11 - O que movia o apóstolo Paulo (2Co 5.11--6.3)

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Augustus Nicodemus
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Video Transcript:
Segundo aos Coríntios Capítulo 5 lemos a partir do verso 11 são são duas passagens hoje duas sessões que nós vamos tentar cobrir nessa noite se a gente conseguir chegar no final da primeira já vai ser bom se o tempo der a gente vai para o final da segunda primeira parte é Capítulo 5 de 11 a 17 Paulo escrevendo aos Coríntios diz e assim conhecendo o temor do senhor persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus e espero que também a vossa consciência nos reconheça não nos recomendamos novamente a voz outros pelo contrário damos-vos encejo
de vos gloriardes por nossa causa para que tenhais o que responder aos que se gloriam Na aparência e não no coração porque sim enlouquecemos é para Deus e se conservamos o juízo é para vós outros pois o amor de Cristo nos constrange julgando nós isto um morreu por todos logo todos morreram e ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou assim que nós daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne e se antes conhecemos Cristo segundo a carne já
agora não conhecemos desse modo E assim se alguém está em Cristo é nova criatura as coisas antigas já passaram Eis que se fizeram novas essa é a primeira parte Vamos ler agora do verso 18 até o capítulo 6 verso 3 hora tudo para vem de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da Reconciliação a saber que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da Reconciliação de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo como se
Deus exortasse por nosso intermédio em nome de Cristo pois rogamos que vos reconcilieis com Deus aquele que não conheceu o pecado ele o fez pecado por nós para que nele fossemos feitos justiça de Deus e nós na qualidade de cooperadores com ele também vos exortamos aqui não recebais em vão a graça de Deus porque ele disse eu te vi no tempo da oportunidade e te socorrei no dia da salvação eis agora o tempo sobre modo oportuno eis agora o dia da salvação só até aqui porque na verdade o verso 3 ele faz parte da sessão
seguinte A Nossa como vocês sabem essas divisões essas subdivisões em Capítulos Versículos e os subtítulos Eles não estão no original grego isso foram as sociedades bíblicas que na tradução colocaram com o objetivo de ajudar o leitor mas a é claro que o verso 3 ele não pertence ao que vem antes ele inicia uma nova seção Então esse subtítulo aí que tá em cima do verso 4 deveria estar na verdade em cima do verso 3 porque outra é outro assunto aqui que Paulo tá começando e o capítulo 6 aí na sua Bíblia ele deveria estar na
verdade no verso 3 aí começa um novo Capítulo Capítulo 5 na verdade o assunto do Capítulo 5 vai até Capítulo 6 verso 2 ninguém se escandalise com isso porque como eu tô dizendo a Bíblia é inspirada mas o subtítulo de visão de Capítulo e Versículo não é isso aí foi feito pela igreja com o tempo e nem sempre eles eles acertaram Tá bom então é só até o verso 2 bom queridos ao ponto central dessa parte da carta de Paulo que nós estamos estudando como nós temos visto é a defesa que ele faz contra os
ataques de falsos mestres que tinham se infiltrado na igreja de Corinto conforme já vimos também esses falsos Mestres eram oriundos de Jerusalém se apresentavam como autêntico judeus trazendo cartas de autorização do sinédrio e outras autoridades judaicas para anunciar a mensagem deles Vimos que essa mensagem era uma mensagem que nós chamamos de judaizante que tinha como objetivo fazer com que aqueles que não eram judeus e que creram em Jesus Cristo eles se tornassem judeus sobre o pretexto de se tornar incompletos ou seja na mensagem desses falsos Mestres crerem Jesus Cristo não era suficiente para salvação era
preciso guardar a lei de Moisés para que Então essas pessoas pudessem receber de Deus o perdão de Pecados só que para que eles tivessem ouvidos e uma audiência eles precisavam primeiro detonar a autoridade do apóstolo Paulo porque essas igrejas foram fundadas por Paulo e discipuladas por ele e Paulo ensinava que a salvação é pela graça mediante a fé e não por obras da Lei então eles faziam um ataque a omney quer dizer a pessoa de Paulo não somente questionavam os argumentos e a mensagem de Paulo mas também atacava uma pessoa de Paulo e diziam que
Paulo era que Paulo pregava um falso evangélico que ele era um judeu desviado que ele tinha interesses financeiros implantar igrejas e começar a comunidades que ele não podia ser de Deus porque ele vivia sendo rejeitado sofria era apanhava e era preso expulso das cidades ele não tinha autorização lá das autoridades em Jerusalém para pregar o que ele estava pregando e que Paulo na verdade havia enlo por pregar que a salvação era somente pela graça e não por mérito nosso ou qualquer esforço da nossa parte então era essa jogada desses Mestres não é atacar a reputação
de Paula questionar os motivos de Paulo e pintá-lo como um falso profeta diante da igreja de Corinto com o objetivo então de ocupar o lugar de Paulo e ensinar e fazer adeptos para esse ensino deles bem Paulo escreve essa carta entre outras coisas com o objetivo de se defender de todas essas acusações a nossa última mensagem nós vimos que ele apresenta as razões pelas quais eles sofrem porque era um dos argumentos dos falsos mestres que Paulo vinha sendo ele sempre era rejeitado e pelos judeus onde que é aquele que qualquer cidade que ele chegasse a
resposta de Paulo é que o Sofrimentos fazem parte do mundo presente e que eles eram estratégia de Deus para que a glória de Cristo brilhar vocês lembram o nosso exploramos aquela analogia que Paulo faz de que ele é como um vaso de barro dentro do qual está um tesouro precioso e que o vaso tem que ser quebrado para que esse tesouro apareça para que seja revelado Então os Sofrimentos na vida de Paulo e nos crentes em geral tem como objetivo quebrar essa aparência exterior aquilo que nós parecemos ser por fora para revelar o verdadeiro tesouro
que está no nosso coração que é o conhecimento de Cristo que é o evangelho e não há não é possível que nós brilhemos ou reflitamos o conhecimento de Deus sem que primeiro nós sejamos quebrados enquanto o vaso permanece intacto a luz que está dentro dele ou tesouro que está dentro dele permanece velado e oculto é primeiro necessário que ele seja partido para que o seu conteúdo seja revelado é assim que Paulo explica os Sofrimentos que ele passava Deus permitiu o na vida dele porque através de Paulo Deus estava levando o conhecimento de Cristo a muitas
pessoas aqui na passagem que nós lemos Paulo termina essa parte de defesa é do seu apostolado com dois apelos poderosos aos Coríntios seus filhos na fé Primeiro para que eles o recebam como Ministro de Cristo Paulo explica Quais são as suas motivações e os isolas se reconciliem com Deus através do ministério de Paulo e depois ele faz um apelo também para que eles não admitam mais e não deem mais Apoio aos falsos profetas que estão no meio dele Aquela famosa passagem né que é bastante conhecida Não vos conhecem jogo desigual com os incrédulos que o
pessoal pensa que tá falando de casamento misto mas na verdade não Paulo tá se referindo aos falsos profetas né não se põe em jugo desigual com esse pessoal no qual é a comunhão que tem Cristo com esse tipo de gente né mas nós vamos chegar lá na próxima quarta-feira se Deus permitir por enquanto nós vamos ficar aqui com esses dois apelos que Paulo nós vamos ficar com o primeiro apelo que Paulo está fazendo que os Coríntios o recebessem como Ministro do Evangelho ministro da Reconciliação e depois nós veremos esse segundo apelo para que eles não
dessem lugar para os falsos Mestres E aí termina essa primeira parte da carta onde Paulo faz uma defesa do seu evangelho a parte seguinte Só por curiosidade é sobre dinheiro Paulo vai falar nos Capítulos 8 9 8 e 9 a respeito de uma oferta que ele está levantando e para qual ele quer a participação dos Coríntios né então tenho certeza que porque eu disse isso as audiência vai esvaziar a partir do momento que a gente começar aqui no Capítulo 8 né mas eu garanto que eu não vou passar a sacola tá não vou pedir nada
a vocês como a gente não tem pedido até bom então vamos lá para o que nós nos propomos hoje que é do Capítulo 5 verso 11 até o capítulo 6 verso 2 sempre com essa ressalva de que não sei se nós conseguimos chegar até o final senão fica para a próxima vez no verso 11 a 12 o apóstolo Paulo aliás do verso 11 até o verso 17 Paulo apresenta três motivos para ele fazer o que ele faz pregar o Evangelho começar a igrejas persuadir as pessoas e ensinar essas pessoas que Jesus de Nazaré é o
cristo filho de Deus ele faz isso porque ele estava sendo questionado quantas suas motivações diziam que ele fazia isso por dinheiro Tem muita gente que faz isso por dinheiro que usa religião como sendo um meio para amealhar uma fortuna enriquecer garantir o futuro e uma série de outros motivações escusas e outras motivações escusas mas Paulo aqui ele apresenta três motivações que o levavam a ser o que ele é e pregar aquilo que ele pregava a primeira delas é que ele sabia qual era o temor que era devido a Cristo verso 11 e assim verso 11
e 12 e assim conhecendo o temor do senhor persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus Esperamos que também a vossa consciência nos reconheça não nos recomendamos novamente a vós outros pelo contrário damos vos encejo de vos gloriardes por nossa causa para que tenhais o que respondeu aos que se gloriam Na aparência e não no coração o verso 11 começa com essa declaração dele conhecendo o temor do senhor ou seja conhecendo o temor que devemos ter pelo Senhor e aí ele vai em frente esse versículo é resultado do que ele disse no verso anterior
houvesse anterior ele tinha dito que todos nós vamos comparecer perante o tribunal de Cristo lembra dessa passagem que a gente viu onde nós receberemos o bem ou mal que tivermos feito por meio do corpo então né assim ou seja a luz desse fato de que um dia nós vamos comparecer diante de Cristo e que nós seremos julgados por ele nós conhecemos o temor que se deve a Cristo porque ele é o nosso juiz ele é o nosso salvador e será que ele também que haverá de julgar o mundo então ele deve ser temido ele deve
ser amado deve ser crido deve ser adorado e seguido Mas isso não exclui o temor a ele porque ele é o senhor de tudo e de todos e ele é quem tem o poder de nos salvar ou nos condenar e fazer sofrer eternamente então se a Bíblia diz que a gente não deve temer os homens porque o máximo que eles podem fazer é matar o nosso corpo mas nós temos que temer aquele que pode não somente matar o nosso corpo mas fazer perecer no inferno a nossa alma eternamente então nós temos a Cristo porque ele
é o Salvador e Juiz de todos conhecendo esse temor diz o apóstolo Paulo Nós persuadimos os homens aquele tá dando a razão pela qual o trabalho da vida dele é persuadir as pessoas convencer as pessoas que elas têm que se arrepender dos seus pecados e crerem em Jesus Cristo ele faz isso porque ele sabe que no final da história a um julgamento que se aproxima e que Cristo deve ser amado querido respeitado e temido então movido por esse temor Santo temor é que Paulo faz o que ele faz ele procura convencer as pessoas e alertar
elas a respeito do juízo vindouro e essa motivação ele diz aí no verso homem verso 11 é conhecida por Deus conhecendo o temor do senhor persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus Deus me é como se ele tivesse invocando a Deus como testemunho aqui Deus me conhece cabalmente me conhece totalmente ele sabe que essa é a minha motivação e não só Deus final do verso 11 Espero que também a consciência de vocês nos reconheça é como se Paulo dissesse vocês sabem vocês me conhecem eu estive aí eu preguei o evangelho para vocês eu
estive aí em Corinto durante três anos convivi com vocês para não receber dinheiro de vocês eu trabalhei com minhas mãos eu fiz tendas para não dar motivo de briga nenhuma acabei quase não batizando ninguém para que vocês depois não fizesse um fã clube né daqueles que foram batizados por Paulo ele diz isso no início da Primeira carta então vocês me conhecem vocês sabem que minha motivação é essa correta eu faço isso por conta do temor que nós temos para com Cristo e que Vocês deviam ter também aí no verso 12 ele já faz uma ressalva
né Não estou me recomendando novamente a vocês porque poderia aparecer quando Paulo diz assim vocês me conhecem Deus me conhece poderia parecer que Paulo tava fazendo propaganda dele aí ele disse não não estou me recomendando novamente a vocês eu tô dizendo isso por dois motivos primeiro para você se gloriarem por minha causa quer dizer para vocês poderem dizer assim graças a Deus que nos deu um pastor um pregador missionário que é motivado pelas razões corretas então Paulo tá dizendo isso para dar a eles um motivo de glória para se gloriarem no trabalho de Paulo e
também para dar uma resposta final do verso 12 aos que se gloriam Na aparência e não no coração as razões então pela qual Paulo está expondo os seus motivos são Primeiro para que os Coríntios pudessem agradecer a Deus por ter um pastor um pregador que é motivado corretamente e segundo para que eles pudessem responder aqueles falsos profetas que julgavam pela aparência e não conheciam o coração ou seja Paulo tá fazendo isso por amor a eles por amor a eles Esse é o primeiro motivo né que ele apresenta aqui que ele é motivado pelo temor do
senhor a segunda motivação que ele apresenta é o amor de Cristo está aí do verso 13 a 15 primeiro o temor de Cristo e segundo o amor de Cristo ele diz a partir do verso 13 sim enlouquecemos é para Deus e se conservamos o juízo é para vós outros pois o amor de Cristo nos constrange Você viu que primeiro foi o temor não é verso 11 e agora é um amor de Cristo nos constrange julgando nós isso morreu por todos logo todos morreram e aí ele continua até assim o verso 15 ele morreu por todos
para que os que vivem e não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou o amor de Cristo nos constrange quando Paulo diz nos constrange é porque essa carta ele escreveu juntamente com Timóteo e outros cooperadores não é então ele às vezes coloca nós mas com frequência esse nós aqui é o chamado o plural de de respeito né ele não quer dizer eu então ele usa nós mas ele tá se referindo aqui creio a ele mesmo usando o plural isso é muito faz parte da linguagem ao invés de dizer
eu né para não parecer uma coisa muito pessoal Personalista individualista a gente diz assim olha nós estamos tranquilos né nós sabemos que a verdade é essa tal na verdade todos quero dizer eu né mas a gente usa o nós então ele tá falando no plural aqui mas eu creio que ele está se referindo a ele mesmo quando ele diz assim no verso 13 sim enlouquecemos como os falsos profetas estavam dizendo porque ele tava pregando Um Evangélico era baseado somente na graça sem as obras se eu enlouqueço ou se eu estou louco como esse pessoal tá
dizendo é para Deus eu tô louco porque é isso que Deus quer de mim eu tô fazendo a vontade de Deus então isso pode parecer loucura para essas pessoas [Música] E se eu conservo o juízo Ou seja naquelas vezes que eu pareço que eu estou que eu não estou louco né que eu estou nos meus sentidos é por amor a vocês é porque eu amo vocês e falo de uma maneira que eu quero que vocês compreendo e você sejam salvos quer dizer a minha loucura ela tem um propósito E aí em seguida ele fala dessa
loucura da qual ele era acusado por que que ele falava parecendo louco lembra que a palavra da cruz é loucura para os que perecem porque que Paulo pregava a palavra da cruz por que que ele pregava que a salvação era pela graça uma mensagem que parecia realmente fora de propósito né Não Faz Sentido se uma pessoa tem que se salvar ela tem que pagar por isso ela tem que fazer por onde ela tem que merecer né Deus como diz a teologia da traseira do caminhão Deus abençoe Deus ajuda Quem cedo madruga né não tem isso
é teologia de para-choque de caminhão não é mas é reflete o que todo mundo pensa né então você chegar dizendo que Deus salva gratuitamente graciosamente ele perdoa pecadores sem exigir absolutamente nada deles isso de fato é loucura para as pessoas e mesmo que elas não digam isso abertamente no fundo do coração elas elas não podem aceitar não é isso aí elas sentem que deveriam fazer alguma coisa para poder receber de Deus algum mérito algum perdão então Paulo disse se eu tô louco pregando isso eu faço isso para Deus mas eu vou dizer a vocês por
que que eu faço isso diz ele no verso 14 o amor de Cristo me constrange eu estou dominado estou constrangido assim eu eu não posso resistir ao amor de Cristo por mim o amor dele por mim para os Está se referindo ao fato de que Jesus Cristo morreu por ele na cruz e deu sua vida por ele diante de Deus Paulo sendo aquilo que ele era perseguidor da igreja perseguidor dos cristãos Inimigos de Deus blasfemo odioso odiando e sendo odiado então assim mesmo Cristo o amor e morreu por ele então aquela demonstração de amor de
Cristo na cruz por Paulo constrangia Paulo ele se via Obrigado diante de Deus né constrangido por tamanho amor esse amor é que motivava o apóstolo Paulo em que consistia esse amor e aquele tira cinco conclusões nos versos 14 e 15 na verdade quatro né Quatro implicações disso aí primeiro o amor de Cristo nos constrange julgando nós isso quer dizer ele vai explicar em quem é que consiste em que sentido ele está constrangido primeiro um morreu por todos Cristo morreu por todos segundo logo todos morreram [Música] ele morreu por todos para que os que vivem não
vivam mais para si mesmos e quarto que vivam para aqueles que por ele morreu e ressuscitou o que que ele tá dizendo aqui o amor de Cristo consistiu no fato de que ele Cristo morreu por todos o que significa que todos morreram é claro que nessa hora aqui toda vez que calvinista ali a palavra todos na Bíblia as bandeiras vermelhas se levantam né morreu por todos né morreu por todos Como assim um morreu por todos os verso 14 verso 15 ele morreu por todos uma dica eu não vou negar que essas têm passagens difíceis mas
uma dica para a gente interpretação é você ver primeiro você tem que saber que nem sempre a palavra todos quer dizer o mundo inteiro segundo para você entender o significado de todos Você tem que ver se no contexto tem algum limite limitador da palavra todos o exemplo mais claro disso é João 3:16 Deus mesma coisa com a palavra mundo Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito o mundo aí fica limitado pela frase seguinte para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna então você poderia pensar
que o amor de Deus pelo mundo faria com Que Deus salvasse o mundo todo e quisesse a salvação de todos mas o próprio Versículo limita a salvação somente aqueles que crêem é a mesma coisa que quando Paulo diz que Cristo morreu por todos esse todos aqui são restringidos aos que vivem verso 15 ele morreu por todos para que os que vivem Quem são os que vivem aqui são os que vivem espiritualmente os que creram em Jesus Cristo e receberam a vida eterna eles não vivam mais para si mesmos mas para aqueles que por eles morreram
e ressuscitou então a própria passagem Deixa claro aqui que todos porque em Cristo morreu São todos aqueles que creem nele e que recebem a vida eterna não é a humanidade toda porque se fosse se Paulo Aqui tá dizendo que Cristo morreu é ficar as mente pela humanidade toda nós teríamos que chegar à conclusão lógica do universo alismo que Deus vai salvar a todos porque Cristo morreu por todos Cristo pagou o pecado de todos se Cristo pagou o pecado de todos Deus não tem o direito de castigar o mesmo pecado duas vezes seria injusto ele primeiro
castigou o pecado na cruz e em seguida vai mandar o indivíduo para o inferno se Cristo pagou o pecado de Zé vai ser salvo Zé vai ser salvo todos aqueles porque em Cristo morreu serão salvos e como não são todos salvos segue-se que ele morreu apenas por esses que a Bíblia diz que tem fé que creem que se arrepende dos seus pecados e recebem Jesus como salvador estou evitando a palavra predestinados e eleitos estão notando né Mas é isso mesmo então todos aqui é limitado no contexto pela palavra os que vivem pelos quais Cristo morreu
não é isso que ele diz aqui ó verso 15 ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou ou seja por quem foi que Cristo morreu e ressuscitou por aqueles que estão vivos e vimos aqui são os que creem é vivos espiritualmente e como resultado né Paulo está constrangido constrangido esse amor de Cristo Cristo tendo morrido para dar vida a pecadores como Paulo é o que o motiva esse grande amor de Cristo por ele e também a convicção de que esse
amor não foi em vão se Cristo morreu por pecadores e eles são muitos se Cristo morreu por pecadores eles são muitos então o ministério de Paulo é persuadir os homens chamá-los e dizer a Eles crê em Jesus Cristo como seu senhor e salvador e você receberá a vida eterna e Crendo a pessoa ela é um desses pelos quais é Cristo Cristo morreu Então essa é a segunda motivação do apóstolo Paulo ele parecia louco por pregar a salvação pela graça mas essa loucura era o constrangimento que ele sentia diante do amor de Cristo Cristo morreu por
mim para que eu vivesse o que que eu posso fazer se não anunciar esse amor ao mundo é o que me é o que me move é o que motiva a terceira motivação de Paulo Estado verso 16 a 17 que é a consciência a consciência da do que ele vai chamar aqui de uma nova criação essa passagem aqui eu sei que você tá acostumado a especialmente conversa 17 né assim se alguém está em Cristo é uma nova criaturas coisas antigas já passaram esse que se fizeram novas geralmente essa passagem é usada com respeito a conversão
individual as coisas antigas é o meu passado as novas é o que eu sou depois de crente mas há um significado muito mais amplo aqui do que simplesmente a escatologia individual Aliás a soteriologia individual na doutrina da salvação na minha vida eu quero sugerir que no contexto tem um sentido Mais amplo o que que Paulo tá dizendo aqui a partir do verso 16 16 17 ele disse que Ou seja a luz do que Cristo fez por mim do seu amor que me constrange nós nós aqui é eu não é ele daqui por diante é ninguém
conhecemos segundo a carne e sim antes conhecemos Cristo segundo a carne já agora não conhecemos desse modo E assim se alguém está em Cristo A nova criaturas coisas antigas já passaram e eles que se fizeram novas o que Paulo está dizendo aqui é que antes de conhecer a Cristo ele conhecia segundo a carne e que ele conhecia Cristo segundo a carne diz o verso 16 não é nós daqui por diante é ninguém conhecemos segundo a carne se antes conhecemos a Cristo chega um segundo a carne agora não conhecemos nesse modo o que ela está admitindo
é que ele conhecia Teve uma época na vida de Paulo em que ele conhecia a Cristo segundo a carne conhecesse a segunda carne significa conhecer segundo o pensamento humano segundo a variação humana segundo as regras e normas humanas e Paulo Cristo dessa forma e que forma era essa ele achava que Cristo era um falso profeta ele achava que Cristo era um charlatão e ele achava que deveria perseguir os discípulos de Cristo e acabar com aquela seita então Paulo tinha conhecimento a respeito de Cristo antes de encontrá-lo no caminho de Damasco mas só que o conhecimento
que Paulo tinha de Cristo era segundo a carne carne aqui significa a humanidade sem Deus é o pensamento humano desprovido de iluminação e de conhecimento ele tinha ouvido falar de Cristo a gente não sabe se alguma vez ele viu Cristo não é porque ele foi criado em Tarso e quando que a história de Jesus se Desenrola na Palestina tá-se a capital da silícia fica lá o norte né tá muito longe provavelmente Paulo nunca encontrou Jesus durante vivo né o sol encontrou na no caminho de Damasco naquele Episódio da sua conversão Então mas ele tinha ouvido
falar de Cristo e no julgamento de Paulo Cristão falso profeta e ele estava fazendo um serviço a Deus perseguindo os cristãos eliminando mas agora Paulo disse eu não conheço mais a Cristo dessa forma eu não conheço mais a Cristo dessa forma eu agora olho para Cristo de uma outra maneira e que maneira é essa verso 17 se alguém está em Cristo ou seja se alguém está unido a Cristo pela fé se alguém se converteu se alguém se arrependeu se alguém recebeu Jesus como senhor e salvador ele é nova criatura Não está errado essa tradução no
literal no grego literalmente está dizendo é nova criação nova criação se alguém está em Cristo ele faz parte da nova criação que Deus já começou a fazer nesse mundo e portanto ele é uma nova criatura Então a nossa tradução resolveu e logo para a sequência né mas se tivesse ficado no original é talvez até nos ajudasse Mais se alguém está em Cristo Ele é nova criação ele faz parte dessa nova criação nessa nova criação é o povo de Deus é a nova humanidade que Deus está criando em Cristo Jesus dentro da antiga humanidade que é
a humanidade que defende de Adão dentro da humanidade Deus está tirando um povo foi por esse povo que Cristo morreu se alguém está em Cristo então ele faz parte dessa nova criação e ele portanto olha as coisas de uma nova perspectiva ele não olha mais para o mundo e para Cristo segundo a carne mas segundo a nova criação por isso que Paulo diz as coisas antigas passaram ao que ele se refere aquela maneira antiga dele ver aquela maneira antiga dele entender Jesus de entender o mundo isso tudo passou mas Eis que tudo se fez novo
Paulo ganhou um novo entendimento quando ele conheceu a Cristo no caminho de Damasco ele entendeu que Jesus era o senhor que era o salvador antes não falso profeta mas agora o mestre senhor dele e aqui ele faz essa isso que ele tá dizendo é geral enquanto uma pessoa não está em Cristo ele julga ele vê ele conhece e olha para as coisas de Deus simplesmente da perspectiva humana Paulo já tinha dito alguma coisa sobre isso no capítulo 3 lembra a história do Véu que o judeu li o antigo testamento simplesmente não entendia Não compreendia ele
tá aqui dizendo mais ou menos a mesma coisa sem a conversão sem estar em Cristo o conhecimento que você tem de Deus do mundo de Deus e da pessoa de Cristo é segundo a carne não é verdadeiro não é eficaz mas se alguém está em Cristo ele faz parte da nova criação as coisas antigas passaram a maneira de ver antiga passou Eis que tudo se fez novo e realmente eu a conversão a Cristo pode ser descrita como essa mudança na sua capacidade de ver e de enxergar o mundo a minha maneira de ver o mundo
de ver a mim mesmo e ver as pessoas mudou no dia que eu conhecia Jesus Cristo e é claro que esse conhecimento ele teve um início e ele foi se expandindo né fui começando a colocar as coisas no lugar né o quebra-cabeça foi começando a fazer sentido com o tempo mas é o que acontece com todo o cristão ele não conhece ele não vê segundo a carne mas ele agora vê segundo essa nova criação Paulo está explicando aqui aos Coríntios porque aquele parecia louco porque é que ele fazia o que fazia E por que aquele
pessoa Deus homens ele sabia o temor que se devia Cristo diante do juízo ele era constrangido pelo amor de Cristo que morreu por todos para que esses que vivem não vivam mais para si mesmos mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou Paulo é um desses porque em Cristo morreu por isso agora Paulo vive para Cristo porque Cristo morreu e ressuscitou por ele e terceiro Paulo agora tinha um novo entendimento ele não conhecia Cristo segundo a carne mais como antes tinha conhecido mas ele agora sabia quem era Jesus o filho de Deus o salvador
do mundo porque se alguém está em Cristo é uma nova criatura as coisas velhas passaram tudo se fez novo aí você pode perguntar mas pastor isso então quer dizer que essa passagem não tem nada a ver com a mudança ética e moral de vida tem mas como consequência porque a primeira mudança é a mudança do entendimento uma vez que você está em Cristo seu entendimento vai mudar e uma vez que seu entendimento mudou você agora vai dizer Opa peraí isso aqui que eu tô fazendo agora eu estou percebendo entendendo que isso aqui tá errado então
eu vou largar isso aqui esse relacionamento não tá correto Essa maneira de fazer as coisas está errada então você só é capaz de fazer as mudanças éticas e Morais na sua vida uma vez que a orientação da sua mente foi mudada se você está em Cristo você é uma nova criatura nesse sentido de entendimento como consequência você vai ser nova também uma nova criatura no seu comportamento na sua maneira de viver mas como eu disse esse versículo muitas vezes é usado pelos cristãos apenas Eles leem pensando nisso né só na mudança moral ética Mas ele
tem na verdade isso é uma consequência a primeira mudança é a mudança de entendimento como ele diz aqui no verso 16 né o verso 16 está falando de conhecer a Cristo de um jeito e depois de outro Então é isso que esse o 16 interpreta o 17 ou seja essa nova criatura é alguém que conhece a Cristo de uma nova maneira Pronto foi a primeira parte Paulo tá dando aqui as motivações agora vamos para segunda do verso 18 até o capítulo 6 verso 2 onde o apóstolo Paulo fala do Ministério da Reconciliação ele diz aqui
continuando né nessa no mesmo argumento ele diz que recebeu de Deus aquilo que ele chama de o ministério da Reconciliação tá no verso 18 hora tudo tudo isso que ele acabou de descrever a morte de Cristo a nova criação e tudo tudo provém de Deus como nós dizemos a salvação do começo ao fim ela é obra de Deus com Paulo tá dizendo aqui ora tudo vem de Deus Cristo ter morrido por mim eu ser uma nova criatura eu poderia entender isso ser constrangido pelo amor de Deus a ter o temor de Deus tudo pro vem
de Deus e esse Deus olha só o que que Paulo disse Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo então não foi nem nós que nos reconciliamos com Deus porque pecadores mortos nas suas ofensas e pecados Inimigos de Deus eles não querem reconciliação eles querem é viver do jeito deles mas foi Deus quem nos reconciliou nós somos os ofensores nós é que fomos os agressores nós é que quebramos a comunhão com Deus mas aí o próprio Deus é em Cristo vem nos reconciliar com ele tal é o amor de Deus em Cristo Jesus
por nós tudo vem de Deus até o fato de que eu estou reconciliando agora com Deus isso partiu de Deus se ele tivesse deixado e ficasse esperando assim bom eu vou esperar aqui alguns se arrependa e venha se reconciliar comigo sabe quando eu estaria reconciliado com Deus never nunca nunca Deus é quem veio atrás de mim e me convenceu me persuadiu e me reconciliou com ele tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e agora o ponto que Paulo quer chegar é aqui o final do verso 18 e nos deu
o ministério da Reconciliação de que maneira Deus nos reconcilia com ele ele faz isso através da pregação do evangelho aquilo que Paulo diz né que o pessoal acha que ele é louco Deus nos se reconcilia conosco através da pregação do evangelho como é que funciona isso você ouviu o ensino do Evangelho quer seja através de uma pregação através de uma palestra lendo a bíblia ouvindo um programa de rádio alguém conversando com você você foi ensinado desde criança mas você tomou o conhecimento do evangelho e Deus então através do Evangelho convenceu você pessoa de você iluminou
você e você entendeu E você então voluntariamente humildemente veio a Deus não mais como seu inimigo mas como seu pai como seu senhor e seu Salvador o ministério da Reconciliação portanto é o ministério através do qual ou pelo qual Deus faz esse processo de chamar assim os pecadores e ele faz isso através de pessoas aqui Ministério da Reconciliação na verdade é o trabalho primordial de todos os pastores e pregadores e de todos os cristãos embora Paulo tá falando aqui dele lembra que o foco aqui é o ministério dele que ele chama de ministério da Reconciliação
isso aqui pode ser de todos os crentes todos aqueles que foram reconciliados com Deus eles não certo sentido tem esse Ministério de levar essa reconciliação a outras pessoas Paulo sabe disso ele diz Deus me reconciliou com ele e ele me deu o ministério da Reconciliação ou seja Deus me deu a tarefa de anunciar o evangelho para que através do Evangelho Deus chame pecadores assim os reconciliem perdoe receba como filhos no verso 19 Ele explica esse Ministério da Reconciliação a saber veja o final do verso 18 nos deu o ministério da Reconciliação a saber ou seja
o saber aqui vai explicar o que é esse Ministério da Reconciliação que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo outra vez nós vamos ter problema aqui né parece que eu tô vendo vamos lá que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da Reconciliação Ministério da Reconciliação portanto está baseado Nesse fato que Deus em Cristo na sua morte na cruz e na sua ressurreição Deus estava reconciliando consigo o mundo o mundo aqui nós vamos ver tem que ser Entender no sentido restritivo porque
mais adiante Paulo vai dizer assim reconciliai-vos com Deus se Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo é no sentido absoluto Isso significa que todo mundo vai ser salvo se Deus se mundo aqui significa todo e cada pessoa que existiu existe existirá Então significa que ninguém vai para o inferno porque Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo só que mais adiante O que é que Paulo vai dizer reconciliai-vos E aí limita o alcance do mundo Deus estava consigo reconciliando o mundo o mundo aqui entendido aqueles que se reconciliam com Deus e não toda a
humanidade Independente se eles querem se reconciliar com Deus ou não E vocês vão encontrar teólogos que vão dizer isso que a salvação é universal a ponte já vi teólogo que escreve dizendo que nós vamos encontrar Hitler lá no céu Estaremos com ele lá né divirta-se a humanidade já está toda reconciliada Cristo morreu por todos chama-se universalismo é diferente de aniquilacionismo aniquilacionismo é a doutrina que diz que o castigo de Deus pro pecador é o pecador Deixar de existir ele é aniquilado essa doutrina nega o Sofrimento Eterno tem duas doutrinas que negam o Sofrimento Eterno no
inferno uma é uma aniquilacionismo que diz que ninguém vai sofrer eternamente no inferno que o castigo do ímpio ia ser aniquilado e a outra é universalismo que diz que ninguém vai ser aniquilado mas todos viveram eternamente no céu né o inferno está vazio Cristo esvaziou o inferno quando morreu na cruz e ressuscitou Ninguém está lá e ninguém vai para lá né doutrina maravilhosa essa né doutrina é maravilhosa mas ela não faz jus a justiça de Deus e quem Deus é porque Deus é Igualmente amor igualmente Justo ele é misericórdia Mas também ele é santo então
nós precisamos manter essas doutrinas juntas Por isso que eu digo aqui que não veste 19 nós não podemos tirar uma conclusão universalista que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo não imputando aos homens as suas transgressões imputar significa atribuir levar em conta se Deus não está atribuindo mais aos homens as suas transgressões significa que não tem mais castigo para humanidade toda portanto não tem inferno portanto não tem condenação e essa naturalmente é uma é uma conclusão que Paulo resiste porque Paulo fala constante ele acabou de falar do tribunal de Cristo foi isso aqui no
verso 10 onde vai ter um juízo Como ter um juízo se Cristo já em Cristo Deus já não imputa mais transgressão a ninguém Paulo está se encontrado dizendo não ele não tá se contradizendo a gente só tem que ler em contexto Deus se reconciliou em Cristo e não imputou as transgressões daqueles que se reconciliam com ele os não reconciliados Eles continuam nos seus pecados e Eles continuam nas suas transgressões e eles terão que pagar pela sua culpa e o lugar onde se faz isso de acordo com a Bíblia é no inferno eterno verso 19 então
final Paulo diz Deus nos confiou a palavra da Reconciliação ele tá explicando o que é o ministério dele o ministério dele é o ministério da Reconciliação que consiste em anunciar Reconciliação com Deus em Cristo Jesus verso 20 de sorte que nós somos embaixadores em nome de Cristo como se Deus exortasse por nosso intermédio é isso que eu sou diz o apóstolo Paulo eu sou um Embaixador de Deus como se Cristo estivesse exortando apelando a vocês através de mim eu não sou um falso profeta eu sou movido pelo temor de Deus constrangido pelo amor de Cristo
eu vejo agora como eu nunca tinha visto antes porque eu sou uma nova criatura fui reconciliado por Deus e recebi dele essa missão de anunciar o evangelho a vocês Coríntios e trazê-los de volta reconciliar vocês com Deus porque assim que Deus faz e agora vem o apelo né que fica aí ficou imprensado aí na no final do verso 20 do verso metade do verso 20 até Capítulo 6 verso 2 Paulo Então faz uma pelo vigoroso aos Coríntios ele diz em nome de Cristo pois rogamos que vos reconcilieis com Deus é isso Ministério dele em nome
de Cristo como Embaixador representante oficial de Cristo chamar os homens para que se reconciliem com Deus porque só assim a reconciliação de Deus será eficaz só assim eles serão Livres da culpa do pecado de outra forma eles serão condenados e perdidos por isso por que que Paulo estaria dizendo isso para uma igreja né porque ele tá falando para crentes não é ele fazendo eu rogo para vocês que vocês reconciliem com Deus é porque havia o risco dele Seguir o ensino dos falsos profetas havia o risco dele Seguir um falso Evangelho reconciliar-se com Deus aqui incluiria
se arrepender dessa doutrina que eles estavam vindo e permitindo e ficar firmes naquela verdade no evangelho que eles Ouviram do apóstolo Paulo para que a reconciliação acontecesse verso 21 aqui tá a base da mensagem de Paulo verdadeiro evangelho pelo qual eles deveriam se reconciliar com Deus aquele que não conheceu o pecado que foi Cristo Deus o fez pecado por nós para que nós fossemos feitos justiça de Deus se só esse versículo se a Bíblia desaparecesse do mundo e sobrasse só esse versículo ele já era suficiente para a gente entender o evangelho Essa é uma das
passagens bíblicas assim tipo João 3:16 basta aquilo pode queimar o resto da Bíblia se você tiver João 3 16 e segunda aos Coríntios 5:21 você tem um evangelho todo aqui com muita clareza de forma sintética Paulo explica como é que Deus pode se reconciliar conosco como é que pecadores são salvos O que é o evangelho da Graça em que consistiu o amor de Cristo aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós isso significa que Deus tomou seu filho Jesus Cristo que não conheceu o pecado puro inocente imaculado e o fez pecado
por nós lançou sobre ele o nosso pecado e por isso levou a cruz e na cruz o castigou em nosso lugar aqui a doutrina da substituição com muita clareza Cristo estava tomando o nosso lugar aquele que não tem pecado levou sobre si o nosso pecado na cruz foi Deus quem fez isso para que em troca final do verso 21 em Cristo nós fossemos feitos justiça de Deus ele tomou o nosso lugar para que nós pudéssemos tomar o lugar dele Deus agora nos trata como os justos não por causa da nossa Justiça mas por causa da
Justiça de Cristo na cruz houve uma troca ele tomou meu lugar e eu fiquei no lugar dele Deus me olha e ele me vê em Cristo e Portanto ele não me atribui mais iniquidade não me atribui mais culpa Esse é o verdadeiro evangelho Essa é a base da Reconciliação é isso que Paulo estava ensinando é isso que os Coríntios tinham que entender eles não podiam adicionar a isso coisa nenhuma como aqueles falsos Mestres estavam dizendo aí ele continua pelo Capítulo 6 verso 1 nós na qualidade cooperadores com Deus também vos exortamos aqui não recebais em
vão a graça de Deus é por isso que eu disse que ele tá falando para crentes Ele tá dizendo assim não recebam a graça de Deus em vão qual era a graça de Deus que os Coríntios tinham recebido o evangelho o evangelho que fala que Deus perdoa gratuitamente o que seria receber em vão teria seria ter um início né olha o evangelho Deus me Perdoa gratuitamente Sim eu quero tal aí de repente chega o falso profeta não mas você tem que guardar as obras da Lei você tem que ser circuncidar e você então né Deixa
a graça e começa a seguir uma religião de obras então aquilo que foi ensinado foi em vão não receba a graça de Deus em vão o evangelho que você ouviu o evangelho da Graça de que Cristo morreu por nós e nele Deus nos fez sua justiça não receba em vão porque ele diz é que Paulo faz uma citação de Isaías eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorrer no dia da salvação eis agora o tempo sobre modo oportuno eis agora o dia da salvação o dia da salvação não é aquele dia que você
levantou a mão aceitando Jesus o dia da salvação é esse período entre a primeira vinda de Cristo e a segunda em que o evangelho da Graça está sendo anunciado Deus está dando oportunidade Deus está chamando reconciliense comigo através de Cristo então não receba Graça de Deus em vão e eis agora o tempo oportuno ex agora o dia da salvação que vai terminar na vinda de Cristo por enquanto esse Deus gracioso através do Evangelho reconcilia pecadores assim mas vai chegar o dia em que isso vai terminar o dia do juízo em que Deus vai trazer diante
dele a Humanidade para ser julgada e Naquele dia não tem mais oportunidade o tempo é hoje é agora reconciliar-vos já com Deus esse é o ensino de Paulo aqui então estamos prontos para fechar aqui né resumindo O que é que nós vimos aqui vimos Paula apresentando mais uma defesa do seu ministério ele é o embaixador de Cristo são termos que ele usa ele é Embaixador de Cristo Ele é cooperador de Deus ele recebeu um ministério da Reconciliação que consiste em Deus reconciliar pecadores com ele com base no que Cristo fez na cruz e o que
leva Paulo a fazer isso a pregar esse Evangelho da Reconciliação é o temor que se deve ao senhor é o amor de Cristo que o constrange e o fato de que ele é uma nova criação ele tem uma nova compreensão de Cristo agora diferente daquele dia quando era um judeu perseguido quanta riqueza aqui nessa passagem né não tá nem para a gente começar a gente só passa na superfície né do que tá aqui mas eu espero que hoje à noite o estudo de hoje à noite tenha sido útil para você para você compreender mais o
evangelho compreender melhor a nossa missão o perigo da heresias e das falsas doutrinas o perigo de um falso evangélico se assim fosse apenas uma questão de interpretação e tudo você acha que Paulo ia fazer essa confusão toda arrumar essa encrenca toda aqui se ele achasse que né você pode pensar um pouquinho diferente a respeito do caminho da salvação e a respeito do que Cristo fez na cruz você acha que Paulo estaria fazendo tudo isso aqui não não ele tá fazendo isso porque é importante que você entenda que você veja com clareza o evangelho o que
quem é Jesus o que ele fez na cruz você perceba o amor de Deus e não somente isso que você seja constrangido pelo amor de Cristo que você se sinta assim eu não posso ficar eu não posso ficar né só esquentando o banco de igreja ou desigrejado né Cristo morreu por mim um amor dele me constrange eu poderia estar com justiça caminho do inferno agora mas Deus me amou morreu por mim na pessoa de Cristo e isso me constrange eu tenho que fazer alguma coisa eu tenho que servir a Deus eu tenho que falar disso
para outras pessoas amar as pessoas agir como Cristão e defender o nome de Cristo aonde dele ele me deu oportunidade eu espero que hoje à noite pelo menos isso tenha ficado no seu coração Amém vamos orar o Deus que evangelho rico maravilhoso profundo o Senhor nos deu em Cristo Jesus te damos graças pelo entendimento que o Senhor deu ao Apóstolo Paulo como talvez a nenhum outro na história da igreja e te agradecemos porque ele escreveu essas coisas registrou que tem servido de inspiração e direção para milhões de pessoas através da história e chegou até nós
pedimos que o Senhor nos inspire com o temor que se deve a Jesus Pedimos que sejamos constrangidos pelo amor dele por nós que o Senhor nos ajude a vê-lo como nova criação que somos e que nós sejamos embaixadores levando a palavra da Reconciliação aos pecadores e que nós não recebamos em vão a tua graça e que não desperdiçamos o dia da salvação a pessoa tem o povo aqui presente aqueles que nos ouvem também em nome de Jesus amém
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