Unknown

0 views2019 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Um bom dia, meus caros! Sejam bem-vindos à meditação do dia de hoje. Peçamos a Deus a sua bênção sobre nós, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós dentre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém. Senhor Todo-Poderoso, nos abençoe e nos guarde, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Muito bem, meus caros, hoje nós seguimos aqui pelo Caminho de Perfeição de Santa Teresa, iniciando o capítulo 25. O título nos diz o seguinte: fala do muito que ganha a alma que reza vocalmente com perfeição e de como acontece de Deus elevá-la. Diz Santa Teresa: "E para que não penseis que se tira pouco proveito do rezar vocalmente com perfeição, eu vos digo ser muito possível que, estando a rezar o Pai Nosso, o Senhor vos ponha em contemplação perfeita, porque assim Sua Majestade mostra que ouve aquele que lhe fala e revela sua grandeza, suspendendo o intelecto, tirando-lhe, como se costuma dizer, a palavra da boca.
Porque a alma, mesmo que queira, não pode falar, a não ser com muito esforço. A alma entende que, sem o rumor das palavras, esse mestre divino está lhe ensinando, suspendendo a atividade do intelecto, porque esta, nessa circunstância, antes prejudicaria a alma. Goza em entender como ela está abrasando-se em amor e não entende como ama.
Sente deleitar-se naquilo que ama e não sabe como. Ela bem entende que o seu intelecto nunca alcançaria esse prazer e é tomada por uma intensa vontade de compreender, como sem compreender, como. Mas, se puder entender algo, vê que esse não é um bem que se possa merecer em troca de todos os sofrimentos juntos da terra; ele é dom do Senhor, do céu e da terra, que o dá como quem é estas filhas: é a contemplação perfeita.
" Agora entendereis a diferença que há entre ela e a oração mental, que é o que fica dito: pensar e entender o que falamos, com quem falamos e quem somos nós que nos atrevemos a falar com tão grande Senhor. Oração mental é pensar nisso e em outras coisas semelhantes, como no pouco que temos servido e no muito que estamos obrigadas a servir. Não penseis que seja uma coisa complicada, nem vos espanteis com o nome.
Rezai o Pai Nosso e a Ave Maria ou qualquer outra coisa; é oração vocal. Vede que, sem a primeira, esta vai produzir uma música desafinada, até as palavras nem sempre sairão certas. Nessas duas coisas também podemos fazer alguma coisa com o favor de Deus.
Na contemplação de que acabei de falar, nada está ao nosso alcance; Sua Majestade é quem faz tudo, pois é obra sua que está além da nossa natureza. Como já expliquei longamente a questão da contemplação da melhor maneira que pude no relato de minha vida, que, como eu disse, escrevi para meus confessores, atendendo a uma ordem sua, só falarei disso aqui de passagem. As que tiverem sido tão felizes a ponto de serem levadas pelo Senhor a um estado de contemplação e puderem ler aquele livro, ali encontrarão certas observações e avisos que Deus me permitiu escrever com correção, o que as consolará muito e dará muito proveito.
Também pensam isso algumas pessoas que o leram e o apreciaram. Que vergonha sinto ao dizer-vos para darem importância a coisas minhas! O Senhor bem conhece a confusão com que escrevo; muito do que escrevo, o Senhor bem conhece a confusão com que escrevo.
Bendito seja ele que me suporta! As que, como eu digo, tiverem oração sobrenatural, devem procurar lê-lo depois da minha morte; quem não a tiver, não tem por fazê-lo, devendo esforçar-se para praticar o que explico aqui, deixando ao Senhor a decisão, pois só ele pode nos dar essa oração e não há de negá-la a vós que vos empenhastes em chegar até o fim, não ficando pelo caminho. Muito bem!
Então, nesta meditação de hoje, fizemos aqui a leitura do capítulo 25 inteirinho. Um capítulo curto e, neste capítulo tão curtinho, Santa Teresa coloca algumas coisas bem profundas. E, aliás, é desse capítulo que vem a ideia de começar a fazer as meditações.
Santa Teresa, mas sem começar pelo Livro da Vida, nós vamos ler o Livro da Vida, mas é uma recomendação da própria Santa Teresa de que o primeiro escrito dela que devia ser lido pelas pessoas é o Caminho de Perfeição, porque aqui ela fala para todos. No Livro da Vida, ela vai falar mais da elevação da alma. Nós vamos ler também, vamos meditar também o Livro da Vida.
Por quê? É o que ela diz aqui no final: se vocês se empenharem, Deus dará! E é o nosso propósito nessas meditações nos empenharmos na oração e esperar receber de Deus aquilo que Deus quiser nos dar.
É claro, né? Quando a gente fala da oração contemplativa, Deus dá quem quer e como quer; nem todo mundo vai receber. Mas é bom que a gente tenha um coração que aspire, que deseje, porque, desejando coisas mais altas, mesmo que nós não recebamos, nós teremos o nosso coração preparado.
E Deus certamente nos dará assim muitas graças. E aqui, nessa meditação, eu volto no núcleo dela: o ponto mais importante dela está no parágrafo terceiro. Santa Teresa diz assim: "Agora entendereis a diferença que há entre.
. . " Ela é a oração mental, a oração vocal e mental, que é o que fica dito: pensar e entender o que falamos, com quem falamos e quem somos nós que nos atrevemos a falar com tão grande Senhor.
A oração mental é pensar nisso e em coisas semelhantes, como no pouco que temos servido e no muito que estamos obrigados a servir. Não penseis que seja uma coisa complicada, nem vos espanteis com o nome. Rezar o Pai Nosso e a Ave Maria ou qualquer outra coisa é oração vocal.
É muito simples a distinção que Santa Teresa faz aqui: as orações que são repetidas, mas que nós devemos prestar atenção a elas, repetindo as palavras e colocando todo o nosso esforço nelas, são oração vocal. Agora eu volto aqui ao que ela disse, né? Pensar e entender o que falamos quando nós estamos falando com Deus, pensando e entendendo o que falamos, né?
Geralmente a gente faz isso, né? Então isso já é um sinal da oração mental. Quem somos nós?
A humildade. O primeiro princípio que Santa Teresa ensinou na oração é a humildade. Então, quando nós humildemente sabemos quem nós somos, sabemos o nosso lugar e nos colocamos no nosso lugar diante de Deus, então a nossa oração pode ter mais fruto.
Nós temos que saber quem fala, nós e com quem falamos. Deus, tendo essa consciência em mente, né? Isso já é oração mental.
E aí temos também de nos lembrar do pouco que fazemos por Deus e do muito que deveríamos fazer. E aí o terceiro tipo de oração, que é a contemplativa, Santa Teresa torna a falar. Ela é uma oração sobrenatural; é Deus quem dá.
E aqui ela traz um dado até interessante, né? Que até mesmo uma pessoa que não consiga fazer muita oração mental consiga fazer mais oração vocal, se ela prestar atenção. O que ela diz?
Deus pode interromper essa oração e dar a oração contemplativa. Na oração contemplativa, a própria Santa Teresa fala disso. Depois, quando a gente lê o "Livro da Vida", a gente vai entender um pouco melhor, mas ela fala que a pessoa tem muita dificuldade de falar nessa oração.
A oração contemplativa é um tipo de oração onde Deus fala muito mais, né? Quase o tempo todo. E Deus mesmo vai ensinando o que Ele quer.
É muito curioso, né? Quando a gente pensa nisso e olha para Santa Teresa, a gente vai entender, olhando para a pessoa, o que realmente é a oração contemplativa. É uma oração onde Deus opera.
Deus ensina, Deus fala quase que o tempo todo. Isso explica o porquê de Santa Teresa, que não estudou, né? Ter escrito coisas tão profundas e ter conseguido obter um conhecimento tão refinado da psicologia humana.
Isso há 500 anos atrás, sem acesso a livros, sem estudo. Mas ela escrevia, instruía, falava, ensinava, né? Com uma maestria e uma inerrância impressionantes.
De onde vinha isso? Da oração contemplativa, né? Então, peçamos a Deus que nos ajude nesse nosso caminho.
O que é essencial para nós? Buscar a oração vocal e a oração mental. A oração contemplativa, certamente, pode ser que Deus a dê a alguns de nós, né?
Pode ser. Mas, se Deus não der, também está tudo muito bem. E se Deus não deu, nós, onde estivermos, podemos amá-lo e servi-lo, e podemos ser muito, muito felizes e dar muito fruto.
E Deus, para cada um de nós, Ele tem um propósito, tem um plano. Nós precisamos, através da oração, descobrir esse propósito, esse plano, e agir de acordo com Ele. Então, que Deus nos ajude.
Olhe a nossa boa vontade e nos encaminhe. Que Nossa Senhora, nossa Mãe, nos ajude nesse caminho de perfeição. A vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos. Ó Virgem gloriosa e bendita, Amém. O Senhor nos abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém. Muito bem, meus caros! Agradeço a presença de todos que estão ao vivo, né?
Eu vi aqui que tem até uma intenção que o Michel colocou. Nós vamos à missa, né? O Michel Drcula, por favor, orem por Otávio, que sofreu uma tentativa de assalto e está internado em Uberlândia, Minas Gerais.
Vamos, daqui a pouco, à Santa Missa. Aproveitemos para rezar por essa intenção, a intenção do Otávio nessa tentativa de assalto, e também por todas as pessoas que necessitam, os doentes, né? As pessoas que estão passando por alguma dificuldade, que sofrem com depressão, enfim, né?
E vamos rezar principalmente, né, por nós aqui que participamos dessa meditação juntos. Aqui é um ambiente virtual, né? Mas somos pessoas, somos almas que, embora não nos vejamos e nem sempre nos conheçamos pessoalmente, estamos aqui nessa comunhão meditando já todos os dias de manhã.
Então, que nós possamos rezar pelos outros e nos ajudar. Deus abençoe! Ótimo domingo!
E depois eu deixo aqui o link para aqueles que não se inscreveram ainda na jornada da história da Igreja. A jornada da história da Igreja começa segunda-feira, terça e quarta. É um evento online, gratuito, e é um evento onde vamos falar sobre a importância da Igreja no Brasil, a riqueza que há na história da Igreja no Brasil.
Muitas pessoas ficam com aquela dúvida, né? Ah, mas você está falando isso. .
. vai abrir ou reabrir algum curso? Sim, no final desta jornada.
O importante é você participar da jornada. Jornada gratuita para todo mundo. E depois, lá no final, eu vou anunciar a reabertura do curso Raízes Católicas do Brasil.
Vou abrir a segunda turma do Raízes Católicas. Então, se você já é aluno, já participa. O conteúdo é praticamente o mesmo, né?
Tem alguns bônus que eu acrescentei em algumas aulas a mais, mas, basicamente, é o mesmo curso. Está bom? Mas o evento é diferente, né?
Tem gente que pensa: "Ah, mas eu já. . .
" Sou aluno do curso. Está bom, o conteúdo você conhece, mas o evento traz algumas ideias diferentes. Então, participem lá dos três dias de evento, tá bom?
Rezemos uns pelos outros, que Deus nos ajude. Ótimo domingo! Fiquem com Deus.
Related Videos
Gregorian Chants Compilation | Prayer in Sacred Ambience of Catholic Monastery
Gregorian Chants Compilation | Prayer in S...
Catholic Hymn
A Oração que o próprio Jesus fez pelos que creem nele
5:57
A Oração que o próprio Jesus fez pelos que...
Orações de Fé
3,551,026 views
Beatas Isabel Mrad, Albertina Berkenbrock e Benigna Cardoso: morreram defendendo sua pureza
1:23:55
Beatas Isabel Mrad, Albertina Berkenbrock ...
Raphael Tonon
2,112 views
🎙️ HOMILIA DIÁRIA |  6º Domingo do Tempo Comum | Domingo
21:45
🎙️ HOMILIA DIÁRIA | 6º Domingo do Tempo ...
Padre José Augusto OFICIAL
22,163 views
Full Speech: JD Vance Shames Europe Leaders To Their Faces, Leaves Room Stunned| Munich| USA| Trump
19:22
Full Speech: JD Vance Shames Europe Leader...
Hindustan Times
340,774 views
#nº46 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
16:16
#nº46 - Meditações diárias de Santa Teresa...
Raphael Tonon
2,231 views
Sunday
34:47
Sunday
Caçadores Do Sul
1,439 views
Palestra 013. Se a Missa é sacrifício, então…
33:29
Palestra 013. Se a Missa é sacrifício, então…
Padre Françoá Costa
961 views
Islam & grooming gangs: Ayaan Hirsi Ali on ‘primitive’ tribal mindset
30:54
Islam & grooming gangs: Ayaan Hirsi Ali on...
GBNews
330,352 views
Johann Pachelbel | Canon in D | The Best Performances Ever
1:27:01
Johann Pachelbel | Canon in D | The Best P...
Classical Tunes
289,367 views
#nº 43 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
18:50
#nº 43 - Meditações diárias de Santa Teres...
Raphael Tonon
2,852 views
Aprofundamento de Cura Interior - Canção Nova Brasília Roberto Tannus e Frei Josué
Aprofundamento de Cura Interior - Canção N...
Roberto Tannus
EXPECTADORES LÚCIDOS - Homilia - VI Domingo Comum (2025)
26:56
EXPECTADORES LÚCIDOS - Homilia - VI Doming...
Padre José Eduardo
1,166 views
JD Vance Exposes European Politicians' Assault on Religious Freedom!
19:04
JD Vance Exposes European Politicians' Ass...
DLM Men's Lifestyle
325,348 views
GRANDE PERIGO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO - ORAÇÃO DA MANHÃ/ Ana Clara Rocha
11:46
GRANDE PERIGO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO - ...
Ana Clara Rocha / Grupo de Oração Exército de Deus
34,503 views
LIVE | Russia Ukraine War | Trump's First Reaction After 'Zelensky Speech' At Munich | N18G
LIVE | Russia Ukraine War | Trump's First ...
CNN-News18
Austria stabbing: Syrian asylum seeker seen LAUGHING as he kills 14-year-old boy
9:41
Austria stabbing: Syrian asylum seeker see...
GBNews
158,508 views
INVICTUS, MEGHAN MELTDOWN & BY ROYAL APPOINTMENT LATEST #meghan #meghanmarkle #royal L
32:54
INVICTUS, MEGHAN MELTDOWN & BY ROYAL APPOI...
NEIL SEAN'S DAILY NEWS HEADLINES
119,807 views
Catholic Nuns' Heavenly Chant | Peaceful music
1:33:14
Catholic Nuns' Heavenly Chant | Peaceful m...
Graceful Life
220,762 views
Como o espírito  santo transforma sua fé - Luciano Subirá
1:02:32
Como o espírito santo transforma sua fé -...
Pregação Poderosa
23,327 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com