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Video Transcript:
Oi boa noite pessoal sejam todos bem-vindos estamos iniciando aqui a nossa aula de hoje mais uma quarta-feira e o tema de hoje será a sociedade do cansaço e a logoterapia já tem uma turminha boa aqui nos acompanhando o pessoal que já estava esperando e já chegou o Denner Macedo lá de Macapá seja bem-vindo aí estando com a gente mais uma vez não é E aí deixando o lembrete aqui né comentando um pouquinho do início da Quaresma nossos amigos católicos não é que que tem essa prática e ele deixando aqui esse lembrete a rosiney Oliveira está
aqui com a gente até o Franco Érico Giannetti Rosemary Heitor Júnior é Priscila sejam todos muito bem vindos pessoal uma satisfação estar com vocês aqui mais uma vez e nós aqui participantes da comunidade em busca de sentido e vamos estudando naquilo que eu tenho chamado aqui de uma grande comunidade de educação continuada é isso que a gente faz aqui a gente continua estudando a gente continuar aprendendo aulas semanais a Maria Murari acabou de chegar também sempre com a gente aqui aulas semanais com diferentes assuntos e sempre tentando trazer um pouco aí nesses assuntos para uma
leitura da logoterapia Então essa é uma comunidade voltada para você e quer aprender mais e Psicologia de robô terapia mas que não necessariamente um processo formal de Educação no curso na escola né mas que quer continuar aprendendo sempre sejam então todos aqui muito bem vindos E você também e eventualmente está passando aí pelo nosso é pelo YouTube e acabou aparecendo uma sugestão É talvez você que está aí zappeando procura e para assistir e acabou caindo aqui na nossa aula então seja bem-vindo como eu falei não é nós temos estudado diferentes assuntos sempre a luz da
logoterapia e hoje em especial nós vamos falar de um tema que tem sido um tema bem recorrente um tema bem relevante até a gente ter ouvido falar bastante sobre isso eu já tinha ouvido falar algum tempo sobre esse conceito a tal da sociedade do cansaço falamos um pouquinho do Guará naughty algumas alguns meses atrás e esse tema está relacionado a isso e vocês sabem o seguinte não é que e a gente tem tanta coisa para estudar tanta coisa para ler e nem sempre dá tempo mas esse material era um que estava na minha listinha no
mês de janeiro eu tive a oportunidade de ler o material mais detalhadamente pela primeira vez esses dias eu peguei para uma segunda leitura e para poder preparar a aula também E é isso que eu vou compartilhar aqui com vocês então eu vou trazer essa ideia essa noção do que seria a tal da sociedade do cansaço como isso nos ajuda a fazer uma leitura da sociedade contemporânea e em paralelo vou mostrar aqui para vocês a comparações que a gente pode fazer desse assunto com a logoterapia tá bom aproveitando para desejar mais uma vez uma boa noite
para turma que tá chegando a nossa sala de aula já está cheia com 31 pessoas aqui nos assistindo ao vivo e fora que eles tiveram nos assistir depois tá então eu o assunto de hoje pessoal um assunto e eu diria que relevante e que vai exigir um pouco de concentração da gente porque a gente vai se deparar aí com a leitura de alguns parágrafos né Sempre que a gente chega num novo alto olho a gente tenta compreendê-lo e isso requer da gente um certo esforço e o pessoal às vezes fala Olha tanto conteúdo é tanto
assunto na que que é difícil a gente dar conta e eu tô aqui para ajudar vocês então esse livrinho é que você levaria algum algum tempo para ler ele para entender eu fiz o trabalho de ler e entender pelo menos a minha a minha compressor e vou compartilhar com você e você que trabalhou na psicologia Clínica ou você que trabalha com desenvolvimento humano tem muita gente da área do RH que acompanha que as nossas aulas Porque sempre tem alguma coisa útil para eles ou você que trabalha com pessoas em outra Instância na educação numa igreja
certamente os conceitos desse livro na sociedade do cansaço ele é mais um ensaio do que um livro Eles serão úteis para você entender as pessoas com as quais você trabalha e também né porque não dizer e para entendermos melhor a nós mesmos e os nossos tempos tá bom passada essa breve introdução eu quero já começar a apresentar para vocês qual vai ser o conteúdo de hoje então estamos aí com essa aula sobre a sociedade do cansaço e a logoterapia baseada nesse livrinho eu quero saber aí de vocês estão assistindo nossa turma aí que já está
cheia hoje 44 alunos é quem já leu esse livrinho Ou pelo menos já ouviu falar tá então nós temos aqui a capa do livro é essa a sociedade do cansaço de bi um show Hum já vou falar um pouquinho do show hum a hum a nossa esse é um livro esse autor inclusive o autor que ele está muito em alta nos dias de hoje é um autor que tem Aparecido bastante assim do nos meios intelectuais muita gente tem lido tem estudado tem falado do show hum ah e esse é um dos livros Talvez o mais
conhecido por quê que eu digo aí um mais um ensaio do que um livro que tem um livreto né pequeno assim poucas páginas mas muito profundo faz a gente pensar bastante Olha que a Márcia já leu a Agnes a Rosineide já ouviu falar e a primeira leitura que eu fiz esse eu vou dizer que a minha segunda leitura me ajudou a entender melhor do que a primeira talvez a primeira eu tenha lido com uma certa pressa então na segunda eu ligo um pouquinho mais cuidado mais familiarizado já com o autor e com as suas ideias
e acho que compreende um pouco melhor Ah tá a senhora tá dizendo que começou a leitura também eu diria o seguinte para vocês ele é um autor da sociologia e eu encorajo muito vocês a lerem outros assuntos que não só psicologia então o nós precisamos estar inteirado sair da sociologia da antropologia da filosofia de maneira geral Lógico não psicólogo ele não vai ser especialista nisso mas ele precisa estar a par desses assuntos Ele precisa saber ler esses assuntos porque isso nos ajuda são são áreas do conhecimento complementares olha bastante gente ouviu falar Ah Só Oliveira
está lendo a Maria Goretti ouviu falar Então a gente precisa até até aliás ainda hoje né mas hoje já falecido falecido há poucos anos o signo Bauman é um dos autos a sorologia mais conhecidos e como é bom né ler um livro outro do Bauman como isso nos ajuda a entender melhor o ser humano e eu diria o seguinte osso hum ele meio que veio ocupar esta lacuna deixada pelo Bauman como um na posição de um sociólogo conhecido na de alguém aí na verdade ele nem a sociólogo né Ele é um filósofo né mas um
filósofo vamos assim conhecido o balão também não era filósofo mas falava muito de filosofia às vezes essas áreas são difíceis nada a gente distinguir exatamente as fronteiras mais do que tudo são pessoas que falam sobre a sociedade contemporânea seja no Prisma da psicologia da sociologia da Filosofia mas o assunto a sociedade o indivíduo contemporâneo Então temos que ler Temos que estar familiarizados com essas leituras que são apresentadas e osso Hum Tem uma história interessante e ele nasceu lá na Coreia do Sul em Seul Oi e Ele estudou em primeiro lugar metalurgia foi estudar e trabalhar
ali no campo mais Operário vamos ver assim mas ele rendado um momento nos seus anseios e intelectuais mudou-se para a Alemanha é para estudar filosofia e ficou radicado lá na Alemanha Suíça nesses países e foi estudar filosofia literatura alemã e teologia detalhe nem sabia falar alemão então ele foi bem corajoso aí é Tomou essa atitude e ele era fascinado né porque ela filosofia e foi lá estudar filosofia e estudou pós-graduou-se tornou um sair seu escritor importante um grande leitor da sociedade contemporânea e leciona ainda esporadicamente na universidade de Berlim tá então estamos falando aí desse
autor se você não ouviu falar de chuva ainda provavelmente a falar é um momento e desse livrinho também bom E aí e já vou adiantando tá spoiler aqui logo no começo da aula a a leitura que ele faz eu entendo que tem alguns Paralelos bem interessantes com a logoterapia tá já vamos chegar lá bom Osho hum pessoal ele fala logo de cara uma coisa que eu gostei muito que me chamou atenção é que ele diz o seguinte que na nossa época um dos grandes problemas da nossa época dos nossos dias é um excesso de positividade
e ele vai falar o seguinte que a gente vive no mar quando as pessoas têm se igualado tanto e procurado se igualar que acontece um desaparecimento da alteridade EA alteridade vem do latim autoritas Worlds né então a o diferente o outro é uma homogenização da sociedade é e Pobre negatividades a gente já vai entender é o grande adoecimento do Século 21 segundo Johann tem a ver com estados patológicos que estão Associados a um excesso de positividade É lógico pessoal é óbvio que o chuva ele não está falando aqui de doenças biológicas exclusivas como é o
caso do coronavírus né E mesmo porque se ensaio anterior a poderia mas ele está falando dessas doenças do espírito do site é esse nessas doenças aí é que tem lógica um correspondente biológico mas que tem uma causa um elemento social e psicológico muito forte ele tá falando disso dessa vez excesso de positividade como sendo um problema para vamos entender melhor o que é isso não olha que a a Maria Goretti fazer Bauman né a sociedade like o e todos os conceitos ligados aí a a a leitura que Bauman faz da sociedade contemporânea nas são muito
interessantes mesmo e É nesse excesso de positividade que está na raiz Oh chuva não vai falar então e tanto a depressão quanto TDH na ou transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade quanto o que ele chama de SP nas na sigla na síndrome de bournout apontam para esse excesso de positividade Olha que interessante Então lembro eu quero fazer um paralelo aqui que eu acho que vai tornar um pouco vai tornar útil assim a compreensão quem sabe quando a gente fala ali do surgimento da psicanálise tem alguns autores que falam bastante sobre isso e a psicanálise
ela surge num contexto a onde havia muita repressão na sociedade e a Gran o grande sintoma grande doença aqui na verdade era também um sintoma era a histeria oprimindo Principalmente as mulheres aí vai lá o froyo e descobre que na base na raiz disso existe uma sociedade muito opressora existe uma sociedade cheia de pudores ali aonde os indivíduos não podem se expressar livremente como isso desencadeia um adoecimento provavelmente vocês já ouviram falar dessa dessa perspectiva dessa leitura sobre a histeria como o grande mal um dos grandes males do século 19 e como está ligado mais
do que é uma doença embora a doença com vários sintomas ali fisiológicos e biológicos ela estava ligada ao Espírito dos tempos ao zeitgeist da época já ouviram falar disso dessa leitura aí com relação à a histeria né e com a psicanálise surge como uma alternativa é muito interessante porque porque é de fato era um grande problema não é um dos grandes problemas do indivíduo daquela época EA psicanálise Vem ajudar o indivíduo a lidar com isso mas e Frank ou vai falar no século 20 do surgimento do vazio existencial como um grande problema que tal a
gente vai tocar nesse ponto ainda e o churrasco vai falar aí nessa leitura que ele faz do final do século 20 já início do Século 21 desses dessas formas de adoecer como a depressão A hiperatividade o Burnout ligadas ao a característica do mundo contemporâneo que é o excesso de positividade Então tá ficando Claro aqui para vocês pessoal mais ou menos o que ele faz assim como a gente faz essa correlação lá histeria e repressão sexual lá no século 19 ele faz essa correlação depressão e pela atividade bournout com o excesso de positividade do Século 21
tá bom vão me dando aí é se diverte são me dizendo se a coisa tá ficando Claro e tal Porque como eu falei essa é uma aula que vai exigir um pouquinho da gente um raciocínio aí focado porque ela entra um pouco no campo da compreensão da sociedade de uma maneira mais Ampla tá beleza e seguimos aqui então ah ah ah detalhe voltando aqui a síndrome de bournout ele vai dizer que é uma queima do eu eu gostei muito de uma queima do eu por superaquecimento devido ao que há um excesso de igual a essa
falta de alteridade Essa sociedade de Hiper positividade é na qual todos estão tentando se nivelar essa competitividade para que todos sejam sejam se entregando ali fazendo e se desenvolvendo por igual tá seguimos E aí ele vai trazer uma diferenciação que eu gostei bastante eu não sei quantos aqui já leram alguma obra do Forro se você não leu nenhuma obra do ficou fica aqui a dica você que trabalha com saúde mental principalmente é fundamental que você lê o ou a história da loucura o nascimento da Clínica tem vários livros interessantes aí e ele vai falar que
eu ficou descreve Essa sociedade que a sociedade dos séculos dos séculos anteriores né talvez 18 19 e 20 mais falando do século 19 e 20 muito intensamente como uma sociedade disciplinar e o que seria essa sociedade disciplinar é a sociedade dos hospitais das grandes instituições nos hospitais nos asilos dos presídios dos quartéis das fábricas com aqueles modelos organizacionais é aquela aquela sociedade piramidal em termos de autoridade hierarquia é essa é a sociedade disciplinar que o cocô vai descrever vários desses livros a gente Lê isso daí com muita clareza e a e eu chorando vai falar
essa não é mais a sociedade de hoje esse é um ponto que fazendo a leitura ali do clã eu vejo só né O seu reconheço aqui a grandeza do professor Johann comuns grandes eleitores do do século da nossa contemporaneidade mas eu usei discordar um pouco porque eu não sei até que ponto de fato Essa sociedade disciplinar ela está ultrapassada Tá mas a gente também tem que lembrar e isso foi um exercício que eu fiz ali na minha na minha a leitura e a mudança dos tempos Ela não é uma coisa assim né que o cronômetro
o relógio girou passou de um dia para o outro e agora as coisas mudaram então ela não é assim né olha até aqui veio agora começou ela é meio assim ah tá claro para vocês faz sentido ela vai se entrelaçando Então nesse sentido aí quando eu pensei assim eu concordei mais aí porque fato da sociedade disciplinar do fogo ou estar em decadência vamos assinar não ser mais um modelo não significa que não existe ainda traços dessa sociedade que a gente ao mudar então qual é a proposta da sociedade de desempenho que a do próprio hum
é a leitura que ele mesmo faz é a coisa vai ser entremeando tá por algum momento então estamos vivendo essa fase a sociedade disciplinar o que era essa das grandes instituições ela é a sociedade da negatividade do não da proibição do dever é aquela que vai classificar loucos e delinquentes o indivíduo é um sujeito da obediência a e vive sob o paradigma da disciplina eu acho que uma evidência interessante dessa sociedade disciplinar é o quanto muitas vezes em te ouvir e discutir de quanto do quanto Essa sociedade disciplinar ficou para trás é o quanto a
gente ouve ainda hoje o discurso as vezes é um discurso recorrente de que no passado né havia mais disciplina via mais ordem do jeito que as coisas funcionavam tanto na família quanto na na sociedade no trabalho é um quando a gente ouve esses discursos eles são Na verdade uma expressão de se reconhecer a existência dessa sociedade disciplinar Ah tá E outra eu só quero lembrar o seguinte o objetivo dessa aula aqui não é entrar nos méritos do juízo de dizer a era melhor eu era pior ou agora é melhor ou agora pior é uma análise
mesmo uma compreensão da coisa até mesmo porque eu duvido que a gente possa dizer que uma dessa sociedade só tinha coisas boas ou ruins e o contrário que ambas têm coisas boas e ruins tá e na visão do show hum nós caminhamos para essa Sociedade do desempenho que é a sociedade das academias dos escritórios do shoppings dos bancos dos aeroportos e dos laboratórios de genética uma sociedade diferente é uma sociedade Não mais do não da negatividade Mas é uma sociedade do Poder o famoso Yes we cam nós podemos é uma sociedade se a sociedade e
ela era a sociedade dos loucos e dos delinquentes Essa é dos depressivos e dos fracassados nada os desviantes da sociedade antes eram os outros verem coisa agora são os depressivos e os fracassados se antes éramos sujeitos da Obediência hoje o indivíduo é o empresário de si mesmo é a era do empreendedorismo saímos do paradigma da disciplina e caminhamos para o paradigma do desempenho interessante né pessoal que que vocês estão achando aí da Leitura que osso hum faz ao meu ver é sim algo que faz muito sentido não vejo muito sentido nisso bom Dando continuidade aqui
a a leitura aqui do que nós fazemos do 200 ynada dos ensinamentos você já da perspectiva do churrasco vamos ver e continuamos então ele vai falar por exemplo da depressão e com relação à depressão e diz o seguinte o que nos dias de hoje aqui nos torna depressivos e seria Justamente esse imperativo de obedecer apenas a nós mesmos e a depressão é a expressão patológica do fracasso do homem pós-moderno em ser ele mesmo então nós somos encorajados a seguir a nós mesmos a sermos nós mesmos e na medida em que fracassamos nisso a depressão ela
é um dos efeitos tá aí ele vai dizer assim que a síndrome do Burnout ela não é um si mesmo esgotado é uma leitura diferente eu gostei dessa proposta porque normalmente a gente fala do bornalte como O esgotamento até físico né emocional também mas assim o indivíduo esgotado e ele tá dizendo não não é um si mesmo esgotado é uma alma consumida é que tá se consumindo ele é a alma do indivíduo é o eu como um todo por conta desse imperativo do desempenho desse sentimento de que é uma obrigação desempenharão obrigação em empreender uma
obrigação ter sucesso uma obrigação prosperar tá então na sociedade disciplinar não havia isso e como era na sociedade disciplinar simplesmente o indivíduo fazer aquilo que lhe mandavam cumprir o seu papel era sinônimo de Sucesso era sinônimo de que o indivíduo fez a parte dele hoje em dia não hoje em dia se fala o contrário e entre os mais jovens a gente percebe com mais intensidade ainda bom então como era no passado você nem tão longe tá vamos falar do século 20 e talvez alguns de vocês alimentaram isso eu diria que a minha geração ainda experimentou
isso experimento até hoje eu tenho 43 anos tá só para vocês se situarem e as gerações anteriores mais inclusive mas qual era o a perspectiva então por isso que tiveram a seguinte o que era o sinônimo de uma vida bem sucedida era alguém que se adaptasse a essas instituições Ah tá então era o indivíduo que entrasse numa empresa e que fizesse carreira lá não era assim tão quantas histórias a gente não conhece não o indivíduo que entrou lá com o nosso se Boy naquela empresa e ele foi crescendo ali dentro assumindo vários cargos e tal
e finalmente se aposentou como alguém importante ele dentro gerentes diretores certo sinônimo de sucesso alguém que se adaptou né se disciplinou a instituição alguém que entrou numa que tinha ali a sua família essa família se constituiu harmonicamente sem divórcio até o final se filhos etc e o casal permaneceu junto e esse é o expectativa de preferência para ele tem sendo uma igreja fazendo parte de uma comunidade religiosa por aí vai não era assim a visão de um indivíduo a pessoa bem sucedida até alguns algumas poucas Décadas atrás aí eu falo para você falta um jovem
tá fala para um jovem dia dos seus 18 20 anos que ele vai arrumar um emprego e ele vai permanecer nessa mesma empresa o resto da vida fala isso para ele fala para um casal de jovens que eles vão que caso eles venham a se casar eles deverão permanecer juntos não importa o que aconteça até o final e essa é uma obrigação e vocês percebem é a sociedade atual não é mas não o indivíduo atual não se submete mas a sociedade disciplinar ele quer uma vida mais ele quer viver uma vida mais dinâmica só que
a vivência dessa vida mais dinâmica exige dele também mais desempenho ele tem que fazer mais ele tem que conquistar mais tá então ele é mais livre é mas ele também é mais cobrado é esse imperativo do desempenho que o churrasco está mencionando aqui seguimos a depressão segundo chuva ele vai dizer o seguinte é e a lamúria do indivíduo depressivo de que nada é impossível e só se torna possível é só se torna possível vôlei de novo Viu li errado que vai atrapalhar com pressão a lamúria do indivíduo depressivo de que nada é possível só se
torna possível numa sociedade que crer que nada é impossível essa frase aqui da Pérola um bom tempo pensando mas vamos compreender ela tá o que tá acontecendo aqui quando a gente vê o indivíduo depressivo Veja uma leitura social da depressão não é aquela leitura Psycho biológica da coisa não é uma leitura mais social quando o indivíduo depressivo falou não consigo não dá e qual é a perspectiva para ele dizer que não dá que ele não consegue porque ele tem como base uma sociedade que diz a ele que nada é impossível o excesso de positividade tudo
vai dar certo quem quer consegue quem é empreende faz pare de ficar se lamentando pague se vitimizar uma sociedade que diz isso para as pessoas que é uma mentira porque nem sempre a gente consegue o que a gente quer nem sempre é uma boa atitude um pensamento positivo te levam aos seus objetivos nem sempre os seus Empreendimentos sejam eles profissionais sejam eles sentimentais vão dar certo nem sempre as pessoas vão ser legais com você nem sempre as oportunidades vão aparecer vai ter gente vai puxar seu tapete vai ter gente que vai querer o seu mal
e vai te trair E por aí a mentir para você então é o indivíduo que ele acha na aqui tudo é possível Basta Querer basta ele fazer a parte dele é uma sociedade que que prevê isso explica o porquê alguém que não está conseguindo cai na depressão e o depressivo ele é um inválido dessa guerra internalizada a depressão é o adoecimento de uma sociedade que sofre sobre o excesso de positividade e reflete a que a humanidade que está em guerra consigo mesmo curiosamente nos dias de hoje é a liberdade que oprime o homem o Victor
Franco diz o seguinte que no passado o homem tinha que que se submeter aos dez mandamentos na e que isso se apresentou como um fardo como um peso e que agora o indivíduo livre ele tem que se submeter aos 10 mil mandamentos das 10.000 situações da vida é o excesso de possibilidades de escolha que traz essa opressão um deles se toma das frases bem legais aqui de chuva hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização é sensacional né mas como eu falei para vocês eu não fui na primeira leitura assim que eu
consegui compreender foi ele foi na segunda na outra coisa que ele vai falar então ele fala de pressão aí ele vai falar do Tédio e do multiteste multiteste que aquele botãozinho ali que a gente aperta no nosso celular no nosso computador que aparece um monte de janelinha ali mas não somente isso o multiteste que ele é a o hábito que a gente tem aí o recurso que a gente tem aí de fazer várias coisas ao mesmo tempo então você tá aí assistindo a aula talvez no seu celular ou no seu computador mas você tá respondendo
uma mensagem ao mesmo tempo você talvez esteja com a TV ligada do lado acompanhando alguma notícia talvez você tenha um em paralelo aí comendo alguma coisa conversando com alguém e esse é um multiteste tá a os ossos Computadores São multitasking mas nós nos tornemos multipesc por extensão e ele vai falar disso e é muito exigência acompanhar o compasso da sociedade atual sem é mais ou menos isso que ele tá dizendo viu Maria a Jaqueline tá dizendo só não da formação e moro em Nova Serrana seja bem-vinda essa aula que da da comunidade também Jaqueline espero
que você esteja gostando da formação e aqui é eu acho que eu diria que é um complemento e a formação né uma forma de ampliar ainda mais o conhecimento bom Aí ele diz assim que há um excesso de estímulos e informações e impulsos Tá mas isso não significa necessariamente um processo se um progresso civilizatório na verdade é um retrocesso porque impede a capacidade de aprofundamento contemplativo e a e a tolerância e nós acabamos por ter uma tolerância bem pequena ao tédio vocês querem ver como é fácil Observar isso tira o celular de uma criança e
desliga a internet e dá um livro na mão de alguém aí você vai ver o que é a tal da da pequena tolerância ao tédio não sei se vocês vão se lembrarão acho que no ano passado mesmo ou não retrasado de vez em quando acontece né não foi uma vez só o WhatsApp dá uma bugada Oi e para de funcionar por algumas horas lembro quando aconteceu isso a última vez Provavelmente sim como é que as pessoas ficaram as pessoas Pirão as pessoas ficam doidas porque WhatsApp ele ele mito eliminou Ted você tá recebendo um vídeo
aqui mandando outro ali ele é uma mensagem 1 m e a gente não tem mais essa capacidade de um livro aí só nem ser muito longo tá de um livro aí umas quatrocentas páginas sem figuras para um jovem para uma adolescente e diga que ele tem que ler aquilo e é raro é cada vez mais raro e não é só o adolescente não adulto também é as pessoas não leem mais nada que que exija muito delas Nem fazem leituras curtas é e as pessoas às vezes não conseguem assistir televisão mais eu tava acompanhando esses dias
ouvindo um publicitário e falar na internet que um dos fenômenos mais comuns nos dias de hoje cada vez mais comuns é o individo assistir um programa de televisão e estar comentando sobre o programa nas redes sociais em paralelo então a pessoa não está mais assistindo ela tá assistindo tá comentando Seja lá o futebol reality show qualquer coisa um debate de políticos as pessoas estão assistindo e comentando E aí lá no Instagram no Twitter lá nas plataformas você vê esses comentários Então o que acontece é até assistir o programa se eu não estiver em ter a
gente fazer logo me sinto entediado Esse é um dos efeitos segundo o churrasco não é progresso isso é um retrocesso porque o indivíduo está perdendo a capacidade de aprofundamento contemplativo e nisso e ele Cita uma frase do nit Eu gosto muito de leonite de maneira geral e não tinha lido essa frase o Unity para mim é um dos é um dos grandes eleitores da humanidade e alguém que o mais clareza com maior clareza embora incompreendido né enquanto um vivia só foi receber o devido crédito depois de morto mais Unity é o indivíduo que melhor conseguiu
compreender o que estava por vir nessa Virada do século 19 por 20 foi ao meu ver o leitor mais completo e profundo e olha o que ele fala aqui o chuva não faz essa citação do it é por falta de repouso Nossa civilização caminha para uma nova barbárie em nenhuma outra época os ativos Isto é os inquietos o zíper agitados valeram tanto assim pertence as correções necessárias a serem tomadas quanto ao caráter da humanidade fortalecer em grande medida o espírito contemplativo o contemplativo hoje em dia se o inquieto Ele É valorizado o contemplativo ele é
desvalorizado nos dias de hoje alguém quer muito contemplativo muito quieto mais parado mas observadores em boa parte das profissões e isso é desvalorizado o que se quer é o não é o imperativo né que a gente viu Maria mas é o indivíduo proativo aquele que não para que ele que tá fazendo aquele que está propondo o Unite chamaria deu inquieto e ele tá falando olha ela precisa ser feito alguma coisa porque isso tá isso pode nos levar a barbárie E aí eu falo para vocês é a tal das fake News na as inúmeras as milhares
de Notícias que vão despertando a nossa atenção não é uma expressão dessa inquietude e dessa incapacidade de irmos por exemplo o que que a gente gosta na de um md-11 Twitter e as notícias vem assim todas as picadas Porque as pessoas não querem ler pessoas não querem pegar e ir lá ver se é isso mesmo então ah Fulano falou outro falou a verdade tá lá eu vi no WhatsApp viu lá cinco linhas aqui no o suficiente ir a fonte da informação ninguém mais quer e é por isso que as fake News se proliferam com tanta
velocidade e tanto alcance tá e continuando churrasco fala então vejam só ele falou aí da questão da depressão do tédio do muteki e agora ele fala da transitoriedade a perda moderna da Fé Oi e a gente sabe né que esse ceticismo Safira da Fé uma coisa moderna deve tá dentro não diz respeito apenas a Deus é o Além mas a própria realidade o e torna a vida humana radicalmente transitórias Jamais foi tão transitórias como hoje radicalmente transitórias não é apenas a vida humana mas igualmente o mundo como tal nada promete duração de subsistência o conforme
foi citado aqui né o baú fala muito nada essa dessa questão e a tal da sociedade líquida que ele vai falando na a massa tá dizendo com todo respeito ao autor Mas eu vejo Tolerância Zero ou nula para tudo que não gera ações e é o que cria o tédio e esse estimula perder a capacidade de aprofundamento concentração e pior pensar é E é exatamente eu acho que vai na mesma linha inclusive é ah ah não ah não a tolerância naquelas coisas que não sejam ativas que não sejam assim que não coloque o indivíduo numa
no trilho de produtividade aí E o tédio na a é mas deixa eu ver se entendi para você o tédio ele ele faz com que se perca a capacidade de concentração de pensar ou a as atividades exacerbada se explica para mim melhor para o poder entender isso E aí o Denner tá falando nunca ninguém está mais ativo do que quando eu não faz nada nunca está menos sozinha do que quando está consigo mesmo é verdade e a eu estou no curso em maio e não consigo mais acessar tentei contar nós mudamos a plataforma viu Eliane
avisamos por e-mail avisamos para o pelo WhatsApp pelo Instagram talvez você tem ele para o seu para o seu spam mas manda uma mensagem eu vou lá no Instagram dos alunos né ou no meu próprio Instagram a gente te ajuda sim pode deixar tá bom então ovo essa mudança aí de [Música] e Houve essa mudança aí de plataforma é por isso mas a gente te dá um novo acesso Tá bom fique tranquila é o prédio Então eu não sei depende do que a gente chama de tédio né O que o tédio é diferente da falta
de ação eu posso estar hiperativo e entediado bom então eu não preciso necessariamente estar sem fazer nada para estar entediado e eu posso estar sem atividade não estar entediado é como uma frase que o Denner se tô aqui né nunca ninguém está mais ativo do que quando não faz nada é Um Desafio né encontrar esse tempo para pensar para refletir e eu acho que é disse que ele está falando e o tédio ele vem justamente desse excesso de atividades na visão ali do churrasco tá acho que agora tá um pouco mais mais claro é a
coisa ao mesmo tempo ele vai dizer o seguinte eu vejo prestem atenção nessa charge aí para mim ela expressa bem o que ele tá dizendo a sociedade do cansaço desdobra-se Em uma sociedade do doping como é que é o que buscar meios para me manter ativo para me impulsionar a atividade olho individually com café na veia né então quantas vezes a gente não recorre aos diferentes do país é aí não é só o doping do café muitos outros estimulantes medicações que que estimulam a produtividade e aí depois para descansar usa uma outra coisa que me
faz descansar então Essa sociedade do cansaço ela se desdobra numa sociedade do doping ele vai dizer e esse cansaço e ele criou uma comunidade esse cansaço é queria uma amizade profunda e torna pensar em uma comunidade que não precisa de pertence a gente parentesco quero ver a gente se identificar com alguém é ver alguém que também está no mesmo ritmo de cansaço que a gente é esse glamour usou isso inclusive nós falamos de boca cheia de orgulho por exemplo é ouvimos o discurso de há tanto tempo não tiro férias não sei mais o que é
um final de semana estou trabalhando há mais de 10 horas todos os dias isso se tornou uma coisa glamourizada nos dias de hoje valorizada e nós os nos identificamos criamos aí essa Comunidade dos cansados e não precisa nem de outro tipo de pertença para isso tirei-o o filme não tô aguentando mais o tédio dele sim exatamente o que a gente tava falando já de prontidão aqui está aí com a gente o Padre Manoel Flávio terminou a missa e correu para cá Muito legal essa frase aqui tá na aula eu vou citar daqui a pouquinho de
muitas vezes as pessoas pessoa não aceita o seu ficar sem fazer nada é é o ponto por isso que eu tô falando Ana se glamour usou o excesso de atividade o excesso de cansaço de tal forma que aquele que não entra nessa onda ele é criticado Ou nem se permite é como se fosse um absurdo a pessoa tá lá sem fazer nada e na algo para gente pensar e continuando aqui eu gostei muito disso porque eu tenho hábito né de Celebrar os sabbats para mim fez muito sentido e eu gostaria de explicar aqui para vocês
o chorando e toma esse conceito do Shabat da teologia Judaica e ele diz o seguinte que o chá puxar baixo o sétimo dia tá eu sábado o dia do descanso é pega lá em Gênesis você lê aí que Deus criou o mundo e todas as coisas em seis dias e no sétimo ele Descansou Esse é o Shabat Originalmente o surrão Então traz esse conceito para explicar algo o shabbat e significa o parar o descansar o Shabat é o está ali está o Shabat está livre o melhor do para isso todos os dias são para alguma
coisa O Shabat Não ele tá fazendo ele tá livre dessa obrigação ele é um tempo de intermédio o que significa isso Esse é um tempo sem trabalho tempo lúdico e Deus o chamou de dia sagrado o sétimo de um dia sagrado O Sagrado é o separado em separado para que para nada então ele é o dia do não para ele não é o Dia D para isso tem uma segunda é para isso a terça para isso a quarta é para isso aqui atrás e o Shabat shabbat eu não para nós não para não parar mas
ele não é para nada tá Acho que ficou mais claro agora não é para então para quê que eu já baixo não é para nada ele é o dia do descanso é um dia que seria possível o uso do inútil e como diz aí woshu hum ele é o dia do cansaço ele é o dia do descanso Por quê Porque o indivíduo tá cansado então ele o dia de Celebrar esse cansaço o dia de descansar Olha que interessante essa leitura sociológica que ele faz do chá mate por os dias de hoje mas nenhuma leitura religiosa
e ele no contexto que ele se tá isso ele fala isso está em falta as pessoas não têm mais um Shabat e faz falta mesmo não existe o dia do Não Para Não é para dia para nada não existe Qual é o dia qual o seu dia para nada eu perguntei para você qual é o seu dia que você não faz nada que você descansa que você celebra o seu cansaço então ele tá falando não tem mais isso na nossa sociedade e deveria ter é deixa eu ver aqui os comentários que vocês estão fazendo aqui
para aula as pessoas se sentem culpados e não fazer nada Exatamente eu sei bem como é isso é difícil tirar férias a minha esposa quando a gente tira férias Já faz um tempinho que a gente não tira assim mais longamente ela ela diz assim que eu demoro uns dois ou três dias para desligar talvez vocês estão assistindo sejam assim também de realmente não vou fazer nada se desconectar e o chuva está sendo a gente precisa disso a sociedade do desempenho ela nos diz que nós não podemos mas um chorando tá dizendo nós devemos nós podemos
e devemos porque senão nós vamos sofrer dos males da sociedade de desempenho que são é a ele coloca ali depressão bornalte e hiperatividade É bem interessante essa leitura o Rogers no livro tornar-se pessoa e a pessoa não aceita sua doença ou está é bem lembrado iônico dá para aplicar isso aqui também Vanderli tudo bem como é que você está seja bem-vinda aqui não sou poucas vezes que eu realizo psicoeducação sobre a importância de um dia para deixar de produzir verdade isso daí muitas vezes lá um abraço aí para você e para sua família é quantas
vezes a gente não tem que trabalhar e sim terapia trabalhar com as pessoas a necessidade só que é uma confissão aqui né Eu já trabalhei muito e sim terapia com as pessoas também uma psicoeducação mas tem que ter o trabalho isso com alguém e eu tô trabalhando com ele comigo mesmo talvez seja por isso que a minha primeira leitura do churrasco foi uma leitura meio difícil né porque acho que tava falando muito comigo também esse eu sei que com muitos de vocês nós vivemos nós somos sujeitos dessa sociedade do desempenho e acabamos né caindo aí
nessa condição do cansaço também dos seus efeitos têm esse uma sociedade cheia de tudo tempo todo e utilizamos como uma ostentação também agora fica no trânsito para ir no dia do escritório bom e se sente improdutivo ah é verdade acho que eu entendi Daniela com essa questão da Home Office intensificou isso por incrível que pareça viu pessoal que o nosso na clínica que o Home Office intensificou isso e é o que você tá falando isso que vai nessa direção então um indivíduo ele tá tão produzido tem que até o tempo de ir para o trabalho
hoje em dia ele já acha que é algo improdutivo é aquele trazer hoje em dia é difícil ter um chá bar de forma unânime principalmente em família é porque cada um com destino mesmo que haja muitos diversos trabalhos em que o Shabat não conheci de verdade em família então é mais difícil ainda mais é importante principal responder a gente tem filhos pequenos depois disso pelo menos né o Casa Alta gente fala de família mas mesmo sozinho importante para os amigos agora como como tava dizendo para vocês a minha experiência religiosa é uma experiência não de
judaísmo mais uma religião cristã que adotam o Shabat que é o adventismo mas sabe o que eu me peguei muitas vezes no adventismo e o Shabat que deveria ser um dia de descanso é para muitos dos Adventistas no dia que eles mais se cansam E é porque eles têm tantas atividades na igreja tem que fazer tantas ruas que o Shabat vira mais um dia de trabalho ao invés de um dia de descanso é extremamente paradoxal isso e chega-se ao ponto também e eu já vi isso várias vezes na igreja é de que se esconderá quem
descansa no Shabat porque ela não Você não tem você tem que fazer tem que fazer aquilo que e vira um dia de para isso de novo então cai no mesmo erro então essa leitura aqui ela serve para todo mundo acho que até que o momento em que eu me revoltei Contra esse essa forma de se observar o chá mate aí como o dia das obrigações e acho que me fez muito bem e tenho tentado e pelo menos o Shabat eu tenho conseguido preservar e isso me faz muito bem em família também então mas isso não
você não precisa ser religioso você não fosse judeu não só se advém Oi e você nem precisa ser no sábado seu Shabat Mas não é isso que o chuva não tá falando mas ele tá falando da importância de ter um dia tá a Márcia tá citando sim eu Domenico De Masi né que aí na virada do século já falou do tal do Ócio criativo se demora um pouco aqui em casa levamos Eu demoro um pouco levamos 10 dias para desconectar quando viu já tá de volta né É verdade Mirian às vezes demora mais interessante a
questão da produtividade sempre Econômica mal se fala da produtividade da família verdade Bem lembrado Maria é um ponto mesmo a Juliana tá falando permitir-se contemplar a vida ter uma pausa na rotina caótica não é não fazer nada é saber como descansar ler cozinhar e tal é ou tem que fazer nada não eu entendo que que Essas atividades que muitas atividades a fazer nada o o mais do que o fazer nada é o não ter que fazer por obrigação e isso é a maneira que eu compreende pelo menos lá na hora que você não pode fazer
nada você pode mas eu acho que você é obrigada porque olha eu vou fazer isso aqui se eu não quiser não faço também um dia de não é para ou seja um dia de descanso então ele aponta a falta desse dia na sociedade contemporânea como um dos indícios aí dessa sociedade do cansaço seguindo a é isso até alguns dias de folga do trabalho tem amigos que no dia de folga precisa ir para o trabalho para atender cliente sim não consegue se desligar aí entra aquela frase né que o que você falou aí dele eu também
coloquei aqui na aula nós os transformamos em zumbis saudáveis e Fitness zumbis do desempenho e do Botox assim hoje estamos Por demais mortos para viver e por demais vivos para Morrer e dá para pensar bem né nesse zumbis Fitness estamos tempo todo em atividade o tempo todo em desempenho o tempo todo fazendo mais como se fosse no zumbis que quer um Bia ou indivíduo que faz sem refletir é o fazer sem sentido e nisso a gente começa a conectar os pontos com a logoterapia porque é justamente o entrar na infância e dessa sociedade do desempenho
fazendo fazendo fazendo sem refletir que deixam o indivíduo viver uma vida sem sentido sem significado e agora eu quero fazer essa conexão para logoterapia já estamos caminhando para nossa conclusão a uma frase que eu gosto de ler e reler e já usei ali várias aulas da é diosa Johnson quando ela fala assim que e ela tá falando dos anos 50/60 Nossa Filosofia de higiene mental acentua é a ideia de que as pessoas deveriam ser felizes que a infelicidade é desajuste ela tá falando isso é o desempenho é a sociedade do desempenho que ela já tava
falando essa logoterapeuta e dos Estados Unidos e ela disse sistema de valores é responsável pela circunstância que ao fardo da infelicidade inevitável é acrescido a infelicidade por ser infeliz então primeiro a gente por mais que viva na sociedade de desempenho não vai desempenhar sempre só que aí veio uma cobrança a esta e o indivíduo se sente infeliz Por estarem feliz se sente mal por não por estar mal e não conseguir fazer o que ele acha que tem que fazer nós não é exatamente isso então na Perspectiva da logoterapia é já se falava disso que o
professor chuva está falando algum tempo e tá aí aí de ohlson confirmando isso e a Aí ela fala logoterapia pode ajudar a reagir contra essas tendências pouco sadias ela fala nos Estados Unidos onde o sofredor inpura e incurável recebe muito pouco oportunidade ter orgulho do seu sofrimento e de considerar enobrecedor ao invés de degradante tanto é que ele não só infeliz mas também tem vergonha de ser infeliz na sociedade desempenho temos vergonha de não estarmos cansados sobrecarregados não é assim é sinal status é sinal de valorização você tá aí destruindo como todo mundo então fica
aí essa essa reflexão da logoterapia dizendo hora não é bem assim a gente não pode se submeter a isso não é bom se não é saudável continuando Oi Fran que eu fala muito do vazio existencial não é o termo que ele inicialmente ele falta mesmo a frustração existencial temos que ele vai falar aí desde os anos 40 e ele fala assim nós logoterapeutas podemos dizer que temos consciência do que estava reservado as massas muito antes que isso se tornasse um fenômeno de tão Ampla difusão no mundo inteiro então eu usei a vocês assim community Fez
uma leitura bem precoce do que estava por vir por aqui eu também fez Fran que eu amo para mim ele é um Pensador da grandeza de um list na leitura que ele faz aí da sociedade e é o que esse sentimento de vazio existencial de fundindo-se ao ponto de se tornar uma neurose de massa nós que o chuva tá falando dessa sociedade do cansaço a sociedade do cansaço do show hum é a sociedade do vazio existencial de Franca São Paralelos na minha leitura são paralelos as duas pessoas dois estudiosos dois professores analisando a sociedade e
com nomenclaturas com terminologias diferentes falando a mesma coisa pelo menos eu consegui enxergar esse paralelo e como frango que eu vai dizer ou o vazio existencial leva o individual conformismo que é querer fazer todos fazem ou ao totalitarismo fazer o que as outras pessoas querem que ele faça Aí eu pergunto a vocês é o sujeito da sociedade do cansaço sujeito do desempenho Não é esse indivíduo aí que faz o que todo mundo faz que é que faz o que querem que ele faça então é inclusive né quando eu comecei a estabelecer Paralelos eu comecei a
ficar realmente bem impressionado do quanto o tio hum Faz uma leitura Aparecida quando Frank e deixa aí a dica né caso você que tinha estudante de Psicologia esteja fazendo uma pós quer fazer um mestrado Olha o tema legal aí para você se aprofundar na eu tô colocando uma base aqui um ponto de partida mas da freio hoje nessa conversa é a sociedade do cansaço a luz da logoterapia e você vai lá pesquisa as duas coisas e faz um diálogo do pensamento do Frank ou com o do churrasco cabe muito cabelo é assim super atual se
você fizer isso depois me fala que eu vou querer ler e é se você fizer esse trabalho se alguém se sentir aí motivado se alguém tá precisando de um tema para TCC vai nesse assunto que vai dar pano para manga super atual Então é isso sujeito do desempenho ele cai aí facilmente no conformismo totalitarismo e o vazio existencial é a vivência existencial justamente de alguém que não é capaz de encontrar um significado para a vida é uma vida sem sentido ausência de um sentido para a vida nos torna sujeitos vulneráveis da sociedade do cansaço da
pressão por desempenho o certo é se esse é o ponto essa para mim é o seu grande ponto de encontro entre o pensamento do show Hum e o pensamento do Victor Frank e só para gente fechar agora chegando aí o final da nossa aula de hoje o Fran que eu vai dizer o seguinte de uma chamada Tríade do vazio existencial a depressão agressão e tóxico dependência eu compilei ali nos livros do Frank ou e acrescentei uma coisa ou outra daquilo que são expressões contemporâneas e mais amplas desses três itens tão depressão A gente pode falar
do adoecimento do tédio da desmotivação crônica sentimento de inutilidade conformismo e totalitarismo agressividade no comportamento sexual nos relacionamentos na automutilação comportamentos destrutivos e de risco suicídio e tentativas conformismo e totalitarismo o forno e totalitarismo tem todas e na tóxico dependência uma compensação o doping né que o tio falou é a a bebida ou os estimulantes os antidepressivos e ansiolíticos como forma de nos ajudar a manter o desempenho a alienação o devido que aqui é tóxico tóxico produz anestesia das emoções à vontade de poder e Prazer conformismo totalitarismo tão percebam e o Frank eu falou com
algumas décadas em antecedência algo que o show hum veio a classificar como uma leitura um diagnóstico da sociedade contemporânea do início do século 21 Oi e eu ao meu ver acho que ambos conversam muito e ambos estão fazendo uma leitura correta percebe porque que isso é importante para a gente acho que logo de cara porque isso nos ajuda né o auto Diagnóstico como eu falei eu tenho que olhar para minha própria vida você olha para sua é E essas leituras aí acho que nos despertam fazem com que a gente reflita fazem com que a gente
Pare para pensar será que eu tô vivendo isso me submetendo a isso Onde vamos parar com isso então logo de cara serve para isso você que tá aí fazendo parte assistindo essa aula e faz parte da comunidade em busca de sentido está sendo chamado a essa reflexão e em segundo lugar porque isso nos ajuda a compreender o outro compreender as pessoas na sociedade que a gente vive às vezes você é um chefe um gestor um chefe de RH às vezes você é um professor você é um pastor um padre e é importante que você compreenda
as pessoas a unidade da sua empresa porque tá todo mundo nesse barco EA compreensão disso nos torna pessoas mais sensíveis às realidades do ser humano e nos torna pessoas mais capazes de ajudar também a solução para isso tudo segundo Victor jeito é justamente o que buscar uma vida com mais significado através da vivência dos valores os valores de experiência não são exatamente um dependem muitas vezes da experiência de se desligar do trabalho contemplar O que é arte a leitura a música a natureza então a vivência dos valores de criação e de experiência principalmente são formas
que nos ajudam o que a lhe darmos com essa Sociedade do cansaço e pode até parecer trivial e simplista não é mas a grande solução para nós que somos sujeitos dessa sociedade do cansaço segundo Osho Hum Qual é descansar mas é reavaliar os as nossas prioridades é pararmos para pensar se de fato vale a pena entregarmos aí tudo que a gente entrega em termos de busca por desempenho e cansaço e em detrimento da vida que a gente tá vivendo lembram da semana da logoterapia que eu falei um pouquinho daquela música Epitáfio né talvez você tem
assistido essa aula e lá eles falam né os autores devia ter preocupado menos trabalhado menos efeito que outras coisas mas mais prazerosas Vejam só pessoal nós temos que avaliar a nós mesmos Será que a gente não tá aí vivendo como esses zumbis no desempenho Será que algo Não Precisa Mudar na nossa vida na direção da qualidade de vida na vida de uma vida mais contemplativa e uma vida que tem um pouco mais de descanso também e o quanto o nosso bem-estar físico e emocional Não depende disso fica aí para gente pensar pessoal tá falando uma
falta de identidade É bem isso mesmo fazer um TCC nesse sentido lindo área da Educação na educação tem tudo a ver na educação Tem Tudo a Ver em relação a professores sim acho que tem cabe muito bem viu Jaqueline vai que pega e o livrinho primeiro Sociedade do cansaço vai para o em busca de sentido e você vai começar a ver se os Paralelos pega aí aula de hoje né e é um ponto de partida certo pessoal essa aula vai ficar disponível aí para quem está chegando agora e é vai vai ajudar você a refletir
um pouquinho tá E vai ficar disponível por 24 horas então se você gostou e acho que tem alguém que que tem que assistir também compartilha deixa o seu like aqui no vídeo faz a sua inscrição aqui no canal Porque toda semana tem isso e já vou adiantando mais uma vez lembrando em março começamos o novo projeto aqui do canal que vai ser uma história da Psicologia certo um estudo sistemático da história da Psicologia Vocês são meus convidados aí para estudar em comigo pessoal bom recente de semana Uma boa noite para vocês e vamos aprender a
descansar até
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