50. Israel nos planos de Deus (Rm 11.11-24)

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Augustus Nicodemus
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Romanos 11 de 11 a 24 nossas boas-vindas a todos que estão conosco nessa noite nós nos recebemos com muita alegria também saudamos aqueles que nos acompanham pela internet que o nosso Deus abençoar esse momento juntos para edificação do seu povo e para glória do Senhor Jesus Cristo Romanos Capítulo 11 de 11 a 24 pergunta Pois porventura tropeçaram para que caíssem de modo nenhum Mas pela sua transgressão veio a salvação aos gentios para pôr os em ciúmes Ora se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo e o seu abatimento e riqueza para os gentios
Quanto mais a sua plenitude dirija minha voz outros que sois gentios visto pois que eu sou Apóstolo dos gentios glorifica o meu ministério para ver se de algum modo posso incitar emulação do meu povo e salvar alguns deles Porque se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo o que será o seu restabelecimento senão vida dentre os mortos e se forem santas as Primícias da massa igualmente será a sua totalidade E se for Santa raiz também os Ramos se porém alguns dos Ramos foram quebrados e tu sendo Oliveira brava foste enxertado em
meio deles e te tornaste participante da Raiz e da seiva da Oliveira não te glories contra os Ramos porém se te Gloria Ares sabe que não és tu que sustenta as raízes mais a raiz aqui virais pois alguns Ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado bem pela sua incredulidade foram quebrados Tu porém mediante a fé estais firme não te embebeças mas teme porque se Deus não poupou os Ramos naturais também não te poupará considerar pois a bondade e a severidade de Deus para com os que caíram severidade mas para contigo a bondade de Deus
se nela permaneceres dou outra sorte também tu serás cortado eles também se não permanecerem na incredulidade serão enxertados pois Deus é poderoso para os enxertar de novo Pois se fosse cortado daqui por natureza era Oliveira brava e contra a natureza enxertado em boa Oliveira quanto mais não será enxertados na sua própria Oliveira aqueles que são Ramos naturais tem aqui a leitura da escritura vamos pedir que queridos a iluminação do Espírito Santo nesse instante sem pai sem ajuda do teu espírito santo nós não poderemos compreender o significado dessas palavras e aplicação delas para nós iríamos pois
que nos conduza a medida que caminhamos por essa passagem de tal forma que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados pela verdade e especialmente que o nosso coração seja inclinado a fazer a tua vontade o teu querer é o que pedimos em nome de Jesus amém o futuro da nação de Israel dentro do plano da salvação é um assunto que vem ocupando a cabeça dos teólogos pastores e pesquisadores já muito tempo tem sido motivo de grandes debates na história da igreja desde os primeiros séculos uma vez que a nação de Israel rejeitou a Jesus Cristo
e Deus então rejeitou a nação de Israel e entregou o reino dele a outros povos Qual é o futuro da nação de Israel é disso que Paulo trata nos Capítulos 9 10 e 11 da carta aos romanos que é a sessão que nós estamos estudando agora na nossa sequência nessa carta linhas Gerais Existem duas posições com respeito a essa questão do Futuro de Israel há uma primeira posição que diz que Deus ainda não cumpriu completamente tudo que prometeu a Israel ainda falta cumprir a promessa da terra ou seja que Israel ocupe toda a extensão da
terra prometida falta cumprir a promessa que o descendente de Davi que é Jesus Cristo se assente no trono de Israel o que aconteceria segundo essa posição literalmente quando Jesus voltar e reinar sobre todo mundo no período de mil anos mil anos Israel sendo então o centro do mundo e a nação mais importante de todas Ou seja a um futuro ainda para nação de Israel enquanto o estado enquanto o povo Deus ainda não cumpriu todas as promessas que foram feitas a Abraão Isaac Jacó e Davi essa é a primeira posição a segunda posição diz que Deus
já cumpriu todas as promessas feitas a Israel já cumpriu a promessa da Terra quando Josué conduziu o povo na conquista da terra de acordo com o livro que leva o mesmo nome e nesse livro o livro de Josué Nós lemos várias vezes a declaração assim Deus cumpriu plenamente o que havia prometido aos patriarcas ou seja da perspectiva dessa posição Deus já não tem mais nenhuma promessa referente a terra o respeito a nação de Israel ele já cumpriu que havia prometido quando da ocupação da terra debaixo do comando de Josué e já cumpriu também a promessa
de que um descendente de Davi se aceitaria no trono se cumpriu quando Jesus ressuscitou dos Mortos subiu aos céus e se sentou no trono do universo à direita de Deus pai e recebeu todo o poder no céu e na terra Portanto o filho de Davi já reina e portanto o milênio ele já começou desde que Jesus subiu aos céus e ocupou o trono do universo sendo portanto Milênio de natureza espiritual Cristo Reina no coração do seu povo e conduz o seu povo para a Glória final que ele está destinado existem variações e nuances entre essas
duas posições Mas elas são basicamente as posições principais historicamente os reformados são da segunda posição que é a posição também que eu creio que é a posição bíblica a posição correta na passagem que nós temos diante de nós o apóstolo Paulo continua a tratar exatamente desse assunto qual o futuro de Israel dentro do plano de Deus ele já havia dito e nós vimos isso na mensagem anterior que Deus rejeitou a nação de Israel apenas em parte porque dentro da Nação havia aquilo que Paulo chama de remanescente fiel os 7 mil que não dobraram joelhos diante
de Baal ou seja Deus não rejeitou completamente os judeus porque eles não quererem Jesus Cristo mas Deus havia elegido na eternidade predestinado um grupo de judeus que são o resto dos judeus que permaneceu fiel a Deus então a rejeição de Israel foi apenas em parte e não totalmente e agora nós vamos ver nessa noite Paulo explica também que Deus rejeitou a nação de Israel não para sempre mas apenas por um período e que ele haverá depois desse período de trazer os judeus em grandes números ao Messias Jesus Cristo Esse é o ponto de Paulo na
passagem que nós lemos aqui vamos então em primeiro lugar ver a pergunta que o apóstolo Paulo faz iniciando a sessão verso 11 pergunto pois porventura tropeçaram para que caíssem de modo nenhum o que Paulo está perguntando aqui é o seguinte quando os judeus tropeçaram eles caíram em desgraça Total diante de Deus caíram para nunca mais se levantar vocês se recordam quando nós expusemos o Capítulo 9 do que Paulo diz no verso 30 a 33 Ele disse que os judeus procurando se justificar pelas obras e rejeitando a Jesus a salvação pela fé em Jesus Cristo eles
começaram na pedra de tropeço que é Cristo Cristo é ao mesmo tempo o fundamento da igreja a rocha sobre a qual a igreja se levanta e ao mesmo tempo ele é pedra de tropeço para nação de Israel os judeus tropeçaram em Cristo e caíram tropeçaram no sentido de que não entenderam quem ele era não creram que ele era o salvador o filho de Deus e portanto o rejeitaram como nós lemos nos Evangelhos e no livro de Atos e nas cartas Esse foi o tropeço a pergunta de Paulo é Deus então por conta disso rejeitou os
judeus para todo sempre ou seja Deus castigou os judeus não permitindo que mais nenhum judeu se converta nós já Vimos que a resposta de Paulo para uma pergunta semelhante antes foi a resposta dele foi de modo nenhum e a mesma resposta que ele dá que também os judeus não caíram para sempre no sentido de que ajuda deles foi fatal e Deus não quer mais nada com os judeus Paulo diz que Paulo não quer que alguém chegue a essa conclusão das palavras que ele disse Por isso ele disse de modo enfático de modo nenhum Ou seja
a queda dos judeus não é Irreversível a rejeição é apenas por um tempo e Paulo Então a partir daí dessa pergunta que ele faz ele mostra o plano de Deus para a nação de Israel em relação aos gentios e é um plano maravilhoso eu não creio que haja em nenhum outro lugar das escrituras a revelação desse plano como nós encontramos aqui aqui Paulo desvenda qual era o projeto de Deus na eternidade e esse projeto segue um padrão de algumas etapas o plano de Deus era a queda dos judeus abrindo porta para salvação dos gentios os
gentios ao se converterem provocam ciúmes nos judeus e os judeus então se convertem a Jesus Cristo Esse era o plano de Deus na eternidade plano que Paulo revela aqui mostrando então que Deus tinha um propósito com a queda de Israel o endurecimento dos judeus e a incredulidade deles e que o alvo final de Deus é a conversão da Nação de Israel ao Messias Jesus Cristo vamos ver então esses esse ensinamento a partir do verso 11 até o verso 24 Paula aqui tem três três pontos que eu quero ver com vocês o primeiro deles está aí
no verso 11 a 24 onde Paulo vai ensinar que a queda dos judeus a incredulidade dos judeus Serviu de salvação por gentios depois no verso 13 a 16 Paulo ensina que os judeus depois do tempo decorrido marcado por Deus ele serão restabelecidos ou seja ele se converteram ao Messias e o terceiro ponto é que os cristãos os gentios aqueles não judeus que se converteram a Jesus Cristo não deveriam se vangloriar contra os judeus verso 17 A verso 21 e depois Nós faremos algumas aplicações práticas para nós vamos começar então com que Paulo Ensina em primeiro
lugar sobre a queda dos judeus trazendo salvação para os gentios está aí do final do verso 11 até o verso 12 pela sua transgressão transgressão dos judeus a transgressão aqui é a incredulidade com relação a Jesus pela transgressão dos judeus veio a salvação dos gentios o melhor comentário para isso que Paulo está dizendo aqui que pela transgressão dos judeus veio a salvação do gentios os não judeus é a parábola que Jesus com todos os lavradores maus que está em Mateus 21 a partir do verso 33 Eu quero convidar você abrir sua Bíblia e seguir a
leitura Jesus contou essa parábola em Jerusalém naquela última semana de vida dele antes da sua traição e crucificação quando ele percebeu a hostilidade e a rejeição da Nação de Israel para com ele particularmente dos líderes dos sacerdotes dos escribas e dos fariseus Jesus então contou uma parábola como nós sabemos uma parábola é uma história fictícia ou real que tem como objetivo ilustrar um ponto doutrinário ético no caso aqui escatológico verso 33 de Mateus 21 Disse Jesus a tentar em outra parábola havia um homem dono de casa que plantou uma vinha cercou a de uma sebe
que é uma cerca viva construiu nela um lagarto é um lugar onde se pisava a uva para fazer o vinho edificou-lhe uma torre para servir de Torre de Vigia e arrendoa a uns lavradores e depois se ausentou do país ao tempo da colheita enviou os seus servos os lavradores para receber os frutos que ele tocava e os lavradores agarraram nos servos e espancaram a um Mataram a outro e a outra apedrejar enviou ainda outros servos e maior número e trataram-nos da mesma sorte e por último enviou-lhes o seu próprio filho dizendo a meu filho respeitarão
mas os lavradores vendo o filho disseram entre si Este é o herdeiro Ora vamos Mateus e agarrando lançar o fora da vinha e o Mataram Jesus Então pergunta quando vier o senhor da Vinha o que fará que eles lavradores os sacerdotes e os fariseus responderam fará perecer horrivelmente a esses malvados e arrendará vinha a outros lavradores que ele remetam os frutos nos seus devidos tempos e perguntou de Jesus então vocês nunca leram nas escrituras a pedra que os construtores rejeitaram esta veio a ser a principal Pedra Angular isso prossegue do Senhor e é maravilhoso aos
nossos olhos portanto vos digo e aqui está o ponto que Jesus queria ensinar com essa parábola Eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado de vocês judeus o reino de Deus será tirado vocês e será entregue a um povo que lhe produz os respectivos frutos que seriam gentios e peço 45 os principais sacerdotes e os fariseus ouvindo estas parábolas entenderam o que era a respeito deles que Jesus falava e o verso 46 diz que procuravam matar Jesus embora não encontrassem ocasião para isso a parábola o sentido da parábola é claro a vinha
é o Reino de Deus o dono da Vinha é o próprio Deus os lavradores a quem ele a renda vinha era nação de Israel os judeus os emissários que foram lá cobrar os frutos foram os profetas que Deus mandou para a nação de Israel que foram todos sistematicamente recusados rejeitados mortos espancados e apedrejados finalmente Deus mandou o seu próprio filho para nação de Israel mas uns lavradores rejeitaram o filho Tomara o filho jogaram fora da vinha e o Mataram a pergunta de Jesus aos fariseus foi o que é que vocês acham que o dono da
Vinha vai fazer com esses lavradores e outras palavras o que vocês acham que Deus vai fazer com vocês que estão me rejeitando o filho de Deus vocês que mataram todos os profetas que foram enviados O que que vocês acham que Deus vai fazer e eles sem entender o que é que Jesus estava dizendo pronunciar o próprio veredito dizendo não quando o dono da Vinha vier ele vai [Música] fazer perecer horrivelmente a esses malvados eles pronunciaram a sua própria sentença sem saber a rendará a vinha outros lavradores profuticamente anunciaram que o reino de Deus que estava
com eles passaria para outros povos que ele remetam os frutos nos seus devidos tempos e foi exatamente isso que aconteceu 30 anos depois que Jesus disse essas palavras as legiões romanas romanas invadiram Jerusalém cercaram a cidade depois de um cerco prolongado e difícil eles Entraram na cidade mataram milhares de judeus destruir o tempo levaram os judeus cativos e os espalharam por toda a terra até o dia de hoje cumprindo aquilo que Jesus disse o dono da Vinha virá e fará perecer horrivelmente esses malvados e o reino de Deus então foi por gentios Deus tirou dos
judeus e entregou os gentios gentios são aqueles que não são judeus brasileiros como vocês e como eu nós somos gentios se hoje nós estamos no reino de Deus é por conta da transgressão de Israel como Paulo diz aqui voltando agora para o capítulo 11 de Romanos no verso 11 na sua parte final pela sua transgressão veio a salvação aos gentios se hoje Nós cremos se hoje temos a graça de ser salvos é porque isso aconteceu nós temos alguns pontos importantes aqui o primeiro deles é que nós isso que nós acabamos de ver não significa que
a igreja composta de gentios era um plano b de Deus Deus tinha guardado na manga para um emergência muitos de vocês que estão aqui vieram de igrejas onde isso é ensinado que o plano de Deus era que Israel cresce em Jesus e que o milênio começasse com a vinda de Jesus Cristo Logo na sua primeira vez mas os judeus rejeitaram a Jesus usando o livre arbítrio nós não queremos Jesus e Deus então tinha um plano b para Emergência Deus tem um plano o plano de emergencial era a igreja cristã Então Deus separa Israel e agora
tá lidando com o gentios portanto dois povos e quando acabar o tempo de lidar com a nação de lidar com os gentios Deus vai restaurar na ação de Israel como ele queria que tivesse acontecido na primeira vinda de Cristo Então você já deve ter ouvido isso alguns de vocês vem de igrejas onde isso é ensinada chamado dispensacionalismo mas aqui a passagem não está de forma nenhuma dizendo isso Na verdade o que Paulo ensina e é só nós vermos textos aqui do Capítulo 10 especialmente final do capítulo 10 Paulo city Isaías os salmos e Moisés para
dizer que desde a eternidade Deus já tinha planejado assim que Deus quando elegeu e predestinou aqueles que ele quis para salvação ele fez não somente entre os judeus Mas também de entre os gentios então a igreja não é um acidente a entrada dos gentios na igreja não é um acidente mas faz parte do plano eterno de Deus e como parte desse plano essa entrada dos gentios na igreja vem com o objetivo de provocar os judeus Como Paulo diz aqui no final do verso 11 para polos em ciúmes para colocá-los com ciúme do tipo assim os
judeus vendo a grande quantidade de não judeus gentios que estão Crendo no Messias e recebendo o Messias vai chegar um tempo que eles vão dizer assim mas espera aí Jesus é judeu não é Jesus é o nosso Messias e ele tá sendo aceito pelos que não são judeus e nós que somos judeus estamos aqui rejeitando e ele se converterão em massa a Jesus Cristo e isso através do ciúme através da emulação como Paulo nos ensina aqui esse é o plano de Deus o resultado disso é o que Paulo chama de a Plenitude dos judeus veja
aí no verso 12 ele argumenta ora ele tá explicando o que ele disse não é sobre a questão da transgressão deles trazer a salvação aos gentios para polos em ciúme ele diz Ora se a transgressão deles que foi rejeitar em Jesus redundou riqueza para o mundo que é a salvação dos gentios E se o abatimento deles que a rejeição deles de Cristo Serviu de riqueza para os gentios porque os gentios se enriqueceram com a salvação eterna mediante de Jesus Cristo Quanto mais a sua Plenitude Quanto mais a Plenitude dos judeus o que ele está dizendo
é o seguinte se quando os judeus caíram isso trouxe riqueza para o mundo Imagine quando ele se converterem em massa a Jesus Cristo o que será a Plenitude dos judeus o que será o que que isso Vai representar é claro que Paulo aqui está na expectativa de que isso Vai representar um momento glorioso na história da Redenção é por isso que ele chama da plenitude dos judeus Porque então Deus terá plenamente cumprido todo o seu propósito Deus terá realizado plenamente todo o seu querer a salvação chegará finalmente terá alcançado finalmente não somente os gentios mas
também todos os judeus Esse é o primeiro ponto do apóstolo Paulo aqui agora vamos para o segundo ponto primeiro é esse que a queda dos judeus trouxe a salvação dos gentios o segundo é que os judeus então haverão de ser restabelecidos Ou seja a queda deles e a rejeição deles não é final haverá um tempo em que eles serão restabelecidos Paulo aqui isso aí do verso 13 até o verso 16 Paula que se dirige ao Gentil os crentes que havia na igreja de Roma verso 13 dirige-me a voz outros que sois gentios na igreja de
Roma havia judeus convertidos a Jesus Cristo e havia também não judeus Romanos gregos gente de outros povos Paulo aqui se dirige a ala não Judaica da igreja aos que não eram judeus eu dirijo e a você daqui até o final Paulo está falando com gentios essa palavra é particularmente por gentios e o que é que Paulo diz ele diz no verso 13 visto que eu sou Apóstolo do gentios eu glorifico meu ministério para ver se de algum modo possa incitar emulação os do meu povo e salvar alguns deles Paulo aqui revela alguma coisa a respeito
das suas intenções e motivações que só acontece aqui na carta aos romanos começa a passagem nenhuma outra carta dele ele revela essa motivação o que ele tá dizendo aqui é simples Deus me chamou para ser Apóstolo dos gentios Paulo era judeu nós conhecemos a história de Paulo Saulo de Tarso judeu de judeus da Tribo de Benjamim Israelita da nata perseguidor dos cristãos Deus lhe aparece no caminho de Damasco ele se converte se torna o maior aquele que era o maior perseguidor dos cristãos se tornam o maior pregador de Cristo e Cristo o levantou para pregar
esse evangelho ele sendo judeu Paulo levanta Deus o Levanta para que ele pregue entre os gentios e Paulo aqui diz que ele exalta ele glorifica o seu ministério ele exalta o seu ministério ele tem orgulho de ser pregador entre os Gentil sabe por quê Porque quanto mais Gentil se converter em maior vai ser o ciúme dos judeus e quanto mais os judeus ficaram com ciúmes mas judeus vão se converter é exatamente isso que ele tá dizendo aqui ó verso 13 eu sou o apóstolo gentios glorifica o meu ministério quer dizer eu me orgulho no meu
ministério para ver verso 14 se de algum modo posso incitar a emulação do meu povo posso incentivar encorajar ou impulsionar alguns do meu povo a crer em Jesus Cristo e assim salvar alguns deles mesmo que Paulo seja o apóstolo gentios no fundo o que ele queria também era a salvação dos judeus ele nunca abandonou a esperança paixão e o amor que ele tinha pelo seu próprio povo alguns inclusive acham que aquele espinho na carne que ele menciona a segunda carta aos Coríntios Capítulo 12 Era exatamente a dor constante que ele sentia Porque os judeus rejeitavam
Jesus Cristo aqui nessa carta mesmo ele diz eu queria ser anátema separado de Cristo por amor dos judeus que são os meus compatriotas Por que que Paulo tem por que que ele tem essa Esperança nos na conversão dos judeus e essa expectativa Ele explica isso nos versos seguintes usando três metáforas a primeira da Ressurreição dos Mortos verso 15 ele tinha dito no verso 14 que ele glorifica o ministério dele para levar a salvação alguns do seu povo porque peço 15 se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo o que será o
seu restabelecimento senão vira entre os mortos por que que Paulo tá tão entusiasmado e preocupado com a conversão dos judeus o argumento é muito simples Ora se quando eles caíram se quando eles caíram quando eles foram rejeitados isso trouxe reconciliação ao mundo Deus se reconciliou com as nações mediante o evangelho o que será o restabelecimento dos judeus Ou seja quando ele se converterem se restabelecerem como povo de Deus o que vai ser isso se não vida de entre os mortos é uma expressão para dizer uma coisa sem precedentes uma coisa extraordinária como uma ressurreição a
conversão dos judeus no final vai ser como a ressurreição algo assim que ultrapassa o nosso entendimento por isso que Paulo está tão entusiasmado com essa perspectiva segunda coisa por conta desse entusiasmo no verso 16 ele usa agora a metáfora da massa se forem santas as Primícias da massa igualmente será a sua totalidade Mas aqui é massa de pão se as Primícias da massas a primeira amostragem da Massa é santa o resto dela os pães que são feitos com ela também serão santas o que Paulo Está se referindo aqui a massa que as Primícias da massa
são os patriarcas a quem Deus fez as promessas e com quem entrou em aliança se eles foram separados por Deus e Deus abençoa sua descendência Então essa descendência também ela será santa ela será igualmente abençoada por Deus assim Paulo faz uma conexão entre o remanescente fiel dos judeus que haverá de se converter e os patriarcas a quem Deus fez as promessas nem o mesmo no mesmo verso 16 nós temos a terceira metáfora que Paulo usa da raiz da árvore se for Santa raiz também os Ramos serão é claro que a raiz são os patriarcas a
quem Deus fez as promessas e os Ramos serão os descendentes desses patriarcas que constituem o remanescente Fiel de Israel argumentação é a mesma e isso então quando Paulo cita que Raiz e Ramos ele agora passa faz o gancho para uma metáfora uma ilustração baseada num processo que era comum naquela época que era o de enxerto onde enxerto de Galhos de uma árvore em outra que Paulo Então usa a partir do verso 17 até o verso 21 e o objetivo de Paulo aqui é corrigir uma tendência dos não judeus da igreja de Roma de se vangloriar
contra os judeus do tipo assim Deus rejeitou os judeus e me chamou para ficar no lugar dele eu devo ser melhor do que os judeus né porque Deus rejeitou os judeus e eu sou não judeu e agora faz parte do Reino de Deus então quer dizer que de alguma forma eu sou melhor então havia essa tendência dos não judeus cristãos de Roma de se gloriarem contra os judeus e Paulo então corrige isso usando essa figura da árvore eu vou explicar aqui o que ele vai a metáfora que está por detrás dessa passagem que é reconhecidamente
uma das passagens mais difíceis da carta aos romanos por isso nós vamos precisar ter paciência aqui a metáfora que Paulo está usando aqui é tirada da fruticultura da época e que também é muito usado hoje que é o processo de você enxertar Galhos de uma árvore em outra com fim de ou melhorar aquela árvore que é enxertada na qual enxertada ou os galhos receberem a seiva da nova árvore e produzir então frutos melhores do que a árvore original de onde elas foram os galhos foram tirados esse processo de enxerto era conhecido naquela época e bem
antes daquela época e também é considerado é conhecido também nos dias de hoje Paulo tá esticando aqui um pouquinho essa metáfora porque na fruticultura daquela época ninguém pegava Oliveira brava que era Oliveira selvagem cujo fruto era imprestável e enxertava Galhos daquela Oliveira brava numa Oliveira cultivada Que produzia fruto bom não é ninguém fazia isso mas é que Paulo não tá preocupado com isso ele tá pegando a metáfora ele tá estendendo os limites da metáfora até porque ele vai dizer que esse processo aqui é um processo contra a natureza Então não vamos nos preocupar com os
detalhes mas apenas o que é que Paulo tá dizendo aqui o importante para nós aqui é identificar os elementos da metáfora que Paulo tá usando e não é difícil de fazer isso a raiz são os patriarcas a raiz da boa Oliveira são os patriarcas já vimos isso a Oliveira representa o Israel espiritual o povo de Deus não é nação mas o Israel espiritual dentro da Nação de Israel o Israel dentro de Israel ou remanescente fiel ou de 7 mil que não dobraram o joelho a Baal como nós vimos Na mensagem anterior os Ramos naturais sim
aí sim é o Israel étnico os judeus a quem as promessas foram feitas a Oliveira brava é o mundo é o mundo gentílico os Ramos da Oliveira brava são os gentios que se converteram em Cristo Jesus e foram incluídos no povo de Deus então a metáfora é muito clara e dela Paulo tira dois pontos que eu quero mostrar a vocês o primeiro ponto é esse a nação de Israel por causa da sua incredulidade a nação de Israel que são os Ramos naturais por causa da incredulidade foi cortada do Povo de Deus quando eles rejeitaram a
Deus a Cristo e Deus então colocou gentios como enxertos de Oliveira brava na Oliveira Verdadeira aqui a figura é muito é muito simples né os judeus foram cortados da Oliveira Deus quebrou os Ramos pegou os Ramos de Oliveira brava e colocou no lugar então foi isso que Deus fez segunda coisa se Deus consegue pegar Ramos da Oliveira brava e enxertar na boa Oliveira e eles não fruto é muito mais fácil para Deus reexertar os Ramos naturais não é e é exatamente isso que ele vai fazer ele vai reenchar os Ramos naturais na Oliveira Vejam as
passagens que dizem isso verso 17 se porém alguns dos Ramos foram quebrados e tu ele tá falando para o Gentil sendo Oliveira brava foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da Raiz e da seiva da Oliveira veja o verso 19 dirás pois alguns Ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado e veja também é o verso 20 bem pela sua incredulidade foram quebrados Tu porém mediante a fé estás firme Então essa é a aplicação que Paulo está fazendo para o gentios vocês são Oliveira brava vocês não são da árvore original vocês estão aqui
como enxerto tem que lembrar disso os judeus que são os Ramos naturais foram quebrados por causa da incredulidade deles mas se Deus pode trazer vocês enxertar muito mais pode ele trazer os Ramos naturais de volta porque é muito mais fácil fazer isso segunda lição que Paulo diz aqui segunda lição é que então futuramente Deus vai trazer portanto os Ramos naturais e reinchertá-los verso 23 24 eles também eles aqui são os judeus se não permanecerem na incredulidade em que se encontram agora serão enxertados de volta pois Deus é poderoso para os enxertar de novo Pois se
tu Gentil foste cortado daqui por natureza era Oliveira brava e contra a natureza Paulo sabe que não é esse o processo natural não é contra a natureza enxertado em boa Oliveira quanto mais não serão enxertados na sua própria Oliveira aqueles que são Ramos naturais bonita figura né complicada para descrever esse projeto de Deus aquele padrão que eu disse que Paulo está descrevendo aqui do plano de Deus Israel tropeça através do Tropeço os Gentil se salva pela salvação do gentios os judeus ficam com ciúme e por conta do ciúme Eles crê em Cristo são salvos e
aí fecha o ciclo Deus realizou o seu plano tá completo Essa é a metáfora da Oliveira e do enxerto e a luz disso Paulo traz três exortações aqui para os gentios Como eu disse essa parte aqui foi escrita por Paulo para combater a arrogância dos gentios contra os judeus primeiro não se glorie contra os judeus de Paulo no verso 18 não te glories contra os Ramos [Música] porque porém se te gloriar e sabe que não és tu que sustenta a raiz mas a raiz a ti o ramo tem que ter a consciência de que não
é ele que sustenta a raiz mas é a raiz que sustenta o ramo Isso quer dizer para nós é o seguinte não nos gloriamos contra os judeus porque a raiz é Judaica a raiz do cristianismo é judaico as promessas foram feitas aos judeu o culto foi dado a nação de Israel as promessas foram feitas ao descendente de Davi o Messias era judeu então a raiz da Igreja Cristã é Judaica e nós somos o ramo que foi enxertado por isso nós não podemos nos gloriar ou não podemos injuriar os judeus Pensando que nós somos melhores do
que eles e que Deus nos elegeu porque porque por conta da nossa bondade de forma nenhuma que é o ponto seguinte de Paulo né a outra exortação dele verso 19 a 21 tu dirás alguns Ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado bem pela incredulidade foram quebrados Tu porém mediante a fé está firme não tem sorvetes mas tem porque se Deus não poupou os Ramos naturais também não te pode parar não fica se gloriando que você Que Deus quebrou um ramo natural para enxertar você como Oliveira brava porque se Deus quebrou um ramo natural muito
mais ele vai quebrar o enxerto e se você não permanecer na bondade na graça de Deus você vai ser quebrado do mesmo jeito que os judeus foram vai ser quebrado da mesma forma terceiro exortação de Paulo Considere a bondade e a severidade de Deus verso 22 para com os que caíram que foram os judeus Deus foi Severo Em que sentido Deus foi Severo com os judeus que caíram eles rejeitaram a Cristo não creio em Cristo Deus o corpo todo o povo dele eles foram excluídos do Povo de Deus se perderam foram condenados eternamente ao inferno
por conta da incredulidade mas para com gentios Deus usou de bondade porque Deus não tinham aliança com gentios Deus tem uma aliança com a nação de Israel Deus não tem uma aliança com Brasil não tem aliança com os Estados Unidos não tem aliança com Canadá com China um país nenhum aliança dele era com a nação de Israel mas ele agora bondosamente Estendeu o evangelho e as boas novas e a palavra da Reconciliação aos não judeus se você tá aqui nessa noite crente em Jesus Cristo é por conta da bondade de Deus não é por nada
em você não é por mérito seu nós como raça nação como indivíduos Mas é pela misericórdia e pela bondade de Deus mas aí Paulo adverte no verso 22 para com os caíram severidade para contigo bondade de Deus se nela permaneceres dou outra sorte também tu serás cortado o mesmo Deus que rejeitou os judeus e os cortou da árvore vai cortar o enxerto também se você não permanecer na graça de Deus não permanecer firme no evangelho crente em Jesus Cristo você abandonar fé em Cristo Jesus abandonar o evangelho virar as costas voltar para o mundo seguir
uma vida sem Deus você vai ser cortado severamente como judeus foram também porque Deus nos trata a todos igualmente nesse sentido e a justiça dele é para todos eu sei eu tô vendo aqui várias Bandeiras vermelhas levantando aqui na cabeça de gente perguntando é pastor e crente perde a salvação Paulo aqui não tá tratando da questão íntima do relacionamento do crente para com Deus porque nós não conhecemos a verdade a respeito do estado de cada um de vocês eu não posso olhando aqui da frente dizer quem de fato é crente tem fé e será salvo
eu não posso dizer por isso que eu digo se você não perseverar até o fim você vai para o inferno você vai para o inferno se você não perseverar até o fim se você é crente de verdade você vai ouvir estas palavras e vai dizer Deus tenha misericórdia de mim eu não quero isso e você vai se agarrar ainda mais a Jesus Cristo mas o que não for vou apenas de aparência cedo ou tarde ele vai embora apostasia dele vai se manifestar então por isso que os autores bíblicos e isso confunde às vezes as pessoas
os autores bíblicos Porque eles estão se dirigindo a congregações eles não sabem o estado do coração de cada um eles dizem só se você perceber até o fim é que você vai ser salvo e se vocês abandonarem a Cristo vocês vão para o inferno sim [Música] e é por isso que Paulo diz aqui se você não permanecer na bondade de Deus você vai ser cortado da mesma forma que Deus cortou os judeus o crente verdadeiro Ouve isso e ele teme e ele se apega a Deus mais ainda e é dessa forma que Deus faz com
que os seus eleitos perseverem através das exortações da palavra de Deus Deus os mantém ali firmes e os guarda Mas os que não são Eles se perderam pela sua própria culpa Gente o que que nós podemos aprender aqui deixa-me tentar resumir aqui alguns pontos de doutrina para nós terminando com alguma aplicação prática primeiro eu acho que tá claro né que a história ela não não é uma sucessão de acontecimentos ao acaso não tem destino não tem sorte não tem azar né É triste ver crente lendo horóscopo né nós sabemos que a história tem um começo
meio e fim e que ela se encaminha para um projeto ou para um fim que já foi determinado por Deus desde a eternidade você vê como Paulo fala aqui desse Controle de Deus na história a perdição dos judeus a entrada dos gentios a futura conversão de Israel por que que Paulo pode afirmar isso porque ele sabe que Deus tem um projeto tem um plano e ele está no controle e que portanto tudo que Deus planejou vai acontecer segunda coisa fica claro também aqui dessa passagem que nesses planos de Deus ainda resta um futuro para a
nação de Israel só que esse futuro não é a restauração Nacional de Israel na Terra Prometida não é reconstrução do templo não é de Jerusalém capital do mundo como algumas pessoas pensam não é Jesus Cristo sentado no trono de ouro em Jerusalém governando o mundo a partir de lá Você nota que nada disso é mencionado aqui aqui se falou do restabelecimento de Israel da plenitude dos judeus aqui se falou da conversão deles essa Plenitude dos judeus e Retorno dos judeus é espiritual é a conversão em massa dos judeus existentes próximo da vinda de Jesus provavelmente
durante a grande tribulação não tá falando aqui em restauração Nacional de tempo de terra e nada disso porque isso tudo já se cumpriu O que resta para Israel é voltasse para o Messias e quando judeu crê em Jesus Cristo ele se torna igreja Deus não tem dois povos quando ele crê em Jesus Cristo ele se torna a igreja que é o povo de Deus que de fato existe eu em terceiro lugar eu creio que esse texto nos ensina a evitar dois extremos primeiro o que a gente chama de sionismo nome Sion ou Sião é outro
nome para Jerusalém sionismo é um movimento de evangélicos muito forte no mundo principalmente nos Estados Unidos que é voltado para a nação de Israel como se Israel fosse o ponteiro do mundo e os acontecimentos na no Oriente Médio que envolvem Israel eles vêm sempre como sendo escatológico ou cumprimento de alguma profecia e esse movimento é o mesmo movimento que no Brasil e no mundo tenta fazer com que aspectos da lei de Israel e da cultura e da religião de Israel entre nas igrejas evangélicas ajuda a exação das igrejas celebração das festas de Israel pastor vestido
de rabino tocar sofá no início do culto entrar com a Arca da Aliança chamar Jesus de Yeshua Hamashia e todas estas coisas que não tem nada a ver mais com Evangelho O que resta ainda de judaico a acontecer é a conversão dos judeus a Jesus Cristo é isso que resta tudo mais passou faz parte das sombras da antiga aliança mas o outro extremo também é o que eu vou chamar de judeufobia que foi uma atitude que alguns reformadores e reformados tem uma espécie de ódio contra os judeus porque eles Mataram Jesus Cristo eles rejeitaram Jesus
Cristo são Inimigos de todos os homens infelizmente alguns dos reformadores tinham essa posição pouco que se destaca nesse ponto é Lutero ainda assim esse ponto é disputado Mas algumas alguns dos escritos de Lutero parece refletir uma mágoa e um ressentimento muito grande para com os judeus por conta daquilo que eles fizeram com o senhor Jesus Cristo eu creio que atitude de Paulo aqui é outra Paulo reconhece a incredulidade dos judeus chama de transgressão diz que eles foram perdidos e rejeitados por Deus mas ao mesmo tempo Paulo tem esperança para o tem confiança e ele está
na expectativa de Que Deus traga os judeus a fé no Messias prometido Como foi como é o desejo de Deus no seu plano desde a eternidade trazendo isso para nós que tipo de atitude então uma passagem como essa exige De nós Que tipo de atitude essa passagem exige de nós primeira delas sem dúvida gratidão gratidão a Deus porque eu e você nada mais somos do que enxertos de Oliveira brava vamos lá você vê como a Bíblia tem tem o dom de nos humilhar não é o que que você é na reação uma rosa linda você
é o enxerto de Oliveira brava é isso que você é um ramo de uma planta que não presta para nada é isso que você é isso que eu sou e nós estamos enxertados na boa Oliveira no lugar de alguns judeu o ramo foi quebrado e você enxertado lá no buraco Então você tá no lugar de alguns judeu Privilégio para nós que graça nos foi dada que misericórdia que nos foi estendido em Cristo Jesus Portanto o crente acima de tudo ele tem que ser grato a Deus ainda que ele não tenha nada nesse mundo ainda que
ele aqui nesse mundo passe por provações privações não tem uma vida difícil apertado problemas de saúde problema financeiro mas ele sempre deve ver o quadro maior é para isso que a Bíblia ensina teologia e doutrina para você ter o quadro maior e você dizer eu posso ser o que for aqui nesse mundo mas eu estou enxertado na boa árvore eu sou parte do Reino de Deus segunda coisa que nós devemos ter no coração é considerar a severidade de Deus tema Deus não somente seja grato e o ame mas também tema porque se ele não hesitou
em quebrar o ramo natural ele também não vai hesitar em quebrar o enxerto Portanto o tema Deus e ande nos caminhos dEle Talvez você precise se arrepender de alguns pecados consertar sua vida se reconciliar com Deus entendendo esse grande privilégio que foi dado hoje é o dia da salvação e por último Considere a fidelidade de Deus como ele tendo feito promessas e uma aliança vai mantê-las até o fim esse é o nosso Deus Deus Fiel que merece toda a nossa adoração talvez haja alguém aqui essa noite que ainda não é crente em Jesus Cristo eu
quero dizer que na árvore tem lugar para mais um enxerto você pode vir venha em nome de Jesus venha arrependido venha reconhecido que você é um pecador que você está perdido e Deus nos convida em Cristo A fazermos parte do seu reino experimentarmos a salvação Futura bendito Deus toda honra toda glória sejam dadas ao teu nome Senhor que plano maravilhoso profundo e inescrutável do qual conhecemos apenas em parte nós pedimos que a compreensão do teu projeto para história nos leve a adoração humilde grata diante de ti há um temor reverente e sincero abençoa teu povo
aqui reunido em nome de Jesus amém
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