oi meninas tudo bom hoje vou fazer um tutorial de como passar no vestibular para isso eu vou utilizar o política de aristóteles está focando está focando e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica brincadeiras à parte mas a gente aqui vai se dar bem nos vestibulares saiu na prova sua final de ano de mediano o que você quiser dá isso porque hoje é a nossa segunda aula sobre o mundo grego o mundo antigo né o grécia antiga na verdade a primeira aula a gente falou da geografia e falou
da formação essa aula de hoje ela é deveras importante é extremamente importante porque a gente vai falar da formação das poles das cidades estado com foco fogo mesmo em apenas esparta a gente vai ver semelhanças e diferenças e os vestibulares adoram cobrar apenas exporta vou passar bastante informação pra vocês hoje não vai ser muito simples assim mas vai ser bem bem bem organizado aqui pra vocês eu aconselho vocês aí caderno na mão anotar tudo que eu coloco aqui eu sempre falo para vocês mas é para lembrar mesmo porque é muito importante em um tema tão
tão fundamental um tema tão cobrado a gente não pode deixar passar é nada meu amigo ea gente começa falando desse período agora da formação das cidades estado principalmente esse período agora se chama um período arcaico que é o período que vai do ano 800 antes de cristo até um ano 500 antes de cristo isso mesmo a gente já viu o período pré homérico e o período américo que são os períodos da formação do mundo grego agora a gente chama de período arcaico e é característico desse período que a gente está falando aqui de 800 anos
antes de cristo a 500 a formação das poles gregas das cidades estado brigas na verdade não me entendeu que uma pólis uma cidade-estado uma cidade estado basicamente é uma cidade auto gestora que significa isso a gente não está falando da grécia enquanto o país a gente está falando de várias cidades que têm o seu próprio governo à sua própria maneira de governo os seus próprios costumes um pouco e da sua própria cultura e elas são independentes entre si algumas são amigas tem aliança comercial aliança política aliança militar e outras são simplesmente rivais são simplesmente inimigas
como vai ser em muitos casos atenas e esparta hora amigo ou inimigo mas eles sempre vão manter uma rivalidade tá bom então cidades estado ou como neste caso a gente vai chamar de poles gregas a gente está falando de cidades extremamente independentes entre si vocês lembram a nossa última vídeo aula que eu falei com um dos pontos mais importantes para entender grécia é a diversidade lembra então hoje isso vai ficar muito claro pra todo mundo e começando da que é um pouquinho mais complexa que é apenas que há talvez até mais famosa do que exporta
não sei ou esparta mais famosa não sei né olha só em polêmica aqui né gente começa falando de atenas porque a gente vai entender agora o que é porque apenas é considerado um grande berço da civilização ocidental e ver totalmente a diferença que apenas depois vai ter com esparta principalmente na questão política na maneira de lidar né geograficamente atenas está localizada ao norte da península ática é uma região montanhosa portanto não é a melhor terra para se viver para quem quiser saber sparta não tem um terreno mais fértil do que atenas mas mesmo tanto ali
numa região montanhosa o pessoal ali no alto o pessoal tá olhando tudo de cima eles enxergam basicamente tudo que está ali à sua volta ali no mar mediterrâneo na península balcânica e por aí vai e lógica está a alguns quilômetros da sua principal concorrente que vai ser esperto que a gente vai falar daqui a pouco ainda nessa aula tá bom vou me entender agora com o que vai ser a organização social de atenas e isso é muito importante que vocês coloquem tópico no caderno ilha divisão social organização social de atenas para a gente entender quais
são sujeitos quais são as classes quais são os estamentos né quem ali têm mais direitos quem tem mais deveres quem não tem nada ali em atenas a gente começa a estudar primeiro a gente vai colocar aqui numa seletiva a gente vai começar a colocar aqui quem não são considerados cidadãos atenienses e isso é muito importante então vamos lá gente quem não são cidadãos que depois a gente vai falar dos cidadãos mas é muito mais fácil definir quem não são cidadãos porque eles são a maioria e são mais grupos então a gente já coloca nesse conjunto
aqui né a primeira coisa primeiro grupo em que a gente define que não são cidadãos mas é extremamente importante para entender apenas são os escravos sim apenas era uma cidade e escravista uma cidade estado que vive da escravidão mas aí eu já tinha uma dica nunca pensar na escravidão de apenas como uma escravidão moderna século 15 e 16 como é o caso das colônias né européias aqui na américa é principalmente no caso do brasil a relação brasil portugal à escravidão na grécia é uma escravidão um pouco diferente vamos entender isso o escravo ele era ou
capturado de guerra ou era um escravo feito por dívidas sujeito ao endividado com outro sujeito está em dívida com o estado por exemplo ele se torna escravo e essa escravidão por dívida ela pode ser temporária ou permanente depende do tamanho da dívida depende de vários fatores agora o que é mais importante para entender sobre a escravidão em atenas que os escravos eles compõem a base de sustentação da sociedade ateniense isso é muito importante são eles que trabalham são eles que fazem todo o serviço pesado tá escravos capturados em guerras ou escravos por dívidas tá então
são escravos por exemplo os atenienses falava assim ao sujeito a gente capturou fez uma guerra contra um povo lado norte da europa e escravizamos ele ou eles têm trabalhos domésticos ou eles trabalham a colheita da uva né porque o vinho é muito importante para os atenienses ou da oliva por aí vai certo então os escravos eles compõem a base de sustentação então aí é uma dica muito importante que eu dou pra vocês porque agora principalmente falando de atenas nós estamos deixando aquele modo de produção que existia nas nossas últimas aulas que a gente falou na
mesopotâmia e do egito que a gente chamava de modo de produção asiático ses lembra que o estado centraliza tudo inclusive os escravos ea gente agora está transformando o modo de produção vigente em atenas se chama modo de produção escravista porque a base de sustentação da sociedade são os escravos e não são escravos necessariamente do estado são escravos particulares a gente já falou aqui também do surgimento da propriedade particular certo os escravos então entendemos que ele está na bahia eles estão na base de sustentação da sociedade ateniense vamos falar de outro grupo aqui existem também os
metecos quem são os metecos esses são bem simples de entender os metecos são ou artesãos ou comerciantes que vivem ou em atenas mas geralmente nos arredores de atenas trabalham com comércio e com artesanato e eles geralmente não são nascidos em atenas geralmente são estrangeiros os atenienses não gostava muito de trabalhar com comércio então eles meio que terceirizavam os cargos os metecos eles não eram cidadãos eles não tinham direitos políticos em atenas mas eles eram importantes principalmente porque apenas não é uma terra muito fértil precisa trazer coisas de fora e também vender algumas coisas para fora
daí a responsabilidade dos metálicos agora muito importante em as mulheres as mulheres não eram consideradas cidadãs atenienses inclusive elas eram totalmente jogados às traças as mulheres elas tinham uma função qual que era sua função na sociedade ateniense servir aos maridos aqueles que são cidadãos atenienses a mulher era considerada inferior aos homens está inclusive é importante falar isso pra vocês por e as mulheres que cuidavam do lar nem aquela coisa toda serviam os seus maridos tanto é que a principal relação afetiva que existe em apenas não era entre um casal de homem mulher era a relação
entre homens pessoas do mesmo sexo eo sexo masculino porque os homens eles se consideravam tão superiores às mulheres que eles gostavam mais ele espera cultural deles fazerem relações entre eles e não com as mulheres querem seria uma relação em perfeita então gente e são os grupos que são considerados não os cidadãos não têm direito à participação política em atenas agora o grupo que é considerado de cidadãos atenienses são simplesmente homens nascidos em atenas de pais nascidos em atenas também que tem algumas posses esse homem cidadão os atenienses a gente vai chamar de eupátridas que geralmente
são homens que gozam de um certo poder econômico e lá na frente eles vão ter um certo poder político também não sou eu parte dos homens nascidos em atenas as fontes podem variar aí mas geralmente a gente costuma dizer que são homens nascidos em atenas com os que gozam de um certo poder econômico filhos de pais atenienses com 18 anos pra cima pra poder ter essa participação política e se são suprassumos da sociedade a tendência então ser cidadão é algo bem restrito à sociedade ateniense eles são os caras que têm poder econômico em atenas são
os grandes latifundiários os proprietários dos grandes proprietários urbanos e eles passam a reivindicar o poder dessa monarquia já ali no século 8 antes de cristo e assim eles conseguem derrubar essa monarquia então apenas começou com uma monarquia que foi derrubada pelo seu património e aí eles estabelecem uma nova forma de governo que a gente agora vai chamar o período da oligarquia ateniense que são o seu pátrio dois no poder a gente dá um nome específico para isso o chamado de ar condato que seriam cerca de 9 eo patrick das ou seja um grupo muito pequeno
muito restrito bem poderoso que tem um poder econômico muito grande agora tem um poder político oligarquia para quem não sabe significa poder para os poucos o poder nas mãos de poucos e esses nove eupátridas eles vão governar apenas por mandatos de 10 anos é muita coisa então você entrou ali dez anos de governo pra você então tá aí mais um processo tá dessa formação política de atenas e ficou por aí não ficou por aí a gente vai ter algumas reformas ainda 621 antes de cristo um cara chamado draccon ele estabeleceu em apenas a primeira lei
escrita daquela cidade estado daquela poles atenas não tinha lei escrita era tudo no acordo o poder do seu patrono das ele existia porque todo mundo entende através da questão verbal e aí tinha uma reivindicação para poder colocar leis e aí esse cara chamado dragão acabou fazendo a primeira lei escrita de atenas só que essa lei é considerado muito severo o pessoal daquela época para hoje então nem se fala porque essa lei escrita ela definir as punições para tentar organizar a pólis grega para tentar organizar a atenas e como que era essa lei escrita simplesmente o
dragão definiu que todos os crimes ocorridos em atenas terão a mesma punição então por exemplo um assalto um roubo tem a mesma punição que um homicídio com uma pessoa que vai matar outra tem a mesma punição aí você fala assim beleza mesma punição e qual é a punição a morte a pena maior é a morte pra qualquer crime ou galinha lá no quintal do vizinho pena de morte matou a família matou a família e foi fã foi para a delegacia estava no 8º dp pena de morte todo mundo ali vai receber pena de morte isso
fazia com que o pessoal que estava lá no poder foi assim mais poderosa ainda porque o pessoal estava no poder não necessariamente precisava cometer crimes porque eles não eram miseráveis a população miserável cometia crime era população que pagava com isso em 594 antes de cristo as coisas começam a mudar ou porque vai entrar no poder agora um cara chamado solo sai draco e entra solo do poder ele minha cachorrinha tarde passando ali o sol entra no poder e o que ele vai fazer que de tão importante tão relevante aqui para vocês entenderem as anotações aqui
vão anotando primeira coisa o solo definir o fim da escravidão por dívidas e falou assim a escrava por dia e não apenas já tem muito escravo continua tendo escravo sim mas agora serão os escravos capturados em guerra por dívida não vamos respeitar o pessoal que vive aqui e atenção ele também é fundador da e clésio guardem esse nome que vai ser a eclésia vai ser uma assembléia contendo cerca de 43 mil membros ou seja aumentamos o efetivo uma assembléia para cidadãos atenienses homens nascidos em apenas com mais de 18 anos filhos de pais e mães
que nasceram em atenas e que prestaram o serviço militar por apenas por pelo menos dois anos ou seja o poder a começando a ser um pouco de centralizada através do solo porque querendo ou não se você levar em consideração aquela concepção do que é ser cidadão mesmo assim são 43 mil membros na assembleia e com que ele se reuniu isso é muito importante definir pra todo mundo entender porque geralmente eles se reuniam em praças públicas das reuniões desses cidadãos atenienses geralmente eram dentro do que a gente chama de acrópole que é o centro urbano de
uma cidade está não tem só em atenas tem várias cidades pasta também tem que a gente chama de acrópole e dentro dessa cró polícia em locais específicos que o cidadão do rio reunir para poder discutir a política principalmente as agora sou a água que significa praça onde vai ter um mercado espaço público os cidadãos eles vão discutir política ele esses 43 mil membros da classe a com essas características e condições que eu coloquei pra vocês eles começam a discutir a política de atenas ali além da eclésia o solo também vai criar a mulher o que
vai ser a mulher aí agora a gente vai ter tem ecclésia os 43 mil membros agora a gente vai ter um grupo pouco menor mas ele também vai ter uma função muito importante a mulher seriam agora 400 membros cidadãos atenienses só que agora diferente da eclésia que a idade mínima é 18 anos agora é 30 anos os gregos eles têm esse hábito de respeitar muito os mais velhos e eles são responsáveis agora por elaborar né e colocar em prática as leis de atenas então a eclésia 43 mil pessoas cidadãos atenienses de 18 anos a mulher
cidadãos atenienses a partir de 30 anos de idade que vão ali trabalhar com a idéia das leis em atenas e eles são eleitos pelo voto censitário isso é muito importante o voto censitário é um voto que é restrito a algo está mal estamos restringindo tal coisa sótão e tais pessoas podem votar nesse caso em apenas o voto censitário significa que só os cidadãos que tivessem propriedades ou grandes propriedades ali no entorno de atenas poderiam ter direito à participação política votar e serem votados e as reformas continuam se stennis assumir o poder em 507 ele transforma
esse poder da grécia no que é mais próximo do que a gente vai chamar de democracia a começar que ele definiu que a mulher de 400 membros agora passam a ter 500 membros ele aumentou 100 o número de membros da blue é tranqüilo e aumentando o número de participação dos cidadãos gregos e como que ele vai fazer isso primeiro dez tribos que estão vivendo em apenas dez grupos nesta tribos que estão vivendo em atenas vão eleger cada uma 50 cidadão 50 pessoas 50 homens para participar da mulher então cada tribo elege 5750 fazem parte passam
a fazer parte da mulher ou seja nós temos agora um efetivo de 500 cidadãos atenienses participando da política da legislação ali ué eclésia ele também aumenta o número agora eclésia que tinha 43 mil e aumenta o número de cidadãos agora que participam da política de clésio pra 60 mil homens cidadão os atenienses tem mais sim ele cria uma espécie de poder executivo em atenas que a gente vai chamar olha só o nome gente de estratego da black aquelas tribos que elegiam 50 50 membros que irão participar da rolex lembro disso agora destes 50 membros que
participam da bula é tá dessas dez tribos cada um vai eleger um sujeito desses 50 que participam da black e ele vai participar do estratégico que seria uma espécie de poder executivo em atenas e qualquer lição que a gente tira de atenas gente que apenas se tornou uma democracia mas se fala assim não é que nem a nossa porque o pobre o rico pode votar mas a concepção deles de cidadão era diferente então o cidadão que era aquele homem nascido em apenas ele pode participar da eleição ele pode ser candidato dependendo da renda dele por
aí vai como o cidadão ele tinha direito de participar de um direito de falar se ele gostava não gostava a gente define que atenas tinha um tipo de democracia que a gente chama de democracia direta ou participativa os cidadãos mesmo que seja um grupo restrito que são os cidadãos eles participam ativamente da democracia ateniense na nossa democracia atual aqui no brasil a gente chama de democracia indireta porque a gente elege um político que ele faz pela gente ele faz pela gente mas a gente depois não fica nem sabendo direito que ele está fazendo ele não
é nem querem saber da gente em apenas é muito restrito o que era ser um cidadão mas o cidadão participava ativamente da política ali da cidade estado e uma coisa muito importante que eu quero trazer para vocês é simples a gente costuma falar que os filósofos gregos principalmente os filósofos a tendência são os mais famosos de todos têm um motivo tem por que os filósofos que eram cidadãos atenienses participavam da política da água e isso é muito importante coloca em seu caderno porque é famoso atheniense talvez seja o berço da filosofia mundial porque é ser
cidadão no caso de um filósofo se ele é um cidadão a tendência ele tem o direito de expor as suas ideias ele acaba tendo liberdade na água ali dentro da acrópole pra poder falar sobre as suas ideias então esses filósofos eles eram extremamente escutados era extremamente um vírus por todos a linha apenas sabemos e apenas agora a gente vai falar da sua principal concorrente da sua principal rival sparta sim tem boas diferenças que vocês precisam saber os vestibulares cobram muito isso tá bom gente primeiro a localização esparta está localizada na las e doni a ou
mas mais especificamente no local ele é chamado de província do peloponeso tá depois ele vai falar da guerra do poder pelo oportunismo na próxima aula seu entender bem isso está um pouco distante de atenas tranquilo geograficamente não tem muito segredo vamos entender a organização social agora começando por cada esporte é muito mais direto do que apenas a 60 que atenda a gente ficou dando voltas e voltas entendendo grupos a política esporte é muito mais direto os espartanos eles não querem saber de conversa não exporta definir pra gente o que quer ser um cidadão ora ora
um cidadão espartano também chamado this party ata é um sujeito que nasceu em esparta logicamente e que seja homem aí nesse caso parece um pouco ali com atenas porém os espartanos eles não têm tanto requinte quanto os atenienses esses cidadãos espartanos eles têm que passar por provas de fogo então por exemplo o menino filho de um espartano ele é levado para o serviço militar para fazer treinamento militar desde os 7 anos de idade e por onde ele passa por várias provas de fogo até se tornar um grande guerreiro já tá aí uma grande diferença que
vocês precisam saber esparta é uma sociedade muito mais militarizada do que apenas apenas tem um lado da política muito forte esparta tem um lado militar muito forte e as mulheres espartanas agora tem um pouquinho de diferença que vocês precisam saber em relação às mulheres atenienses as mulheres espartanas por para a concepção tá fazendo um corte no tempo daquela sociedade elas eram um pouco mais reconhecidas do que as mulheres atenienses porque exemplo a mulher ateniense ela servia apenas para servir o seu marido a mulher espartana é principalmente valorizada por dar à luz aos cidadãos espartanos aqueles
guerreiros que vão proteger o território espartano então a mulher ela é uma grande matriarca ela é uma grande personalidade é uma grande personagem que vai dar à luz aos principais guerreiros espartanos e os espartanos valorizavam muito isso ser forte é passar por todas as provações pelo a dor não sente dor então mulher ela era valorizada nesse sentido é lógico que se você comparar a pensar na sociedade onde vai falar que essa mulher não era valorizado porque eu também não tinha direito à participação política mas em relação à atenas a essa diferenciação ok agora muito importante
e gente na sociedade espartana existe um grupo que era maioria na sociedade que a gente chama de ir lotadas vamos com calma quem são os idiotas quando os espartanos chegaram nessa região os espartanos eles são descendentes diretos dos doors dórico que a gente falou na última aula nossa né que eram povos guerreiro se lembram disso que chegaram onde aconteceu aquela que a gente vai chamar de primeira diáspora grega então quando eles chegaram à região de esparta eles entraram em contato com o pessoal que já vivia ali que a gente vai chamar de ilhotas os espartanos
eles começaram a tirar os lota as de suas residências de seus locais só que em vez de assassinar os pilotos e simplesmente exterminar toda essa cultura e lota que os espartanos fizer colocaram os pilotos para trabalhar pra eles aí você fala assim então está aí à escravidão que esteve que nós tivemos em atenas agora nós temos em esparta não os pilotos eles não eram considerados escravos não lembre se a escravidão a gente está falando em atenas em esparta os pilotos eles faziam basicamente todos os serviços pesados ali né ali de esparta só que os pilotos
que eles eram considerados servos eles apanhavam ele ficava mal mandos e desmandos dos espartanos só que eles eram considerados servos então esparta a gente não vai falar tanto em escravidão a gente vai falar mais em servidão você deve estar se perguntando é um trabalho compulsório eles pegavam um batente mas qual a diferença simples os pilotos eles não poderiam ser vendidos porque por mais que eles trabalhassem pra caramba para os espartanos eles não eram considerados propriedade privada o escravo é uma propriedade privada do ateniense do cidadão ateniense o e lota não é considerada propriedade privada do
cidadão espartano ele trabalha pra caramba ele sofre pra caramba ele que cuida ali da agricultura ele está trabalhando pra caramba mas ele não pode ser vendido porque ele não uma propriedade não é um bem de troca ele não tem um valor nesse sentido chegou a hora agora a gente fala da formação política de esparta é muito mais simples de se entender que atenas não tem tantas reviravoltas assim a gente começa falando da apela o que é aquela é assembléia dos espartanos lá na em atenas a gente não tinha a eclésia a bula é aqui a
gente tem a nossa em esparta a gente tenha a pílula é uma assembléia formada por cidadãos espartanos que tivessem 30 anos pra frente tá você tem que ter no mínimo 30 anos um homem está mulheres não participam nesse sentido um homens com 30 anos ou mais participam da água o que eles liberavam geralmente ele na copa ele eles liberavam principalmente sobre questões de guerra e paz dos espartanos porque principalmente que eu falei pra vocês os espartanos eles são povos guerreiros eles gostam do militarismo muito mais do que os atenienses ok então tayah pela que seria
a assembléia dos espartanos só isso a gente não também tem a geron o dia que quer gerusa é mais uma divisão ali do poder do sistema político espartana gerusa é formada por 28 cidadãos espartano os homens que tivessem 60 anos para cima a gente considera a gerusa um conselho de anciões lembre-se disso a grécia como um todo valoriza muito tá o indivíduo que é mais velha sabedoria dele então a gerusa ela também legislativa como a pílula só que ela tem um poder um pouco maior é um pouco mais respeitada justamente porque agora não são 30
anos né pra participar como é na apela agora na gerusa são 60 anos conselho de anciões aí tem alguma coisa acima da apb da geruza assim esparta a formação política de esparta é considerada uma d arc o que significa d arc a monarquia um rei d arc a 26 isso é muito estranho pra gente aqui mas exporta 100 tinha dois reis que governavam a cidade na verdade tá gente os reis um deles os dois tinham funções um pouco diferente um rei tinha funções militares então ele era o rei que é pra guerra já falei para
vocês que desde o egito era costume o rei e pra guerra desde os tempos de tutankamon e o segundo rei é aquele que fica no território fica na cidade estado para governar quando o outro vai pra guerra thomson dois reis é uma de archi o sistema político de esparta aí você fala tinha 26 eles eram os todos poderosos mas tinha alguém que ficava acima de 6 sim existia uma turminha ainda um pequeno grupo seleto grupo que estava acima dessa de arquias desses reis que é um é for ou e forato gente prestem bem atenção nisso
é furou é furado na verdade são 55 sujeito de 60 anos para cima então lembre-se é uma sociedade que valoriza muito os mais velhos então são cinco anciãos ou anciões está ansioso ou ansiamos que fala e eles estão vivendo eles são os conselheiros de toda a política então lembre se a gente vai ter apenas cidadãos espartanos de 30 anos a gerusa cidadãos de 60 anos adiar kia r$2 1 pra guerra e um para cuidar da questão administrativa de esparta ea gente vai ter o e formato que seriam esses cinco sujeitos que vão basicamente aconselhar tudo
o que acontece ali em esparta então se reparem que assim esparta é pro cidadão mesmo apenas também mas em atenas e tem muito mais cidadãos né esporte você tem menos o grupo inclusive de cidadãos homens e os partidos que participam da política é muito menor e ali você tem questionamento lógico que tem os servos questionavam obrigava a fazer um revolta há sim mas eram totalmente reprimidos lembre-se esparta é uma cidade pautada muito no militarismo pensa-se pouco agisse muito apenas tem militarismo forte lógico que tem a gente vai ver isso na próxima aula mas apenas tem
uma política existe uma democracia participativa apenas é o berço da filosofia ocidental então se tem guarda bem essas diferenças atenas e esparta estão são opostos tem coisas em comum em relação à cultura mas tem opostos em relação à política isso é muito importante entender rock gente eu vou ficando por aqui foi uma aula trabalhosa que fazer foi bastante coisa que a gente colocou aqui espero que você tenha anotado tudo espero que vocês tenham entendido deixe nos comentários do seu feedback sobre tudo que a gente falou aqui foi um grande prazer eu vou ficando por aqui
eu vejo vocês no próximo vídeo aqui na nossa próxima videoaula de gracie aqui do parabólica grande beijo fui