olá bem-vindo ao canal saber linguagem meu nome é Lucas Maciel Sou professor na Universidade Federal de São Carlos e estudioso das obras do Círculo debate a paz e 20 anos no vídeo de hoje eu vou falar sobre um assunto até polêmico Será que existe metodologia nos textos do Círculo de bakhtin para falar a respeito disso eu fiz alguns slides para orientar a nossa discussão então a minha proposta hoje é falar da metodologia em bakhtin como eu que estudar a partir dos textos do circo nós vamos então duas questões o que que eu posso estudar a
partir da perspectiva batinha nem como estudar mas precisamente a metodologia como estudar algo a partir dos textos do circo e para falar a respeito disso é em já dizendo a respeito da questão polêmica né Será que existe metodologia nos textos o círculo essa polêmica ela nasce e vive a partir de uma certa concepção de metodologias fazer científico do que é a ciência quando eu parto de uma é uma ideia de ciência positivista uma ideia de ciência às vezes muito mais adequada para alguma ciências exatas ou ciências naturais é claro que talvez eu não encontre esse
esses tipos de parâmetros nos textos do Círculo mas se eu consegui olhar com atenção para os textos o círculo eu vou encontrar sim é uma metodologia possível de aplicar nas minhas pesquisas da pesquisa que eu queira desenvolver seja Na graduação numa iniciação científica no trabalho de conclusão de curso em um projeto de Mestrado uma pesquisa de doutorado mas para falar a respeito aí é desse digamos lugar comum de que não exista metodologia nos textos do Círculo eu começo trazendo essa citação o que está presente do texto do livro Linguagem e diálogo as ideias linguísticas do
Círculo de bakhtin nessa edição aqui certo bom então essa intenção essa opção foi lançado em 2003 a minha edição que essa aqui de 2006 certo Tá bom vamos lá ver o que que é dito no prefácio a esse livro que eu for um livro muito lindo né ainda é um livro muito livro porque ele é muito didático e ele traz para quem tá entrando no universo o artilheiro vários conceitos importantes explicações muito Claras que o Carlos Alberto parafusar mais dessa edição aí inicial de 2003 livro contava com prefácio do professor Sírio possenti é ir para
fazer justiça aqui ao que o cílio dizia né e é o que ele diz ali no prefácio é bom a gente lembrar que o próprio filho disse que ele não se sentiram baptismo para fazer sempre fácil de todo modo ele acabou fazendo prefácio prefácio conta é né dessas primeiras edições é e nessas nesse prefácio a gente vai ler o seguinte então bakhtin resolveu todos os problemas teóricos e metodológicos da da mais antibacteriana pensar assim seria reduzir seu pensamento ao manual que é o que menos se pode fazer seja porque a continuar vendo história e vida
seja porque o seu fraco Talvez seja exatamente a falta de decisões metodológicas o que não é problema grave porque nunca se pretendeu cientista quem sente falta delas as decisões metodológicas que as elabora bom então esse é fácil que o cílio tá dizendo que não existem decisões metodológicas do circo e inclusive que o batting não é e aqui vamos levar quente no sentido amplo né batinga ela chega de medir Ele eles não se viam como cientistas nunca se pretenderam como sentidos tá bom essa ideia né de que o pato TIM não sejam cientista é inclusive gera
aquela discussão como eu vou de classificar o batinga tinha um linguista ele é um filósofo ele é como eu posso falar a respeito dele para vir uma palavra interessante nessa busca de uma classificação seria um Pensador né Ele é um grande Pensador e pensou vários temas Ele pensou temas filosóficos temos estéticos e temos línguas linguísticas inclusive por isso para mim lá problema nenhum não falar que uma sim ele tem pensamento voltar para linguiça ele é um linguiça nesse sentido Dá pra ver que ele não tem não se formou do modo como hoje se formos linguísticas
Mas ele tem o pensamento todo voltado para linguagem então a meu ver não há nenhum problema em dizer que ele é um lista nesse sentido bom mas aqui especificamente o nosso vídeo o que que eu sirvo tá dizendo que o é da TIM não tem decisões metodológicos e inclusive nos pertencentes claro que a gente também Justiça seja feita esse texto de 2003 e 2003 pra cá muita coisa Mudou muitas pesquisas bacterianas foram desenvolvidos e Talvez hoje e o professor Sírio não dissesses desse modo o dissesse de um modo diferente tanto assim que e é eu
não sei porque razão mas o fato é que na nova edição desse livro é linguagem e diálogo as ideias linguísticas do Círculo de bakhtin é já não consta mais essa apresentação esse prefácio do professor se pôs and certo bom mas de todo modo esse prefácio fez parte da história ele influenciou pessoas que Talvez tenham acreditado que ali no texto do círculo não havia é uma metodologia é bom pra falou a respeito disso antes de entrar propriamente na que nas questões de metodologia eu queria dizer o seguinte existe uma ideia do fazer sentir e do que
é o fazer científico e nos terços o círculo uma das questões a fazer científico são as sistematizações é o dizer óssea e isso é a b c d e elencar as questões e nós vemos sistematizações seus textos os tipos nós vemos um fazer científico claramente orientado e para falar nessa sistematizações antes de entrar especificamente Nas questões metodológicas eu vou trazer dois exemplos um exemplo explícito estar os textos do Círculo então Aqui nós temos uma sistematização apenas para exemplificar que o bacilo de trás e Marxismo e filosofia da linguagem o pé então aqui Marxismo e filosofia
da linguagem é o relaxe novo ele vai trazer características do Objetivo substrato tem elenco 8 características Ghost substrato e depois de fazer essa situação onde vai. Por ponto falando a respeito dessas características obstáculos então por exemplo eu fiz esses vídeos aí das diferenças entre o pensamento de bakhtin só seguir eu me basiei na sistematizações oferecidas pelo palate in love e na segunda parte do Marxismo e filosofia da linguagem Então existe uma sistematização existem sistematizações nos textos do Círculo sejam explícitas como essa sejam implícitos algumas que nós podemos derivar eu pelo menos acredito que nós possamos
derivar então eu trago aqui para vocês é também uma sistematização que eu fiz a partir dos textos do Círculo especificamente nesse caso eu fiz essa sistematização a partir do texto O gêneros do discurso esse texto que pode ser encontrado em estética da criação verbal e também pode ser encontrado no livro mais recente os gêneros do discurso bom Então nesse texto gêneros do discurso e o que que nós temos nós temos 8k diferenças entre anunciadora São essas diferenças estão elencadas assim 123456789 no texto gêneros curso não mas eu acredito que é possível sim ver essa sistematização
de prender essa sistematização você como pesquisador você pode depreender lá certo bem uma vez Vista possibilidade de olhar as sistematizações nos textos do Círculo vamos entrar especificamente Nas questões metodológicas né como fazer uma pesquisa científica a partir dos textos o circo mas antes de entrar especificamente o como fazer eu gostaria de discutir o que é possível analisar a partir dos textos do circo e nesse sentido eu vou estar respondendo à seguinte questão Quais são os objetos Quais são os dados Quais são os exemplos qual corpos eu posso analisar uma pesquisa Oi gente responder isso a
gente precisa pensar que os nossos dados são Dados linguísticos e portanto eu tenho que partir da ideia de linguagem do Círculo que a linguagem possível por dito de maneira bem resumida e bem direta é a interação discursiva é o fato de que toda vez que nós falamos ou escrevemos nós interagimos pela linguagem então a linguagem ela serve para colocar e interação dos sujeitos um que fala e o outro de ouvir não se escreve outro que lê enfim o fato é que toda vez que nós falamos toda vez que nós escrevermos toda vez que nós produzimos
enunciado nós estamos interagindo discursivamente pela linguagem bom nesse sentido Quais são os dados a meu ver todos todos os terços todas as falas porque em todos os textos todas as falas é possível observar a interação discursiva por círculo a interação discursiva é um princípio da linguagem é só existe imagem eu me diga que ela possibilita interação discursiva então qualquer texto qualquer Fala qualquer enunciado pode ser objeto de análise a partir do da metodologia a partir da visão do Círculo de bakhtin mas para tentar tornar um pouco mais claro a exposição vamos pesar para os exemplos
vamos porque na minha pesquisa eu quero mandar mensagem discursos da Dilma Rousseff Então esse é o meu corpos são os meus dados mas aí eu vou fazer alguns recordes eu vou delimitar Qual período de discursos da TIM eu vou considerar por exemplo de 2010 a 2016 em que exerceu a função de presidenta em Quais modalidades para vocês discursos orais escritos em quais mídias os discursos foram veiculados em ter e jornais televisivos em jornais eletrônicos com uma folha Estadão e Globo online ou não eu vou olhar só para discursos orais que ela preferirem falando estava proferiu
da Câmara dos Deputados na no senado ou para o Congresso Nacional vamos supor que eu queria propor uma outra pesquisa era analisar gêneros discursivos em livros didáticos E aí eu vou perguntar Quais livros didáticos eu vou analisar quais autores quais anos do ensino vai olhar livros Ensino Fundamental livros ensino médio todos esses livros quais gêneros eu vou analisar por exemplo eu vou analisar o gênero charge todos os livros do ensino fundamental do 6º ao 9º ano por exemplo ou não eu vou pegar só um livro para o 6º ano e vou analisar todos os gêneros
aquele livro quais propostas propostas de escrito do gênero poças de leitura do gênero Enfim então primeiro a gente pensa o que a gente quer analisar para chegar no Como é o que a gente vai passar agora e aí para falar desse como eu vou trazer uma citação o que está presente é um batismo e filosofia da linguagem certo então dessa edição os subtipos ó está aqui dentro vai já descem são da própria capa vem aqui é estou subtítulo problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem veja o ralar Shinobi pretendida pela observamos assim que
eu leio pretendia levar o método marxista o estudo da linguagem e também vai pegar e vai buscar uma aplicação do método marxista a linguagem propondo um método sociológico inclusive para propor esse método ele chega explicitamente ao mostrar um caminho metodológico que a meu ver é uma base importante para quem quer pensar em uma pesquisa de como é bate lá então aqui eu trago uma citação do latim novita Estas são é exatamente do modo como ele como aparece do livro apenas de alguns espaços aí para ficar parágrafos diferentes um dois três enquanto no texto dele é
corrido mas vamos ver aí a citação a ordem metodologicamente fundamentada para estudo da língua deve ser a seguinte um formas e tipos de interação disco a sua relação com as condições concretas 2 as formas dos enunciados ou discursos verbais singulares em relação Estreita com a interação da qual são parte Isto é o gêneros discursivos verbais determinados pela interação discursiva e três partido disso a revisão das formas da língua sua concepção linguística atual ele mostra um caminho né hum é o olhar interação discursiva o dois é molhar os gêneros discursivos em que essa interação discursiva se
dá Oi e o três é olhar próximo formas da língua e se for o caso revê-las né de alguma maneira se diferenciar de uma mulher tradicional para essas formas da língua vamos aqui no nosso próprio exemplo do vídeo pelo vídeo do YouTube que é um gênero a gente realiza interação discursiva Então você tá aí na sua casa escutando o vídeo e ouvindo vídeo vendo vídeo interagindo ainda que em silêncio pensando estou entendendo não estou entendendo estou gostando não estou gostando isso se relacionam com alto eu já vi qual Eu já li um algo que eu
já ouvi então nós interagimos de sucessivamente pela linguagem nesse caso específico por meio de um gênero próprio que é um vídeo no YouTube eu poderia fazer essa exposição um outro gêneros por exemplo artigo científico E aí você pode se você quiser analisar esse gênero olhando para algumas formas da língua algumas questões linguísticas que te interessa não te interessa em questões Brasil gosta gramaticais lexicais fonéticos fonológicos enfim questões que te parecem importantes relevantes para a pesquisa que você queira conduzir mas ele está dando caminho caminho é olhar a interação depois olhar um gênero para enfim chegar
à questão que você quer discutir nossa pesquisa vamos olhar cada um desses pontos aí e mais detalhes e vamos pensar primeiramente na questão da interação discursiva então primeiro momento da interação dos Municípios quer ver o molho da metodologia é descrever o contexto de interação verbal os sujeitos participantes A sua posição social suas intenções de comunicação ou seja descrever a questão da interação discursiva e aqui eu já vou começar a exemplificada com aquilo que eu realizei de pesquisa no doutorado então no doutorado eu quis analisar redações do vestibular da Unicamp Qual foi meu primeiro passo portanto
descrever o contexto do vestibular da Unicamp quando esse vestibular nasce Quem são os sujeitos os candidatos Quem são os avaliadores eu não preciso chegar altamente a esse é o sujeito aqui é o sujeito dormíamos mais uma ideia Geral de quem é o avaliador O que é o candidato e o contexto das redações no conjunto do vestibular qual era o peso dessa prova para o candidato certo como esse gênero ele é reverbera vá Questor sociais mais amplas daquele contexto certo em um segundo momento você vai passar para discussão dos gêneros discursivos Então você vai escrever o
gênero por exemplo seguindo as indicações do Matinho temos conteúdo temático que se diz reconstrução proporcional à forma do vidro e o estilo do gênero e o próprio estilo individual então caso as redações eu vou ver no caso do vestibular Unicamp especificamente a não no período que eu analisei os candidatos poderão fazer redações é de diferentes gêneros dissertação carta argumentativa e da ração tá bom cada um desses gêneros para descrever cada um desses gêneros que que eu precisava ver o que que era dito do gênero qualquer estrutura composicional vamos começar por exemplo uma dissertação introdução desenvolvimento
conclusão e o estilo me geral numa dissertação você espera um estilo mais formal numa narrativa Você pode ter um estilo talvez mais informal a de perdedor personagem que você vá escrever ou Pelo modo como esse personagem vai falar mas é claro isso também está relacionado ao estilo individual de cada escrevente para mobilizar o desenvolvimento temática essa construção composicional e o próprio estilo do gênero e então em terceiro momento você passa para a questão das formas na Oi Bru caso específico da pesquisa desenvolvida no doutorado o que que eu procurei viu procurei observar as relações dialógicas
Então eu vi faltei por quatro aspectos amplitude do Diálogo a orientação da palavra blocos das interações dialógicas e os tipos de discurso de onde eu derivei essas mais uma vez sistematização que me ajudou metodologicamente o desenvolvimento da pesquisa eu dele ver isso dos textos do circo Não fui eu que criei vai ser claro você pode por exemplo adalizar uma outra questão que não esteja ali misturado nos textos o circo por isso é uma questão morfológica desde que a meu ver se você quer fazer uma pesquisa bacteriana você passe por esse por essas etapas Descreva a
interação discursiva Descreva o gênero e se é por meio do qual se dá a interação discursiva para chegar as formas Tá bom então vamos ver aí rapidamente essas questões apenas para ir exemplificando um pouco mais concretamente como você pode realizar males Oi Bastiana então quando eu fui olhar para as questões das relações dialógicas para as questões da língua até eu olhei um primeiro aspecto que seria amplitude do diabo me faltando por três três características o micro tchau tchau diálogo no interior da Consciência do personagem que quando um autor o narrador ele para para descrever como
a personagem pensa então ele focaliza salto consciência da personagem ele focaliza o modo como essa personagem pensa Então vamos supor assim em um personagem ou a personagem Pedro não chega na casa dele e se deita na cama e começa a pensar e o narrador começa a descrever o modo como esse personagem pensa e o diálogo não funcionou Expresso é representação do diálogo e das personagens então quando tem o João diz Pedro respondeu aí eu tenho uma representação do diabo rico grande diálogo do romance tem um movimento são movimentos entre o micro diabo e o diálogo
com posicionamentos presto Então os Porque tem uma personagem engana que conversa com o João e a partir dessa conversa com o João O João Diz ao que entra na cabeça da Lana fica lá na cabeça da Ana passa a participar do micro diabo dela das vozes que ela ouvir na consciência dela voces dela e voz de outros entre as quais a voz do João ela fica pensando naquilo em um outro momento e em uma outra conjuntura que a lógica no outro personagem lá com a Maria da conversa e essa ideia de colar na cabeça dela
volta aparecer no Diabo proporciona Express Então eu tenho movimento entre Jaú passeando muito Expresso micro diálogo diálogo com posicionamento Expresso várias vezes isso pode acontecer no gênero longo como romance por isso que o batismo é chamado de grande diálogo do romance na ânsia das personalizei isso não aparecer então Embora tenha sido um critério a partir do cop ele pautado pela realização da pesquisa na efetivação da pesquisa eu não contei um grande diálogo do romance Porque se é próprio daquele gênero Mas eu posso encontrar outras características da análise que eu realizei próprias daquele gênero que eu
estou atualizando e que não tem sido estupradas pelos integrantes do Círculo eles não atualizaram o gênero que estava analisando e o segundo aspecto é que eu olhei aí Só para constar nessa discussão aqui eu deixei de problemas a pesca de tu és por isso que eu trouxe aí é uma imagem do livro tá bom problemas da poética de Dostoiévski no segundo aspecto que eu também dele vejo problemas da poética de Dostoiévski foi a questão da orientação da palavra então o discurso pode ser orientado por referente ou de se refere a um objeto vamos supor que
eu esteja caminhando pela rua passe e óleo uma árvore de que árvore linda estou falando daquela árvore do discurso está orientado para aquele objeto então discurso sobre justificada quando eu tenho as instâncias de autor ou ator que estão assim mas o discurso da personagem e fase daquele discurso objeto estamos perfil sou eu que estou falando dar venda mas é um personagem só para dar vida ao personagem discurso dele está orientado por referente a árvore mas pronta rador cas o personagem aquele discurso do personagem é objeto é objeto na voz do autor é objeto da voz
do narrador e tem um discurso sobre o vocal que é quando a voz do outro está considerado no embate ao falar sobre aquele referente Então vamos por que eu esteja caminhando Veja a árvore Fire cab e Ainda Mais na verdade eu estou falando isso porque eu quero atacar o meu vizinho que ela não gosta e que está cortando a árvore olha ele está cortando árvore provavelmente não acha árvore tão lindo assim mas quando eu estou falando da árvore o meu discurso está em embate entre o que eu penso e que o outro pensa entre a
minha voz e a voz do outro a ser aqui o aqui faz essa análise pensando no romance ação nas novelas do dostoievski olhando para instâncias como autor garrador autor-criador narrador e personagens que podem não ser presente volta do outro gêneros tão pensamos por exemplo gênero jornalístico Talvez nós possamos suas essa análise olhar como que eu objetifico discurso do outro Como por exemplo o jornalista e Vitória o discurso do entrevistado objeto mas é algo diferente porque o personagem criado pelo autor o narrador é criado pelo autor e já esse entrevistado do jornalista e não é criado
pelo jornalista Então vai são sujeitos reais é um bate diferente acredito embora não ter desenvolvido essa pesquisa que possa nos mostrar aspectos diferentes das relações geológicas e no outro ponto que eu também atualizei foi o questão do Lopes das interações dialógicas que podem se dar na auto-iniciação de herói que quando o herói fala então quando o narrador Fala O João disse que aí discurso direto vem a voz do João ou João é desculpa João disse: daí veio a fala direto do João O João disse que discurso indireto mesmo que João disse seja discurso direto e
indireto nesse momento estão focalizando aquilo que o personagem falou Estou olhando para a sua alta iniciação tem um discurso do narrador Eu por exemplo do ministério a ração era um dia frio de outono ainda Aquela pequena cidade quem está dizendo isso é o narrador eo discurso do narrador a narração propriamente dita bom e o outro óculos as interações de lojas pode ser o diálogo entre as personagens quando os personagens conversam ela tem a representação propriamente de um diabo João disse e aí Pedro tudo bem ele respondeu Tudo tranquilo então eu tenho uma representação do diabo
em cada um dessas instâncias em cada um desses blocos eu posso observar determinadas relações dialógicas que eu não vou olhar dentro alegadamente nesse vídeo para não ficar muito extenso mas que eu analisei detalhadamente na Minha tese de doutorado um outro aspecto também que eu vou comentar rapidamente né é a questão dos tipos de discurso então olhando para essas questões geológicas Eu também olhei para os tipos de discurso da época eu me basiei dessa edição não é a edição aí que eu trouxe no slime eu me baseei nessa edição Quer algo que eles são os contatos
em português na época tá então polícia aí que inclusive A nomenclatura Ok Google tipos de discurso Elas estão seguindo essa edição anterior vai se você for realizar um trabalho hoje é um de Queria olhar para essa edição ato mais atual e rever A nomenclatura provavelmente existem tipos de discursos que recebem outras do bem faturas A partir dessa nova tradição mas aqui pro por fim dos fins do nosso interesse esse vídeo que que eu fiz eu a partida daquilo que falar cheio de coloca eu classifiquei alguns tipos de discurso encher linear estilo pictórico que alguma vez
fatura que vá lá Shino o que propõe muita gente diz por exemplo que estilo linear é o discurso direto e discurso pictórica discurso indireto vai ser você olhar com cuidado para ser uma atração que eu vá lá chegam se faz pelo menos essa foi a minha interpretação eu posso ver discurso direto o discurso direto tanto de estilo de ar quanto de estilo pictórico discursos indiretos tanto lixo moderno quanto deste tópico e cada um desses tipos de discurso é mostrado é exemplificado pelo fala antigo enfim é mais caminho metodológico para você pode explorar uma análise caso
você queira fazer falei é respeito desses aspectos e apenas para exemplificar e como isso aparece eu vou trazer um apenas um parágrafo de uma das relações que organizei na tese eu analiso as redações cobram todo e também alguns fragmentos é mas apenas para de alguma maneira tentar no estádio de um modo mais concreto Como eu posso fazer sandálias do caso dessa redação aqui que é uma narração a proposta do vestibular da Unicamp é de um candidato com cms um repórter investigativo o detetive que quando fosse procurar é descobrir o a origem do derramamento de óleo
e um rio próximo à cidade de Campinas ele descobrisse que isso fazia parte de uma conspiração maior Então nesse caso aqui o candidato ele tá justamente narrando esse homem de gravata que está jogando um óleo no rio porque ele está a mando de um grupo político contr o prefeito daquele momento que queria prejudicar o prefeito da cidade vamos tão Vamos ver aí e esse pequeno trecho sexta-feira 1º de outubro de1999 a mancha tomava conta do Rio pouco a pouco o rapaz observando tudo afrouxou a gravata teu último trago no cigarro embora nesse momento já estivesse
sozinho falou alto Talvez para ver se assim se convenceria que estava apenas cumprindo ordens fora dura sua jornada a pele pessoas como e não tem opção ser lutam contra o sistema se marginalizam ele não seria mais o avô havia sido um Idealista o pai conformista e que conseguiram respaldado pela imponência de sua imagem terno e gravata impecáveis o que ele não tivesse olhar procurava se convencer de que a moral existe para subjugar os fracos se a pobreza é dobre a humildade de significante só fiz na terra para ganhar o reino dos céus vice condições sub-humanas
para se chegar até Deus fracos após geração gerações ele era o primeiro a ter coragem de dizer não enxergar a própria realidade sem seus moralismos sem ser o do moralismos ele não seria um fraco procurava não deve dar vazão ao sentimento que teimava em invadir a mente quando pensava do pai fraco dessa vez quase gritou agora cumpria ordens amanhã portaria era só uma questão de tempo Tá bom eu quero mostrar agora a partir desse momento aqui do nosso vídeo é que a partir daí dessa redação eu como analista você como analista você pode é ver
os caminhos metodológicos do Círculo para fazer a sua andares mostrando para aquele seu leitor a sua banca aquele linguiça que vai ver o seu trabalho para aquele estudioso da linguagem que você está vendo que estou escrevendo o primeiro momento talvez não apareço para quem leu isso sem o seu olhar porque o seu olhar está baseado em pressupostos metodológicos bem definidos estão é só para simplificar vamos olhar aqui por exemplo a questão da amplitude do diabo do vou transcrever todo trecho mas aí eu tenho e o narrador falando do personagem de Gamas de fora falou alto
tá falando alto para ver se assim se convenceria que estava apenas cumprindo ar e agora estou focalizando o discurso exteriorizado do personagem aí Eu começo fora dura só sua jornada até pessoas como ele não tem opção que que eu tava a dor faz ele se aproxima da auto-consciência da personagem e começa se você essa alto é esse diálogo interior da personagem bota o personagem pensa as vozes que estão na sua mente ele vai ao três quase todo né que nós escrevíamos anteriormente até que algum momento ele faz assim fraco dessa vez quase gritou tô sai
da auto-consciência vosso discurso exterior e agora eu volto com o discurso interior agora cumpria ordens amanhã mandaria era só uma questão de tempo então eu vou fazer Esse envolvimento entre olhar no personagem de fora e focalizar o seu diálogo interior focalizar sua auto consciência e vamos olhar para outro aspecto que a questão da orientação da palavra então quando ele fala assim fraco dessa vez quase gritou do ponto de vista da personagem para ele falar fraco Ele está orientado para o pai ô pai ô refere então do ponto de vista da personagem seu discurso o discurso
referencial orientado para o referente orientado para o objeto já do ponto de vista do narrador esse discurso da personagem a discussão identificado porque ele está acima do personagem quanto o personagem fala do Pai o narrador é em cima ele faz naquele discurso objeto então do ponto de vista do narrador é o discos objetificado Oi Veja aí como você vai tendo subsídio vai tendo vai ter no base para fazer a sua análise né então e questão dos blocos das interações dialógicas né eu tenho auto-iniciação da personagem falou alto que estava apenas cumprindo ordens nesse caso em
discurso indireto e falou alto isso estava apenas cumpridores e aqui nesse trecho o vento uma passagem muito interessante entre o discurso do narrador e alta Anunciação da personagem então é laranja eu tenho o discurso do narrador está olhando o personagem de fora respaldado pela imponência de imagem terno e gravata impecáveis e que não tivesse no olhar procurava se convencer de que E aí eu passo a mostrar que a personagem Pensa a moral existe para subjugar os carros a Ah e por fim é e vamos olhar para as questões dos tipos de discursos eu trouxe também
só trechos né não fiz alarde todos os discursos pro vídeo aqui então tem um discurso indireto analisador do conteúdo que é conforme para chegar me chama né E por exemplo falou alto que estava apenas cumprindo o ar todo discurso indireto analisador de conteúdo um discurso indireto falou alto que estou reportando desconstitui o outro desconhecido direto e o que importa não é o modo como ele falar o que ele fala e o que que ele fala que estava apenas cumprindo ordens por exemplo um discurso indireto analisador da expressão olharia o modo como a pessoa fala então
se importa mais com os blogs com a pessoa fala do que o que ela fala e eu tenho caixa discurso indireto livre fora dura seu jornal da Tele pessoas como ele não tem opção se luta outro sistema se marginalizam é uma voz que do ponto de vista da ideia era personagem do ponto de vista é discursivo de quem relata é do narrador então tem discurso indireto livre que eu não sei se pertence ao narrador ou a personagem tem a língua passagem que eu classifiquei como discurso directo livre que eu tenho um discurso em discurso directo
mas pra vocês hipertensão narrador-personagem o que eu trago aí e me falado e laranja então eu vou narrando é o pensamento da personagem procurava se convencer de que a moral existe para subjugar os pratos: entrava em discurso direto o discurso que eu não sei se é da personagem você é doutor a pobreza é enorme a humildade significantes ó fiz na terra para pegar seu reino dos céus vive-se em condições sub-humanas para se chegar até Deus de quem é esse porção de quem é esse discurso do personagem do Salvador ao fato de que eu não posso
te desafio clareza de quem seja me parece que é o caso discurso directo livre e tem um discurso direto evidente que é o fracos a personagem fala fracos né enfim então é um base aí é base para nossa discussão para o nosso vídeo foram os três problemas na pesca de Dostoiévski de bakhtin estética da criação verbal e que eu tenho o texto gêneros do Discurso ou também hoje né se eu quiser o próprio livro gêneros os cursos têm a Minha tese relação dialógica se dana narrativas esse livro que eu não sei recentemente para entender os
gêneros de discursos e que eu trago lá que ela sistematização por exemplo das outras de a iniciadora São tempo o prefácio do fará está dessa edição aqui de linguagem de algumas ideias do Círculo de bakhtin e um fetichismo e filosofia da linguagem eu espero que o vídeo tenha contribuído para você que está ingressando ou está aí já acabou ganhando um pouco no universo parte ano me conte aqui nos comentários que você achou do vídeo se ficou alguma dúvida se existe algum ponto que você gostaria de um comentasse iguais profundidade é de siga nas redes sociais
Muito obrigado por me acompanhar até que é o vídeo Um grande abraço e até o próximo vídeo