D-06 - Os Primeiros Tempos: A Educação pelos Jesuítas (2/2)

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A Univesp TV foi a Portugal investigar o caminho feito pelos jesuítas que vieram para as novas terra...
Video Transcript:
aqui no Colégio São Paulo de Piratininga índios e portugueses dividiam o mesmo espaço o colégio era ao mesmo tempo um centro de catequização dos indígenas da região e de aprendizado dos filhos da Elite Colonial era também um Centro de Formação de novos padres que agora não precisavam mais ser mandados a Coimbra para serem ordenados Pátio sino pequenino sino de belém já nasceu Deus meno o nosso bem é uma música de tradição Cristã que fala sobre o sino que anuncia o nascimento do menino Deus Evangelizar é a missão a educação é um meio para chegar a
esse fim né então se o colégio deixa a proposta da evangelização de lado ele descaracteriza-se como Colégio Jesuíta como esse próprio nome diz companhia para evangelizar o mundo né é característico deles entrar na cultura conhecer a cultura conhecer os valores daquela cultura para poder aí introduzir os valores cristãos para transmitir esses valores por meio da educação os colégios jesuíticos utilizavam um método pedagógico que era organizado num conjunto de normas chamado rácio studiorum é justamente o conjunto dos preceitos eh estabelecidos por Santo Inácio e depois foi reformado algumas vezes que determinavam a forma da Educação jesuítica
isso era seguido estritamente em todos os colégios do mundo né Colégio jesuítica eles têm indicações Gerais dessa desses estudos né de base estudos gramaticais estudos eh digamos de de poética estudos de retórica sobretudo que é nuclear decisivo né o estudo de retórica com muita prática oratória e baseada sobretudo num conceito fundamental que é o de emulação o princípio da educação jesuítica é que através da competição você podia traduzir emulação por competição mas não uma competição pela competição uma competição com vista a uma superação digamos de si mesmo e dos modelos que são informam a educação
o site do grupo de estudos e pesquisas história sociedade e educação no Brasil da faculdade de educação da Unicamp também define o que é a rcio studiorum um conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos sua primeira edição de 1599 além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de Norma para toda a companhia de Jesus a companhia de Jesus percebeu eh muito cedo e mais cedo do que todas as outras eh ordens religiosas existentes na cristandade que a a transmissão das experiências de evangelização nos mais diversos locais era um instrumento de Formação
extremamente importante e optou pela inculturação ou seja pela adoção dos hábitos e de muitos dos povos e nos quais se integraram então por exemplo eles logo perceberam que os índios adoravam cantar isso é uma coisa que então eles usavam na missa muito canto que eles cantavam em latim como você disse que eles muit mas não é porque eles estavam só preocupados que eles aprendessem o latim Não era isso que era fundamental fundamental era pela música atrair os índios digamos pros cultos pra religião cristã mas tem sempre esse efeito sensório imediato tem um pragmatismo sensitivo que
os Jesuítas são cqu [Música] né Outra batalha que os Jesuítas enfrentaram além de terem de convencer os europeus de que os índios eram gente foi a dificuldade da conversão do indígena ao cristianismo inicialmente eles acreditavam mesmo nisso que tá escrito aí essa coisa do Papel em Branco ou seja como o índio não tem cultura nenhuma e tudo pode ser escrito nele basta que você fale uma coisa qualquer e ele logo retém aquilo e a conversão se faz quase que naturalmente Manuel da Nobrega chegou a escrever que os índios mostravam admiração pela leitura e pela escrita
que desejavam aprendê-las e ser cristãos ele solicita ao rei de Portugal ainda mais missionários e reafirma que não há necessidade de que ele sejam homens letrados porque os índios são Papel em Branco em que se pode facilmente escrever e divulgar o criador Mas será que tudo poderia ser escrito tão facilmente assim o próprio Manuel da Nobrega parece mudar de ideia mais uma vez ouça o que ele escreveu no diálogo sobre a conversão do Gentio sabe qual é a maior dificuldade que acho serem tão fáciles de Diem a tudo si ou pá ou como vós quiseres
tudo aprov logo e com a mesma facilid que diz di mais é da a dificuldade da excessiva facilidade em que ele vai dizendo sim a tudo vai fazendo tudo mas nada lhe entra verdadeiramente no coração né essa falta de resistência que de fato eh nunca não é aprendizado verdadeiro quis vai fazer um contraponto assim com uma outra imagem famosa muito posterior de Cent cento e tantos anos depois o Padre Vieira numa das mais célebres eh imagens que ele faz do índio brasileiro ele diz que o índio brasileiro é como uma estátua de Murta você faz
um desenho rápido nela essas estátuas nessas plantas que você desenha rápido estátua de a figura de um homem por exemplo mas basta que chova um pouco para que logo aquilo se desfiguro tudo a exposição que nós temos aqui é uma exposição sobre o Padre Antônio Vieira que Eu mencionei para vocês é uma comemoração dos 400 anos do nascimento do Padre Antônio Vieira tá legal e fala sobre suas obras sobre os sermões que ele escreveu e sobre a importância da escrita e da obra do Padre Antônio Vieira mestre em artes o Padre Antônio Vieira veio ao
Brasil aos 6 anos de idade onde estudou em casa com sua mãe e mais tarde no colégio Jesuíta da Bahia o Padre Vieira foi um dos Jesuítas que mais escreveu cartas sobre a experiência dos Missionários no Brasil colônia existem hoje catalogadas mais de 750 cartas de sua autoria 750 cartas Por que os Jesuítas se correspondiam tanto assim perceberam que a transmissão de experiências era extremamente importante e adotaram um sistema absolutamente inovador que era a obrigatoriedade de cada província redigir eh pelo menos anualmente daí as chamadas Cartas anuas a síntese das atividades que tinha desenvolvido ao
longo de um ano uma espécie de relatório de atividades Esse sistema de vasos comunicantes de transformação de comunicação em rede foi extremamente moderno e precursor e nós hoje quando utilizamos a rede ou seja a internet não fazemos mais do que adotar o sistema embora com outra tecnologia que os Jesuítas adotaram no século X a sede dos Jesuítas em Roma eles estavam eles tinham frentes de expansão na China no Japão no Vietnã no digamos na Índia não é Goa no no Brasil na América do Norte quer dizer imagina que eles estavam dissolvidos digamos num mundo imenso
que se conhecia pouquíssimo E essas cartas com informações sobre ess sobre as sobre as sociedades diversas sobre as diferentes culturas que ele encontrava sobre as dificuldades da conversão sobre as a forma de Constituição de cada uma das Missões é a base da informação que nós temos por exemplo sobre a colônia brasileira o sociólogo Gilberto Freire em seu livro Casagrande szala considerada essencial para o entendimento do pensamento social brasileiro diz que é difícil reconhecer que os padres tenham agido com heroísmo e lealdade aos seus ideais Freire considera os Jesuítas agentes europeus de desintegração de valores nativos
e afirma que sua influência foi deletéria deletéria porque do ponto de vista de Gilberto Freire os Jesuítas foram destruidores de Cultura já Fernando Azevedo considera os Jesuítas responsáveis pela mais importante fase da história da educação no Brasil no seu livro a formação da cultura brasileira Azevedo diz assim a vinda dos padres jesuítas em 1549 não só marca o início da história da educação no Brasil mas inaugura a primeira fase a mais longa dessa história e certamente a mais importante pelo Vulto da obra realizada e sobretudo pelas consequências que dela resultaram para nossa cultura e civilização
educadores ou destruidores de Cultura a discussão sobre o papel dos jesuítas é ainda atual mas a trajetória desses missionários na história da educação Guarda um consenso ninguém nunca é sempre inovador há um momento há um tempo em que é inovador depois há um tempo de eh cristalização e há um tempo de e de e de crepito eh como em todas as sociedades humanas e A Companheira de Jesus aconteceu Exatamente exatamente a mesma coisa no no século X no século X foi Vanguarda no início do século XVI cristalizou e na segunda metade do século XVI já
está em em declínio do ponto de vista da modernidade dos dos sistemas eh de ensino tá gostaria de encerrar agradecer a visita Obrigado pessoal vamos lá m
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