em A negação da morte o antropólogo Ernest Becker escreveu o seguinte citando a prisão do caráter da pessoa é trabalhos construída para negar uma coisa e apenas uma coisa a sua condição de criatura isso é o terror Uma Vez admitido que é uma criatura que defeca você convida o oceano primitivo da angústia animal a desaguar sobre você mas isso é mais do que angústia da criatura é também a angústia do homem a angústia que resulta do paradoxo humano de que o homem é um animal ccio de sua limitação animal a angústia é o resultado da
percepção da Verdade da nossa condição significa ser um animal consciente de si mesmo a ideia é absurda se não for monstruosa significa saber que se é alimento para os vermes Este é o terror ter surgido do nada ter um nome consciência de si mesmo profundos sentimentos íntimos uma torturante ânsia íntima pela vida e pela autoexpressão e apesar de tudo isso morrer parece uma mistificação que é o motivo pelo qual certo tipo de homem cultural se rebela abertamente contra a ideia de Deus que tipo de divindade iria criar um alimento para vermes tão complexo e caprich
[Música] divindades cínicas diziam os gregos divindades que usam os tormentos do homem para se divertirem fim de citação no livro os três primeiros minutos o físico ganhador do Nobel Steven weinberg fez uma afirmação que vai na contramão de tudo o que o os crentes numa ordem divina e também os crentes numa grandiosa ordem natural acreditam porém sua afirmação complementa bem o pensamento de Becker weinberg escreveu citando quanto mais o universo parece compreensível mais ele parece sem sentido fim de citação esse sentimento de que quanto mais consciência e conhecimento mais desafortunado é um ser e quanto
menos consciência ou quanto mais próximos dos animais menos desafortunado é um ser ecoa em diversos pensadores e escritores o livro do desassossego de Fernando Pessoa escritor que não se afirmava pessimista Embora tenha escrito que a vida parece ser um erro da matéria e que o cansaço da vida o fazia desejar nunca ter existido é repleto de afirmações maldizendo a consciência de si e a inteligência dentre vários exemplos um dos mais marcantes é a longa citação que se segue citando a vida para a maioria dos homens é uma amassada passada sem se dar por isso uma
coisa triste composta de intervalos alegres qualquer coisa como os momentos de anedotas que contam os veladores de mortos para passar o sossego da noite e a obrigação de velar achei sempre fútil considerar a vida como um Vale de Lágrimas é um Vale de Lágrimas sim mas onde raras vezes se chora disse heine que depois das grandes tragédias acabamos sempre por nos assoar como judeu e portanto Universal viu com clareza a natureza Universal da humanidade a vida seria insuportável se tomássemos consciência dela felizmente o não fazemos vivemos com a mesma inconsciência que os animais do mesmo
modo fútil e inútil e se Antecipamos a morte que é de supor sem que seja certo que eles não antecipam Antecipamos através de tantos esquecimentos de tantas distrações e desvios que mal podemos dizer que pensamos nela assim se vive e é pouco para nos julgarmos superiores aos animais a nossa diferença deles consiste no pormenor puramente externo de falarmos e escrevermos de termos inteligência abstrata para nos distrairmos de a ter concreta e de imaginar coisas impossíveis tudo isso porém são acidentes do nosso organismo fundamental o falar e escrever nada fazem de novo no nosso instinto primordial
de viver sem saber como a nossa inteligência abstrata Não serve senão para fazer sistemas ou ideias meio sistemas do que nos animais é estar ao sol a nossa imaginação do impossível não é porventura própria pois já vi gatos olhar para a lua e não sei se não quereriam todo o mundo toda a vida é um vasto sistema de inconscientes operando através de consciências individuais assim como dois gases passando por eles uma corrente elétrica se faz um líquido assim com duas consciências a do nosso ser concreto e a do nosso ser abstrato se faz passando por
por elas a vida e o mundo uma inconsciência superior feliz pois o que não pensa porque realiza por instinto e destino orgânico o que todos nós temos que realizar por desvio e destino inorgânico ou social feliz o que mais se assemelha aos brutos porque é sem esforço o que todos nós somos com trabalho imposto porque sabe o caminho de casa que nós outros não encontramos senão por atalhos de ficção e regresso Porque enraizado como uma árvore é parte da paisagem e portanto da beleza e não como nós mitos da passagem figurantes de trajo vivo da
inutilidade e do fim de [Música] citação pessoa décadas antes de Becker diz basicamente a mesma coisa que Becker afirma em seu trabalho inventamos todo um aparato para nos deixar inconscientes do fato de que defecamos sofremos e somos comida para vermes no caso de pessoa na verdade nem sequer é preciso inventar um aparato o aparato já vem pronto de fábrica especialmente para a vasta maioria dos seres humanos que pessoa acreditava não pensar Isto é a vasta maioria que ele acreditava não ter entendimento da situação em que se encontra pessoa que repito fez questão de salientar que
não é pessimista trata como mais felizes os que vão com o fluxo da vida e não pensam na existência tendo a concordar com ele por exemplo ele escreve citando irrita-me a felicidade de todos estes homens que não sabem que são infelizes a sua vida humana é cheia de tudo quanto constituiria uma série de angústias para uma sensibilidade verdadeira mas como a sua a verdadeira vida é vegetativa o que sofrem passa por eles sem lhes tocar na alma e vivem uma vida que se pode comparar somente a de um homem com dor de dentes que houvesse
recebido uma fortuna a fortuna autêntica de estar vivendo sem dar por isso o maior Dom que os deuses concedem porque é o dom de lhes ser semelhante como eles ainda que de outro modo a alegria e a dor por isto contudo os amo a todos meus queridos vegetais fim de citação embora pareça pessoa não está sendo um completo elitista ao escrever essas palavras em outro trecho ele afirma citando o cansaço de todas as ilusões e de tudo o que há nas ilusões a perda delas a inutilidade de as ter o anaç de ter que as
ter para perdê-las a mágoa de as ter tido a vergonha intelectual de ter tido sabendo que teri tal fim a conscia da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência há inteligências inconscientes brilhos do Espírito correntes do entendimento mistérios e filosofias que tem o mesmo automatismo que os reflexos corpóreos que a gestão que o fígado e os rins fazem de suas secreções fim de citação ou seja para a pessoa mesmo entre aqueles que são brilhantes há uma quantidade enorme de indivíduos apaziguados na inconsciência consumidores de Ilusões diversas que também vegetam são como máquinas
de calcular vivas capazes de solucionar problemas e gerar grande valor para o mundo humano mas são incapazes de enxergar fora das ilusões embora brilhantes em diversos os aspectos não possuem inteligência ou talvez má sorte suficiente para entenderem o Fado da Lucidez [Música] excessiva ter excesso de Lucidez é saber que a vida precisa ter ao menos um determinado grau de inconsciência senão ela não aguenta continuar vivendo dada a vacuidade de sentido e a dor que todos nós viventes temos que aguentar os amaldiçoados capazes de compreender isso sem se agarrar a ilusões teológicas ou seculares encontram-se no
estado que pessoa chama de decadência os infelizes habitantes da decadência entendem que não são nem parte de um plano Divino nem parte de um plano natural ou histórico ou o que quer que seja citando pessoa assim não sabendo Crer em Deus e não podendo crer numa soma de animais fiquei como os outros da orla das gentes naquela distância de tudo a que comumente se chama a decadência a decadência é a perda total da inconsciência porque a inconsciência é o fundamento da vida o coração se pudesse pensar pararia fim de citação só não caímos todos em
desespero porque aprendemos a limitar o conteúdo de nossas consciências através de milhares de anos de evolução é isso o que filósofo Peter vessel zapf argumentava para zapf Somos animais essencialmente metafísicos buscadores de um propósito maior que faça toda nossa vida e os problemas que temos ao longo de nossas vidas fazerem sentido H Claro sentidos inundanos fabricados culturalmente e individualmente mas esses sentidos nem sempre se sustentam e estamos a todo momento a poucos passos do terror existencial esses mecanismos de limitação da consciência Contudo não funcionam para todos algumas pessoas quebradas desde o nascimento ou ao longo
da vida são capazes de enxergar o que há no final do túnel para o seu desespero não é uma luz mas o vazio uivante do nada para o escritor e Admirador de zapf thas sem as emoções bem intencionadas que mantém os nossos cérebros apaziguados nós perderíamos o nosso equilíbrio e cairíamos no abismo da Lucidez segundo ele a Lucidez traz o conhecimento perfeito do nada e da dor para seres dotados de consciência afirmo que pessoas com excesso de Lucidez são quebradas por que nelas falta uma adaptação natural crucial seriam mais contentes com tudo e mais aptas
a deixarem descendentes se não faltasse nelas o mecanismo que ilude constantemente a espécie dos homens mais brutos aos cientistas mais consagrados quase toda a espécie não fica desamparada pelo mecanismo natural que engana e diz que a vida não é dignamente inútil esse mecanismo para schopenhauer era uma vontade única que atravessa tudo o que existe e subsiste por si mesma fora do tempo e do [Música] espaço é só no Animal humano possuidor de consciência de si e de inteligência que o entendimento da vontade pode ser atingido Porém isso não significa que todos atingirão esse entendimento para
schopenhauer poucos Na verdade são capazes para ele contudo esses poucos são os melhores da humanidade dentre esses há um grupo menor ainda de pessoas que negam totalmente a si próprias esome a vontade que as anima os acetas longe de serem quebrados para schopenhauer eles são os mais avançados de nós eles seriam mais contentes se não enxergassem o mundo através do Vel de Maia sim mas esse não é o ponto é do ponto de vista do heroísmo que podemos considerar o aeta como o mais perfeito dos humanos não do ponto de vista [Música] evolutivo ao considerá-los
o ápice da humanidade schopenhauer não quer dizer claro que aqueles que são capazes de enxergar a realidade sem ilusões estão livres do sofrimento pelo contrário segundo o filósofo quanto mais inteligente for o indivíduo quanto mais ele entender a realidade do mundo mais sofrido ele será mas esse indivíduo também será capaz de negar a vontade dentro de si e isso para schopenhauer colocao num grau de perfeição maior do que o resto mesmo com todo o sofrimento embora Concorde com boa parte do que schopenhauer afirma ainda se mantém para mim o fato de que os iludidos Os
Brutos e os incapazes encontram um contentamento que aqueles que chamo de quebrados não encontram para schopenhauer o aceta é o auge do que podemos ser e ele não está quebrado pelo contrário ele é uma expressão aperfeiçoada da Vontade que se torna capaz de perceber o horror e o vazio da existência Talvez o aceta seja isso mesmo porém penso que no aceta o mecanismo da ilusão também não funciona como não funciona naqueles que Fernando Pessoa diz habitarem a decadência os aet se diferenciando do resto dos quebrados não na Lucidez excessiva que ambos possuem mas no que
fazem com ela o aceta morre para o mundo ainda em vida negando a si próprio e vivendo para outra coisa Seja na clausura seja na doação aos sofredores seja na meditação tudo isso é norteado por diversos mitos relativos a a cultura religiosa ou secular de cada seta é verdade ele habita a decadência que é a consciência da vida mas se eleva e faz da sua existência terrena uma missão de desapego porém não havendo nada fora da existência concreta que nos cerca há quem critique o ascetismo como loucura e até fraqueza de fato colocaram um peso
muito grande na verdade literal das religiões que promovem o ascetismo é problemático por não existirem evidências arqueológicas ou científicas que comprovem a realidade de um único evento Sobrenatural sequer contudo schopenhauer mesmo argumentou que A Âncora do ascetismo está para além da literalidade dos mitos religiosos ela se encontra num sentido figurado alegórico [Música] filosófico mas para além da literalidade a ideia de que a rejeição do mundo seria uma loucura pelo simples fato de que a existência que nos cerca é tudo o que há me parece uma tentativa de acabar com a conversa e se decretar vitorioso
sem fundamento aqueles que se abstêm de julgar a vida afirmando não ser possível fazê-lo estão implicitamente afirmando a querendo ou não eles habitam o Limiar entre a Lucidez excessiva e a ilusão criando uma nova ilusão a de que a existência com todas as suas dores e falta de sentido não pode ser questionada e Só nos resta aceitá-la nós só podemos nos submeter a ela sem reclamar Porém isso é algo que ninguém faz ou fez de certa forma o aeta que se deixa morrer de fome consegue ser mais próximo da aceitação total do que o mais
ferrenho afirmador da vida já que estar vivo é não aceitar as coisas que aparecem naturalmente coisas inevitáveis como a fome e outras necessidades básicas de qualquer organismo estar vivo é mover-se o tempo inteiro para escapar de situações naturalmente desconfortáveis aceitar essa realidade é aceitar a instabilidade já que estabilidade é algo que não faz parte do Devir é por essa razão que soran escreveu que niet foi um falso iconoclasta que derrubou Ídolos apenas para erguer outros a vida o Devir a existência inquestionáveis como vontade de potência o pensamento de soran faz couro com as análises de
pessoa zapf Becker e ligote a consciência segundo soran é um escândalo biológico que nos remove do presente absoluto no qual vivem os animais em suma a consciência humana é um erro de percurso da natureza aliás para soran a própria vida já é um equívoco ou nas suas palavras um mau gosto da matéria a consciência portanto seria um equívoco ainda maior do que a própria vida em Estados menos conscientes ou vegetativos no jogo da vida a nossa espécie recebeu cartas aparentemente vencedoras da natureza visto que nos tornamos a espécie dominante do nosso planeta somos senhores que
hoje detém o destino de toda a biosfera e nossas mãos entretanto essa vitória depende da manutenção constante de um certo grau de inconsciência que permite a vasta maioria de nós tocar a vida como se ela estivesse indo para algum lugar e novamente como se tudo isso não fosse malignamente inútil [Música]