sejam bem-vindos e sejam bem-vindas ao nosso intensivo de história primeira aula intensivo de história Enem aqui para vocês seja lá qual foi o Enem que você vai tá vendo a gente tá preparando aqui na época do Enem 2024 já avisei vocês já fiz vídeo que vai ser um intensivo que não é revisão é um intensivo com conteúdo e com exercício a gente sempre vai ter exercício no final das aulas para fazer não só do Enem Mas enfim eh todas essas questões que eu já já abordei com vocês então é o seguinte primeira aula de hoje
Vocês já viram aí é Grécia Então a gente vai focar no que realmente é cobrado eu peguei todo lá o que que é mais cobrado no ENEM falei eu não vou ficar dando volta em cima disso vamos no que que é cobrado lembrando sempre vou deixar o material da aula na e eu vou deixar no comentário na descrição na descrição para vocês primeiro link da descrição sempre tem esse conteúdo do material da aula para vocês no comentário fixado tem os links das minhas redes sociais onde a gente pode trocar uma ideia mais direta E tem
também eu vou deixar sempre aqui os você tá chegando agora não conhece o canal não viu o outro vídeo os horários das aulas que eu vou lançar essas aulas aqui de intensivo porque é história geral história do Brasil Filosofia Sociologia e história da arte eu e a Marília dito isso acho que eu já enrolei demais eu sei que vocês não querem isso mas vamos lá mas é para sair daqui entendendo Tá gente é um curso intensivo vamos falar de Grécia então a gente divide antiguidade em entre antiguidade oriental e antiguidade ocidental tá bom é antiguidade
clássica né antiguidade oriental a gente vai ter lá Mesopotâmia Egito China a antiguidade ocidental ou clássica que é o que realmente é cobrado no ENEM tá é o que realmente é cobrado Você pode ter uma questão ou outra de antiguidade oriental mas o que realmente é cobrado é a antiguidade clássica com essa aula que a gente vai ter hoje que é Grécia primeira coisa vamos entender aqui o que que é esse mundo grego só colocar o meu microfone um pouquinho mais para cá o mundo grego é um mundo amplo é um mundo eh que se
dispersa pelo pelo pelo mar mediterrano os gregos não se chamavam de gregos eles se chamavam de helenos vocês podem perceber nas olimpíadas que lá às vezes atrás da camiseta do de um Greg tá escrito Hélios né eles são os helenos certo aqui a gente tem um mapa que eu já mostra para vocês que a gente tem maneira de achar que Grécia geralmente e é o que é cobrado de fato tá o que mais é cobrado quando se fala em Grécia o Enem e outras provas generalizam mas estão falando de Atenas porque Atenas que é o
berço da democracia e tal é o que é mais cobrado de fato Às vezes você tem uma questão de Esparta ou algumas outras questões mas a Grécia era muito mais Ampla do que se imagina aqui a gente tem um mapinha mostrando para vocês que Atenas está aqui ó aqui a gente tem Esparta Olha onde tá a tendas aqui na Ática Esparta tá aqui mas o que que são essas outras regiões são cidades Gregas então Grécia não não não se tratava de um império mas sim de cidades estados de povos que se identificavam culturalmente são vários
povos não é só um então a gente teve lá os dóricos os jônicos os eolos os aqueus e eles iam se dispersando por um pelo mundo grego por pelo mundo do pelo Mar Mediterrâneo Olha só eles chegaram até a península ibérica aqui chegaram na península itálica chegaram aqui na Ásia menor onde a gente vai ter ali a Turquia por exemplo ali você tinha cidades que a gente chama de cidades do mundo Heleno cidades Gregas elas eram Independentes em tric daqui a pouco a gente vai falar aqui mas o que que eles tinham em comum eles
tinham em comum uma cultura uma cultura eh micênica a cultura cret micênica a cultura Helena que ele chama amavam que é eles se identificavam com os deuses com hábitos culturais mesmo mantendo suas diferenças essa dispersão que a gente tá vendo aqui ela acontece porque especificamente nessa região aqui na península balcânica que na onde a gente hoje conhece o país Grécia que é o centro aqui mesmo de fato do que do nosso estudo ela não era uma região desculpem muito fértil não era Tava longe disso Então as poucas terras que eram mais fortes para serem cultivadas
acabavam ficavam nas mãos de pessoas mais poderosas os outros tinham que viajar mudar de regiões Por isso você tem essa dispersão os gregos eles tinham uma terra fértil ali para produção por exemplo de de azeitonas e eles produziam muito azeite eles exportavam esse azeite para outras vendiam né não exportava para outras entre cidades e entre outras sociedades e compravam muito eles dependiam muito das redes de comércio do mar mediterrâneo tá bom beleza aí a gente tem alguns períodos aqui para trabalhar como eu falei para vocês o foco aqui é direto né direto a gente não
vai falar de todos os períodos do mundo grego é o que é realmente importante pra gente no período homérico a gente divide lá o mundo grego em Período pré-homérico homérico arcaico Clássico e ah helenístico no período homérico certo que vai lá de 1100 Anes de Cristo 800 é onde a gente começa a ter essas essa dispersão do mundo grego que a gente tá falando aqui ó é onde a gente tem uma uma das grandes formas aí de diáspora a gente chama de diáspora Grega tem duas grandes diásporas por quê Porque aqui já tem um ponto
fundamental para vocês Lembra que eu falei que as pessoas mais fortes ficavam das regiões mais férteis essas pessoas são as famílias mais fortes as famílias que acabavam tendo mais poder mais riqueza chamadas de genos genos Geno é família né aqui a gente tem a formação do que a gente vai chamar de sociedades gentílicas são as famílias as famílias mais fortes elas ficam com as melhores terras lá entre 1100 e 800 antes de Cristo at antes do Período Clássico e as outras vão ter que se dispersar O que que tá surgindo aqui para cair no Enem
aqui é um pulo a propriedade privada Opa a gente começa a ter pela primeira vez a noção de propriedade privada no mundo antigo ah lá no Egito não tinha lá em na na Mesopotâmia não tinha muito pouco por quê Porque lá era o estado dominante lá era um modo de produção asiático daqui a pouco eu explico mais um pouquinho sobre isso aqui então não é não pertencia a alguém a uma pessoa a terra lá era o estado Faraó era dono do Egito o o rei era dono de uma sociedade mesopotâmica inteira aqui a gente tá
vendo a força das famílias é uma questão individual é o surgimento da propriedade privado aqui a gente começa a entender mais o que que é público e o que que é privado certo passando esse período a gente chega no chamado Período Clássico o Período Clássico é o período que a gente mais estuda e é o realmente O que é mais cobrado que é o período onde nós temos o auge das estruturas políticas das cidades eu vou voltar lá no mapa e sempre que eu precisar eu vou voltar nesse mapa aqui para mostrar para vocês cada
cidadezinha dessas aqui vou colocar outra cor aqui para marcar as cidadezinhas ó cada cidadezinha dessas aqui que vocês estão vendo tá elas não eram não formavam um império tá bom o mundo grego não chegava a formar um império chegou a ser um império só no período macedônico que essas cidades foram foram foram foram dominados pelo Império macedônico aí é um período que a gente chama de helenístico é pós o clássico não formavam um império eram conhecidas como polis que que são Polis são as cidades estados que que é uma cidade estado existe até hoje isso
tá gente e claro de uma outra maneira cidade estado é uma cidade que ela já tem a sua gestão em si ela não forma um país como o Brasil você pega por exemplo Mônaco Mônaco é mais próximo disso Vaticano mesmo é mais próximo disso é uma cidade a gente tem isso no Oriente Médio sabe é uma cidade ali você tem um rei você tem um sei lá o qu hoje você pode ter um presidente Você pode ter né mas geralmente elas são monarquias né môco é uma monarquia é uma cidade entendeu Elas têm autonomia autonomia
então cada cidade é autônoma em relação a outra então tem estruturas políticas que uma pode ser parecida ter mais afinidade com outra e Mas ou pode ser bem diferente como é o caso de Esparta e Atenas que são bem diferentes mas o que que eles preservam em comum o entendimento de que eles são helenos que eles são gregos isso não impede guerra eles respeitam de longe quando tiver que ter guerra eles vão ter guerras Tá bom então não se se formou o império Então as cidades elas são independentes entre si mas ainda assim no aspecto
como eu falei para vocês que é cultural elas resguardam elas guardam algo em comum como por exemplo que isso não é característica só do mundo grego a cidade geralmente tem uma acrópole que que é acrópole é a parte alta é onde se localizavam os templos importantes das cidades os prédios importantes os prédios públicos administrativos da cidade então lá no alto nós temos a acrópole certo nós temos a acrópole a parte baixa da cidade a gente vai chamar de Ágora que que é Ágora Ágora é onde se localizava as residências onde se localizava a zona agrícola
se fosse preciso a rede comercial os mercados as Praças é onde as pessoas realmente circulavam no dia a dia por necessidade certo E no caso de Atenas por exemplo é onde se fazia política é onde se fazia Filosofia é ali que Sócrates andava na Ágora chamando pessoas para debater compreenderam na Ágora é a parte importante da Cidade também a e é a a acrópole é uma parte alta administrativa importante frequentava muito muito pela Elite mas os templos também abertos ao público né os templos de adoração Atena a Zeus né a outros Deuses mas a Ágora
é onde você tem o andamento diário dessa cidade tá bom E aí a gente precisa entender aqui é isso aqui ó é o que mais já foi cobrado no ENEM isso aqui esse ponto aqui que que é ser Cidadão em Atenas quem que vive na cidade vive muita gente as cidades eram grandes Esparta era menor Atenas era maior Ah quem era cidadão conceito de cidadania era um homem em Atenas porque geralmente vai falar assim o Enem pode cobrar falando da Grécia o conceito de cidadania é um conceito assim aí você fala pô mas o cidadania
na Grécia pode ser amplo porque cada cidade é de um jeito mas geralmente eles gostam de generalizar e levar para Atenas se falar assim conceito de cidadania na Grécia Fica de olho para ver se não tem alguma alternativa dependendo do comando se não tem alguma alternativa que fala sobre essa essa essa essa diversidade de cidade para cidade ou se se ess conito sendo relacionado a Atenas apenas porque é o que é mais cobrado são hom nascidos e criados em Atenas que tem terras nessa certo e garantiam o direito participação polític n assembleias Atenas era uma
democracia a partir do Período Clássico [Música] gracia partiva cidadão tinha o direito de participar das assembleias que eram feitas por milhares de homens democracia participativa tá bom bom todo mundo que era homem nascido criado em Atenas tinha terras tinha servid tinha a questão de ter servido o serviço militar pelo menos do anos é um outro argumento outra questão participava da política não necessariamente Mas tinha o direito de participar poderia se quisesse entenderam poderia mas e se não participasse era considerado cidadão sim o direito define o que que é o cidadão direito à participação política e
nessas condições mas se ele não participasse ele tivesse algumas outras coisas lá lá para fazer e tal não participar se ele poderia ser considerado cidadão poderia também se ele tá dentro encaixado aqui porque na concepção aristotélica o cidadão é aquele que sabe mandar e sabe obedecer no caso de atendas tá essa concepção de cidadão muda de cidade para Cidade pode mudar em Esparta por exemplo você não tem assembleias grandes o cidadão ele é muitas vezes aquele que serve o serviço militar é aquele que tem sabe sabe ele tá de acordo com as diretrizes a e
todas as leis impostas pela diarquia espartana o rei lá tem dois tinha dois Reis em Esparta e ele protegia a cidade então as concepções podem mudar o que é mais cobrado é a concepção de Cidadão em Atenas Professor quem não era cidadão estrangeiros muitos estrangeiros eram Comerciantes vou voltar lá pro mapa por que que precisava ter muito estrangeiro que tinha muito estrangeiro em Atenas e outras cidades porque como eu falei para vocês região pouco fértil então dependiam de redes de comércio muitas vezes você tinha Navegantes que conheciam dominavam bem o mar mediterrâneo e chegavam lá
em Atenas ou Esparta saíam daqui iam para lá e passavam dias às vezes até semanas meses vendendo tudo que ele comou fazendo neg negociações comerciais ele podia participar da política não esses estrangeiros a gente esses estrangeiros quando eram Comerciantes a gente vai chamar de metecos né escravizados em Atenas é característica Esparta por exemplo era menos escravização era mais Servidão por exemplo tá os ilotas eram eh eles não poderiam ser vendidos os servos né os ilotas eles eram servos do Estado o estado os dominava os maltratava Muitas vezes os prendiam e emprestavam ele paraas pessoas cidadãos
espartanos mas ele não podia vender Eles não eram considerados mercadorias o escravizado ele é considerado mercadoria aqui é uma diferença fundamental para vocês para vocês guardarem inclusive pro resto do nosso intensivo quando a gente for falar mais eles eram ou feitos por dívidas muitas vezes ou capturados em guerra entre as próprias cidades e entre cidades Gregas e outras cidades de outras sociedades e as mulheres não eram cidadãs as mulheres acompanhavam os maridos dentro do lar cuidadoras do Lar sem direitos jurídicos políticos mas davam a luz aos atenienses as mulheres eram talvez na escala de importância
para a concepção da Cidadania para os gregos em caso de Atenas mais baixo em Esparta elas também não eram cidadãs tá vai Esparta as mulheres tal cuidado com isso em Esparta as mulheres eram consideradas guerreiras elas poderiam guerrilhar e elas davam a luz então tinha essa questão toda importância que davam a luz aos nobres guerreiros espartanos fortes as mulheres deveriam ser fortes porque na crença deles daria luz aos grandes guerreiros e também PR guerra sem necessário mas participar de política ou ter importância política em Esparta também não tá toma cuidado porque vai achar que na
Esparta as mulheres eram super respeitadas como não eram tá você tem uma importância diferente em relação a Atenas em Atenas elas eram muito mais subj isso é verdade tranquilo bola pra frente aqui no nosso intensivão vamos embora e aí alguns pontos aqui que eu trouxe para vocês Vocês não precisam ficar aguardando data não tá Já já avisando aqui para vocês a gente tem alguns legisladores em Atenas que transformaram um pouco Essa sociedade por exemplo o dracon lá em 621 ele constituiu a primeira lei escrita de Atenas ele lá defin aqui qualquer crime seria punido com
a morte então qualquer pessoa que cometesse um crime em Atenas seria punido com a morte isso prejudica principalmente população mais pobre que às vezes cometiam crimes por exemplo de roubo mas roubo de comida por exemplo e eram punidos com a morte os ricos não precisavam roubar comida certo mas é uma lei que já Define um pouco dessa organização dessa estrutura social tá bom em 594 Solon ele coloca fim da escravidão por dívidas certo o pai dele era foi escravizado tal então ele ele por por histórico inclusive ele coloca fim como um legislador ele define uma
lei que é aprovada nas assembleias Inclusive a escravização continua mas não por dívidas mas sim com derrotados de guerras e clistenis que é considerado pai da democracia ateniense porque ele reformula o sistema político a aumentando o número de pessoas de cidadãos participantes das das assembleias Então você já tinha assembleias grandes com 40.000 pessoas ele aumenta para 60.000 então a o conceito de democracia participativa na Grécia em Atenas por mais que seja participativo ainda é um conceito limitado porque tem que definir Você tem que perguntar é quem quem quem é o cidadão e a gente já
falou aqui isso é cobrado bastante no ENEM tá bom ponto importante aqui pra gente vamos lá gente ó vamos lá em Atenas também não dá para falar de todas as cidades era estabelecido o modo de produção escravista que que é um modo de produção modo de produção é qual que é a forma econômica de produção daquela sociedade O que define de fato uma sociedade por exemplo lá no mundo antigo do oriental Mesopotâmia como eu falei para vocês modo de produção a gente chama de asiático lá o que que é a característica do modo de produção
asiático tudo pertence ao estado o estado define tudo todos ali são servos do Estado todo mundo tem que prestar um serviço ao estado o estado pode fazer transformar em servo se ele quiser o estado define qual que é o seu trabalho tudo em Atenas não é assim em Atenas há uma importância econômica daquele que é escravizado ele gira a economia ateniense é ele que a economia ateniense porque eles são capturados em guerras ou feitos por dívidas Lembrando que depois o feitos por dívidas cai cai por por baixo fica só o escravizado de guerra do ponto
de vista da economia do trabalho os atenienses viam o trabalho como algo negativo eles não gostavam eles diziam que o que eles tinham que fazer era o pensar a eles faziam essa diferenciação entre o que que é o pensar e a política a política é quando é feita para todos para para para para Polis tá o Aristóteles fala isso e o que que é qualquer outro tipo de trabalho seja trabalho braçal ou intelectual o Às vezes o escravizado em Atenas por exemplo ele era professor dos filhos de um cidadão ateniense ele ensinava matemática ensinava filosofia
ele era escravizado ou é aquele que vai mesmo na agricultura que vai lá com a enchada que vai lá com arado que vai bater bater terra é o que vai fazer manutenção de edifícios tá escravizado é o que vai limpar a casa ele é o escravizado eles são vendidos podem ser vendidos tá gerando economia porque eles e são eles que são a mão de obra em Atenas os atenienses cidadãos eles viam isso essa uma diferenciação muito nítida muito clara para eles pensamento filosofia política não é trabalho trabalho é o que o escravisado faz mesmo que
seja para ser professor mesmo que seja para ser um Construtor mesmo que seja para ser um agricultor isso é o escravizado isso é o trabalho e ele vai ser escravizado para isso então eles não viam a atividade deles do cidadãos eles se colocavam como os mais importantes como trabalho tá bom bom vamos lá a professor jogos olímpicos e se cair uma questão de jogos olímpicos você vai saber agora tá bom jogos olímpicos da antiguidade não são os modernos né do Barão de Rotterdam não são são os os os antigos onde surgiram os jogos olímpicos o
espírito Olímpico era um festival religioso realizado que passou a ser realizado desde 1776 do mundo antigo no mundo grego em Olímpia uma das cidades no templo de Olímpia no templo dedicado a Zeus em Olímpia era um Fest os gregos eram muito religiosos tinham vários Deuses eles eram politeístas vocês sabem disso eles iam lá realizar de quatro em quro anos esse festival onde se tinham C dias de provas provas físicas de esforço físico corridas levantamentos de pesos arremessos físicos lutas físicos certo cada cidade levava os seus representantes é um momento de festival parar o que você
tá fazendo e celebrar com outras cidades em homenagem aos Deuses isso é baseado na questão pretendo fazer um vídeo completo sobre isso para vocês aí sem sero intensivo era homenageado aos esforços de Deus e outros Deuses certo para estabelecer o mundo para estabelecer o mundo dos homens na Terra as guerras que os os deuses gregos fizeram contra contra outros povos certo com outro com outras entidades Inclusive eu pretendo fazer isso para vocês então era um momento de celebração de tentar deixar de lado as diferenças políticas entre as cidades estados e levantar ou valorizar as semelhanças
culturais entre eles Tá bom então ele representava a união dos povos elenos até mesmo em Tempo de Guerra é claro que você ficava de olho por exemplo quando teve Guerra do Peloponeso que é aquela guerra entre entre Sparta e atendas teve jogos olímpicos Só que os jogos olímpicos foram todos foram mais fechados Ah você teve eh tropas fechadas em Olímpia para evitar por exemplo aproveitamento de algum exército Espartano ou ateniense para invadir Então você teve isso mas você teve os jogos olímpicos certo ah e o declínio desses jogos Lembrando que a Grécia depois os cidades
gregos são dominadas pelo império macedônico de Alexandre o Grande depois eles são dominados pelo Império Romano mas a tradição Olímpica continuou no mundo antigo inclusive vai Pou bem pra frente séculos pra frente ela só entra em declínio no século 4 depois de Cristo quando Grécia já era território do Império Romano porque Roma se converte ao cristianismo lá com o imperador Teodósio lembra em 380 depois de Cristo o Imperador Teodósio édito de tessalônica falou assim Roma agora é cristã E aí eles passam a perseguir os pagãos ou os politeístas E aí eles entendem que os jogos
olímpicos eram jogos em homenagem a Deuses Ah pagãos E aí eles fecham acabam os jogos olímpicos e os jogos olímpicos da antiguidade tá bom E aí vão para as questões Lógico né tras questões tanto de Enem quanto sem ser de ENEM aqui para vocês tá bom gente vamos lá questão de ENEM aqui cobrada Enem 2023 Enem recente uma característica da poliis é o cunho de plena publicidade dadas manifestações mais importantes da vida social pode-se mesmo dizer que a pólice existe apenas na medida em que se distinguiu o domínio público política é para todos tá nos
dois sentidos diferentes mas solidários do termo um setor de interesse comum a ponto aos assuntos privados práticas abertas estabelecidas em pleno dia opondo se a processos secretos a cultura grega em pleno dia olha só em pleno dia Opa volta volta não não a política da pólice né a cultura grega constitui-se dando a um círculo Sempre Mais amplo finalmente ao demos demos é povo o acesso ao mundo espiritual reservado no início a uma aristocracia de caráter guerreiro e sacerdotal então a gente tá falando mais do Povo antes era mais ligado a um caráter guerreiro e de
sacerdotes né era mais fechado o advento da polis cidade com as mudanças descritas no texto antes era o quê era mais guerreiro mais fechado né descritas no texto é produto de um conjunto deformações no mundo grego antigo que resultou do qu Vamos só lembrar que lembra que eu falei para vocês no começo dessa aula para vocês ficarem de ol que a democracia era em Atenas e outras cidades mas não representava todo do mundo grego porque não era o império não era homogneo era heterog mundo grego eu falei mas pode ser que caia alguma questão que
não fale o nome Atenas mas meio que tenta generalizar Atenas como um modelo grego isso pode acontecer tá aqui uma questão tá falando de Atenas aqui não mas você já tá entendendo que você já tá falando de política pro povo tá muito mais ligado a uma democracia do que o que se tinha antes antes de um caráter guerreiro e sacerdotal é isso compreenderam Ó o advento da pois com as mudanças descrit assim antes era mais Atenas surgiu como uma monarquia o rei rei no grego signif chama Basileu depois ela passou para uma oligarquia poder de
poucas pessoas Depois virou uma democracia Então passou desse ponto que era mais fechado para um ponto mais amplo é produto de um conjunto de transformações do mundo grego antigo que resultou no quê é para ver aonde chegou não é da onde veio é resultou no quê extensão participativa dos cidadãos matamos gente extensão par lembra que o conceito de cidadão é um conceito restrito mas é levou a extensão participativa dos cidadãos é o que o texto tá falando pra gente a gente saiu de um ponto a que era mais restrito para um ponto b que é
mais amplo ainda assim é É restrito porque você sabe o que que é o ser Cidadão em Atenas Mas é bem mais que Bem mais amplo do que se tinha antes a b fala assim ó vamos ver as outras né elevação financeira das famílias não isso aqui assim eh a gente tá falando de participação política AC dominação de uma nobreza Urbana Atenas não era mais monarquia ela foi monarquia só no começo então não pode ter a nobreza certo a a vamos lá a d supervisão dos assuntos já não era monarquia Então tira monarquia tira nobreza
é para resultou no qu e a instauração de uma comunidade igualitária é o que menos tinha a gente já falou que cidadão negócio muito restrito como é que pode ser igualitário também não é então alternativa a Enem 2020 Tá vendo como é que é cobrado isso aqui e é bem nesse nesses moldes aqui entendeu concepção de cidadão e e a a a estrutura da pólis na Grécia o conceito de povo abrange tão somente aqueles tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos pronto já falou ó o que que é povo é o cidadão os outros os outros
não são assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo falei que isso aqui é bastante cobrado foca gente mesmo tendo isso em conta a forma democrática vivenciada experimentada pelos gregos atenienses gostei que esse exercício já falou então são os atenienses nos séculos 4 e 5 que é o Período Clássico que a gente tratou na aula pode ser caracterizada fundamentalmente como direta democracia direta participativa naquele conceito contexto a emergência do sistema de governo mencionado ne certo promoveu o quê Ah a competição para escolha de representantes não você pode ser um representante se
você tiver concepção de cidadão lá estabelecida Tá então não há uma competição não tem programa eleitoral B campanha pela revitalização das oligarquias oligarquia É restrito é mais restrito ainda oligarquia significa poder de poucos pensa na República Oligárquica do Brasil os cafeicultores poder de poucos então não pode ser essa C estabelecimento de mandatos temporários não é cidadão tá lá existe alguns mandatos sim mas não é isso que define uma democracia ateniense de declínio da sociedade civil organizada não acendeu uma sociedade civil mais organizada com isso a gente não tá falando se é bom ou ruim subiu
né se organizou Então tem que ser a é participação no Exercício do Poder sim resultou na participação do exercício do Poder de quem dos cidadãos e vou falar de novo vocês vão me escutar falando bastante isso não esquece a concepção de cidadão no mundo grego por favor tá vamos or mais uma questão Opa Opa vamos vamos Enem Depois tem questões que não são do Enem tá 2019 pra gente a soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para existência da cidade estado vê como é que o Enem adora essa concepção de cidadão segundo os
regimes políticos a proporção desses cidadãos em relação à população total dos Homens Livres podia variar muito pode depender de cidade para cidade né sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias Então você tem quanto mais cidadão mais par gente mais gente participando da política no conceito da Democracia quanto menos menos gente participando da política texto aí do Ciro flam marião Cardoso nas cidades estado da antiguidade clássica a proporção de cidadãos descrita no texto é explicava pela adoção do seguinte critério para participação política eu falei para vocês basta nascer homem por exemplo Ah
aqui aqui ó aqui meio que deu uma generalizada né assim fala ó depois vai falar só de atentas mas as outras cidades eram assim também tem que nascer homem para ser cidadão mulher não não pode escravizado não pode servo não pode mas assim todos os cidadãos tão todo mundo que é que é homem que nasceu ali pode participar da política no caso de Atenas não eu coloquei lá para vocês eu vou mostrar aqui ó presta bem atenção cadê aquela parte aqui ó vou voltar aqui ó ó cadê cadê cadê cadê Opa minha câmera caiu mas
tudo bem aqui ó Mas eu achei que vai voltar tá Fica de olho 1 2 3 voltou estamo junto vai ó um 1 2 3 homens nascidos e criados em Atenas com terras então não era só nascer homem então tem um a mais aí você sabe quem que criticava isso e morreu Sócrates depois Platão controle de terra alternativa a o critério para definir porque senão fica muito amplo é controle de terra você tem terra é isso não é liberdade de culto não é uma questão sobre religião igualdade de gênero você sabe que no mundo antigo
não é já falamos aqui das mulheres exclusão dos militares também não inclusive eh eh para você inclusive poder uma das características eu não coloquei lá atrás mas para para você participar da da da Cidadania do corpo de cidadã de atendas você tem que ter servido o serviço militar por 2 anos então não é exclusão dos militares tá não são excluídos não tinha nada sobre alfabetização aqui também nesse contexto então alternativa a vamos embora questões agora de outros vestibulares lá vem a fudest 2016 questão não é difícil não tá ela é direta Fest Às vezes tem
umas questões diretas aí pra gente em relação à ética e a justiça na vida política da Grécia clássica é correto afirmar o quê em relação a ó ética e justiça na vida política quem faz política é o cidadão da Grécia clássica aqui fal Grécia clássica mas a gente já sabe que tá levando para tenas né será tratava-se de virtudes que se traduziam na observância da lei dos costumes e das Convenções instituídas pela pce tá muito fácil Essa aqui gente já marquei aqui já não precisa nem é porque as outras estão muito errados vocês vão perceber
ó virtudes que traduziram na observância das leis né a ética justiça é feita lá pelas leis costumes instituídas pela idade pela Polis né aqueles que organizam que cuidam da polis os cidadãos que participam da política responsáveis por cuidar da pce a b fala assim foram prerrogativas democráticas que não estavam limitadas aos cidadãos democracia estava limitada aos cidadãos a gente já sabe disso então ó e que também foram estendidas a Comerciantes estrangeiros falei para vocês lembra que eu falei ó metecos estrangeiros não eram cidadãos matou não pode ser essa se é eram princípios fundamentais da política
externa mas suspensos temporariamente após a declaração formal de guerra a democracia continuava dentro da cidade você poderia ter uma guerra contra outra sociedade mas os conceitos de ética e justiça dentro da cidade prevalecem não é já suspende na época não não pode fazer isso D foram introduzidas pelos legisladores para reduzir o poder assentados em bases religiosas para estabelecer critérios Racionais de primeiro distribuição para quem era interessante que se mantivesse aquele conceito que eu falei o cidadão é aquele que tem terras é homem nascido criado em Atenas tal mas tem terras distribuição para levar igualdade não
sabe e outra coisa para reduzir o poder religioso não Eles não tão uma coisa não tem nada a ver com a outra os gregos eram muito religiosos tá inclusive eles faziam a toda política Inclusive a na aos pés dos Deuses tá bom e a é a adquiriram importância somente no período helenístico quando houve uma significativa incorporação de elementos da cultura Romana primeiro que o período helenístico é o período de da do domínio do império macedônico a cultura Romana vai vir um pouco depois bem depois na verdade e as concepções de Justiça vida política da Grécia
é durante o Período Clássico Principalmente quando a gente tem o período helenístico que é o domínio do império macedônio o império domina as cidades estados gregas isso acontece depois da guerra do pelopones onde os gregos batalham entre eles mesmos spart e Atenas e os macedônicos chegam depois da guerra e falam assim ó vocês estão desgastados eu vou dominar acabou a autonomia da cidade estado falou assim agora tudo faz parte do nosso Império então é aí que não tem mesmo essa concepção de justiça e vida política da Police Tá bom então alternativa a o nesp 2016
vamos lá galera Apesar de sua dispersão geográfica lembra que eu falei tem uma dispersão geográfica e de sua fragmentação política os gregos tinham uma profunda consciência de pertencer a uma só e mesma cultura era diferente politicamente e geograficamente mas pertenciam à mesma cultura esse fenômeno é tão extraordinário considerando--se a ausência de qualquer autoridade Central política ou Religiosa e o livre espírito de invenção de uma determinada comunidade para resolver os diversos problemas políticos ou culturais que se colocavam para ela os primeiros tempos da Grécia Ah tá é o nome do texto O exerto refere-se ao seguinte
aspecto essencial da história grega na antiguidade dispersão geográfica diferenças políticas estruturais mas culturas que se identificam a predominância da reflexão política sobre o desenvolvimento das Belas Artes não é sobre política e Belas Artes isso aqui tá a política é dispersa é diversa fragilidade Militar de populações isoladas em pequenas unidades políticas não estão falando sobre militarismo e fragilidade de cidades menores é o texto tá abordando isso gente ó o exerto tá o exerto vai no texto gente tá É simples segundo Freud às vezes um charuto é apenas um charuto não precisa ficar tentando achar alguma interpretação
em cima disso C vinculação do nascimento da filosofia com a Constituição de governos tirânicos aí que não a filosofia nasce em governos não tirânicos por que que a filosofia socrática nasceu em Atenas porque Alícia tinha espaço pro diálogo tá ligado à democracia não a tirania o tirânico é o centralizador tá bom d a existência de cidades estados conjugadas a padrões civilizatórios de unificação sim quem que são esses padrões civilizatórios cultura Ah mas em história em na em Esparta tinha diarquia dois Reis em Atenas era democracia não tinha mais Rei Mas eles tinham padrões civilizatórios ligados
à cultura eles têm os mesmos Deuses eles têm uma estética muito parecida porque eles se identificam com o herói Heleno da mitologia grega por isso que chama helenístico e cultura Helena eles se identificavam com o herói Heleno então alternativa d e a é a igualdade social sustentada pela exploração econômica de colônias estrangeiras não tinha igualdade social lá você sabe que era totalmente desigual a gente já falou das concepções aqui que que é ser cidadão e era muito restrito tá então alternativa d e vamos pra nossa última aqui é uma questão Unesp essa esse traço que
vocês estão vendo aqui é por causa do meu PDF aqui que ficou assim quando eu montei tá Eu dei um print né UNESP 2011 essa questão já tá antiga Mas é uma questão de Unesp para os gregos a ideia de confronto entre oponentes até que um dos do dos contendores superasse os demais atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes era um ritual Central em sua cultura os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias as mais importantes e as mais sagradas o texto afirma que as Olimpíadas na Grécia
antiga vamos lá desculpem ah tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do Mundo do Trabalho tornando-os capazes de produzir mais lembra que que eu falei da Concepção grega principalmente ateniense sobre trabalho que eles não gostavam de trabalho isso para eles aqui não era trabalho o O esporte não era trabalho trabalho era pros escravizados Então já já sabe que não pode ser essa B permitiam que a população se dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política Por parte dos governantes não era uma questão de celebração os jogos olímpicos não eram uma
política do pão e circo como era em Roma aqui a gente não tá falando de política do pão e circo gente pão e circo em Roma é durante o império romano não é aqui tá C estavam Integradas as outros aspectos da vida social e religiosa associando a momentos de festa e celebração pronto as Olimpíadas eram esportes mas eram celebração aos Deuses eu falei isso para vocês era um momento onde eles celebravam o que que unia as culturas as várias as várias cidades que principalmente o contexto mitológico religioso cultural civilizacional dos gregos podia ter diferenças políticas
econômicas podiam ter diferenças militares mas a cultura ele se identificavam então eles celebravam aos Deuses em Olímpia no tempo dedicado a Zeus aos Deuses em Olímpia de quatro em 4ro anos certo eram festa religiosa lembra que até os romanos quando chega lá no Império Romano Teodósio fal assim ó acabaram esses jogos olímpicos aí das colônias gregas de Roma aí ó Roma tava tava dominando por qu Vocês são tudo Pagão é isso então alternativa c vamos ver as outras estimulavam a competitividade e o individualismo preparando os homens para disputas profissionais na vida que disputa profissional em
qu era celebração aos Deuses você já percebe que nas olimpíadas modernas como a gente tem por exemplo é tudo Sempre não tem celebração aos Deus mas é tudo um ritual que se faz então isso é herança isso é herança a grande festa e é visavam exercitar e fortalecer os guerreiros melhorando sua atuação política e militar Nos períodos de guerra não gente até mesmo porque se ali na nos Jogos Olímpicos você tinham todas as cidades ou várias cidades pelo menos participando vocês acham que um por exemplo Esparta Durante a Guerra do pelopones o Esparta vai lá
leva seus guerreiros para lutar e atenda você acha que eles vão mostrar pros atenienses o que que eles estão fazendo não vão né então é isso então é isso eu fico feliz nossa primeira aula eu sei que ela pode ser demorado Mas é uma aula de intensivo né gente a gente falou tudo que é necessário aqui e ainda fizemos exercício deixa aqui nos comentários não deixe de comentar D uma curtida porque vocês ajudam demais gente nesse engajamento a gente precisa muito disso para esse segundo semestre para continuar fazendo esse trabalho O YouTube é sempre uma
questão de sobrevivência aqui pra gente então eu peço de coração e compartilhem falem para outras pessoas seus amigos ó tá tendo intensivo lá no canal parabólica de várias disciplinas vou ficando por aqui amo vocês de coração um grande beijo fui