[Música] começa mais um conversa paralela o seu podcast da Brasil paralelo Boa noite meu querido que bom te ver urito gostei que antes de come programa isso é uma coisa que o pessoal de casa deve ficar achando que a gente combina que a gente fica combinando essas coisas e não é eu já chego com a minha roupa você está com a sua roupa já eu falei olha tem tudo a ver com o nosso programa porque estamos meio com as cores da bandeira francesa is exatamente tem um vermelhinho aqui ó olha um vermelhinho aí um azul
eu estou de branco Você tá entendendo e assim isso não é combinado não é combinado belíssimo somos é porque somos um uma uma grande dupla exato uma uma dupla Coesa harmônica não é mesmo vamos falar sobre o que lá um assunto polêmico Artur Zito embora seja histórico nós vamos chafurdar nessa história e ver se é isso mesmo vamos fal não sei nem escrever chafurdar com ch sou letrando vamos falar sobre Iluminismo e A grande questão é Será que este realmente foi o século das luzes ou será que foi século das Trevas paradoxalmente ao nome Olha
só olha e para isso estamos com personalidades lustres nãoé não com quem estamos aqui vamos falar hoje com o querido professor Marcelo Andrade que é professor de história advogado youtuber e escritor bem-vindo Professor muito obrigado pelo convite Lara Obrigado Artur é um prazer estar aqui com vocês para discutir esse tema uma alegria muito grande professor que já é um patrimônio do YouTube é tanto material dele que há ali para quem quiser estudar história homem ainda no YouTube perdendo está perdendo fazendo alguma coisa errada muito boas as aulas dele ele é claro sabe e o querido
Lucas Lancaster que é professor de história também mestre em direito e escritor que descobri agora a pouco que tem nem 30 anos ainda Lucas Isso é um absurdo Lucas isso é absurdo bem-vindo querido Obrigado Laro Obrigado Artur Alegria estar aqui uma alegria toda nossa e embora não tenha nem 30 anos já foi citado no livro último do professor Marcelo que moral hein não é não com certeza meus queridos Então vamos falar hoje sobre Iluminismo e acho que nada mais justo do que nós situarmos no tempo e no espaço né Qual foi o século do Iluminismo
quando é que ele começou há divergências a respeito disso ele começou de fato na França como é que é vamos começar com o professor Marcel então eh a divergência Sim quanto a periodização então alguns autores colocam já no começo do século XVII alguns gostam de frisar até o ano né 1713 e coloca o fim 1789 com o começo da revolução francesa outros estendem também paraa frente para trás então uns dizem começou no século X já no tempo de John Locke e estende até um pouquinho até e a morte de Manuel Kant começo das guerras napoleônicas
em 1804 então é mais o o foco né ninguém diverte que o auge do Iluminismo foi o século XVII desde o comecinho até a Revolução Francesa eu acho mais correto colocar a pelo menos o final até 1804 quando morre o Kant né Eu acho errado colocar só em 789 porque exclui então a figura de Kant agora quanto o começo realmente é polêmico cabe a cada um aí escolher eh qual que é melhor data porque realmente é uma questão de interpretação não é uma questão aí de fato mas foi na França mesmo não teve iluminismo não
não foi na França Lar Brent não sabe nada de mas eu tô achando aqui eu ia falar de olimpíada entendeu primeiro aprender tudo sobre Iluminismo Com certeza então começou onde se não foi na França Então teve vários iluminismos teve iluminismo na Escócia teve na na Inglaterra na na Prússia agora o principal na Inglaterra agora o principal foi na França o Iluminismo como a gente fala alma do Iluminismo aquelas fifis figuras como volter Mont esquier de derr é francês Claro a alma do Iluminismo é francesa mas começou começou antes lá na lá na Inglaterra importado né
foi importado Olha só agora Lucas quando a gente fala em iluminismo e naturalmente a gente pensa em luz né iluminismo vem daí Por que luz em contraposição a quê Nós vivíamos até então um tempo de trevas qual era o contexto em que o Iluminismo acendeu é é essa a ideia a ideia que se tem correntemente aquilo que nos foi que nos é passado nas escolas aí quando as pessoas pensam em iluminismo sempre elas pensarão no seguinte num movimento intelectual que surgiu na França Uhum em oposição à opressão da monarquia absoluta Uhum é assim que se
que geralmente as pessoas imaginam o Iluminismo as trevas viriam dessa monarquia é o todo o status qu existia na na França pré-revolução e que estava relacionada com um governo absolutista expressão inclusive que absolutismo que surgiu no curso da Revolução Francesa não existia antes e que é um movimento intelectual que se levantou para substituir um governo injusto por uma realidade mais justa Aham só que o Iluminismo não é isso o Iluminismo ele é muito mais do que isso o Iluminismo ele é um movimento sobretudo filosófico literário e ideológico sobretudo que tinha como pretensão Mudar toda uma
cosmovisão existente não não apenas em matéria política na verdade matéria política seria apenas uma consequência de uma de uma mudança de base Uhum que não estava relacionado somente à monarquia ou ao governo francês de então claro que o estado sobretudo no reinado o estado francês sobretudo no Reinado de Luís XV os últimos anos de luí x e O Reinado de Luís XV foram um ambiente propício para essas ideias frutificar mas é sobretudo isso ela é elas eram sobretudo esse contexto era sobretudo um pretexto uhum para um movimento já existente de substituição de cosmovisão inclusive uma
eu acho que uma definição perfeita de iluminismo é é de um autor que o professor mencionou que é Kant eh que no final já né já na já na no final do da desse desse movimento ele define o Iluminismo ou o esclarecimento enfim num num num texto breve dele bastante famoso chamado o que é o esclarecimento o que é o Iluminismo enfim e as primeiras palavras deste texto eu acho que resumem o que o que se trata o Iluminismo ele diz assim o esclarecimento ou iluminação Enfim tudo isso o esclarecimento é a saída do homem
do Estado de eh menoridade do Estado de menoridade do qual ele próprio é culpado e o que é a menoridade pergunta responde Kant a menoridade é o homem não se deixar guiar pelo seu próprio entendimento e ser conduzido por outrem o Iluminismo seria portanto Um estado uma saída da menoridade da humanidade a humanidade ela teria ela amadurecer para que o homem pudesse o indivíduo pudesse guiar-se pelo seu próprio entendimento Então seria a figura central do Iluminismo próprio homem perfeito poderíamos sua razão Inclusive tem um um autor mul muitas vezes eh muitos séculos anterior ao iluminismo
que é o sofista Protágoras que ele dá o tom do que é o Iluminismo né ele uma máxima de Protágoras né de que o homem à medida de todas as coisas isso é o iluminismo e quando você fala Lucas de colocar o homem no centro e eu queria jogar a bola agora pro professor é por isso então que eles lutam contra a religião né É sim porque entende que é uma autoridade ali que o homem não teria sei lá não teria capacidade de organizar e cuidar da sua própria vida é isso então antes de chegar
nesse ponto acho uma uma coisa interessante do Quando você pensa iluminismo você pensa imediatamente a Idade das Trevas né então Ah quem criou termin Idade das Trevas na realidade foi petrarca mas em outro sentido o termo aplicado a que nós chamamos de idade média como Idade das Trevas surgiu eh no Renascimento então haveriam então três idades a idade antiga a idade média e a idade e do Iluminismo a idade média sendo a Idade das Trevas né Idade das Trevas E aí depois viria o Iluminismo verade agora então nós temos três ora quem quem quem desenvolveu
a teoria das três dadas foi Joaquim de Fiori então eu vejo aí como uma uma influência joaquima estabelecer Idade Antiga idade média e os iluministas né eu vejo uma clara influência aí nessa nessa demarcação do período histórico de origem joaquima né Uhum agora então voltando à sua questão muito dos elementos do Iluminismo pegam lá do renascentismo né renascentismo também daria outra conversa longa renascentismo foi tudo menos uma uma coisa racionalista tava lavado de coisas místicas esotéricas cabalistas gnósticas E aí a conversa iria muito longe mas o Ren ento começou com esse humanismo esse humanismo foi
se desenvolvendo se desdobrando aí depois vem empirismo revolução científica até chegar eh no Iluminista o Iluminismo ao mesmo tempo tem o culto ao homem Óbvio e tem esse lado da razão né então eles cultuavam a razão depois o muito dessas traços do do Iluminismo vão chegar em Augusto cant que provavelmente vai ter até o Templo da razão e na Revolução Francesa também eh existiu o tempo da razão né então sim eh foi um movimento no qual o homem estaria no centro de tudo e principalmente sua razão agora nós trazemos essa palavra razão com bastante frequência
quando falamos da questão do Iluminismo né então a racionalidade a razão existe todo um elemento eh contra que se contrapõe à questão da fé é como se o tempo inteiro o homem Estivesse se colocando como racional trazendo a razão a sua própria razão pro centro da questão porque seria um jeito de combater aquela escuridão da fé e colocando essas duas coisas como contrapostas havia de fato uma contraposição Lucas no período que antecede o Iluminismo à razão havia um ódio à razão digamos assim a a questão é que a o conceito que os iluministas T de
razão é uma ideia desenraizado da realidade A Razão Iluminista sobretudo alicerçada na filosofia canana filosofia cartesiana no pensamento de Renê DK eh não é uma razão tal como os gregos e os medievais compreendiam quando nós observamos o o a mentalidade Iluminista nós veremos que ela é tudo menos racional ela é racionalista porque ela reduz toda a possibilidade de conhecimento humano a esta razão que na prática se converte em uma faculdade ilimitada E que tudo pode realizar através da sua razão o homem pode destruir o que existe colocar no chão o que existe que é o
que fazia volé e construir um novo absolutamente a partir das utopias e das e do que ele acha justo e adequado e bom que é o que fazia Rousseau Então o que o Iluminismo faz quando por trás dessa dessa aparente sei lá dessa dessa fachada de de de trazer luminosidade para para a vida humana o que ele faz é na verdade fechar-se fechar a fechar a vida humana em certas construções teóricas desenraizadas da realidade desenvolvida por alguns indivíduos pode trazer uns exemplos para nós o próprio Rousseau Vejam o outra coisa uma coisa que é necessário
a gente pontuar igual o Marcelo falou existem vários iluminismos diferentes então é muito difícil dizer a maior parte dos pensadores iluministas não concordavam entre si em temas essenciais uhum uhum o Iluminismo não era um partido político e nenhuma ideologia na verdade El ele é toda uma forma de pensar de destruição da cosmovisão anterior que era uma cosmovisão ainda bastante alicerçada nos valores da fé católica e a substituição por uma coisa nova eles queriam acabar com o passado mas não sabiam como é maisou menos mais ou menos isso eles não tinham uma solução tinha o problema
que criaram uma solução vejam pegamos esses dois indivíduos volter e Rousseau que são duas figuras que dominam né o o século XVII francês intelectualmente volta Ele é um homem que põe tudo no chão Ele é um homem inclusive eh muito muito habilidoso com as palavras um grande literato enfim um homem muito talentoso mas que odeia tudo quanto existe sobretudo relacionado à à fé Claro é óbvio gente porque e se se eles têm a pretensão de tirar o homem das Trevas o que é na na mentalidade dos iluministas sobretudo franceses o que são as trevas é
a religião é a fé católica no já o o Iluminismo inglês já não tem tanto esse problema porque já é um país já se trata de uma de um de um mundo protestante que cada um no fundo pensa de um de um modo diferente na na França não a França era ainda um país em que a fé católica era a que conformava as mentes e ela era essa força opressora que era da Qual era necessário tirar o homem eh da do do julgo Então volta é um homem que põe tudo abaixo e que escreve e
que e que dedica a sua longa carreira literária para zombar ele era muito morda sabia usar muito bem a ironia e e mentia também mentia bastante sem nenhum peso na ali ele ele falava que mentia né que a mentia era mentida tinha que ser usada ele falava contra a Igreja esmagar em Fame né Minta o quanto puder ele fala Minta Minta Minta Minta que alguma coisa vai ficar Então quanto mais você lança mentira sobre alguma coisa mesmo que 99% seja desmentido 1% vai ficar desculpa é só para só para concluir Então e nós temos esses
que são os demolidores mas também temos aqueles que que que idealizam um mundo novo a partir das suas próprias concepções mentais que são os ideólogos o Iluminismo é na verdade um movimento ideológico que de de uma série de de homens que que que pensam que está tudo errado e a partir das suas elocubrações desenraizados a realidade a partir de Mitos como é o caso do do bom selvagem lá de de Rousseau uhum Eh vamos vamos pensar tudo bem Tá tudo errado vamos reconstruir o mundo a partir do que nós de acordo com a nossa razão
excluindo a experiência histórica excluindo a tradição excluindo todo o aprendizado multi Centenário secular da humanidade por um novo né E essa esse mundo ideológico todas as ideologias são filhas do Iluminismo por são são filhas de uma cosmovisão que quer p a tradição e a realidade no chão para substituir por algo que perspectiva revolucionária que que a razão humana é capaz de construir agora me sou um pouco esquisito isso professor Marcelo quando eu penso por exemplo assim no século X Um século de um santo Tomás ja Aquino de um Santo Alberto Magno que era o tutor
né ali de São Tomás ja Aquino e e e um século de tanto florescimento que que a gente percebe por exemplo na arquitetura gótica a gente olha para arquitetura go Por que que as janelas São enormes justamente para que a luz entre Então essa concepção de luz não nasceu com iluminismo muito pelo contrário Então posso dizer que ficou no nosso Imaginário hoje uma concepção que na verdade não não é a verdadeira Claro na verdade a Idade das Trevas é a idade do Iluminismo já respondendo ao título do nosso programa né eles é que diam ser
chamado Idade das Trevas eles tinham um desprezo completo pela tradição e muitas coisas que são eh relacionados com o Iluminismo né que a gente que os quem é favorável não gosta de divulgar né Por exemplo o trabalho do Russo quando ele Analisa da vontade geral né que autores como talmon e Johnson e outros relacionam como um princípio do totalitarismo moderno né então Rousseau coloca claramente quando ele estuda a Grécia antiga ele dá razão para Esparta Esparta era a versão totalitária da Grécia antiga em detrimento de Atenas então o o Rousseau desprezava expressamente quando ele deu
as cartas lá de resposta se não me engano a sociedade dejon ele falava que a Cult imagina só as artes e a ciência estavam prejudicando esse civilização ele chegou a criticar a razão na realidade entrou em contradição uma hora ele elou depois hora ele criticou tanto é que muitos colocam ele como antil luminista por ter exaltado o irracionalismo né agora essa questão da vontade geral é muito pouco explorada em russo quando as pessoas falam de Russo só querem falar do bom selvagem que aliás é ridículo mas esquece da vontade geral que na realidade foi um
princípio que se teve desdobramentos e foi um dos fundamentos do totalismo modernos porque para ele pro Rousseau eh depois de de das pessoas compreendidas o que que seria essa misteriosa vontade geral porque ele também tem contradição eh então a vontade geral deveria ser imposta pra sociedade com um estado forte e que todo mundo deveria obedecer e mais ele disse que o individualismo deveria ser dissolvido no estado Olha isso aí foi o totalitarismo no século XX isso aí também um pouco de reggel veio depois né isso aí também é o mesmo traço na mesma visão de
que Hegel vai desenvolver depois então sim roussea foi um dos Pais do totalitarismo moderno o Robes Pierre leu Rousseau Napoleão leu russa Marx uhum se baseou muito em roussea então nós vemos aí que autor terrível né que foi roussea que foi inspirador do totalitarismo eh de um racionalismo e do individualismo e ele também pensava sociedade atomizada Inclusive eu me lembrei eh rapidamente que nós temos um face oculta sobre Russo Olha só Nosa plataforma temos uma face oculta sobre russ então fica o convite pro pessoal de casa entender um pouco mais mas falando ainda de Rousseau
volta a gente pode dizer que eles são os principais então ideólogos do Iluminismo ou tiveram mais Ah sim na Inglaterra Teve teve o rilme né que foi que o Kant se baseou muito nele o Kant quando leu o rilme falou despertei do meu sonho dogmático Eita pensamento do rilme era tão radical rilme era era primeiro teve uma corrente forte né que ajudou destruir escolá foi o nominalismo cujo principal nome é o Guilherme dioca o empirismo na realidade é um desdobramento do nominalismo né e o ril vai dizer que a relação de causa e efeito é
meramente empírica que a natureza poderia mudar ou seja se a gente tá vendo que para aquecer o café a gente tem uma relação de causa efeito fogo e água Ferveu Isso é do momento da nossa experiência empírica isso aí não significa que daqui alguns anos pode ser diferente eu p o fogo e o café vai esfriar olha que absurdo ele defendeu isso e o Kant falou que tava certo e tem muito hoje filósofo não rme tá certo tem que abandonar essas visões é metafísicas em relação a ca maravilhosa essa negação destrói o princípio da indução
completo eh destrói o princípio de você conseguir analisar a essência a natureza das coisas então esse é um autor que que o Kant elogiou Pois é Por falar em russo ô Lucas eh Rousseau hoje quem fez alguma faculdade relacionada à educação sabe que Rousseau é muito citado como um grande expoente da educação e tudo mais só que na prática inclusive um livro que o professor Marcelo adora que eu sei disso como é que você chama o livro de russ Senhor adora do Emílio exatamente brincadeira ele é mais citado do que Paulo Freire né do que
Paulo Freire exatamente que a proposto disso bebeu desta fonte também né só que ele próprio na hora do Testemunho vida Luc Não foi bem assim né mas Lara isso não importa é a realidade não importa é né a a cosmovisão que eles construíram era uma cosmovisão desenraizado da realidade colocou os cinco filhos no orfanato não foi isso então exan trabal é que essa é que essa constatação sua é absolutamente irrelevante pra forma de pensar foi construída por eles porque não se de como as coisas são mas como nós queremos que as coisas sejam uhum essa
mentalidade ideológica que nós criticamos tanto na esquerda Eh identitária Ou até marxista mais recente ela já está presente e não é nem gme ela já está expressamente presente no Iluminismo então esses homens eles é porque isso esse que é o ponto pessoal e às vezes as pessoas podem assustar né a gente tá falando mal do do Iluminismo sendo que eh ele teria trazido supostamente algumas algumas coisas benéficas o ponto é que o Iluminismo ele ele alicerçou o mundo ele estava alicerçado e ele alicerçou um mundo baseado em quimeras em coisas Desprovida de substâncias em em
coisas que irreais em em mentiras em falsidades o mundo que nós conhecemos que é o mundo nascido da Revolução Francesa é um mundo absolutamente Iluminista a forma como Como Nós pensamos a forma como nós enxergamos a vida e a forma como os estados hoje as nações as sociedades se estruturam são todas a partir de ideias iluministas todos os nossos padrões sei lá políticos jurídicos constitucionais todos são padrões iluministas tudo surgiu na mente daqueles ideólogos do século 18 a ideia sei lá de tripartição de poderes de de uma constituição esita que pode Veja a própria ideia
de de de Constituição tal como nós entendemos hoje é uma ideia absolutamente Iluminista né as a as Toda Toda organização política que já existiu foi dotado de uma constituição mas no constituição no sentido tradicional no sentido de como uma sociedade se organiza se rege em vista do bem comum a partir do Iluminismo não agora a constituição será algo que nós iluminados iremos codificar a partir do que nós achamos que será bom pra sociedade pro estado ser e só com isso no nosso caso né Nós já tivemos eh sete tentativas fracassadas nesse sentido então tudo que
nós inclusive foi essa uma das das até dando um testemunho pessoal aqui foi uma das minhas das causas que me fez deixar a minha área de Formação principal que era o direito constitucional porque eu vi que ali eu estava estudando e ensinando cheguei a ser professor universitário um monte de falsidade de coisas que não se não sustenta na realidade uhum e eh nós vemos hoje né as pessoas elas eh pensando até pessoas que querem ter uma uma visão um pouco mais alicerçada na na realidade mais tradicional defendendo esses padrões que na verdade são quimeras que
foram forjadas por homens que como você disse não sabiam regular a sua própria vida mas tinham a a solução para os problemas do mundo então existe de fato um mundo antes e depois do do Iluminismo assim mudou completamente e como é que isso influencia na cultura hoje por exemplo cara Brasil aqui ah esse negócio aconteceu lá na França que que isso influencia no Brasil de hoje assim na cultura na educação se é que de fato influencia profess Olha o o Iluminismo na realidade ele foi o pai do cientificismo então o que que o Iluminismo em
Revolução Francesa fizeram com o mundo Trocaram o catolicismo pelo cientificismo colocaram o estado no lugar da da da igreja e tiraram os padres e colocaram cientistas no lugar Esse foi um trabalho tipicamente Iluminista trocar a religião né eles dis nã se orgulho dis e porque na realidade trocaram de religião trocar religão religião no lugar trocaram a religião exar o catolicismo cientificismo é a nova religião os cientistas são os novos sacerdotes e o estado é a nova igreja católica é porque o Iluminismo a gente associa muito com os filósofos franceses né então a gente fala os
próprios iluminist Frances se chamava se autodenominavam os filósofos mas tem um traço do Iluminista que é justamente cientificista e esse acho que às vezes é esquecido quando se fala do da França aí o Lucas tocou num ponto importante que é o montesquie que também era Maçon também e o mesque ficou muito impressionado falaremos disso com eh os com o mecanicismo da Inglaterra o quando o Newton publicou os trabalhos dele que ela gerou um impacto não só no mundo científico mas nas ciências humanas também Então muitos quiseram aplicar o mecanicismo de Newton para todas as esferas
da sociedade paraas ciências humanas também e lá dentro desse desse foco nós vemos o trabalho de montesque então o trabalho de montesque ele Analisa que as leis do ponto de vista geográfico do lugar do ponto de vista da realidade sociológica mas a realidade sociológica encarnada de um ponto de vista mecanicista então o montesque ele negava a tradição no direito negava eh o juz naturalismo expressamente ele dizia que as leis tinham que ser feito numa conjuntura geográfica e numa realidade política determinada ele influenciou o constitucionalismo o os Estados Unidos é fruto do Iluminismo né Benjamin Franklin
Adams Madson todos o Benjamim foi que amigo do Voltaire né Eh e frequentar a mesma loja maçônica no abençoou o neto então Rous falava contra o obscurantismo E aí eh todo mundo queria tocar nas roupas do do do volta porque o volta era era o grandioso e tal e o e o montesque Infelizmente o se tornou uma espécie de santo dos rários n só para concluir do montesque infelizmente tão elogiado com a teoria dos três poderes que muitos dizem que é baseado em Newton na teoria dos três corpos aí mecanicismo de novo que é um
absurdo porque na realidade o poder é uno o poder tem três funções e não não existe três poderes É um poder com três funções função Legislativa função administrativa função judici área é assim que funciona É três poderes uhum isso aí vai gerar problemas em toda a sociedade o Brasil tá vivendo mas aí por exemplo isso chegou ao Brasil como que isso chega ao Brasil só através do cientificismo Só através da do que a gente vê eu queria alguma sa com a figura de Pombal ali é Pombal foi a grande figura do Iluminismo em Portugal ele
foi também maçom foi iniciado na loja na Inglaterra ele foi o homem do Iluminismo e da Maçonaria Lembrando que a a Drina que a a Maçonaria adotou a partir de 1717 quando foi fundado formalmente foi o Iluminismo Então ela com as ramificações fez grandes operações na Europa inteira ramificando e capilarizado os ideais iluministas né em Portugal foi o Pombal que fez uma destruição Ah no no no em Portugal mesmo que foi ruim o Iluminismo foi na reforma do ensino né então começaram sai Jesuítas e entram professores iluministas aqui no Brasil também veio por veio o
Brasil sofreu na naquela ocasião duas principais influências uma foi no ensino e outra foi no pensamento político então o Iluminismo influenciou a inconfidência mineira e outros movimentos né e também na literatura né Tomás Antônio Gonzaga e outros mas essa essa ponte da mentalidade Iluminista no Brasil eh no caso de Pombal né Pombal ele assimilou ele queria trazer para Portugal modernizar Portugal a ideia dele mas a partir de novas ideias sobretudo no âmbito científico né as reformas que ele promoveu no ensino sobretudo da Universidade de Coimbra eh a partir de padrões holandeses principalmente era no sentido
de substituir a a a a filosofia e a aristotélico tomista pela pelas novas ciências mas não no na Ciência Política não no constitucionalismo né ele via até porque ele era uma expressão do do chamado absolutismo eh mas começaram a frutificar chegaram em Portugal ainda no século XVI eh cópias e exemplares de obras de escritores franceses e os brasileiros os jovens brasileiros que iam estudar na universidade de coímbra tinham acesso a esses autores eh muito precariamente Inclusive era se estudava se Lia Rousseau se Lia alguma coisa da da enciclopédia enfim e esses jovens brasileiros de filhos
né de de de de famílias importantes de Minas Gerais do Rio de Janeiro de São Paulo da Bahia de Pernambuco estudavam na universidade de coímbra tinham acesso à aquelas obras e voltavam pro Brasil totalmente imbuídos essas ideias eram chamados pelos seus contemporâneos aqui no começo do século XIX de os afrancesados eram pejorativamente chamados assim é porque eram todos imembuí aquelas ideias francesas né Eh novas e querendo transformar a sociedade a partir delas essas essas primeiras insurreições que tiveram aqui no final do período colonial e já no começo do império foram todas a partir desses desses
jovens eh filhos da da elite brasileira que estudaram em Coimbra e tiveram contato com essas ideias e a primeira geração de de publicistas brasileiros de estudiosos de de constitucionalistas brasileiros a partir que fez a independência Eram todos já imbuídos dessas ideias iluministas eram já e esses que estudaram em coímbra e tiveram acesso a essas ideias então o e o Brasil o estado brasileiro independente o estado brasileiro e erigido a partir da Independência foi todo estruturado também conforme essas novas ideias mas em uma Matiz já um pouco mais moderada uma tentativa de conciliar né O Chamado
liberalismo doutrinário uma tentativa de conciliar a a tradição com a com a com a cosmovisão política Iluminista que foi que na verdade é uma é uma contradição em termos era algo que não poderia dar certo porque se tratava de algo de duas coisas inconciliáveis uhum Lembrando que eles também eram chamad Dean cesados que muitos estudaram em montpelier também no sul da França montpelier que era famosa Universidade lá ficou muito focada no Iluminismo ela infelizmente a universidade lá abraçou o Iluminismo foi um grande centro difusor e muitos dos alunos do do desse filho desses nobres aqui
do Brasil muitos foram para mon pelier direto a elite falava francês né então para eles não era difícil E aí quando eles voltavam não só porque as ideias eram francesas que muitos tinham estudado mesmo em montpelier mesmo são sempre a uma várias universidades foram responsáveis para irradiar né em vez sai da da da igreja da da instituição igreja e também vai paraa Instituição da universidade agora Professor um um impacto que me parece foi forte aqui no Brasil também foi a contraposição forte que eles fizeram aos Jesuítas que vinham desenvolvendo bom trabalho fala para nós sobre
isso um pouquinho então você vê que ironia do ironia da história Né verdade de uma fé né porque o os iluministas sempre viram os Jesuítas como os grandes inimigos né então a Maçonaria os iluministas trabalharam contra a ordem a ordem foi suspensa em Portugal depois na Espanha depois na França depois na na Áustria até que o Papa ameaçado de morte diz algumas versões acabou suspendendo né a ordem mas olha que quando quando Clemente x aboliu e a companhia de Jesus volter falou que não dava mais 20 anos de existência pra igreja católica olha só que
ela era Morada da cristandade olha só mas a igreja é inde defectiva Então não vai durar até o final dos tempos bom eh o a ironia que o que est me referindo é o seguinte porque então eles acusavam o não ainda tem um pouco aliás muito bom o café ah oh Lembrando que professor Marcelo entende de café hein coisa boa Obrigada Professor E aí então que o o acusava ent a igreja e obscurantis justamente o Jesuítas que tinham um grande apreço pelas ciências naturais eles tinham eles gostavam muito das omia então Eh fizeram observatórios na
Europa muitos astrônomos eram amigos de jesuítas faziam observatórios em instituições ligadas à igreja os Jesuítas principalmente aqui na América principalmente na Califórnia veja só eram Associados a a a cência do terremoto os maiores dos maiores estudiosos de terremoto do mundo eram Jesuítas matemáticos físicos o que tiveram de padres mones católicos que foram cientistas ainda mais os Jesuítas que justamente tinham apreço pelas ciência e os iluministas acusavam ele de ser obscurantista e depois Esses ilumin são tão de ma fé que contemporâneos a eles padres mesmo faziam o Ciência ciência boa por exemplo François jaquier que foi
contemporâneo de voltair foi um grande cientista matemático e físico outro um dos maiores cientistas da história da Croácia na época nem era Croácia era República de raguza nascido onde hoje do brov Nick era raguza que era o como é que ele chamava br br Vick eu acho foi um polímata homem que conhecia de tudo e eles conviveram o o o esse esse cientista é Croata que acho que me deu um branco boscovich alguma coisa assim correspondeu com esse Iluminista esse Iluminista estava de má fé Sabia que não tinha oposição nenhuma entre a igreja e o
trabalho científico uhum não é como se a igreja estivesse perseguindo os iluministas tentando apar eles estavam de má fé eles sabiam que não havia oposição eles conheciam Padre contemporâneos deles a própria teoria do Big Bang vi de um padre é aí depois né sim mas mas estou dizendo na época deles porque a falar assim ah não aqui na nossa época tá provando porque tal Padre contra ciência outro não eles correspondiam com esses padres independentemente da aceitação ou não né da da da ciência e do Progresso científico pela igreja naquela época a o iluminismo e isso
é geralmente como eu falei não é geralmente se apresenta o Iluminismo como uma como um movimento para sub instituir um governo absolutista uma uma monarquia absolutista por um governo enfim de que seja que forma for de acordo com o ideólogo mas a mentalidade Iluminista sobretudo na França ela tem na base um caráter anticlerical e anticatólico muito forte e isso não é porque eu sou católico tô falando isso mas é porque de fato foi eh o a base do do movimento Iluminista sobretudo francês era o anticatolicismo o inglês não tanto porque e e porque que o
a interessante isso por que os iluministas Ingleses eles não TM um não t uma uma posição tão ostensivamente anticristã a ponto de até alguns deles se tornarem referência pros próprios conservadores né ironicamente porque no porque o o o o o terreno que possibilitou que o Iluminismo frutifico foi o próprio protestantismo Mas isso não tem como negar Lutero na medida em que eh colocou no chão pretendeu pelo menos né colocar no chão 16 séculos de de tradição católica para eh entregar a Interpretação da escritura para o livre exame de todos os fiéis na prática ele acabou
né com a ele acabou com a a a autoridade religiosa que existia nos países protestantes a autoridade que a igreja desempenhava de modo que a ideia de livre pensamento ou seja cada um pensando do seu jeito e tudo bem já não encontrava tantas Barreiras no no no mundo protestante na verdade é ali que ele pode que ela pode frutificar então os iluministas nos países protestantes eles são sobretudo indiferen tistas religiosos assim eh são deístas eles acreditam em um Deus que é criador né que criou o mundo o grande arquiteto do universo mas que não se
relaciona com a humanidade até porque o contexto em que eles estão é de várias seitas que brigam entre si e cada uma pretendendo ter a verdade bom nenhuma delas tem a religião na verdade é uma tentativa malograda de se chegar a Deus Cada um pense do do jeito que quiser agora na agora na França a França não a França Era um país católico em que a igreja ainda Detinha uma autoridade não uma autoridade política como na idade estava longe disso a igreja Estava bastante fragilizada mas ela ainda ela ainda exercia uma autoridade social imensa e
era reconhecida como a detentora de uma verdade revelada de modo que o pensamento Iluminista para quebrar essa para acabar com essa com esse estado de menoridade deveria atacar essa que se apresent que guiava as consciências e acorrenta as consciências que era a igreja então o Iluminismo francês que é o o que triunfa o grande né iluminismo é grande no sentido de de abrangência não em em valor obviamente é um iluminismo absolutamente anticatólico né não que os outros sejam mais aceitáveis ou não por causa por causa disso porque por não serem ostensivamente antic católicos na base
são tanto quanto só que na França assume um cara flagrantemente e abertamente anticatólico Então essa campanha que eles fazem contra os Jesuítas volter Sobretudo o diabo Jesuítas né denegri mesmo insultava zombava dos Jesuítas fazia troça deles na com a sua com a sua habilidade eh literária que muito era muito grande e os Jesuítas eles eram vistos como aqueles que mantinham uma a sociedade Acorrentada nos padrões dogmáticos anos mas pede morrer recebeu um padre né teve essa história el morreu morreu em penit existe em existe uma possibilidade porque é verdade que ele sabou uma vez mas
depois ele voltou a atacar a igreja é existe uma possibilidade mas não era uma alma muito perturbada e muito enfim agora vocês comentaram a respeito da relação da Maçonaria com os iluministas né eu posso afirmar que a Maçonaria era Iluminista Ou que os iluministas eram maçons ou era só um uma parte como é que é essa relação Então teve muitos ilumines que eram maçons de Fato né Benjamim Frank volta montesquie mas nós não podemos filmar que todos sem exceção eram que frequentavam os clubes literários conduzidos por de derr volter e outros Eram todos maçons mas
que a Maçonaria adotou ideias iluministas Sim ela adotou agora eu gostaria de falar em um traço do dos iluministas eh do relacionado à enciclopédia que você chegou a comentar É sim sim é eu eu acabei de fazer asterisco nessa parte da pauta aqui ó tava com medo não vamos inclusive falar mas se você quiser já puxar isso aí agora porque a gente colocou eu falei isso para não esquecer porque é um traço important tá aqui ó asterisco para provar Então já vamos matar isso aí da vamos enciclopédia não é muito bom ter uma enciclopédia Professor
eu estudei pela barcia pela Delta la rusi um bom legado foi pela britânica não foi um bom legado Professor conte para nós Olha eu era um fã de de de enciclopédia la Rússia Barça né eu adorava enciclopédia Nossa que coisa mais genial e tal A depois eu fui ver né ah que isso daí na verdade é uma coisa horrorosa quem teve ideia foi o de derr e o da lamber né o de der ele era escrevia peça de teatro odiava a igreja também escreve um monte de livro ele era um agitador diziam que ele chegava
nos cafés né elele as pessoas que ele mandava eles combinavam discussões falsas com as pessoas então pegava lá um ó você Vai representar aquele que acredita na igreja pegava um outro ol você O Iluminista era tudo combinado então quem defendia a igreja o catolicismo tinha os piores argumentos não sabia debater para na frente das pessoas O Iluminista sair vencedor do debate Então os iluministas de derr à frente outros fazia esse debate nos cafés parisienses né Faz um sket fake sket fake Essa é a mentalidade do ele tem lá uma um diálogo ridículo acho do péssimo
nível que ele dá um nome lá de Marechal lá do alguém não lembro se é uma freira que era católica lá um diálogo horroroso mal feito tremendo bom aí ele teve a ideia de fazer a enciclopédia né já se juntou com o dalber e os dois difundiram e tentar reduzir todo o Saber humano de AZ A ideia persigo é totalmente infeliz porque não dá e depois todos os verbetes da da da enciclopédia são todos tendenciosos todos são é para defender o que eles pensavam em detrimento eh de outras ideias então primeiro e o padrão da
enciclopédia é bem medre é mediocre é totalmente medre Então já a ideia já não funciona resumir todo o Saber humano de Azer não dá tá vendo você de casa que fica estudando pelo Wikipédia agora entendeu Já tá aprendendo aqui que não dá para ficar copiando e colando né Lara bren imagina se a gente vai a um verbete como iluminismo num umaa enciclopédia por exemplo qual a chance de ali haver é tão interessante porque o próprio conhecimento humano sempre tem muitas muitos muitas perspectivas é conhecimento muito tridimensional para que a gente coloque ali né para que
a gente achate tão Pará eu ia falar porque já já houve uma tradição de enciclopédia Católica na idade média o século XI foi o século das grandes sistematizações enquant o século XI foi um século de redescoberta o renascimento do século Xii que algum chama o século XI com a época das sumas né se lembra da Suma Teológica de Santo Tomás mas existiram centenas de outras sumas no sé século 13 e não apenas teológicas Mas umas que pretendiam abarcar todo o conhecimento humano acumulado pelas gerações tratando-os de forma integrada eh orgânica não de a o a
grande obra encicl claro que a gente tá usando enciclopédia um termo do século XVI Mas enfim a gente usa eh o a grande Enciclopédia do século XI que é de um eh de um grande intelectual francês chamado Vincente de bova que escreveu essa obra chamada especulo maios o espelho maior eh a pedido do rei são luí da França eh cuja vida eu escrevia um dos meus livros eh é uma obra que muito maior do que a do que a enciclopédia eh dos enciclopedistas muito maior até do que a Suma Teológica de Santo Tomás e que
se subdivide em quatro partes o por que Espelho espelho porque é um se pretendia ser um reflexo de como as coisas são o espelho da da natureza que visava resumir ali todo o conhecimento humano a respeito da das ciências naturais o espelho eh da da ciência que tratava da eh do da da principalmente das Artes liberais e das e da dos ofícios humanos todos desde os mais elevados até os mais os mais simples eh o espelho da moral que tratava de como o ser humano deve agir e o espelho da história que era uma reconstrução
de toda a história humana tratando tudo isso de uma forma integrada como uma um objetivo de preservar o que as gerações anteriores haviam construído né Eh não isso que é interessante não com essa mentalidade substitucionais né descobrimos o conhecimento novo AG vamos picar não se tratava justamente se tratava justamente de preservar e e apresentar de forma sistemática tudo que a a humanidade já havia produzido até então inclusive Sem essas obras sem os espéculos sem o espéculo maio sobretudo de Vicente bovar que não é uma expressão do pensamento dele mas é simplesmente um um uma compilação
de tudo que já já se estudava e se tratava na na Europa eh na cristandade aquele período sem essa obra nós não conseguimos entender nada por exemplo da simbologia das catedrais góticas né a as os Vitrais as esculturas que estão lá nas catedrais todas são inteligíveis a partir da dessas dessas enciclopédias medievais inclusive né nesse nesse ano eu fui na na França gravar eh um uma série documental sobre as catedrais góticas e eh vai ser lançado daqui a alguns meses e e é isso está tudo lác ido até hoje para quem quiser ver todo o
conhecimento que os medievais tinham a respeito de de tudo né e eh então houve sim uma uma tradição de sistematização do conhecimento eh antes do do Iluminismo o que o Iluminismo faz é apresentar né os verbetes de a a z dessa forma de de modo eh não Integrado de modo não integrado não orgânico não orgânico tratando o conhecimento de forma de forma compartimentada tal como nós recebemos na escola até hoje e e pretendendo exprimir ali todo o conhecimento O que é absolutamente impossível que coisa Professor eh tô pensando para Qual assunto que eu vou agora
mas eu acho que vale a pena desdobrar is é que eu quero falar do contexto francês também na época burguesia os reis e tudo mais mas ainda Nisso porque eu acho que é um desdobramento natural é essa questão da educação como nós a conhecemos hoje eh evidentemente acho que a maior parte de nós tem uma tendência muito grande de ser cronocrimenes o apogeu dos tempos anteriores Então hoje a gente vive o que já foi o o que de melhor existe a educação é a que de melhor existe e tudo mais em pleno século XX em
tanto é exatamente essa esse é um preâmbulo muito frequente né em pleno século XX a gente hoje tá tá tá E aí o que eu queria perguntar pro senhor é o que é que qualquer pessoa que já esteve hoje na escola sabe que aquilo ali não funciona como é hoje entra um professor de biologia Fala um negócio 50 minutos aí depois vem outra história a coisa não se integra no final das contas você não sabe muito bem porque que tá aprendendo aquilo vem uma prova de pergunta você mais ou menos Decora no outro dia esquece
e não usa Nunca na vida e é isso né assim é um modelo que já tá séculos assim na Prússia com objetivos negócio né Parece que é assim priscas eras entendeu só que quando nós olhamos por exemplo para uma educação clássica para uma educação baseada no trío no quadril nas artes liberais que não era compartimentada e que era individual assim ela não quer mudar a sociedade ela quer formar o indivíduo para que ele alcance o que tem de esplendor a gente percebe que existe uma alternativa que já houve uma alternativa que hoje se perdeu isso
tem a ver com a influência desse pensamento enciclopédico nós somos hoje nossa educação hoje é influenciada pelo iluminismo nessas bases então a a reforma do ensino já vinha do renascimento mas é foi foi reforçada para pior Claro no Iluminismo que mudou não só a historiografia também como o ensino né mas então Eh o mundo medieval e depois o mundo da idade moderna boa parte preservada em alguns locais erdou a concepção grega da paideia Ou seja que o ensino tem que formar né o indivíduo e não só treiná-lo hoje em dia educação é só treinamento uhum
ou seja se ensina para uma pessoa uma habilidade ou um conhecimento que ela não tem e não se Visa transformar a pessoa o que que é transformar a pessoa da educara nas virtudes ou seja se a pessoa não não é uma pessoa virtuosa ou tem determinados defeitos a educação vai transformá-la numa numa pessoa mais virtuosa Esse era o objetivo da paideia paideia grega e que foi amplamente e desenvolvido pela igreja católica então um ensino antigo no ensino de formação e hoje de Treinamento há uma outra só para isso já daria para excluir o ensino moderno
mas a coisa piora por quê com o advento do do nominalismo as matérias ficaram compartimentadas sem sem ter relação uma com as outras então pouco importa ser biologia ter uma conclusão o direito tem outra e a matemática tem outra são coisas diferentes que podem ter eh funções diferentes e e análise diferent isso aí não é a verdade e não era tido como verdade antigamente se a gente vê a raça studiorum eh desenvolv pelo jesuí Se não me engano em 1599 ou 1600 e foi amplamente pregada no Brasil em todos os lugares onde os Jesuítas atu
por isso que os iluministas também tinham o ódio da educação jesuíta por causa da rádio studiorum né que a raça studior relacionava as matérias e ordenava para Deus então tá lá na Ráo studior dizendo que mesmo um gramático de alguma forma ele tem que ordenar aquilo para Deus ora então tudo tá ordenado para Deus tudo tá colocado de forma hierárquica ou seja teologia tá na frente filosofia tá na frente depois vem outras matérias e as conclusões das matérias não podem ser Opostas umas das outras elas se relacionam então a coisa era hierárquica apontada para Deus
e de forma e orgânica além disso a estruturação era diferente o trívia e o quadrum então era um modo eh de educação muito diferente do que os iluministas pretendiam os iluministas pretendiam uma um domínio mais das ciências naturais eh ências compartimentadas jamais ordenadas para Deus o trío e o quadrel já viram com uma coisa decadente então completamente diferente depois no século XIX a educação sofreu uma nova reforma piorou completamente você d de português sabe que depois teve excisão entre lógica e gramática que foi um desastre pra educação e aí foi mas foi um trabalho longo
né começou lá no Renascimento até hoje mas depois ainda a influência da nova escola que ainda bagunçou mais o neg é ag o que o Paulo freir onde que é origem de tudo lá com Guilherme de ocan lá no século mas fala um pouquinho para nós sobre o nominalismo só pra gente entender de onde que vem essa influência então é interessante o o Papa Bento 16v diz que o começo dos erros modernos tá com duns escoto né É bem interessante E aí depois de duns escoto nós temos aí a escola de Guilherme deoca que ele
era lá de inglês né de de Oxford e ele Então as teses a teses voluntarista provavelmente vem de de de de uns escotos mas ele desenvolveu o núcleo do pensamento nominalista na qual não existiriam os universais você não poderia abstrair é olhar isso aqui é um café e aí tiro o essência da coisa então tem vários cafés V ser diferente na na nos acidentes e tem a mesma Essência ou a mesma natureza para ele não para ele as palavras no fundo são flatos votes são palavras esvaziadas de de de sentido eh de de conteúdo então
um corpo é só um corpo não significa que é um recipiente que eu posso colocar água uma mesa é só um nome só um nome pra gente se familiarizar ele não vai definir a mesa como um plano sólido sustentado como era então eh não existe ponte entre palavra e definição conteúdo e definição ficaram completamente esvaziadas de sentido o mundo que nós estamos vendo hoje é um mundo totalmente nominalista você vê a cultura wow aplicou o flatos ves para muitas coisas por fim agora ideologia de gênero né ideologia de gênero e o nominalismo influenciou o empirismo
o rme era um radical nominalista o r influenciou o Iluminismo iluminismo fez propriamente o liberalismo no século XIX século XIX liderou o o modernismo do Século XX e aí nós temos a cultura que tá tudo lá na origem comotto scotto e principalmente Guilherme deoca eu quero entrar um pouco nessa questão da w já mas só voltando aqui um pouco do assunto a gente estava falando de educação né Lara e a Brasil paralelo é uma plataforma que busca ter uma iniciativa Educacional né pros nossos membros e eu queria lembrar todo mundo de casa inclusive né Lara
que nós acabamos de estrear o nosso última produção original nosso último documentário que é uma trilogia que é sobre a história do exército né com a participação com a participação inclusive do professor Marcelo né e queria que ele falasse daqui a pouco um pouquinho de como é que foi essa participação e eu tenho um convite pro pessoal de casa que acabou de estrear ó semana passada né a gente já falou dessa produção estreou na quinta-feira passada os dois primeiros episódios né o primeiro episódio tá no YouTube pro pessoal assistir primeiro Episódio tá de graça você
pode aí se você não assistiu ainda corre lá no YouTube Você pode assistir o primeiro episódio Só que os dois próximos episódios dessa trilogia é exclusivo para assinantes né E são é onde tá o tá passando a hora de o pessoal ser assinante também e onde tá o ouro né que são os dois últimos episódios os dois primeiros já estão disponíveis o terceiro vai entrar na nossa plataforma e eu tenho uma promoção aqui exclusiva que é por tempo limitado Lara Brenner que é é o seguinte é o seguinte você se você assinar Agora durante esse
lançamento do nosso documentário amada e ultrajada você vai liberar um bônus exclusivo de 2 meses de acesso à travessia que é Nossa iniciativa do Educacional Então você tem dois meses para assistir o travessia que é um que é um um um produto que custa 1788 lar e a pessoa vai ganhar como diz o povo ganhar de graça de graça ganhar de graça ganhar gan de graça não tá liberado agora com certeza então assinando agora qualquer plano qualquer plano da Brasil paralelo Você tem dois meses de acesso a essa iniciativa Educacional que é travessia Então aproveite
agora a promoção é limitada daqui a pouco tá acabando aí não vai não adianta falar queor sem choro nem ver que perdeu o Code tá aparecendo aí na tela e tem um link na descrição eu queria falar então um pouco a respeito do da cultura wow que a gente viu agora recentemente Acabou de acabar né as Olimpíadas em Paris que coisa incrível maravilhosa aquela abertura professora olava há 10 anos escreveu assim ó visitem a França antes que a acabe de repente a gente viu abertura das Olimpíadas e falou é eu não sei talvez já acabou
né e a gente percebe vários elementos né Lucas naquela abertura você tem por exemplo o culto à Revolução Francesa né com o aristocracia decapitada o sangue aparecendo o roquez pauleira e tal você tem uma santa ceia quir com Jesus Cristo Botaram uma mulher obesa lá era mulher bom aí isso eu já eu já não posso falar nesse existe mulher Eu que te pergunto é você que sabe né Será que E aí a gente percebe um culto a ao feminismo toda sobe uma hora umas estátuas ainda tem aqui obrigado sobe uma hora umas estátuas de mulheres
cientistas feministas e tal cara a gente percebe que a França principalmente virou isso e era o berço né da da da Igreja Católica era a queridinha da igreja né a França e a gente percebe tudo isso acontecendo o que dizer Lu a lágrima escorrendo deente já está dito né mas bom isso é simplesmente o desdobramento de uma opção civilizacional que foi feita dois séculos atrás pelos franceses Isso é fato isso é desd eles não eles quando se vai à França é é é muito perceptível isso não existe nenhum prédio antigo mesmo aqueles anteriores À Revolução
que não tenha a o Tríplice mote da da revolução francês estampado Então o que a Revolução Francesa ela é a grande realização do Iluminismo não apenas porque implantou e colocou em prática político socialmente os seus princípios mas porque ela é a ela é a a obra de de jogar no chão uma civilização que existe paraa construção de uma nova e existem de fato duas franças existe uma França antes de 1789 e outra depois outra que é que que deseja ser outra coisa diferente do que do que era anterior porém eh você quer falar alguma coisa
não eu eu só ia perguntar rapidamente se então a França o Iluminismo culminou então na na Revolução Francesa Essa foi a consequência Vejam o Iluminismo ele não surge na França mas ele explode na França a a tem até uma uma coisa que que eu me recordei que eu me recordei agora a a Maçonaria ela esteve né como professor Marcelo disse é absolutamente ligada a a ao iluminismo e à própria Revolução Francesa e a Gênese uma das Gêneses da Maçonaria é se deu no começo do século X a Maçonaria inglesa tal como se se reconhece fundado
em 1717 mas cerca de 100 Anos Antes algumas décadas antes 80 anos antes hum eh quando o rei luí XII conseguiu conquistar o último reduto protestante na França porque houve ao longo do século X no começo do século X uma uma adesão ao ao calvinismo por uma boa parte da nobreza francesa uma boa parte da população francesa aderiu ao calvinismo gerou as guerras de religião enfim tal eh ao cabo no no começo do século X havia um último reduto eh protestante na na França que era l rochel e o rei luí xiiiii que foi Rei
da França de 1610 a 1643 conseguiu reconquistar l rochell e um dos eh que fugiram de de la rochell que eram um um protestante um bebê protestante filho de um pastor protestante na França vai ser um dos fundadores da maçonaria na Inglaterra um um homem que foi criado ou odiando duas coisas odiando a monarquia francesa e a Igreja Católica a Maçonaria vai ser o grande as lojas maçônicas os salões ser vão ser os grandes catalisadores os grandes locais de encontro e de discussão das das ideias iluministas na França e que vão levar a eclosão da
Revolução Francesa que foi algo planejado que foi algo orquestrado Ah para vocês terem ideia a pelo menos de 10 a 15 anos antes da Revolução eclodir uma das cerimônias de entrada na maçonaria francesa era decaptar uma efige representando o Rei da França uma efige é um boneco representando o o Rei da França eh isso de 10 a 15 Anos Antes de luí X Luiz x terha sido decapitado caramba quando a Bastilha caiu eclodiram instantaneamente movimentos em toda a França de Insurreição e de sublevação atacando prédios públicos nos dias imediatamente seguintes porque já estava tudo planejado
já estava tudo planejado Ou seja a Revolução Francesa ela foi orquestrada ela foi planejada ela não é ela não foi fruto de uma de um de uma de um levantamento espontâneo da sociedade contra os abusos da aristocracia não foi algo planejado orquestrado e que conseguiu construir uma uma uma nova França sobre os escombros da antiga uma das grandes preocupações da Revolução Francesa era justamente destruir aniquilar o passado destruir a a aord as recordações é da França pré-revolução em todos os seus aspectos e o que nós vemos hoje voltando na a França é simplesmente uma França
que eh renegou que foi na verdade ela foi construída num ato de renegar as suas raízes multissecular mais de 1000 anos que a França França já tinha e o que nós vemos hoje é simplesmente a realização disso porém e nessa viagem que eu fiz na na França recentemente eu pude ver que existe ainda eu disse isso no meu canal no no YouTube mais de uma vez tenho mais de um vídeo falando disso existe ainda uma outra França que não aderiu e que preserva os valores tradicionais tanto da religião católica quanto da da França autêntica Existem
duas franças né quando nós vamos eh por exemplo na no quando eh Se vocês forem nas nas nas missas principalmente nas missas tradicionais na França hoje elas estão cada vez mais cheias de jovens eh este ano na Páscoa deste ano houve 5.000 batismos de adultos na França é então a França está passando por uma por um soerguimento católico eh muito muito sólida eu fiz uma viagem né por várias catedrais francesas então eu estive na na missa em vários locais diferentes acho que não pegaram fogo né a quantidade eu pde ver não não não fui na
na missa nas catedrais não mas foram em outras igrejas eh cada vez mais uma quantidade impressionante de jovens de famílias numerosas de famílias com 8 9 10 11 filhos né e e tive contato com com jovens que se converteram agora e que vinham de famílias absolutamente ateias de famílias absolutamente secularizadas que não tinham nem a lemb França de uma avó que rezava o terço nada disso mas que se converteram porque tiveram acesso à fé católica e estão se convertendo e isso existe lá enquanto aqueles que estão lá né nas olimpíadas eh participando da santa seia
ou aclamando a a inscrição do aborto na na Constituição não deixarão descendentes enquanto estes que estão se convertendo ao catolicismo estão se casando e tendo famílias numerosas Então existe uma outra França de fato você atribui isso a o quê eh sei lá porque a galera tá vendo por exemplo que os muçulmanos estão tomando tudo e tá tudo a tradição tá se perdendo daqui a pouco não não tem mas uma cultura francesa e os caras estão querendo se lá surgir não é Se surgir Mas estão querendo proteger aquilo que bom isso pode até ser uma um
dos uma das causas colaterais mas a se eu acho que pelo que eu vejo simplesmente a verdade tem sido apresentada a eles uma verdade a qual eles não tiveram acesso porque nós estamos acostumados aqui no Brasil ah sei lá ainda com como eu falei uma avó que rezava o terço nós que ainda fizemos uma primeira comunhão e que tivemos uma uma breve noção do que era a fé católica na infância eles não eles nem isso são uma uma uma novas gerações que não tiveram contato algum com a religião e a religião agora tem sido apresentada
para eles e eles vêm a verdade e se convertem aqui ainda assim também tá acontecendo isso acontecendo s com certeza não e aqui ainda tem muito batio assim às vezes famílias não não são necessariamente católicas e frequentas e tal mas sempre tem é o é é o batimo até pela questão cultural né As crianças são batizadas mas lá nem isso lá nem isso a França já é secularizada há décadas sei lá até a década de 60 a França ainda era um país de maioria Católica de fato desde então não é mais e muito rapidamente então
isso tem acontecido é um sinal de esperança sei lá não que a França vai se tornar o que foi no passado nada disso mas ainda existe uma França verdadeira que valoriza a sua tradição pré-revolucionária e o outro lado é isso que nós estamos vendo é simplesmente a consequência dessa revolução que em 1789 tentou colocar o país no chão é professor acho que o Lucas já fez um um um preâmbulo muito bom disso a respeito de qual era o cenário no momento do das insurgências iluministas ele falou a respeito dos O senhor falou também né a
respeito dos maçons ali e tudo mais queria que o senhor falasse qual que era o estado do relativo a ao governo qual era a forma né falar do absolutismo e da burguesia como que era essa relação porque por que que eu estou falando isso Quando surgiram esses ideais iluministas eles eles não encontraram muita resistência assim parece que o terreno estava muito fértil para aquilo se disseminar né qual que era o contexto histórico é boa pergunta e na realidade o pensamento já estava sendo minado já faz tempo desde o renascimento né nada assim surge por acaso
não tem um céu azul e de repente vem a tempestade primeiro se aproxima as núvens depis é que veio a tempestade a França foi assim veio um longo decadência o absolutismo é uma versão corrupta da da verdadeira monarquia que é feudal também chamada de orgânica Então já veio uma longa eh decadência o Lucas citou muito bem o Luiz XII luí XII é o ministro dele é uma das pessoas mais infames e tristes da história que é o rellier o riler então é um dos Pais do estado moderno uma pessoa que tinha versão à nobreza e
ele começou então a atacar os corpos intermediários os corpos intermediários são todos aqueles que se opõem entre o estado né E a e uma um indivíduo né termo muito caro por direito natural eh e os nobres funcionavam como como corpos intermediários então o barão cuidava da baronia O Conde do Condado e o Duque do ducado até chegar no Rei então a pessoa tem uma visão errada de monarquia acho que a monarquia é sinônimo de absolutismo não é monarquia era uma foi extremamente descentralizada e por ser descentralizado os pesos e contrapesos eram feitos por essa descentralização
Além disso era muito forte os costumes né o direito era focado no não era focado no positivismo né Era sim focado no direito consuetudinário então os costumes eram muito fortes e sofri um bloqueio então o costume bloqueava inovações né do renascimento até a Revolução Francesa então nós vemos o aniquilamento dos corpos mediários na França que o richelet tem grande culpa e um avanço eh da da Lei escrita em detrimento da lei consuetudinária tem uma coisa curiosa no direito que quando você começa a escrever a lei ela passa a perder força Néo na Grécia foi assim
em R foi assim e na idade moderna eh foi assim então começou a se ter muito comentador e muita lei escrita e aí os costumes começaram a ficar abafados também na na França começou a entrar em decadência as corporações de Ofício também que era um outro corpo intermediário muito forte começaram a entrar os atravessadores capitalistas E aí as corporações de ofício começaram a ficar desfiguradas na França que que são esses atravessadores desculpa ignoran não é porque antigamente usando um termo brasileiro Aliás o tema não não é não é não é acadêmico eh antigamente o a
corporação de ofício era feita pelo mestre oficial e aprendiz e o mestre ele tinha todos os meios para atingir a sua finalidade ele tinha a acesso a todas as a aos instrumentos que ele queria ele tinha acesso aos fornecedores e também sabia vender bem as mercadorias também sabia se financiar com a idade moderna essa essa lógica de independência do mestre começou a se quebrar começaram a entrar capitalistas então o mestre passou a depender de capitalista gente que tá colocando dinheiro no negócio também passou a depender de intermediários para levar a mercadoria dele para outros locais
isso aí também tem tem muito a ver por causa do Comércio com a América né então por exemplo a burguesia de bordeau eh que ficou muito rica e tal e foi uma das que responsável pela revolução francesa né não foi a única Claro mas foi uma das então elas começaram então a domesticar essas corporações de ofício então a França vem por um longo período de decadência corpos intermediários corporações de ofício ideias e tudo então em 1789 a França já estava pronta para revolução S os Jesuítas já tinham sido suspensos corporações de ofícios fracas e burguesia
em ascensão muitos burgueses não gostavam da monarquia queria uma nova concepção de eh de estado para favorecer os negócios dele então a coisa já tava muito própria e além do que agora e a nobreza destruída pela própria monarquia pelo a nobreza ficava em Versalhes em vez de ficar nos seus fos ficavam inversal sem fazer nada então com essa longa decadência é ficou muito fácil entrar as ideias iluministas e o de der e outros faziam reuniões então chamavam nobres burgueses mexia com ego com o ego então o de derr na na na propriedade dele lá em
Paris chegavam 20 carruagens então ele fazia grandes sessões de debates promovendo iluministas entre burgueses eh Duques eh nobres e tal então esses ideais que na realidade fizeram a Revolução Francesa os ideais iluministas foram alimentados por uma uma sociedade já decadente sim é e a nobreza ela cometeu como que uma espécie de suicídio a nobreza e quando a gente e a ideia de nobreza de substituição né de acabar com os privilégios para que todo mundo seja igual eh e que ataca Justamente a própria ideia de nobreza eh Geralmente as pessoas elas elas têm ideias compartimentadas e
esquecem que uma mesmo vocábulo el pode dizer respeito a entidades diferentes ao longo do tempo a nobreza medieval eh era uma nobreza que opunha de fato Barreiras à autoridade por exemplo do Rei e que funcionava como corpo intermédio a partir da da centralização do do governo francês a partir do século principalmente com Luiz XII mas Sobretudo com seu filho luí X a nobreza que era ainda uma barreira autoridade da da da coroa ela vai sendo progressivamente domesticada e a nobreza que antes que sempre for uma nobreza da terra uma nobreza de local que governa as
a as regiões eh as gerações ela se torna uma nobresa cortesã que vai toda viver em torno do Rei para viver ali de favores dele disputando que vejam em Versales uma grande honra era segurar o pinico do Rei à noite né Um nobre que fizesse isso imaginou Grand culpava enquanto poucas décadas o luí x demorava mais de uma hora para ele se vestir porque era anunciado então agora o Nobre fulano de tral vai trazer as as mangas do Rei da manga direita agora o Nobre vai trazer a manga esquerda agora outro n entrasse mas se
entrasse num quarto no quarto nos aposentos algum Nobre de uma de uma categoria superior aí tinha que trocar tinha que atirar porque ele ia colocar en ridículo eles ridicularizaram a monarquia isso a nobreza no final das contas a nobreza ela foi domesticada pelo pelo rei e quando eclodiu a revolução ela não tinha a menor condição de exercer o papel de autoridade de aristocracia no sentido aristotélico da palavra que ela desempenhava desempenhou durante séculos e inclusive ela foi um dos ela foi uma das classes na na entre a nobreza eh foi um dos locais em que
as ideias iluministas mais frutificaram eh um dos regicidas de Luiz x um dos que votaram pelo pela execução de luí XV era um dos Nobres mais importantes da França que era o seu primo é luí Felipe Duque de Orleans que era chamado eh Felipe galit Felipe galit né porque era um espécie de de de oportunista nãoé que aderiu À Revolução era maçom também er um mestre Se não me engano da da Maçonaria e que foi chamado pelos pelos revolucionários de Felipe igualdade né porque era era um nobre que aderia ali às ideias novas e que
votou pela execução do do seu primo e que depois foi guilhotinado também olha isso o primo e depois foi mas foi nesse período Justamente que mas o filho dele se tornou Rei da França foi o rei luí Felipe foi nesse período Justamente que surgiram os déspotas esclarecidos não é Lara eh a respeito né assim eram eram os nobres né Eu queria Justamente que vocês explicassem isso que a gente ouve esse termo e a gente fica um pouco sem entender que eram basicamente né os nobres os reis lá né que acabaram também comprando a ideia é
pegando pouco para não mortos é isso como como é que foi essa situação não não o despotismo esclarecido era que o o tinha entre os iluministas também não havia concorda SOS defendiam monarquia os defendiam República entre os que defendiam a monarquia falava era aceitava a monarquia desde que tivesse algum filósofo aconselhando Uhum aí então os filósofos Então se aproximaram das cortes dos Reis Esse é o chamado despotismo esclarecido o próprio volter era mon era era monarquista desde que tivesse um filósofo do lado do Rei então o aí nós vemos então o despoti esclarecido com Catarina
grande na Rússia eh Frederico i na Prússia Gustavo io na Suécia só para ficar nesses exemplos que então se cercaram então de filó Esse é o chamado eh despotismo esclarecido foi uma espécie de auge do regalismo né é apogeu aí da mas foi com o intuito de uma autoproteção ali de tipo ah estou fazendo acho que já era corrupção porque quem que era os conselheiros das cortes eram os Jesuítas uhum eh os Jesuítas eram confessores dos Reis da França a corte tinha tinha conselheiros aí saiu os conselheiros eh eh Jesuítas pentar os conselheiros laicos né
iluministas e duas coisas a ideia de modernização que os reis do século 18 alguns já estavam profundamente uidos essa ideia e julgavam que era necessário trazer esses novos pensadores para dentro do governo para auxiliar na modernização mas ao mesmo tempo sem diminuir em nada sua própria autoridade Hum Olha é esse é o ponto então aí ao mesmo tempo lançando-se contra a Igreja o Marcelo mencionou o regalismo regalismo é o controle mesmo das monarquias sobre a igreja é isso que se viu três exemplos e bem dramáticos nesse sentido na na Áustria com o imperador José I
em Portugal com Dom José e marqus de Pombal e na na na Espanha de de Carlos I três déspotas esclarecidos cuja grande marca se nós pudermos pensar é eh manter a igreja e a a autoridade ainda social e cultural que a igreja exercia sob controle Hum então essas duas coisas modernizar sem diminuir a autoridade da Monarquia e por outro lado diminuir a autoridade do só que isso aí foi curioso ao mesmo tempo que eles estavam fortalecendo a figura do monarca eles estavam solapando as bases da própria monarquia clo Claro entendi foi um suicídio quando as
monarquias a a a suspensão abolição da da Companhia de Jesus dos Jesuítas pelo Papa eh Clemente x foi fruto de uma pressão intensa das cortes bourbônicas né da da corte francesa da corte espanhola da corte das dociles e da corte de Parma Quatro Quatro estados que eram governados pela dinastia de BBOM os quatro se uniram para acabar com a Companhia de Jesus sendo que fazendo Estavam estavam arrancando do Panorama político e social aquela autoridade que mais servia de freio para o avanço das das ideias revolucionar seja só lá para as próprias bases como bem diso
Bas o regalismo foi especiamente desastroso na Espanha né Principalmente na América espanhol Carlos io foi terrível né porque o toda a elite espanhola né aqui da da América foi educada pelos Jesuítas né então e e o Carlos Tero deu ordem pro jesuí saírem da do México por exemplo em 24 horas então imagina o gol em Tod aquelas pessoas passaram a ter ódio do Rei pela expulsão dos Jesuítas fora que todo um arcabouço de tradição ibérica de honras tradições e tal foi substituído por um modelo importado modelo inglês educal né ou austríaco né porque também teve
a reforma portuguesa foi inspirada na Áustria Áustria Iluminista então quer dizer a América inteira principalmente a América Espanhola viam então toda sua tradição no do dia para noite desaparecer agora adotando modelos eh estranhos né então o é tudo muito artificial n muito artificial imposto demais o regalismo é o passo só o regalismo ia ser vir logicamente ia vir o fim da monarquia Claro é você vê que realmente é o diga mas tudo há nuances também porque e a gente não pode e também concordar com a tese da monarquia absoluta tal como é propagada né a
ideia de que por exemplo imagine um rei como como luí XIV eh rei que que é tido como símbolo do do absolutismo francês né que governou a França por 72 anos o reinado mais longo da história humana né mais que D falar isso agora ela quase bateu mas não conseguiu eh aqui não se tratava de um governo totalitário que não é essa acepção como a não eu digo em termos Considerando o tipo o controle real que ele tinha sobre a França eh não se compara em nada com não é nem com os governos totalitários mas
com a com uma autoridade que o estado hoje pode ter sobre a vida do cidadão Então e e e assim tem muo tem muitas nuances mesmo o próprio Luís x quando anexa estrasburgo anexa Alsácia né Eh Ele Decide bom aqui eu não vou implantar as leis francesas vou manter as tradições locais para que o direito consud dinário dessa região continue sendo preservado então nós vemos por um lado um rei que parece tão centralizador mas em determinados contextos e ele ele preserva ele preserva as o ordenamento jurídico local tradicional sem impor a sua própria a sua
própria legislação Enfim então essa ideia de de monarquia absoluta que controla tudo é uma também uma ideia artificial faz em relação pro passado não em relação pro nosso tempo em relação ao passado ela foi altamente Centralizado em relação à Idade Média claro essa a base de comparação não é conosco é o passado a a monarquia a monarquia moderna ela já é uma corrupção mas não é o que ela é o que ela foi também né isso isso você comentou de anexar é quase como Roma fazia que anexando outros territórios mas mantinha as tradições e botava
lá uns um soldado Romano para para cercar o lugar para cuidar ali da situação mas por exemplo tinha um rei lá não esse caso que Eu mencionei é bastante é bastante pontual assim dizia respeito diz respeito a um caso específico anexação da Alsácia Pro Luiz x mas eh o você até mencionou Roma Néo vale a pena mencionar a a monarquia absoluta tal como ela é chamada não tem como a gente fugir desse nome né a monarquia absoluta tal como emerge da da da DF idade mdia o nome não era empregado na época ome nunca o
nome surgiu em 1794 é um nome que surgiu na na na convenção nacional francesa sim eh ela é uma espécie de ressurreição do do do imperialismo romano da autoridade centralizadora do Império Romano sim então ela se aproxima mais do que era a autoridade do imperador romano do que por exemplo de um monarca medieval mas e é o que o que eu digo eh ela é uma degeneração tremenda ela já é uma pré-revolução em termos de de reestruturação da autoridade política em face do que era na Idade Média pelo menos a a a monarquia a monarquia
moderna ela já é uma uma um passo pra revolução mas ela não é o governo centralizador tal como nós imaginamos hoje que é Não hoje é muito pior né então eh havia nuances muito grandes entre eh eh em cada reinado em cada contexto em cada momento histórico então a história é muito mais complexa do que a as simples anunciações que nós recebemos na escola Ah sim claro esses nomes até porque os nomes são Dados sempre a posterior né É então a própria ideia de absolutismo né a ideia que a gente imagina é de um governo
ditatorial centralizador que manda em tudo mas na prática naquela época não poderia ser exatamente assim pelo próprio contexto em que se estava de dificuldade de comunicação não tinha nem braço como é que vai chegar para controlar a vida das pessoas dentro de casa ali né então o controle sobre a vida das pessoas era muito menor do que hoje tem por exemplo agora você mencionou ainda que ampassã a questão da do egalitê né Vocês poderiam comentar conosco a gente não tem tempo para falar eu acho que isso daria um programa inteiro né mas assim Quais foram
as bases que fundamentaram igualdade Liberdade Fraternidade E por que é que elas são e eu acho que vocês acham isso né por si sós hã improváveis de conviver umas com as outras de igualdade liberdade e fraternidade bom inicialmente esse lema não foi criado na Revolução já tava nas lojas maçônicas né que conforme o Lucas comentou L mosa prepararam também a Revolução Francesa agora tudo que a revolução foi não foi nem liberdade nem igualdade nem Fraternidade né foi lá tudo oposto de liberdade não tinha nada a a Revolução Francesa aprovou uma das leis mais absurdas da
história que é a lei dos suspeitos que é mediante uma delação de qualquer um a pessoa já pode ser presa e se o comissário revolucionário achar que você tem culpa mesmo não vai ter processo ele constituir advogado promotor juiz não comissariado mediante uma denúncia de qualquer um achou que ser é culpado é guilhotina Essa é a Lei dos suspeitos que inspirou todo o governo é totalitário comunista do século XX Len estudou sobre isso Cuba chegou a ter uma lei muito parecida com a lei da agora esqueci o não mas Cuba chegou ter a lei dos
suspeitos também eh então foi tudo menos Liberdade foi o lugar da guilhotina então não tem Fraternidade eh supostamente estava defendendo a igualdade Mas o que aconteceu gerou uma uma casta de privilegiados liderados Vamos pensar no período do terror por Robes Pierre que dava em todo mundo eh se chegou a se fazer roupa com com pele humana né quê é o sanjust que era que era o revolucionário amigo do cpas dos contra revolucionários assassinados é o o sanjust que era braço direito do robespierre um assal ele se interessou por uma moça aí a moça não ele
não teve amor correspondido ele mandou matá-la e pediu para um cirurgião tirar a pele dela e fazer um colete então ele usava um colete de pele humana daquela pessoa que ele não teve amor correspondente é a revolução foi ocasião para tudo quanto é a de Pior né da humanidade se manifestasse usavam calças de pele humana tinha curtumes especializados em pele humana arrepiei de novo agora foi ru isso de fraternidade igualdade Que história essa que horror Artur você sabia destes bab ideia eu ia falar destes por menores mas eu acho que eles são por maiores mais
divulgados a Revolução Francesa tem que ter um outro programa aqui pra gente contar o processo da revolução e a longa série de crimes aqui jogando no ar hein o próximo programa sobre revolução francesa lá não é eu acho a gente preparou o terreno aqui falando de iluminismo mas podemos dizer deixa no chat aí vocês estão assistindo se vocês querem não vamos fazer vamos fazer melhor porque no chat a galera tá assistindo depois se perde deix deixa nos comentários e dá um like se você quer um episódio sobre revolução francesa dá um like a vídeo A
gente já vai saber quanto mais likes tiver vai saber né Quantos likes esses princesos merecem não é uma chuva de Lik e Lara Estamos nos encaminhando aqui pro nosso final sim nossa gente mas foi muito bom eu queria perguntar uma última coisa se há alguma coisa que a gente deixou de lado que vocês precisam falar que vocês acham que seja interessante ainda a respeito desse tema e e como é que as pessoas encontram vocês nas redes sociais Começando por você Professor tem um ponto que eu gostaria de comentar que eu esqueci que não se relacion
o Iluminismo com a economia moderna isso é um dado interessante é um dos iluminist Famosos era o Adam Smith né que criou teoria do valor trabalho que é um horror que inspirou Marx para mais valer Eu adoro quando ele F horror ridículo mas não É nesse ponto que eu queria a hoje a gente vê Mita economia com aquelas fórmulas matemáticas modelos perfeitos que aí você vai aplicar na regra e não funciona e destrói isso da influência Iluminista essa influência mecanicista de tudo tem que est reduzido a coisas como se fosse a natureza jogar uma pedra
para cima ela vai cair Com certeza orora economia mistura tanto coisas relacionadas à matéria como ciências humanos querer reduzir a economia modelos matemáticos é um dos frutos do Iluminismo então uma pessoa tipo sei lá Daniel ceman hoje com essa teoria comportamental que até ganhou prêmio isso seria uma resposta a o Iluminismo a essa esse tipo de Conduta eh de matematizar digamos assim a não o mecanicismo não nasceu no Iluminismo mecanicismo é fruto da aplicação do do do do do do Newton propriamente aí agora o Iluminismo adotou o mecanicismo montesque adotou o mecanicismo o Adam Smith
adotou em parte o mecanicismo tô dizendo que gerou efeitos na sociedade até na economia eh o mecanicismo é via iluminismo né a a economia do mundo de hoje é muito uma economia muito Iluminista Sem dúvida nenhuma o próprio Adam Beach atido como nos pais do liberalismo e ele era da dessa época né ele teve correspondência com teve correspondência com rilme eh Então ele era era dessa linha agora então era a únic a parte que eu queria fazer e agora quem quiser eh me ver conhecer meu trabalho eu tô no YouTube com o meu nome mesmo
Marcelo Andrade também estamos no Instagram também ou Marcelo Andrade também mas o minha rede social super legal ele entra um monte de Fight Ah eu entro assim eu comento coisas do momento ele tem esse jeito calmo entendeu mas ele só entra nas polêmicas mas manté a calma não tem não mas sempre finíssimo obrigado Ah E aí professor e seus cursos Ah temos os nossos cursos também a plataforma já já fechada né que não tá aberto a todos tem o meu curso de de estudo também método ler e eu tinha comentado lá que a gente tinha
um curso também de gastronomia Mas esta fe Olha o curso de gastronomia é tudo sobre história do nada gastronomia gastronomia muito bom né Lucas querida um recado final algo que você tenha deixado de lado e como que as pessoas te encontram bom gostaria de complementar só essa questão da do Mote da Revolução Francesa você mencionou né Que liberdade e igualdade seriam conciliáveis seria possível bom eu não acho que são conciliáveis e justamente pelo fato de que esses três conceitos eles não dizem respeito tal como entenderam a o os iluministas e a Revolução Francesa essas três
ideias elas são irreais a liberdade da Revolução Francesa que é a liberdade nascida gestada pelos pensadores iluministas é uma liberdade que pressupõe o seguinte que o ser humano ele não é vocacionado ele não tem uma essência vocacionada que tende para a realização de algo objetivo definido pela sua própria natureza a ideia de liberdade Iluminista e revolucionária é uma liberdade segundo a qual o homem teria como fim em si mesmo ser livre ele não é livre tal como entende pelo menos a cosmovisão católica para a busca do bem e da Verdade que é Deus não ele
é livre para exercitar a sua autonomia individual que é exatamente o que a gente viu lá nas olimpíadas na abertura aqui mas isso é uma negação da própria natureza humana que tem uma finalidade que vai além das escolhas do próprio indivíduo da Autonomia individual então a ideia de liberdade com todas as liberdades da Revolução Francesa é falsa e a igualdade bom a igualdade é mais que méca ainda ela a ideia de igualdade tal como compreende a Revolução Francesa não é uma igualdade de condições e nenhuma igualdade de sei lá como eles falam Eh sei lá
igualdade de para ter acesso não é a ideia de que todos os seres humanos eles são essencialmente iguais sendo que não são Uhum é a transformação da Igualdade em um valor em si mesmo e a desigualdade transformada em desvalor só que se nós pensarmos bem isso está alicerçado na própria realidade existem igualdades que são justas e existem igualdades que são injustas assim como existem desigualdades que são justas e desigualdades que são injustas a igualdade e a desigualdade não são valores em si mesmos elas dizem respeito a certas situações concretas sobre as quais a será justo
que algo seja igual ou poderá ser justo que algo seja desigual homem e uma mulher não são iguais num ringue por exemplo exatamente então Eh e a ideia de fraternidade bom a a ideia de fraternidade da Revolução Francesa é uma ideia de fraternidade anticristã eh propositalmente anticristã por a a fé católica eh entende que são irmãos aqueles que são filhos do mesmo pai que é Deus né São Cipriano até escrevia no século iceo né Eh não tem Deus por pai quem não tem a igreja por mãe a ideia católica que existia até então é justamente
da Fraternidade entre os filhos de Deus aqueles que são integrados nessa família de Deus através do batismo os iluministas eles querem quebrar essa Fraternidade buscando tornar todos os seres humanos irmãos Pode parecer uma coisa tanto eh bela bonita né só que só é irmão quem tem um pai em comum só que todos os seres humanos tal como os iluministas compreendem e não tem uma unidade paterna algo que os faça eh serem filhos de um mesmo pai que os ama que os guia e que os orienta para sua própria finalidade Então essas três ideias elas são
três ideias que estão desenraizadas da do próprio ser das coisas e por isso elas construíram este mundo moderno tão volátil que muda a todo instante os seus valores os seus princípios em que as pessoas elas estão cada vez mais mergulhadas na falta de sentido de significado e de embasamento pra vida por quê Porque o Iluminismo ele construi um mundo no qual a essência a natureza e a finalidade do ser humano deixaram de existir é tem aquela frase né que eu não lembro o início da frase Você pode até Recordar para mim que é de eh
enforcar o último rei nas tripas do último padre não é isso sim de quem quer agora me me Foge também Ah mas é um desses mas é exatamente o homem só será livre o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tribos do último Padre examente Uhum que coisa e é a ideia é a ideia canana de de iluminismo a o fim da menoridade porque essas são as autoridades que mantém o ser humano ainda sob controle elas devem ser destruídas para que o ser humano seja livre essa é ideia uhum um papo
muito alegre né nossa as pessoas se acham onde Lucas é no no Instagram e no no no YouTube YouTube Lucas Lancaster sim e no Instagram Lucas R Lancaster eu tenho curs uma escola virtual de história da igreja dedicado só à história da igreja católica Ah que legal já estamos na aula de 141 Nossa tipo um Coffe ainda no no século 13 ainda eh e temos outros cursos complementares relacionados à história da igreja mas nesse curso principal né de história Universal da igreja que eu chamo eh des vai desde o começo da igreja até os tempos
atuais se chegar lá se Deus nos der saúde e se o mundo não acabar antes tá no século XI ainda galera mas tratando assim de modo bem aprofundado e bem cuidadoso todas as etapas da história da igreja os grandes personagens as grandes crises tudo e e é isso né as matrículas estão permanentemente abertas lá no meu tanto no meu Instagram quanto no YouTube vai tá aparecendo na tela aí conseguem acessar beleza Nossa baita papo he irretocável Eu também assim longe de nós esgotos o assun até porque são dois monstros de conhecimento né mas acho que
deu para dar uma uma bela de uma pincelada aí e quem quiser mais também pessoal vão atrás doos cursos deles atrás o canal de cada um deles também porque vale a pena muito obrigada gente que agradeço muito obrigado também vu e Lara Antes de eu me despedir de você só lembrar o pessoal de casa que estamos com promoção Então você assinando qualquer plano da Brasil paralelo né nesse período que a gente lançou o do comentário do exército amada e ultrajada você garante do meses do travessia que é a nossa iniciativa Educacional e vale muito a
pena muito a pena Boa noite para você obrigada pela companhia mais uma vez até a próxima semana tchau tchau até mais [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] s [Música] [Música]