NOUVELLE VAGUE FRANCESA

26.84k views1127 WordsCopy TextShare
CINEMARDEN
No final da década de 1950, um grupo de críticos da revista Cahiers du Cinéma, aceitando um desafio ...
Video Transcript:
[Música] som kes [Música] directeur j'estime la San laure mais la mesure est dépassé mon Cher nous sommes dépassés par l'anomalie d'une telle faute Seul les parents pouvoir de sv on' expliqua tous les deux ce soir à La Maison Olá bem-vindos a cinemarden e o tema de hoje é a novel vag francesa um dos mais importantes movimentos de toda a história do cinema aqui no cinemar de ano passado a gente falou sobre o neorrealismo italiano que é outro importante movimento e a novel vag deve muito ao neorrealismo mas deve também muito a um outro movimento não
tão conhecido que surgiu na própria França na década de 1930 o realismo poético francês um gênero que valorizava muito o trabalho do roteirista também em muitos casos até mais do que o trabalho do próprio diretor O Curioso é que essa geração que depois veio a fazer filmes na França ela se reuniu ela se juntou toda em torno da revista Caê do cinema uma das mais importantes revistas de cinema de todos os tempos ainda sendo publicada nos dias de hoje o editor dessa revista André Bazan tinha na su no seu corpo de redatores de críticos de
cinema pessoas como François truf jeanl God Enrique Romer Claude chabrol e Jacques rivet só para citar alguns nomes O Curioso é que esses redatores esses críticos eles criticavam demais a produção francesa da época produção francesa da época era bem diferente do que hoje a gente conhece entende e percebe como cinema francês e eles faziam duras críticas a maneira como os filmes eram feitos na França na aqu aquela época por outro lado eles também avaliavam positivamente davam valor que até então não se não se valorizava aos filmes americanos principalmente os filmes americanos produzidos a partir de
uma certa altura da década de 1940 e também ao longo da década de 1950 reavaliando valorizando filmografias de cineastas por exemplo como Alfred Hitchcock Howard Hawks Billy Wilder Anthony Man e outros grandes nomes do cinema americano daquele período que tiveram seus trabalhos reavaliados e valorizados por esse corpo de jornalistas críticos de cinema dessa revista na verdade tudo partiu de um desafio eles falavam tão mal do cinema francês que era feito naquela época valorizavam muito o cinema americano que pouca gente desconhecia ou não valorizava e falavam de como os filmes deveriam ser feitos que o André
Bazan que era o editor da revista lançou um desafio Então por que é que vocês não vão dirigir os próprios filmes aqueles filmes que vocês dizem que deveriam ser feitos por que é que vocês não os fazem e o cloue chabrol um dos que pertencia a esse grupo realiza em 1958 o filme que muitos consideram muitos estudiosos eram o precursor do movimento que ficaria conhecido a partir daí como no velho vag o filme nas garras do vício de 1958 quando esse filme é lançado o a revista le Express Cunha esse nome no Vel vag que
traduzido do francês significa Nova Onda como um um nome para esse movimento A Nova Onda de filmes franceses já na sequência no ano seguinte saem dois filmes que são também bem representativos da proposta desse movimento acossado dirigido pelo jeanl godat a partir de um roteiro de François trufo e os incompreendidos escrito e dirigido por François trufo esses dois filmes saem em 1959 e de uma certa forma esses três n garras do vício acossado e os incompreendidos são os três que de uma certa forma consolidam tudo aquilo que depois passou a ser associado ao movimento da
novel wag mas o que é que esses filmes TM de diferente primeira coisa uma ruptura completa com aquela estrutura narrativa linear que todo mundo estava acostumado até então essa linearidade Ou seja a história que tem começo meio e fim nesta ordem não era respeitada pelos cineastas da novel vag isso não era o mais importante a questão do enquadramento movimento de câmera a forma como o filme Era montado também a montagem do filme ganha um significado completamente diferente outra coisa e aí vem esse débito com os filmes do neorrealismo O cinema vai pra rua mostra como
é essa vida na rua esse pulsar de Vida Fora de um estúdio fora de um lugar fechado for e trata de questões bem próximas do dia a dia das pessoas questionamentos dificuldades enfrentadas no dia a dia com o uso inteligente como eu já falei do movimento dessas câmaras a forma como tudo é enquadrado a forma como tudo é montado depois a maneira como os atores se comportam em frente à Câmara tudo isso mostrou um frescou uma novidade algo nunca visto até então no filme e não é por acaso que esses filmes feitos do finalzinho da
década de 1950 até a metade da década de 1960 principalmente por esses dois diretores mais emblemáticos do movimento françoá trufo e o jeanl godar influenciaram bastante toda uma nova geração de cineastas que estava se formando em cinema nos Estados Unidos principalmente mas também no o resto do mundo o a novel vag foi de grande influência aqui no Brasil com a geração do cinema novo que de uma certa forma bebeu diretamente da fonte não só do neorrealismo italiano mas também do da novel vag porque eram cineastas como Glauber como kegs como Leon richman eram cineastas que
discutiam cinema e aí tem um grande diferencial também no movimento da novel vag todos os C ne asas entendiam de cinema profundamente escreviam teorizavam sobre cinema e isso marcou muito movimento essa geração americana da chamada nova Hollywood que tava se formando a partir da segunda metade da década de 1960 e que se firmou na indústria principalmente a partir da década de 1970 teve uma influência muito forte da novel vag nome nomes como Francis Ford coppola Martin scorz George Lucas John milos Arthur pen stepen Spielberg numa certa medida bri de Palma todos esses todos esses cineastas
beberam muito da fonte da novelho vag era o tipo de filme que eles queriam fazer era o tipo de filmes que eles achavam que devia ser feito não é por acaso que foram os franceses que cunharam o termo cinema de autor e essa proposta dos cineastas da novela tinha como objetivo também resgatar essa autoria cinematográfica que eles achavam que tinha sido perdida Então como o neorrealismo Como o próprio cineman noov aqui no Brasil como o expressionismo alemão o construtivismo russo e outros movimentos cinematográficos que existiram ao longo do século 20 a novel vag é um
dos mais importantes e um dos mais influentes até hoje Revolver fris voluto concer clarinette polion pico itch magn tendresse Lee aond diable coré la sou me
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com