UNIRIO Explica: Bioeconomia

864 views471 WordsCopy TextShare
Nis Unirio
A professora Alessandra Pereira, da Escola de Nutrição da UNIRIO, responde as perguntas mais popular...
Video Transcript:
Olá, eu sou Alessandra Pereira e estou aqui  pra responder as perguntas mais populares na Internet sobre o que é Bioeconomia. Bioeconomia, ou economia verde,  ou economia sustentável é um conjunto de iniciativas, desde a produção até a comercialização de produtos e serviços baseados em recursos naturais, biológicos e renováveis. Tudo começa com uma quebra de paradigma e  a implementação de novos conceitos, pensando na limitação dos nossos recursos naturais.
Então ,  a empresa, a indústria, o setor do governo que deseje iniciar a Bioeconomia, tem que refazer  todo o seu processo, desde a compra de insumos, ao processo de produção, a comercialização,  capacitação de recursos humanos, dentre outras iniciativas. Em todos os negócios é possível aplicar a Bioeconomia. Como exemplo, a gente pode pensar no biocombustível, nos biofarmacos, na biofortificação de alimentos, nos insumos, enzimas biológicas, na bioinformatica, dentre tantas outras áreas onde se é capaz de utilizar a bioeconomia.
São inúmeras vantagens da Bioeconomia. Podemos elencar, por exemplo, a primeira delas, que é a utilização de recursos naturais que são renováveis quando aplicadas  as técnicas corretas. Uma segunda vantagem é a inovação tecnológica, o que traz impacto direto e indireto na sociedade, na economia do país, como também na qualidade de vida das pessoas.
E também, claro, de suma importância, o menor impacto ambiental que a gente tem quanto planeta  quando a gente utiliza e fomenta a Bioeconomia. O Brasil é um dos pioneiros no sentido de inovação  na Bioeconomia… E aí a gente pode destacar, como por exemplo, a produção de combustíveis,  como o Bioetanol, os biopesticidas, pensando aí o Brasil como grande produtor  e exportador agrícola. A gente pode pensar na energia eólica, na parte de biocosmeticos, de biofarmacos, estímulo a retirada ou a substituição de plásticos por plásticos biodegradáveis.
A gente tem o exemplo, do canudo, né, que foi retirado,  o canudo tradicional, e substituído por outros produtos, advindos da Bioeconomia,  entre tantos outros exemplos. Primeiramente a empresa precisa rever conceitos, missão, valores e certamente, contar com a presença de empresas, consultorias, e profissionais capacitados que  possam atuar no planejamento e organização da transição dessa empresa para uma empresa que traga  conceitos da Bioeconomia. Vale ressaltar que esse investimento, ele não terá um retorno a curto  prazo, mas a médio e longo prazo, o retorno virá e é um retorno grande.
Até porque, se pensarmos nos  consumidores, atualmente se tem uma grande procura desses consumidores por produtos mais saudáveis,  mais sustentáveis e que estejam em consonância com a Bioeconomia. Se você quiser saber mais  sobre Bioeconomia, vou deixar aqui na descrição desse video alguns sites, livros, vídeos e um  documentário… Um destaque é o livro Amazonia e Mercado da Beleza na Era da Bioeconomia, dos  autores Ruth Almeida e Manoel Malheiros Tourinho, da Universidade Federal Rural da Amazônia. Espero  que vocês tenham gostado!
Até a próxima.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com