a primeira carta de paulo aos tessalonicenses esta é provavelmente a carta mais antiga que temos de paulo e a história por trás dela é contada no livro de atos é um de paulo e seu colega de trabalho silas partem para a antiga cidade grega de tessalônica e depois de apenas um mês contando as pessoas as boas-novas sobre jesus um grande número de judeus e gregos decidem seguir a jesus e crie uma primeira comunidade cristã nessa cidade mas havia problemas à vista o anúncio que paulo fez que o jesus ressuscitado ao verdadeiro senhor do mundo causou
muitas suspeitas assim os cristãos em tessalônica acabaram sendo acusados de desafiar césar o imperador romano quando disseram que havia um outro rei jesus isso levou uma perseguição tão intensa que paulo e silas tiveram que fugir da cidade isso foi doloroso para eles porque eles amavam muitas pessoas de lá assim essa carta foi a tentativa de paulo se reconectar com os cristãos em tessalônica depois de ter recebido um relato de timóteo de que eles estavam muito bem e que e pensam intensa eles estavam crescendo e ele criou a carta com dois movimentos principais primeiro é uma
celebração da fidelidade dos cristãos a jesus e então eles desafiam continuar crescendo como seguidores de jesus esses dois movimentos são cercados por três orações a carta começa com uma oração de agradecimento os dois movimentos são ligados por uma oração de transmissão e tudo é concluído com uma oração final é uma estrutura muito bonita paulo comece agradecendo e celebrando a fé dos tessalonicenses o seu amor pelos outros e a sua esperança em jesus apesar da perseguição e ele continua ele re conta a história da conversão deles como costumavam ser politeístas e viviam em uma cultura onde
tudo era permeado por instituições e práticas que honravam os deuses gregos e romanos paulo fala sobre como eles se afastaram decisivo para servir ao deus vivo e verdadeiro e que agora estão aguardando a vinda do filho de deus do céu e numa cidade como tessalônica a decisão de fidelidade ao deus criador disse e o rei jesus tem um custo isolamento dos seus vizinhos e hostilidade da sua família mas para os tessalonicenses o irresistível amor de jesus que morreu por eles ea esperança que eles têm do seu retorno faz tudo valer a pena paulo então re
conta a história da sua missão em tessalônica e das amizades queridas que ele formou com o povo ele usa metáforas muito íntimas eles o tratavam como seu filho e ele se sente como sendo os seus pais ele disse que estávamos felizes em compartilhar não apenas as boas novas de deus mas também a nossa própria vida pois aprendemos a amar os paulo nos lembra aqui que a essência da liderança cristã não é poder e influência mas sim relacionamentos saudáveis e serviço humilde amoroso ele lembra que nunca me pediu dinheiro e que simplesmente veio para amá-los e
servi-los em nome de jesus e assim paulo continua refletindo sobre a perseguição que eles têm em comum assim como jesus foi rejeitado e morto pelo seu próprio povo agora paulo está sendo perseguido por compadre a deus e os tessalonicenses estão enfrentando a utilidade dos seus vizinhos gregos e de uma maneira estranha paulo sente consolo ao saber que juntos os seus sofrimentos são uma maneira de participar na história da vida e morte de jesus paulo então fala sobre a angústia que sentiu quando ouviu falar das dificuldades que os tessalonicenses tiveram depois que ele silas fugiram por
isso enviou timóteo para apoiá-los e ver como eles estavam e para sua alegria timóteo descobriu que eles estavam bem eram fiéis a jesus estavam cheios de amor por deus e pelos seus vizinhos e desejavam ver paulo tanto quanto ele desejava ver luz então paulo conclui com uma oração por perseverança o que legal é que ele apresenta aqui os tópicos que abordará na segunda metade da carta ele ora para que deus aumente a sua capacidade de amar que fortaleça o seu compromisso com a santidade enquanto eles focam a sua esperança no retorno do rei jesus então
ele abre o segundo movimento da carta desafiando-os a uma vida que seja consistente com os ensinamentos de jesus isso e antes de tudo um compromisso sério com a santidade ea pureza sexual em contraste com a cultura promiscuous sexualmente destrutivo ao seu redor eles devem seguir o ensinamento de jesus sobre experimentar a beleza e o poder do sexo dentro do refúgio de um relacionamento comprometido com a aliança do casamento deus leva a sério a promiscuidade sexual de spaulo porque isso desonra e destrói as pessoas e a sua dignidade seguir jesus também significa um compromisso de amar
e servir os outros paulo instrui que os cristãos devem ser conhecidos na cidade como pessoas confiáveis e trabalhadoras não apenas para ganhar dinheiro mas para que possam ter recursos para se sustentar e compartilhar generosamente com as pessoas necessitadas depois disso paulo aborda várias questões que os tessalonicenses levantaram sobre a esperança futura do retorno de jesus e alguns cristãos na igreja tinham morrido recentemente provavelmente como mártires e os seus amigos e familiares se perguntavam sobre o destino deles quando jesus voltar assim paulo deixa claro que apesar da sua dor e perda nem mesmo não pode separar
os cristãos do amor de jesus quando ele retornar como rei chamará os vivos e os mortos para si mesmo e paulo usa uma imagem muito legal aqui ele usa uma linguagem que normalmente descreveria como uma cidade sujeito a césar enviaria uma delegação para receber ou acolher sua chegada paulo então aplica essa imagem a chegada do rei jesus ele também será saudado por uma delegação do seu povo que ir ao encontro do senhor no ar quando receberem e o escutarem de volta a este mundo onde estabelecerá o seu reino de justiça e paz paulo então quer
que os tessalonicenses vejam como essa esperança deve motivar a fidelidade de jesus e eles vão da propaganda romana de que é césar traz paz e segurança naturalmente a paz de roma veio através da violência escravizando os seus inimigos e por meio de ocupação militar paulo adverte que jesus retornará como um rei um dia e enfrentar a esse tipo de injustiça os seguidores de jesus deve viver no presente como se esse dia futuro se tivesse aqui apesar da opressão que o mal humano traz eles devem permanecer sóbrios e despertos naquilo que a luz do reino de
deus é leva tanto aqui na terra como no céu são paulo encerra todas essas exortações como começou com uma oração esperançosa de que deus permearia as suas vidas com sua santidade que ele os separaria para serem completamente devotados inocentados até o retorno do rei jesus primeira tessalonicenses nos lembra que desde o início seguir a jesus como rei produz um modo de vida verdadeiramente contracultural ou sagrado isso as vezes gera suspeitas e conflitos entre nossos vizinhos mas a resposta dos seguidores de jesus ah tá hostilidade deve ser sempre o amor encontrando oposição com a graça a
generosidade e esse modo de vida é motivado pela esperança do reino de jesus vindouro que já começou através da sua ressurreição dentre os mortos santidade amor e esperança futura é disso que se trata a atenção license