Então bom dia né bom dia a todos e estou muito grato e honrado por estar aqui novamente eh e na primeira vez que eu pisei neste recinto Eu agradeci uma pessoa ela não estava que era o André porque foi André que me chamou você não vai lá tá presentea né Foi numa palestra que ele viu e agora estou agradecendo ele aqui agora ele está aqui realmente né e agradecer o Edson porque ele permitiu que eu voltasse parece que eu passei na primeiro teste né e agradecer elegantíssima Juliana né ela que faz todo processo aí né
então é o seguinte esse trabalho que vocês fazem com o Instituto conservador ele realmente é muito bom porque uma das coisas que nós temos que tentar alcançar é a parte cultural que é eh uma das partes mais afetadas tá então eh O tema é abolição do homem antes da gente falar sobre o tema em si que alguns tópicos do livro eu queria deixar claro algumas coisas sobre o autor é o c Lewis tem uma pessoa que fala Lewis tem Lewis enfim esse autor ele é muito conhecido pelo menos por público Leo por causa dos filmes
que saíram três filmes que saíram no cinema se eu não me engano n chamado Crônicas de Nárnia que fazem parte de um conjunto de sete livros de literatura infanto juvenil se eu não me engano muito bom vocês podem eh ler para os seus filhos para os seus netos ou ler também já quando você já está um pouco mais velho eu li com 20 e Poucos Anos realmente Foi algo profundo mas eh tem algumas partes do Lewis o Luis que as pessoas não conhecem muito bem deles que é a parte dos escritos mais filosóficos ou dos
escritos de crítica literária hoou de até Apologia ou ou escritos de defesa a fé cristã tem um outro escrito que é um pouco mais conhecido que é chamado de cristianismo pur e simples exatamente ele é um livro muito conhecido entre os católicos e os protestantes e talvez esse autor é um dos únicos que os católicos evangélicos não brigam sen não esse cara realmente é um cara certo né do católico mais c o protestante mais fanático quando gente fala do Luis não todo mundo concorda com ele só algumas coisinhas Mas no geral ninguém discorda ele realmente
conseguiu eh unir essas duas Eh vamos dizer essas esses dois ramos do cristianismo e ele também e na sua vida ele estudou muito ou melhor estudou não né ele foi professor de Literatura em Oxford que é um ponto muito interessante e a maioria dos seus livros são de crítica literária é porque os livros dele mais conhecidos não são de crítica literária né crítica literária já algo mais e específico ele era atu se converteu e mas o livro que eu quero trazer hoje é uma obra emcomum eu escolhi ela porque assim não é literatura não é
crítica literária correto e também não são livros que querem defender a fé cristã é um um livro que é uma análise política junto com crítica literária junto com Filosofia Sociologia e Psicologia é um livro que ele é uma obra fascinante porque em pouco mais de 60 páginas ele consegue apresentar certos desdobramentos futuros que irão acontecer com a humanidade Lembrando que ele escreveu em 1943 tá bom deixar claro em 1943 e ele consegue perceber certas coisas que até então e muitas pessoas não estavam percebendo e é o único livro ou talvez um dos únicos que ele
vai falar sobre política depois não vai ter mais nemhum interessante né e detalhe para um crítico literário ele acertou e Acertou em cheio em quase tudo que ele falou tanto que os grandes analistas políticos sempre recorrem a esse livro é interessante né Muito interessante Deixa eu só colocar aqui o meu tempo eu esqueci então então quero falar três coisas específicas sobre esse livro a abolição do homem a primeira delas é o que eu chamo de o problema dos sentimentos tá a segunda e que a educação se tornou propaganda e a terceira parte aqui da palestra
eu quero falar sobre um jargão que ele coloca assim que é a conquista final da natureza sobre o homem normalmente o jargão que nós ouvimos é o inverso é o é a conquista do Homem Sobre a Natureza iremos ver por Tá então vamos lá primeiro lugar o que que seria esse problema dos sentimentos que eu denominei como a primeira parte aqui da nossa aula Lewis ou Luis ele vai começar o livro partindo de um problema que ele está encontrando na Inglaterra no ano de 1942 que até então era imperceptível e e parece algo algo assim
extremamente ir relevante os editores eh tem um editor uma editora específica manda para o nosso autor um livro de gramática do ensino médio para ele D ó a gente aqui tem um livro de gramática você é um crítico literário da Universidade de Oxford nós queríamos saber qual a sua opinião se o livro é bom realmente se gramaticalmente ele está correto se não tem nenhum erro de gramática sabe coisas bem suscinta né bem daquela parte técnica só que ele começa a ler aquele livro para fazer uma uma análise para liberar pro pros editores começa a encontrar
umas coisas erradas coisas que não eram estar ali certo só que ele não vai falar o o nome do livro nem o nome dos autores Porque até então não tinha sido lançado essa edição ele ainda tava fazendo a a a crítica para entregar pra editora o nome e dos autores ele vai dar dois pseudônimos que é gaios e titius né e o nome do livro ele vai chamar de o livro Verde The Green Book Ok então assim de vários problemas que ele encontra no livro Só quero citar dois aqui porque senão a gente não avança
primeiro que tem um exercício o exercício ele é assim eh que os professores estão querendo explicar algumas coisas pros alunos do ensino médio britânico equivalente tá a nosso ensino médio e o autor escreve da seguinte maneira quando alguém diz Isto é Sublime significa que você é uma pessoa Sublime também atenção é um pouco difícil isso eu tive meditar por algum tempo quando eu digo que algo é desprezível eu estou dizendo que eu sou desprezível também essa é a lógica dos alturas vou dar outros exemplos pra gente entender por exemplo imaginemos que sei lá você foi
pra missa foi pro culto e de repente cantou assim Deus é exaltado pros autores quando você fala que Deus é Exaltado é porque você está se sentindo exaltado é uma lógica absurda ou por exemplo que você se sinta indignado por ver um ato pedofilia significa basicamente que quando você sente indignado que você também é uma pessoa indigna é muito estranho mesmo é muito estranho e foi isso que ele detectou absurdo por qu quando eu digo que algo é Sublime Não é porque eu sou Sublime mas sim porque eu tenho sentimento de veneração não é verdade
quando eu digo que Deus é exaltado Não é porque eu sou exaltado como ele né eu fazer alguma coisa queha opinião é porque assim ó eu sei que eu sou o pó da terra né P você vê P voltar inclusive na Quaresma ou quando eu digo que algo é desprezível é porque eu sei aquilo que é bom Belo e justo é isso que acontece só que a lógica que eles queriam trazer é uma coisa diferente o que que significa isso por exemplo dizer que quando eu falo que algo é Sublime Eu também sou Sublime ser
muito Sutil isso só pega isso numa frase uma coisa que ninguém iria se interessar isso significa o seguinte de que os juízos de valor atenção os juízos de valor a moral certo depende da emoção de quem as emite certo então por exemplo ess esse caso que ele fala do Isto é Sublime se eu sou Sublime significa que é o seguinte eu só consigo ver que é bom ou que é algo é Sublime a partir do momento que eu tô me sentindo bem Tô me sentindo é feliz é como se eu olhasse uma igreja gótica e
eu falasse assim ah uma igreja muito feia mas é feia porque sei lá eu estou me sentindo é ruim no momento não porque ela é bela de acordo com o padrão que Foi estabelecido através do tempo segundo a arte né então Eh se os valores eles irão depender daquilo que eu estou sentindo no momento Então esse pequeno trecho que ele encontra que Veja bem se na Inglaterra de 1943 ele percebe o seguinte hum eu acho que no futuro se ninguém tomar cuidado com isso todos os valores tão importantes para a civilização ocidental eles vão depender
do Vendaval das emoções hum não de valores objetivos eternos e etc é uma questão muito interessante e é como se por exemplo se gente poir para algo mais moderno o André que sempre sofre ol no Facebook dele tá sempre batendo apanhando né É como se eu dise assim ah cara eu vejo dois caras se beijando e s um asco aí o jo Will chegasse para você e dizer não você se você sente noinha porque você também quer beijar um outro cara é mais ou menos essa é a lógica né ou se por exemplo você eh
sei lá eu vejo Douglas assim eh andando na rua e atravesso a rua sei lá só atravesso para atravessar É é ele ele não Ele atravessou Porque ele é o racista assim não quer não quer nem saber só foi uma impressão emocional que ele teve certo e a partir dessa impressão emocional ele já fez todo um julgamento de valor é interessante é isso que o o nosso autor viu neste pequeno trecho existe também um outro trecho agora um pouco pouquinho mais violento no sentido de eh propaganda mesmo que os autores Eles escrevem assim o gaios
e titios lá tem um outro exercício eles explicando simplesmente gramática não é nem literatura inglesa só a parte da gramática mesmo que é o seguinte ó os cavalos prestem atenção os cavalos não estão interessados na na expansão britânica na colônia australiana e a partir deste exemplo Verifique a terceira pessoa se enfim é assim ele falou não calma aí como você começa uma pergunta dessa maneira falando que os cavalos não Estão interessados na expansão eh Imperial da Inglaterra sobre Austrália tem aluma coisa muito errada a Porque se é um exercício de gramática o que importa é
que os professores mostrem exemplos da grande literatura Ah vamos pegar aqui vamos Será que Shakespeare faluma coisa de cavalo né Será que seuma e colar pegar um um exemplo que você coloa de uma certa forma uma influência política por trás totalmente perceptível e ele detecta isso em 1943 e quais são os problemas nós temos alguns O primeiro é que esses alunos É lógico que eles não vão sair dali com teorias filosóficas na cabeça pelo menos naquela época no entanto no futuro quando aquilo já estiver um pouco vamos dizer assim na mente deles sem lembrar sem
eles lembrar exatamente o que eles aprenderam na escola aquilo vai fazer uma certa influência na hora de ele tomar uma decisão moral na hora de ele precisar votar em alguém aquilo vai fazer uma certa diferença porque foi aquilo que ele aprendeu na escola e o segundo ponto extremamente relevante é a grande sacanagem de que você e o aluno não sabe que quando ele lê aquele exercício não é simplesmente uma lição de gramática tem todo uma um jogo político por trás que ele não sabe o que tá acontecendo e ele não é estão colocando ele ali
em algo que ele não deveria estar é isso que ele percebe em 1943 e o que iria acontecer se deixasse e já estava acontecendo de certa forma mas não como é hoje naquela época certo só que o seguinte vamos continuando aqui gaios Eos eles alegam a seguinte significativa não nós estamos fazendo isso o seguinte nós temos que tirar esses velhos sentimentos esses velhos valores correto que as crianças britânicas aprendem e colocar valores plurais né valores diversos valores diferentes valores relativos E por aí vai Ok qual a alegação é que não é não a gente tem
que ensinar coisas além dessa tradição inglesa anglicana enfim e da Qual que é o nome da política inglesa né do conservadorismo ETC nós temos que ensinar coisas diferentes aí o Liv V falou o seguinte não mas espera aí vocês estão totalmente errados por quê quando nós ensinamos aqui por exemplo a grande tradição da literatura não tem nada a ver com política é o je de saber né O que aconteceu etc como é que foi só que o seguinte a e vocês querem tirar isso com a justificativa que são valores velhos para colocar valores relativos só
que vocês colocam esses valores relativos em cima de nossas crianças como se fossem valores absolutos né como se eh tivesse dando aula aqui e eu fosse um um desses professores que O que O luis está criticando dissesse assim né o Antônio fosse meu aluno ó Ant é o seguinte e esquece esse essa ideia de casamento entre homem e mulher nós temos que nós temos que ser pessoas Livres temos casar com quem nós queremos aí Ah não Professor tudo bem que quiser casar com quem você casa só que eu gosto de mulher que que eu falaria
não você não pode fazer isso isso é ráp só isso é isso isso são valores antigos que nós temos que estip n Então não é exatamente você colocar Novos Valores você tirar os velhos e colocar alguns novos n com cara de democracia Esse é o ponto o seguinte Isso é uma uma Quada sem tamanho por Lewis ele vai se basear em Aristóteles para educar as crianças ou a educação do jovem em si e as emoções elas são extremamente relevantes não é s a rão emoções elas são extremamente relevantes para educação juvenil certo não é você
stipar as emoções certo é você como diz o Aristóteles ensinar o sujeito a gostar daquilo que é bom gostar e daquilo que não é bom fazer que ele desgoste então aí ele vai falar por exemplo de algo chamado de homem sem peito sem peito né que é o seguinte é o homem Ele é justamente homem por ele tem a parte racional dele que vai ser uma alegoria que ele faz vamos dizer que a parte racional o cérebro seria o espírito e o estômago que é onde você sente muitas impressões seria só as paixões né seria
só sua parte animal o homem com peito né aqui essa parte que liga o seu estômago com o seu cérebro por assim dizer são aquelas su são as suas emoções também aquilo que você sente e que é muito importante e relevante certo se você tira isso certo se você transforma o sujeito só num ser racional não vai dar muito certo por a razão é impossível você tirar os valores morais certo da razão por mais que os críticos aleguem por imaginemos o seguinte caso a razão ela é muito boa para você entender os valores morais mas
você não extrai dela e esses valores por exemplo eu aqui vou querer Executar a nossa amiga Juliana vou assassinar ela se um cara frio vou lá e só que para eu assassiná-la eu vou ter que raciocinar correto ó preciso encontrar ela no dia tal quando ela tiver aqui etc eu vou ter que usar razão PR poder executar aquele meu ato vio aquele meu ato moralmente errado ou seja só por esse pequeno exemplo a gente pode perceber que a razão ela é uma ótima ferramenta para você executar algo moralmente ruim ou bom mas ela não é
fonte Ok voltando ao nosso assunto anterior então o que acontece eles querem na verdade gaios de titios eles querem colocar novos sentimentos nesses jovens por quê em 1943 né é a guerra ela acaba em 1944 a Segunda Guerra Mundial e já nessa época tava surgindo e não são novas ideologias políticas mas são velhas ideologias políticas que estavam ganhando força tá estavam ganhando muita força enfim sexual eh cientificismo né lembra que cientificismo não é Ciência tá cientificismo também é uma é uma espécie de ideologia cientificismo feminismo e uma série de ismos tá então a ideia você
eh substituir o os sentimentos que você iria treinar o jovem né saber aquilo que é bom certo verdadeiro Honrar o seu pai etc é trabalhar coisas que as pessoas normalmente fazem né e substituir por esses novos tá por eles sabiam uma coisa muito importante Essa é a segunda parte da nossa nossa palestra aqui da educação como propaganda eles sabiam que os jovens eles são emotivos e não existe problema nenhum né ser emotivo emotivo no sentido que ele é muito guiado suas impressões emocionais então el pensar se a gente conseguir manipular esses sentimentos para fazer com
que eles estejam mais do nosso lado correto explicar isso melhor E aí o que acontece então a grande briga que ele tá entendendo naquele pequeno livro tá isso tudo num livro de gramática de gramática tá ela o seguinte é quem vai conquistar os corações né da Juventude britânica que até então ninguém se importava com esse negócio de conquistava o coração porque todo mundo passava a tradição do ensino de literatura como deve ser passada agora tava entrando um novo jogo eh político que até antes não existia né na face da terra você pode dar esses papéis
aqui a gente Beleza então o que acontece eu Eu Preciso pedir ajuda de cinco filósofos para nós estmos essa parte ela é um pouco complexa então aqui o Aristóteles certo Mário Ferreira dos Santos o isaia Berlin o Fist e o filósofo romeno Vladimir T manian eles vão nos ajudar a entender o que Luiz quer dizer exatamente com isso tá então por exemplo essa ideia de você tentar conquistar o corações do jovens é o princípio da educação como propaganda assim como ele entende tá de você agora colocar realmente no material didático ali de gramática só Pens
na regra gramatical política ou aqui no Brasil na matemática né tem a é isso daí eu não sei o que é eu nem vi exatamente Ô Inglaterra os caras aind tão bom né só na gramática aqui passar para matemática certo então por exemplo eu quero trazer aqui para vocês alguns trechos por exemplo o Aristóteles ele vai ter um trecho num livro chamado ética nicômaco não sei se vocês já ouviram falar desse livro e vai falar sobre educação dos jovens certo Olha esse desecho aqui Espetacular prestem atenção os jovens porrada na cara né os jovens não
estão aptos para o estudo da política porque carecem de experiência de vida e de Conduta que é o que Supre as premissas e a matéria de estudo deste ramo da filosofia além do que eles são conduzidos por suas paixões de modo que estudarão sem um propósito ou proveito porquanto a finalidade desta ciência é a ação e não o conhecimento vamos lá é forte isso é forte certo o o Aristóteles que que o Aristóteles querendo dizer ele já conhece a tradição conhece a a grande literatura certo não então por que ele tá aprendendo de política ele
não sabe nada tanto é que assim o ar está tão certo que a gente vê por exemplo A Culpa É das elites do que você ensinar a outra cultura Realmente é muito difícil então é mais fácil você fazer propaganda política porque é muito simples você chega lá não aqui só existem pobres porque existem ricos é uma coisa mais batida né Então veja bem eh imagine essa junção de jovens que já estão sendo colocado na política desde cedo desde seus 12 anos de idade certo sem nenhuma experiência e sem nenhum conhecimento da grande tradição humana do
ocidente imbecilização total né uma ideia esses dias teve o quando quando condenaram né o Lula de novo segunda vez e eu estava passando na Paulista assim não tinha percebido que o pessoal ia F Lar né nossa tá fechado e o que me espanta quando eu passei lá era a quantidade de crianças que eu vi com a crianç assim tá desse tamanho sei lá C se 7 anos vestido com a com a roupa da C eu falei meu deusos Oi são usados como escudos humanos ex essa questão é isso eu nem nem faz ideia eu só
fiquei horrorizado com aquilo nos livros dele sobre os revolucionários ação direta sem as crianças Olha só is justamente seres humanos isso acontece na Síria Onde estão os Rebeldes o que que os verbos estão fazendo estão usando as crianças como como escudos humanos para atacarem o governo quer dizer a criança é vítima vai morrer mas olha queem matou foi o governo os pal Israel e agora ess maldito maduro na carit nossa ISO realmente uma informação que eu não sabia mas é pr você ver a politização acontece desde a infância dificilmente você tirar essas impressões Profundas que
foram colocadas naquele jovem Você vai precisar de Nossa pensei treinar ó vamos ler tudo desde o princípio é um negócio muito difícil isso que com Luis na Inglaterra em 1943 era só pequenos trechinhos que ele tava vendo nos livros de gramática não era ele silicios é muito interessante Olha eu quero trazer para vocês um outro trecho que o nosso filósofo Mário Ferreira dos Santos falam fala sobre a juventude e é outro tapa na cara é outro tapa na cara eu irei ler para vocês prestem atenção eh na história esse livro tá na invasão vertical dos
bárbaros tá esse trecho invasão porc dos bárbaros na história a juventude sempre é que decorre da sua própria natureza apresentando aspectos positivos e negativos positivos pela sua capacidade de ação e idealismo né de você vê de agir Ah eu tenho realmente eu quero lar para Mundo Melhor positivo isão algo positivo mas negativos pela sua irreflexão pelo seu seu despreparo e apressamento que a leva a cair facilmente nas malhas dos grandes agitadores e a servir aos interesses de demagogos e políticos todas as épocas da humanidade uma parte da Juventude mais ativa tendeu a lutar a favor
das más causas facilitas inclusive foram jovens que destruíram o Instituto pitagórico condenaram Sócrates perseguiram naimro Aristóteles assassinaram e pátia de Alexandria e perseguiram Santo Alberto São Tomás de Aquino São Boaventura quando Mestres na universidade de Paris que o iaram e eles o iaram pelas ruas pedindo a cabeça de Dante de savara de Giordano Bruno que acusavam e acusavam pastor ou past de charlatão e atiravam pedras em Einstein esses jovens são ativos eficientes na sua parte destrutiva então assim os danos da dos jovens né os jovens assim que nós podemos definir na sua parte entre os
seus 15 aos 20 e Poucos Anos esses jovens que não conhec nada da tradição os danos que eles fizeram pra humanidade foram enormes vem esse esse trecho que o nosso filósofo máo ferira dos Santos Mostra assim é realmente algo destruidor e quais são os danos dos jovens no século XX eu trouxe Eu trouxe um trecho do filósofo romeno manano que fala sobre isso tá eu irei ler para vocês tá naquele livro do comunismo tá eh filósofo eh Vladimir T manano afirma que os jovens participaram ativamente em apoio ao nazismo comunismo fascismo e todas as suas
derivações modernas sempre os jovem sempre jovem sempre tem um jovem lá para destruir humanidade não e e é muito interessante porque essa é é a é uma coisa muito interessante porque ele tá lá e se você perguntar ele acha que tá defendendo bem não acredito porque é reflexão que o Mário Ferreira fala ele não tem bagagem suficiente para fazer um julgamento para ver se aquilo realmente é de fato bom ou ruim não mas calma aí não não são os ricos eu estou aqui combatendo bancos é o cara já ele não sabe o que tem por
trás nãoé e é uma coisa muito interessante tá Então essa é a parte que o Luiz ele vai falar que a educação como propaganda eh levaria ou melhor ocorreria através dos anos que seguiram eu acho que ele acertou um pouco para quem escreveu isso em 1943 acertou um pouquinho interessante mas mais importante do que isso agora a terceira parte ou melhor chegando aqui quase na segunda parte é que gaios e tios eles sabiam ou melhor Eles não sabiam isso que é interessante porque ois ele vai dizer que olha eu não sei se eles sabem ou
se eles não sabem do o que eles estão fazendo mas se continuar com essas ideias nós iremos chegar nesse ponto e um terceiro ponto que ele fala muito irrelevante é que aconteceria o esvaziamento da tradição certo por qu a tradição seria entendida como mais uma ideia política né não como uma maneira de você entender o que aconteceu no mundo através dos séculos não de você tentar aprender e o que os grandes homens pensaram certo e tentar fazer um julgamento sobre o seu acontecimento na realidade a tradição seria chamada de algo Eh sei lá ah você
aprendeu tradição Então você é direita sabe assim mas não tem nada a ver só quero aprender como as coisas funcionam né esse seria o ponto né então você por exemplo lá aqui tentar ensinar chega numa sala de aula ó vou tentar ensinar para vocês todas as visões possíveis de Economia Então vou ensinar sei lá marxes que é o que você espera agora o fato de você ensinar isso você é considerado um não é é exatamente um reacionário etc mas isso não tem nada a ver não tem nada a ver com com jogo político é só
você passar a visão de vários autores sobre determinado fato mas com esvaziamento da tradição todo mundo que quisesse ensinar iria ser considerado antiprogressista é interessante né como algo que tem que não tem nada a ver com política se tornou e o inimigo político né do dos progressistas Eu quero ler algo muito relevante que o l ele fala sobre esse problema ele realmente é algué muito bom tá na palestra anterior que eu fiz com vocês eu tinha falei de dois filósofos não falei isia ber alguns cham de filósofo e do filósofo alemão Fist e o Fist
qual que era a grande sacada dele ele elaborou alguns métodos de ensino naquele livro discursos da Nação alemã tá escrito lá no século XVI para como você usar os jovens com massa política né a ideia dele era usar os jovens naquele sentido para transformar a Alemanha na grande Pátria né na nação que iria governar todas as nações ele fala ele deixa isso bem claro no livro né então ele inventou certas ferramentas para você mudar a mente e o coração do jovem isso é muito interessante certo e o que acontece hoje todos essa galera que esse
pessoal que se usa desse tipo de artifício para manipulá-lo vem Fist o c falou uma coisa muito relevante sobre isso e é um trecho no próprio livro abolição do homem para quem tiver interessado na página 58 se for na versão da Martin ponte mas a primeira Não [Risadas] essa que é o seguinte Olha que impactante os valores a partir de agora a partir que a partir do momento que ocorreu esvaziamento da tradição que que o Luiz ele percebe os valores serão meros fenômenos naturais os juízos de valor serão produzidos no aluno como parte de um
processo de ensino do Estado estes projetistas de homens dos novos tempos estarão armados com poderes de um estado incompetente e uma Irresistível tecn tecnologia científica obteremos Finalmente uma raça de manipuladores que poderão verdadeiramente escupir toda a posteridade a seu bel prazer então eu acho que princialmente esse trecho os projetistas estarão armados com poderes de um estado incompetente e uma Irresistível tecnologia científica o que eu pensei sobre isso eu falei meu se o stalen tivesse Facebook assim nossa Ai me de não você imagina se ele já matou muita gente sem Facebook noa cara n matar gente
rápido n é Então isso que esses ditadores de antigamente eles não tinham a tecnologia que nós temos hoje para localizar as pessoas e saber o que elas estão fazendo onde elas estão com quem elas andam que vai ter encontro hoje no direita a São Paulo me se o Stalin tivesse vivo agora tivesse encontro nós tivéssemos na Rússia Com certeza seríamos fuzilados aqui na hora de na hora da saída muito interessante Então você veja bem isso é um ponto relevante o segundo ponto é que os valores morais ele fala que serão artificiais por porque eles são
serão agora criados pelo Estado Ah mas por Porque até então os valores eles começaram a existir antes do Estado de existir estado exam valores morais no Ocidente que nos guiam até hoje um dos valores morais é muito importante para o ocidente por exemplo são os 10 mandamentos que é uma coisa tão fascinante que não importa se você é cristão budista ateu não disso você segue mesmo sem você saber é uma coisa muito impressionante ess andamentos né tá lá ó não roubarás né não assassinar às a coisa que o cara ele Ah mas eu não acredito
nisso OK mas você querendo ou não você segue ou seja são valores que já começaram a existir antes do Estado já eram valores que já existiam antes de Moisés Eh escrever ali no nas tábuas né E são valores tão relevantes que nesse livro abolição do homem Lewis ele vai fazer eh ele vai pegar trechos de todas as filosofias não de todas as filosofias ele vai pegar da do da do confusionismo ele vai pegar do hinduísmo e dos antigos romanos e dentre outros tipos de religiões e filosofias orientais e fazer comparação com os valores ocidentais e
você vai ver e você consegue perceber que tem muitas coisas são são parecidíssima assim e qual e qual é a parte mais relevante são povos que nunca se encontraram né Por exemplo a honra assim você na hora da guerra você fugir ISO não aceitava para qualquer povo de qualquer lugar de qualquer de qualquer época tanto pro inglês como pro inglês a era vitoriana com com pro índio Como assim você não pode fugir a gente tem que acabar com a tribo então você olha como é interessante esse os valores é óbvio que existem as suas diferenças
tá existem as pessoas não são iguais mas tem muitas coisas que são parecidas e Esses povos nunca se encontraram essas religiões nunca eh tiveram uma mistura Hum muito interessante eh e o terceiro e última parte da palestra que eu quero conversar com vocês é sobre a conquista da natureza sobre o homem tá que que ele quer dizer sobre isso vamos lembrar lá do começo que nós falamos primeiro ponto eh remodelar o sentimento da Juventude essa era a ideia de gaios e Titos mesmos eles sabendo ou não isso seria a consequência final certo o segundo ponto
Era que a partir disso você pode pode colocar toda a espécie de propaganda política e você nunca mais ou vai parar dis na tradição porque a política vai se tornar a coisa mais importante todas as relações serão apenas relações políticas e agora ele vai comentar não mas tem um outro terceiro ponto mais relevante que na verdade não foi o homem que conquistou a natureza foi a natureza que conquistou o homem eu falei que que esse cara tá falando então que que ele vai querer dizer lembra que ele disse que os valores seriam criados pelo Estado
certo e a partir disso se é criado pelo Estado é uma imposição artificial por quê Quem é o estado Esse é o ponto né quem é o estado é o estado é uma minoria correto que quer impor os seus desejos as suas vontades para uma maioria partindo do pressuposto que né não seja algo muito democrático né seja algo assim bem autoritário né o o líder né o o grande burocrata Ele é o estado basicamente E se for assim isso significa que ele vai conseguir fazer a última coisa que falta para manipular o homem qual que
é dominar a própria natureza humana certo o dominar a própria natureza humana é você simplesmente conseguir desde a mais tenra Juventude colocar os seus valores momentâneos artificiais na cabeça de milhões de jovens e esquecer aqueles 3000 e 4000 anos de alta cultura ocidental é esse é o ponto que o nosso querido Luis fala eh e ele vai dizer o seguinte muito relevante para quem tiver a edição que eu tô lendo página 69 tá nós temos que decidir uma coisa ou somos espíritos Racionais obrigados a obedecermos aos valores absolutos ou então não passamos de mera natureza
a ser manuseada e escupida em novas formas para o deleite dos Mestres né burocratas que por sua vez serão motivados tão somente pelos seus impulsos o que ele quer dizer como impulso aqui ess esse novo mestre uma coisa muito relevante veja bem esse sujeito que que que ele virou agora um político ele foi na escola ele foi treinado pelo material de g e tíos n então ele já tem ele já o sentimento dele já foi remodelado ele já acredita que esses valores todos os valores mais caros que nós temos é apenas uma questão assim relativa
é óbvio que quando ele for chegar no poder ele vai transmitir aquilo que foi passado para ele na mais Terra infância Ah não é não existe certo errado às vezes a gente tem que matar umas 5 milhões de pessoas sabe para poder trazer a paz na terra mas é claro gente ele aprendeu com Gá oses relativ Então seguind se PR impulso erado eu então essa conscia resumo enor Liv do homem essa consequência que o nosso autor de crônica de Nárnia ele vai perceber que vai acontecer nas futuras gerações certo a partir do momento que você
parar de ensinar Literatura e começar ensinar política para crianças de 12 anos tá esse é o ponto aí eu quero falar uma coisa extremamente relevante Antes de nós finalizar eh então nós vimos que para o Lewis em primeiro lugar ele percebeu se é que ele não foi um profeta nesse sentido ou um um ótimo analista político o que iria acontecer com aquele pequeno trecho no livro de gramática esse o primeiro ponto ele percebeu que o coração eh a nova briga política que nós teríamos agora é de conquistar o coração dos jovens o coração dos jovens
certo segundo ponto ele já percebeu todo o relativismo que veria e todos os problemas cer Agora ficou um problema eh o que nós podemos fazer para ajudar por exemplo os nossos jovens que sabe que tá sendo que na escola dele só tem propaganda política e ao mesmo tempo o nosso autor fala assim olha não é bom que ele que ele já que ele já saiba de Mas ele já aprendeu ele já já tá nesse nível o que que seria bom fazermos Olha uma da opinião do autor uma das opiniões do autor é o seguinte eh
existe uma diferença entre um jovem com ideias revolucionárias e um jovem que quer defender certas ideias tradicionais tá exe uma existe uma pequena diferença porque você veja bem ideias revolucionárias né revolução vem do latim rol rolu né você D voltas círculo D voltas é você pegar novos tipos de padrões novos tipos de sentimentos novos tipos de de valores arrancar os velhos e colocar esses novos à força Essa é a ideia basicamente um jovem que vamos dizer assim que defende já de certa forma os valores tradicionais ele não tem esse perigo certo mas qual o perigo
que eu acho que tem no Brasil e Lewis também o LS também detectou é que é o seguinte por mais que Ele defende esses valores ele tem que conhecer a grande literatura Universal tá por qu parte-se da ideia de que quanto mais você conhece um personagem que é diferente de você mais você aprende com ele porque não dá para você viver milhões de vidas is impossível mas se você pegar os grandes personagens dos grandes escritores você vai conseguir criar o Imaginário na sua cabeça de como são as pessoas que são muito diferentes de vocês eu
tenho um exemplo assim muito bom eu tava estudando lá no curso na faculdade uns anos atrás tinha um colega meu Ultra conservador assim sabe conhecia tudo já tava fazendo direito lá sabe conhe tudo e na aula na aula assim professor já faluma coisa já cort fatal e e os amigos dele também não sei o que você sabe o que você tá falando P pá você tá voltando etc etc aí meu ótimo né aí num dia ele chegou assim para mim e falou não porque esses caras não sei o qu eu falei ó é muito interessante
você tá fazendo isso é muito bom só que você não tá conseguindo detectar Se as pessoas que às vezes te questionam elas estão agindo por uma fé tá ou se elas são ignorantes ou se elas são as duas coisas às vezes é bom você detectar porque às vezes ela só tá querendo saber uma opinião e você já chega com un dois pedas achando que né não é um revolucionário mas isso por exemplo é simplesmente o quê É falta da literatura Universal você saber que a realidade ela não é totalmente preta e branca tem um T
cinzas e etc Esse é o único erro que o lus fala que nós podemos incorrer tá assim o fato de você não conhecer a realidade pode gerar que você seja uma pessoa muito chata doos casos Mas ainda é melhor do que querer assassinar 5 milhões de pessoas né assim comparado a isso é totalmente Pô bom né um cara chato né né mas então isso basicamente que eu passei PR vocês é uma coisa muito breve é um livro que tem 70 páginas só que ele dialoga com toda a história da filosofia é uma coisa impressionante se
você não conhece razoavelmente você vai perder muita coisa e não dá pra gente conversar em todos os detalhes então foi esses três pontos que eu passei para vocês certo e assim eu eu finalizo aqui eu abro para perguntas se alguém tiver alguma dúvida se eu também souber respondê-las né Tudo bem parabéns