobre como queremos conviver a e é por isso que o quarto o quarto ponto do guarda-chuva da ética não é mais ética de virtudes nem ética de resultados na ética
de princípios mas é ética de relações e a ética é um entendimento a ética é um compromisso assumido a ética é uma espécie de contrato o que estabelecem duas ou mais pessoas que convivem num determinado o espaço e num determinado tempo E aí E aí Olá neste momento você dirá mais o que mudo a hora e o que mudou e é que pela primeira vez você foi convidado a participar dos critérios de maneira explícita e eu não sei se você percebeu é mas não é ética das virtudes você já nascem com as virtudes e a
única única chance da vida valer a pena é você desenvolver as virtudes que são as tuas vamos imaginar que o Neymar diga eu detesto jogar bola o que eu queria ser mais tá né o César se é lá eu tenho um talento para nadador mas o meu negócio é isso que ia não vai dançar vai dançar eu não escolhi nada quando muito você é convidado a trabalhar no sentido do Bully Lamento da virtude que já é açúcar na ética dos resultados e quase que sem por cento do tempo alguém definiu a meta e você vai
atrás e na ética de princípios quando você entra na empresa os princípios já estão lá você quando muito é convidado a assinar e se comprometer a respeitar os princípios que já estão lá Ah pois nessa ética nas relações é diferente é porque a relação começa zerada a e é no calor da relação que nós vamos definindo os critérios da convivência ali dentro então não se trata de respeitar o que já tá pronto mas de passar respeitar o que as próprias pessoas em relação consideram importantes e não se trata de respeitar os valores dos outros mas
de deixar claro para os outros Quais são os nossos valores se você não entra bom para ti que respeitar o que já tá pronto É mas você constrói uma relação a onde você mesmo definir o que importa ali não existe nada de importante antes de você abrir a boca eu posso dar exemplos e o que que é o mais comum e na nossa sociedade monogâmica é um homem casa com uma mulher vamos pegar esse caso relativamente ultrapassado é um homem casa com uma mulher e o que é que é o mais comum e o que
que é o mais comum é o seguinte o sexo é só um com o outro agora e por exemplo e se a mulher quiser ir no supermercado com o primo e a não ser que sejam marido troglodita completo Mas pode né mulher fazer curso de para tirar a carta de motorista então ela vai fazer curtiu pode e eventualmente almoçar com colega no trabalho pode vou almoçar e agora sexo é só com o marido Esse é o mais convencional Tá certo É mas o que é que propõe a ética nas relações e não tem nada pronto
antes da gente começar a nossa nós vamos definir o que é importante para nós portanto nada impede que um casal proponha diferente E você começa uma relação e você diz presta atenção sou eu e você sexo liberado em transe com quem quiser eu vi a cara de angústia de alguns É eu sei que isso é uma revolução para você sexo liberado agora E se for à feira comer pastel tem que ser comigo E aí e é gozado você rir por você é um conservador Ah e quando eu digo eu sou um conservador não tô te
criticando somos todos os conservadores É mas eu não sei se você percebeu a partir do momento que a gente não vai cometer crime nenhum tu viu a ética nas relações poderíamos ter a liberdade de no relacionamento com outro definiu que a importante para nós e o que não é a mais do vizinho o vizinho lá só papai e mamãe não ser então não vizinho faz do jeito que eu quiser nós aqui é o seguinte monogamia com exclusividade de parceiro em insuportável chegamos os alguns não ninguém merece 30 anos com o pinto só vai dar para
quem você quiser agora me deseja me Deus eu vou diversificar as etnias Nossa velha né então você tem ali um acordo um acordo né eu vou lá aí você vai dizer o que essa ética nas relações é uma é uma zona de jeito nenhum de jeito nenhum porque é porque a medida que você vai convivendo você vai estabelecendo compromissos com aquela pessoa e o que é que se espera que você seja respeitador dos compromissos quem você mesmo propões essa é a diferença é que até a ética nas relações você tem que respeitar os compromissos que
você não propôs agora você respeita os compromissos que você propôs se você percebe a revolução do que eu tô te procuro é tão revolucionário que você me olha com desconfiança É mas o que é que você e o que é que você aprende com a ética nas relações o que a ética não é só o respeito a um jeito de agir mas é a proposição de um jeito de agir e a ética não é só pagar o bilhete na hora de entrar no ônibus e a ética e Levantar a mão e dizer porque que o
ônibus não é gratuito para todo mundo o meu por um passe livre é como propor o sexo livre e não é uma zona eu posso mas você também pode Nós dois estamos de acordo a mais existe um dos dois não tiver de acordo é claro que não rola E é claro que não rola e por isso nós estamos diante de uma questão de entendimento de como nós quem convivemos queremos conviver bom e você perguntará Qual é a condição para que isso dê certo que as pessoas possam levantar a mão para falar bom e você dirá
a isso no caso do casamento costuma acontecer é possível e já dentro de uma empresa nem sempre e é muito provável que as pessoas não se sintam autorizadas a levantar a mão para falar o jeito que elas gostariam de viver ali dentro é o jeito que elas gostariam de conviver ali dentro o e portanto para que a ética nas relações possa acontecer é preciso duas coisas primeiro respeito ou combinado segundo liberdade para combinar e o sabe porque você nunca mais aprender a isso desse jeito tão claro não se trata mais de respeitar aquilo que você
não escolheu mas de participar da escolha é e qual é o papel do líder é ter a tolerância EA humildade e da palavra a todo mundo aí você vai dizer a cada um vai fazer o que quer Claro que não mais cada um vai poder dizer o que quiser e para que a gente chegue num acordo para que a gente possa chegar numa a professor num casal é muito possível que um dos cônjuges não aceitem a liberdade de sexo e se isso acontecer não tem problema a mim me parece muito mais aberrante que alguém aceite
e a exclusividade O senhor é um zoado eu só tô te provocando e ouvindo daqui considera mais natural passar 30 anos transando com uma única pessoa do que transar com mais pessoas e quem vai ser o cínico Acre que vai me dizer que o normal é 30 anos com uma pessoa só vez até ao cínico Porque mesmo aquele que faça isso nossa baba de vontade de fazer uma coisa mas é mas é ou então uma sexual não completo A pessoa porque você você tá comendo e dando para todo mundo o tempo inteiro você não faz
menos não faz chama-se ética Mas agora você tem a chance de levantar a mão de ou você tá com vontade de dar para o outro dia é a minha mulher vira no meio da novela e diz esse Caio o Caio Castro tá vendo como tem parceiras E é claro esse Caio Castro é lindo não ficou ali para interagir e tal mas tô pra mim agora mas aquilo ficou ó aí eu peguei e falei esperei minha filha embora porque 11 anos foi ver você copular ia bem com o Caio Castro ela Oi Val eu peguei banho
pois a E essas moças da novela eu também comeria todas Em inclusive as mais velhas a produtora não sou empresa lá e aí você olha a pessoa e disse Palmas Então eu estou impedindo que você seja feliz e você o mesmo para mim e isso é o que a gente chama de eu te amo você então valeu encontrando o Caio Castro não se prenda por mim é Oi como é que você pode dizer que ama uma pessoa se o que ela mais quer você proíbe a E é claro que tudo isso aqui é uma provocação
a hora que você perceba que a ética não é só o respeito a princípios estabelecidos é mas é a possibilidade da participação na definição dos princípios e eu tenho dito aos presidentes das empresas Oi e eu tenho alguns que são meus fãs i E como eu imagino seja o caso do julho eu tenho dito isso a ele e a ética nas relações não é semeada zona dentro da empresa é mas é confiar no capital de inteligência de todos ali presente deixa falar é porque toda vez que você parte da premissa por princípio é de que
você não tem nada aprender quando o outro fala E aí se você se coloca numa posição de tamanha fragilidade o que você está a um passo de se tornar paranoico é uma empresa é um espaço complexo de relações o quanto mais você acreditar que decidir sozinho é melhor do que contar com a inteligência de todo mundo mas você caminha para dar com os burros na água sozinho o quanto mais você ouvir mais você estará abastecido de variáveis e nuances o que poderão calibrar a tua decisão no sentido do que no sentido da melhor convivência ali
dentro e não se trata de abrir mão do Poder de decidir é mas sim de novo de um novo modo Oi Di operacionalizar a decisão e a ética nas relações é você deixar claro para pessoa o seguinte e ela só vai ter que respeitar aquilo com o que ela tiver concordado em respeitar e se ela não tiver concordado em respeitar aquilo que for fundamental ali dentro ela será convidada a participar de outra convivência de outro espaço Oi está me acompanhando se você não chega para pessoa e discuta e os nossos valores são esses assina embaixo
e eu perdoo a pessoa assinou sem abrir a boca e a ética nas relações de sabe o que que é você vai participar da nossa convivência você gostaria de nos informar o que que é importante para você ouve uma inversão amigo o novo colaborador ele não Assina a lista que você deu ele traz para você a lista que ele considera importante e aí você diz sabe o que que é daquilo que você trouxe é isso isso isso já é coisa nossa e portanto seja bem-vindo isso aqui não é coisa nossa mas é bem interessante e
eu vou comunicar os outros Quem sabe a gente não incorpore agora esse último elemento nós aqui somos completamente contra se você fizer questão não vai rolar se você não fizer questão abre mão disso e a gente é percebeu é um processo de negociação é um processo de negociação em que o novo é convidado a manifestar o que é mais importante para ele então não se trata de você encaixotar o cara numa camisa de força e obrigá-lo a respeitar aquilo que ele não considera por definição mais relevante mas ao contrário trata-se de ouvi-lo e aprender com
ele aquilo que ele considera importante para todos nós Isto é um espaço arejado de relacionamento é aonde o novo recém-chegado já é convidado a manifestar sua inteligência seus valores as coisas que considero importante e com isso já ou por 11 início de relacionamento porque quando você encontra uma mulher pela primeira vez num bar na Rua Aspicuelta você não chega para ela tira um papel de estão aqui os meus valores Você assina e a gente começa a namorar não não é assim que acontece você ouve e fala ouve e fala ouve e fala havendo alinhamento a
relação vai progredindo não havendo alinhamento a relação vai esfriando pois muito bem porque que nos Espaços profissionais não pode ser assim o e naturalmente para esse ponto nós temos uma nova reflexão sobre o poder e o poder não é mais o poder de dizer como é que a vida tem que ser o poder não é mais o poder de decidir qual é o resultado o poder não é mais de decidir Quais são os princípios mas o poder agora se fragmenta se estilhaça se pulveriza e de certa maneira o poder permitia que todos se sintam autônomos
importantes prestigiados e dignos a manifestar a qualquer momento aquilo que considera relevante pro seu fazer dentro do coletivo E aí isso talvez devêssemos chamar democracia a democracia e ética nas relações são duas maneiras diferentes de falar da mesma coisa era o que eu tinha para o encontro de hoje muito obrigado e até a próxima se Deus quiser ir [Aplausos] E aí [Música]
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