LOUCAS OU PRUDENTES? | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA

96.34k views3289 WordsCopy TextShare
Pr.Rodrigo Sant'Anna
Você ama a palavra do Senhor? Está procurando ouvir a palavra de Deus? Sejam bem vindos ao meu Cana...
Video Transcript:
O evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Mateus. O capítulo é o de número 25. O verso é o de um até o treze.
Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. É, mas à meia-noite, ouviu-se um clamor: "Aí vem o esposo! " Isso aí é um encontro.
Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas, e as loucas disseram às prudentes: "Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. " É, porque as nossas lâmpadas se apagam. É, mas as prudentes responderam, dizendo: "Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide antes aos que vendem e comprai para vós.
" Tendo elas ido comprar, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Bom, e depois chegaram também as outras virgens, dizendo: "Senhor, abre-nos a porta. " E ele, respondendo, disse: "Em verdade, em verdade vos digo que não conheço.
" Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia e nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Eu li o capítulo 25 de Mateus. O verso é o de 1 até o verso de número 13, onde fala sobre Jesus que vai proferir a palavra, a Parábola das Dez Virgens.
E esta parábola, que precisamente vai anunciar a volta de Jesus, notifica como Cristo vai aparecer para buscar a Igreja. Então, é um texto que traz o teor de arrebatamento. É um texto que traz o temor da volta de Cristo e a maneira como eu devo estar preparado para essa volta.
Existem algumas aplicações aqui, algumas reflexões que você pode tirar dessa parábola que Jesus está trazendo para nós. Primeiro, quando ele diz que o reino dos céus é semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo, você precisa entender que a noiva é a Igreja. Dentro dessa parábola, nós estamos ligados nessa linguagem; a noiva é a Igreja e o esposo é Cristo, é o Senhor.
É ele que vai voltar para buscar sua noiva. Então, a linguagem de noiva aqui se refere à Igreja; se refere a nós. Ok?
Não tem homem, mulher, sexo; não é o sexo, é a Igreja. A Igreja somos nós que fazemos parte do Corpo de Cristo. Ele vai vir para buscar sua noiva, que é a Igreja.
Por quê? Porque a volta dele é celebrada com o casamento; é celebrada como uma cerimônia de casamento. A maneira como ele vai vir se trata dessa celebração.
Você vê que depois que Jesus voltar, que nós estivermos com ele, nós estaremos lá no céu, nas bodas, regozijando tudo isso com a simbologia de um casamento, principalmente que era a cultura de Jesus nessa época, que era um casamento judaico. Então, essa expressividade vai estar muito ligada ao arrebatamento, e se você não entendeu um pouquinho de noivo, noiva, cultura judaica, casamento judaico, você não entenderá um pouquinho essa diferença que Jesus está querendo trazer. Então, a noiva é a Igreja, o noivo é o próprio Cristo.
Eu sei que isso é fácil; todo mundo já entendeu, mas tem muita gente que não tem conhecimento disso, e é bom passar essa informação para você entender essa parábola. E aí ele diz que haviam dez virgens, cinco delas eram prudentes e cinco eram loucas. Por que a Bíblia diz que o próprio Jesus está dizendo que cinco eram prudentes e cinco loucas?
Ele distingue da seguinte forma: as cinco prudentes eram aquelas que carregavam azeite reserva na vasilha. Elas tinham o azeite na reserva para estar colocando sobre a sua lâmpada, para que a lâmpada não se apagasse; por quê? Porque o que fazia a lâmpada ficar acesa era o azeite.
Se acabasse o azeite, a lâmpada apagava. E qual a importância disso na história? Porque o noivo estava vindo buscar a noiva, e se apagasse a lâmpada, o noivo não reconheceria a noiva.
A lâmpada era necessária para ele olhar para o rosto da noiva. Ok? Tendo em vista que nessa época não tinha luz, tudo era à base de lamparina, lâmpada movida por azeite.
Então, havia essa necessidade para enxergar o rosto, e a lâmpada fazia isso. Ela, claro, e agora pode ter certeza que ela era a noiva. Ok?
Então, a Bíblia diz que as dez eram virgens, cinco prudentes porque tinham azeite na reserva. Se a lâmpada apagar, eu acendo a lâmpada para ele ver. O que eu tenho na reserva, e as outras cinco eram loucas.
O que a Bíblia me chama de loucas? Porque elas aguardavam aquilo que ela chamava no momento. Elas não tinham azeite reserva, e o problema de não ter a gente reserva é que, quando a lâmpada se apagasse, elas não conseguiam mais acender.
E foi justamente isso que aconteceu. Aí, a gente. .
. mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, ou seja, o esposo não chegou na hora que elas esperavam.
Você vê que no casamento brasileiro, ao contrário, no casamento brasileiro é o homem que vai lá para a frente e espera a noiva chegar, e já na cultura judaica, pelo menos nesse período, era feita dessa forma, construída dessa forma. Nesse período aqui, ele ficava esperando pela noiva, e era o esposo que ia se encontrar com a esposa. É interessante essa linguagem, né?
E, tardando, o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Demorou o esposo chegar; todas elas dormiram. Perceba: todas elas dormindo não foi só uma; foi todas.
Estão todas elas do meu: quem tem azeite e quem não tem azeite. Aí você vai ver que vai chegar uma hora que o esposo vai chegar à meia-noite. Alguém vai deitar, lá vem o noivo, e elas se levantam.
Acho que tinham prudentes, pegaram a gente, colocaram para lamparina acesa. E aí, louca, e tu não tinha um azeite para acender a lâmpada? Aí foi mal, perigoso, porque elas quiseram pegar um pouco do azeite daquelas que tinham reserva e não conseguiram trazer para si.
E tiveram que sair para comprar. Aí, nesse processo de sair para comprar o azeite, para tentar manter a lamparina acesa, o noivo chegou, levou as prudentes com ele, e as outras não conseguiram entrar para se encontrar com ele. Elas bateram na porta depois que foram comprar o azeite, voltaram e pediram: “Deixe-me entrar!
Deixe-me entrar! ” E o noivo disse para ela, né? No caso, aqui o esposo disse para elas: “Tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
” Depois chegaram também as outras, clamando: “Senhor, Senhor, abre a porta! ” E ele respondendo disse: “Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.
” Ou seja, ficaram para depois; não entraram e nem conseguiram entrar e participar da festa com o noivo do casamento. Porque não tiveram a reserva. Então, existem coisas aqui muito interessantes dentro do texto que abençoou muito a nossa vida.
Observe que o texto está dizendo para nós que todas elas dormiram. Não foram só as prudentes que dormiram; as loucas também dormiram. Todas dormiram; está no texto.
Tanto as prudentes quanto as loucas dormiram, as dez virgens do mesmo modo. E isso deixa claro para nós, aqui no texto, que o problema não é dormir; dormir faz parte do processo de quem está cansado. E, para algum momento, se desgasta tanto que dorme.
O problema no texto não é enfatizar que o fato delas dormirem, porque quando alguém gritou, “aí vem o noivo”, elas acordaram. O problema do texto foi elas dormirem e as loucas não guardarem consigo o azeite na reserva. Todas dormem, só que cinco colocaram a gente na reserva e cinco não guardaram azeite na reserva.
Aí você percebe que, no texto, o problema não é dormir, porque todos dormiram. O problema é dormir, mas não ter azeite na reserva. Porque, às vezes, no meio da caminhada, a gente dorme.
Às vezes, no meio da caminhada, a gente se enfraquece. Às vezes, no meio da caminhada, a gente se cansa; se cansa com as lutas, se cansa com as dificuldades, com os problemas. A gente perde o ânimo, perde a esperança; às vezes, nós dormimos.
E o problema não é você dormir. O maior problema é quando você dorme, mas não tem azeite na reserva. Você não enche a tua vida de reserva, você não enche a tua vida daquilo que é necessário para você suportar quando o noivo voltar.
A questão é que algumas pessoas dormiram e não mantiveram a sua reserva. E, por não ter reserva, quando o noivo voltar, ela não vai conseguir permanecer de pé. Aí você vê gente que não tem estrutura, você vê gente que se desvia, gente que não consegue permanecer.
Por quê? Porque não manteve a reserva. Ele vai voltar, só que o texto diz que, tardando o esposo, elas dormiram.
Essa expectativa: quando é que ele vai voltar? Será que é hoje? Será que agora?
Qual é o momento em que ele vai vir? Nesse processo de esperar e descansar, você percebe que abrir meu nome dá a entender que eu faço aqui ao cansaço dela. A vida, não.
Não julga o cansaço dela; cansar é natural. Se desgastar é natural. Gente, você perder a esperança, enfraquecer, existem coisas que são naturais na vida.
Só que as prudentes, mesmo cansadas, dormindo, elas colocaram a lâmpada na reserva. O problema é quando você dorme e não enche a tua reserva. Você não enche o teu coração, você não enche a tua vida de esperança.
Você não tem uma reserva para permanecer de pé no momento em que o noivo voltar para buscar sua igreja. Eram cinco prudentes e cinco loucas. Alguém gritou: “Aí vem o esposo!
” Aí as duas levantaram, as duas. As dez levantaram, só que o problema é que, das dez, cinco eram loucas e elas não tinham azeite na sua reserva. Alguém está gritando e está dizendo: “Ele está voltando!
” Alguém está clamando e está dizendo: “Ele vai chegar! ” Alguém está gritando pelo telefone, pela internet, pelo celular, pela câmera, por um vídeo no YouTube, no Facebook e Instagram. Vêm e estão falando: “Ele está voltando!
” E você não está percebendo que já era para ter enchido a tua reserva muito tempo. Só que você está brincando no meio do caminho. Mas se alguém está te avisando, você não pode dizer depois que não foi avisado.
Você não pode dizer depois que não foi notificado. Não pode dizer depois que nunca disseram nada para você. Não!
Alguém está gritando: “O noivo está vindo! ” A questão é que você está dando tanto, está dando tanto, encher a tua reserva, que quando ele voltar você vai estar despreparado. Se alguém está gritando e quando alguém clama: “Aí vem o noivo!
”, todas elas levantam. As loucas percebem que elas não tinham azeite na reserva e, quando percebem que a lâmpada estava apagada, que não tinha azeite, o que elas fizeram? Elas pediram azeite às prudentes para que as prudentes dessem azeite para elas.
A prudente falou: “Não! Não dá azeite para você! ” Pode acabar o nosso.
Então, quer saber? Vai lá e compra o teu azeite, aí nessa das loucas saírem para comprar azeite para depois voltar e se encontrar com o noivo. Nessa de dar uma volta para procurar e, para depois, se encontrar com Lorenzo, o noivo voltou, levou os prudentes, e a porta se fechou.
E diz o texto, diz o texto, e fechou sim a porta. O momento em que ela saiu para dar uma voltinha, elas não encontraram mais o noivo. A voltinha para sair para comprar, naquele momento, foi crucial para elas não irem para o casamento.
Cuidado com você que está ouvindo essa palavra, tá aí, dando voltinha, achando que vai dar tempo. "Eu vou dar uma voltinha e vai dar tempo. " "Eu vou dar uma passeada e vai dar tempo.
" "Eu vou dar uma caidinha e vai dar tempo. " Cuidado que pode mudar. Tempo para alguns não deu tempo há muito tempo; já perderam há muito tempo a sua oportunidade.
Mas, quem sabe, para você, que Deus está te dando uma oportunidade agora? Você está tendo a oportunidade de ouvir essa palavra e parar de dar voltinha. O que essa João tinha?
Eles estão te levando para um caminho sem volta e você não está percebendo que, quando você voltar, o noivo vai vir na frente. Então, é melhor deixar a reserva. É melhor se preparar antes que essas voltinhas possam te levar para o caminho de destruição.
E depois que você bater na porta e a porta se fechar, meu amigo, já era! Ninguém se salva. Mas a porta ainda está aberta.
Ainda há esperança, ainda tem salvação, ainda tem como você lutar, porque a porta ainda está aberta. Aproveite essa oportunidade, volta logo, enche a tua reserva. Você não pode ficar sem azeite.
Você não pode ficar sem a presença de Deus. Sem um azeite, sem a presença de Deus, você não consegue permanecer de pé. Você precisa da graça, você precisa da força, você precisa de um rigor, você precisa dessa palavra, para que essa palavra encha a tua reserva de tal maneira que você tenha ânimo, tenha força, para amanhecer na presença dele, sem olhar para trás.
E aí, você percebe que o seu problema não é o azeite do momento. O maior problema não é ter, é não ter reserva, que o azeite do momento. As loucas tinham; elas só não tinham a reserva.
Tem muita gente que está caminhando com azeite do momento e o azeite do momento uma hora acaba, o azeite do momento termina, o azeite do momento não vai durar muito tempo. Então, aproveita agora para encher a reserva de azeite. Por quê?
Porque, se você vive por um momento, uma hora o momento vai acabar, e se você vive para o momento, uma hora o momento vai terminar. Então, você precisa encher a sua reserva. Tem gente vivendo achando que nunca vai acabar e tem gente vivendo achando que nunca vai terminar.
A gente vive achando: "Vai dar tempo de eu fazer isso, vai dar tempo de eu cair. Olha, tempo de eu pegar. " Vai dar tempo de eu.
. . já tem gente vivendo assim, achando que vai dar tempo, vivendo pelo momento, vivendo pelas circunstâncias, vivendo por aquilo que tem.
Só que uma hora acaba. Então aproveita a oportunidade agora, enche a reserva, se alimenta dessa palavra, conserta as suas veredas, endireita a sua vida, porque a qualquer momento o noivo vai voltar para te buscar. E como tá o teu caminho?
E como tá a tua vida? Você faz parte das virgens prudentes ou você faz parte das virgens loucas? Quem é você nessa multidão aqui?
Qual grupo você faz parte? Você faz parte das loucas ou você faz parte das prudentes? Você é aquela que está vivendo uma vida com prudência ou é aquela que está vivendo uma vida de louca?
Olha como a Bíblia chama elas: elas são chamadas de loucas. A qualquer momento o noivo vai voltar, e elas são loucas de não estarem com o seu azeite na reserva. São loucas e não estão preparadas para a volta do noivo.
Se você crer que ele vai voltar, ele vai voltar. Se você não crer que ele vai voltar, ele vai voltar da mesma forma. E se você quiser acreditar que ele vai voltar, ele vai voltar.
Se você não quiser acreditar, ele vai voltar da mesma forma. Vê se você consegue celebrar que ele vai voltar. Ele vai voltar.
Se você não se alegra com a volta dele, ele vai voltar da mesma forma. Se você quiser adorar o Senhor pela volta dele, ele vai voltar. Se você não quiser adorar, ele vai voltar da mesma forma.
Se você quiser ser fiel a Deus porque ele vai voltar, ele vai voltar. Se você não quiser ser fiel a Deus, ele vai voltar da mesma forma. Porque aquilo que eu faço não vai mudar o que ele vai fazer e o que ele faz tem que mudar aquilo que eu sofro.
Mas a forma como eu sofro não vai mudar o que vier. Ele vai voltar. Eu preciso estar preparado para sua volta.
A pergunta que Deus te faz nessa manhã é essa: você está preparado para a volta de Jesus? Como é que tá teu coração? Tá preparado para se encontrar com Cristo?
Tá preparado para o arrebatamento? Se Jesus voltar agora, a gente subir mesmo, voltar agora, como é que você tá? Você sobe?
Se Jesus voltar agora, só levar duas pessoas: a primeira sou eu, e você é a segunda. Você tem convicção para dizer: "Eu sou a segunda pessoa. " E como tá teu coração?
E como tá a tua vida? Como tá? Você tá preparado para a volta dele?
Que venhamos fazer parte da geração das prudentes e não das loucas, porque as loucas não vão estar com Cristo; elas simplesmente vão ficar batendo na porta. Olha o que o texto. .
. Diz ele, respondendo disso: "Em verdade, eu vos digo, eu não vos conheço. " O que é essa expressão?
Ela também tem um sentido cultural, pelo menos dentro desse texto, porque a lâmpada acesa representava ver o rosto da noiva, e ele não chegava ao rosto se estivesse com a lâmpada apagada. Então, a gente faz com que a lâmpada permaneça acesa; a ausência de azeite fazia a lâmpada ficar apagada. E o noivo disse: "Eu não te conheço; não tem como conhecer estando no escuro.
" Tem gente que está tanto tempo no escuro que já se acostumou. Há pessoas que estão tanto tempo com a lâmpada apagada que já nem sabem mais a diferença; se acostumaram com os cursos, com a vida, com o pecado, já se acostumaram com o mundo. A lâmpada atrapalhada.
. . Quando tiver convicção de que o noivo está voltando, vai querer acender, mas não vai dar tempo.
Tem que colocar azeite agora nessa vasilha, enquanto há tempo, enquanto há esperança, enquanto você tem a oportunidade de estar com Cristo. Cuidado para não deixar para amanhã e perder a oportunidade de hoje. Quer saber se está afastado de Jesus e não conhece Cristo?
Volte agora, meu filho; endireite seu caminho diante dele, e fique do lado das virgens prudentes. Fique ao lado das virgens que se preparam, em oração, que se preparam com azeite, que estão aguardando a volta de Jesus. E, quando ele voltar, vai ter reserva cheia para se encontrar com Deus.
Você recebe essa palavra? Então declara isso nos comentários. Escreve aí: "Eu vou fazer parte das virgens prudentes.
Eu estou preparado para a volta de Jesus. " Ou então: "Eu vou me preparar. Eu vou encher minha reserva; eu não quero ser louca.
" Coloca aí alguma expressão para mostrar que você crê nessa palavra e o quanto ela está gerando efeito na sua vida. Jesus disse que o reino de Deus é semelhante. .
. Aí subiu, e você está fazendo uma comparação do período em que ele voltar, daquelas que são prudentes e daquelas que são loucas. Quem é você hoje?
Quem é você nessa manhã? Você faz parte do grupo das loucas ou faz parte do grupo das mulheres prudentes?
Related Videos
NÃO DEIXE A ANGÚSTIA TE DOMINAR | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA
13:15
NÃO DEIXE A ANGÚSTIA TE DOMINAR | MANHÃ DE...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
42,908 views
A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS  | MENSAGEM COMPLETA |  PR RODRIGO SANT'ANNA
58:36
A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS | MENSAGEM COM...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
101,815 views
QUEM ERAM AS DEZ VIRGENS DE MATEUS 25? | ELIARDE GALDINO
13:38
QUEM ERAM AS DEZ VIRGENS DE MATEUS 25? | E...
Eliarde Galdino
71,808 views
AS VIRGENS PRUDENTES E AS LOUCAS | KAMILA PAZ | CONFERÊNCIA IMERSOS 2017
36:32
AS VIRGENS PRUDENTES E AS LOUCAS | KAMILA ...
Igreja Vivendo em Amor
242,367 views
9 Lições da Parábola 10 Virgens
8:12
9 Lições da Parábola 10 Virgens
Canal O Expositivo
475 views
TIRANDO A PEDRA PRA RECEBER MILAGRE | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA
23:52
TIRANDO A PEDRA PRA RECEBER MILAGRE | MANH...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
172,784 views
Pr. Eliel Silva | A Parábola das Dez Virgens | 78° AGO da COMADEMAT
43:33
Pr. Eliel Silva | A Parábola das Dez Virge...
Pastor Eliel Silva (As Mensagens que Preguei)
166,934 views
PREGAÇÃO SOBRE ARREBATAMENTO INÉDITA 2022- Priscila Cavalcante
30:30
PREGAÇÃO SOBRE ARREBATAMENTO INÉDITA 2022-...
Alex Gomes e Priscila Cavalcante
9,166 views
JESUS ACALMA A TEMPESTADE  | BÍBLIA, PAPEL, E CANETA| PR.RODRIGO SANTANNA
32:31
JESUS ACALMA A TEMPESTADE | BÍBLIA, PAPEL...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
350,899 views
A Noiva Já Está Preparada | Pr. Josué Brandão
1:04:54
A Noiva Já Está Preparada | Pr. Josué Brandão
Pastor Josué Brandão
198,697 views
PARE de FALAR dos seus SONHOS | Pastor Cláudio Duarte
28:48
PARE de FALAR dos seus SONHOS | Pastor Clá...
Motivação Global
194 views
PÃO DIÁRIO 139 |  AS DEZ VIRGENS | PR.RODRIGO  SANT'ANNA
1:02:42
PÃO DIÁRIO 139 | AS DEZ VIRGENS | PR.RODR...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
6,356 views
Renan Duarte - Ainda bem que o noivo tardou
29:26
Renan Duarte - Ainda bem que o noivo tardou
Vigilhão Celebrai Oficial
83,708 views
O ENCONTRO DE ZAQUEU COM JESUS | MANHÃ DE PAZ | PR.RODRIGO SANTANNA
21:56
O ENCONTRO DE ZAQUEU COM JESUS | MANHÃ DE ...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
250,585 views
O que não te falaram sobre as 10 virgens / Des o Futuro 17
12:01
O que não te falaram sobre as 10 virgens /...
Desembaralhando o Futuro
74,537 views
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR | MENSAGEM COMPLETA | PR RODRIGO SANT'ANNA
52:03
A PASSAGEM PELO MEIO DO MAR | MENSAGEM COM...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
16,297 views
🟢 A Parábola das 10 Virgens ❗❗❗
1:04:27
🟢 A Parábola das 10 Virgens ❗❗❗
Conhecendo a Verdade Oficial
179,413 views
Juliana Ornelas | As dez virgens. Mateus 25:1-13
49:45
Juliana Ornelas | As dez virgens. Mateus 2...
Juliana Ornelas
13,135 views
AINDA TEM AZEITE?  | MENSAGEM COMPLETA |  PR RODRIGO SANTANNA
36:12
AINDA TEM AZEITE? | MENSAGEM COMPLETA | ...
Pr.Rodrigo Sant'Anna
137,792 views
REFLEXÕES SOBRE A PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS [pregação]
1:22:47
REFLEXÕES SOBRE A PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS ...
Pastor Geziel Gomes Oficial
166,706 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com