O Drama Barroco - Movimento Artístico #VIVIEUVI

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O barroco começou na Europa no final do século XVI, após o Renascimento. O Barroco não tem regras tã...
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por que as pessoas gostavam de debater pintura naquela época era um assunto popular olá meus amores bem vindos a mais um vídeo de movimentos artísticos se você se interessa por esse tema seja para estudar pra escola ou por que você acha legal mesmo vou deixar aqui uma playlist com outros vídeos de movimentos que é bem legal de assistir aproveita e se inscreve aqui no canal porque esse mundo da arte é infinito e eu te juro que é um refúgio para esse mundinho de angústias que a gente vive muito bem vamos falar de barroco começando por
nos localizarmos na linha do tempo século 12 a gente tem o românico que são os arcos redondos na seqüência vem o gótico que são aqueles arcos mais ponto dinho's e aí no início do século 15 chegam os disruptivos que acham todo aquele gótico muito estranho voltam seus olhos para o clássico e fundão renascimento no renascimento os arquitetos usam os mesmos elementos básicos colunas pilastras por ninjas tudo emprestado das ruínas clássicas originais o estilo do bruno e leste primeiro arquiteto renascentista é o que perdura basicamente agora eu tô falando tudo isso porque o período artístico que
se segue depois do renascimento é o barroco eo barroco não tem assim regras estão definidas como o renascimento ele tem mais dramaticidade ornamentações efeitos disso gombrich nesse livro aqui muito bom pra estudar aqui a arte clássica à mostra e uma rocco demonstra acontece que o termo barroco foi empregado pelos críticos como uma ofensa barroco significa absurdo o grotesco eles achavam que ninguém tinha que ter mexido nos prédios clássicos e até ficar tudo como era e que o bairro era muito mau gosto agora é importante lembrar um momento em que o barroco chega né porque a
gente estava ali em meados de 1520 miquelângelo rafael leonardo da vinci esse ano eles atingiram a perfeição da pintura as formas são belas harmônicas eles criam um monte de técnicas de perspectiva esfuma tu é o arce da arte aparentemente tudo que podia ser feito eles eram sem contar que a biografia desses caras é tipo um conto de fadas assim eles são mesmo heróis e aí os jovens artistas ficam ali numa de imitar os grandes mestres da melhor forma possível e por reproduzir em a maneira de miquelângelo por exemplo ficaram conhecido como maneirista smas maneirismo é
um assunto à parte porque se era assim na itália no resto da europa é diferente e se o maneirismo já foi considerado um momento de decadência do renascimento hoje ele é considerado um movimento por si só e assim voltar outro momento fala de maneiras mas continuando a nossa história porque se tem alguns artistas que imitam os mestres têm outros como o team toretto que sim acho o renascimento incrível perfeito ama e se inspira nos mestres mas também acha que a beleza que vem das cores de forma simples é mais agradável do que como vende elas
não tinham carga emocional suficiente para as histórias bíblicas ganharem vida faltava arrebatamento e dramaticidade e por isso entretanto é precursor do barroco quem adora o trabalho do tinto preto é o el greco e também é muito devoto e passional então as pinturas do team toretto não chocam ele pelo contrário ele distorce mesmo as formas e cores em favor de uma dramaticidade e fica incompreendido por muitos anos até quando os modernistas descobrem e assim é o grego é precursor de expressionismo cubismo outro fato importante para a nossa história aqui na inglaterra alemanha holanda rolou a reforma
protestante ea igreja católica reagir para combater a reforma e constrói por exemplo a igreja de jesus em roma de 1.575 que é da ordem jesuíta na fachada ela tem os elementos da arquitetura clássica como as colunas e pilastras mais aqui elas são duplicadas para trazer uma riqueza à porta principal também é destacada por uma moldura dupla a capela parte do bruno e lesc é bem mais leve e simples mesmo a biblioteca san marco em veneza ela é bastante complexa mais a estrutura repete enquanto na igreja de jesus o arquiteto evita a repetição outra típica igreja
barroca é a igreja de santa inês também em roma construída pelo francesco borromini as formas são renascentistas mas ele também duplica as colunas da fachada pra ficar mais rico e vai além porque a fachada curva tem torres laterais uma cúpula grande o primeiro pavimento das torres é quadrado enquanto o segundo é redondo as molduras das portas também são bem ornamentadas a crítica os edifícios barrocos era o exagero na ornamentação e ter a tranqüilidade mas se a igreja era um lugar de esplendor e glória qual o problema se perguntaria francesco borromini e se a gente está
achando a fachada pomposa olhe bem a parte de dentro total e lindamente adornada por muito ouro e pedras preciosas quanto mais os protestantes defendiam a não ostentação mais a igreja romana mostrava os poderes da arte o mundo católico descobre que a arte serve mais do que pra ensinar e doutrinar como na idade média mais a pintura escultura e arquitetura servem como artifícios para arrebatar os visitantes e para mim é um ótimo exemplo desse arrebatamento são as esculturas do benini essas esculturas cria uma experiência religiosa abundante o êxtase de santa teresa que tem uma capela em
roma é um verdadeiro arrebatamento celestial a luz que eleva a santa ao céu a expressão do rosto dela que é uma explosão de emoção agora não foi só a igreja que descobriu os poderes da arte de impressionar mas os reis da europa do século 17 também queriam exibir o seu poder não é mesmo luís 14 da frança construiu o palácio de versalhes que é muito grandioso decorado majestoso é um palácio barroco e eu estou aqui falando de construções mas cadê a pintura no meio disso tudo porque as pessoas gostavam de debater pintura naquela época era
um assunto popular e aí nessas conversas em dois artistas um deles é o carat de bolonha ele tem uma admiração por rafael e quer resgatar algo da simplicidade e da beleza a peta tem uma composição tão harmoniosa quanto a de um pintor do começo da renascença mas tem um jogo de luz no corpo de cristo e um apelo às emoções que é barroco o segundo artista que eu falei que surgem no meio dessas discussões vocês sabem quem é trabalho tem 50 fatos do caravaggio aqui no canal não vou me estender muito sobre a personalidade polêmica
dele mas olha essa pintura do são tomé do caravaggio o homem coloca o dedo na ferida de jesus não é nada convencional pra época além disso os apóstolos parecem trabalhadores comuns o caravaggio queria a verdade é como se os acontecimentos da bíblia estivessem acontecendo na sua frente e ele foi bastante condenado por ser naturalista a nossa maravilhosa artemísia gente leste que também foi uma pintura barroca italiana ela se inspirou bastante na obra do caravaggio mas a tmz também merece um vídeo só dela então daqui a pouco eu volto com um vídeo só de artemísia outro
pintor barroco é único lapso o sam que amava rafael estuda as estátuas clássicas tem um entendimento profundo de arte na pintura os pastores d arcádia três pastores de uma moça rodeiam uma lápide a composição é simples mais existe melancolia peter paul rubens é da geração seguinte ele é um pintor flamengo o seu pai era protestante mas ele morre cedo ele é criado pela mãe católica em 1600 e os 23 anos ele viaja para a itália estuda os mestres do renascimento mas também estudo caravaggio o rubens foi uma figura importante na contra reforma católica nesse esboço
de um altar de igreja na antuérpia a madonna lembra os mestres ticiano belini mas tem mais movimento mais luz mais personagens ao redor rubens é muito organizado talentoso simpático e ele ficou muito famoso toda a aristocracia queria uma pintura do rubens ele trabalhava para o rei da espanha o rei da frança proíba a inglaterra era meio diplomata assim em uma via a gente a espanha o rubens conhece o velasquez que era mais jovem que ele nunca tinha ido para a itália mas conhecia a obra do caravaggio através de cópias e de imitadores do estilo naturalista
dele uma das suas primeiras obras mostra um homem que vem de água nas ruas de sevilha é tudo pintado de um modo tão convincente que a sensação é de que daria pra tocar na roupa do homem e nos jarros de água tipo o santo mé do caravaggio o velasquez também estuda rafael desse ano e desenvolve uma maneira de pintar o papa inocêncio do velázquez parece que vai sair andando do quadro as meninas também é quase como uma fotografia do momento real e nos países do norte alemanha e inglaterra países baixos os artistas estavam em uma
situação complicada porque com a reforma protestante o ramo das pinturas religiosas fica restrito ea quantidade de trabalho diminui o que eles mais podiam fazer eram os retratos e os mercadores os burgueses os eleitos vereadores queriam retratos seus e das suas famílias frança house é um desses pintores que pintava retratos e reuniões festivas de grupos mas que passou perrengue financeiro da geração seguinte de frank house rubens temos rã brandão fez muitos auto retratos da juventude próspera a velhice solitária os seus autorretratos são sinceros se vê um homem de carne e osso que se olha no espelho
e não se preocupa com a beleza ou aparência ele tem um entendimento profundo do rosto humano e ele mostra mais que o rosto mostra a pessoa com seus sentimentos sua alegria sua solidão andré era protestante ele deve ter lido a bíblia diversas vezes e ele desenha cada passagem tentando visualizar o que teria acontecido em cada uma dessas situações e como as pessoas se comportaram e sentiram a luz da dramaticidade para a cena e assim como caravaggio rã brandão mais valor à verdade é a sinceridade do que a harmonia ea beleza muito bem a gente falou
até agora do que está rolando na europa ou numa região a europa principalmente a itália inclusive com barroca grande era da arte italiana vai chegando ao fim o barroco dura até meados do século 18 o rococó seria uma fase final do barroco o desdobramento do barroco na frança a gente já fez vídeos sobre o colo deixar aqui mas acontece que o advento do barroco coincide com a descoberta ou invasão de outros países e continentes pelos europeus estavam animadíssimos com seus espíritos aventureiros caçadores de ouro e assim as paisagens exuberantes desses lugares desconhecidos pois bem colonizadores
que foram eles impõe a sua cultura ea sua religião ea igreja mais uma vez usa a arquitetura ea arte como instrumento de ação civilizadora então o barroco que é criado na europa vêm paraná américa mas aqui ele ganha formas próprias impactado pelo povo e pela paisagem local o barroco americano não é só um barroco feito na américa mas um estilo tão próprio que pra gente continuar chamando de barroco tem que chamar de barroco americano os historiadores e pesquisadores hardcore até discutem se pode ser chamado de barroco e o aleijadinho é o nosso expoente herói nacional
e eu vou falar dele em outro vídeo porque ela já diguinho merece um vídeo exclusivo então se você não é inscrito aqui no canal aproveita se inscreve para não perder e isso no vídeo de hoje bomba roupa pra vocês
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