[Música] [Música] Eu saúdo todos vocês que nos assistem com a paz do Senhor Jesus. Nós somos a Igreja Cristaranta. Estamos dando início agora ao nosso conteúdo semanal, programa Vai ao ar pela TV Aberta, também pela TV Manaim.
Aliás, eu quero fazer um convite para você. Na tela tá aparecendo o QR Code. Se você apontar a câmera do seu celular para ele, você vai ser redirecionado para o canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Vai lá, navega pelos diversos conteúdos que estão contidos lá, estão na no nosso canal. Você vai ver quanta coisa boa tem para você e pra sua família. Não deixe de entrar no nosso canal, aproveita, curta, comente, compartilhe.
Se inscreva no canal. Certamente você viverá uma experiência nova e maravilhosa. Seja bem-vindo ao conteúdo de hoje.
Nós temos falado ao longo desse tempo em que esse programa está no ar sobre o projeto profético de Deus que está contido nas sete cartas do apocalipse. As igrejas eh cartas escritas pelo apóstolo João, as sete igrejas da Ásia que estão lá. Livro de Apocalipse, capítulos 2 e 3.
Hoje a gente vai ampliar um pouquinho. Você vai entender que o que eu tô falando, porque você vai ver que dentro do livro de Apocalipse nós vamos abordar alguns aspectos. Se você tiver uma Bíblia, a sugestão é que você pegue a sua Bíblia para acompanhar junto conosco.
Vamos ver agora os pastores que estamos aqui no estúdio hoje para o programa. Eu começo cumprimentando o pastor Gedel Tigueiros, que é o presidente da igreja de Tamaranata. A paz do Senhor.
Paz do Senhor a todos. Pastor Gilson Souza. Paz do Senhor Jesus.
A paz do Senhor, pastor Josias. A paz do Senhor Jesus. Pastor Júlio Fogueiras.
Paz do Senhor a todos. Pastor Douglas Espangero. Paz do Senhor.
Paz do Senhor. Pastor Sérgio Souza. Paz do Senhor.
Pastor Red Senã. Paz do Senhor Jesus. Muito bem.
Vamos lá. Eh, como nós falamos aqui, você eh você pode acompanhar pela Bíblia aquilo que nós vamos tratar. Na semana passada nós fizemos uma revisão ah das primeiras cartas, né?
E hoje ficamos de falar um pouquinho sobre Sardes. A gente vai chegar lá, mas você vai ter uma percepção hoje do momento profético que nós estamos vivendo. Portanto, continue conosco.
E eu começo passando a palavra ao pastor Jadeu Tigueiros para fazer essa contextualização. Bem, inicialmente nós temos que nos situar dentro do livro de Apocalipse. O livro de Apocalipse não é um livro comum, não é um livro bíblico, lido, estudado e comentado com muita facilidade.
Normalmente as pessoas que tentam entrar no livro o fazem de boa mente. E alguns querem descobrir ali certos mistérios, porque no livro entram figuras e diferentes, estranhas até inopinadamente, mudanças na na forma como a está feita a descrição do do profeta que na verdade que era João, não é, que era o o autor, o escritor do livro, ele não consegue, observe, ele não consegue manter uma sequência da das revelações que vem. Por quê?
Porque João está no tempo histórico. Então é o tempo dele, é o tempo do homem, onde onde a sequência dos fatos é que facilitam o entendimento. O que fica no livro do Apocalipse é exatamente o contrário, a revelação.
E ela vem como se tivesse assim embolada. Ela ela não ela não vem com clareza, não é uma sequência lógica. Não é uma sequência assim racional.
Então você tem que ver dentro de primeira coisa, o livro é essencialmente profético. Você abre o livro, o evangelho de João, você entende o que que ele falou a respeito de Jesus, Lucas, Mateus, tal, tal, no Velho Testamento, uma história, tal, mas o livro de Apocalipse não, ele ele é um tem um segredo. E porque ele resume, ele é o resumo dos mistérios de Deus que tem que ser revelados num tempo, não é no tempo do homem.
que quando você estuda e vê os os grandes preocupantes, eh, vamos dizer, aqueles que se preocuparam com o o a Bíblia, com o livro, você vê que há um esforço enorme para alcançar o que está lá dentro, porque eles vem as coisas de forma superficial. E se esquecem de dois aspectos que são fundamentais. Primeiro é o profético.
E esse profético, ele está num tempo, ele não foi dado esse esse esse esse aspecto profético que tinha que ser revelado. Ele não é dado no tempo que o homem imaginou. Esse esse tempo é chamado breve, que também está no livro.
Então podemos até fazer uma exposição rápida aqui sobre o breve, colocando aí os textos. Vamos lá. É no Apocalipse 1.
Você vai encontrar revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer. e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo. Então, primeira coisa estava o que estava escrito no livro e depois isso que foi escrito no livro, nós passamos para João, que notificou por escrito agora paraas igrejas dessa forma.
Então, esse esse tempo aí é que é chamado breve, ele ele está no projeto de de de Jesus. E você vai procurar na tradução lá o breve, a palavra breve, ela está ligado a ao ministério terreno de Jesus. E nisso você vai ver ele comandando as igrejas, as sete igrejas, que a primeira coisa está no livro é descrever a história da igreja desde o seu primeiro dia de existência até o seu último dia.
Então, onde ele começa é o o onde você tem o derramamento do espírito, pentecostes, pentecostes para a igreja se estabelecer no mundo. E depois um segundo derramamento do espírito, que é o momento que estamos vivendo, preparando a igreja para o seu arrebatamento. Então, a igreja pronta para ir embora.
Então, ela está dividida profeticamente nesse tempo que está descrito no livro de Apocalipse. Então, tudo o que o tempo no livro de Apocalipse é profético, a sequência é profética. Você não vai conseguir pegar o trombeta aqui, tocou, tocou a segunda, tocou a terceira, tudo certo.
Tocou a sétima, né? Não, a sétima não tocou. Por quê?
Porque a sétima não diz respeito mais à igreja. Então, a preocupação até a quarta, porque diz respeito à igreja. passou disso, ó, não é com relação, mas a igreja já são juízos que virão.
Então, na sexta é sobre o juízo sobre o mundo, sobre na sexta, na quinta é o juízo sobre o mundo. Na sexta é juízo sobre Israel. E na sétima é um juizo comum, é um definitivo.
Então são sete toques, sete trombetas, só que essas três últimas trombetas, elas não fazem parte do aspecto profético desligado, diz respeito à igreja no seu tempo de vida aqui. Então ela não vai ter que se preocupar com isso. cumpre a sua missão e aquilo que diz Paulo ao toque da última trombeta para a igreja.
Então, muitos não entendem. Então, pens que a última trombeta é a sétima e não é a última trombeta pra igreja é a quarta trombeta. Porque na quarta trombeta do apocalipse o sol se escurecerá, a luz não dará o seu brilho.
A mesma descrição que o Senhor Jesus deu a respeito do arrebatamento da igreja. O só se escurecerá a lutar seu obirão. Então vireis o sinal do filho do homem vindo nas com poder grande glória.
Então aí está definida a parte profética que está inserida aqui na igreja. Então, o breve traz tudo isso. Então, quando você abre o livro de Apocalipse, as duas coisas que são importantes é o tempo que ele está se referindo e aquilo que estava escondido, que é o culto, que são os mistérios.
Agora eu vou passar aqui para sua orientação. Tem várias sobre o tempo próximo, sobre as coisas que brevemente deve acontecer. O capítulo 1, 3, também no 22.
estão diversas outras colocações que os outros companheiros farão, mas a verdade é de que esse tempo que nós estamos vivendo é o tempo que nós estamos eh presenciando tudo aquilo que foiado para esse momento, de um modo diferente do que aconteceu no período da igreja no tempo do Pentecostes, a igreja apostólica, Os sete espíritos do Senhor operaram até vemos a operação dele todos os tempos, até a igreja de Sardes e depois continua. Mas a partir de Sardes, a operação do Espírito Santo, ela é outra, ela tem outro significado. Porque na próxima carta é a revelação de Jesus.
Jesus quer se revelar porque ele já sai dentro do tesouro escondido, que era a pérola tava no tesouro escondido, que é a parábola. Então ele já sai de lá, ele já vai entrar agora no no final como a revelação. O que nós estamos vendo hoje aqui?
Então, para mim, Sardes, Sardes é a revelação, é o início de um processo onde o Senhor Jesus quer se revelar com toda a sua perfeição. Quando diz sete, não é a perfeição do homem, é do Espírito Santo. Onde todos os atos do Espírito Santo que estão descritos lá em Isaías, todos os atos eles eram visíveis e sensíveis para a igreja fiel.
Haverá uma igreja que não estará preocupada com isso, longe disso. Por quê? Ela não tem revelação, ela não tem o espírito de profecia, ela negou a profecia, então ela não vai entrar nisso.
Ela vai conseguir falar alguma coisa sobre fazer medo nas pessoas. Isso vai ter muita gente. Vai, vai, você tem que aceitar Jesus porque a besta vai te pegar.
Então essas coisas que não tem nada a ver, entendeu? com o espírito de profecia, que é aquele que quer livrar a igreja desse momento. Dando agora a palavra, passando a palavra adiante, nós temos que entender que daqui para a frente momento que estamos vivendo é o momento de sardes.
temos falado, paramos, estamos voltando, fazendo uma revisão, porque foi um pedido de várias pessoas que começaram a a a nos assistir. E como o livro de Apocalipse é tem uma sequência profética que não é fácil de entender, então nós estamos voltando ao ao início do livro, reforçando e dizendo que não há nenhum interesse de nossa parte trazer novidades, trazer coisas apavorantes, sensacionais, nada disso. O que nós queremos trazer é a operação do Espírito Santo nessa era, nessa hora, na vida da igreja.
Portanto, é a nossa palavra inicial e o restante será complementado pelos demais companheiros. Amém. Eh, muito bem.
Olha só, quando você assiste esse conteúdo, você vem acompanhando, não é, toda a sequência das sete cartas até Sardes, que é a carta que nós estamos, e vem eh verificando o tempo de cada carta em que se cumpriu, né, histórica e profeticamente cada uma das cartas. Então, a gente sempre traz um elemento que é o elemento histórico para poder eh também você ter uma contextualização eh de em que momento que isso aconteceu. E sempre pastor Edsonan é quem nos traz essa contextualização histórica.
Bom, como nós estamos falando ainda sardes, né, e cremos que ainda vamos falar bastante desse período profético de Sardes, né, o homem que encontrou o tesouro oculto no campo, que é a parábola que está nesse período de Sardes, eh foi Lutero. Então, eu vou falar um pouquinho mais hoje sobre Lutero, né? Nós vimos a algumas coisas sobre ele, né, que ele era um homem que conseguiu ver.
Aqui foi falado dos breves, né, e tem um um escritor, né, que fez a primeira uma das primeiras biografias de Lutero. Ele é Jorhan Mateuses. E ele diz que Lutero, ele profetizou, ele considera Lutero como um Elias, um profeta.
E uma das coisas que que Lutero diz como profecia, ele diz assim: "O fim está próximo, está breve". Ele também conta que Lutero ele tinha algumas revelações eh no sentido de que para ser livre de algumas emboscadas, né, que eram preparadas para ele. Por isso nós vemos que Lutero ele viveu até 1546 e ele morreu com 62 anos, não foi martirizado.
Eu vejo que ele foi livre em vários momentos aquele período que na dieta de Warns aliem 1521 houve ali o eh em seguida houve uma uma escomulação a ele e que iam matar ele. Ele se escondeu lá no lá no castelo. Então nós vemos que ele tinha revelações e também é dois amigos dele, né, lá o Felipe Melctton, ele foi o que ensinou o grego para ele.
Ele conta na na sua história ali em alguns dos seus escritos, ele diz que ele estava num leito de morte e que Lutero foi lá e e ora por ele e Lutero e Lutero diz assim: "Tende bom ânimo, Felipe, tu não morrerás". E E o Felipe Melton, ele relata que que imediatamente ele ficou ficou bom. E e tinha um outro amigo de de Lutero, Frederique Micônios.
Ele ele também estava com uma enfermidade e o Lutero orou por ele. Ordeno que tu vivas e não morra. E esse Frederique, ele ele fala que ele se sentiu como Lázaro, como quando o Senhor Jesus disse, eh, Lázaro, sai, sai para fora, porque ele diz que imediatamente foi curado.
Então nós vemos assim que Lutero ele, por isso ele é considerado o homem que encontrou o tesouro oculto eh no campo, porque ele ele viu uma das profecias dele também, ele diz o seguinte: "Eh, as portas do paraíso foram abertas para todos pela fé". Ele ele profetizou isso. A gente diz assim: "Ah, não, mas isso é fácil.
" Mas num período ali onde havia as perseguições, ninguém conseguia ver, né, o caminho, a não ser aquilo que estava sendo ensinado naquele período pela Igreja Romana. Ele ele profetiza, ele diz assim: "Agora as portas do paraíso foram abertas para todos pela fé". Fazendo uma um adendo aqui, o hino que ele compôs, não é?
Ele compôs vários, mas o castelo forte, quer dizer, então a operação do Espírito Santo era operação de fortaleza, do espírito de fortaleza. Então ele vai pro castelo, né, lá e ele compõe o hino e diz assim: Castelo forte não é isso que eu estou aqui. Castelo forte é o nosso Deus, não é excelente.
E outras várias vezes ele profetiza que a palavra ficará, nós temos a certeza, não é? Então a palavra, então ele profetiza a respeito da do momento que ele está vivendo sem saber que o espírito de fortaleza que estava operando ali e ele dentro do castelo. Minha fortaleza não sai no castelo, não é?
Castelo forte é o nosso Deus. Glória a Deus. Glória a Deus.
E nesse castelo forte, pastor Gilson, é que os restantes que estavam para morrer tem se preservado, né? Tem sido preservados, né? nessa essa bênção maravilhosa, Sardes.
Essa palavra Sardes interessante dentro do contexto profético que foi colocado inicialmente pelo pastor Jeduti e depois muito bem situado no aspecto histórico pelas palavras do pastor Edson, o que nós vemos exatamente em Sardes é a começar pelo significado da palavra, significa restantes, ou seja, remanescentes. estão mostrando que ali naquele período de de de de Sardes, iniciou-se sim um aspecto tanto histórico quanto profético. Agora, o profético ali aponta para um momento que nós estamos vivendo até os dias de hoje, porque o profético é o tempo de Deus, ou seja, não é não é o tempo do homem.
Ali aconteceu algo realmente na história. Tem data, tem local, tem nome de pessoas. Isso é o lado histórico.
Mas no profético nós vemos exatamente aquela operação ali dos sete espíritos de Deus. Podemos ver na a nosso quadro ilustrativo, né? Tem ali o número sete.
Por quê? Porque foi o momento de que a palavra do Senhor, ela foi o o de o marco divisor daquele momento ali. Por isso, exatamente, o Senhor Jesus quando manda João escrever para essa igreja, ele vai dizer para ela assim: "Lembra-te do que tens recebido e ouvido.
É o capítulo 3, verso 3, e guarda-o e arrepende-te. E se não vigiares, virei sobre ti como ladrão e não saberás a que hora sobre tirei. " Mostrando o quê?
que a vigilância é a nossa condição de remanescente. O remanescente é aquele que está em constante vigilância e inclusive discernindo os tempos. E há um uma recomendação que o Senhor Jesus fez aos seus discípulos, foi contra a necessidade deles discernirem os tempos proféticos.
E nós hoje quando falamos em tempo do breve, nós estamos falando de um tempo profético em no qual nós nos situamos dentro da profecia para sabermos em que ponto nós estamos, em que lugar nós estamos e o quanto breve nós estamos da volta do Senhor Jesus. Amém. Vamos fazer uma coisa.
Pastor Juti fez uma uma menção ao breve. Nós apresentamos ali aquelas sete eh aquele sete breves, sete sete vezes que a expressão ela aparece no livro de Apocalipse. E vamos pedir aos demais pastores que façam uma abordagem acerca desses momentos e daquilo que é a aplicação profética.
Pastor Júlio, vou falar dos dois primeiros que está no livro de Apocalipse, capítulo 1, verso 1 e também no verso três. As duas primeiras colocações são as seguintes, que o pastor Gideut inclusive já leu esse texto: "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo. " E no verso três, bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo.
Como o próprio pastor Gedeut mencionou, o livro de Apocalipse ele é essencialmente profético. E a quem é destinado o livro? Aos servos de Deus.
Então, que o Senhor destinou aos seus servos e notificou a João seu servo. Ou seja, só entra no livro de Apocalipse, que é essencialmente profético, aquele que tem o espírito de profecia, a igreja fiel. O livro de Apocalipse, ele não ele não veio a nós para trazer terror às pessoas, medo, desespero, mas para preparar a igreja fiel para o arrebatamento para a eternidade.
Muito bom. para o grande, terrível dia do Senhor, né, pastor Douglas? Ah, o texto que nos foi designado é um texto que interessante porque ele tem uma repetição, é o versículo 6 e 7 do capítulo 22, ou seja, são as orientações que o Senhor deu lá no início de Apocalipse.
E agora o Senhor vem e repete. Ele diz assim: "E disse-me: "Estas palavras são fiéis e verdadeiras. E o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que breve hão de acontecer.
Como o pastor Gilson até mencionou, o tempo do breve está ligado diretamente à vigilância. O servo de Deus, ele precisa estar atento aquilo que acontece ao seu redor, né? O tempo do breve são esses marcadores proféticos, são esses sinais que nos rodeiam e que nos deixam preparados para ouvir a voz do Espírito.
É o servo de Deus é aquele que ouve e obedece a voz do Espírito Santo. E o versículo 7. Eis que presto bene.
Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Mais uma vez reforçando que o importante para guardar nesta hora não é a letra, não é a filosofia, não são as convicções humanas, mas são as palavras da profecia. É o testemunho de Jesus Cristo no meio da igreja.
Um detalhe é que Vilson lembrou, eh, em determinada ocasião nós trouxemos uma informação a respeito do breve e ele ti, o breve está ligado ao Messias. Amém. Entendeu?
Porque isso isso está no original lá na na palavra original no apocalipse está ligado ao Messias. É Jesus. Entende?
Então o breve está ligado a o momento profético da vinda do Senhor Jesus do Messias. Glória a Deus. Pastor Sérgio Souza.
e dentro daquilo que tudo que foi dito e essa observação final que o pastor Ged fez, fazendo referência ao pastor Gilson, é tudo o que está sendo trazido, essa informação, porque nós estamos trazendo isso tudo não é para mostrar conhecimento, mas é para alertar e que todos estejam devidamente informados de que há um Senhor que é o Salvador. Existe uma salvação e só um salvador, só um mediador entre Deus e os homens. Então, tudo aquilo que nós estamos apresentando, porque eh pode ser que alguém não tenha compreensão completa, tem alguma dificuldade de entender, mas tudo se resume a uma coisa: Jesus, Jesus é o Salvador.
Ele quer salvar sua vida, sua família, quer lhe abençoar. Tanto que no fechamento do livro, verso 20 de Apocalipse 22 diz assim: "Aquele que testifica estas coisas, o Senhor Jesus, aí prossegue, diz: "Certamente cedo venho, ou seja, é uma promessa, tudo pode passar. A palavra não vai passar, a promessa fica.
Então, certamente cedo vem. Aí transfere agora a palavra para a igreja fiel. que quando nós voltamos em Apocalipse 22:17, é um coro com Espírito Santo que diz assim: "Amém, ora, vem, Senhor Jesus".
Em 17 fala: "O Espírito, o Espírito Santo e a esposa dizem: "Vem e quem tem sede venha. Quem quiser beba de graça da água da vida". Então, a igreja fiel ela sabe que ela está pronta, não é?
Vai se aprontar. A igreja já está preparada. Ela anseia a volta do Senhor Jesus.
Ninguém quer morrer, mas a igreja quer que o Senhor volte. E essa conclusão profética, ela ocorrerá com o arrebatamento da igreja, com a vinda do Senhor Jesus. Por isso que nós proclamamos amém.
Ora vem, Senhor Jesus. Glória a Jesus. Bom, esse programa é assim, ele é uma conversa, é uma reunião onde você participa, né, você eh acompanha, você através da Bíblia você pode conferir cada detalhe, cada revelação desse tesouro que estava escondido no campo, mas que foi descoberto.
E nós estamos desfrutando das riquezas maravilhosas desse tesouro até hoje, né, desses restantes que foram resgatados e que podem hoje estar testemunhando e pregando também para você que tá assistindo. Bom, eu me despeço dos companheiros com a paz do Senhor Jesus. Se Deus quiser, semana que vem a gente tá de volta com mais uma edição desse programa.
Você é nosso convidado para assistir. E deixa eu falar uma coisa para você. Não assistiu o programa anterior e os anteriores, entra lá, canal da igreja que está Maranata do YouTube, tá aparecendo de novo o QRcode aqui na tela, né?
Você pode apontar a câmera do seu celular, vai ser redirecionado para lá e vai poder assistir a os aos conteúdos anteriores. São interessantíssimos. quer visitar uma igreja que está Maranata, agora tá aparecendo um outro QRcode.
Você pode, ao apontar a câmera do seu celular para ele, você vai ser, o seu aparelho vai ser redirecionado para o nosso sistema e você vai descobrir onde fica a igreja que está Maranata mais perto da sua casa. Isso é uma bção, tá? Você é nosso convidado a estar presente.
Muito bem, nos despedimos de todos aquele que nos aqueles que nos assistem. Se Deus quiser, semana que vem a gente tá de volta. A todos.
A paz do Senhor Jesus. [Música] a [Música] palavra sabemos com certeza. E nada nos assustará.
Cristo poder sabeis quem é Jesus o que venceu da luz. Senhor dos altos céus e [Música] sendo a batalha.