19. Deus não nos deve nada (Rm 4.1-8)

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Augustus Nicodemus
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Romanos Capítulo 4 de um a oito possamos a leitura da palavra de Deus que pois diremos ter alcançado Abraão nosso pai segundo a carne porque se Abraão foi justificado por obras tem de que se gloriar porém não diante de Deus pois que diz a escritura Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para a justiça ora o que trabalha o salário não é considerado como favor e sim como dívida mas é o que não trabalha porém crer naquele que justifica o ímpio a sua fé ele é atribuída como justiça e assim também que Davi
declara ser bem aventurado o homem a quem Deus atribui Justiça independentemente de obras Bem aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos bem aventurado o homem a quem o senhor jamais imputará pecado até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Oremos pedindo que ele nos ilumine na compreensão da mesma senhor nós estamos aqui nessa noite com o objetivo único de te adorar não viemos por outro motivo nós queremos te prestar o culto porque nós queremos que tu és o nosso Deus o nosso criador o nosso Redentor queremos que nos amas e
que nos tens abençoado muito além e mais do que nós merecemos ou até pedimos por isso nós estamos aqui E nós queremos te render toda honra glória e Louvor nessa noite queremos ó Deus declarar que tu és o único Deus não há outro além do Senhor e que nosso coração a nossa alma está Cativa a ti pelo evangelho de Jesus Cristo e que nós nos curvamos somente a ti E nós queremos ó Deus pedir que nessa noite tu nos fales tu nos diz tu nos instruas nós sabemos que no passado tu falastes aos pais pelos
profetas falastes de muitas e diferentes formas mas agora nos destes a tua palavra perfeita completa infalível inerrante ouvi-la É ouvir-te por isso nós pedimos que nos dêis ouvidos que tu Abras os ouvidos do nosso coração ilumine os olhos do nosso entendimento para que nós estivéssemos como que diante de ti e como se o senhor nos falasse diretamente eu quero pedir pelos que aqui estão nessa noite que ainda não compreenderam o evangelho na sua Plenitude na sua graça oro por aqueles que estão lutando com a culpa com a condenação com a incerteza com medo oro por
aqueles que se consideram indignos inúteis diante de ti Senhor que essa palavra de Paulo teu servo inspirada por ti nessa noite ela seja Libertadora abençoado é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém amém nós estamos dando sequência a nossa série de estudos na carta de Paulo aos romanos e chegamos agora no capítulo 4 o capítulo 4 está dentro daquela segunda parte da carta aos romanos na primeira parte capítulos 1 2 e 3 o apóstolo Paulo demonstrou como toda a ração humana está debaixo do juízo de Deus os pagãos os ímpios receberam de
Deus a revelação na consciência e na própria natureza e mesmo assim rejeitaram aquilo que Deus tornou conhecido através das coisas criadas e da sua própria consciência então mesmo aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo nunca ouviram coisa alguma respeito do Evangelho elas não são inocentes diante de Deus elas tem uma revelação Elas têm uma luz e eles rejeitaram todos todos rejeitaram essa revelação que Deus fez de si mesmo na consciência no coração eles são e condenados com justiça por Deus e não somente eles Paulo explica nos Capítulos 1 2 e 3 mas também
os próprios judeus que receberam a lei de Moisés receberam a revelação escrita de Deus no período antes de Cristo eles também não guardaram essa revelação o resumo tá no capítulo 3 onde Paulo diz Pois todos pecaram e carecem a glória de Deus o todos aí é abrangente significa cada um não há exceção alguma Essa é a situação do homem diante de Deus e final do capítulo 3 Paulo então apresenta a maneira pela qual o Deus que é justo ele pode perdoar pecadores justificar pecadores como vocês e como eu e ele apresenta então a justiça de
Deus na pessoa de Jesus Cristo em Cristo Jesus mas propriamente na morte de Cristo na cruz pelo sangue que ele derramou Deus castiga o pecado e mostra que ele é justo ele não deixa o pecado passar em branco mas só que ele castigou em Jesus Cristo e ele toma a justiça de Cristo e ele aplica naquele que crê em Jesus Cristo desta forma Deus continua Justo mas ele pode justificar pecadores ele pode receber ímpios e inimigos como seus filhos perdoando seus pecados e depois de ter explicado isso no final do capítulo 3 o apóstolo Paulo
traz algumas implicações disso ele está mostrando que Deus salva pecadores mediante a fé em Jesus Cristo se é pela fé ele diz não tem lugar para vanglória é o capítulo 3 verso 27 foi excluída vangloria ou seja o homem não pode ser jacktar diante de Deus ele não pode contar vantagem diante de Deus como se a salvação fosse alguma coisa que ele merecesse as obras da Lei Ou seja a guarda e a obediência da Lei Paulo diz no verso 28 no capítulo 3 então também excluídos porque o homem não se salva por isso a lei
não foi dada para nos salvar mas para mostrar que nós somos pecadores ele também conclui que nesse ponto Tanto faz ser judeu Tanto faz ser um Pagão um Gentil um não judeu porque tanto um quanto o outro são justificados e recebidos por Deus Da mesma forma que mediante a fé em Cristo e por último Paulo diz que isso não significa que a lei então não tem mais propósito pelo contrário a lei continua sendo a vontade de Deus para conosco mostrando a sua Santidade e a nossa pecaminosidade e nos encaminhando para Cristo Jesus foi o que
nós vimos na última mensagem e agora Paulo continua o mesmo tema só que desenvolvendo esses pontos usando a figura do Patriarca Abraão uma figura muito querida dos judeus da sua época e dos judeus através da história ele faz a ligação o capítulo 4 a ligação desse Capítulo com a parte anterior está aí no verso primeiro quando ele diz assim o que pois diremos ter alcançado Abraão nosso pai segundo a carne ou seja se não tem lugar para vanglória se a salvação é pelas obras não é pelas obras Mas pela lei se Tanto faz ser judeu
ou não judeu a circuncisão ou a não circuncisão a salvação é pela fé Então como é que fica Abraão o pai da Nação Judaica como é que fica o caso dele e eu vou dizer daqui a pouco porque que Paulo tem que tratar de Abraão Paulo responde a pergunta de Abraão a respeito de Abraão como é que fica então esse Patriarca a luz de tudo isso dizendo que ele também foi justificado não por obras mas o próprio pai da Nação Judaica ele foi considerado justo por Deus não por nada que ele tivesse feito Mas pela
fé que ele teve em Deus ele mostra isso nos versos de 1 a 8 que são os versos que eu acabei de ler que nós vamos expor nessa noite em seguida ele diz que os beneficiários dessa Fé de Abraão quem se aproveita disso quem é que sai lucrando com isso é tanto os judeus Como gentios eles são descendentes de Abraão pela fé somente os que creem como Abraão creu tá no verso 9 a 12 depois ele diz que a lei que foi dada 400 anos depois de Abraão não anulou a maneira como Abraão foi salvo
que foi pela fé e ele termina explicando a natureza da Fé em que que Abraão creu como é que ele Creu e ele faz uma aplicação para nós então esse é o assunto do Capítulo 4 hoje à noite nós vamos ficar só com os oito Versículos iniciais onde o apóstolo Paulo mostra que Abraão foi justificado pela fé e não por obras da lei Então eu queria que você mantivesse sua Bíblia aberta você vai seguindo você vai conferindo porque o que nós queremos É de fato que a palavra de Deus nos fala e não palavra de
homem o objetivo do pregador é ensinar a palavra de Deus ao povo de Deus e não ficar falando da sua própria cabeça da sua própria inteligência mas explicar o que é que a palavra de Deus está dizendo o que o povo precisa hoje é de pastores que ensinem Bíblia para eles porque a autoridade da Igreja não é o cargo de Pastor Bispo Apóstolo qualquer outra coisa mas autoridade é da palavra de Deus é a palavra de Deus que muda que edifica que transforma que consola que indica o caminho e é isso que nós queremos fazer
e isso que essa igreja deseja ser uma igreja centrada na palavra de Deus onde ela seja do guia e direção agora se o que é ensinado aqui é a palavra de Deus está com vocês obedecer ou não vocês estão vindo a palavra de Deus ela tá sendo explicada não é coisa do tipo assim ah o pastor tá dizendo isso mas eu tenho a opinião diferente se a Bíblia está sendo explicada com clareza e é óbvio é auto Evidente quando ela explicada com clareza tá aqui todo mundo tá vendo Então se você busca Deus é temente
a Deus Cabe a você se curvar diante dessa palavra e dizer Senhor eu quero te seguir eu quero te obedecer Mas se alguma vez aqui desse púlpito ou eu ou qualquer outro que ocupe disse é coisas que não estão na palavra de Deus vocês não tem obrigação de cumprir e nem de obedecer e nem de crer Esse é um legado da reforma protestante que nós temos a liberdade de conferir de averiguar a palavra de Deus ela tá sendo ensinada com a verdade com os crentes de Bereia quando Paulo foi pregar naquela cidade e diz lá
que eles eram mais nobres do que de outra cidade porque eles estavam examinando as escrituras para ver se o que Paulo estava dizendo era verdade se o que Paulo estava dizendo era verdade isso me perdoe essa degressão precisava dizer isso vamos direto então para o texto do verso primeiro até o verso 8 onde Paulo então no verso primeiro faz essa pergunta depois de ter explicado tudo no capítulo 3 ele diz o que diremos pois ter alcançado Abraão segundo nosso pai segundo a carne o que ele quer dizer a pergunta é essa daqui ó com relação
a justificação pela fé que eu acabei de falar e a van Glória que foi excluída como é que fica o caso de Abraão o nosso antepassado é isso que significa Abraão nosso pai segundo a carne havia muitos judeus lá na igreja de Roma e Paulo então está se dirigindo a eles Paulo também era judeu por isso que ele se refere Abraão como sendo nosso pai segundo a carne ou seja Abraão era o nosso ancestral então como é que fica o caso dele diante disso que eu estou ensinando diz o apóstolo Paulo de que a justificação
é pela fé essa daqui era era uma daquelas perguntas que o judeu tinha na ponta da língua toda vez que ele ouviu o apóstolo Paulo Falar de que o homem é justificado pela fé Como eu disse tinha muitos judeus em Roma e na igreja de Roma e para eles aqui é que tá o ponto para os Judeus Abraão tinha sido justificado por suas obras os rabinos diziam que antes de revelar a lei a Moisés 400 anos antes Deus já tinha revelado a lei Abraão Abraão sabia a lei toda Deus teria dado uma revelação secreta Abraão
a respeito da Lei e Abraão guardou aquela lei com perfeição onde é que tá na Bíblia isso no antigo testamento lugar nenhum mas essa era uma interpretação dos rabinos né porque eles queriam impedir que Abraão havia se justificado diante de Deus havia sido aceito por Deus observando meticulosamente todos os preceitos da lei Mas como Abraão poderia ter feito isso se Abraão não conhecia a lei a lei veio 400 anos depois de Abraão com Moisés resposta dos sabinos não mas deus deu uma revelação especial Abraão Abraão conhecia a lei toda Deus pré revelou a lei Abraão
e Abraão havia guardado todos os mandamentos de Deus então para o judeu quando Paulo chegava e dizia a justificação é pela fé O Judeu na hora dizia mas e Abraão Abraão não foi justificado por obras ele não guardou a lei não é por isso que ele era justo diante de Deus porque ele fez tudo certinho então Paulo teria que agora responder a essa questão como fica Abraão Então se é que ele foi realmente justificado pelas obras da Lei ou por guardar a lei meticulosamente a resposta de Paulo tá aí do verso 2 até o verso
28 no verso 2 Paulo reconhece que a questão é importante porque se Abraão ele foi justificado diante de Deus pelas obras da Lei ele tinha motivo de se vangloriar veja o verso 2 porque ele tá o porquê aí explica não é porque é que Paulo tá trazendo Abraão O que é que o que como é que fica esse caso de Abraão Por que que você tá falando de Abraão Paulo ó porque se Abraão foi justificado por obras ele tem de que se gloriar porém não diante de Deus se Abraão foi justificado por obras então ele
tem motivo de se gloriar ele poderia se orgulhar se ele tivesse guardado a lei de forma perfeita obedecida os mandamentos de Deus ele podia contar vantagem ele poderia se comparar com outras pessoas e achar que ele é top mas que era o melhor que ele era superior aos demais que não é que não tinham guardado a lei assim mas Paulo diz não diante de Deus ou seja diante de Deus Abraão era um pecador como qualquer outro diante de Deus a santidade de Abraão se dissolvia em nada diante do Deus justo a justiça de Abraão não
valia nada diante do Deus reto todo poderoso e Santo imutável qualquer Justiça ou qualquer coisa boa que Abraão teria feito comparativamente não era absolutamente nada se Abraão foi justificado por obras se Abraão foi justificado por obras ele teria vantagem para contar ele poderia se gloriar mas não diante de Deus Abraão nunca poderia ter feito o suficiente para ser aceito por Deus e aí Paulo em seguida disse é como se ele dissesse E além disso Olha o que é que Deus disse que é o verso 3 pois o que diz a escritura Paulo quer fechar o
argumento da seguinte maneira vocês estão dizendo que Abraão foi justificado pelas obras eu digo que não porque se ele for justificado por obras ele teria motivo de vanglória e ninguém pode se vangloriar diante de Deus porque Deus é o que é e nós somos o que nós somos e a maior prova do que eu tô dizendo ou então é como se ele disse então vamos perguntar a Deus o que é que Deus diz a respeito de Abraão e aí ele vai lá na escritura vai lá em Gênesis Capítulo 15 verso 6 e cita o que
a Bíblia diz a respeito da maneira como Abraão foi justificado essa jogada de Paulo nessa estratégia de Paulo é muito boa porque todos os judeus acreditavam que o antigo testamento né as escrituras de Israel era inspiradas por Deus e que Deus falava através delas então quando havia qualquer discussão vão para escritura o que é que a escritura diz ou o que é que Deus diz então uma vez que Paulo tá dizendo O Judeu tá dizendo Abraão se justificou por obras Paulo tá dizendo não foi por obras foi por lei O que é que Deus disse
vamos lá na escritura e Paulo vai lá em Gênesis Capítulo 15 versículo 6 que está escrito assim Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para a justiça não dizia Abraão cumpriu as obras da Lei e isso lhe foi imputado para a justiça não diz Abraão obedeceu a Deus isso foi imputado para a justiça não diz também Abraão guardou todos os preceitos legislações e normas da Lei isso lhe foi imputado para a justiça mas diz o que Abraão creu em Deus e Deus o considerou justo a partir da fé que ele teve vamos lembrar
Em que situação isso aconteceu para que fique claro argumento do apóstolo Paulo a história de Abraão é muito conhecida Abraão era um Pagão que morava lá na Mesopotâmia e um dia Deus lhe apareceu e mandou ele sair de lá e fez promessas disse eu vou te dar uma terra vou te dar um filho vou te dar filhos vou te dar uma descendência e em ti serão benditas todas as nações da terra virá um descendente teu em quem eu vou abençoar todas as nações do mundo sai de onde você está e vem para a terra que
eu vou te dar isso foi lá em Gênesis Capítulo 12 Abraão saiu veio embora a mulher de Abraão Sara era estéril eles não tinham filhos mas Deus prometeu Abraão creu e partiu o tempo passou o tempo foi passando peregrinou pela terra foi morar no Egito [Música] saía mudando de lugar em lugar estende a Sua Tenda ali acolá fazia um altar aqui um altar acolá e nada da promessa se cumprir porque a promessa de que ele herdaria a terra e teria uma descendência numerosa e um filho dele seria o canal de benção para o mundo todo
dependia dele tem um filho com a mulher dele só que o tempo Tava passando Sara era estéril eles estavam ficando idosos e chegou um momento que Abraão como é que vai ser isso aí essa promessa Senhor e uma noite Deus apareceu Abraão tá aqui em Gênesis Capítulo 15 Deus apareceu Abraão e voltou a dizer Abraão a tua recompensa vai ser muito grande a tua descendência Vai ser abençoada e Abraão disse Senhor como é que vai ser isso porque eu tô ficando velhinho a minha esposa também tá ficando velhinha já era não ele já tinha um
eram bem avançados de idade ela é estéril eu tô começando a achar que quem vai herdar tudo isso aqui é o filho do meu mordomo E aí Deus disse vem cá levou Abraão para fora da Tenda a gente imagina que isso foi numa tenda dele porque em seguida Deus disse olha as estrelas do céu Conta as estrelas se é que podes assim será a tua descendência Abraão assim será a tua descendência E aí diz o texto que Abraão creu em Deus e aquilo lhe foi imputado registrado creditado considerado como Justiça nada que ele tinha feito
mas que ele creu na promessa de Deus vocês percebem como a Fé de Abraão é semelhante a nós porque num certo sentido em que é que Abraão creu ele Creu que Deus mandaria alguém em quem seria um benditas todas as nações da terra alguém de toda aquela descendência numerosa que é a mesma coisa que nós fazemos hoje a diferença é que Abraão creu que Deus haveria de mandar o descendente que abençoaria todas as nações ele olhava para o futuro e ele creu mesmo que ele não tinha filhos ainda é a mesma coisa nós nós olhamos
para trás nós Não vimos Jesus Cristo mas Nós cremos que ele já veio o que é o filho de Abraão em quem todas as nações da terra são e serão benditas ou seja nós que cremos em Jesus Cristo somos os herdeiros espirituais de Abraão cremos da mesma forma que ele Creu ele Creu em Deus isso lhe foi atribuído como justiça ele foi creditado como Justiça portanto voltando agora o argumento de Paulo O próprio Deus é quem diz que Abraão recebeu a justiça ele foi justificado Perdoado dos seus pecados aceito por Deus pela fé que ele
teve na palavra de Deus e nas promessas de Deus e não por alguma coisa que ele tivesse feito a minha vitória Então é isso que ele tá fazendo aqui no verso 3 e depois de ter mostrado isso Paulo agora ele faz um contraste versus 4 e 5 entre aquilo que os judeus estavam dizendo a respeito de Abraão e aquilo que ele Paulo estava ensinando o que ele faz é um contraste entre dois sistemas de salvação e eu queria que você prestasse atenção aqui porque esse resumo é claríssimo e nos ajuda a entender que só tem
dois tipos de religião no mundo dois tipos a primeira era aquela religião que os judeus estavam insistindo que o homem é justificado diante de Deus por aquilo que ele faz Deus me aceita Com base no que eu mereço se eu merecer Então eu só aceito por Deus Deus me abençoou Deus me perdoa e Deus me recebe se eu não merecer então eu tô condenado vou para o inferno Deus me castiga aqui e tudo mais é religião do mérito que era a religião do judaísmo na época de Paulo e era o que eles diziam que tinha
acontecido com Abraão Abraão era o pai da Nação Judaica porque ele mereceu pela sua obediência tá diz o apóstolo Paulo vamos fazer uma comparação no verso 4 Paulo diz assim ora ao que trabalha o salário não é considerado como favor e sim como dívida Você sabe o que é que Paulo tá dizendo aqui o que trabalha é aquela pessoa que tenta agradar a Deus com esforço das suas mãos Ele trabalha para merecer a salvação ele dá esmola aos pobres ele tenta ser uma pessoa moral Ele cumpre Rita Os Religiosos ele paga promessa ele dá financeiramente
ele contribui para uma causa social ele faz tudo que ele pode Ele trabalha como um trabalho qualquer Ele tá trabalhando para conseguir obter de Deus alguma coisa então das obras você é como um trabalhador e nesse caso se você trabalhou suficiente o que Deus lhe der não é favor é salário não é isso quando você trabalha durante a semana no seu emprego Chega no fim do mês você recebe o contracheque você recebe o holerite dizendo quando você ganhou você vai lá no seu empregador para dizer muito obrigado o senhor me fez um grande favor não
o seu salário é dívida o seu empregador lhe deve aquilo porque você trabalhou durante a semana não é isso então ao que trabalha o salário não é considerado como favore sim como dívida na religião das obras Deus Fica devendo Deus é obrigado a pagar se você faz isso cumpre aquilo outro faz promessa dar dinheiro obedece regras religiosas é uma pessoa moral faz o bem então no final deus fica obrigado a lhe salvar ele fica ele Deus contraiu uma dívida com você e essa situação é impensável que deus fica devedor do homem que deus fica devedor
dessas pessoas que Deus tem obrigação de dar alguma coisa aos homens isso não isso não bate com aquilo que a gente conhece de Deus na Bíblia então a religião das obras baseada no mérito ela acaba tornando Deus em nosso devedor Deus tem a obrigação de fazer isso para nós e era isso que os judeus estavam fazendo e era isso que eles diziam que tinha acontecido com Abraão e a gente vê uma versão de suas vezes no meio evangélico né ouve aí Alguns ditos pastores falando assim que sem você desse você contribuir se você investir se
você fizer isso Deus é obrigado a lidar de volta né Deus é obrigado a lhe dar de volta aquilo que ele é direito eu sempre digo assim nunca diga para Deus Deus é meu porque se Deus soldar o que é teu é inferno é isso que você merece não peça a Deus para lhe dar o que é teu não diga assim Deus eu quero só que o senhor me retribua né devolve aquilo que é não pensa isso porque se Deus sou ouvir tua oração é inferno é inferno Deus não deve nada a ninguém a homem
nenhum ele não tem obrigação nenhuma de fazer o bem a você de salvar você de perdoar você de Guiar você de lhe dar alguma alegria nada ele não tem obrigação nenhuma desde o dia em que nós como uma raça viramos as costas para ele quebramos a sua lei ofendemos a sua santidade nos tornamos pecadores debaixo da sua Ira debaixo da sua justiça só merecemos o desprazer e a ira de Deus só só até aquela sombra gostosa de uma árvore no dia quente de Goiânia é graça se lembre disso da próxima vez né quando você tiver
numa sombrinha estaciona o carro no farol sempre Goiano gosta de fazer isso eu sempre achei muito estranho tem um farol né aí antes de chegar no farol tem uma árvore com uma sombra Goiano para 50 metros antes do Farol debaixo da sombra que maravilha Claro Então quando você fizer isso diga assim até essa sombra é graça eu não merecia Então Deus não fica devendo a ninguém agora veja em contraste o verso 5 o contraste é introduzido aí pelo mas né verso 5 mas ao que não trabalha o que não trabalha aqui é aquela pessoa que
não busca méritos diante de Deus por aquilo que ela faz isso ela não procura se justificar por meio das suas obras ao que não trabalha porém crer naquele que justifica o ímpio e aqui essa expressão é um choque para o judeu Deus justifica o ímpio o ímpio é aquela pessoa que virou as costas para Deus que quebrou a lei de Deus que merece o juízo de Deus mas Deus pode justificar o ímpio pode nós já vimos isso no capítulo anterior ele faz isso por meio do sangue de Jesus Deus justifica o ímpio aquele que não
trabalha aquele que não tem mérito aquele que não tem nada para oferecer a Deus Deus o justifica perdoa e aceita gratuitamente Como diz aí no final do verso 5 o que crê porém aquele que não trabalha Pode crer naquele que justifica o ímpio que é Deus a sua fé lhe é atribuída como Justiça Qual é a minha Justiça ela não é própria Mas ela é recebida mediante a fé a minha justiça é a justiça de Jesus Cristo é uma Justiça alheia é uma Justiça de outro como é que ela me chega chega pela fé quando
eu creio em Deus e nas suas promessas é dessa forma que Abraão foi justificado pela justiça do seu descendente Jesus Cristo foi imputada Abraão a justiça de Cristo milhares de anos antes do próprio filho chegar centenas de anos antes do seu próprio filho chegar ao que não trabalha podem crer naquele que justifica o ímpio a sua fé lhe é atribuído como Justiça então Paulo aqui fechou a questão com relação Abraão mas ele ainda acrescenta mais um argumento e agora ele para fechar ele traz um outro homem de Deus do Antigo Testamento considerado herói também e
um grande exemplo para nação de Israel que é Davi Sem dúvida nenhuma Abraão e Davi são as duas personagens mais conhecidas do Antigo Testamento naquela época para os judeus e até para nós no dia de hoje então primeiro Paulo respondeu o caso de Abraão Abraão foi justificado pela fé não foi por obras mas Deus me importou Justiça pela fé e no caso de Davi Paulo disse do mesmo jeito do mesmo jeito versos 6 é assim também que Davi declara ser bem aventurado o homem a quem Deus atribui Justiça Independente de obras E aí Paulo cita
o Salmo 32 que foi escrito por Davi quando é que Davi escreveu esse Salmo vamos mais uma vez lembrar um pouquinho da história bíblica esse Salmo foi escrito pelo Rei Davi como expressão do seu arrependimento depois que ele adulterou com a mulher de um general do seu exército a mulher era chamada bate-seba Davi a levou para casa e se deitou com ela quando o general estava no campo de batalha quando a mulher disse a Davi eu estou grávida Davi mandou trazer o general para deitar-se com ela para depois dizer que o filho era do General
General não Comandante lá Não não foi não caiu nessa disse não eu não vou me deitar com minha mulher não quero voltar para guerra Israel da Guerra né lá que eu tenho que estar e quando Davi viu que não ia ter jeito mandou matar o marido mandou matar Urias era o nome do marido de bate-seba um dia Deus mandou o profeta Natan que repreendeu Davi e mostrou a Davi como ele tinha ofendido a Deus como ele era inínico como ele era ímpio como ele tinha cometido iniquidade diante de Deus e Davi se arrependeu profundamente diante
de Deus se quebrantou diante de Deus se arrependeu profundamente e como prova dessa expressão e como expressão externa desse quebrantamento que ele teve dois Salmos foram escritos por Davi primeiro Salmo 51 onde é bem mais explícito e segundo o Salmo 32 que expressa o sentimento de Davi como ele se arrependeu e como ele buscou o perdão de Deus e o Salmo começa com esses dois Versículos bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas Davi tá falando dele mesmo e cujos pecados são cobertos bem aventurado o homem a quem o senhor jamais impultará pecado ou seja Davi tá
dizendo aqui nesse Salmo feliz é a pessoa cujas iniquidades são perdoadas por Deus feliz e a pessoa cujos pecados são cobertos palavra coberto nos lembra do que nós vimos Na mensagem anterior aquela tampa da arca chamada propiciatório que cobrir a lei que nos condena e onde era derramado o sangue Então nesse sentido pecado coberto e coberto pelo sangue que é derramado sobre a tampa da arca e dentro estava lei que condena então feliz aquele homem cujos pecados são cobertos pelo sangue derramado feliz aquele veja o final do verso 8 o homem a quem Deus jamais
vai atribuir pecado a quem Deus jamais vai atribuir pecado existe felicidade maior do que essa meus irmãos ser alguém a quem Deus jamais vai atribuir pecado considerar pecado imputar o pecado e portanto condenar e castigar por isso que Davi disse feliz é a pessoa que chega Nessa situação é a maior felicidade do mundo pode faltar pão pode faltar casa pode faltar transporte e educação pode faltar tudo mas feliz é a pessoa que tem o perdão de Pecados as iniquidades cobertas e a quem Deus não imputa mais a culpa pelos seus pecados Essa é a base
da verdadeira felicidade por isso tanto faz ser rico Tanto faz ser pobre sem Cristo nenhum desses estados vai nos satisfazer ou nos destruir ou nos elevar diante de Deus porque é em Cristo que nós encontramos a resposta para a questão maior da vida como é que eu me justifica diante de Deus Paulo diz aqui no verso 6 que Davi com essas palavras estava Provando o seu Ou seja que o homem é justificado pela fé ora isso Ficou claro no caso de Abraão no de Davi muito mais o homem tinha acabado de cometer Adultério tinha acabado
de matar o marido da amante e mesmo assim Deus o Deus o perdoou mediante o arrependimento é claro que Davi não ficou sem castigo o filho morreu como resultado do castigo de Deus e toda a sua família sofreu pelos atos de Davi mas Davi Diante de Deus ele foi perdoado ele foi Perdoado diante de Deus com isso o apóstolo Paulo tá provando o seu ponto que o homem não é justificado por obras da Lei mas sim mediante a fé essa passagem nos ensina algumas coisas que eu já Adiantei mas deixa-me tentar resumir aqui antes de
fazer uma aplicação A primeira é uma lição que nós precisamos lembrar As pessoas sempre foram salvas da mesma maneira às vezes os crentes eles ficam pensando com isso na cabeça velho testamento é lei novo testamento é graça no antigo testamento as pessoas se salvavam guardando a lei no Novo Testamento elas são salvas mediante a graça gente nunca foi assim as pessoas no antigo testamento elas foram salvas exatamente da mesma maneira que as do novo testamento e que nós somos salvos hoje pela fé em Jesus Cristo sempre foi Deus nunca atribuiu Justiça ninguém Com base no
mérito porque nunca teve ninguém no antigo testamento ou no novo ou hoje que merece alguma coisa de Deus então a salvação é graça é favor de Deus não é dívida não é salário Deus não está devedor de ninguém então no antigo testamento era do mesmo jeito Abraão foi salvo pela fé no seu filho que haveria de vir Davi foi Perdoado pela fé nas promessas de Deus que ele canta nos Salmos A misericórdia de Deus o tempo todo os grandes homens e mulheres de Deus do Antigo Testamento Isaías Daniel Ezequiel Todos Os Heróis da Fé Eles
foram salvos mediante a confiança nas promessas de Deus só que eles criam olhando para o Futuro no Messias que haveria de vir e nós agora cremos olhando para o passado no Messias que já veio mas sempre foi pela graça nunca foi por mérito nem no Antigo e nem no novo e nem agora sempre foi pela graça de Deus segunda lição que nós podemos tirar aqui é que tanto gente de vida moral elevada como Abraão quando gente que cometeu pecados gravíssimos como Davi eles são justificados por Deus na mesma base o sacrifício de Cristo Jesus tanto
Davi tanto Abraão Abraão que era o símbolo da moralidade de uma vida com Deus como Davi que infelizmente é muito lembrado pelo seu pecado e pelos seus crimes tanto um quanto o outro Eles foram aceitos por Deus exatamente na mesma base porque a moralidade de Abraão nunca foi suficiente para justificar o diante de Deus e o pecado de Davi nunca foi tão grave a ponto de afastado da Graça e da misericórdia de Deus então é para todos nós quem quer que você seja é pela graça mediante a fé em Jesus Cristo não tem nenhuma outra
base por isso a salvação a justificação perdão de Pecados não é alguma coisa que você vai ganhar fazendo promessa Santo fazendo peregrinação pagando dívida que voto que você fez fazendo campanha baseado na sua moralidade não não Porque então Deus seria obrigado a você Deus teria que lhe dar o seu salário Ele ficaria devendo a você e ele não faz isso não sempre é pela graça Deus não fica devendo nada a ninguém por isso eu quero aplicar em primeiro lugar essa palavra a você que tá aqui nessa noite e que se sente um ímpio se sente
um pecador você que não tem obras que não tem mérito que tem consciência de que não tem nada que ele justifique diante de Deus eu quero dizer que você está exatamente no ponto em que você pode ser salvo porque é somente quando você chega nesse ponto aí que você diz mas eu realmente eu não tenho nada eu não mereço nada se Deus me mandar para o inferno lá no inferno e vou levantar as mãos e vou dizer eu tô aqui com justiça o senhor é justo ter me mandado para cá então só quando você chega
nesse ponto é que você está pronto para ser salvo mas enquanto você achar que você ainda merece alguma coisa que Deus tem que lidar alguma coisa que Deus lhe é obrigado a lhe dar alguma explicação satisfação favor então você ainda está preso nessa armadilha que é a tentativa de se justificar por obras por merecimento por alguma coisa você tem que renunciar a você mesmo a qualquer esperança que haja no seu coração e se jogar sem condição condições ou requerimentos nenhum nos braços de Jesus Cristo e saber que ele veio salvar pecadores e não justos ele
veio buscar Miseráveis como vocês e como eu é graça do começo ao fim mas para nós é tão difícil né todo mundo sabe como é alguém faz um favor para a gente e o que que a gente diz logo em seguida obrigado é uma expressão de gratidão mas a palavra Obrigado quer dizer o seguinte você me fez um favor e eu estou Obrigado diante de você a gente não sabe nem receber não é porque a gente já em troca já disse obrigado eu sei que a expressão de gratidão mas ela quer dizer isso eu tô
te devendo essa então a gente o coração nosso é baseado em mérito a gente não gosta de ficar devendo favor isso quando se transfere para Deus acaba nos transformando em legalistas arrogantes e orgulhosos que tentam se justificar diante de Deus por aquilo que nós fazemos quando é pela graça é por graça e a minha última palavra para você que já descobriu que é pela graça não há motivação melhor do que isso para nós vivermos a vida cristã muita gente tem medo de aceitar a plena graça de Deus de que uma vez que você recebe de
graça e você não fez nada para merecer Aí você fica com medo de bom agora eu vou me sentir à vontade para eu fazer o que eu quiser Eu sei eu passei por uma fase dessa na minha vida não mas se eu aceitar a graça de Deus na minha vida então eu não sou salvo por nada que eu faço não é pelo meu merecimento Será que isso não vai me levar relaxar que aí aí eu vou pecar a vontade e tudo mais mas é exatamente o contrário a pessoa que foi alcançada pela graça que entendeu
a graça de Deus o coração dela se torna tão grato a Deus que a primeira coisa que vem no coração dela é essa daqui Senhor o que é que eu faço para te agradar o que que eu faço para te agradecer que o senhor me perdoou que o senhor me recebeu que o Senhor me aceitou cobrir os meus pecados não imputa mais as minhas iniquidades eu quero viver para tua glória aquele que foi salvo pela graça é o que mais ama a Deus e que mais vai querer viver para Glória dele longe de nos levar
para o pecado a graça nos liberta dele e nos dá motivação para viver por isso nessa noite quero convidar você se humilhar diante desse Deus renunciar a você mesmo a sua e receber de Deus a dádiva da justificação mediante a fé plena e completa na pessoa de Jesus Cristo oremos ó Deus é só por tua graça e misericórdia assim como foi com Abraão assim como foi com Davi também é conosco Pois todos pecaram e carecem da tua glória Senhor tenha misericórdia de alguém que está aqui nessa noite e que ainda não tem certeza do caminho
Certeza da Salvação que ainda não compreendeu a graça Preciosa a obra completa perfeita de Cristo Jesus que teu espírito santo ilumine os olhos do entendimento nessa noite e se alguém entre nós que está apegado ao seu pecado ao seu erro endurecido no seu orgulho na sua arrogância senhor convence convence com a graça que há em Cristo Jesus que teu espírito possa atrair essa pessoa e nos ajuda a todos a viver para tua glória em nome de Jesus amém
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