Bem-vindo ao Voz da pregação. Aqui a palavra de Deus é anunciada com poder e unção para transformar vidas. Não deixe essa mensagem passar.
Inscreva-se agora, ative o sininho e faça parte dessa missão de levar o evangelho a todos os lares. Romanos capítulo 11 verso 16 diz assim: "Se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade. Se for santa raiz, também os ramos serão.
Qual a ideia de Paulo em Romanos 11? O que que ele tá comunicando? Ele tá comunicando o resultado da prima.
Se a raiz é santa, o que é a raiz? Quando a semente germina, qual é a primeira parte da planta que surge na germinação? A raiz.
Então, a raiz é a primeira, não só a mais importante, mas a primeira parte. Ele disse: "A primeira parte de algo é santificado. Os ramos, o que vem depois, foram santificados junto com a primeira parte.
" Aí ele vai dizer algo que vai fazer sentido quando você entende o rito cerimonial. Se as primícias são santas e o primeiro feixe foi apresentado em oferta de movimento, foi santificada para Deus, a massa também. Que massa ele tá falando?
A oferta de cereais dos 50 dias. Porque o que foi colhido para produzir essa oferta de cereais foi santificado junto com o primeiro feixe. Ou seja, quando você santifica a primeira parte de algo, você santifica o restante daquilo de onde ela foi tirado.
E aí nós vamos entender que quando Deus institui primícias, ele não tá falando meramente de contribuição. Primeiro lugar, ele fala de um entendimento do lugar que ele tem e de uma mensagem que nós estamos comunicar não só para ele, mas que nos ajuda a manter a consciência do senhorio do lugar que ele tem. Mas em segundo lugar, qual o impacto disso nas nossas vidas?
Deus disse: "Se você me honrar com os seus bens e as premícias da sua renda, eu encho seus celeiros, eu transbordo seus lagares. " Em outras palavras, Deus tá dizendo: "Não quero tirar o que você tem. Eu quero te dar mais do que você tem.
" Porque a ideia nunca foi tirar. Deus diz: "A única coisa que eu quero tirar daí é a concorrência. É que os seus bens não concorram com o meu lugar de importância.
Se você preservar no seu coração o meu lugar de importância e isso não for um concorrente, eu posso lidar muito mais. " E nós precisamos entender o impacto, né, que o cumprimento do propósito terá como consequência, como efeito colateral. Quando a gente fala sobre isso, nós podemos entender que não se limita a dinheiro.
É uma lei espiritual. Ela rege todas as coisas. Então vamos lá.
Em Gênesis 22, você vê Deus falando com Abraão para fazer algo que para qualquer pai a gente já bota na categoria do impensável, inimaginável. Mas eu acredito que para Abraão nós temos um agravante. Qual agravante?
Homem aos 75 anos inicia uma jornada em obediência a Deus. A Bíblia diz que ele não podia ter filhos. Não há registro de que ele pediu isso a Deus, mas também não há registro que não.
Mas Deus toma iniciativa e diz: "Eu vou te dar um filho. Abraão viverá um milagre que vai chegar em torno de 100 anos de idade. " Aquilo foi milagre mesmo.
Não só porque não podiam ter filhos, mas a Bíblia diz: "Seu corpo já estava amortecido quando isso aconteceu. " Não era algo natural. Não tinha menor chance de não ser uma intervenção de Deus.
Mas Deus fez uma promessa a Abraão. Em ti serão benditas todas as famílias da terra. Ou seja, Deus tá dizendo: "Eu não quero só te dar um filho que alegre o seu coração.
Eu e você precisamos entender que por trás de tudo que Deus nos dá, ele tem um plano para que a gente transborde, para que a gente abençoe outros". E Deus estava dizendo: "Eu vou fazer algo na terra toda diz respeito ao meu plano redentor. " Agora o menino nasceu, Abraão tá feliz, botaram o nome nele de riso, porque ele e a mulher estavam rindo à toa com a bção de Deus.
Gênesis 22, Deus Deus fala para Abraão assim: "Pegue o seu filho. " Se Deus só falasse o filho, já era difícil. Mas eu brinco que Deus dificulta mais.
Você disse seu único filho, o filho que você ama. Eu lembro um dia eu tava lendo isso, falei para Deus, desnecessário, falei isso tudo. Ô, já era difícil obedecer.
O senhor lembra que é filho único? É o filho que ama. Quer dizer, só dificultou.
E Deus diz: "Ofereça ele em sacrifício. " Pergunta: "É, Deus queria arrancar o menino de Abraão? " Não.
Nós sabemos que não, porque tinha feito promessa, ele tinha um plano. Então, por que é que Deus pede aquilo? Porque de alguma forma ele tá dizendo, para que eu faça tudo que eu realmente quero fazer, você tem que me entregá-lo.
E ainda que ele não tenha ido até as últimas consequências, porque Deus o parou antes, ele tava disposto a ir às últimas consequências. Mas a Bíblia também diz que Abraão, Hebreus 11, diz que Abraão cria que Deus podia ressuscitá-lo dos mortos. Por quê?
Se Deus prometeu que através desse menino ele vai fazer algo, não faz sentido interromper a vida do menino. Então, ainda que morra, tem que voltar à vida. Abraão não tá entendendo nada, mas obedece.
A pergunta é: "O que é que Deus tá propondo? " Nós precisamos entender que tem algo maior do que a gente consegue imaginar. Quando o povo sai do Egito, Deus diz para Moisés: "Daqui paraa frente, todos os primogênitos são meus".
Deus diz: "Era para todos vocês terem pedido os primogênitos na última praga, quando o anjo da morte passou e eu salvei. " Em outras palavras, Deus tá dizendo: "Seis me deve, os primogênitos são meus". Mas há algo maior do que a gente entende por trás disso.
Por que que futuramente Deus pediria não só as primícias da terra, da agricultura, não só dos animais, mas isso se torna na lei de Moisés um padrão para toda a nação. Todo primogênito pertencia a Deus. Para ter o direito de criar o filho, o pai tinha que resgatar de Deus o primogênito que era dele.
Porque quando você santifica a primeira parte algo, você está santificando o restante daquilo de onde ela foi tirada. Deus não precisava da primeira parte, mas ele sabia que quando santificassem a primeira parte, uma bênção seria desencadeada sobre o restante. E o que Abraão não tem noção é que Deus o tá levando a santificar o primeiro de uma descendência numerosa.
E com isso ele santificou o restante da descendência. Sabe quando é que isso vai ficar claro? Antes mesmo da praga dos primogênitos.
Em Êxodo, no capítulo 4, você lê o seguinte, né? Êxodo capítulo 4 verso 22 e 23. Deus tá falando com Moisés na saça sobre a missão de ir até faraó com a mensagem: "Deixa meu povo ir".
Deus diz assim: Êxodo 4:22: "Diga Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito, e eu digo a você: "Deixa o meu filho ir para que me adore". Mas se você não quiser deixarlo ir, eis que mataria o seu filho, o seu primogênito. Moisés entrar na na revelação divina na SAS, nem foi ao Egito.
Deus tá dizendo, fala pro faraó como é que essa história termina. Se ele não deixar o meu primogênito sair, eu mato o primogênito dele. Qual foi a última das 10 pragas?
A morte dos primogênitos. Entre eles, quem morreu? Primogênito de faraó.
Então Deus tá dizendo, toda essa questão, tudo que vai acontecer a partir de agora tem a ver com o meu primogênito e o seu primogênito. Agora, o que que essa história de Deus é deixa meu primogênito ir? A Bíblia diz que eram 600.
000 homens de guerra. Era muita gente. Se você der para cada um deles uma mulher só, que pra época era média generosa, e três filhos, que é média atual, eles tinham muito mais.
Então você faz a conta para cada um dos 600. 000 homens, ele, uma mulher e três filhos, você multiplica 600. 000 por 5, são 3 milhões de pessoas.
É uma média generosa. Nós estamos falando de em torno de uma Curitiba e meia era muita gente. Bala sob em quatro montes diferentes e não consegue ver o fim do povo.
Aquilo era um mar de gente, uma massa humana se movendo em direção à terra prometida. Mas Deus tá olhando aquilo tudo e vendo o primeiro que Abraão santificou. Quando santificou o primogênito, ele santificou o restante da linhagem.
Agora Deus tá olhando todo o restante que vem daquilo e diz: "É o meu primogênito que me foi entregue depois". Quem tá entendendo? Sabe, a lei ela funciona não apenas para questões materiais.
Deus pediu uma aplicação prática nessa área também, mas como nós falamos, a figura da ressurreição de Cristo, né? da própria ressurreição, tratando das primícias da igreja. Tudo está dentro dessa mesma lei.
Aí você olha a instrução de Deus para Josué, capítulo 6 de Josué. Vamos ler o verso 17. Deus tá falando com Josué sobre uma vitória extraordinária que ele daria em relação a Jericó.
O que era Jericó? [Música] Jericó é uma cidade com a muralha intransponível paraa tecnologia da época. Humanamente ela não podia ser invadida, não tinha brechas.
Mas ó o que Deus diz, verso 17. Na verdade, o final do 16, Deus diz: "Gritem, porque o Senhor está entregando a cidade a vocês". Mas no 17 diz: "Porém a cidade será condenada".
Outras traduções dizem: "Será consagrada. A NV traduziu: "Será consagrada ao Senhor para destruição. " Porque essa diversidade consagrada, condenada, consagrada para destruição.
Porque a palavra usada no original hebraico é xerem. Ela significa consagrado à destruição. Ou seja, a pessoa não pode se apropriar, mas não tem utilidade, tem que destruir.
Era a forma como ela santificava algo a Deus. Verso 18, não, 17. Porém a cidade será condenada, ela e tudo que nela houver.
Somente ficará viva Raab, a prostituta e todos os que estiverem com ela em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos. Quanto a vocês, verso 18, cuidem para não ficar com nenhuma das coisas condenadas, para não acontecer que depois de as terem condenado, vocês as tomem para si. Nesse caso, tornariam maldito o arraial de Israel e trariam confusão a ele.
Então, algumas traduções, em vez de falar coisas condenadas, desconsagradas, outras dizem o anátema. Deus tá dizendo: "Olha, tudo na cidade tá consagrado à destruição. Ninguém pega nada.
Isso era uma contradição ao que eles estavam vivendo desde que saíram do Egito antes de entrar em Canaã. Toda a cidade que eles venciam, Deus dizia: "O despojo de guerra é de vocês. " Depois de Jericó, todas as outras cidades, o despojo de guerra seria deles.
Essa era uma lei antiga. Semana passada nós falamos de Abraão entregando os dízimos a Melquizedec. Dízimo do quê?
Do despojo de guerra. Só que Deus diz: "Nessa cidade ninguém tem despojo, ninguém pega nada". O que é que Deus estava fazendo?
O que era Jericó? A primeira cidade que eles conquistariam na terra prometida. E a primeira parte é de Deus.
Então Deus diz: "Ninguém pega nada". Quando era garoto, eu vi alguém tentando explicar, não é? Que aquele povo praticava umas coisas assim do ocultismo e aquilo tudo era amaldiçoado por causa da palavra anátema, que significa maldito.
Mas Deus disse, vocês vão trazer maldição se pegar. Se não pegar não tem maldição. Não eram as coisas que era amaldiçoada.
Olha o verso 19. Deus diz assim: "Porém toda a prata, ouro e utensílios de bronze de ferro são consagrados ao Senhor, irão pro seu tesouro. " Deus tá dizendo, "Não é que isso não aproveita.
" Deus diz: "Mas vem pro meu tesouro, não pro de vocês. " O que é que Deus queria? levar o povo a entender.
Quando você santifica a primeira parte, a primeira cidade da terra que eles vão conquistar, eles estariam santificando o restante que viriam dela. Então, a Bíblia descreve a partir do capítulo 7 o pecado de Acan, que cobiçou algumas barras de ouro, uma capa babilônica e desobedece a ordem de Deus e mete a mão naquilo que era xerém, consagrado à destruição. E o tesouro deveria ter ido pro tesouro da casa de Deus.
O que é que acontece? A próxima cidade depois de Jericó que eles têm para conquistar é pequena até no nome ai. A Bíblia diz que eles dizem: "Nós nem precisamos mobilizar os nossos exércitos.
Manda um batalhão ali que eles resolvem o negócio". Ou seja, a primeira eles sabiam: "Sem Deus, sem milagre, nós não temos". A segunda ele disse: "Aí é moleza".
Só que eles mandam seus homens são vencidos na guerra. O Josué fica doido e ele vai reclamar com Deus. Que a maioria dos crentes, quando as coisas dão erradas, acha que a culpa é de Deus.
e diz: "O que que adiantou o Senhor fazer esse grande milagre e atrair fama pro seu nome pra gente e trazer temor para todo mundo? " Agora, quando ele souber que nós não lidamos nem com essa cidadezinha, nós estamos lascados. Eles vão se animar para lutar contra a gente.
Quando Josué tá protestando, Deus diz: "Fui eu que toquei no anátema? " Deus tá dizendo, "Você tá me culpando. Vai resolver o problema dos seus homens, dos seus liderados.
" E aí você tem todo o relato de como Deus revela quem fez o que e por quê. E pode te parecer duro demais a punição que a a can recebe. Mas é verdade que outros homens já estavam morrendo e muitos mais morreriam por causa dele.
Porque no momento em que ele mexe na primeira parte, a unção de conquista foi comprometida. Somente quando esse problema foi resolvido é que a unção de conquista volta, porque todo princípio que você quebra vai quebrar você. É uma questão de tempo e aquilo precisava ser arrumado.
Ou seja, quando você olha o resultado das primícias, você descobre que ao santificar a primeira parte algo, você santifica o restante. Ao não santificar, você não santificou o restante. Deus diz: "Eu não tenho mais nada a ver com isso.
Eu não vou intervir em favor de ninguém". Então o texto que nós lemos de Provérbios diz: "Se você honrar a Deus não só com os bens, mas com as primícias da renda, celeiros cheios, lagares transbordantes tem bênção. " Em Ezequiel 44:30, Deus diz: "O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e de toda a oferta de toda espécie serão dos sacerdotes.
Também a primeira parte do cereal moído vocês darão aos sacerdotes para que façam repousar a bênção sobre a casa de vocês. " Não era bênção do sacerdote que recebeu. Deus disse: "Esse destino escolhi eu.
" Deus tá dizendo, é a minha bênção que vem sobre vocês. Mas aí você também vai encontrar na Bíblia o princípio inverso. Se você não bota Deus em primeiro, em vez de bênção, o que você tem é o resultado inverso.
E aí eu quero que você abra a sua Bíblia comigo no livro de Agu. Tem esse livro na Bíblia? Sim.
Se você pegar em Malaquias, o último do Antigo Testamento, voltar três. Malaquias, Zacarias, Agu. fica mais fácil de achá-lo no meio desses profetas menores.
Em Agu, no capítulo 1, nós vemos no verso do Assim diz o Senhor dos Exércitos: Esse povo diz: "Ainda não chegou o tempo em que a casa do Senhor deve ser reconstruída". Qual o momento que eles estão vivendo? É o momento do pós exílio de Babilônia.
Depois de 70 anos de cativeiro, todo mundo tá voltando para Jerusalém. A cidade seria reconstruída. Quando você lê o livro de Neemias, você tem a reconstrução dos muros.
Mas quando você lê o livro de Esdras, você percebe que a missão primária de Esdras era reconstruir o templo. Mas o povo que tá voltando fica olhando pra casa de Deus destruída e dizendo: "Não, não chegou o tempo, não chegou a hora". Verso 4 3.
Por isso, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Gu, dizendo agora quatro. A casa é tempo de vocês morarem em casas luxuosas, enquanto esse templo permanece em ruínas. Deus tá dizendo, é sério que vocês vão dizer que não é hora de consagrar, de arrumar minha casa, mas de vocês, vocês deram toda atenção.
E as palavras Deus tá dizendo: "Vocês se botaram em primeiro lugar e me deixaram por último. " Resultado, verso seis. No cinco, Deus diz: "Considerem o que tem acontecido com vocês.
" Seis. Vocês semearam muito e colheram pouco. Comem, mas isso não chega para matar a fome.
Bebem, mas isso não dá para ficarem satisfeitos. Põe roupa, mas ninguém se aquece. E o que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa sacola furada.
Outras traduções diz: "Uma bolsa furada, um saco furado, um saquitéel furado. " Mas Deus tá dizendo: "Além de comer, não se fartar, beber, não se saciar, vestir e não se aquecer, o rendimento de vocês tem um vazamento, não dura. " De quem é culpa?
Do Satanás? Não. Verso 9, Deus diz: "Vocês esperavam que fosse muito, mas o que veio foi pouco.
E esse pouco quando o levaram para casa, eu o dissipei com a sopo. " Deus disse: "Quem tá fazendo isso sou eu. " E por quê?
Pergunta o Senhor dos Exércitos: "Porque o meu templo permanece em ruínas, enquanto cada um de vocês corre". Verso 10 diz: "Por isso aqui nós temos causa e consequência. " Deus diz: "Por isso, por causa do que vocês escolheram, botarem-se a si mesmo em primeiro lugar e me deixar por último.
" Deus diz: "Os céus retém o seualho, a terra não produz seus frutos". Fiz vira seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite, sobre tudo que o solo produz, sobre as pessoas, sobre os animais e sobre todo o trabalho das mãos. Deus disse: "Fui eu que fiz".
E agora como é que você arruma a bagunça? Capítulo 2 de Agu. Agora considerem tudo o que aconteceu desde aquele dia, antes de vocês terem começado a colocar pedra sobre pedra no tempo do Senhor.
Então eles vão ouvir a mensagem de Deus, vão se arrepender, vão priorizar a construção da casa de Deus. Mas Deus disse, antes de vocês começarem, antes daquele tempo, alguém via um monte de trigo esperando encontrar 20 medidas, havia somente 10. vinha ao lagar para tirar 50 medidas, havia somente 20.
Por que que eles estavam vivendo perda e prejuízo? Deus assume 17. Eu os feri com queimaduras, com ferrugem, com granizo, em tudo que vocês fizeram, mas não houve entre vocês quem voltasse para mim, diz o Senhor.
Deus tá mostrando que até o juízo que ele aplica tem um efeito pedagógico, didático. Deus tá dizendo: "Eu queria que vocês percebessem o erro de vocês, se arrependessem e arrumassem as coisas". Verso 18.
Por isso, desde o dia de hoje, e Deus tá dizendo, pode anotar aí no no calendário, desde o 24º dia do nono mês, desde o dia em que foram lançados os aliceces do templo do Senhor, considerem no seguinte: ainda sementes no celeiro. Além disso, a videira, a figueira, romanzeira e a oliveira não tem dado os frutos. Isso é coisa do passado, mas de hoje em diante eu abençoarei vocês.
Deus tá dizendo: "Botar os alicés, priorizar minha casa, me colocar em primeiro. " Deus diz: "É o dia da virada. O jogo muda para vocês.
Por quando você santifica, a primeira parte é algo, você santifica o restante. Deus não estabeleceu um primeiro, um princípio de barganha. Me põe primeiro que eu te dou depois.
" O que Deus estabeleceu foi um efeito regulador no relacionamento com ele. Mas ele diz, "As consequências não serão mera recompensa, serão o desencadeamento de princípios que você acionou e que vão trazer bênção sobre a sua vida. " Quem tá entendendo, diga amém.
Sabe, eu não vou dizer para você como você tem que aplicar a lei das primícias. Você precisa conhecê-la e você precisa, obviamente, dentro do entendimento e convicção, procurar entender formas e maneiras de você fazer isso. Nós sabemos a importância de ter um tempo devocional com Deus e que a busca a Deus deve ser diária.
Qual o melhor horário do dia para você ter o tempo devocional? Então logo você acorda, porque quando você santifica a primeira parte do dia, você santificou o restante do dia. Porque nossas reuniões principais são no domingo.
Na nossa doutrina, o domingo não substituiu o sábado eh eh do Antigo Testamento e não há necessariamente um dia santificado. Além de honrar o dia da ressurreição de Cristo, nós entendemos que o dia da ressurreição de Cristo foi o primeiro dia da semana pela ideia de primícias. Então, quando nós temos a ideia de manter Deus em primeiro lugar, primeiro dia da semana, nós queremos separar como tempo de culto e de adoração.
Mas para nós não é um dia mais santo do que os outros e nem substituir o sábado, mas tem uma lógica por trás disso. Então, algumas pessoas às vezes querem que a gente diga para eles o que fazer. Eu lembro quando meu filho Israel na adolescência entrou no primeiro emprego e ele tava para receber o primeiro salário.
Gente, pensa no mês cumprido quando ele começou a trabalhar tudo que ele ficava mirando. É a hora que eu recebi o primeiro salário, a hora que eu recebi o primeiro salário, ele tava cheio de planos para aquilo. E aí na semana que ele recebeu o salário no dia, na verdade, eu falei: "Filho, certifique-se de que você separou o dízimo a parte de Deus".
Ele olhou para mim e falou assim: "Eu não vou dar o dízimo. Minha primeira reação foi já formular um sermão". Eu falei: "Não, ele não faria isso.
O que eu ensinei, eu falei: "Você não vai dar só o dízimo, quanto é que você vai dar? " E deu um risinho, tipo assim, pô, o senhor matou a brincadeira antes dela crescer. Eu falou: "Pai, eu vou dar o salário todo".
Gente, como pai, eu fiquei com dó, porque eu fiquei lembrando de tudo que ele planejou, tudo que ele queria e que o segundo mês até ter acesso a outro salário seria uma eternidade. Eu acho que ele percebeu no meu rosto, ele falou: "Pai, eu achei que o senhor ficaria feliz". Eu falou: "Eu tenho salário o resto da vida".
E diz: "Eu quero santificar o primeiro para Deus". E eu falei: "Não, eu tô feliz, eu só não tô transparecendo". Não muito tempo depois disso, eu f viver um milagre extraordinário de Deus e a pessoa usada para abençoá-lo disse: "Deus me disse que esse menino entendeu algo sobre as primícias e que ele quer fazer isso por causa disso.
" Então isso significa que então todo mundo tem que treinar os cílios para fazer isso. Não necessariamente. A primeira casa que eu consegui dizer: "Puxa, casa própria".
Eu porque entendia primícias. Falei: "Deus quer saber? Eu vou entregá-la mesmo não sendo obrigado".
E não tô falando isso para achar que você tem que fazer. Eu só tô dizendo que é personalizado, que muitas vezes cada um de nós precisa entender qual é a dinâmica. E eu falei: "Eu vou te honrar.
Eu tô disposto a ficar sem casa própria o resto da vida, viver de aluguel for caso isso, mesmo que eu não seja obrigado. " E sabe, muitas vezes a gente pode ver Deus trabalhando com pessoas de forma distintas. Quando comecei a acompanhar, discipular o pastor Marciano, ele um dia falou para mim: "Eu vou dar o melhor dia de faturamento das empresas".
Falei: "Tu tá maluco? Faturamento isso é diferente do ganho. " Ele falou: "Eu vou fazer porque eu quero".
Eu falei: "Você não obrigado". Ele falou: "Eu quero". E ele começou a fazer isso.
Eu falei: "Olha, já que você quer, deixa eu te sugerir algo. Dá o primeiro dia para Deus. " E eu compartilhei o que eu tô compartilhando com vocês.
Não tínhamos uma igreja ainda, mas eu falei: "Olha, isso é uma lei, dá o primeiro". Ele falou: "Mas o primeiro não é o melhor movimento, porque as pessoas até ganhar no quinto dia, gastar depois. " Ele falou: "É lá perto do 10o dia que o negócio fica bom e eu quero dar para Deus o melhor movimento".
Falei: "Então, deixa eu te sugerir duas coisas. Dá o primeiro dia, no fim do mês você apura qual foi o melhor dia. E aí você dá a diferença.
Você vai continuar fazendo o que você quer, mas tem algo em botar Deus primeiro. E se até hoje você tiver uma conversa honesta, ele vai dizer que a grande virada financeira dele surgiu a partir disso. E significa que todo mundo tem que fazer, não.
Significa que o Espírito Santo dirigiu ele a uma aplicação de uma lei espiritual que você não é obrigado a fazer. Mas o que nós precisamos entender? Existe uma lei e essa lei diz respeito ao quê?
A colocar Deus em primeiro lugar. Quando eu era criança, meu pai ensinou: "Vocês não vão dar só o dízimo, vocês vão se comprometer com o dízimo antes de gastar o salário. " Quando crediário, compra programada começou a se tornar popular, meu pai dizia: "Não empolga em gastar antes da parte de Deus".
Sabe o que a gente fazia? Estão falando na época do finado tal de cheque, que hoje, né, a nova geração nem sabe o que é. A gente antes de receber, a gente fazia o cheque do dízimo, consagrava e ficava com ele guardado.
Porque a gente dizia, mesmo que não chegou a hora de entregar, nós não queremos comprar as outras coisas a prazo. E tá investindo na gente antes de investir em Deus. Era a luz que a gente tinha.
Isso não significa que você tem que fazer isso. Mas eu só quero dizer que pode haver muitas possibilidades de aplicação de um princípio. Eu tenho dois jejuns que eu faço por ano, mas para mim o de janeiro tem um significado especial.
Eu falo para Deus, o primeiro mês é seu, é meio de jejum, é meio de me dedicar, eu tô santificando o restante do ano. Eu já tive momentos de simplesmente dizer para Deus do que eu sei, o resto a gente resolve depois. Eu vou te adiantar os dízimos do ano.
Eu quero aqui fazer algo especial. Então, muito do que nós falamos e às vezes não explicamos tem por trás essa lei. Por exemplo, por que que nós temos a oferta de semeadora, que sempre é feito na virada do ano?
A gente sempre diz oferta especial, começo do ano, vamos botar Deus em primeiro lugar, né? Então, há muitas formas, seja na vida financeira ou em qualquer outro aspecto, como eu falei, o a hora do devocional, o dia do nosso culto, onde a gente pode aplicar a lei. A gente não olha pro Novo Testamento e diz: "Tem uma oferta específica chamada oferta de primícias".
Isso também não significa que se algum de nós quiser fazer, não posso. É por isso no nosso envelope, eu acho que ainda tem, né, a contribuição eletrônica, faz tempo que eu não pego no envelope, a gente lá dízimos, ofertas primícias. as pessoas falavam: "O que é isso?
" a gente dizia uma hora você vai saber, em algum momento você vai entender. Então a minha sugestão aqui não é dizer para você o que é que você faz com a lei. É dizer que você precisa entender que há algo onde Deus comunica claramente: "O primeiro lugar é meu".
Você deve manter isso claro no seu coração e comunicar isso. E Deus tá dizendo: "A minha intenção não é eu tirar proveito disso. Deus tá dizendo: "A minha intenção quando eu boto esse efeito regulador de você me reconhecer em primeiro, é abençoar você.
Porque como a gente tá falando desde o início, se nós tivermos uma relação errada com dinheiro e as coisas materiais vão concorrer com Deus. Mas se o primeiro lugar de Deus tá protegido, ele diz: "Eu posso te dar muito mais desse negócio, porque ele não vai concorrer com o meu lugar, ainda vai servir o meu senhorio e o meu propósito. " Quem tá entendendo, diga amém.