Descubra em 3 SEGUNDOS se o diálogo é RUIM

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Carlos Canudo
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Video Transcript:
Você já parou para reler um diálogo que escreveu e ficou com a sensação de que ele simplesmente não funciona você não sabe dizer o motivo Mas sabe que ele não tá legal a verdade é que diálogos ruins podem arruinar até mesmo as melhores tramas mas a boa notícia que existem sinais Claros de quando isso acontece e hoje eu vou mostrar como você pode em apenas 3 segundos identificar se o seu diálogo está prejudicando a sua história e não isso não é bait realmente dá para fazer isso e eu vou provar então se você já teve
dificuldades para criar as conversas entre os seus personagens fica aqui comigo porque esse problema acaba hoje Se você chegar até o final do vídeo eu vou mostrar duas técnicas muito fáceis para resolver os problemas do seu diálogo para que ele não estrague a sua Trama incrível eu sou o Carlos Canudo e a ideia desse vídeo veio de uma aula do Brandon Sanderson que caso você não saiba é esse cara aqui então sem mais delongas vamos ao conteúdo antes de identificar o que torna um diálogo ruim a gente precisa entender o que faz um diálogo ser
bom um bom diálogo não é apenas uma troca de palavras entre personagens mas uma ferramenta para revelar algo importante sobre a Trama ele tem três funções básicas avançar a Trama desenvolver os personagens e elevar a tensão da cena um bom diálogo faz uma dessas coisas ótimos diálogos fazem duas ou as três coisas diálogos horríveis não fazem nenhuma delas fora isso diálogos bem feitos fluem de forma natural e são reais eles teleportam a sua mente direto pra cena você esquece que tá lendo uma história por alguns minutos acha que tá vivendo nela então bons diálogos se
parecem muito com conversas da vida real mesmo que elas aconteçam no mundo de fantasia medieval Europeia outras características que elevam o nível do Diálogo são a autenticidade da fala o Tom Correto de acordo com a cena e a adição de camadas Mas a gente não vai abordar esses temas nesse vídeo porque você consegue fazer bons diálogos Sem essas três coisas na verdade elas são técnicas um pouco mais avançadas que transformam bons diálogos em diálogos incríveis então a gente deixa elas para outro vídeo e agora que a gente já sabe o que faz um diálogo ser
bom fica fácil saber o que faz ele ser ruim é justamente o oposto disso em vez de mover a história um diálogo ruim faz o leitor parar são aquelas falas que parecem forçadas desnecessárias ou cheias de Exposições optas um dos maiores problemas é quando o diálogo tenta explicar demais o que tá acontecendo por exemplo dois personagens falando sobre algo que ambos já sabem apenas para explicar para o leitor eles normalmente começam com Como você sabe blá blá blá bem se ele sabe para que você tá repetindo então isso quebra imersão porque sua falso o leitor
é inteligente e percebe que o diálogo tá ali para passar uma informação para ele e não pro personagem e mesmo que esse tipo de diálogo diga alguma coisa sobre o passado do personagem por exemplo ele ainda é ruim porque isso poderia ter sido mostrado de uma outra forma um exemplo recente é o primeiro Episódio da série O acol onde tem uma cena da protagonista assustada e paralisada ao ver um pequeno incêndio ali a gente já entende que ela teve um trauma no passado relacionado a fogo só que 12 segundos depois aparece um jedai estranho que
fala como você sabe alguns anos atrás você sofreu um grande trauma naquele incêndio e blá blá A fala é totalmente desnecessária revelar o passado do personagem não é desenvolver o personagem e sobre elevação da tensão na cena bom nem preciso dizer que um diálogo expositivo não faz isso além de não ser nada natural e agora vamos ao que eu prometi no início do vídeo o teste dos 3 segundos A grande questão é que para saber se um diálogo é bom ou ruim você precisa ler o que tá escrito ali certo errado na verdade meio certo
ler o diálogo é o jeito mais completo de fazer uma avaliação e Isso é óbvio mas existe outra maneira porque acredite ou não os diálogos T forma e eu tô falando de de forma física mesmo diálogos existem de forma etérea quando estão na nossa cabeça mas assim que os escrevemos eles ganham uma forma que é mais ou menos assim e se eles têm forma nós conseguimos compará-los apenas com um olhar você duvida então vamos fazer um teste rápido aqui me diga qual elefante está melhor desenhado valendo a resposta é óbvia né Mesmo que você não
tenha visto os detalhes do desenho você sabe que o elefante da esquerda É melhor então voltemos aos diálogos em um dos Contos que eu publiquei uns anos atrás eu consegui criar uma história genial ela envolvia um grande mistério que se resolvia apenas nos parágrafos finais acontece que esses parágrafos finais eram o personagem a explicando pro personagem b a resolução do Mistério com a experiência que eu tenho hoje eu sei que esse final não foi bom fazer um grande mistério e colocar 12 parágrafos de texto explicativo no final é péssimo isso porque é expositivo não é
fluido e não é natural o diálogo acaba se transformando em um monólogo e o monólogo se parece com isso e se você comparar essas duas formas você consegue saber o que tá bom e o que tá ruim e sim essa é a técnica só de bater o olho você já sabe que o texto da esquerda é o melhor e Aqui vai um bônus isso não é válido só para livros porque se eu abro a primeira página de uma história em quadrinhos e vejo isso aqui eu imediatamente fecho a história rasgo as páginas e peço PR
os meus filhos jogarem elas dentro do balde verde que é onde vai o lixo reciclável aqui de casa então sim essa regra também é válida para quadros Você pode achar que eu tô brincando ou falando besteira porque a técnica é simples demais mas quem disse isso não fui eu foi esse cara aqui que é um dos maiores bestsellers de fantasia da atualidade Então se o seu diálogo se parece com isso eu sinto dizer mas ele está ruim mas não se preocupe porque agora é hora das técnicas Ninjas que farão ele subir de ní e a
técnica número um é interrompa mude de assunto descreva quando o personagem a começar a fazer o seu monólogo faça o personagem B interrompê-lo com uma contestação do que foi dito ao invés do personagem a contar tudo de uma vez faça com que ele deixa algumas pontas soltas pro personagem B fazer perguntas no meio da fala e eventualmente ele também também pode abordar um outro assunto paralelo Afinal é assim que uma conversa de verdade ocorre um exemplo seria uma cena onde o mestre ensina o seu aprendiz a usar a magia da Conjuração ao invés de explicar
tudo de uma vez o mestre começa falando que o primeiro passo é fazer a mana correr pelo corpo então O Aprendiz já o interrompe diz que nunca conseguiu controlar a mana direito o mestre o tranquiliza e faz uma analogia comparando a mana ao fluxo de um rio o aprendiz agradece o mestre ele retoma oo raciocínio fala que o segundo passo é pensar no objeto conjurado e aí O Aprendiz pergunta se não há limites para isso se ele pode pensar em qualquer coisa que ela será conjurada então o mestre Explica as limitações da magia e logo
depois passa para a explicação do terceiro e último Passo mas ele vê um olhar triste num aprendiz e pergunta o motivo daquilo o jovem Então fala sobre a guerra não sabe se um dia será forte o suficiente para defender sua vila eles convers Vera um pouco sobre o tema até que o mestre retoma a explicação do último passo e com o último recurso você ainda pode entre uma fala ou outra adicionar descrições do ambiente ou dos personagens indicando o que eles estão sentindo ou qual o clima da Ceda dessa forma o monólogo do mestre passa
disso para isso aqui que fica bem melhor bem mais natural agora a técnica dois mande uma carta em um dos livros da Agatha Chris O Mistério da trama é revelado por uma carta no último capítulo do livro Uma pessoa encontra a tal carta então o leitor descobre a verdadeira identidade do assassino ali nesse caso a técnica não melhora o diabo mas transforma ele em outra coisa sem deixar de cumprir a função desejada no nosso exemplo da Magia da Conjuração a gente substituiria o diálogo entre o mestre e o aprendiz por um trecho de um diário
o diário seria do Falecido mestre onde ele conta como Aprendeu a usar a tal magia da conj duração então tanto aprendiz quanto leitor receberia informação ao ler o diário Lembrando aqui que o leitor é inteligente então nada de usar essa solução de forma preguiçosa senão o leitor pode se sentir enganado e jogar o seu livro na lata de lixo reciclável por último mas não menos importante vale dizer que se o seu diálogo tem uma boa forma não significa que ele seja bom só significa que ele passou no teste dos 3 segundos ou seja ele não
parece horrível mas para ter certeza disso sim você vai ter que ler e até lá você pode ver esse vídeo aqui sobre escrita criativa ou esse aqui sobre Como concertar um prólogo e por hoje é só tchau
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