Olá meu querido e minha querida aluna aqui do Gran Boa tarde sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas e mais uma aula Nossa do projeto serviço social em mapas hoje nós estaremos na nossa quinta aula e falaremos sobre a trajetória histórica da profissão nós já vimos nas aulas passadas o modelos de estado liberal Bem Estar Social e neoliberal a correlação desses modelos de estado com os tipos de políticas sociais de cada momento histórico correspondente a esses essas perspectivas de estado depois nós vimos uma amparato sobre a questão social e hoje nós iremos falar sobre a trajetória
histórica vocês estão gostando desse projeto gente tá ficando tranquilo para que vocês revisem Pontos importantes porque o que eu tô trazendo aqui são pontos que devem ser estudados para por vocês mas que com certeza você já devem estar assistindo na nossa plataforma aulas comigo com o professor Douglas quanto com professor Thiago aqui é só para dar aquela relembrada para que você fique aí afiado para o dia da prova então mais uma vez sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas depois me digam o que é que vocês estão achando nesse nosso formato se estão com saudade do
serviço social em Pauta ou esse é o Projeto ou serviços se animavas dêem sugestões ideias para nós para que nós possamos estar sempre juntos é e de lado a lado pareados porque nós sabemos que o processo de aprovação envolve essa parceria entre nós e vocês então vamos lá vamos falar sobre a trajetória histórica tô vendo aqui tem um pessoal dando boa tarde Flávia Raimundo Zana frangerlândia Picos Piauí muito bacana esse projeto aprendendo muito que bom eu fico feliz está adorando excelente aulas a Fran colocou fico muito feliz viu gente com esse retorno aí de vocês
é importante para nós e se não tiver muito bom avisem também porque a nossa objetivo é sempre melhorarmos a fim de atender vocês da melhor forma possível Tá então vamos lá serviço social e mapas trajetória histórica do serviço social minha gente quando a gente fala dessa trajetória histórica é importante que nós possamos pensar que esse serviço social ou seja essa nossa profissão ela vem passando por diversos momentos ao longo da história tá E aí a gente precisa lembrar que quando a gente faz essa linha do tempo isso aqui é invenção minha viu essa linha do
tempo que é para que a gente possa pensar aqui na questão da de uma cronologia Gênese da profissão regulamentação da profissão movimento de renovação e reconceituação do serviço social e serviço social na contemporaneidade então quando a gente fala da Gênese da profissão nós estamos falando de quem gente do surgimento do serviço social o surgimento do serviço social tá regulamentação da profissão é quando a profissão ela passa a ter uma lei que a regulamenta como uma profissão isso dela o que vai acontecer em 1957 movimento de renovação de reconceituação começa em 1960 Apesar de que 1964
nós teremos uma influência do momento histórico que o Brasil vai estar vivenciando que é o momento da ditadura civil militar né e o serviço social na contemporaneidade que vai ser a partir de 1980 Lembrando que essa nossa profissão ela vai surgir na década de 30 1930 quem é que vai estar no governo aqui gente Getúlio Vargas Getúlio Vargas ele vai estar no período do estado novo que vai ser de 30 a 45 e vai ser exatamente aqui de 30 a 45 de produção capitalista em qual fase monopolista então o serviço social aqui no Brasil ele
surge nesse momento de 30 e 30 vai ser o momento do estado novo da era Vargas como é que a gente pode caracterizar na história esse momento de Getúlio Vargas um momento em que o nosso país Ele está passando de um perfil de um país Agrário para um país o que exportador de um país Agrário para um perfil Industrial nesse tempo de 30 nós vamos estado novo em que nós temos aí como fortes é questões a migração do campo para a cidade em que vai ocorrer esse Êxodo ou seja essa saída do campo para as
cidades as pessoas vão buscar melhores condições de vida nos grandes centros econômicos do país é Rio de Janeiro São Paulo é Recife Belo Horizonte né Então as pessoas começam a migrar para as capitais principalmente Rio de Janeiro e São Paulo e isso vai fazer com que essas cidades elas comecem a viver o que um grande inchaço Urbano E aí a gente vai ter o que o surgimento dos cortiços essas pessoas que saem do campo sem perspectivas melhores de condições de vida elas vão estar o que compondo que hoje nós iríamos chamar de favela né esses
cortiços E ali a gente vai ter o que gente questões sanitárias importantíssimas a gente vai ter ali um processo de desenvolvimento de cidades e planejamento Urbano E ali a miséria a pobreza ela vai assolar os grandes centros urbanos e esse é só lamento da pobreza da miséria nesses centros urbanos vai gerar um grande incômodo para essa burguesia para esse empresariado E aí empresariado já começa a pensar em estratégias de enfrentar aquilo que não é bonito aquilo que não é legal mas o empresariado ele vai ter um suporte da igreja católica para poder fazer atividades caritativas
filantrópicas a fim de reprimir Todas aquelas Mas elas sociais que apareciam que surgiu e o estado vai respaldar isso então o serviço social ele surge aqui no Brasil com a com a demanda do próprio empresariado que vai se unir a Igreja Católica que vai ter esse suporte do estado para poder o que enfrentar aquelas mazelas sociais aquele entendimento daquelas condições de vida de trabalho daquelas pessoas não preenchidas como uma questão social a luz da teoria social crítica mas era tido como uma questão de ordem moral uma questão de ordem individual e é por isso que
é necessário que exista uma profissão ou uma atividade ou uma ação social para atender aquele público necessitado tá a profissão vai passar por esse desenvolvimento em 30 eu vou falar um pouco mais desse período da Gênesis mas a gente vai ver que lá nos anos 50 ainda é no pós governo Vargas e ainda com os resquícios do governo Vargas a nossa profissão ela começa a trabalhar com políticas sociais políticas sociais naquele tempo ainda repressivas e coercitivas um exemplo de primeiras políticas sociais que nós iremos ter aqui no Brasil ainda no governo Vargas o salário mínimo
a criação da CLT né então Ali vai ter essa absorção das assistentes sociais pelo Estado brasileiro ainda em pequenas escala e lá em 57 a nossa profissão é regulamentada e a gente começa a trabalhar no sistema Zé vocês começa a trabalhar quando delinquência infanto-juvenil né E todas essas questões então a profissão é regulamentada o serviço social se torna uma profissão em 1957 então ele vai ter uma lei de regulamentação ali nós vamos ter código de ética Mas tudo vai ser muito diferente do que é hoje tudo vai estar correspondente a parte teórica e metodológica que
o serviço social vai estar se apoiando e se encorando naquele momento histórico só que o serviço social ele vai se aproximado positivismo Nesse contexto né Principalmente do estudo de estudo de caso estudo de caso grupo e comunidade e ali 60 vai acontecer um movimento na América Latina que vai começar a questionar esse serviço social tradicional Principalmente nos países aqui do Cone Sul que vão começar a dizer que uma aproximação do Marxismo o Marxismo nessa época ele estava entrando na América Latina é como uma perspectiva realmente de revolução né no sentido de mudança da estrutura da
América Latina mas nesse momento vamos ter diversas ditaduras em países da América Latina então diversos países da América Latina vão vivenciar o regime ditatorial como aconteceu na Argentina como aconteceu no Chile né E como aconteceram em outros países e aqui no Brasil em 1964 vai acontecer o golpe militar e esse golpe militar vai ser exatamente porque as ideias do presidente a época né do Jango era ideias ditas comunistas então dizia-se que o país Estava à beira do comunismo de um colapso E era necessário que houvesse a ditadura militar o regime civil militar da ditadura ele
foi implementado aqui no Brasil em 64 e ele perdurou até 1985 desse tempo de 64 a 85 o serviço social ele tentou sair dessa perspectiva tradicional mas ele se aproximou de outras perspectivas teóricas que não eram Marxismo ou seja não perspectivas teóricas baseadas na fenomenologia baseada no estruturalismo no funcionalismo né na psicologia dos sujeitos no diálogo Nós vivências dos indivíduos e aí a gente vai ver novamente o que acontece uma reatualização do conserva o que era para ser uma uma um questionamento daquele serviço social tradicional o serviço social ele acaba se reatualizando novamente de forma
conservadora somente no final da década de 70 é que o serviço social vai voltar a se aproximar do Marxismo de forma muito enviesada né de uma forma ainda muito do Marxismo sem Marx de Marxismo ser manual Marxismo manual perdão é um Marxismo vulgar Como José Paulo Neto chama e ali aquele serviço social ele vai estar agora no hiperspectiva de intenção de ruptura até que nós estaremos o congresso da virada que vai representar um grande marca o cronológico de mudança de virada de chave da nossa profissão E aí em 1980 a gente começa um serviço social
contemporâneo ainda com questões muito conservadoras que eu vou dizer para vocês questões conservadoras gente elas permanecem até hoje tá nós tivemos assim uma intenção de romper e rompemos com muitas coisas mas o conservadorismo ele não foi extinto da nossa profissão infelizmente até os dias atuais nós observamos percebemos e temos isso muito nítido que é ainda é a questão do conservadorismo tá e a gente chega nesse serviço social da contemporaneidade que vai ser o momento que a gente vive e que nós estaremos um código de ética uma lei de regulamentação nós teremos diretrizes curriculares da beps
em que vai falar sobre a nossa formação e atuação profissional e vai estar dizendo para nós agora a necessidade de assumirmos um compromisso com a defesa com a defesa da classe trabalhadora Ou seja posicionar-se a favor da Liberdade dos Direitos Humanos da socialização das riquezas da Democracia né como valor ético e central e tudo isso precisa ser o que é materializado por nós no nosso dia a dia seja do CRAS no posto de saúde no hospital e por aí vai então serviço social ao longo desses anos eu acho que tem mais de 80 anos a
nossa profissão ela tem construído uma história no nosso país e é por isso que nós podemos dizer e afirmar que a nossa profissão ela é um produto histórico ou seja o serviço social ela é uma produção que historicamente ela é determinada pelas relações sociais nós não podemos e nós não conseguimos pensar o serviço social fora de um outro modo de produção que não seja o capitalista tá E aí eu trago isso aqui bem breve para vocês aqui nessa linha do tempo que vocês conseguem ver aí na tela mas que eu vou debulhar um pouco mais
nos próximos slides aqui nas próximas apresentações é cada ponto desse que é importante para sua prova Vamos colocar na tela só para que vocês verifiquem então essa linha do tempo que eu falei para vocês agora muito brevemente acho que em 10 minutos mas só para que vocês possam aí é refrescar a memória E aí gente nesse momento da Gênese da profissão Nós demos que entender que existe uma relação entre a profissão e o ideário católico essa Gênese da profissão é o surgimento do serviço social aqui no Brasil tá eu tô falando do serviço social aqui
no Brasil então existe uma relação direta entre a profissão e o ideário católico ao que a professora Carmelita yasbeck diz essa relação ela vai imprimir a profissão o caráter de apostolado fundado uma abordagem da questão social como problema moral e religioso numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais Morais e sociais então primeiro ponto importante como é a questão social ela é entendida nesse momento histórico da profissão ela é compreendida como uma questão de ordem moral e de ordem o que religiosa
como é que vai acontecer esse enfrentamento a essa questão social ou seja como é que vai ser a ação profissional aqui nesse momento da Gênesis presta atenção porque isso é questão de prova então a Gênesis nesse momento ela vai ser uma ação profissional baseada numa formação da família vai falar da questão de famílias desestruturadas disfuncionais né então vai falar a formação da família vai falar da formação do indivíduo que vai ser necessário formar esse indivíduo né para para resolver esses problemas que existem né e atender atender as necessidades tanto das famílias sejam essas necessidades Olha
só materiais quanto Morais quanto sociais então Aqui nós temos esse primeiro momento que ele é muito importante na agenda da profissão lembrando gente que neste momento da Gênesis o serviço social ainda não era uma profissão regulamentada aqui ele funcionava como que um apóstolada ou seja era ali uma extensão da Igreja Católica era um momento em que nós tínhamos a formação das primeiras assistentes sociais pelos pelo Centro de Estudos em Ação Social que era um departamento da Igreja Católica que tinha um objetivo de difundir a doutrina social da Igreja Católica essas assistentes sociais aqui do início
elas tinham aulas voltadas para difusão da doutrina social da igreja então elas não estudavam marcas não estudavam positivismo ela não estudavam fenomenologia e essas mulheres essas primeiras mulheres que estavam aqui eram mulheres que faziam parte da burguesia Paulista e elas foram para Holanda elas foram para Bélgica para primeiro serviço social Franco belga né na França por exemplo e na Bélgica Então elas foram para lá para ter aula com Adele Deluxe e uma outra né é assistente social aí desse outro país que agora não lembro o nome dela acho que era Aniele e elas foram né
para lá para conhecer e tudo isso custeado por esse departamento da igreja católica e elas voltam e vão trazendo isso né para a formação dessas moças que tinham bons comportamentos na sociedade que tinha um bom comportamento moral na sociedade até que depois vai passando a se tornar uma um curso uma faculdade de serviço social mas antes vai ser o que um Centro de Estudos um Centro de Formação tá bem então Aqui nós temos esse primeiro ponto na tela ainda a gente pode verificar o seguinte essa questão social desse primeiro momento e intervenção profissional que foi
o que eu falei aqui para vocês então aqui você já sabe é importante que vocês saibam que o serviço social nesse momento ele incigirá sobre valores e sobre comportamentos de seus clientes na perspectiva de sua integração à sociedade ou melhor nas relações sociais vigentes o que que é isso gente é o que a gente fala de ajuste ajuste então serviço Você trabalhava na perspectiva de ajuste porque ele entendia que todas essas questões elas eram questões o que desestruturadas tudo que tava acontecendo era porque a pessoa era o que desestruturada então esses clientes eles iriam trabalhar
agora na perspectiva de ser integrados à sociedade ajustados Ah o ajuste social é interessante que vocês vejam que essa relação que há entre questão social e intervenção profissional ela trata-se de um enfoque conse individualista psicologizante e moralizador da questão que necessita para sua enfrentamento de uma pedagogia psicossocial que encontrará no serviço social efetivas possibilidades de desenvolvimento isso daqui é muito importante vocês tem que saber isso aqui então é interessante que vocês vejam como é que é essa questão social ela era entendida como é que acontecia a atuação Ou seja a prática para atender essas questões
e tinha esse caráter conservador individualista psicologizante e moralizador tá outros Pontos importantes ainda da Gênesis nesse momento gente o serviço social ele não dispunha ele não dispunha de teoria tá ele não dispunha de teoria ele não dispunha de uma metodologia o que que o serviço social dispunha nesse momento de referenciais orientadores eram esses três pontos aqui que orientavam eram esses três pontos aqui que orientavam como é que a profissão deveria existir o primeiro referencial era a doutrina social da igreja o segundo referencial era o ideário Franco belga de ação social e o terceiro referencial era
o pensamento de São Tomás de Aquino com o tomismo neotonismo então vejam nesse primeiro momento o serviço social ele não tinha positivismo ele não tinha funcionalismo ele não tinha fenomenologia ele não tinha nada disso ele tinha referenciais orientadores o que era isso aquilo que referenciava a ação profissional aquilo que orientava que ele fazer profissional então vocês podem observar que são três perspectivas que e as bike ela vai chamar de doutrinarismo tá então é a doutrina social da igreja o ideário belga é o pensamento de São Tomás de Aquino o que que é isso na vida
real gente isso aqui na vida real vai ser referenciais orientadores baseados na fé e baseado nos dogmas tá de longe nos da fé e nos dogmas da Igreja Católica tá então aqui outro ponto importante para vocês lembrarem é que essa esse pensamento de São Tomás de Aquino ou seja sintonismo e esse neotismo ele vai trazer a ideia da dignidade da pessoa humana a perfectibilidade a sua capacidade de desenvolver potencialidades a natural sociabilidade do homem ser social e político a compreensão da sociedade comunhão dos homens para realizar o bem comum como bem de todos e a
necessidade de autoridade para cuidar da Justiça geral Então essas ideias aqui do tomismo e do neotismo vai ter esses princípios nesses postulados essas ideias tá E essa doutrina social da igreja vai ser baseada nas incíclicas papais tanto aeronovaram quanto na quadragésimo ano essas cíclica renovar ela buscava a restauração do seu papel social na sociedade moderna e a 49º ela trata a questão social apelando para renovação moral da sociedade e a Adesão à ação social da igreja esse também era um momento em que a Igreja Católica ela estava passando por um declínio muito grande então trazer
um curso né de formação para essas jovens moças para fazer o bem para fazer ações sociais era de extrema importância e era estratégico para a própria igreja se reafirmar na sociedade novamente e é impor né os valores os costumes as fés e os dogmas primeiro momento nós vamos ter um serviço social Baseado na fé nos dogmas era tratado aqueles problemas sociais com base nesses entendimentos desse conservadorismo que e esse reacionalismo que fez presente na profissão desde o início dito isso a gente vem aqui para esse segundo momento que é esse conservadorismo católico né e ele
passa a ser técnico unificada a partir de 1940 então de 1930 até 1940 nós vamos ter essa conservadores no católico e a partir de 40 ele passa a ser tecnificado ou seja gente vai acontecer uma aproximação uma aproximação de teorias sociais e uma dessas teorias que o serviço social vai se aproximar vai ser quem o positivismo certo aí gente é importante que a gente veja o seguinte a nossa profissão ela nesse momento do conservadorismo católico ela se posiciona é um posicionamento de humanista conservador né contrário conservador contrário os ideais liberais e marxista na busca de
recuperação da hegemonia do pensamento social da igreja faça a questão social Foi o que eu falei com vocês e aqui esse serviço social norte-americana quando se aproxima né e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista então é um momento em 40 em que o serviço social se aproxima desse serviço social norte-americano que é interpretado por quem por Mary Richmond né que vai estar trazendo a ideia do serviço social de caso Grupo Comunidade e do próprio que positivismo tá efetivamente a realização da profissão para atender as novas configurações do desenvolvimento capitalista
exige a qualificação e sistematização de seu espaço sócio ocupacional tendo em vista atender as requisições do estado que começa a implementar políticas do campo social Então veja o serviço social ele vai se reorientar a partir de 1940 por conta de uma demanda mais uma vez de quem da sociedade por conta de uma demanda desse estado que agora ele começa a implementar políticas e esse estado começa a dizer assim a gente precisa que vocês melhorem que vocês se tornem profissionais para que vocês respondam a população as necessidades dessa população Então vai ter uma reação da profissão
que vai ser o que a tecnificação dessa profissão e até essa tecnificação é com aproximação do positivismo através do diálogo com serviço social norte-americano de Mary ritmo tá então e a partir de 1940 a gente rompe a gente sai dessa ideia do doutrinarismo e começa a entrar agora aonde no Positivismo e vai ser esse positivismo que vai nos orientar a ter uma leitura de realidade e que também vai nos orientar o que a intervir nessa realidade Então a partir de 19 a ação profissional ela vai ser fundamentada na teoria social positivista na teoria social positivista
professora é mais um Marxismo nela não é uma teoria social é o Marxismo assim como positivismo é uma teoria social ambas são teorias sociais mas a teoria social do positivismo e a teoria social do Marxismo elas se diferenciam elas são praticamente antagônicas porque elas compreendem a sociedade por perspectivas diferentes e elas têm um entendimento sobre as questões concretas que chegam para nós o positivismo vai entender que aquela mulher que chega no serviço social precisando de uma cesta básica é como se aquela questão fosse dela é algo aparente não vai a fundo para compreender né e
não traz uma responsabilidade para o modo de produção capitalista já o Marxismo vai falar aquela fome ela é uma expressão da questão social representada pelas contradições do próprio modo de produção capitalista então a gente observa que há essas diferenças ambas são teorias sociais Mas neste momento aqui em 40 vai ser a teoria social positivista e para o serviço social ela é conservadora do mesmo jeito que as referências dogmáticas do início ali das gêmeas e da profissão beleza galera dúvidas até aí estou acompanhando meu raciocínio tão lembrando desses pontos E aí vamos lá então como eu
já disse a formulação dos primeiros objetivos políticos sociais eles estão aqui nesse Cunha humanista E aí vai ser esse conservadorismo católico que passa a ser tecnificada a partir de 40 tá E aí e a uma moto chama isso aqui de tecnificação de momento em que a profissão ela está em um processo de laisização O que é esse processo de laicização do serviço social a professora e a mamota ela vai dizer que é um momento em que o serviço social ele vai se afastar a mamãe tem que a profissão se afasta dos ideais da igreja católica
e se aproxima da teoria social positivista só que aqui ela vai dizer que isso aqui se chama isso aqui ó arranjo teórico doutrinário e alamoto vai chamar isso de arranjo teórico doutrinário o que que é isso vai ser a junção do discurso humanista Cristão com o suporte técnico científico de inspiração da teoria social positivista então isso daqui gente vai ser um caminho para o que o conservadorismo então a junção desse discurso humanista Cristão presente na gênesis com esse suporte técnico científico de inspiração positivista vai formar o arranjo teórico doutrinário que vai ser o caminho para
o conservadorismo tá então esse primeiro suporte teórico-metodológico ele vai ser buscado na matriz o quê positivista isso daqui vai ser a partir de quanto a partir de 1940 e em sua apreensão manipuladora instrumental e imediata do ser social eixo Horizonte analítico aborda as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas como fatos como dados que se apresenta em sua objetividade imediaticidade o método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos evolui dentro do cu Já contido e busca a regularidade as Abstrações e as relações invariáveis então aqui está falando desse primeiro suporte teórico-metodológico
qual foi o primeiro suporte teórico-metodológico positivismo Quais foram os primeiros referenciais orientadores aquilo doutrina social da igreja ação social Franco belga e o tomismo nottomismo agora suporte teórico-metodológico quem é positivismo a partir de qual período 1940 E aí galera a gente tem que entender o seguinte 1940 o serviço social se aproxima desse positivismo norte-americano com Mary richman e como é que vai entender tudo isso vai ser uma forma revolucionária não o positivismo Ele olha para esse celular e ele entende que isso aqui é um celular e acabou o Marxismo enfim olha para esse celular e
fala isso daqui é foi construído pelos trabalhadores né E foi apropriado privadamente e tals o que que eu quero dizer com vocês que há o entendimento do positivismo ele é do dado do fato é disso Isso aqui é para é preto não tem justificativa de saber porque que isso aqui é preto o fato é aparente já o Marxismo vai tentar entender porque que isso aqui é preto por que que existe isso aqui ou do celular para mim é ótimo que eu positivismo Olha isso aqui é um celular e tem uma necessidade de se comunicar com
as pessoas de falar com as pessoas de publicarem redes sociais o Marxismo vai fazer uma leitura diferente do celular vai dizer que esse aqui é um produto produzido pela classe trabalhadora mas que os resultados das riquezas que vende isso daqui ele foi apropriado por esteve Jobs por exemplo E ali a gente começa a entender que existe o que é uma contradição de classe que isso vai gerar desigualdades porque pessoas vão ter acesso outras pessoas não vão ter acesso Talvez os trabalhadores de quem produziu isso aqui não vai ter acesso a isso aqui então positivismo ele
é do fato Ele é do aparente ele é do que está visto do que está posto ele não faz um movimento de aproximações sucessivas daquele objeto para poder compreender a sua essência por exemplo tá então aqui é um ponto importante que vocês precisam lembrar Qual é o primeiro suporte teórico-metodológico da profissão Positivismo e esse positivismo ele vai ser a partir de 30 não só vai ser somente a partir de 40 quando a profissão vai passando para o processo de laicização E aí a gente vai ter de 40 até 60 um serviço social que vai estar
regulamentado que vai estar trabalhando com as políticas sociais com sistema S né serviço social de empresas enfim só que a gente vai chegar agora nesse momento de renovação de reconceituação isso daqui vai ser quando 1960 olha lá o que as Beck diz o questionamento a este referencial quem é este referencial ao positivismo o questionamento é este referencial tem início no contexto de mudanças econômicas políticas e sociais e culturais que expressam nos anos 60 as novas configurações que caracterizam a expansão do capitalismo Mundial que impõe a América Latina o estilo de desenvolvimento excludente e subordinado a
profissão assume as inquietações E insatisfações deste momento histórico e direciona seus questionamentos ao serviço social tradicional através de um amplo movimento de um processo de revisão Global em diferentes níveis então aqui em 60 a profissão ela vai passar por esse questionamento é de nível teórico de nível metodológico de nível Operativa de nível político Só que nesse momento aqui de 60 Como eu disse para vocês era uma conjuntura que os movimentos sociais eles estavam ali questionando tudo que estava acontecendo só que vem aqui 64 e acontece o que o golpe militar Então tudo aquilo que era
considerado Progressista agora vai ter que ser o quê bar aí agora tudo vai ser subversivo por quê as pessoas no momento do dia da ditadura civil militar elas viveram que é censuras os livros foram recolhidos das escolas as escolas não podiam falar de perspectivas ideológicas e existia Essa guerra contra o comunismo e contra as ideias comunistas E 64 o golpe o golpe militar é exatamente o que a ideia de que o Brasil precisa ser salvo nos comunistas o Brasil não pode ser agora é tomado pelos comunistas e era por isso que se impunha censura Era
por isso que tinha doutrina de segurança nacional e era por isso que existia um financiamento de países norte-americanos para que a América Latina ela ficasse sendo um poder controlar não sou eu que tô dizendo isso quem diz isso são os livros de história tá então os livros de história eles têm esse entendimento e essa leitura e essa leitura ela vai repercutir o desenvolvimento da profissão ou seja em sessenta enquanto o serviço social na América Latina estava questionando toda esse tradicionalismo nós vamos ter o que implementações de ditadura civismo militares em diversas países aqui da América
Latina e fazendo com que aquela aproximação do Marxismo aqui em 60 ela fosse o quê cortada e não pudesse mais existir os livros grandes de Marx de enfim deline de trotes que distal enfim eles não podiam ser comercializados e vincular e veiculados no país não podiam e eles foram que censurados era esse direito né era de cerceamento as universidades federais passaram por reformas o ensino médio passou por reforma diversas reformas para que se não tivesse o que uma onda comunista naquele tempo E aí gente esse movimento presta atenção de renovação que surge no serviço social
na sociedade latino-americana impunha os assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas particularmente expressas em suas mobilizações é no bojo deste movimento de questionamentos à profissão não homogêneozinho conformidade com as realidades de cada país que a interlocução com Marxismo vai configurar para os serviços relacionados de outra Matriz teórica a teoria social de Marx embora essa apropriação se efetize efetive um tortuoso processo eu quero que vocês entendam Por que que vai acontecer um tortuoso processo de aproximação do Marxismo minha gente por que galera presta atenção 60 eu
já disse para vocês qual era o contexto da América Latina Marx jamais nem pensar podia se falar disso os livros foram tomadas bibliotecas não podiam ser abertas enfim era momento de censura 64 regime militar quando o serviço social ele começa a se aproximar de fato novamente desse Marxismo vai ser um caminho tortuoso vai ser um tortuoso o processo Como iasback diz assim porque porque agora a galera vai começar a se aproximar de um Marxismo de Alto ser um Marxismo é sem Marx o Marxismo vulgar o Marxismo de manual Ou seja a galera vai começar se
aproximar de um Marxismo que era o que gente era manual Velho era tipo assim era os manuais não era a obra completa de Marcos não era um capital não era sei lá questão Judaica não eram os livros ali de Marcos pessoas que interpretavam Marx era outsé era o que José Paulo Neto ele diz é o Marxismo enviesado é o Marxismo sem Marx e aí a galera começa a entender que é para fazer uma revolução sem entender de fato o sistema econômico e político que era o modo de produção capitalista que a gente vive até hoje
não vai estudar a economia não vai estudar do trabalho não vai estudar Nessas questões e ali começa uma grande confusão na cabeça das nossas colegas assistentes sociais que foram importantes não deixa de ser importante mas que foi um grande uma grande confusão José Paulo Neto ele na roda não roda perto do livro dele lá da autocracia burguesa ele diz assim tem uma nota de rodapé inteligência era um cadinho político e cultural de um Marxismo enfezado algo assim ou seja era um Marxismo equivocado era Marxismo manual e Sem marcas tá ele vai falar desse Cadinho né
e está lá na nota de rodapé do livro da autocracia burguesa E aí nesse movimento de reconceituação a gente ainda vai ter aqui nesse movimento de reconceituação e de renovação tem uma polêmica que fala que o Brasil não viveu reconceituação viver a renovação eu não vou entrar nesse mérito que eu acho que é uma discussão muito mais acadêmica do que para concurso Isso aqui vai ser de 19 E 64 até 1979 tá vai ter um momento da modernização conservadora que vai ser pautado na teoria funcionalista estruturalista e mais tarde sistêmicas né mas tudo isso aqui
não é muito voltado nessa Matriz positivismo positivista a reatualização do conservadorismo que vai trazer agora fenomenologia né que em média com metodologia dialógica para criança também da visão de pessoas de comunidade e a intenção de ruptura que vai ser essa do Marxismo vulgar tá e remete a profissão a consciência de sua inserção na sociedade de classes em que no Brasil vai configurar-se um primeiro momento como uma aproximação do Marxismo sem recurso de pensamento de Marx lembrando gente que nessa perspectiva dessas Vertentes nós teremos alguns documentos documentos de Araxá de Sumaré de Teresópolis né e na
intenção de ruptura nós vamos ter um método de BH que foi um movimento que aconteceu na PUC Minas Gerais em que as assistentes sociais as alunas ali de Minas Gerais Elas começam a falar de uma necessidade de intenção de ruptura Então a gente vai ter o método BH e esse método BH ele vai vir com tudo é para que se tenha o que ideias agora mais próximas de Marx até que nós teremos em 79 o congresso da virada que vai ser o terceiro congresso de serviço social que vai vai ser o congresso da virada em
que acontece em São Paulo em que as assistentes sociais naquele momento elas desfazem a mesa ali que tinha uma mesa composta de militares e coloca ali representa da classe trabalhadora do ABC Paulista por exemplo e vai começar agora a dizer que existe é uma nova perspectiva da profissão que é de Assumir o compromisso com a classe trabalhadora então serviço social em 80 ele estar ali na efervescência política né ele vai estar ali contrário a ditadura civil militar vai estar fazendo movimento de redemocratização do país e vai estar pautando essa necessidade do Brasil ser redemocratizado né
então o congresso da virada em 79 ainda na ditadura militar já faz o que é se desmanche dessa mesa e forma uma mesa ali com representantes da classe trabalhadora e tira ali os militares que estavam no poder naquele momento então a gente já começa a perceber que a profissão ela começa agora a ter uma perspectiva de compromisso com as classes subalternas e uma perspectiva ainda muito equivocada do que era a profissão diga-se de passagem 80 profissão e ela não entendia de fato que ela não podia ser é Messiânica tanto que amamou tem 82 ela publica
o livro relações sociais e serviço social que é base do estudo dela ela diz nós assistentes sociais temos que entender que a profissão ela é um produto só sua histórico a profissão está inserida na divisão social e técnica do trabalho a profissão ela é liberal ela é autônoma Mas ela é uma profissão que atende Dois polos ela tem de burguesia e atende trabalhadores então ela falou assim galera presta atenção vocês não são aqui partido político vocês não fazem parte da revolução vocês não são revolucionárias vocês são profissionais e Profissionais que são assalariadas e é uma
profissão que ela é contraditória que ela ao mesmo tempo em que ela é ao mesmo tempo em que ela atende as necessidades da classe trabalhadora ela também vai atender as necessidades do Capital agora o nosso projeto ético-político nos inclina para uma direção ética política que é um compromisso com classe trabalhadora Mas que saibamos que não seremos um partido político lançaremos um bloco revolucionário e a profissão não é capaz de causar a revolução E aí tem algumas teses dentro do serviço social que são muito interessantes que a própria mamata desenvolve agora na contemporaneidade que ela vai
falar de da profissão não ser confundida com praticismo da profissão não ser confundida com teoricismo que a profissão não ser confundida com militantismo e é necessário que a gente fale isso porque parece às vezes que a gente tá vivendo assim uma confusão ainda em relação a profissão porque parece que a gente ainda não entendeu de fato o que que é para ser feito não ser conservador não significa dizer que não é ser revolucionário ou ser relacionado significa dizer que essa conservador ainda essas coisas não estão muito Claras para nós eu acho que esse é um
dos Desafios para nós assistentes sociais da minha geração né Para nós assistentes sociais da nossa geração até 80 muita coisa boa 90 2000 muita coisa boa foi construída e até então é construído mas agora a gente precisa pegar tudo isso que foi construído e materializar em bases concretas no sentido de entendermos que a nossa profissão ela é uma profissão regulamentada que está inserida na divisão social e técnica do trabalho e que ela tem compromissos mas que ela também reproduz esses desigualdades né do próprio modo de produção é muito doido a gente pensar isso mas é
necessário que a gente traga isso para o debate e construa a partir daqui porque a partir daqui está faltando muita coisa na lacuna teórica para falar sobre o fazer profissional os atendimentos e não é valorizar simplesmente a dimensão técnico-operativa mas é fazer com que essa dimensão técnico Operativa ela apareça articulada com a dimensão teórica metodológica e com a geração é a dimensões com política ela não pode ser vista de forma isolada né ela precisa ser vista como Iolanda guerra diz na unidade na diversidade tá então lá na conceituação a gente tem essas Vertentes a apropriação
do Marxismo Eu já falei com vocês vou deixar um quadrinho aqui eu não vou mexer nele porque eu já falei contemporaneidade também já falei e aqui um ponto que as Beck diz é a geração social que orienta este projeto de profissão tem como referência a relação orgânica com projeto de classes bal é afirmado pelo código de ética de 93 e pelas diretrizes curriculares de 96 e pela legislação que regulamenta o exercício profissional que a lei 8662 que é o que a gente chama de projeto ético político tudo isso aqui então a nossa profissão gente inclusive
na década de 90 ela precisou republicar código de ética lei de regulamentação e diretrizes curriculares porque a profissão Parecia um partido político e ela que entende que ela é uma profissão e isso Tudo graças a relações sociais e serviço social já mamoto agora nosso tempo já tá chegando ao fim Vamos fazer uma questão nos anos 80 o debate sobre o trabalho ganha centralidade no serviço social a partir da interlocução com o Marxismo as particularidade do trabalho do assistente social São reconhecidas como Olha lá gente na dinâmica da produção da reprodução social a partir da ação
empreendida pelo Estado no enfrentamento da questão social parece que é certa mas vamos para as outras nas ambiguidades presentes entre as atribuições privativas as competências dos assistentes o seu cotidiano Não não é umbigo coisa nenhuma tá lá no artigo quarto e no artigo quinto da nossa lei de regulamentação nos instrumentos e habilidades técnico operativas a serem acionados na atenção aos diferentes segmentos sociais atendidos pela assistente social falso porque é falso porque não é em relação aos instrumentos e habilidades isso aqui gente instrumentos de habilidades eles vão ter muito a ver com o que você entende
por dimensão teórica metodológica dimensão é tipo política as medidas sociais focais de combate à pobreza no neoliberalismo e estabelecem as redes automáticas de proteção social falsa a gente já viu que as políticas sociais aqui no neoliberalismo eles são o quê fdp o que que é isso focalizadas descentralizadas e privatizadas no redimensionamento dos espaços ocupacionais a partir das políticas sociais que são qualificadas nas legislações particulares aqui também é falsa é a letra A o que que é isso não é dinâmica da produção e da reprodução social o que que é isso gente modo de produção capitalista
né a partir da ação empreendida pelo estado ou seja quem é o nosso maior empregador o estado e ele nos contrata porque nós somos bonitinhos é porque somos gente boa não ele contrata porque nós somos profissionais qualificados Para darmos respostas a quem a essa questão social tá tão letra A FGV é questão atualizadíssima deste ano na análise de Yamamoto a orientação histórica-crítica do serviço social brasileiro vem permitindo inúmeras conquistas coletivas dentre as quais podem ser citadas construção e divulgações de uma imagem do serviço social vinculadas aos direitos verdade nós somos a flor dos Direitos Humanos
como dizem por aí né o desenvolvimento de estudos sobre a formação social e histórica do Brasil e suas incidências no serviço social verdade nós temos muitos estudos que vão falar sobre essa produção histórica ou seja sobre esse desenvolvimento sócio-histórico ampliação de atribuições e competências da assistente sociais para além das execuções políticas públicas sim José Paulo Neto ele fala que nós também agora somos o que formuladores de políticas públicas tá então todas as assertivas elas são o que corretas agora gente nessa três eu quero dar só uma apesar de nossa teoria falar que nós do serviço
social é somos né executores terminais de políticas sociais José Paulo Neto de ser que nós somos também formuladores das políticas sociais eu tava revendo uma aula minha eu falei ah é nós somos executores e formuladores mas ao start que veio quando eu tava revendo minha aula nós somos executores e fórmulas e avaliadores e quem tá dizendo para vocês Que Nós também somos avaliadores de políticas sociais Não sou eu é o que a nossa lei de regulamentação que vai falar no artigo quarto e no artigo quinto sobre as nossas atribuições privativas e das nossas competências profissionais
e lá fala assessorar avaliar executar e planejar ou seja podemos gerir né políticas sociais né programas e projetos que venham ali atender não só o serviço social na matéria na área na unidade como também e outros aspectos aí relacionados ao social né Então aí uma questão da FGV todas as assertivas são corretas a gente pode marcar a letra e como a nossa letra Ok correta tá vamos para mais uma questão que ainda tem mais um minuto o livro intitulado relações sociais e serviço social no Brasil publicado nessa primeira edição de 82 é um Marco na
história do serviço social a respeito desse livro assinale a afirmativa correta esse livro aqui é o que chama de costumo dizer que a Bíblia do serviço social né Ele é resultado de uma pesquisa sobre a história do serviço social década de 60 falso para os autores a profissão só existe em condições de relações sociais historicamente determinadas verdade tanto Raul Carvalho quanto Yamamoto falou isso né que a profissão ela só existe gente porque em condições o que relações sociais historicamente determinadas ou seja do modo de produção que capitalista inaugura para ser intelectual entre os profissionares pesquisadores
marido e amadureiro Paulo falso porque não é José Paulo é diamamoto de rabo de Carvalho para os autores o serviço social participa do processo social mas não reproduz as contradições própria na sociedade capitalista falso eu falei com vocês que a nossa profissão ela reproduz essas contradições tem como objetivo entender a profissão e seu significado histórico social verdade em uma perspectiva interseccional de classe gênero racismo e falso e a moto não fala sobre essa intersexualidade de classe gênero Race etnia isso aqui é novo isso aqui vem a partir de 2010 a partir de 2010 é que
a gente já começa em trazer isso aqui para o debate Eu lembro que esse debate ele era escasso na profissão antes de 2010 tá a gente finaliza por aqui chegamos ao final 50 minutinhos aí de aula mas Vocês entenderam só volta aqui na tela só para a gente dar o resultado certo eu acho que eu nem coloquei aqui ó letra b de bola né Foi o que eu tinha trazido para vocês tá pode agora voltar para mim então gente é isso a gente finaliza esse essa nossa aula de hoje aqui a semana que vem nós
nos encontraremos nós novamente eu assumi esse compromisso de fazer esse serviço social em mapas para que nós possamos estar refrescando a nossa memória essa aula não está na plataforma essa aula está disponível aqui no YouTube ela é gratuita ela é para todos e todas vocês tá eu não vou disponibilizar esse material porque eu não tinha disponibilizado o material do serviço social é em mapas porque a ideia vai ser depois consolidar esse material e ver o que que a gente pode ser feito então é por isso que a gente não vai é disponibilizar essa aula não
tem na plataforma essa aula é inédita essa aula é ao vivo aqui para vocês então a gente vai se encontrar no decorrer de algumas semanas em que eu vou estar trazendo para vocês esse serviço social é em mapas em que eu trago muitos pontos que nós temos né na nossa plataforma mas eu sei que às vezes vocês precisam relembrar o conteúdo que você já vem estudando Tá bom então é isso meu povo se vocês gostaram dessa aula não deixem de dar um like Não deixe de compartilhar com outras pessoas não deixem de estar aqui nos
prestigiando batendo esse papo de uma hora bem rapidinho aí na sua semana é do serviço social para que nós possamos ficar afiadas e quando vier né o momento da prova vocês o que possam aí nadar de braçada Esse é o meu desejo eu desejo que a semana está só apenas começando que vocês tenham excelente semana qualquer dúvida qualquer coisa estou à disposição meu Instagram é Prof Aline Menezes tudo junto e estaremos lá para que possamos conversar tá bom Um beijo grande fiquem com Deus boas Bons estudos e uma excelente semana E até mais tchau tchau
gente muito obrigada