Homilética - Quer pregar a Palavra? INTRODUÇÃO

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Pr. Juliano Fraga
Pr Juliano Fraga (Como elaborar sermão Parte 1)
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a graça ea paz do nosso senhor jesus cristo sou professor juliano fraga e nós iremos tratar sobre um tema importante para aqueles que esperam na área da pregação do evangelho aquela ordenança que jesus nos colocou / todo mundo pregai o evangelho nós vamos falar sobre o millet cada esse termo é derivado do grego o - que significa multidão assembléia do povo levando assim outro termo que é homilia ou pequeno discurso do verbo um mileu que significa conversar logo o termo grego homilia significa um discurso com a finalidade de convencer e agradar portanto a homilética significa
a arte de pregar a arte de falar em público nasceu na grécia antiga com o nome de retórica o cristianismo passou a usar essa arte como meio de pregação que no século 17 passou a ser chamado então de homilética qual é o objetivo primordial da homilética o principal objetivo da omelete cá desde o seu remorso princípio foi orientar pregadores na dissertação de suas pré dicas e ao mesmo tempo fazer com que os mesmos adquiriram princípios gerais corretos e também despertar los a ter idéia dos erros e falhas que acontecem no meio em geral é nisso
que a omelete que vai trabalhar duas obrigações acontece na exposição de um texto que os empregadores precisam entender a primeira obrigação é a fidelidade ao texto bíblico você e eu precisamos aceitar a disciplina de nos colocar dentro da situação dos autores bíblicos sua história geografia cultura e em linguagem se negar mas essa tarefa e esta fidelidade de realizarmos de um modo relaxado ou indiferente isso será em desculpável para o pregador isso expressa desprezo pela maneira que deus escolheu para falar ao mundo lembre-se estamos lidando com um texto inspirado por deus a segunda obrigação do empregador
é a sensibilidade com o mundo moderno embora deus tenha falado em um mundo antigo e suas línguas e culturas ele pretendeu que sua palavra fosse para todas as pessoas e épocas de todas as culturas incluindo nós no começo do século 21 e que nos chamou para viver portanto o expositor bíblico é mais do que um exegeta o exegeta ele explica o significado original do texto já o expositor vai adiante e aplica isso ao mundo moderno precisamos nos esforçar para entender o mundo em que deus nos chamou para viver pois ele está mudando rapidamente o pregador
precisa sentir sua dor e sua desorientação e seu desespero tudo isso é parte de nossa sensibilidade cristã da compaixão pelo mundo moderno aqui portanto está nossa obrigação dupla como expositores bíblicos esclarecer o texto inspirado das escrituras tanto com fidelidade ao mundo antigo quanto com a sensibilidade para com o mundo moderno vamos falar sobre um milagre que acontece também na pregação a pregação bíblica é um milagre duplo porque o primeiro milagre é porque deus vai usar um homem perfeito pecador e cheio de defeitos para transmitir algo que é perfeito infalível a saber a palavra de deus
trata se de um selo pelo feito usando um ser imperfeito como porta voz só um milagre pode tornar isso possível nós vamos agora tratar de algumas definições que envolve essa matéria tá ok por exemplo discurso o que é o discurso é um conjunto de frases ordenadas faladas em público a oratória o que vem a ser então a oratória é a arte de falar em público algumas pessoas confundem por exemplo oratória eloquência retórica com a idéia de que o empregador precisa falar rapidamente isso não tem nada a ver com oratória com retórica e nem com eloqüência
empregador pode falar paulatinamente ok ser um homem com elegância não falar que tem uma boa retórica por exemplo a retórica é um conjunto de regras relativas à eloquência significa a arte de falar bem tá ok então qual é a idéia que nós temos sobre retórica nós temos que ter regras e princípios na hora da pregação algumas pessoas quando estão ministrando a palavra por exemplo por falta de conhecimento nas lacunas de uma frase elas preenche por exemplo com glória a deus aleluia aleluia e glória a deus deus seja louvado já a retórica vai trabalhar nisso nós
temos que ser regrados na área da pregação bíblica essas lacunas não podem existir e nem serem preenchidas por cacoetes de pregadores por jargões por exemplo deve ser preenchida com conteúdo bíblico por isso que a retórica vai trabalhar com as regras que nós devemos ter na hora diz terminar uma pregação bíblica nós devemos também contar na área da omelete cuca com a exegese a exegese é uma análise interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra um texto uma palavra uma expressão etimologicamente esse termo se originou a partir do grego exegeses que significa interpretação tradução ou
tirar para fora os fatos diferente por exemplo de exegese a exegese é colocar dentro do texto aquilo que o texto não quer dizer já exigência é tirar para fora ou importância então dessa matéria da omelete homilética então é a arte de pregar nós entendemos isso deve ser considerada a mais nobre tarefa existentes na terra o próprio jesus cristo e lucas 16 ele diz liddy pregai o evangelho quando almir let que é observada e aplicada proporciona seu ouvinte uma melhor compreensão do texto a observação da unileste cá atrás a orientação ao orador por exemplo a eloquência
é um termo derivado do latim eloquência que significa elegância não falar falar bem ou seja garantir o sucesso de sua comunicação capacidade de convencer aquele que te ouvir é a soma das qualidades do pregador não entenda isso como gritaria holaria pancadaria no púlpito a locução é o meio mais comum para a comunicação portanto deve-se observar o seguinte a voz do pregador a voz é o principal aspecto de um discurso audível para que todos possam ouvir não confunda gritos com um são avós têm que ser também entende viveu todos devem entender você deve pronunciar claramente as
palavras pontuações acentuações tudo isso é válido o vocabulário do pregador a quantidade de palavras que nós conhecemos ele ser fácil de falar comum a todos de fácil compreensão saber também o significado delas devemos no púlpito evitar gírias linguagens incorretas ilustrações em próprias algumas regras de eloquência nós devemos entender por exemplo procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto conhecimento do público ouvinte procurar saber o tipo de reunião eo nível dos ouvintes seriedade pois o orador não é um animador de platéia seu objetivo na sua mensagem claro para não causar os ouvintes
o desinteresse utilizar uma linguagem bíblica evitar o pronome eu e sim o pronome nós a postura do orador também é muito importante deve saber comportar-se um púlpito a tribuna a sua postura pode ajudar ou também ela pode atrapalhar a sua exposição bíblica a fisionomia é muito importante pois transmite os nossos sentimentos vejamos ficar em posição de nobre atitude olhar para os ouvintes alguns pregadores poderão ministrar eles focam somente uma pessoa isso pode constranger você não deve demonstrar rigidez e nervosismo por exemplo os pregadores que quando vão ministrar eles demonstram claramente que estão nervosos e isto
pode causar desinteresse aquele que te ouvir outro ponto importante é você como pregador não deve desabafar problemas na hora da mensagem lembre se que existem pessoas que querem sair dali abençoados fortes espiritualmente você não pode na hora da administração por exemplo contar problemas dizer que sua vida não está fácil e colocar seus problemas no púlpito aquele que te ouvir pode pegar as coisas dele embora e dizer assim a minha vida está melhor que a do pregador lembre se pode estar faltando alguma coisa dentro da sua casa mas você tem que pregar para aquele que te
ouvir que jesus cristo ea provisão você tem que crer naquilo que você prega evitar também exageram nos gestos existe pessoas que gesticulam muito e fala um pouco outras falam muito mas estipula quase nada coloca a mão no bolso isso causa desinteresse também aquele que está te ouvindo não demonstrar indisposição aqueles que te ouvir evitar leituras prolongadas por exemplo você saudou a igreja e você vai ler um texto procure ler pelo menos 4 versículos no máximo existem pessoas que lêem mais ou menos um capítulo todo com 27 versículos isto não é bom isso cansa lembre-se o
primeiro contato seu com a igreja é o momento em que a igreja vai te conhecer e entender que virar coisa boa pra frente sempre preocupado com a sua indumentária cores por exemplo gravata procure estar com uma roupa bem passada cabelos penteados isso melhora a aparência do pregador lembre-se você o ministro do evangelho evite chavões a grande massa evangélica produz certa gírias chavões que circulam no meio do povo como um axioma teológico cabe ao empregador fugir dessas expressões inócuas lembre se que existe muitos ouvintes estão atentos esperando receber alguma coisa boa da parte de deus e
isto através de você vamos falar agora sobre as características de um bom ser mão o seu irmão é caracterizado com um bom ser mão não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador sejam elas intelectuais o morais mas pelas qualidades do seu irmão a primeira qualidade do seu irmão é um são todos irmão deve ser inspirado divinamente um sermão sem um são ainda que tem uma excelente estrutura não apresentará poder para a conversão consolação e edificação devemos lembrar que ao transmitir um sermão estamos transmitindo não conhecimento humano mas a palavra de deus e
esta é a única que penetra até a divisão da alma espírito portanto é fundamental a unção quanto paulista a intenção única e ele vai pregar o sermão ele ficou 21 dias naquela cidade foram dias suficientes para inaugurar uma igreja em 21 dias três sábados o que tinha na pregação de paulo que fez toda a diferença na cidade de tessalônica e 1º até são licenças no capítulo de número 1 versículos de número cinco dias assim porque o nosso evangelho não foi somente em palavras mas também poder e no espírito santo e em muita convicção como bem
sabeis que fomos entre vós por amor de voz quatro coisas eram fundamentais um sermão de paulo primeira poder segundo no espírito em convicção paulo acreditava no que pregava e por amor às almas o segundo ponto importante como característica de um gol seu irmão ea fidelidade textual a fidelidade textual é importante visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido existem empregadores que toma um texto como referência e depois esquecem dele por exemplo você vai falar sobre a fé de abraão um sermão expositivo e de repente você começa a discorrer acerca
da cura da mulher no fluxo de sangue aí você entra no reinado de saúde samuel e vai tratar sobre três pontos que fizeram com que sá upper disse o reinado e também a presença de deus e aí finaliza no livro do apocalipse falando sobre novos céus e nova terra observe que ocorreu um erro não houve uma fidelidade textual e aqueles que estavam ouvindo estavam esperando o assunto que era sobre fé o terceiro ponto importante como qualidade de bons irmão é a unidade todos irmãos tem um objetivo a ser alcançado o seu conteúdo deve convergir para
um único alvo a ser mães que são como uma colcha de retalho uma verdadeira miscelânea de assuntos idéias e também em sinos outro ponto importante para o pregador que quer colher resultados através da sua mensagem é recolher o material quase toda pesquisa serve como base para sermões todavia é uma verdade incontestável que quanto mais instrução tem uma pessoa mais condições para preparar e apresentar sermões toda pessoa que deseja ocupar se na obra do senhor e especialmente falar diante do público deve formar paulatinamente uma biblioteca segundo claro suas capacidades mentais e também lógico financeiras os quatro
primeiros livros a serem adquiridos e que deve servir como base para sua biblioteca fica a dica uma bíblia de estudo dicionário bíblico concordância e também um comentário bíblico depois de adquirir estes você poderá assim adquirir outros então a bíblia de estudo mas também bíblias em diversas traduções e isto é muito importante para que você possa exercer os filmes o empregador com excelência uma outra questão importante é como serão ouvido como dominar profundamente quatro fundamentos tão esquecidos da boa comunicação você primeiro quando for ministrar a palavra tem que estabelecer uma atmosfera amigável em grande medida a
atmosfera que estabelecemos determina quanto o nosso irmão será eficiente a atmosfera criada tanto por nossas mensagens verbais quanto por nossas mensagens por exemplo não verbais isso é muito importante quando a igreja olha pra você e percebe como você se coloca diante dela se realmente você tem amor por aquelas almas nunca prega um sermão o comércio uma mensagem com indiferença aqueles que te ouvir procure estabelecer essa atmosfera amigável durante o culto o segundo ponto importante encoraja a participação daqueles que te ouvem e não somente a observação outro modo em que podemos melhorar e lembrar que nosso
objetivo não é simplesmente ter uma platéia de pessoas sentadas calmamente enquanto falamos mas queremos que elas ocupem sua mente com o nosso tema o que mais podemos então fazer para encorajar a participação dessas pessoas não necessariamente providenciar o entretenimento se as pessoas só estão prestando atenção porque estão esperando a próxima história ou a próxima piada eu me transformo então um animador de platéia meu objetivo não é que as pessoas digam nossa você é um grande pregador um grande orador porque eu percebi então que eu fracassei se essas pessoas estão conscientes de minha habilidade de falar
ela somente me vêem como orador elas então não participaram meu objetivo é despertar essas pessoas para que pelo menos no final do culto elas digam juliano que boa essa mensagem mas também alcançou e minha vida coisas que eu não imaginei me despertou para as outras ele renovou me avisou então sinto que a palavra alavancou a vida daqueles que me ouvem terceiro mostre que você é confiável mantém uma vigilância constante em minha credibilidade é preciso praticar então o que eu prego a menos que eu possa confiar em mim enquanto faz uma afirmação não é fácil por
exemplo os hotéis no capítulo de número 1 deus pediu para ele se casar com uma prostituta chamada gômer o que deus queria mostrar para os hotéis você usa essas precisa sentir o que eu sinto todo empregador precisa sentir o que deus sente como deus se sentia israel amava de dia mas à noite se prostitui a 11s casa com uma prostituta e aconteceria a mesma coisa de dia ela estaria com os 10 mas à noite ela estará em prostituição ozéia sentiu que era ser traído todo empregador quando for ministrar a palavra ele precisa sentir a igreja
sentir a necessidade da igreja e isto é muito importante neste bloco nós vamos entender como preparar um sermão primeiro ponto é descobrir o pensamento central pensamento central é a mensagem ou seja é o tema sempre procurar definir o tema no sentido positivo exemplo será que existe deus é um tema desejado pois suscita mais dúvidas do que fé como ser curado é um tema sugestivo pois fortifica fé daqueles que te ouvir em alguns casos o pregador fala título que é o tema da pregação outras vezes não é necessário porém no esboço é aconselhável colocar exemplo você
escolher um texto você chorou e aí a omelete que não vai explicar para você como se faz isso é tem pessoas que estão dirigindo outras estão orando outras estão até já na cama para dormir e recebeu uma mensagem de deus ea ele leu o texto e realmente é este texto que o pregador vai usar para que na noite no guto ele possa terminar esse seu irmão não é obrigatório que diante daqueles que te ouvem você diga o tema da minha mensagem é este mas pelo menos a sua mensagem tem que ter um tema mesmo que
seja dentro de você em seu coração porque é neste tema que você vai percorrer a sua mensagem fica a dica com este tema você não correrá o risco por exemplo de se perder na sua mensagem e fugir do foco ou do objetivo o orador deve ser um homem de deus e que possui a mensagem de deus e esta deve ter com fontes as sagradas escrituras um ponto importante na hora da pregação você tem um texto mas você deve ter também então o tema e nós devemos preparar a introdução à introdução é o início da pregação
o ideal é que a produção seja algo que prenda logo a atenção dos ouvintes despertando-lhes o interesse para o restante da mensagem pode até começar uma ilustração não acho viável um relato interessante porém sempre ligado ao tema do seu irmão às vezes é bem aceito então a introdução da mensagem ela é o primeiro ponto de contato quando eu era criança eu iria assistir um filme por exemplo o que me chamava a atenção e me levava para assisti lo era o trailer do filme a introdução é mais ou menos isso você vai transmitir para a igreja
na introdução que é rápida e não deve ocupar a maior parte do seu irmão é a introdução que vai fazer com que as pessoas fiquem dispostas a ouvi lo até o final da mensagem onde você vai concluir a introdução é o ponto que você deve trazer por exemplo o pano de fundo histórico porque o autor escreveu qual é o objetivo do autor o que acontecia em volta deste texto a introdução especificamente é é a base do seu sermão para prender aqueles que tinham houve um outro recurso muito bom é começar por exemplo uma pergunta para
o auditório cuja resposta será dada pelo próprio empregador durante a mensagem se for uma pergunta interessante a atenção do povo estará garantida até o final do seu sermão a introdução produz a primeira impressão aos ouvintes e esta deve ser boa não é aconselhável ultrapassar de 5 a 7 minutos na introdução a dica cinco minutos nunca em hipótese alguma dizer que não está preparado ou foi surpreendido existe alguns pregadores que quando são chamados para administrar eles dizem ao público eu não estava preparado não estava esperando o pregador do evangelho sempre deve estar pronto até mesmo porque
é um conselho de paula timóteo procura apresentar de adeus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneje bem a palavra da verdade na introdução nunca fico olhando para baixo mostrando nervosismo nem também olhando para cima olhe nos olhos da igreja com convicção crendo naquilo que você irá pegar é imprescindível também na hora dos irmãos você escolher o texto a escolha do texto que se relaciona com o tema do seu irmão porém adequado nós vamos ver alguns tipos de textos que devemos evitar por exemplo textos longos canção os ouvintes textos obscuros
causam polêmicas no auditório textos difíceis os ouvintes não vão entender textos duvidosos por exemplo e deus não houve pecadores vai causar dúvidas das pessoas e até você conseguir transmitir esse seu irmão de 10 a 15 minutos você não vai conseguir trazer o povo de volta porque o texto então é importante é o texto que chama a atenção dos ouvintes o texto desperta o interesse em conhecer a palavra de deus e através do texto que vai ajudar na exposição do seu irmão o texto facilita ao ouvinte entender o assunto exposto devemos escolher o texto em toda
a bíblia e não somente no novo testamento existem pessoas por exemplo que só escolhem textos do antigo testamento mas esse corroboram no novo então nós devemos tomar aí o máximo de cuidado nós devemos escolher também o método apropriado exemplo de posse do pensamento central e do texto escolhido deve se determinar o método a ser utilizado existem muitos textos e temas que permitem a escolha de qualquer um dos métodos porém há temas que não permitem a classificação do seu irmão o sermão é classificado por duas formas a saber pelo assunto ou pelo método podendo ele ser
discursivo ou expositivo primeiro pelo assunto ele pode ser doutrinário é aquele que expõe uma doutrina da igreja o ensinamento também pode ser histórico é aquele que narra uma história ou ocasional é aquele destinado a ocasiões especiais o seu sermão também pode ser apologético tem a finalidade de defender a fé defender alguma doutrina narrativo quando narra um fato por exemplo um milagre vamos dar uma dica aqueles que estão entregando o seu irmão um dos problemas mais críticos é o nervosismo sentem-se amedrontados começam a tremer alguns até transpirar pensam que não vão achar o que dizer ou
vou esquecer tudo o famoso branco não são apenas os novatos que sentem medo mas também os experientes e veteranos da fé nós vamos apresentar três passos importantes ao pregador que ele deve tomar para amenizar este famoso nervosismo durante a pregação primeiro respirar forte e relaxar e entender uma coisa não só você tem medo moisés também teve medo mas a certeza de moisés que fez com que esse medo fosse arredado foi que deus deu a certeza que as ferramentas que moisés ele usa eram insignificantes mesmo e que o poder está no nome daquele que tinha enviou
respire forte relaxe hori e creio que o senhor pode fazer muito através da sua vida a estudar bem a mensagem é imprescindível aqueles que leiam o texto mais 16 vezes 18 20 vezes e está convicto e seguro que ele tenha a mensagem existe empregadores que cansam os ouvintes pelo tempo pelo dis preparo ou até mesmo pela imprudência quando nós recorremos ao texto de segunda samuel ali no capítulo de número 18 quando o aviso a lam ele perdeu a sua vida por joabe e joabe pediu para que o koch tá fosse levar a mensagem para o
rei e lembro que aí mas ele disse eu irei levar a mensagem mas oab disse a ele você não tem a mensagem conveniente deixe que o xiita leve a mensagem e aí mas despreparada mente disse e eu vou levar a mensagem e o texto diz e ele correu para tal finalidade quando o mesmo chegou para trazer a mensagem o texto vai dizer que ele não tinha informações necessárias para dizer ao rei o que realmente havia ocorrido com o absalon aqueles que saem despreparados correndo com a fã de levar a mensagem e este pode trazer fracassos
ministeriais para sua vida principalmente de pregador já o push taxa tinha a mensagem tinha o preparo aqueles que estão preparados conhecem o texto tenho convicção que foi deus que o chamou e deu a mensagem estes com certeza trarão resultados formidáveis extraordinários para a igreja há também aqueles que no púlpito se movimentam muito como fantoches ou alguns ficam estáticos como meias se puder não ultrapassa os 45 minutos que o pastor da igreja de deus procure evitar ultrapassar limites procure evitar ganhar a igreja no grito ou simplesmente forçar algumas coisas aconteceram como movimento aonde o espírito santo
não está nós vamos trabalhar agora com métodos de preparar e pregar sermões primeiro deles é escrever e ler o seu irmão eu tenho por costume ler bastante o seu irmão mas também escrever isso faz com que você dê core e guarde traz habilidade ao pregador em escrever e ter um estilo sempre correto perfeito e atraente visto que emprega as palavras com bastante cuidado e também segurança conserva melhor a unidade do seu irmão evitando assim que o pregador vá para o público de nervoso e também preocupado com aquilo que ele vai falar o pregador deve ter
cuidado pois este método traz alguma desvantagem vou dar um exemplo você leva o esboço para o púlpito e isso é importante alguns pregadores levam para não cometer o erro de esquecer ou simplesmente se perder no meio da mensagem mas não é legal você ficar lendo somente até porque você é um pregador do evangelho que transmite os oráculos de deus então fica essa dica procure escrever na sua casa todos irmão aquilo que o espírito santo liderou como estrutura mas em seu esboço coloque somente pontos importantes para que você não esqueça a sua temática nós vamos agora
falar sobre os três tipos de seu irmão nós temos três o sermão temático o sermão textual e também o seu irmão expositivo temático textual e também expositivo o que vem a ser então o sermão temático é aquele cuja divisão das idéias é extraído do tema ou aquele cuja forma ou estrutura resulta das palavras ou idéias contidas no assunto é o tipo de seu irmão mais usado por ser o de mais fácil de visão e mais fácil também de ser preparado é muito apropriado para a evangelização o ensino doutrinário e também estudos bíblicos discussão de temas
éticos ou etc a divisão está independente do texto uma vez usado o texto não tem que usar se mais a não ser que contém a ideia central esse seu irmão é o de mais lógica o sermão temático é o que mais se presta a observação da ordem e harmonia das partes é o mais apropriado para os que estão iniciando no público escolhe se o tema e busca se em qualquer parte da bíblia textos que apóia as idéias selecionadas temos a variedade de tópicos o pregador tenha liberdade para falar de diversos temas e com isso ele
não fica preso a um único texto bíblico ele tem a possibilidade de usar vários trechos da bíblia para desenvolver sua pregação esse seu irmão é fácil de elaborar o empregador tem em seu favor e o privilégio de desenvolver qualquer assunto o que torna mais fácil a organização das idéias e argumentos da maneira que ele acredita ser melhor é o método mais prático pelos jogadores iniciantes do ministério da pregação porque o alvo da mensagem e atingido com facilidade a pregação temática ela tem a finalidade de descentralizar a ideia e o tema da mensagem promovendo uma melhor
compreensão dos argumentos apresentados há um favorecimento de uniformidade uma vez escolhido o tema dos irmãos não há combinação com outros assuntos o pregador pode ser fiel ao tema escolhido mas precisa ter cuidado com o texto proposto caso contrário poderá seguir outros caminhos e abordar outros assuntos favorece o estilo literários irmão ea ordem cronológica não obstante a todas essas vantagens o método temático possui algumas observações que devem ser aplicadas por exemplo o pregador nunca deve negligenciar o estudo profundo da pregação temática mesmo que seja fácil de preparar é outro fator importantíssimo evitar o secularismo às vezes
o pregador pode correr o risco de sair definitivamente do assunto escolhido e isso pode desviar a atenção do auditório depois nós vamos trazer na prática vários textos para explicar seu irmão temático textual expositivo nós vamos elaborar algum sermões aqui na prática pra você que está aí nos ouvindo em casa outro tipo de seu irmão é o texto ao é aquele cuja divisão as idéias principais retirar do texto bíblico as idéias secundárias podem até ser buscadas em outros textos este gênero de trabalho para o público faz fixar a atenção uma parte das escrituras é profundamente bíblico
e ajuda a levar um ouvinte mais perto do coração da bíblia este sermão textual obriga o empregador a estudar constantemente a bíblia é muito apropriado para pregações sistemáticas e consecutivas de livros da bíblia e também de alguns textos isolados geralmente usa se um ou dois versos para este sermão textual e depois nós vamos trazer aí na prática alguns exemplos outro tipo de sermão que ao meu ver é o que exige mais do pregador porém o mais difícil mas também é aquele que surte mais efeito c alcança resultados é o sermão expositivo ele surge de uma
passagem bíblica com mais de 2 ou 3 versículos e alguns casos os sermões positivo ele pode ser um capítulo até mesmo um livro uma epístola teoricamente este tipo de sermão difere do texto ao principalmente pela extensão da passagem bíblica em que se baseia na prática ambos são bem parecidos os irmãoes positivo é o que se ocupa principalmente da exegese ou exposição completa de um texto por exemplo chamou dispositivo nós observamos que ele exige uma boa iminente cara que é a arte de interpretar o texto e de uma exegese com eficácia porque você vai ter que
extrair de um capítulo ou como disse de um livro o epístola hoje um capítulo extrair todas as informações necessárias sem sair do texto você não pode por exemplo num sermão dispositivo você sair para outros capítulos os sermões positivo ele concentra se somente numa pista num livro ou em um capítulo o pensamento bíblico do escritor bíblico é que determina essência da pregação expositiva a pregações positiva seria a forma mais autêntica da pregação e segue as práticas dos grandes predadores do passado como agostinho lutero calvino etc a mensagem positiva faz mais das escrituras contribuindo para o maior
conhecimento bíblico criando maior interesse na bíblia e isto ou as escrituras e alimenta também os ouvintes nos quatro evangelhos quase todos os parágrafos contém material para um sermão dispositivo que pode não ser difícil de preparar especialmente as parábolas se prestam a isso pois todas elas evidenciam a imaginação inspirada operando com os fatos da vida existe agora um ponto importantíssimo para aquele que quer elaborar os irmãos são as partes que compõem um sermão e é sobre isso que nós vamos falar quais são as partes que compõem um sermão os elementos gerais ou funcionais que compõem o
seu irmão conforme a sua divisão correta então você que está em casa assistindo pegue uma caneta em um papel e coloque primeiro você tem que ter um título o tema toque todos irmãos tem que ter título o tema e um texto aí você parte agora para introdução depois da introdução você tem que ter a estrutura que nós chamamos de o corpo do seu irmão se fosse uma anatomia da pregação seria tema o título o texto que você vai discorrer você agora precisa ter uma boa introdução depois o corpo do seu irmão com divisões e subdivisões
e transições a aplicação do seu irmão você deve pegar o texto e aí vem um abismo cultural você pegar um texto de uma cultura diferente de um tempo diferente e conseguir aplicar nos dias de hoje um sermão sem aplicação não é o seu irmão não tem resultados e depois da estrutura central do corpo do seu irmão você vai para a conclusão do seu irmão lembrando então você tem que ter um tema um texto uma introdução um corpo e depois uma conclusão vamos entender um pouco agora sob o título a definição do título por exemplo o
seu sermão ele tem o título e como sabemos é a primeira parte do seu irmão tá ok então a função do título é chamar a atenção interessar e atrair as pessoas a tiro ouvido ele não dá nome ao seu irmão com uma peça literária completa não devemos confundir o título com o tema pode ter 1 e pode faltar o outro mas não podemos confundir o título é o que dá nome ao conteúdo já o tema dá nome ao assunto em discussão ou seria então a natureza do título para o seu sermão a natureza do título
pode ser declarada ativa em interrogativa afirmativa ou exclamativo biblicamente falando pode ser apresentado este gráfico assim declarativa o que deus pode fazer você está declarando e trazendo uma curiosidade que o título poderia ser o que deus pode fazer ou até mesmo o que deus não pode fazer aí você usaria tito capítulo 1 versículos de número dois o seu título também pode ser interrogada tivo exemplo onde está jesus e aí você vai trazer para a igreja a vontade dela passar ao conhecer e aí você tenha resposta a onde está jesus eis o cordeiro de deus que
tira o pecado do mundo aí você vai concluir dessa forma como conhecer jesus como chegar até jesus nós temos também com o título uma afirmativa por exemplo jesus foi e voltará tá traz a evidência de uma certeza aí você pode usar joão capítulo de número 14 o título pode também trazer uma forma exclamativo para mim o viver é cristo você está exclamando essa determinação aí você usa filipenses capítulo 1 versículos de número 21 então nós estamos seguindo aí alguns exemplos de título não é obrigatório você ter o título já o tema como foi dito você
tem essa obrigação não de expor ela igreja mas dentro de você você tem que ter o tema para sua mensagem o tema e sua função a função do tema é sintetizar o assunto e personifica lo por isso tema é o nome do assunto que vamos tratar o assim ter se do conjunto deles a introdução já é diferente é o momento em que o pregador conquista ou ele vai perder aí a atenção da igreja por isso deve ser muito bem elaborada sua introdução não deve ser longa como já foi dito de 5 a 7 minutos no
máximo ela deve apontar para o seu irmão proporcionando uma transição suave para esse a introdução é o vestíbulo ou a plataforma de acesso ao ponto central da argumentação o propósito da introdução e despertar então a atenção do povo e o pensamento de tal modo que se interessa se ativamente pelo som porque você vai escolher podemos comparar a missão de produção como uma comissão de recepção de um grande evento quando esta funciona mal todo o curso fica prejudicado no sermão acontece também a mesma coisa quando a introdução é mal feita a tese se desenvolve de forma
defeituosa que você não pode fazer como pregador por exemplo é pregar 20 minutos e aí dizer agora eu vou começar a mensagem ou 30 minutos e depois dizer agora vou começar a mensagem isto não é louvável como alguns pensam pelo contrário isto mostra um erro ou eléctrico e de uma pessoa completamente desinformada na área da pregação tá ok então a introdução é a plataforma tá ok o corpo do seu sermão nós chamamos de uma forma técnica de intróito é a entrada para o corpo do seu sermão é quando sai da introdução que entra no corpo
do seu irmão o corpo ou desenvolvimento a estrutura central é a parte principal do seu irmão é onde está o maior conteúdo e ali que você vai ministrar o coração da igreja sua função do corpo da estrutura central do seu irmão é desenvolver a idéia central da pregação que é o seu tema através de explicações comparações até mesmo aplicações deve se cuidar para que este desenvolvimento seja uma ordem lógica e também cronológica de tal maneira que o pregador conduza à igreja passo a passo através da palavra de deus a pessoa presente poderá compreender com estas
verdades bíblicas como elas se relacionam com a sua vida ea aplicação irá fazer com que essas pessoas compreendam com corpo e estrutura do seu sermão o que pode ser útil para a sua vida no que ela deve mudar despertando a igreja a tomar uma nova postura diante do evangelho é o momento do choque a igreja a conclusão é diferente quando você tem o tema o texto a introdução e você vai para o corpo do seu irmão logo você deve ir para a conclusão a conclusão então tá como o próprio nome sugere no sentido técnico é
a última parte do seu sermão no sentido humilhação esta é uma síntese de todas as verdades que foram ditas no sermão a conclusão torna se a parte mais gratificante do seu irmão para o empregador pois segundo se diz é o momento quando o empregador se obriga a fazer uma síntese de tudo o que me disse não só para destacar e fazer lembrar as verdades principais mas para ajudar os ouvintes a se beneficiarem da mensagem por esta razão a conclusão ela deve ser breve por exemplo você falou na sua mensagem sobre um texto relacionada à humildade
e você usou três textos aí por exemplo para tratar do assunto humildade a conclusão você irá fazer lembrar as pessoas destes três pontos que você usou as divisões do corpo do seu irmão lembrando conclusão não é uma outra pregação como alguns fazem outro ponto importante a conclusão é o momento que você prepara também o coração daqueles que te ouvem para o momento do apelo vamos lembrar a anatomia da pregação nesta anatomia nós devemos ter um tema um texto a ser discorrido uma introdução um corpo que a estrutura central onde ocupará maior tempo e por fim
nós temos uma conclusão veio a pergunta possa então colocar uma ilustração aí no meio pode desde que esta ilustração está em harmonia com aquilo que foi pregado dentro do tema e ela não pode ocupar mais espaço da estrutura do seu sermão posso contar um testemunho você foi convocado para pregar qual foi a finalidade para transmitir a palavra de deus ou para testemunhar se foi para transmitir a palavra de deus o testemunho isso ele tem que estar de acordo também em harmonia com a mensagem com o tema mas este não deve ocupar também a maior parte
do seu sermão lembrando o testemunho deverá ser para edificação da igreja isto é muito importante a partir de agora você que já compreendeu aí de forma técnica algumas dicas a elaboração do seu sermão nós vamos agora partir para um momento muito importante na prática pegar textos bíblicos e formaram nossos irmãos fique ligado e nós vamos aprender como elaborar o nosso sermão na prática sobre como preparar elaborar o seu sermão vamos então partir da idéia de um sermão temático tá então nós vamos usar o texto de provérbios capítulo de número 30 provérbios 31 você pode abrir
sua bíblia o versículo o de número 16 tá provérbios 30 versículo 16 um sermão temático diz assim o texto a sepultura a madrid estéreo a terra que se não falta de água e o fogo nunca diz basta somente até aí tá é é aí você poderia usar por exemplo como tema da sua mensagem duas coisas que não podem ter na igreja e duas coisas que precisam ter na igreja então você cumprimentou a igreja com a paz do senhor fez ali seus agradecimentos e você já vai partir para o tema então você poderia dizer como tema
mais ou menos dessa forma existem duas coisas que não podem ter na igreja e duas coisas que necessariamente tem que ter na igreja e até o final dessa mensagem nos entender o que a igreja precisa ter e o que ela não pode ter neste momento aqueles que estão te ouvindo vão querer saber quais são essas duas coisas que ela precisa ter e duas coisas que não podem ter na igreja ok quando fala sobre sepultura e madri estéreo sepultura fala de morte e você pode agora é escolher um texto para falar sobre isso tá eu vou
escolher ezequiel 37 mas antes eu quero abrir um parêntese aqui ezequiel 37 dentro de uma bolha iminente que exegese ele não trabalha com a igreja ezequiel 37 é um texto para israel então vale a pena você dizer isso na mensagem duas coisas que não podem ter na igreja sepultura e madri estéreo sepultura fala de morte ea morte entrou no mundo através do pecado de adão morte física morte espiritual e morte eterna mas nós vamos trabalhar com a morte espiritual ezequiel 37 é um texto que corresponde a israel mas nós podemos usá-lo para lições esta noite
com a igreja aí tudo bem então aí você já não está forçando o texto porque ele é para israel e não para a igreja mas podemos extrair algumas lições o que você poderia dizer que o vale de ossos secos que ezequiel foi levado quando o mesmo foi para o cativeiro babilônico no ano 597 e estava às margens do rio que bairro quando deus pediu para 15 que ao se colocar se de pé eo levou para ezequiel 37 no vale de ossos secos deus perguntou o que talvez ezequiel ele disse eu vejo ossos eu vejo nervos
eu vejo pele eu vejo carne se tem membros têm têm ossos né tem ossos têm membros da igreja se tem nervos tem obreiros se tem carne tem movimento fala por mão levanta a mão se tem pele tem aparência igreja então tem uma boa aparência tem pele em movimentos dentro dela tem carne tem nervos e muito sobreiros e tem ossos em membros porque essa igreja não se coloca de pé ele é uma sepultura pode ter membros obreiros boa aparência ea igreja pode ter também movimento mas duas coisas é necessário para levantar uma igreja que está em
sepultura morte espiritual se não soprar um vento dos quatro cantos e não tiver a palavra pregado profetizada pelo profeta essa igreja nunca vai se colocar de pé para marchar então você já trabalhou na sepultura a igreja não pode ter ser cultura ou seja morte espiritual madrid estéreo fala de uma madre é o ventre de uma mãe que não gera nós podemos simbolizar uma igreja que não frutifica que não gera não tem salvação de almas o que é infrutífero é você pode trabalhar com texto que vai falar sobre uma figueira plantada em uma vinha o agricultor
passa lá e por três anos ele não vê um fruto eo agricultor disse para o vinhateiro corta e lança fora três anos eu passo aqui não dá frutos porque existe amado estéreo dentro da igreja figueira não se planta e vinha e você pode trabalhar na questão de que a vinha é bambu são colocados de meio metro a um metro e elas crescem entrelaçadas logo as raízes da figueira elas crescem muito sendo assim não tem espaço para crescer será que existe um lado externo da igreja porque não há espaço para crescimento dos membros não tem problema
o que vai solucionar esse problema não é a falta de espaço e o erro não é o local que você está se não consegue crescer para o lado o vinhateiro tem uma solução e ele vai escavar e adubar nós precisamos na igreja ter profundidade raízes não se cresce para o lado sem antes ter um crescimento para baixo crescimento para baixo não é visto não tem holofotes não tem fotos mas tem raízes e isso é muito importante então vinha ter o espírito santo é ele que vai investir nos membros da igreja escavando ea do bando com
palavra com são investindo e aí o vinhateiro diz de mais uma oportunidade e no próximo ano irá frutificar como uma igreja volta a frutificar não é que ela está no local errado ela tem madrid estéreo porque está faltando a presença do espírito santo para investir e para trazer fundamentos e raízes sólidas a essa fila e duas coisas que a igreja precisa ter e aí fala sobre a água e fogo água palavra fogo presença é você pode usar o texto de atos capítulo de número 2 quanto a água é palavra você pode usar por exemplo nem
minhas capítulo de número 8 toque então neste sermão temático você está falando sobre provérbios 30 versículo 16 sepultura e magistério são dois textos distintos e sobre a fogo e água dois textos distintos e na conclusão você vai concluir dizendo nós aprendemos esta noite duas coisas que a igreja não pode ter que a igreja que não falte fica que tenha amado estéreo e para frutificar tem que ser como ana frutificando em lágrimas e oração diante do altar e você pode também falar sobre sepultura na igreja que está morta espiritualmente mas duas coisas nós aprendemos que nós
temos que sair daqui essa noite com elas palavra e presença de deus é isso que vai trazer crescimento para a igreja e vida espiritual então os irmãos temático é mais ou menos assim tá é só vamos trabalhar por exemplo com um sermão isto ao é nós podemos pegar o o livro de pedras por exemplo tá vamos pegar o livro de esdras é capítulo de número 7 está uns chamam aí pessoal o versículo de número 10 porque extras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do senhor para cumpri la e para ensinar em israel
seus estatutos e juízos que nós poderíamos colocar aqui podemos colocar o seguinte primeiro ponto e do seu irmão estas preparar o coração segundo ele cumpre o terceiro ele ensina então neste texto você vai entender que estas preparar o coração pedras ele guarda né a palavra no seu coração então ele se prepara depois ele guarda e depois ele ensina então nós temos três pontos importantes aí como tópicos do seu sermão e qual seria aí a introdução o pano de fundo histórico você tenha que dizer sobre o cativeiro babilônico de 70 anos a volta conjur o babel
neemias ele vem para reconstruir os muros mas é isso que vem trazer a lei do senhor então você coloca a igreja dentro desse contexto depois você trabalha aí neste sermão pessoal e aí os irmãoes positivo é aquele seu irmão por exemplo que não sai do texto você pode pegar por exemplo lucas capítulo de número 15 a parábola do filho pródigo que é bem conhecida e você trabalha dentro dessa parábola você não sai você pode usar o capítulo todo o capítulo 15 pode três coisas perdidas por exemplo aquele que se perde dentro de casa que é
a dracma aquele que se perde na inocência que a ovelha perdida e o filho pródigo que se perdeu mas sabendo o que ele queria realmente queria sair e você pode trabalhar aí neste capítulo de número 15 e seus chorões positivo se você for trabalhar por exemplo numa carta do epístola por exemplo a epístola aos filipenses você pode fazer os senhores positivo mas dividindo os quatro capítulos por exemplo na introdução você teria que dizer que paulo escreve quatro cartas da prisão e que aos filipenses ea quarta epístola tá da prisão e quando paulo escreve há dez
anos depois que ele fundou essa igreja e quando foi que no fundo essa igreja na segunda viagem missionária quando inaugura a primeira igreja na europa que era macedônia e você pode dizer todo o trabalho que ele teve com silas quando o espírito santo em atos 16 impediu paulo de província para e um varão macedônia apareceu em visão dizendo através da macedônia e ajuda-nos e aí paulo chega na macedônia encontra lídia prega deus abre o coração de mídia se converte abrir 11 pontos de pregação na casa dele a família dela se converte se batiza depois tem
aquele evento daquela menina que tinha um demônio um espírito de adivinhação ele é a segunda membro da igreja de filipenses e depois o carcereiro quando eles são presos ou seja a igreja definir pences para paulo ela nasceu em um período de tributação e aí você já trouxe o pano de fundo histórico e introdução e qual é o texto que você iria usar aqui para os filipenses você poderia usar filipenses capítulo 4 versículo 4 que diz assim regozijai vou sempre regozijai vos sempre no senhor então é a carta da alegria qual seria o corpo a estrutura
da anatomia destes irmãos a epístola aos filipenses no capítulo de número 1 fala sobre a alegria em sofrer capítulo 2 fala sobre a alegria de servir capítulo de número 3 fala sobre a alegria de crer que o capítulo de número 4 alegria em dar observe qual é o tema da mensagem em qualquer circunstância regozije no senhor vou repetir em qualquer circunstâncias regozije se no senhor nós entendemos que é uma carta da alegria e expositivo a mente você vai trabalhar o capítulo de número 1 paulo fala que até as prisões que ele sofreu contribuiu para o
evangelho para o crescimento até da igreja definir países ora o que nós entendemos a alegria sofrer porque o sofrimento que nós passamos pode estar contribuindo para o crescimento de algo quando esse sofrimento dentro da vontade de deus no capítulo de número 2 fala sobre a alegria em servir e aí paulo vai dizer que os filipenses deram um exemplo com a equipa foi dito que serviu a paulo mesmo momento difícil e aí pólo vai trazer o maior exemplo de serviço que é jesus cristo que ele não teve por usurpação ser igual a deus mas antes esvaziou-se
disse mesmo né porque ele não teve forma é de deus e essa fórmula já aprendemos e em cristologia que não fala de uma forma exterior a palavra no esquema no grego a palavra e nós entendemos muito bem que é mó fita' ele não teve é em forma de deus no sentido de é uma forma exterior mas ele permaneceu com a forma em essência não deixou de ser deus tá então ele não teve por usurpação ser igual a deus mas antes e esvaziou se disse mesmo tá e tomando forma de servo e de homem tá ok
ele foi obediente até a morte de cruz e e paulo vai falar sobre a alegria de servir ele traz uma modelo que é jesus cristo que nos serviu de exemplo tá no capítulo de número 3 paulo é falar sobre a alegria de crer e paulo vai falar até que existe uma cidade nos inspirando nos céus a alegria de mesmo em dificuldades crer no arrebatamento da igreja crer que é o céu se preparado para a igreja no capítulo de número 4 você encerra os senhores positivo nessa pista falando sobre a alegria em dar e paulo vai
dizer no capítulo de número 4 que ele aprendeu a ter fartura necessidade ele diz posso todas as coisas naquele que me fortalece independente das circunstâncias eu posso todas as coisas porque cristo me fortalece em todas elas e aí paulo vai dizer sobre a contribuição que os filipenses trouxeram a paulo a generosidade em dar ter alegria em contribuir e paulo diz que o deus de paz suprir a todas as vossas necessidades e aí na conclusão você conclui dizendo assim nós aprendemos essa noite em ter alegria em sofrer em servir em crer e também ter alegria dá
em qualquer circunstâncias alegre-se e reduzisse no senhor então é só chamar o dispositivo você pode trabalhar por exemplo a vida de jó um sermão dispositivo você pode trabalhar por exemplo é na vida de jacó da biografia de pedro é um senhor dispositivo tá então você tem alguns exemplos um sermão expositivo textual e também sobre um sermão temático até a próxima matéria se assim deus permitir que deus os abençoe
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