e a Igreja Paz Bom dia Amém glória a Deus Deus abençoe vocês uma alegria poder servir a Igreja de Cristo e atender esse convite também e espero que seja um tempo de edificação para as nossas vidas Amém Abra sua bíblia por favor na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo de número 13 e eu não podia deixar de falar desses caras cantando aqui meu caramba que louvor hein que capacitação glória a Deus muita excelência glória a Deus por isso pela vida de vocês Deus abençoe vocês são daqui de perto boa depois da Zona Leste Corinthians
Capítulo 13 eu vou ler o Versículo 11 que diz assim quando eu era menino eu falava como menino sentia como menino e pensava como menino quando cheguei a ser homem desisti das coisas próprias de menino porque agora vemos como num espelho de forma obscura e depois veremos Face a Face agora meu conhecimento é incompleto depois conhecerei como também sou conhecido então agora permanecem a fé a esperança e o amor e sobre esses três porém o maior deles é o amor o texto que nós lemos é um texto que ele está no meio de dois capítulos
que tratam sobre dons espirituais o texto que nós lemos está no meio de dois dois capítulos que o apóstolo Paulo produz o capítulo 12 fala sobre os dons espirituais a existência deles e a razão de ser e a utilidade o Capítulo 14 fala de como os irmãos deveriam administrar aquilo que está no Capítulo 12 durante o culto para que não houvessem excessos para que não acontecessem excessos porque não acontecesse escândalos para que não acontecesse enfim e aí entre o capítulo 12 a existência dos dons Capítulo 14 como se utiliza biblicamente esses dons o recheio desse
sanduíche é o capítulo 13 onde Paulo fala do amor ainda que eu falasse a língua dos homens dos anjos do amor só que quando Paulo fala desse texto do amor ele conclui esse texto falando uma coisa muito importante que quando ele era menino ele pensava ele sentia ele pensava e ele agia como menino falava pensava gente dependendo da versão que você tem e eu vim pensando sobre um tema tão relevante que é o tema desse encontro de vocês nesse dia Como contribuir com o tema desse sabendo a realidade pela qual o Brasil atravessa quando o
assunto é evangelho onde uma página que só faz fofoca do Meio Cristão tem mais seguidores do que as igrejas e do que Quem gera conteúdo relevante Como contribuir com o evento desse quando a gente mora num país onde a igreja ocupa as primeiras páginas quando as notícias não são tão legais e Como contribuir com o tema tão relevante quanto esse tentando de verdade a minha intenção é apenas contribuir tentando apresentar [Música] um breve histórico de como todas as situação que a gente Analisa todo dia nas páginas e no dia a dia e nos canais e
nos cortes e nas coisas que a gente vê e eu queria deixar aqui a minha contribuição e engajar você na pelo menos propor a você que se engaje na pregação Bíblica do evangelho e não no restante que não é pregação Bíblica do Evangelho em 1910 bom deixa eu começar fazendo aqui um trazendo para você um histórico técnico do neopentecostalismo no Brasil e as suas consequências essas coisas que eu vou dizer para você se você tiver gravando ou anotando são todas historicamente verificadas eu não tô falando uma coisa da minha cabeça mas tudo que eu vou
falar agora existem documentos e o acesso é livre hoje em dia se você tiver dúvida sobre alguma frase que eu falei dá o Google aí e descubra se eu tô você tá saindo da minha cabeça ou se isso é um fato Ok em 1910 o pentecostalismo aqui no Brasil eu vou falar sobre o neopentecostalismo seus problemas na pregação do evangelho mas para falar de neopentecostalismo tem que falar primeiro do pentecostalismo Tá certo que é da onde sai o neopentecostalismo o pentecostalismo tradicional brasileiro ele chega aqui no Brasil em 1910 1909 1910 através de um irmão
um servo de Deus italiano chamado Luiz De Francesco esse irmão ele desembarca não ele começa um trabalho Pentecostal manifestando dom de línguas curas essas coisas Numa cidade chamada Santo Antônio da Platina no Paraná e o nome da denominação que ele vai fundar se chamava Congregação Cristã do Brasil depois o nome mudou para Congregação Cristã no Brasil que não vem aqui é o caso Porque tem uma razão interessante mas não é o assunto e da onde vem o irmão Luiz De Francesco o irmão Luiz de francescon ele vem é para o Brasil ele como eu disse
italiano mas ele vem ao Brasil via Estados Unidos como muitos que vocês conhecem que estão nos Estados Unidos para vencer na vida e ganhar dinheiro trabalhar e tudo mais ele também tava lá nos Estados Unidos trabalhando para ganhar a vida e ele participou do Avivamento que houve na rua azuza qual todos vocês conhecem a história que eu não vou entrar por menor por conta do nosso tempo e lá na rua azusa a partir daquele Avivamento e adjacências e capitaniado pelo William que vocês também sabem ele recebe essa missão assim com benção de vir para o
Brasil e ele vem para o Brasil plantar essa fé essa missão essa palavra avivada o pentecostalismo tem duas fases importantes aqui no Brasil esse essa é a primeira fase e vamos entender as fases como características Vamos pensar assim Quais são as características da primeira fase do pentecostalismo para eu saber em qual caixinha a gente entende as coisas a primeira fase do pentecostalismo no Brasil que chega com a congregação cristã no Brasil em 1909 1910 ela tem e depois da Assembleia de Deus que chega no próximo ano em 1911 então 1910 começa a congregação cristã no
Brasil Santo Antônio da Platina Paraná no sul do Brasil em 1911 com a mesma histórico mas eles não eram italianos eles eram suecos os dois missionários Daniel Berg gunerin desembarcam no Brasil só que pelo Norte na cidade de Belém no Pará e eles trazem aí também a mensagem Pentecostal e esses irmãos eram Batistas eles tentam se encontrar na Igreja Batista Mas eles eram Pentecostais falavam línguas a Igreja Batista que nunca tinha visto isso e foram convidados a se retirar e eles começaram então um projeto chamado missão de Fé Apostólica mas o nome que vai pegar
depois em 1917 é Assembleia de Deus então essa igreja Assembleia de Deus fundada pelo suecos no Norte em 1911 e essa igreja que a congregação cristã fundada pelo italiano Luiz Francisco e sua esposa em Santo Antônio da Platina no sul são os dois pioneiros da mensagem Pentecostal no Brasil só eles quero falar sobre falar em línguas só tem esses caras em 1910 1911 para você saber ninguém mais tá falando tava falando sobre isso e eles levam essa mensagem de forma como eu vou dizer aqui como um monopólio Essa palavra não é feliz não é não
quero não é maldosa Tá mas essa me falta uma palavra que sem ser essa Mas eles têm essa mensagem só entre eles Assembleia de Deus de um lado CCB de outro até o meado da década de 40 até mesmo só eles e quais são as características dessa primeira fase que vai de 1910 a década de 40 falar em línguas canto Congregacional que é um Hinário no caso um aí na área outra harpa tal orar por dons espirituais curas e tudo mais essas são as características mais marcantes do pentecostalismo da sua primeira fase falar sobre a
volta de Jesus pregar muito sobre o Apocalipse e tudo mais ok esses irmãos eles abraçaram uma teologia dispensacionalista eles entendem que o relacionamento entre Deus e a humanidade é dividida em sete períodos ou dispensações Inocência consciência o governo humano patriarcal lei graça que agora e milênio e por centopensacionalistas geralmente são pré-tribulacionistas então tem todo uma teologia uma escatologia uma soterologia os loguinhas aí da sistemática tem o tempero desse dessa primeira fase do pentecostalismo tudo bem até aqui ok na década de 40 na década de 40 começam acontecer algumas coisas muito interessantes porque começam a chegar
mais missionários americanos eles vêm também na década de 30 20 mais forte na década de 40 e uma denominação se instala aqui no Brasil com trabalho muito legal inclusive entre universitários que era chamada cruzada e estudantil uma missionária viúva de um missionário que foi acometido de malária e morreu vindo da China o Japão alguma coisa assim ela começa um trabalho depois da morte do seu marido em Los Angeles e esse trabalho cresceu de forma gigantesca ela era uma pregadora bem diferente e essa irmã chamada Aimê sample mcferison ela afunda o que a gente vai conhecer
como hoje hoje como Igreja do Evangelho Quadrangular e essa igreja quando vem para o Brasil era um começa na década de 40 50 um negócio que era conhecido como o movimento de tendas a pessoa vinha montava tipo um circo assim na cidade uma tenda gigantesca campanha de oração campanha de sei lá o quê e tal e começava a evangelizar todo mundo na cidade e faziam-se tipo 70 noites 30 Noites 40 noites de campanha de para evangelizar o bairro a cidade enfim e aí sim aí começa um século um próximo passo do pentecostalismo que é diferente
da primeira fase nessa segunda fase eles são Pentecostais esse pessoal que aí entra é a Igreja do Evangelho Quadrangular e algumas denominações que nas décadas de 40 para 50 50 e poucos vão se pentecostalizando nesse período também igrejas presbiterianas igrejas Batistas igreja algumas igrejas brasileiras fundadas por americanos europeus vão tendo a experiência Pentecostal tem aí o pastor Ernesto nine que não sei se vocês lembram a história não faz tanto tempo que ele faleceu com mais de 100 anos que foi um dos precursores desse trabalho entre Batistas por exemplo e Igreja Batista Renovada Batista do Calvário
e que vão ser pentecostalizando e começa a nascer igrejas 100% brasileiras de DNA brasileiro nessa segunda onda segunda fase do pentecostalismo vou destacar por exemplo o Leônidas da como é que a igreja do Pastor Leônidas chama se eu lembrar igreja Maravilhas de Jesus pastor Leônidas um grande pregador que agora também falecido mas é um grande orador um grande orador citava Rui Barbosa Decor citava não sei quem conhece mas vale a pena conhecer nessa igreja se convertem Alguns irmãos importantes um deles é o Davi Miranda Martins que é o missionário que vocês vão conhecer depois comissionário
Davi Miranda que vai fundar a igreja Deus é amor e essas igrejas essa por exemplo da Maravilhas de Jesus a igreja de Deus é Amor São igrejas Agora sim 100% brasileiras brasileiro pregando para brasileiro nasceu na igreja e um diácono da Igreja Assembleia de Deus lá na no Belém chamado Manoel de Melo não sei se você já ouviram falar que começa um trabalho chamado o Brasil para Cristo que o Missionário Manoel de Melo era foi no Brasil uma espécie de Valdemiro Santiago vezes 10 só que com seriedade bíblica com seriedade compromisso com a Bíblia e
o Presidente da República época Juscelino Kubitschek ia pedir oração Aonde esse cara chegava onde o missionário Manoel de Melo chegava eu tenho fotos por exemplo tem um livro que a sua nora me deu que ele chegando no aeroporto para embarcar e tinha 10 15 mil pessoas e virava uma cruzada e curas e milagres e tudo mais então começa na década de 40 para frente a segunda fase do pentecostalismo brasileiro que tem outras características Então se perde o canto Congregacional nessa segunda fase para quadrangular Batista renovados nem sempre tem um hinário para seguir nem sempre termina
então é uma característica da segunda fase do pentecostalismo não tem o canto Congregacional é e o foco eles são Pentecostais o grande foco o grande morte dessa segunda fase curas sinais e maravilhas curas pessoa aleijado vai andar e tudo mais e essa segunda fase é mais curta que a primeira que traz essa pentecostalização de igrejas brasileiras e começa assim pulverizar essa mensagem chamada Pentecostal isso vai até o ano 1959 no ano 1959 então é pela primeira vez a convite de uma igreja Assembleia de Deus pisa aqui no Brasil uma calister o pai Missionário macalister Não
sei se você já ouviu falar e ele vem a primeira vez depois ele sente de voltar e ficar aqui no Brasil e ele inaugura um programa de rádio na época rádio ainda era do diabo estava aquela coisa toda e ele começa um programa de rádio no Rio de Janeiro e ele inaugura o que a gente vai conhecer como terceira fase da pentecostalismo ou neopentecostalismo que nasce no Rio de Janeiro numa igreja chamada Nova Vida Igreja de Nova Vida e o missionário né uma calister Não é esse macalista de agora Walter Esse é filho eu tô
falando do pai dele é ele ele inaugura uma um jeito diferente de igreja parece bobagem que eu vou falar agora mas é que isso quando você tá inserido historicamente faz muita diferença tá no que eu vou falar quem é crente velho lembra do bo que deu bateria dentro da igreja quem é crente velho sabe do que eu tô falando bateria e guitarra dentro da igreja era um B.O tem igreja que até hoje não permite vocês sabem que até hoje não permite Então isso que eu vou falar não vai parecer muito impactante mas foi um problema
a Igreja de Nova Vida ela era diferente em vários aspectos então por exemplo ao invés do Canto Congregacional entrou retroprojetor uma tela no meio da igreja e aí todo mundo fica falando como assim porque crente não podia ter televisão a igreja tinha carpete e mais importante a mudança mais importante era na mensagem pregada porque a mensagem dessa terceira onda do pentecostalismo se na primeira fase a mensagem era ênfase de falar em línguas e tudo mais a pregação sobre a volta de Jesus especialmente pré-tribulacionista na segunda fase a ênfase era curas Milagres sinais maravilhas prodígios Deus
pode ele faz tudo mais na terceira onda o tema é dinheiro não apenas dinheiro mas prosperidade como um todo falam de cura também falam em línguas também falam mas o grande assunto é que o evangelho nessa primeira e segunda fase no pentecostalismo ele é ele alcança a classe D e da população brasileira eram os pobres que faziam parte E aí o macalister começa uma pregação para classe A então é no hotel chique é no a coisa diferente o programa de rádio enfim e o conteúdo agora a gente vai entrar da mensagem muda e a mensagem
agora fala sobre Você nasceu para ser feliz e se dar bem aqui agora você vai comer o melhor da terra aqui agora tudo que tava escrito lá em Israel que tem a ver como você comer o melhor da terra onde você fez a planta do teu pé para você nessa igreja de nova vida eu tô falando agora da década de 60 final da década de 60 que essa igreja vai crescendo nessa igreja faziam parte algumas pessoas que aí você vai conhecer talvez eu falei vários nomes que você não sabe ainda mas como eu disse agora
pouco vai anota aí dá um Google você vai achar tudo isso Então se converte por exemplo faz parte desse vídeo o Miguel Ângelo de Souza né que hoje é chamado de apóstolo Miguel Ângelo o Romildo Ribeiro Soares que é o RR Soares o Edir Macedo que são concunhados alguma coisa assim esse esses essas esses personagens eles são da mesma igreja no Rio de Janeiro jovens da mesma igreja ali e tal influenciados por essa fase do pentecostalismo E aí eles bebem a teologia da prosperidade americana porque não tem nada produzido não tinha nada produzido no Brasil
escrito em português que incentivasse alguém a pregar no evangelho e falar do Evangelho falando sobre bens financeiros e coisas e Enfim então eles vão se valer da do de todo equipamento americano e conteúdo americano de Kenneth regan de TL Osbourne de alguns aguardam Lindsay de alguns expoentes que se você quiser anotar tlos guardam Lindsey é lá que eles vão beber o RR Soares vai inclusive contratar uma equipe de tradução e vai traduzir esses livros português né Ele veio para não é curar os enfermos expulsar demônios que viram best-seller do eu acho que era enfim e
essa essa nova fase do pentecostalismo que começa já estamos falando agora dos começo dos anos 70 aqui no Brasil e vai ser conhecida depois como neopentecostalismo então quem abraça Então veja que interessante o pentecostalismo de primeira e de segunda fase ou neopentecostalismo não é exatamente com base enquanto os anos tem aquela igreja em quantos anos tem a placa da igreja que você congrega mas em que tipo de conteúdo você encontra naquela denominação então pode ser que uma igreja seja fundada essa semana aqui em Campinas e seja Pentecostal clássica Pode ser que essa igreja fundada essa
semana seja tradicional clássica e pode ser que ela seja Pentecostal de segunda fase ou não Pentecostal tô me fazendo entender porque é pelo conteúdo dessa mensagem bom sabemos então sobre o início do histórico do pentecostalismo e neopentecostalismo no Brasil e agora eu queria tratar com vocês sobre os modismos produzidos pelos nossos irmãos neopentecostais Alguns são inocentes outros não e alguns motivos trazidos no bojo da nova pentecostalismo que chegaram na igreja brasileira eu vou falar de modismos é que são comprometedores e por outro lado eu vou terminar falando sobre algumas contribuições modismos comprometedores começa por exemplo
com a oração pelo copo d'água nas décadas de 70 aqui no Brasil havia um programa de rádio AM ondas curtas muito famoso do Alziro Zarur Quem lembra quem tem cabelo branco que vai lembrar isso com os vírus aruan aquela voz né boa tal o Alziro Zarur ele é era não uma hora dessa ele ele era o presidente da LBV da Legião da Boa Vontade na Entidade Espírita ele dizia que ele era reencarnação do Allan Kardec aqui no Brasil e ele era mais importante no começo do que o Chico Xavier que também era reencarnação do Allan
Kardec aí tinha que conversar os dois decidir já que eles eram contemporâneos mas isso era uma outra história e ele é ele que ensinou a reza a oração a prece ele falava prece pelo copo com água ele mandava pegar o copo d'água colocar em cima do rádio o irmão vai lembrar colocar o copo d'água em cima do rádio e glória a Deus nas Alturas ele falava assim paz na terra aos homens de boa vontade Deus está no meio de nós e não sei o que lá e aí esse cara aqui no Brasil ninguém fazia isso
as pessoas começaram a colocar o copo d'água em cima do rádio e começaram a falar sobre enfim alguém do neopentecostalismo viu isso falou opa dá para salvar Isso daí dá para aproveitar esse negócio e aí começaram então aqui no Brasil nessa terceira onda do pentecostalismo a orar com copo d'água daí para orar por outras coisas e daí para um giro outras coisas então vamos ungir só peça de roupa vamos ungir a chave do seu carro vamos orar pela sei lá você vai pegar esse óleo vai passar no batente da sua porta você vai então essa
esses modismos já que a Bíblia não diz nada sobre isso esses modismos Infelizmente são contribuições negativas do neopentecostalismo aqui no Brasil oração por copo d'água oração por coisas por coisas uns são de coisas Qualquer coisa peça de roupa documento caneta e tal e daí vem também aquilo que eu vou entender como infantilização do público porque eles começam a distribuir objetos na igreja essa fase do pentecostalismo começa a distribuir objetos na igreja qualquer coisa de água do Jordão que não é exatamente verdade não é exatamente verdade eu trabalho viajando muitas vezes a Israel a trabalho com
cursos esse ano eu tive três vezes e eu digo para você não é verdade aquela água não é do Rio Jordão não é verdade tá certo não é verdade pode eu já vi isso tá a pessoa Traz água do Jordão uma garrafa duas coisas assim e lá ele mistura com outras para ele fala assim não e ele fala para o jogo Essa água aqui eu trouxe do Jordão e multipliquei aqui a água então tudo bem mas essas coisas começam a acontecer no meio da igreja como uma como um desdobramento porque você não consegue controlar mais
o crescimento para onde vai esse processo porque é Vivo a igreja é um organismo vivo e se é um organismo vivo ele cresce ele fica doente ele morre ele ele infecta pessoas ele pega vírus é Vivo esse negócio e as manifestações estéticas que agora estou na década de 80 para 90 e aqui no Brasil porque antigamente um delay muito maior entre o que os motivos que os modismos que aconteceu na América e a chegada aqui no Brasil às vezes demoravam anos hoje em tempo real Acontece uma heresia lá porque tudo online então Aqui começa essa
moda pega na década de 90 que eu vou falar que são as manifestações estéticas eu não sei se vocês vão lembrar Mas a partir da igreja no aeroporto a igreja do aeroporto em Toronto no Canadá você tem cair no espírito gargalhada Sagrada então se você der um Google ou ir no YouTube colocar quente ou coisa parecida você vai olhar um auditório milhares de pessoas e tal e você vai falar não isso aqui não é uma igreja então era uma igreja era uma igreja então cair no espírito a unção dos animais a pessoa fica de quatro
engatinhando rugindo como leão no culto colada na parede enfim a unção do Riso jogar o paletó lembra dessas coisas já estão dente de ouro dente dente de ouro enfim entram esses modismos e vão cada vez que esses modismos iam entrando Eles foram descaracterizando a igreja porque Para que acontecesse esse nudismo a pregação ela tem que ela que comanda esse negócio então se tem um Pastor Pregando a Bíblia não importa que placa tá lá fora e que ano e que tipo de pentecostalismo fazia parte que que raiz dessas histórias todas que eu tentei trazer para vocês
nesses minutos Não importa se tem alguém com a Bíblia na mão aberta pregando o evangelho da Cruz nada disso dessas manifestações estéticas que eu tô falando vai acontecer porque você tá aprendendo o evangelho meu amigo e aqui vai uma coisa muito importante a ala eu vou chamar de ala séria da igreja aqueles que não se deixam levar por essas coisas das quais estou falando a fala sério é da igreja precisa também rever o seu conceito sobre isso porque nós eu vou falar nós Mas enfim porque nós temos uma mania de anatematizar pela placa pelo nome
e pelo todo só que cada igreja é uma igreja cada pastor é um pastor cada Ministério é um ministério você não pode por exemplo Ministério Igreja Quadrangular tá passando um problema grave do ponto de vista da sua liderança porque o líder máximo da igreja é um herege é um herege Mas quem é crente antigo sabe da relevância da Igreja Quadrangular aqui no Brasil eu não vou falar sobre ai línguas não tô falando da relevância e do alcance levando o evangelho sério da igreja no Brasil aí hoje tem igreja quadrangular A moda antiga que você chega
lá e você vai ouvir o evangelho da Cruz do arrependimento e tudo mais e tem igreja quadrangular que é tipicamente né o Pentecostal outra né o Pentecostal que tem um portal para você passar e você vai te ser ungido e você dentro da mesma placa então da nossa parte precisa ver parcimônia para que a gente não coloca todo mundo no mesmo pacote porque eu apresento um programa de rádio a quase 20 anos na principal emissora de São Paulo agora já tive outras aqui em Campinas enfim e eu recebo muitas perguntas todos os dias milhares por
semana realmente milhares não tô não é literal isso que eu tô falando e muita gente vai dizendo assim ah pastor porque tá perdido Ah porque não existe mais igreja assim são poucos os que pregas são poucos eu não consigo enxergar isso que as pessoas estão enxergando e nem quero eu acredito que a maioria dos pastores são sérios Eu acredito que a maioria das igrejas tem pastores que levantam cedo para trabalhar como eu mesmo sou pastor de igreja levanto cedo para trabalhar não sou funcionário e nem é o caso eu tô falando da doutrina da doutrina
da igreja porque eu quero deixar para você pensar eu queria deixar na sua consciência para cutucar você algumas contribuições que todo esse movimento deixou tem coisas boas primeiro a recepção da igreja pega uma igreja tradicional pega uma igreja pentecostal clássica e vai visitar no culto de domingo que você nunca foi com a sua família a recepção é péssima é péssima Desculpa tô falando como um todo eu que estou julgando agora é irmão que vai lá no máximo vai lá com a caderneta agora você vai numa igreja neopentecostal domingo que vem com a sua família e
olha o jeito que você vai ser recepcionado esses caras tem alguma coisa para ensinar para a gente esses dias meu sobrinho chegou lá ele já ganhou Já ganhou um livro já clico no QR code para poder entrar aí não sei o queijo preenche um negócio lá que ele para saber se ele precisa de visita Você precisa de ajuda porque que ele tá visitando a igreja se ele quer conversar com alguém se ele quer uma ligação ou um WhatsApp se ele quer pera aí e as igrejas que é aula séria da igreja tem um irmão lá
um diácono bravo a porta da igreja que parece que não tá feliz por estar lá e quando termina o culto Se você ficar conversando muito da igreja vai lá paga a lâmpada tem ou não tem Então existe sim alguma coisa que esses que movimento né o Pentecostal deixou ele falou assim espera aí vocês podem fazer melhor vocês podem fazer melhor louvor louvor porque Muitas igrejas que a pregação é séria o louvor vamos lá não é para Jesus perguntando é bem bem até pegar e o cara começa a cantar quando tá no último estrofe que o
cara pega no culto de dia de semana mas você fala assim vai numa igreja dessa né tem três grupos de louvor a igreja uma escala com ensaio com teste vocal com seleção com não sei o que e tal e quando começa o louvor eu não tô falando da letra tá eu tô falando que nós podemos aprender alguma coisa sobre a excelência sobre isso E aí quando o serviço de louvor é até exagero Porque é tipo um Show eu fui numa igreja ontem que os caras gostavam de fumaça eu falei é aqui a fumaça cheguei no
lugar onde o lugar é aqui entendeu que daqui a pouco eu não tava vendo ninguém aquela fumaça que me remetria outras coisas quando eu era do mundo porque eu não vim eu não nasci na igreja outra coisa serviço de excelência voluntariado de excelência porque algumas igrejas que a mensagem é boa mas o serviço é péssimo é péssimo o líder de sei lá o quê de qualquer Ministério que você falar parece que ele tá fazendo um favor parece que ele tá fazendo um favor e quer deixar claro que tá fazendo favor não quer estar lá vai
numa igreja dessa né o pentecostal para você ver como é que é o voluntariado a gratidão alegria a disposição o evangelismo Então como igreja é um organismo existe sim possibilidade de mudança tem igreja que nasce neopentecostal descobre que tá numa furada teologicamente falando abandona esses mentores e vai se migrando para uma aula séria da igreja eu conheço algumas tem igreja que nasce igreja tradicional e migra para um meio Pentecostal tem igreja que nasce Pentecostal e migra para o neopentecostal o que eu tô dizendo com isso é que tem a calma antes de apontar o dedo
ou de generalizar e colocar todo mundo no mesmo pacote porque a essa generalização Na minha opinião em primeiro lugar é pecado porque você sabe tudo sobre aquele trabalho para você falar não Então fica quieto você sabe tudo que está envolvido para você emitir um juiz de valor não Então você não está altura para falar então você não está altura para falar a igreja é viva o movimento é Vivo e dá para discutir que uma pessoa que se converte na igreja tradicional na igreja outra tradicional porque tem outra tradicional uma vez eu fui falar numa IPI
não podia ter falado nome né uma vez eu vou falar na verdade E aí era Tinha que pôr uma toga tipo aquele pessoal do STF tudo bem Tem para adulto porque o meu tamanho né aí não tinha muito não sei o que tal tudo bem Dá essa daí para mim aí vai começar o culto aí tem um Prelúdio Você já foi na igreja assim não então Prelúdio aí fica todo mundo quieto aí toca um piano da hora a oração é lida é linda então tem a oração chegou a hora da oração não veio ó senhor
que não sei o que lá beleza Fui lá e falei caramba como que eu vou o que que eu vou falar como que eu faço aqui beleza aí tem igreja que eu já fui que é pós neopentecostal nem sei se tem isso entendeu que o cara pelo amor de Deus O cara chega lá quase de short e chuteira e tal e falar então é a queima irmã não sei quem tá antes de julgar a forma atenha-se a essência a essência é mais importante do que a forma Eu particularmente acredito que as igrejas tradicionais tem muita
contribuir com o conteúdo para as igrejas pentecostais Pentecostais por outro lado eu entendo que a igreja neopentecostal tá contribuindo mesmo sem querer com as igrejas tradicionais ou Pentecostais com as formas os protocolos a divisão de Ministérios a o nível de excelência porque vai numa igreja dessa e pega o serviço de som e depois você vai na igreja que o pastor só prega o evangelho só fica e vai ver a cerveja de som que que dá dó o cabo dando dando o microfone dando choque eu não troco por não mas nós aqui somos compromissados com a
palavra é verdade é verdade é tudo verdade só que a gente também pode aprender com eles alguma coisa sobre excelência você acha que isso que eu tô falando Está contribuindo com você Essa manhã Amém ou não então eu queria deixar isso para vocês é muito importante a seriedade na palavra pregar o Evangelho da Cruz mas eu não posso também anatematizar chamar de anátema de maldito de ferida do diabo aqueles irmãos que não entenderam como você entendeu porque o ministério o corpo de Cristo é um é um organismo vivo e se ele é Vivo ele pode
evoluir assim como ele pode evoluir o texto que eu li o apóstolo Paulo disse assim quando eu era menino eu pensava como menino eu agia como menino eu falava me comportava como menino e o que separa homens de meninos nesse assunto não é a cor do seu cabelo Se é branco ou preto o que separa homens de meninos nesse assunto não é o seu nível teológico o que separa homens de meninos é maturidade maturidade menino não consegue abstrair quando você não pensa abstrato você fala para o menino que tem quatro anos que tá começando a
ser Alfabetizado Quanto que é quatro menos dois ele não consegue entender se ele não pegar quatro coisas e tirar duas ele precisa pegar assim como no meio neopentecostal Alguns irmãos precisam pegar preciso aí eles distribui o copo distribui no seu que são meninos são meninos mas o que separa essa fase da maturidade eu eu tenho a graça de liderar uma escola teológica que tem mais de 100 mil alunos e alguns que eu conheço pessoalmente que são pastores vieram do meio do neopentecostalismo e se tornaram crentes sérios e também relevantes estudando a Bíblia estudando as escrituras
e hoje são grandes pregadores expositores do Evangelho Então eu queria deixar pulga atrás da orelha não é a placa lá fora que define se aquele pessoal é sério ou não não é o nome lá fora que define se aquele pessoal é sério ou não Não julgue pela visão apenas vai que você conhece não então não fala eu comprometimento com as escrituras sagradas é isso E aí não dá para medir tem igreja Assembleia de Deus que não é Pentecostal é Neo tem igreja presbiteriana que não é tradicional é Neo tem igreja neopentecostal conhecida como neopentecostal Igreja
Aliança de não sei o que que o cara é Apóstolo vai lá ouvir o cara pregar para você ver e depois você me fala então não existe essa não tem como você caracterizar pelo nome lá fora pela placa eu queria eu vim orando pensando senhor como eu posso contribuir com os meus irmãos essa manhã e eu acho que esse é um livro de maturidade que a gente precisa alcançar seriedade sempre Evangelho da Cruz sempre mas cuidado com os exageros para que você não caia na vala comum de se transformar num juiz numa juíza da vida
ou do ministério de outras pessoas o nosso chamado Não é esse nosso chamado eleval Evangelho da cruz com seriedade e se tem alguém levando o evangelho e você sabe a heresia que está sendo falada pode expor não tem problema mas não julgue sem conhecimento Pense nisso porque tem muita gente que hoje agora exatamente agora tá vivendo num engano ministerial pregando heresias e que o ano que vem pode estar falando e comprometido com o evangelho da Cruz de verdade essa é a nossa oração esse é o nosso trabalho não é só chegar e falar isso aqui
não presta esse aqui não presta esse aqui só a igreja tal porque o organismo é Vivo Então eu queria deixar essa contribuição para vocês e incentivar pregação é expor o conteúdo do Evangelho Deus abençoe vocês em nome de Jesus